You are on page 1of 73

EX GUARDIO: EXECUTOR DA LEI KRMICA, SENHOR DOS CAMINHOS VIBRATRIOS E MANIPULADOR DAS ENERGIAS ETRICAS.

SUMRIO

INTRODUO ............................................................................................................ 4 SURGIMENTO DO EX GUARDIO EM NOSSO PLANETA ................................... 5 EX NA PALAVRA DE EX ...................................................................................... 8 A DUPLA CABEA (PERSONALIDADE) DE EX: O BEM E O MAL ......... 12 AS ATIVIDADES DOS EXS NO TEMPLO ............................................................. 18 A RAIZ AFRICANA... ................................................................................................ 20 IMOLE ESU ............................................................................................................... 20 PARA COMPREENDER QUEM ESU .................................................................... 20 DO MITO DA CRIAO UNIVERSAL, SEGUNDOS OS IORUBS ......................... 21 TRABALHOS ENCOMENDADOS E PROMESSAS DE SOLUES ..................... 36 QUIMBANDA ........................................................................................................... 39 EXS E POMBA - GIRAS (0S GUARDIES DO TERREIRO, ENTIDADES DE SEGURANA NOS TEMPLOS DE UMBANDA) ...................................................... 45 EXS TRONQUEIRA ............................................................................................... 47 MDIUM E EX ........................................................................................................ 49 A SAUDAO AOS EXS....................................................................................... 50 ALGUNS SIGNIFICADOS DOS NOMES DE ALGUNS EXS GUARDIES .......... 51 O USO DO FUMO E A MAGIA DO MARAFO NOS TERREIROS DE UMBANDA . 52 DEFINIES IMPORTANTES ................................................................................. 57 COMENTRIOS ....................................................................................................... 63 ALGUNS TPICOS PARA FACILITAR ................................................................... 65 CONSELHOS DE UM EX - AMIGO ....................................................................... 67 A KIUMBANDA, NA VISO DE ANDR LUIZ (LIVRO: LIBERTAO) ................ 69 BIBLIOGRAFIA ........................................................................................................ 71

INTRODUO: O umbandista pratica uma doutrina que nada cobra, pois ela espera que seus filhos sejam suficientemente inteligentes para saber que quem cobra DEUS e mais ningum. Se DEUS deu liberdade de escolha a seus filhos, nenhum homem pode ter a presuno de reprimi-la com regras sobre o que certo ou errado, ou sobre virtudes e pecados. comum ouvir-se que o indivduo religioso deve ser temente a DEUS. Eu pergunto: Por que temer a DEUS? Eu no temo; eu o amo e respeito. Se eu tiver de temer algum, ser a mim mesmo e a meus atos, pois sero eles, que segundo JESUS, poder produzir tudo de bom ou de mal no meu destino. Esta a correta definio do livre arbtrio, que normalmente to mal compreendido pela maioria das pessoas. Muitas costumam identificar o livre arbtrio com a liberdade de fazer qualquer coisa, o bem ou o mal, sem sofrer conseqncias; mas no bem assim. Ele fora de inteligncia que DEUS nos deu para fugir das armadilhas que nos foram armadas, ou seja, ningum nasce marginal, viciado etc. Talvez a melhor traduo para livre arbtrio seja aquela que diz que quem o usa com sabedoria, melhora seu destino. (Do livro Conselhos de Preto Velho)

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

SURGIMENTO DO EX GUARDIO EM NOSSO PLANETA: Professa a sagrada Doutrina Astral de Umbanda que na casa do "Pai" existem de maneira sinttica duas grandes moradias, uma conhecida como reino virginal o qual no nos ateremos por fugir ao objetivo deste estudo e a outra conhecida como reino natural que o mundo da energia-massa ao qual est vinculado nosso planeta Terra. Ensinam os mentores espirituais da Umbanda que, os seres espirituais que hoje se encontram no reino natural, viviam em processo evolutivo no reino virginal (o reino da antimatria). Em tal reino viviam integrados em processo evolutivo experimentando-se masculino e feminino, se assim podemos definir como um ser uno. Porm, em determinado instante desta cadeia evolutiva, milhes de seres espirituais passaram ento a sentir fortssima necessidade de experimentarem-se em suas individualidades. Ante a impossibilidade de tal processo ocorrer no reino virginal e tendo em vista que esse desarranjo vibratrio impossibilitava a permanncia destes seres em tal local, a Misericrdia Divina entendeu por bem plasmar o que chamamos de reino natural (ou matria) para ento servir de local onde iria abrigar esses milhes de seres espirituais em seu novo processo evolutivo. E assim, surgiu o que ns conhecemos como universo natural ou reino da matria com seus planetas, suas galxias, etc. Aps a Divindade Suprema plasmar essa nova casa planetria nomeou seus emissrios divinos, seres de indescritveis sabedoria e luz, para que arquitetassem toda a construo deste novo reino e assim foi feito. Porm alm de arquitetar todo esse novo reino espiritual, existia a necessidade de manipular essas energias para execuo e concretizao da vontade divina. Da veio a surgir necessidade da presena de seres espirituais de grande poder e fora energtica. Esses seres originais executores dos arquitetos divinos o que temos hoje como sendo conhecidos por EXs Csmicos ou Indiferenciados. So csmicos porque sua atividade cinge-se a
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

execuo dos rearranjos estruturais das energias que deram forma ao reino natural. So indiferenciados, posto que sempre viveram em nosso reino sem passarem pela diviso da matria, vivendo assim na prpria essncia divina da qual so "constitudos". Mas a tarefa era gigante, exigindo a fora e a presena de considervel quantidade de seres espirituais para por em prtica a realizao da vontade divina que era a formao e estruturao do reino natural. Esses EXs tidos como indiferenciados subordinaram-se diretamente aos seus comandantes, ou seja, os Orixs Ancestrais. Estes ltimos so os Sete Espritos de Deus responsveis diretamente pelo reino natural. Muito diferentemente do que se doutrina a respeito da entidade espiritual conhecida como EX Guardio ou simplesmente EX, so seres dotados de inmeras e serssimas tarefas em nosso mundo planetrio. Portanto, EX nunca foi no e nunca ser o diabo, nem muito menos um ser espiritual das trevas. Entendendo-se trevas como sendo sinnimo de maldade e de atraso espiritual. De fato, falar sobre o EX Guardio no tarefa simples, mas certamente deveras gratificante. No simples, posto que os conceitos que consubstanciam a verdade sobre a entidade espiritual EX muito longe se encontram da doutrina corriqueira e da difamao ignominiosa que se estende sobre esse ser espiritual. Quando falamos ser gratificante porque na verdade estamos fazendo valer nada mais nada menos que a prpria justia divina ao colocar o verdadeiro EX Guardio dentro dos seus verdadeiros princpios, fundamentos e atributos reais. o EX, um profundo conhecedor dos planos das sombras e das trevas, onde realiza trabalhos importantssimos. Tem atuado nessa zona onde se agitam almas insubmissas, enlouquecidas, revoltadas e temporariamente jungidas ao mal.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

Em seu meio, em seu plano afim (Plano de Atuao dos EXS) atua como profundo mago da psicologia humana, onda dirime pesados dramas. No plano fsico, quando incorporado em seus vrios intermedirios ou mdiuns, sempre tem uma atitude particular e especfica, na dependncia do grau de conscincia do grupo terreiro que o invoca, sendo sempre respeitado e tido como grande amigo de todos. necessrio demonstrar a todos os Umbandistas ou no, que a Umbanda no maniquesta, isto , no cr no mal como Princpio, mas sim como distrbio passageiro, pois nosso nico Princpio o BEM, que eterno. Muitos acreditam na luz, na fora e no poder dos conceitos tericos e prticos da Umbanda, mas ficam perplexos, amedrontados quando observam uns e outros fazendo verdadeiros absurdos em nome de EXS. Dizem-lhes que EX a encarnao do princpio do mal, agente do mal, agente da magia negra, perversos, cruis e desalmados espritos, onde sua nica funo de ser interesseiro, sensual, briguento, mercenrio, e que se refestela com iguarias vrias, inclusive do holocausto de animais vrios, e segundo alguns, completamente dementados, at pede o sacrifcio de humanas criaturas, como sendo o grande eb, o supra-sumo para conseguirse o que se deseja. bvio que isto doena psico-espiritual, e nada tem a ver com os EXS, e muito menos com a Umbanda. Essa uma onda de discrdia e do descrdito, oriundos do submundo astral, que querem de todas as formas, denegrir a tarefa restauradora e saneadora do Movimento Umbandista.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

EX NA PALAVRA DE EX: Num simples encontro de amigos de dois planos, separados apenas pelas diferenas de densidade da matria, eis que me sinto vontade para falar um pouco sobre EX. Na verdade, os conceitos reais, simples e honestos sobre EX ainda esto um pouco distante das melhores e mais bem intencionadas criaturas humanas, pois, estas querem simplesmente traduzir em palavras, atos e aes aquilo que seus egos ainda exteriorizam de forma impulsiva, as coisas que acham ser de ordem astral e espiritual. Traduzem fagulhas da verdade, que esto sob a tica de seus graus de conscincia. Para as humanas criaturas, EX um agente do baixo astral, um agente de Sat e como tal um agente do mal, como se a DIVINDADE SUPREMA pudesse ter criado de si mesma agentes benvolos e agentes malvolos, num contra-senso que fere a mais pura lgica humana. Como DEUS pode criar o Bem o Mal? Existem sim, no mundo das formas, criaturas que ainda se encontram presas aos grilhes das clulas, que se encontram presas nas sensaes grosseiras da vida. Mas, devemos respeitar a tudo e a todos, pois, se h aqueles que j colheram, no compete a eles atrapalhar aos que ainda esto semeando. EX em seu prprio vocbulo, em seu prprio termo ESSURI, que o lado oposto, o que est em oposio, esta no ostensiva, mas uma oposio em equilbrio, que necessria pela condio que o Ser Espiritual gerou sobre si mesmo atravs da desobedincia, atravs da insubmisso, da insurreio aos PRINCPIOS DIVINOS, aos PRINCPIOS ESPIRITUAIS mais dignos e mais coerentes com a lgica espirtica de cada um.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

Na verdade ESSU, ESSURI ou EX o AGENTE csmico necessrio e equilibrador entre as coisas passivas e ativas, entre as coisas tangveis e intangveis, entre as coisas criadas e incriadas, entre as coisas que so e que sero. As entidades espirituais de Umbanda adaptam sua linguagem dentre os nveis abaixo, visando serem entendidas por todos os graus de conscincia: - objetivo, simblico, sincrtico, bem mais prximo do homem comum, ou seja, a linguagem do prprio homem, cujo conceito denominado de positivo ou andrgeno (1 nvel); - visando alcanar e atingir outros consciencionais, j existentes no Movimento de Umbanda da atualidade, o Astral procura ministrar um ensinamento mais profundo, fundamentado nas causas e no nos efeitos, sendo um ensinamento mais universalista, mais csmico, sendo denominado de relativo ou cosmognico (2 nvel); - O prximo nvel se reflete na forma de pensar, sentir, ser e agir, ensinamento este, abordado pelo aspecto superlativo ou teognico. Seu carter essencialmente inicitico, hiertico, sacerdotal e abrange a metafsica e a teurgia, ensinamento que d noo de sntese. Segundo a palavra do EX..., Incorporado em seu mdium: Nas noites das noites quando tudo era escuro, quando tudo era betume, eis que, do Reino do Nada, vai surgir o Senhor da Encruzilhada. Se do Nada que Ele veio, e no existia o que era de cima e o que era de baixo, mas no momento em que EX chega, h limites, h o que de CIMA, h o que de BAIXO... Da Luz Imaterial surgiu a Luz Material ou a Luz Astral que foi coordenada pelos Orixs Virginais, que estenderam seu Ago a determinados espritos que se comprometeram a preparar outros, para que

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

fossem os primeiros, os primognitos, os Senhores Coordenadores dessa Luz astral, que at ento no existia, e se existia no era manifesta, era coagulada. Os Orixs ento, permitiram que do Reino Virginal, Reino do Nada ou Reino Espiritual, onde s havia o esprito, ocorresse a to propalada descida, a reao causada pela insubmisso e revolta. E para que essa descida fosse coordenada, a hierarquia de cima comeou a projetar a hierarquia de baixo. Aqueles que abalaram os pares vibracionais, que abalaram o Cosmo Espiritual, ao descerem, por interferncia direta das Hierarquias Superiores, foram preparados pelos subalternos imediatos destas Hierarquias Superiores, ou seja, por aqueles que estavam imediatamente abaixo. Estes foram os Coordenadores, no intelectivos, mas enviados, a executarem o aspecto da Transformao, sendo considerados Senhores da Gnese do Universo-Astral e, por conseguinte, de todos os espritos que utilizariam veculos de expresso e manifestao. Surge ento EX CSMICO ou SENHOR DA ENERGIA que obedece diretamente a Sete Orixs, pois so sete as Vibraes Virginais. Ento, na hierarquia dos Orixs Refletores foi selecionado um par vibracional de cada Vibrao Virginal e, esses pares foram selecionados nos graus intermedirios dessa Hierarquia e tornaram-se os Executores dos Orixs Refletores, ficando como responsveis pela concretizao das vibraes dos Orixs Refletores no Universo Astral. por isso que EX dito ELEGBARA, por isso EX o 3 Elemento, j que havia um Passivo e um Ativo e EX ativo e passivo enquanto par. Ele ELEGBARA, significando SENHOR DA FORA, SENHOR DA ENERGIA. Foi a partir desse instante que EX se tornou o GRANDE AGENTE CSMICO
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

UNIVERSAL, o AGENTE DA MAGIA UNIVERSAL, dando origem a todo processo evolutivo GALTICO, SOLAR e PLANETRIO. A origem da palavra EX vem da raa vermelha, cuja lngua era o Abanheenga, e fonetizavam Essui, que significava guardio ou guardio do lado oposto. Alguns sacerdotes africanos que chegaram ao Brasil durante o perodo escravagista, tiveram seus antepassados iniciados por altos sacerdotes do antigo Egito, onde aprenderam tradio da raa vermelha, de onde conheceram a expresso Essui, que por questes de adaptao fontica, alterou-se para EXRI, sendo mais tarde pronunciado EX. Como dizamos, importante que se entenda que o bem o mal no podem coexistir, pois s o bem eterno e o mal relativo, passageiro. O mal sinnimo de ignorncia, e esta existe assim como existe a treva, at que se no encontre a luz. A treva acaba quando se acende uma luz e, se estamos no escuro e algum nos acende uma luz, no existe mais a treva. Assim a conscincia de cada um, s vezes vive nas trevas at que... As trevas no so, pois, eternas, elas fazem parte de um sincretismo que as Hierarquias Superiores utilizam para no cegar aqueles que voluntariamente, aqueles que por livre e espontnea vontade, se comprazem em no enxergar a luz. O mal passageiro, um dia ele h de se cansar, e vai busca da luz, porque aquele que est nas trevas, por mais que diga ao contrrio, vai ao encontro da luz. Se existe a luz total, tambm existe a treva total, portanto, fez-se necessrio haver um coordenador l por baixo. Da luz total para a treva total h uma infinidade de seres, desde os mais iluminados at aqueles que se cristalizaram na treva interior e exterior, no mal. Ento o mal precisava ter algum que o coordenasse, e no que o comandasse. O mal nunca combate o bem porque no tem um coordenador, tm vrios e, onde existem vrios, todos querem mandar. O bem e o mal so uma nica fora,
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

s que em sentidos opostos. Permitiu-se que dadas criaturas cristalizadas no mal fossem ao fundo do poo para ver se era isso mesmo que queriam. Quando estavam bastante enlameados, viram que estavam no charco, estavam bem na lama. S restava baixar a cabea e pedir a quem de cima para ir busc-los, porque tudo que poderiam ter feito de mal, j fora feito. No existe conscincia dbia no Astral Superior, quem bom o , porque atingiu este patamar. Se Ele bom, traz consigo toda sua hierarquia que o acompanha, mesmo seus cavalos. Vez por outra pode haver vontade de dar uma sapecada em algum. Vem EX e diz que concorda com esse fato e ir atender esse pedido. Mas ela recai sobre o cavalo (burro!), mas recai porque ele burro. Qual a Entidade que daria aval para esse ato fora da Lei? Pensem! No devemos esquecer, entretanto, que existem as cobranas. Mais a, EX no BOM nem MAU, JUSTO. Os EXS so os senhores das foras de atrito e contundncia e, essas foras geram os processos de ao e reao e mesmo uma reao pode gerar outra ao. O que ento os EXS vo fazer na Encruzilhada seno quebrar demandas? So as demandas interiores e mesmo as dos outros. No so as demandas dos EXS e sim dos Kiumbas. Mesmos esses Kiumbas no so atingidos por foras contundentes malficas sobre eles. Eles so atingidos como se fossem frenados, com alguns deles ficando em estado de hibernao. O conceito de EX no deve ser afeto a figura do diabo, do demnio ou outra aberrao qualquer que, quando baixa, se mune de capa preta, tridente e outros apetrechos para fazer o mal, usando lcool, galo preto e baixos pensamentos, fazendo uso de palavreado no condizente com os mais simples princpios de caridade. Para os verdadeiros Umbandistas, EX ,

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

foi e sempre ser o AGENTE DA MAGIA UNIVERSAL, o EXECUTOR DA JUSTIA KRMICA, o ORIX TELRICO.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

A DUPLA CABEA (PERSONALIDADE) DE EX: O BEM E O MAL: O hexagrama (estrela de seis pontas) o exemplo vivo de equilbrio. Um tringulo com vrtice apontado para cima e outro tringulo semelhante com o vrtice apontado para baixo. O hexagrama reflete, pois, Equilbrio, Justia, Lei. Sendo a Lei justa, esta demonstrando a imparcialidade de sua aplicao (equilbrio). Em qualquer posio que se coloca o hexagrama, o mesmo no se altera, o equilbrio dinmico, pois so vrios os caminhos da Justia Divina, mas que independente do momento, se expressam, se manifestam. Conclui-se ento que, O QUE EST EM CIMA SEMELHANTE AO QUE EST EM BAIXO. Se h o plano superior, o mais alto, mais luminoso e seres espirituais de mxima elevao, h o que lhes correspondem no plano inferior, mais baixo, trevoso. Portanto, todos podem evoluir, ningum est condenado s trevas ou planos inferiores. Infinito s o bem, s a Luz, pois quando esta chega num ambiente trevoso, o mesmo deixa de s-lo, reinando assim a luz. Ao contrrio, em um ambiente luminoso, inunde-o com sombra ou treva, e vers que a mesma pode demorar, mas dissipa-se, transforma-se, o que demonstra que a luz divina, portanto eterna, tal qual o bem que expresso da Luz Espiritual, que o entendimento, o amor e a sabedoria. Aps estes aspectos, vemos de forma transparente que EX no possui dupla personalidade, no o agente do mal, ao contrrio, fiscaliza, frena e, s vezes, combate e julga aos espritos temporariamente envolvidos nas trevas do egosmo, vaidade e orgulho, que os faz permanecer em oposio ostensiva s hostes da Luz e do Bem. O EX frena e combate os seres espirituais revoltados e insubmissos visando equilibr-los perante a Lei Krmica. No nos esqueamos de que tambm somos seres espirituais, muito embora encarnados. Essa uma das atividades
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

de EX, a de ser agente da justia krmica em seus aspectos passivos, aspectos estes que vem pelas cobranas, choque de retorno etc (onde se faz o ajuste, o equilbrio, a converso de sentido). nesse aspecto que o tringulo com o vrtice para baixo, a paralela passiva, a KIMBANDA. O contrrio, a paralela ativa, o tringulo com vrtice para cima a UMBANDA. Aqueles que subiro das trevas para as sombras e, dessas para a luz, percorrero um nico caminho, uma via nica onde, quem o far subir, se eximindo do peso do fardo do passado EX, que atravs das queimas krmicas, das cobranas oriundas do choque de retorno, estaro dirimindo o pesado fardo adquirido, onde a ao dos EXS se prende a equilibr-los perante a Lei, onde um dia caram. Tudo faz parte da Umbanda, inclusive a Kimbanda, onde atuam os EXS. Todo esprito que recebe a denominao de EX atua na Kimbanda, portanto so EXS de Umbanda, EXS de Lei (EX de Lei redundncia, pois no h EX que no obedea e execute a Lei). Quanto forma de ao, a paralela ativa (Umbanda) atua atravs do bem, da luz, da evoluo, conseguida pelo ser espiritual promovendo a neutralizao ou o equilbrio das causas e efeitos, dos choques de retorno, nas aes positivas, previamente conquistadas ou promovendo condies para conquistas futuras. A paralela passiva (Kimbanda) promove o choque de retorno devido constituio de aes negativas, visando reequilibrar o indivduo para consigo mesmo e para com o seu semelhante. Assim, EX est afeto ao plo passivo, paralela passiva ou a cobrana, o ajuste, o equilbrio das aes e reaes que podem precipitar-se no choque de retorno. O MAL SINNIMO DE OBSCURECIMENTO TEMPORRIO DO SENTIMENTO E DA RAZO.
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

Nos terreiros de Umbanda e mesmo em outros templos religiosos, tambm os EXs no atuam apenas neutralizando a ao nefanda dos Kiumbas, mas sim, equilibrando perante a Lei, todos que se situem karmicamente afim ao grupo filo-religioso. Quando acontece alguma ao deletria sobre os filhos de terreiro, automaticamente, a Lei aciona os EXS para o

equacionamento, para execuo da mesma e, este para que fique claro, possui certa autonomia, principalmente nos casos terra-a-terra. As execues de maior vulto so coordenadas pelos Orixs Menores, Guias e Protetores, os quais arrolam os EXS atravs da paralela passiva da Lei. Os EXS so seres espirituais comuns, podendo apresentar-se com roupagens fludicas, de seres de raa vermelha, amarela, negra ou branca. Afirmativamente, EX alm de tudo um policial ostensivo e tambm um juiz. Quando da apreenso de determinados Kiumbas, os mesmos so levados aos tribunais sumarssimos, inferiores, onde so julgados pelos EXS, julgamento este, que obedece a planejamento de instncia superior, onde h uma certa jurisprudncia, mas a sua autonomia plena... A Umbanda o circulo cruzado e a Kimbanda o oposto, isto a cruz circulada (a prpria encruzilhada). A nomenclatura Encruzilhada, como stio de reajustamento de EX, surgiu da associao com cruz circulada. Estas so as vrias foras que se cruzam e entrecruzam e que fazem cobranas no seu crculo, pois o mal um crculo que se fecha sob si mesmo e est, queira ou no na prpria Lei. Na Umbanda as sete linhas se expressam do OOOXYYY ou no ternrio OXY, j a Kimbanda se expressa do YYYXOOO ou no ternrio YXO (ISHO ou EX). Os EXS possuem uma hierarquia que vai descendo da luz para as sombras e das sombras para as trevas, dividindo-se assim em trs ciclos e sete graus hierrquicos, so eles: EXS do Terceiro Ciclo ou EXS dos Orixs ocupam o
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

stimo, sexto e quinto graus, ou seja, chefe de legio, chefe de falange e chefe de subfalange. Os EXS de quinto grau ou chefes de subfalange so 49 e compem assim o que podemos chamar de Coroa da Encruzilhada (entrecruzamentos vibratrios das foras energticas em nossa casa planetria), so eles: Sete Encruzilhadas - serventia do Orix Orixal Tranca-Ruas - serventia do Orix Ogum Marab - serventia do Orix Oxossi Gira-Mundo - serventia do Orix Xang Pinga-Fogo - serventia do Orix Yorim Tiriri - serventia do Orix Yori Pomba-Gira serventia do Orix Yemanj EXS do segundo Ciclo, EXS Cruzados ou das Almas. So os EXS que compem o quarto grau e servem as entidades tidas no grau de guia da Corrente Astral de Umbanda, tambm chamados de EXS das Almas, uma vez que entre as suas tarefas e atividades esto o controle do encarne e desencarne dos seres espirituais afetos roda krmica de nossa casa planetria. EXS do primeiro Ciclo ou Espadados. So os EXS das entidades no grau de protetores da Corrente Astral de Umbanda (chefe de coluna, subcoluna e integrante de coluna). Os EXS Coroados atuam nos planos dominantes da luz. Os EXS Cruzados trabalham como intermedirios da luz para as sombras e os EXS Espadados, como intermedirios das sombras para as trevas.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

Abaixo dos EXS do primeiro ciclo (EXS Espadados), encontram-se as entidades que so arrebanhadas do reino do caatimb e da feitiaria. Seres esses que so conhecidos como EXS pagos, rabos ou caudas de legio ou ainda, rabo-de-encruza. So seres que arrependidos das suas prticas foram arrebanhados pelos Exs Espadados. Estes no so EXS e ainda tm uma personalidade frgil, mas no obstante, podem ajud-los nessa sinistra regio das trevas. Por outro lado, eles podem tambm ajudar em aes malficas aos gnios da magia negra, portanto so mercenrios ou subornveis. Quando isso ocorre e so pegos em flagrante, so levados para tratamentos mais profundos em hospitais que se encontram instalados em plena zona do submundo astral, onde passaro longos anos desintoxicando-se, para s ento retornarem s mesmas atividades onde reiniciaram sua recuperao espiritual. A estes, muitos filhos de terreiro esto ligados, onde pensam ser os verdadeiros EXS. Nesta triste situao associam-se com seres da revolta, do dio, da insubmisso e passam a serem usados e manipulados por esses seres. Assim, o que esses pobres mdiuns expressam o desequilbrio do ser astralizado com o qual se associaram. dispensvel dizer que esses mdiuns s acarretaram para si e sua famlia, dores, humilhaes de dissabores de ordem espiritual e mesmo material. Infelizmente, em vista do pouco esclarecimento espiritual existente, essas entidades se denominam como sendo os verdadeiros EXS, causando assim uma srie de embaraos e confuses quanto a real personalidade do EX Guardio.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

AS ATIVIDADES DOS EXS NO TEMPLO: O EX Guardio a entidade espiritual que nos Templos de Umbanda encarregado da guarda vibratria e da proteo espiritual. Cuidam os EXS de efetuarem a defesa espiritual contra os ataques das hostes do submundo astral que a todo o momento buscam invadir os santurios da Umbanda com o objetivo de destrurem ou mesmo perturbarem as diversas atividades desempenhadas. Cuidam ainda, de atuarem nos inmeros trabalhos de desmanche de magia-negra e feitiarias que so levadas pelos consulentes que l acorrem. Para a defesa vibratria do Templo, os EXS manipulam uma variedade enorme de energias, assim como de entidades espirituais tidas como elementares, que so seres ainda em sua fase inicial de evoluo em nosso Planeta, sendo constitudos de puras e poderosas energias.

Juntamente com os elementares do fogo esses guardies destroem as larvas, miasmas, bactrias astrais, etc., que so trazidos por seres espirituais encarnados e desencarnados aos templos para tratamentos diversos. Os EXS Guardies atuam em seus mdiuns, na regio conhecida como subconsciente. Local onde so armazenados a vivencia de vidas passadas e onde tambm se encontram nossas animalidades vividas nos reinos da natureza por onde estagiamos. O fato que, os distrbios da personalidade, as fobias, taras e neuroses de maneira geral tm como causa-origem situaes mal vividas em nosso ontem e que, em nosso hoje, manifestam-se de maneira contnua ou espordica. Nos mdiuns essa manifestao d-se por intermdio de flashes espordicos, tendo em conta que a grande maioria deles cumpre misso probatria de resgates de erros passados. Ao agir nesta regio o EX Guardio vai expurgando todas as animalidades e traumas em um verdadeiro processo de desintoxicao, visando

proporcionar ao mdium a evoluo e a conscincia de si mesmo.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

A bem da verdade bom que se diga que s vezes, por ingenuidade, alguns mdiuns acreditam que fazendo caretas e pantomimas iro fazer acreditar que o "seu" EX o mais forte e poderoso, provocando assim o respeito, o temor e a admirao. Pura ingenuidade! Infelizmente, em alguns locais que dizem professar a Umbanda, esquecem que a mesma Amor e Sabedoria. E assim, irresponsavelmente enveredam por caminhos escusos que longe esto de refletirem a luz da Umbanda. Por fim diremos que os EXS Guardies, manipulam as energias etricas no campo vibracional dos entrecruzamentos energticos (encruzilhadas). Infelizmente, as encruzilhadas de ruas so confundidas por alguns como sendo a verdadeira encruzilhada dos EXS Guardies. Na verdade, essas encruzilhadas de rua so portais vibracionais de acesso ao submundo astral. Por ai j se percebe o quanto perigoso manipulao de energias em tais locais. A verdadeira encruzilhada dos EXS guardies so os

entrecruzamentos vibratrios das linhas de fora ou Tatwas, que so as energias que vem do plano astral e entrecruzam-se em nossa casa planetria. nesse campo de fora, de luta e de trabalho, que o EX manipula o Ax (energia), concretizando todo processo de imantao e desagregao dessas foras em benefcio do Planeta e de seus habitantes. De maneira simples e bastante sucinta, como no poderia deixar de ser, eis algumas das verdades pouco conhecidas sobre os Exs Guardies, valorosas entidades da Kimbanda que trabalham em obedincia a hierarquia dos mentores da Sagrada Corrente Astral de Umbanda. Sarav os Sete EXS Csmicos! Sarav a Coroa da Encruzilhada!

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

A RAIZ AFRICANA... IMOLE ESU: "ESU (EX), aqui est minha Oferenda! Por favor, diga a OLORUN (DEUS) que aceite esta Oferenda e alivie meu sofrimento!" (Frmula ritual com que os fiis devem oferecer o EB destinado ao IMOLE ESU). PARA COMPREENDER QUEM ESU: Uma das divindades ancestrais iorubanas que mais escandalizou, confundiu e exasperou aos primeiros catequistas rabes e europeus na frica foi o IMOLE ESU, sobretudo porque eles, reagindo aos estmulos de seus prprios subconscientes e aos tabus scio-religioso-culturais da poca,

superestimaram um dos atributos deste IMOLE, qual seja, o de estimulador e regulador da natural atividade sexual, sem a qual no h procriao animal ou humana. poca, esses primeiros catequistas no se deram conta que estavam imergindo em uma civilizao africana autctone, guerreira, agrcola e pastoril, onde a atividade sexual regulamentada pela sociedade no era um pecado e sim uma beno sempre solicitada s Divindades porque significava a segurana de uma grande descendncia. Sim, o mesmo conceito bblico do "crescei e multiplicai-vos"! Mas, na sua feroz represso a este atributo e sua representao flica, esses catequistas esqueceram-se das outras atividades primordiais desse IMOLE! E esse esquecimento influenciou duradouramente at aos iorubanos escravizados e catequizados no Brasil, fazendo com que eles pouco repassassem aos seus futuros descendentes e/ou dependentes religiosos
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

outros

atributos

mais

importantes

que

haviam

por

detrs

daquela

representao flica agora repudiada. DO MITO DA CRIAO UNIVERSAL, SEGUNDO OS IORUBS: Em respeito ao conceito ancestral que os Iorubanos tinham de suas Divindades que enumeraremos aqui os principais 16 (dezesseis) ttulos descritivos dos atributos que o IMOLE ESU tinha antes do advento de sua converso forada em "diabo", em nome de uma pretensa superioridade racial e cultural de conquistadores que levaram frica mais de trezentos anos de guerras, sangue, suor e lgrimas. Tambm s nos referiremos aqui a ESU por seu ttulo ancestral

iorubano de IMOLE ou "Ser Sobrenatural de Categoria Divina", para bem diferenci-lo do conceito de Sat, Caipora ou EX de Tronqueira que a perda de valores religiosos africanos, causada, sobretudo pela escravido e o sincretismo forado com o Catolicismo e o Islamismo, permitiu insinuar-se at na mente de muitos que se dizem "Pai de Santo", quanto mais na mente de seus mais simples seguidores atuais. Assim, com o devido respeito comeamos por saudar ao IMOLE ESU: Mo ju iba, ESU Oba Baba awon ESU! Iba se, o! (Saudaes, ESU Senhor e Pai de todos os ESUS! Que esta homenagem se cumpra! E pedimos-lhe AGO ou "licena" para citar o seu ORISIRISI ou "Contos Imemoriais" onde se fala de seus dezesseis maiores atributos, sobretudo ligados ao Culto de If, e que so to negligenciados hoje em dia at pelos seus El'ESU ou "Sacerdote de ESU"!). Eis aqui seus dezesseis ttulos e suas correspondentes "qualidades",

os quais sempre foram ligados aos 16 ODU ou "Fundamentos de Tradio"

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

dos Itan Ifa ou "Contos de If" de Ile Ife ou "Cidade Santa de If": 01- ESU YANGI - o Senhor da Laterita Vermelha 02- ESU AGBA - o Senhor Ancestral 03- ESU IGBA KETA - o Senhor da Terceira Cabaa 04- ESU OKOTO - o Senhor do Caracol 05- ESU OBA BABA ESU - o Rei e Pai de todos os ESUS 06- ESU ODARA - o Senhor da Felicidade 07- ESU OSIJE - o Mensageiro Divino 08- ESU ELERU - o Senhor da Obrigao Ritual 09- ESU ENU GBARIJO - o Senhor da Boca Coletiva 10- ESU ELEGBARA - o Senhor do Poder Mgico 11- ESU BARA - o Senhor do Corpo 12- ESU L'ONAN - o Senhor dos Caminhos 13- ESU OL'OBE - o Senhor da Faca 14- ESU EL'EBO - o Senhor das Oferendas 15- ESU ALAFIA - o Senhor da Satisfao Pessoal 16- ESU ODUSO - o Vigia dos ODUs Pouca semelhana entre estes nomes e aqueles que, hoje em dia, se lhe atribuem? Pacincia! Somem a estes nomes 350 anos de guerras, escravido, aculturao por sobrevivncia e catequese forada "goela abaixo" dos vencidos e chegaremos facilmente, com o devido respeito, s Tronqueiras e troca de nomes do Senhor da Laterita por Ex do Lodo, o Senhor dos Caminhos por Ex Tranca-Ruas e o Senhor do Corpo por Ex

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

Caveira, como veremos a seguir. Assim, tendo visto as denominaes, vejamos agora as qualificaes. ESU YANGI a sua primeira forma mais importante e a que lhe confere a qualidade de IMOLE ou "Divindade", pois nos Ritos da Criao, segundo o Credo Iorub: - "O ar e as guas moveram-se conjuntamente e uma parte deles mesmos transformou-se em lama. Dessa lama originou-se uma bolha ou montculo, a primeira matria dotada de forma, um rochedo avermelhado e lamacento. OLORUN admirou esta forma e soprou sobre o montculo, insuflando-lhe Seu Hlito e lhe deu vida. Esta forma, a primeira dotada de existncia individual, um rochedo de Laterita, era ESU YANGI." Assim, fica claro que IMOLE ESU foi criado diretamente por OLORUN, mas no da prpria e primordial matria divina, da qual Ele j havia feito OBATAL e ODUDUWA, o Casal Divino, mas sim daquela matria que iria formar toda existncia genrica subseqente, ou seja, a EERUPE ou "Lama", da qual seria criada tambm toda a Humanidade que um dia EBORA IKU ou a "Morte" devolver a essa mesma lama (do p ao p). Ento, IMOLE ESU o primeiro Ser criado da Existncia Genrica e o smbolo por excelncia do Elemento Criado. Por isso ele chamado tambm de ESU AGBA ou "Eshu Ancestral". Assim, os seus assentamentos ou sacrrios mais antigos e tradicionais eram um simples pedao de Laterita vermelha enfiada no solo, ou seja, na Orita Meta ou "Encruzilhada de Trs Caminhos". Algumas vezes, a Laterita vermelha estaria cercada por 7, 14 ou 21 hastes de ferro, mas deste metal bem enferrujado que o "esqueleto" do metal novo. Como os mitos da Criao, segundo os Iorubs, demonstram que IMOLE ESU foi criado logo aps Obatala e ODUDUWA por OLORUN, ele , portanto,
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

o Igba Keta ou a "Terceira Cabaa" ou o "Terceiro Criado", sendo smbolo da Existncia Diferenciada e, em conseqncia, o elemento dinmico que leva propulso, mobilizao, transformao e ao crescimento. Nesta variante mltipla, ele o princpio dinmico que participa forosamente de tudo o que vir a existir. E assim foi-se processando a Criao, segundo o Credo Iorub. Os ORISIRISI ESU continuam contando como IMOLE ESU logo descontrolou-se e comeou a devorar toda a existncia, sendo obrigado por ORUNMIL, aps uma longa perseguio, a vomitar tudo de volta; entretanto, tudo em maior quantidade, muito melhor e mais perfeito do que quando o ingerira. E, tendo sido picado em milhares de pedaos pela espada de ORUNMIL, transformou-se no "Mais Um" ou o "Um multiplicado pelo Infinito", no ESU OKOTO ou "ESU do Caracol", cuja estrutura ssea espiralada parte de um ponto nico abrindo-se para o Infinito e no qual os Iorubanos conceituavam o crescimento e a multiplicao. Desta forma, ESU YANGI tambm multiplicou-se infinitamente e, tendo se tornado no smbolo da restituio e da recomposio, tornou-se ele prprio no Oba Baba ESU ou "Rei" e o "Pai" de todos os outros IMOLE ESU que dele seriam e foram cortados e que para sempre acompanhariam os IMOLE e todos os mortais. Os ESE ITAN IF ou "Versos dos Contos de If", contam-nos a razo da denominao das outras variantes mltiplas de IMOLE ESU. Numa

explanao livre dos versos desses Contos, no que

se refere ao

IMOLE OSETUWA, podemos ler que quando os IMOLE vieram Terra para coadjuvar Obatala e ODUduwa a reger a Criao, OLORUN ensinou-lhes tudo quanto precisavam saber para que a vida na Terra fosse ODARA ou "Feliz".
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

Mas, apesar de os IMOLE fazerem tudo quanto lhes tinha sido prescrito por OLORUN, sobrevieram na Terra todos os tipos de desgraas, sobretudo uma terrvel e prolongada seca. Os IMOLE reuniram-se e chegaram concluso de que os fatos desastrosos estavam alm da sua compreenso e que deveriam mandar algum, sbio e instrudo, presena de OLORUN para que Este lhes mandasse a soluo dos problemas que afligiam a Terra, agora sob o risco de total desaparecimento. ORUNMIL, o Orix da Divinao Sagrada, partiu nessa misso e data da o fato de que ele passou a ser um dos trs IMOLE que podem apresentarse perante OLORUN e suportar-Lhe o esplendor. Ao lhe ser permitido facear OLORUN, ORUNMIL ouviu Dele que a razo para todas as desgraas que assolavam a Terra estava no fato de que eles, os IMOLE, no haviam convidado para morar no ODE AIYE, ou seja, a "moradia dos IMOLE na Terra", ao Ser que se constitua no dcimo stimo dentre eles. Quando assim o fizessem, tudo voltaria a frutificar! E foi assim que ORUNMIL tornou-se o "Arauto de OLORUN" para a ligao dos dois mundos, o Orun ou "Alm" e o Aiye ou "Terra". Retornando ao ODE AIYE, ORUNMIL comeou a procurar pelo "dcimo stimo", o qual deveria ser convidado a morar com eles. Depois de muitas tentativas infrutferas, decidiram que uma poderosa AJE ou "Senhora do Feitio" - a EBORA OSUM deveria conceber um filho de OSO ou "Senhor do Poder Mgico", filho esse que receberia, ainda no ventre materno, o ASE ou "Fora Mgica" de todos os IMOLE por imposio conjunta de suas mos, para que se transformasse assim no Mensageiro por excelncia das Oferendas dos IMOLE e se acabassem as desgraas que assolavam a Terra. Assim foi gerado um filho do "Feitio com o Poder Mgico", o qual recebeu o nome de OSETUWA e

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

este novo Orix Gerado passou a tentar cumprir o seu dever de mensageiro, mas sem obter absolutamente nenhum sucesso! At que um dia, em aflio, lembrou-se de procurar o quase desconhecido IMOLE ESU ODARA ou "ESU da Felicidade", para pedir-lhe conselhos e ajuda. E OSETUWA dirigiu-se a ESU ODARA e pediu-lhe a ajuda para levar as Oferendas dos IMOLE a OLORUN. E ESU ODARA respondeu a OSETUWA: "Como??? Jamais pensei que voc viesse me avisar antes de partir! Por este seu gesto, hoje o ORUN lhe abrir as portas." E, ento, OSETUWA e ESU ODARA puseram-se a caminho e partiram em direo aos portes do ORUN. Quando l chegaram, as portas j se encontravam abertas! OSETUWA, ento, pde entregar as Oferendas dos IMOLE a OLORUN e Este, aceitando-as por virem atravs de IMOLE ESU, deu a OSETUWA ..."todas as coisas necessrias sobrevivncia do Mundo". OSETUWA voltou ao AIYE ou "Mundo Material" e tudo frutificou novamente! To gratos lhe ficaram os IMOLE que o cobriram de presentes e o celebraram como o nico dentre eles que conseguira levar as Oferendas ao Orun. Mas OSETUWA, com humildade, levou todos os presentes que recebera e deu todos a ESU ODARA. Quando os deu a ESU, o mesmo disse: "Como??? H tanto tempo eu entrego os sacrifcios e nunca houve ningum para retribuir-me a gentileza!" "Voc, OSETUWA, todos os sacrifcios que eles fizerem sobre a Terra, se no os entregarem primeiro a voc para que voc os possa trazer a mim, farei com que as Oferendas no sejam aceitas! E foi assim que OSETUWA tornou-se um poderoso Akin Oso ou "Manipulador do Poder", duplamente por seu nascimento e pela confirmao de IMOLE ESU ODARA, por ter mostrado a todos os IMOLE que ESU era realmente o

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

OSIJE ou "Mensageiro Divino" e que tambm tinha o poder de aceitar ou recusar os sacrifcios rituais porque era o verdadeiro Eleru ou "Senhor da Obrigao Ritual". A partir de ento, os seiscentos IMOLE decidiram dar ao IMOLE ESU um "pedao de suas prprias bocas" para que ele pudesse falar por todos, quando fosse perante OLORUN, pois era patente que ele era o outro IMOLE, alm de ORUNMIL, que podia apresentar-se perante OLORUN. IMOLE ESU, muito sabiamente, "uniu todos esses pedaos em sua prpria boca" e assim tornou-se o ENU GBARIJO ou "Boca Coletiva" de todos os IMOLE. Desde ento, como retribuio de ESU aos outros IMOLE, cada um destes possui ao seu lado o seu ESU OKOTO ou "ESU do Caracol", o "Mais Um", a quem ambos delegam os seus poderes. Desta forma, por delegao espontnea de todos os IMOLE, ESU tornou-se tambm o ELEGBARA ou "Senhor do Poder Mgico". E como toda a Criao tambm regida pelos IMOLE, todo o Ser vivente no AIYE ou "Mundo", assim como possui o seu OLORI, ou seja, o seu ORISA ou sua EBORA, que so o "Senhor" ou a "Senhora" de sua ORI ou Cabea, tambm tem que ter o seu ESU BARA ou "ESU do Corpo", pois BARA vem de OBA = Senhor + ARA = Corpo. Isto explica muitas coisas que so atribudas nos cultos afro-brasileiros a EX, pois que ele responsvel pela natural atividade sexual, que um atributo do corpo, pois sem ela no h procriao, que multiplicao e abundncia, quer seja vegetal, animal ou humana. E, para isso, IMOLE ESU, sendo o ELEGBARA e o BARA, recebeu de OLORUN os instrumentos-smbolo desta sua ao dinamizadora e frutificadora: - o ADO IRAN, a Cabaa arredondada de longo pescoo, o recipiente de poder mgico que contm inesgotvel ASE ou Fora Mgica, bastando ser apontada a um objetivo para emanar e propagar esse poder mgico;

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

- o Gorro ou Penteado tradicional em coque de ponta alongada e cada, terminada na forma da glande peniana humana, smbolo da ReprODUo. Da ser o pnis humano, em ereo, uma de suas mais populares e ancestrais representaes, feitas em pedra, como as da localidade africana de Tondediru, ou, mais simplesmente, modeladas em barro beira dos caminhos. E este foi, como j dissemos no incio, um dos aspectos de IMOLE ESU que mais escandalizou os missionrios de outras religies, que ento dispararam contra ele todas as suas "armas". Nunca atentaram para o fato de que em nenhum dos milhares de Versos de Contos de If, IMOLE ESU jamais, repitamos, jamais assume a funo de procriador e mais: suas diversas formas multiplicativas tm por origem a diviso de o seu prprio Ser em "milhares" de partes pela espada de ORUNMIL. Mas IMOLE ESU tinha uma outra funo capital que despertou o interesse dos catequistas das novas religies, que nela viram a oportunidade otimizada para a destruio de sua importncia entre os Iorubs: a sua funo de Executor Divino. Como IMOLE ESU o Mensageiro Divino e o Senhor do Carrego Ritual prescrito por ORUNMIL-IF, ele tambm o L'ONAN ou "Senhor dos Caminhos", tanto dos benficos (ONA RERE), quanto dos malficos (ONA BURUKU), que ele abre ou fecha aos mortais conforme verifique se os sacrifcios prescritos aos fiis foram ou no cumpridos, ajudando aqueles que os cumprem e punindo os que, devidamente avisados, no o fazem. Por isso, ele tambm o OL'OBE ou "Senhor da Faca", significando ser o Executor dos Sacrifcios, mas tambm, no sentido ritualstico, "Aquele que tem o poder de vida e morte". OBE ou "Faca", IMOLE ESU junta ainda a sua OPA ou "Bolsa", na qual carrega os seus objetos ritualsticos mgicos, entre eles os "fragmentos de cabaas", smbolo do Ser destrudo, mas por sua vez,
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

destruidor, talvez um dos seus emblemas mais temidos e somente manipulados por seus EL'ESU, ou seja, pelos Sacerdotes do IMOLE ESU. Por tudo isso, IMOLE ESU est sempre do lado de fora, nos caminhos, onde tem seu lugar predileto, a ORITA META ou "Encruzilhada de Trs Caminhos", onde ele aceita, carrega, transporta e premia, mas, tambm, de onde vigia, adverte, recusa e pune. Foi ento que os primeiros catequistas de outras religies passaram a pregar que todas as desgraas acontecidas aos fiis dos ORISAS YORUBA, merecidas ou no, derivavam da ao nefasta e indiscriminada de IMOLE ESU, o qual apenas faria o Mal pelo Mal. Por sua vez, o povo Yoruba escravizado viu nesta interpretao equivocada de Executor por Malfeitor, uma nova arma para se defenderem e passaram a ameaar abertamente os seus inimigos com as artes punitivas do IMOLE ESU, que assim comeou a transformar-se em "EX" e a sincretizar-se, nas mentes mais fracas, com a figura do "diabo" medieval catlico. Da a ele comear a ser representado e apresentado como um Ser tenebroso e mau foi apenas a mesma "descida de ladeira" por onde escorregaram os sincrticos cultos afro-brasileiros, notadamente a Umbanda Popular, at estarem lanadas as bases do "sincretismo dentro do sincretismo" e aparecer a Kimbanda que, na verdade, nada mais que o ponto mais alto da curva do desespero a que foram lanados os povos escravizados no Brasil. Mas, na realidade, no Credo Iorub, IMOLE ESU o smbolo, no da subtrao, mas sim da restituio que os humanos devem fazer, atravs de Oferendas, daquelas coisas que eram necessrias sobrevivncia do Mundo e que OLORUN deu aos IMOLE OSETUWA e ESU para salv-la e no para destru-la.
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

E na execuo das Oferendas com esta inteno, que s ESU ELEBO ou Senhor das Ofendas capaz de tornar aceitvel a OLORUN, que est a chave que permite ao fiel alcanar o seu objetivo. E se conseguir alcanar o seu objetivo, naturalmente obter tambm a satisfao (ALAFIA) dos seus anseios maiores; assim, deve agradecer tambm a ESU ALAFIA ou Senhor da Satisfao Pessoal. , sobretudo sob as mltiplas variantes de Bara, Enu Gbarijo, Elebo e ALAFIA que o ORISA ORUNMIL se utiliza do IMOLE ESU para poder atuar como o Arauto dos Awon ORISA sobre os destinos humanos na Divinao Sagrada de If, quer atravs do OPON ou Tabuleiro e do OPELE ou CORRENTE DE IF, quer atravs dos BZIOS. Por isso mesmo, os ODU ou Fundamentos de Tradio sempre aconselham a Pa ESU, ou seja, a apaziguar ao IMOLE ESU e no a tentar suborn-lo para ter um malfeitor s ordens. IMOLE ESU , pois, o Princpio Restaurador do Equilbrio no Credo Iorub. Da as suas representaes pouco conhecidas, fora sua representao flica, ora fumando cachimbo, simbolizando a absoro e a ingesto, ora tocando flauta, simbolizando a doao e a restituio. E assim, os ORISIRISI ESU contam corno ele distribui generosamente crescimento e honras, "vomitando-os" aps ter ingerido todo tipo de alimentos e bebidas rituais das Oferendas e como h um determinado elemento, o AASAA ou Fumo de rolo picado que infalivelmente provoca essa inusitada transformao, multiplicao e restituio. Tudo isso ele assim faz em troca de somente trs coisas: a coragem do fiel em tentar cumprir seu prprio destino; respeito do fiel aos Fundamentos de Tradio dos Orixs e a oferta de seu EBO ou Oferenda especfica que lhe destinada no seu ritual prprio, o IPADE, cujo literal significado justamente
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

ato de reunio de apaziguamento e no para pedidos de destruies e vinganas aleatrias, como pensam aqueles que, na verdade, no conhecem a essncia do Senhor IMOLE ESU, porque se esqueceram ou no conhecem mais as suas razes espirituais ancestrais, ou, pior ainda, as renegam! A oferenda EBO constituda de elementos materiais muito simples, mas de profundo significado, ao contrrio do que se v "despachado" pelas esquinas de nossas cidades e que quase no guardam relao alguma com o seu significado original: - OMI (a gua), a Oferenda por excelncia, que fertiliza, apazigua e vitaliza tanto o Alm quanto a Terra, especialmente se for a OMI ATO (gua de chuva), a GUA-SMEN DO CU! - EPO (o Azeite de Dend): smbolo da dinmica da realizao, da descendncia, relacionada com o EJE PUPO ou "sangue vermelho" ou essncia do Vermelho dos elementos gerados; - OTIN (bebida destilada branca): vinho de palmeira em frica e cachaa no Brasil, relacionada com o EJE FUNFUN ou "sangue branco" ou essncia do Branco dos elementos geradores; - IYEFUN (a farinha): qualquer farinha, a qual smbolo do EJE DUDU ou sangue preto ou essncia do Preto dos elementos gestantes e fecundos, como o AKASA, bolinho de pasta branca de milho deixado de molho, ralado e cozido, envolto na folha africana EWE EKO, no Brasil, substituda pela folha de bananeira. Eis porque to poderosa divindade sempre foi e ainda cultuada e servida antes at que servidos e cultuados sejam os ORIXS, em qualquer situao e lugar.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

Remarquemos a mais que, especificamente no EBO de seu IPADE, IMOLE ESU no recebe sangue animal e sim seu sucedneo transmudado - o EPO ou Azeite de Dend. Assim, sem ferirmos a Tradio Ancestral, podemos afirmar que um direito da CORRENTE ASTRAL DO AUMBHANDAN - A UMBANDA ESOTRICA DO BRASIL - no se utilizar de sacrifcios de sangue, nem mesmo parar preceituar to poderosa divindade. Usos e costumes ancestrais de outros povos, legtimos e fundamentados sua poca, podem ser transmudados em novos tempos, como j acontecia mesmo na frica, onde os BABALAWOS tinham, a seu critrio, o poder de substituir os animais preceituados para oferenda por suas penas, escamas e couros, devendo o valor de mercado do animal a ofertar ser distribudo, em esmolas, entre os carentes de sua comunidade. Por outro lado, a atuao do IMOLE ESU como Mensageiro dos Orixs para a entrega de oferendas a OLORUN, dificilmente compatvel ou coerente com a sua posterior identificao com o Sat pelos cristos e muulmanos. Tal tentativa de analogia, s se explica por no se encontrar no Credo Iorub a idia de diabo ou inferno, como se os entendem em outras religies no-africanas. De fato, mesmo face situao irregular dos suicidas, no pensamento Ioruba, seres carentes de coragem em enfrentar seu prprio destino, os Iorubanos jamais criaram a idia grosseira de uma eterna punio; para eles, prmio ou castigo eram provaes a serem experimentadas aqui mesmo nesta Terra ou pela falta de retorno ela. Assim, a idia de um EX essencialmente trevoso e mau uma contrafao sincrtica com o diabo medieval catlico, forada e imposta

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

pela escravido e conseqente perda de valores iniciticos das religies africanas no Brasil, mas que nunca existiu em frica em tempo algum. E, muito embora nas lendas populares, IMOLE ESU passasse a ser conhecido como manhoso, trapaceiro e, notoriamente, encrenqueiro, mormente se no for apaziguado por seu EBO, a sua suposta imagem de malignidade decorre, na verdade, de ele ter o importante papel de Executor Divino, punindo aqueles que descuram as oferendas prescritas para eles, mas recompensando aqueles que as cumprem. Entretanto, ele nada faz por conta prpria, servindo fielmente a OLORUN e ao ORISA ORUNMIL-IF. Tambm, os ORISA e as EBORA podem convoc-lo para utilizar-se da variedade de punies postas sob o seu comando. E isto porque, com imensa sabedoria, o Credo Iorubano ancestral prega que ORISA algum pune diretamente seus "Filhos", mesmo os transviados, os transgressores e os ofensores: isto funo do IMOLE ESU. Os Versos dos Contos de IF dizem que IMOLE ESU tambm encarregado por OLORUN para vigiar as aes de outras Divindades no AIYE ou "Terra". E isto s pode se dar, dizem os fiis, porque ele notvel e notoriamente equnime no seu papel de Executor Divino. por tudo isso que todos os devotos de todas os ORISA e EBORA se voltam para ORUNMIL-IF em tempos de dificuldades, buscando essa

equanimidade e, a conselho dos Babalawo, oferendam a IMOLE ESU e, por seu intermdio, a OLORUN. Para que os BABALAWOS no se excedam nas prescries dessas oferendas, IMOLE ESU est sempre presente na Divinao Sagrada de If, como o dcimo stimo IKIN ou Coquinho de Dend, o OLORI IKIN ou Senhor da Cabea dos Coquinhos de Dend Consagrados, o qual leva a sua efgie gravada.
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

Por essa razo, este dcimo stimo IKIN tambm chamado de ODUSO ou Vigia dos ODU, do verbo Iorub SO ou Vigiar, ou seja, colocado no Tabuleiro de IF em uma posio to privilegiada quanto a do BABALAWO, ele representa Seu ODUSO que o Vigia dos ODU ou Signos-Resposta do Sistema IF e, conseqentemente de suas verdadeiras interpretaes pelos BABALAWOS, pois todo o bom cumprimento do IWA ou "Destino" do Consulente depende de se bem compreender a Mensagem que ORISA ORUNMIL quer transmitir ao Consulente. Da se compreender que a ligao do IMOLE ESU com o Jogo de IF inquestionvel. Assim, como vemos, IMOLE ESU no nem mau nem tenebroso, antes, pelo contrrio, freqenta o ORUN ou "Alm", reporta-se diretamente a OLORUN e dialoga com os IMOLE ou Divindades e com os ONILE ou Antepassados. Ele tambm no indiscriminadamente vingativo, mas o Transformador Divino que trata com equanimidade Divindades, Ancestrais, Babalas e Humanos por ordens de OLORUN. E nada executa por sua prpria vontade, mas cumprindo fielmente as ordens de OLORUN e os ditames do IWA ou "Destino" livremente escolhido por cada Ori Orun ou Individualidade no Alm de cada fiel e, atravs de ORUNMIL-IF, cumpre tambm as ordens das Divindades. E se ele considerado trapaceiro e encrenqueiro, o pelos culpados, porque ele o fiscal de OLORUN junto aos ORISA e, ainda, o Vigia dos BABALAWOS e do bom cumprimento das obrigaes rituais e sacrificiais por cada Fiel. E se ele pode at matar, conforme se l em diversos ESE DOS ITAN IF, tambm ele que representa a Vida e a sua dinamizao ou continuao, atravs do legtimo e natural prazer sexual que leva os humanos a procriar.
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

A IMOLE ESU s devida a coragem de cada fiel em tentar realizar o seu Destino livremente escolhido antes de nascer, a sua Oferenda especfica - o EBO - do seu ritual Ipade e a nossa saudao, no de medo ou horror, mas de respeito, como a ele fez OSETUWA: - AGBA ESU, MO JU IBA ! IBA SE O! - ESU Ancestral presto-lhe minha homenagem! Oh! Que esta homenagem se cumpra! Assim sendo, terminaremos esta explanao com a traduo livre, mas coerente, de parte de um dos Versos dos Contos de If, o do ODU OBARA MEJI: OBARA NI,KI NDOJUBOLE KI N'BA BURU, KI ELEGBARA O JEKI NGO LO NJE IKUDERIN MOFORIBALE L'ELEGBARA. OBARA MEJI pediu que eu me prostrasse em reverncia, cobrindo minha cabea. Que eu deveria me prostrar e me cobrir em respeito, para que ELEGBARA me permitisse prosseguir em meu caminho de felicidade e riqueza. Assim, minha morte transformar-se- em longa vida de alegria. Portanto, curvo-me ante ELEGBARA! Ento, assim, tambm eu o fao e assim tambm eu peo: IMOLE ESU, aqui est minha oferenda! Por favor, pea a OLORUN que aceite esta oferenda e alivie meu sofrimento! T! (Assim seja!) ADUP, ! (Oh, Obrigado!)

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

TRABALHOS ENCOMENDADOS E PROMESSAS DE SOLUES O que pensar de anncios em jornais ou panfletos que prometem a soluo para todos os problemas amorosos, financeiros e de sade? Ser que funcionam? Trazem a soluo to desejada? Neste caso, temos dois aspectos a analisar: - Qual o desespero da pessoa que necessita ou deseja uma soluo para seus problemas? - E o que a UMBANDA tem haver com isso? O primeiro aspecto pode ser dividido em duas coisas distintas e paralelas: - A pessoa que procura por estes trabalhos, no compreende ou no quer compreender que seu problema seja por sua culpa ou merecimento e busca no externo a soluo do mesmo. Muitas vezes no tem noo de espiritualidade, de merecimento, alem de nem estar preocupada com as conseqncias de suas aes. Acredita tambm, que seu problema conseqncia de aes de terceiros e se diz no merecedora do que est passando. - Outro fato refere-se especificamente ao sentimento desta pessoa, pedindo que a pessoa amada volte, ou seja, tenta prende-la de qualquer forma, pede que outro perca o emprego em seu favor e, o que mais grave, pede pelo desencarne de outrem, algum que seu desafeto ou que imagina ser. Analisando-se este primeiro aspecto, aqui subdividido em dois, ser que estes trabalhos funcionam? A resposta SIM, considerando que imprescindvel que haja absoluta harmonia entre o solicitante, o executante, a suposta vtima e o astral
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

inferior. Portanto, o resultado alcanado desde que haja esta perfeita sintonia. Ento, quem executa esses trabalhos a nvel astral? Temos algumas respostas: - Espritos que trabalham com foras trevosas, de baixo padro vibratrio e alta densidade perispiritual; - Espritos altamente ligados matria e ao mundo encarnado; - Espritos nada desprovidos de inteligncia, mas desprovidos de LUZ, pois so espritos ardilosos, verdadeiros magos negros ou conhecedores profundos das magias trevosas e, que chegam a se passar por Caboclos, Pretos Velhos e mesmos EXS, para se agregarem a mdiuns invigilantes que acabam por ceder lentamente s suas aspiraes. Para isso, renem-se em torno de encarnados, mdiuns ou no, por similitude vibratria. - So espritos que ao se passar por EXS, do aos mdiuns a impresso de estar sendo assistidos pelo prprio, envolvem-nos de tal maneira, permitindo a estes mdiuns a sensao de poderes e outras sensaes prazerosas em nvel material e, este mdium empolgado que est, desvia-se de seu caminho e passa a procurar por lugares onde haja o mesmo tipo de afinidade vibratria. - Esses obsessores sugestionam esses mdiuns a solicitar elementos que iro satisfazer as suas necessidades e, os prprios mdiuns passam a no ver mal algum em cobrar pelo favor que est fazendo por quem os procura. O segundo aspecto, implica no envolvimento do sagrado nome da UMBANDA nestes trabalhos, e de onde afirmamos com extrema convico que, nossa doutrina jamais se prestou, se presta e jamais se prestar a este tipo de coisa suja e baixa.
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

A UMBANDA trabalha justamente para combater as aes do astral inferior e no compactua com obsessores, mas ao contrrio, os orienta e doutrina. Nossa UMBANDA a prtica da caridade pela caridade e sempre busca a evoluo espiritual de seus filhos. Neste embate contra o astral inferior a primeira linha que utilizada pela UMBANDA a linha da QUIMBANDA (EXS e POMBAS GIRAS), j que so entidades determinadas pelo astral superior para esse trabalho em funo de suas caractersticas vibracionais, sua enorme capacidade de

manipulao energtica e seu profundo conhecimento das armadilhas do submundo astral. EXS trabalha sob as ordens de espritos superiores que so os enviados dos ORIXS, portanto, como afirmar que EXS tanto faz o mal como o bem? EXS trabalha segundo a LEI e no bobo e muito menos, violenta o livre arbtrio de ningum. Ele no bate, no exige oferenda especial, mas utiliza os elementos oferendados, nica e exclusivamente para manipular as energias volatilizadas para a consecuo dos objetivos propostos pelo astral superior.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

QUIMBANDA Devemos comear afirmando que os EXS no so e nunca foram nada do que se parece com o demo e qualquer associao a eles dessa forma incidncia em erro. Infelizmente, essa errnea concepo ainda existe em muitos terreiros, resultado do sincretismo. Os EXS no so espritos irresponsveis, maus ou trevosos, como vulgarmente se pensa. Os EXS arrebanham, controlam e ajudam a evoluir justamente tais espritos maus, trevosos ou irresponsveis. Porm, os EXS nunca fazem nada por conta prpria. So mandados intervir e operar em certos reajustes krmicos, dentro das Leis da Justia Divina. As classes de EXS que assim operam so os EXS Intermedirios, ou EXS Batizados (ou ainda EXS de Lei). Os EXS se dividem em quatro classes: os ligados ao FOGO, ao AR, a TERRA e GUA, pois operam por afinidade astral dentro das variaes eletromagnticas destes elementos, criando tambm seus elementais (no confundi-los com os espritos da natureza aqui tais elementais seriam melhores caracterizados como as formas-pensamento). So os EXS que manipulam os aspectos mais inferiores destes elementos, criando formas diversas, conhecidas como larvas astrais ou clichs astrais. Os EXS so arregimentados pelos Orixs e so obedientes as entidades superiores, formando seus escudos de fora. Ao verem um escudo fludico ser riscado (ponto riscado) dentro das evocaes correspondentes, por uma Entidade, distinguem imediatamente a classe que est sendo chamada a operar e qual o Cabea de Legio chamado.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

Principais Cabeas de Legio, que operam nos quatro elementos: 1) EX Sete Encruzilhadas para a linha de Oxal - opera na faixa dos elementos Fogo e gua; 2) EX Pomba-Gira para a linha de Yemanj - opera na faixa do elemento gua; 3) EX Tiriri para a linha de Yori - opera na faixa dos elementos Terra e Ar; 4) EX Gira-Mundo para a linha de Xang - opera na faixa dos Elementos Fogo e gua; 5) EX Tranca-Ruas para a linha de Ogum - opera na faixa dos Elementos gua e Fogo; 6) EX Marab para a linha de Oxossi - opera na faixa dos elementos Terra e Ar; 7) EX Pinga-Fogo para a linha de Yorim - opera na faixa dos elementos Terra e Ar O termo EX sinnimo de Guardio e, como tais, temos os mais superiores (Csmicos) que fizeram descer a Terra 7 EXS Planetrios, chamados EXS Coroados por integrarem a Coroa da Encruzilhada. Os EXS Planetrios so Guardies dos Orixs, no sentido de assessores diretos na execuo para baixo. Por a, vemos que nenhum orix teria um diabo como seu assessor direto. Os EXS Planetrios jamais encarnaram na Terra e seguramente no encarnaro, pois no esto afetos ao sistema crmicoevolutivo do planeta. Ao fim de sua misso, cada EX Planetrio retorna sua Ptria Sideral Original. A funo da falange de EXS ser agente da justia crmica e agente de magia e, quando libertarem-se dela, daqui h milnios, sero Guardies Superiores de planetas mais evoludos que o nosso.
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

Cada EX Planetrio dirige Sete Falanges chefiadas por um EX de Lei. Os EXS de Lei so seres que esto em fase de libertao dessa funo, para assumir a funo de Guardio em locais mais evoludos, at que um dia, fiquem livres de tal funo. Eles no se tornam caboclos por evoluo. Hierarquicamente, so 49 EXS de Lei que esto subordinados aos Chefes de Falange (Orixs Menores) das Sete Linhas de UMBANDA. Os EXS de Lei fiscalizam a QUIMBANDA (UMBANDA significa o conjunto de Leis Divinas e QUIMBANDA significa o oposto da Lei). A QUIMBANDA faz o equilbrio da UMBANDA com a KIUMBANDA (reino dos Kiumbas, desequilbrio ostensivo da Lei). importante lembrar que o sincretismo entre EX e o Diabo existe, salvaguardando vrias confuses ao verificar que atualmente muitas pessoas pensam que a QUIMBANDA um culto satanista, tendo aquele sentimento de dualidade aonde as pessoas vem o bem e o mal em uma luta eterna confundindo a figura do Diabo com tudo de ruim sem lembrar que Ele j teve seu martrio e foi vencido por Deus que Quem determina o espectro e a liberdade de Suas aes desde o princpio dos tempos. O conceito de polaridades, positiva e negativa no se encaixa no plano material, aonde no quer dizer o mesmo que atitudes, positiva e negativa, principalmente tratando-se de energia pura. como disse o sbio preto velho Pai Maneco, falando da importncia dos EXS, apontou uma lmpada e disse: Aquela resultado do perfeito encontro entre o positivo e o negativo. Ainda na questo do sincretismo muito importante frisar que os autores que at hoje discorreram sobre o assunto usaram um organograma bsico para apresentar o que muitos pensam ser a verdadeira organizao hierrquica da QUIMBANDA mas somente a cpia de um livro antigo de evocao e

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

cultos diablicos da cultura ocidental que fala sobre os demnios, suas hierarquias e poderes, o Grimorium Verum. Considerando que este livro j existia muito antes do descobrimento do Brasil e que a QUIMBANDA como conhecemos uma religio brasileira, afirmamos que errado basear-se neste organograma como base para estudarmos este assunto, porm no devemos esquec-lo, pois os EXS, como ns, tiveram j vrias encarnaes. A UMBANDA no vive sem a QUIMBANDA, como a rvore no vive sem a copa ou sem a raiz, ento com base em estudos e prtica na QUIMBANDA podemos afirmar que o culto como o conhecemos o mesmo praticado na maior parte dos Terreiros de UMBANDA do Brasil que para obterem equilbrio em seus trabalhos cultuam as Sete Linhas da UMBANDA e as Sete Linhas da QUIMBANDA, desta forma podemos discorrer aqui sobre o assunto de uma forma mais ampla e que leve a implementar os atuais conhecimentos sobre os EXS. QUIMBANDA no sinnimo de satanismo e de jeito nenhum pode ser ligada obscuridade apenas um termo usado no Espiritismo uma forma de estar na vanguarda do Espiritismo e da magia trabalhando a espiritualidade como um todo, sendo uma ferramenta destinada evoluo espiritual atravs do poder e dos conselhos destes nossos guias protetores, os EXS, que tanto nos auxiliam nas horas de aflio. Embora no devamos julgar sabemos sim, que lamentavelmente existem pessoas inescrupulosas e de m ndole que usam a magia da QUIMBANDA para a prtica do mal, mas isto culpa do homem e das entidades "Kiumbas" (espritos que no esto em desenvolvimento) espritos de mortos que vagueiam sem rumo, muito atrasados e primitivos. Nunca podemos esquecer da imutvel Lei do Karma: Tudo o que voc fizer volta para voc. A formao da QUIMBANDA teve uma forte influncia dos escravos e ndios que sincretizaram EX com o Diabo por este ser inimigo dos brancos e por no aceitarem os Santos Catlicos, identificando-se assim mais uma vez com
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

o Diabo. Com o advento da UMBANDA comeou o trabalho de QUIMBANDA em Terreiros de UMBANDA o que deu sustentao firme aos trabalhos com os EXS e assim formatou-se o atual culto da QUIMBANDA. Na verdade pode-se dizer que a QUIMBANDA como a conhecemos atualmente nasceu juntamente com a UMBANDA em 15 de novembro de 1908, pois uma Linha completa o outra formando esta fora que nos da vida e este reino cheio de luz. importante lembrar que quando o EX, qualquer um Deles, estiver incorporado no mdium dirigente dos trabalhos, Ele esta trabalhando com a Coroa e por este motivo o Chefe dos trabalhos da Gira de QUIMBANDA tendo liberdade de movimento entre os Reinos atravs do contato com os outros EXS presentes no trabalho. Trabalhar com os, "compadres", EXS requer muito respeito e considerao por parte dos dirigentes, mdiuns e consulentes, pois so Entidades muito poderosas, de muito Ax. A QUIMBANDA combate o mal representado pela KIUMBANDA, com seus planos e subplanos, tambm atuando na cobrana do Karma, precipitando o choque do retorno. Os verdadeiros EXS esto executando uma tarefa, acima dos conceitos de Bem ou de Mal, mas ligados a conceitos como de Justia e sua execuo. Portanto, so Executores da Lei, estando mais relacionados s vibraes telricas. EXS quem faz cumprir esse processo para o equilbrio de tudo que existe. a devoluo que permite a multiplicao e o crescimento; como se um processo vital equilibrado, impulsionado e controlado por EXS, fosse baseado na absoro e na restituio constantes de matria. Nesse princpio de restituir que EXS est ligado com o destino individual, tendo o poder sobre NA BURK (caminhos condutores de elementos

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

negativos) e NA RERE (condutores das boas coisas, tanto no RUN como no IY). EX fica esquerda do caminho e da controla a entrada e a sada de todo o trfego, mas a encruzilhada de trs caminhos (orita), donde os caminhos se encontram e repartem seu local preferido. Essa imposio de EX controlar tudo nos caminhos, de fechar e abrir os caminhos, no est ligado ao fato de que faam o gosto de EXS como muitos pensam, e sim pelo fato que EX cobra para permitir salvaguardar e desenvolver a existncia individualizada, a de cada ser a quem EX acompanha e representa. Como EX a interao de todos os elementos, suas cores representativas deixam isso bem claro: o preto, o vermelho e o branco. EX serve como intermedirio entre os Orixs e ns, homens. a fora da criao, o princpio de tudo, o nascimento, o equilbrio negativo do Universo, o que no quer dizer coisa ruim. EX a clula da criao da vida, aquele que gera o infinito, infinitas vezes. o primeiro passo em tudo. Est presente, mais que em tudo e todos, na concepo global da existncia. a capacidade dinmica de tudo que tem vida. Principalmente dos seres humanos, que carregam em seu plexo este elemento dinmico denominado EX. Seu smbolo no o tridente associado ao diabo, mas sete ferros voltados para cima representando os sete caminhos do homem, os sete chacras (pontos de captao, distribuio e armazenamento de energia), as sete cores, as sete auras.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

EXS E POMBA - GIRAS (0s guardies do terreiro, Entidades de segurana nos Templos de UMBANDA). Temos que comear a mudar nossos conceitos de EXS e Pomba Gira. Vamos a partir de agora ver o EX e a POMBA GIRA como aquela polcia que guarda e toma conta das ruas obedecendo sempre uma hierarquia de comando, que o EX chefe do Terreiro, e acima dele os guias chefes da Casa. Podemos tambm ver os EXS como aqueles lixeiros alegres que passam pelas ruas recolhendo toda a sujeira. Vm com brincadeiras e algazarras, mas fazem um trabalho enorme em benefcio da sociedade, que, diga-se de passagem, muito pouco reconhecido. E as POMBAS GIRAS seriam as margaridas mulheres que trabalham tambm na limpeza de nossas ruas e nossa cidade, exercendo a sua profisso com presteza e determinao. Assim como devemos ter um conceito mais respeitoso dos EXS, devemos tambm dedicar mais respeito aos trabalhos das POMBAS GIRAS, deixando de encar-las como mulheres vulgares e da vida, que s vm para arranjar casamento ou o que pior, para desfazer casamentos... Isto uma coisa absurda e vulgar... O trabalho da POMBA GIRA srio. tambm um trabalho de descarrego, de limpeza, de unio entre as pessoas. De abertura dos caminhos da vida, seja do ponto de vista material, mental ou espiritual. O que esse lixo? Nossos pensamentos negativos. Nossa sociedade desigual, perversa e preconceituosa. Nossas aes. Nossas emoes negativas se sobrepondo nossa capacidade de amar. Por isso devemos respeitar ao mximo o trabalho dos EXS, levando-os a srio e no os desrespeitando e nem os menosprezando. Sabendo que a religio de UMBANDA, segundo o CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS A manifestao do esprito para a prtica da caridade,
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

qual a principal funo desempenhada pelos EXS nos nossos Templos, Terreiros, Casas ou Centros? Na UMBANDA o EX uma Entidade que cuida da Segurana da casa e de seus mdiuns. Todas as religies tm entidades que cumprem esse papel. A reunio de EXS ou Gira de EX tem como finalidade descarregar os mdiuns e os consulentes. Unindo suas energias eles so capazes de entrar em contato e orientar mais facilmente almas que ainda no encontraram um caminho. Estas almas vivem entre os encarnados, prejudicando-os, obsedando-os e at mesmo trazendo-lhes um desequilbrio to grande que so considerados loucos. Para este trabalho eles necessitam muito de nosso equilbrio e de nossa energia. Nosso equilbrio utilizado por eles no momento em que as entidades sofredoras se manifestarem com dio, rancor, raiva e, ns precisamos ter bons pensamentos e sentimos verdadeiros de amor e harmonia para que desta maneira as desarmemos e no as deixemos tomar conta da situao e quem sabe, at as persuadir a mudarem de caminho libertando-se assim do encarnado ao qual est ligada. Nossa energia utilizada em casos em que estas almas esto sofrendo com o desencarne, tristes, com dores, humilhadas, desorientadas e assim, eles transformam as nossas energias em fluidos balsmicos que as ajudam, em muito, na sua recuperao. Muitas destas almas desorientadas no conseguem nem se aproximar dos Terreiros de UMBANDA, pois os EXS da Tronqueira ficam encarregados de fazerem uma triagem liberando a passagem apenas das almas que eles percebem j estarem prontas para o socorro, ou seja, prontas para seguirem um novo caminho longe do encarnado ao qual estava apegada.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

EXS TRONQUEIRA No confundir o trabalho do EX guardio com o trabalho do EX TRONQUEIRA. O EX TRONQUEIRA aquele que guarda o Terreiro e passa por uma triagem s pessoas que entram no Terreiro. Por isso a sua casa colocada junto porta de entrada e a primeira a ser saudada. Todos devem ter o mximo de respeito do EX TRONQUEIRA, pois se uma Gira corre bem e firme devemos agradecer principalmente a ele. Este trabalho de separao feito por eles com muito empenho e seriedade e ser muito melhor sucedido se o encarnado der continuidade ao mesmo, melhorando os seus pensamentos e se livrando da negatividade e do medo. Os EXS so entidades que riem, mas no brincam em servio, por este motivo, os mdiuns devem ter por eles o maior respeito e considerao, pois so eles os nossos guardies e da Gira, responsabilizando-se pela limpeza dos fluidos ou energias mais pesadas. Cada pessoa que entra em uma casa de UMBANDA traz consigo seu saco de lixo cheio (so seus pensamentos, suas raivas, suas desiluses...) e so os EXS os trabalhadores encarregados de juntarem todos estes sacos para descarregar, dando a cada um de ns a oportunidade de diminuir o nosso lixo e facilitando nossas prximas limpezas. Cada vitria nossa para estes trabalhadores um passo no caminho do desenvolvimento. Os EXS precisam das nossas energias positivas para que possam desempenhar melhor o seu trabalho, cada mdium que passa pela obrigao de colaborar com eles, deve acrescentar energia e equilbrio ao trabalho que eles executam. por este motivo que tantas vezes falado que devemos ter cuidado com nossos pensamentos e pedidos, pois eles so energias.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

Nota: Os mdiuns que vo fazer a obrigao de EXS devem permanecer em estado de seriedade, afastando-se de bebidas, festas, que neste caso exercem uma atrao para as almas desorientadas. A funo da obrigao de EX basicamente para fazer com que o EX assuma no campo funo principal de guardio do mdium, desde que este se comporte a altura de sua amizade e respeito.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

MDIUM E EX Todo mdium que vai incorporar o seu EX, j tem um predestinado; E como que o EX predestinado a um mdium? Por encarnaes passadas. O EX pode ser bem evoludo e pouco evoludo, em luz, fora, sabedoria, onde o EX pode ensinar o mdium e aprender tambm. A sabedoria no depende s do EX e sim do mdium tambm, ou seja, no adianta o mdium ter um EX evoludo e forte e, ele ser leigo; o mdium tambm tem que estudar saber trabalhar, a o mdium tambm evolui! Deve tratar os EXS, fazer obrigaes, assentamentos, tem que saber tratar, por isso deve estudar.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

A SAUDAO AOS EXS A saudao ao EXS LARY = SALVE que tambm quer dizer SALVE COMPADRE, BOA NOITE MOA. EX MOJUB - MOJU (VIVER A NOITE) B (ARMAR EMBOSCADAS), ou seja, armar emboscada vivendo a noite. Mas, na UMBANDA o trabalho dos EXS o de guardio. Assim ao cumpriment-lo estamos dizendo: Salve Aquele que vive a noite, que nos livra das emboscadas. Assim estamos reconhecendo seu poder e ao mesmo tempo estamos pedindo sua ajuda e proteo.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

ALGUNS SIGNIFICADOS DOS NOMES DE ALGUNS EXS GUARDIES: - SETE ENCRUZILHADAS: Representa os diversos caminhos abertos em nossas vidas; representa ainda o livre arbtrio professado na religio de UMBANDA e conseqentemente nossa liberdade na escolha de nosso prprio caminho. - MARAB: MA: Verdadeiramente RA: Envolver AB: Proteo - Aquele que envolveu perfeitamente com sua proteo ou Salve aquele cuja fora protege. - CAVEIRA: Representa nossa mais profunda transformao, aquela onde nossa parte material j se encontra em profunda degradao e, no entanto, nossa alma permanece em evoluo. - SETE CAPAS: Representa o momento de transio final; o EXS da hora da passagem; responsvel pelo corte do cordo fludico no momento final dos filhos de UMBANDA. - TIRIRI: TI: com grande fora RIRI: valor e mrito Aquele que protege com grande fora aos que tem valor e mrito. - VELUDO: Representa a doura, a delicadeza, mas tambm a fora, a resistncia. Representa ainda a riqueza material e espiritual trazidas pela Linha qual serve. - TRANCA-RUAS: Representa um grande poder de defesa para aqueles que a ele se dirigem; defesa contra aqueles que nos desejam o mal, contra ns mesmos e contra aqueles pensamentos e aes que tendem a impedir nossa evoluo.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

O USO DO FUMO E A MAGIA DO MARAFO NOS TERREIROS DE UMBANDA A UMBANDA trabalha com os elementos e foras da natureza e os manipula, ou seja, trabalha com magia. A magia de UMBANDA se d atravs dos elementos ar/fogo/terra/ar. Dependendo da linha, cada entidade utilizar um tipo de "alam". Assim, as velas, por exemplo, so utilizadas para manipulao dos elementos fogo/ar. As defumaes de ervas so manipulaes dos elementos terra/fogo/ar etc. De igual forma, a queima do fumo (elementos fogo/terra/ar) e as bebidas (elemento fogo/gua). Os tipos de fumo utilizados nas sesses de UMBANDA so os fumos de rolo (cachimbo), o charuto, o cigarro de palha. No sei se vocs sabem, mas no se traga nenhum deles. Todos sem exceo so utilizados para "fazer fumaa". So utilizados somente quando a entidade est fazendo algum trabalho, como por exemplo, dando consulta. Somente nas giras de EX (Ki-banda), que esto mais na nossa faixa vibratria, utilizam-se as cigarrilhas e os cigarros comuns. As bebidas na UMBANDA so gua mineral, sucos, cerveja branca, cerveja preta, guaran, caf, ch e vinho. Essas bebidas so usadas apenas quando a entidade est fazendo algum trabalho. No , como muitos pensam que basta a entidade se manifestar e logo ter que beber algo. J na Kimbanda, que elemento fogo em essncia, utiliza-se a cachaa, a sidra, o anis, o usque e vinho quinado. So bebidas mais fortes, mais de acordo com a faixa vibratria prxima nossa.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

H casos, tambm, em que a utilizao de bebida e fumo no vem por parte da entidade e sim por falta de educao medinica. A verdadeira oferenda uma restituio de energias, o que equilibra o indivduo e lhe ativa vrias funes. As oferendas no so para os Espritos COMEREM, mas para que absorvam teores energticos de suas emanaes. O fumo a erva mais tradicional da teraputica psico-espiritual praticada na UMBANDA. Originrio do mundo novo, os nativos fumavam o tabaco picado e enrolado em suas prprias folhas, ou na de outras plantas, conhecendo o processo de curar e fermentar o fumo, melhorando o gosto e o aroma. Durante o perodo fsico em que o fumo germina, cresce e se desenvolve, arregimenta as mais variadas energias do solo e do meio ambiente, absorvendo calor, magnetismo, raios infravermelhos e ultravioletas do sol, polarizao eletrizante da lua, ter fsico, sais minerais, oxignio, hidrognio, luminosidade, aroma, fluidos etreos, cor, vitaminas, nitrognio, fsforo, potssio e o hmus da terra. Assim, o fumo condensa forte carga etrea e astral que, ao ser liberada pela queima, emanam energias que atuam positivamente no mundo oculto, podendo desintegrar fludos adversos contextura perispiritual dos encarnados e desencarnados. O charuto e o cachimbo, ou ainda o cigarro, utilizados pelas entidades filiadas ao trabalho de OXAL so to somente defumadores individuais. Lanando a fumaa sobre a aura, os plexos ou feridas, os espritos vo atuando em benefcio daqueles que os procuram com f. Os cigarros so utilizados para fins mais materiais, normalmente relacionados com negcios financeiros.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

Os charutos de fumo grosseiro e forte so peculiares magia dos EXS, enquanto os charutos de fumo de melhor qualidade so usados por Caboclos. J os Pretos-Velhos do preferncia aos cachimbos, nos quais usam diversos tipos de mistura de ervas, como o alecrim, a alfazema e outros, alm de utilizarem cigarros de palha, impregnando assim os elementos com a sua prpria fora espiritual, transformando o tradicional "pito" em um eficiente desagregador de energias negativas. Desta maneira, como o defumador, o charuto ou o cachimbo so instrumentos fundamentais na ao mgica dos trabalhos umbandistas executados pelas entidades. A queima do tabaco funciona como um defumador individual, prprio, dirigido ao objetivo do Guia, que no traz nenhum vcio tabagista, como dizem alguns, representando apenas um meio de descarrego, um blsamo vitalizador e ativador dos chakras dos consulentes. Vemos assim que, como ensinou um Pai Velho, "na fumaa est o segredo dos trabalhos da UMBANDA". EXS gostam muito de bebidas volteis e a aguardente est entre elas ao qual do o nome de malafo ou marafo, alm do conhaque, cerveja e outras bebidas fortes. As POMBAS GIRAS gostam de anis e champanhe. No h necessidade de o mdium ingerir a bebida, pois a mesma pode ficar num copo e o EX ou POMBA GIRA trabalhar com a sua energia utilizando o contedo astral da bebida. A cachaa tem dupla funo. Serve para amortecer o mdium permitindo ao esprito melhor domnio de seu mental, alm de ser manipulado no plano espiritual para fins que fogem completamente nossa compreenso. Esprito no vem no terreiro para beber. O grande EX Tranca Ruas das Almas, inquirido sobre a necessidade do esprito beber respondeu:

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

- Se quisesse beber no viria nos terreiros. Iria freqentar os bares onde vivem os alcolatras e l arranjaria um copo vivo (termo usado para aqueles que so dominados por espritos viciados em bebida). Aqui vale um ensinamento: No mundo espiritual existe o principio da lei dos semelhantes, ou seja, o semelhante atrai o semelhante. Todo homem embriagado quase sempre est acompanhado de um esprito semelhante. O grande problema que, como o esprito no pode ingerir a bebida, ele aspira, para sua satisfao, o cheiro do lcool, razo pela qual o bbado (copo - vivo), ingere enormes quantidades de bebida. Uma parte para ele e outra para o esprito. Interessante que esses espritos protegem o seu doador, bem como ns fazemos com o copo que nos serve para beber gua. As oferendas para estes EXS no incluem sangue ou carne, nem nunca devem ser feitas em encruzilhadas de rua, e sim em campos, matas ou capoeiras. Quem despacha nas encruzilhadas de rua no sabe o que est alimentando. Quem come ou sente fortssimos desejos de alimentarse com emanaes do sangue, do lcool, do dend, farofa, carne, pipoca etc no so os EXS conhecidos na UMBANDA, como batizados, e sim os espritos dos agrupamentos e sub-agrupamentos que compem as legies, chamados Kiumbas, e que so os marginais do astral, alm de mistificam caboclos, pretos-velhos e at os prprios EXS. So espritos viciados e no se desgrudam facilmente daqueles que costumam aliment-los. No largam suas presas facilmente, pois no querem perder a fonte de seus prazeres. Quem baixa nos terreiros dando gargalhadas histricas, fazendo contores, jogando o mdium de joelhos, falando palavres etc so estes Kiumbas. Cercam centros de UMBANDA e Espritas prontos para invadi-los primeira fresta que acharem na corrente ou na segurana. Por isso, em UMBANDA,
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

costuma-se designar um EX (vulgarmente conhecido como EX da Porteira) para tomar conta destes Kiumbas, mantendo-os fora do ambiente de trabalho. EXS e POMBAS GIRAS prestam obedincia ao Chefe da Casa.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

DEFINIES IMPORTANTES: Defumao - Ato de purificar o ser, o objeto e o ambiente, atravs da fumaa. o ato de expulsar o negativo, atravs de aromas, ou seja, das essncias (ervas: alecrim, benjoim, incenso e outras), de acordo com a necessidade da utilizao. A defumao tem sempre carter expulsatrio (exorcstico) de espritos. Entre todas as tribos da raa Tupi, o Tabaco considerado como planta sagrada. O segredo e a utilizao desses elementos por parte de nossas entidades, do uso do cachimbo, do charuto e do cigarro nos trabalhos, defumando e no como vcio. Como soprar a fumaa, so variados, dependendo do caso em questo. Atuao do Defumador: - A essncia do defumador, desfazendo-se no ambiente, isto , misturandose com o ter atmosfrico, vai ser sentido pelos espritos; - Seu aroma desperta alguns centros nervosos dos mdiuns, fazendo esses centros vibrarem de acordo com as irradiaes fludas da Entidade. Fogo - Utilizado para acender defumadores, charuto, cachimbo, cigarro e plvora. Associado nos ritos de magia e religio como afastador de espritos ruins e dos males. O fogo da plvora (tuia) produz o estouro e a fumaa para que expulse a negatividade, rompendo o campo magntico. Velas - Vieram para a Umbanda por influncia do Catolicismo.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

Iluminadas, so pontos de convergncia para que o umbandista fixe sua ateno e possa assim fazer sua rogao ou agradecimento ao esprito ou Orix a quem dedicou. Ao ilumin-las, homenageia-se, reforando uma energia que liga, de certa forma, o corpo ao esprito. gua - Sua utilidade variada. Serve para os banhos de amacis, para lavar as guias, para descarregar os maus fludos, para o batismo. Dependendo de sua procedncia (mares, rios, chuvas, cachoeiras, lagos e poos), ter um emprego diferente nas obrigaes. A gua poder concentrar uma vibrao positiva ou negativa,

dependendo do seu emprego. Ponto Riscado - Se no houvesse o segredo, para que ento o ponto riscado? Cada ponto, seja de Caboclo, do Preto Velho ou do Exu, tem uma interpretao, podendo identificar aquele que o risca, podendo caracterizar a natureza do trabalho. Concentrao - ter a mente fixada sobre um objeto. Meditao - uma corrente contnua de pensamentos a respeito desses objetos. Bater Cabea - O mdium da Casa, em respeito s firmezas dos Orixs, deita-se de barriga pra baixo em frente a ele (Gong) a fim de pedir proteo. Gong - Altar dos Orixs, onde ficam os smbolos, ots, imagens, etc... Ot - Pedra ou pedao de metal, ax do Orix (onde se fixa a fora mgica do Orix). O Ot tem vida; somente assim um Ot. Sua forma, dependendo do Orix, poder ser redonda, arredondada (ovalada) ou comprida.
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

Preceito - Normas, proibies e recomendaes relativas ao culto. Bebidas - Na Umbanda, bebem os mdiuns irmanados com seus Guias espirituais, na certeza de que confraternizam brindando com seus coets (cuias), invocando os poderes do Deus Onipotente na sua Corte Celestial com os Ministros (Orixs). Penacho e Cocares - Os guias no precisam deles para demonstrar sua condio de representantes do Orix. Charutos, Cachimbos e Cigarros - O segredo e a utilizao, desses elementos por parte de nossas entidades, o modo como a fumaa dirigida (magia) tem o seu er (segredo) e no como muitos utilizam, para alimentar a vaidade, o vcio e a ignorncia. Pemba - A fora esotrica da Escrita Astral, na Umbanda feita pela Pemba (giz oval - forma cnica), que tem o poder de abrir e fechar trabalhos de magia, e de purificar, quando em forma de p lanada ao ar no ambiente em que se utiliza. Prece - uma evocao por meio da qual colocamos nossos pensamentos em relao ao ente e Entidade a que nos dirigimos. Pode ser pensada ou mentalizada, falada ou cantada. Obrigao - um dever, um compromisso com as Entidades. Implica na presena do Sacerdote, que com sua fora espiritual, com o conhecimento do ritual e do material a ser aplicado na obrigao, estabelece o elo, o canal entre o filho e as foras espirituais. Oferenda - um ato livre que qualquer pessoa pode fazer, desde que tenha conhecimento do que poder oferecer Entidade. Corimbas - So cnticos invocando as Entidades, marcando o incio de sua incorporao ou desincorporao, para criar formas mgicas para
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

determinados trabalhos, para abrir e fechar sesses no Terreiro, parar pedir foras espirituais, para afastar espritos maus, para pedir maleme (perdo) e outras diversas finalidades. Pa (3 palmas lentas) - Utilizado para pedir permisso para entrar, saudar e licena. Bater com as pontas dos dedos, no cho - Da mo esquerda: Saudando os caminhos de Exu; da mo direita: Saudando, homenageando e pedindo licena ao local. Vestimenta : - Roupa Branca: a vestimenta para a qual devemos dispensar muito carinho e cuidado, idnticos ao que temos para com nossos Orixs e Guias. As roupas devem ser conservadas limpas, bem cuidadas, assim como as guias, no se admitindo que um mdium, aps seus trabalhos, deixe suas roupas e guias no Terreiro, esquecidas. Quando a roupa fica velha, estragada, jamais o mdium dever dar ou jogar fora. Ela dever ser despachada no mar, juntamente com uma pequena imantao (oferenda) para o Orix ou Entidade a que pertencer. Fica claro que obrigatrio seu despacho, pois se trata de um instrumento de trabalho do mdium. Trabalho descalo: O mdium deve trabalhar descalo por uma questo de humildade e para facilitar a incorporao, bem como para haver melhor descarga dos fludos nocivos, diretamente para a terra. Estando o mdium calado, estar isolado da terra, o que dificultar a eliminao dos fludos nocivos (negativos). Banhos de Descarga - So coisas srias, requerendo ateno de quem os toma, bem como de quem os administra. um banho de flores, ervas ou essncias. Cada um deles traz o seu magnetismo e a pessoa vai absorv-lo de modo que ao tom-lo, elimina toda a influncia negativa agregada a
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

sua vibratria humana (corpo etreo). As ervas, de preferncia, devem ser colhidas por pessoas capacitadas para tal, em horas e condies exigidas, entretanto, podem ser usadas tambm as adquiridas no comrcio (frescas), desde que quem v us-las, as conhea. Podero ser tambm preparados banhos de descarga, com rosas brancas (banho neutro) e de efeito muito positivo, podendo ser tomado por qualquer pessoa sem afetar sua faixa vibratria. As essncias tambm devem ser utilizadas com cuidado, pois contm muita vibrao, somente administradas por pessoas capacitadas. - Preparo: O melhor modo pelo qual obtemos uma maior imantao, seja ele com flores, ervas ou essncias, atravs do calor, da evaporao, isto no ritual da Umbanda. Colocamos numa panela a gua e a deixamos ferver. Quando estiver fervendo, apagamos o fogo. Ento, colocamos as ptalas das flores, ervas ou essncias, abafando e deixando em infuso para o devido cozimento por evaporao. No caso das flores e ervas, aps o cozimento, coamos o mesmo num pano branco e guardamos os resduos para serem despachados oportunamente. - Uso: O chacra medinico (frontal) e glndula (nuca) so os dois pontos que fecham a faixa vibratria medinica. Com elas, para o crebro convergem as vibraes captadas, sendo razo indispensvel para que o banho seja derramado sobre a cabea, pois da parte todo comando do corpo, o que por outro lado acarretar prejuzo, quando mal aplicado (no caso das ervas e essncias), caso este em que o magnetismo do banho no estiver em harmonia com a vibratria medinica da pessoa. Entidades Espirituais - So espritos de alta, mdia e baixa faixa vibratria, em ascenso evolutiva, ou no, no Plano Espiritual.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

Guia (Entidade) - o esprito de luz que procura guiar os homens, afastandoos do mau caminho, representando o Orix de coroa de mdium. Poder ser um Caboclo ou um Preto Velho. Protetor (Entidade) - um esprito que passou pela vida terrena e deseja obter mais luz, fazendo o bem e promovendo a paz entre os homens que vivem ainda no plano material. Macaia - Lugar de retiro, em plena mata, onde os mdiuns vo descansar, refazendo suas foras psquicas, no contato direto com a natureza e local nativo do "habitat" de Orixs. Pontos de Segurana - So os pontos que se riscam e cantam no incio da Sesso. Tm por finalidade, como o prprio nome j diz, trazer segurana para os trabalhos daquela Sesso. Tais pontos impedem a intromisso de espritos malficos. Sem tais pontos, os trabalhos realizados naquela Sesso ficariam nulos ou perderiam quase todo o efeito. Sesso - Reunio dos adeptos da Umbanda para promoverem os seus desenvolvimentos espirituais, homenagem ou procura de curas de males materiais e espirituais. Batismo - realizado atravs da gua, do fogo (vela), do sal, das ervas, da pemba e leos sacramentais. Amaci - So ervas frescas maceradas na gua limpa (de cachoeiras, nascentes etc) que tem por finalidade a lavagem de cabea em especial, para tranqilizar a mente e intelecto de seus adeptos. Gira - a cerimnia onde so invocados os espritos. Cambono - Tem por obrigao atender as entidades quando incorporadas e interpretar sua fala para os consulentes. um mdium, designado para tal funo.
Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

COMENTRIOS: Sabemos que h EXS que trabalham nos ambientes pesados do Astral desmanchando as porcarias que os encarnados encomendam aos seus asseclas desencarnados que patrocinam certos processos de magia trevosa. Eles operam em climas pesadssimos e so craques em dissolver as energias pesadas emanadas pelo dio. So espritos que no costumam aparecer ostensivamente e no so dados a floreios espirituais. Costumam ser bem diretos e falam na cara o que for preciso, sem qualquer dose de concesso ao ego de quem os escuta. Dentro de sua maneira direta de agirem, eles no suportam pessoas hipcritas e nem espiritualistas que complicam o servio com os seus problemas corriqueiros. Tambm no gostam de pessoas que trabalham sem honra no caminho e apenas voltadas para a resoluo de suas problemticas infantis. Apesar de aparentarem um jeito meio agressivo (quem os critica no trabalha com as energias pesadas que eles tm que aturar a toda hora e nem tem metade da raa desses amigos que operam no Umbral e que tanto ajudam a humanidade sem receberem o mnimo reconhecimento), respeitam muito a quem trabalha verdadeiramente voltado para a Espiritualidade Superior. Alguns desses grupos extrafsicos trabalham ligados a diversos mestres espirituais que ajudam invisivelmente a humanidade. Servem nos planos densos sob o comando secreto dos mentores que patrocinam o

esclarecimento espiritual planetrio. So eles que seguram as barras pesadas nos ambientes crosta-a-crosta e nos planos extrafsicos densos (umbralinos). So eles os amparadores que descem as furnas malignas para enfrentar o mal que se esconde do olhar dos homens sem f e sem coragem.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

Sim, so eles que se revestem de coragem e partem para os combates com os agentes extrafsicos patrocinadores e exploradores das trevas humanas que se escondem aos olhos dos homens, mas que so observadas por esses EXS-amparadores. So eles que ajudam muito a proteo de diversos grupos espiritualistas e nunca so reconhecidos pelos mesmos (muitos grupos esto mais preocupados com a pureza doutrinria do que com a verdade que se apresenta e precisa ser evidenciada de forma universalista).

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

ALGUNS TPICOS PARA FACILITAR: 1. "Muitas pessoas que correm para os lugares espiritualistas em busca de ajuda no merecem ser ajudadas. No fazem nada para melhorar, s querem que algum tire o peso de seus cangotes.. 2. "O ser humano muito falso mesmo. Vai pedir ajuda espiritual como se fosse um perseguido e injustiado, mas nem conta dos desejos

cruis que carrega e que so a causa de sua desdita.. 3. "Os obsessores so tinhosos mesmo e perturbam muito, principalmente se a pessoa lhes d fartura de pensamentos ruins na cachola e lhes d a guarida de suas energias.. 4. "Algumas pancadas espirituais que as pessoas levam so bem merecidas. Quem manda mexer com o que no deve? Quem enfia a mo no vespeiro quer ser ferroado. Depois no adianta reclamar!. 5. "As pessoas olham muito para os defeitos dos outros. Por isso no tem tempo de enxergarem suas prprias mazelas. Mas os obsessores adoram v-las, ao vivo e a cores, direto dentro delas mesmas, de preferncia acoplados juntos e fazendo a festa.. 6. "Quem trabalha direito e segue seu caminho com honra no precisa de proteo espiritual. A luz de seus propsitos j lhe protege e inspira. Porm, em alguma necessidade a mais, pode contar com a gente mesmo. Nem precisa pedir. Quem raudo no rala-rala da vida e ainda pensa no bem dos outros merece ser tratado com o devido respeito." 7. "Tem muita gente fazendo coisa braba para os outros. Problema delas! Vo se ferrar, mais cedo ou mais tarde. Tudo o que elas mandarem na inteno de algum ir voltar para elas mesmas l na frente..

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

8. "Quanto maior for m inteno de algum, maior ser a chusma de espritos perversos agarrados em suas energias." 9. "Tem muita gente rezando para acabar com algum ou para conquistar a fora o que no merece. Ah, eles vo se ferrar!. 10. "A maioria das pessoas no tem vergonha na cara. Rezam pouco, pensam mal dos outros, esto cheias de medo e ainda deixam guarda aberta por causa de seus rolos emocionais. Depois ainda ficam se perguntando, o porqu de tantas coisas ruins estourando em suas vidas pequenas e apagadas." 11. "A grana que o pessoal paga em algum lugar, para fazer coisa braba para os outros poderia ser usada para ajudar os pobres. Quem faz isso merece as porradas espirituais que leva e os obsessores que arrasta em sua companhia." 12. "O dinheiro no capaz de comprar uma noite de sono com a conscincia tranqila. E durante o sono que muita gente se ferra no Astral. Tem esprito brabo doido para fungar em seus cangotes e sugar suas energias. E tem gente que ainda acha que pesadelo." 13. "Quem justo tem a proteo que merece. Pode sair do corpo sem susto. Est em casa e no tem o que temer. Pode voar por a e aproveitar as horas de recreio espiritual. Os guias espirituais os orientaro e os protegero de qualquer coisa, desde que sejam justos." 14. "Muitos j nos chamaram de polcia do baixo astral ou de

lixeiros do Astral inferior. Pela parte que nos toca, muito obrigado. Mas ns somos mesmo ajudante de servios gerais no Astral. Fazemos o que preciso e justo, sem passar dos limites que os Maiorais da Espiritualidade nos determinaram. Nenhum de ns trara! Somos o que somos. Somos honrados

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

e ningum nos compra. E ai de quem tentar nos enrolar com promessas falsas ou intenes ruins."

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

CONSELHOS DE UM EX - AMIGO Enquanto as Trevas em meu corao no fizerem morada, pelo meu Criador, Nelas eu trabalharei. Humanidade sofrida, que se arrasta em seu prprio lixo, no percebe que vs sois os culpados por toda a maldade e tristeza do mundo? Por que culpam os demnios, se em vs eles se encontram? Por que escondem - se de si mesmos e no enfrentam esse "lobo", que vive travestido com o hbito sagrado? Dizem que EX uma entidade perversa, uma entidade que deve ser temida. Ora, eu j assumi o meu "lobo" h muito tempo, se no sou santo, tambm no sou mais um hipcrita que se auto - engana, fechando os prprios olhos e virando as costas para as Trevas, que tambm fazem parte de mim. Deus o TODO e em TUDO est. Abram os olhos e enfrentem hoje as Trevas que vivem em vs, para amanh no perderem - se nelas. Um verdadeiro guerreiro da luz e amor do Criador pode "entrar e sair" do mais profundo inferno, pois nele, as trevas j foram combatidas e vencidas. Honra e carter todos ns, EXS trazemos, pois um dia j enfrentamos as nossas trevas pessoais, cara a cara. E vs, at quando sero falsos cordeiros mansos e serenos? A oportunidade da encarnao lhes foi dada. Aproveitem. Nunca houve tanta abertura de conhecimento, dessa vez no tem como errar. Tudo que fizerem ser pouco pelo o que o Criador est lhes dando. Tudo que errarem, ser muito...

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

Aqueles que ouvirem o chamado da evoluo, em ns tero aliados. Enquanto aqueles que preferem negar e esconder as Trevas em si, nada faremos afinal um dia ela h de possu-los. Levanta - te e enfrenta a si mesmo! Um EX, por honra e amor ao Criador! (esse texto a descrio das palavras de um EX Amigo e trazem informaes importantes e complementares a respeito de luz e trevas)

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

A KIUMBANDA, NA VISO DE ANDR LUIZ (LIVRO: LIBERTAO): 1) A rigor, portanto, no temos crculos infernais, de acordo com os figurinos da antiga teologia, onde se mostram indefinidamente gnios satnicos de todas as pocas e, sim, esferas obscuras em que se agregam conscincias embotadas na ignorncia, cristalizadas no cio reprovvel ou confundidas no eclipse temporrio da razo. Desesperadas e insubmissas criam zonas de tormentos reparadores. Semelhantes criaturas, no entanto, no se

regeneram a fora de palavras. Necessitam de amparo eficiente que lhes modifique o tom vibratrio, e os elevando no modo de sentir e pensar. 2) Incapacitados de prosseguir alm do tmulo, a caminho do Cu que no souberam conquistar, os filhos do desespero organizam-se em vastas colnias de dio e misria moral, disputando, entre si, a dominao da Terra. Conservam, igualmente, quanto ocorre a ns mesmos, vastos e valiosos patrimnios intelectuais e, anjos decados da Cincia, buscam acima de tudo, a perverso dos processos divinos que orientam a evoluo planetria. 3) So conservados e respeitados na obra evolutiva do mundo, pelas qualidades apreciveis e dignas que j conquistaram, embora as paixes violentas que lhes assinalam a vida ntima, e so utilizados ento por gnios superiores, no servio do aprimoramento planetrio, em que vigiam e reajustam os mais fracos, sendo vigiados e reajustados pelos mais fortes... Em tal posio, auxiliam e so auxiliados, do e recebem, impulsionam o progresso e progridem a seu turno. Obs.: Tais gnios superiores seriam os Guardies Planetrios, sob comando das falanges superiores. 4) E estejamos convencidos de que se o diamante lapidado pelo diamante, o mal s pode ser corrigido pelo mal. Funciona a Justia, atravs

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

da injustia aparente, at que o amor nasa e redima os que condenaram as longas e dolorosas sentenas diante da Boa Lei. 5) Conhecem inumerveis recursos de perturbar e ferir, obscurecer e aniquilar. 6) Pelo endurecimento do corao, conquistou a confiana de gnios cruis, desempenhando a detestvel funo de grande sacerdote em mistrios escuros. Chefia condenvel falange de centenas de outros espritos desditosos, cristalizados no mal, e que lhe obedecem com deplorvel cegueira e quase absoluta fidelidade. Obs.: O que vulgarmente se chama de magia negra.

Apostila desenvolvida para fins de estudo acerca dos Exs. Os dados aqui relatados fazem parte de uma pesquisa de instrues de vrios autores e so relatadas conforme a viso de quem a desenvolveu. Assim fica claro que todo estudo obedece ao ponto de vista de quem o fez e permite que todas as informaes contidas possam ser debatidas, trazendo novas luzes sobre o tema abordado. Claudio Max Amorim Moreira Sarasha Caevama.

BIBLIOGRAFIA: - UMBANDA: Mitos e Realidade (Prelo) Me Iassan Aypor Pery; - Lies de UMBANDA e QUIMBANDA na palavra de um Preto-Velho W. W. da Matta e Silva; - Lies Bsicas de UMBANDA - F. Rivas Neto; - A voz do silncio Por Vov Benta - Leni W. Saviscki; - WAGNER BORGES - So Paulo, 16 de julho de 2002, s 18h. - IF O ORIX DO DESTINO - Mestre Itaoman

You might also like