You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE SALVADOR UNIFACS

EIXO DE FORMAO HUMANSTICA CURSO: ENGENHARIA MECNICA

LEANDRO CAVALCANTE RIOS

ATIVIDADE VIRTUAL 1

Salvador 2011

LEANDRO CAVALCANTE RIOS

ATIVIDADE VIRTUAL 1

Trabalho apresentado a Universidade Salvador ao Eixo de Formao Humanstica como avaliao parcial da disciplina Arte e Cultura. Tutor: Erilene Lessa Taranto Braga.

Salvador 2011

ATIVIDADE VIRTUAL 1

Questo 01

Retomemos o que foi dito com relao cultura. O homem sempre se agrupou, como

forma de sobreviver. Em conjunto era mais fcil resistir s foras da natureza, e as aes poderiam se dar de maneira cooperativa. A linguagem, dando-lhe conscincia reflexiva, possibilitou tambm a conjugao das atividades, no esforo de transformar o mundo. Desenvolveram-se, ento, culturas diversas a partir de como cada agrupamento humano interpretava a realidade e a transformava segundo as suas necessidades. Cada cultura apresenta, pois, uma maneira sua, peculiar, de sentir o mundo e de nele atuar. Cada cultura tem suas construes prprias, sua alimentao, seus costumes, sua religio, arquitetura, valores, etc. Um fenmeno comum a todas as culturas (...) a arte (...) A arte nos acompanha desde as cavernas (...) O artista no diz (um significado conceitual) o artista mostra (os sentimentos, atravs de formas harmnicas). O artista procura concretizar, nas formas, aquilo que inefvel, inexprimvel pela linguagem conceitual (DUARTE JR. JooFrancisco. Por que Arte-Educao? 8 Ed. Coleo gere. Campinas, SP: Papirus. 1996) Com base nos trechos acima, discuta o que diferencia arte e cultura e de que forma ambas interagem nas sociedades, apontando as diversas dimenses da cultura na contemporaneidade. Cite exemplos de como essas dimenses podem ser localizadas no contexto da Cidade de Salvador. Seu texto dever ser escrito em, no mnimo, 31 linhas.

Arte e cultura esto entrelaadas de tal forma que, s vezes, no conseguimos diferenci-las. Pode-se dizer que a arte faz parte de uma cultura e, da mesma forma, manifestao dessa cultura. Cultura o conjunto das produes materiais e espirituais (no sentido, do conhecimento humano: religio, mitos, cincia, filosofia, arte e senso comum). A arte uma dessas produes culturais e, claro, trata-se de uma manifestao do esprito humano. A cultura possibilita a humanizao que deve ser entendida como um processo de sociabilizao, construo de identidade individual e coletiva, aprendizagem de um sistema de cdigos (linguagem) que origina sua comunicao e torna possvel o conhecimento sobre uma viso de mundo, hbitos, crenas, condutas, etc.

Por sua vez, a produo material entendida como cultura, uma vez que, alm de se tratar da transformao que o homem exerce sobre a natureza, possibilita a prpria existncia do ser humano em termos e tcnicas, prticas, construes que so caracterizadas em determinadas pocas. O problema das diversas dimenses entre arte e cultura na contemporaneidade que as misturamos acreditando que so o mesmo e, alm disso, criando um sistema ideolgico de crenas, onde se pode dizer que uma pessoa pode ter mais ou menos cultura devido ao acesso que se tem a arte, cincia e tecnologia. Assim, podemos dizer que hierarquizamos o saber humano. A arte que, antes era uma manifestao de uma cultura a partir do fazer humano, hoje, entendida como uma indstria cultural, ou seja, o cinema, a msica, o teatro, as belas artes pertencem agora a um seleto grupo de indivduos (elite) e as demais pessoas (a massa, o povo) ficam com a "cultura popular" ou "arte popular que tida como menos refinada. Essa classificao ideolgica e segue interesses econmicos. A arte, apesar de ser uma manifestao da cultura, no deve ser confundida com esta, porque se trata de um conhecimento humano que procura refletir a realidade de outra forma, no tendo conceitos fechados, livre para a interpretao de quem a contempla, bem como, sem as classificaes da indstria cultural. Em Salvador, temos o caso da msica que, compreendida como indstria cultural, uma arte dividida em arte popular e arte de elite e, ao mesmo tempo, misturada com o conceito de cultura, de um lado temos o pagode e de outro o samba de raiz (que se tornou um produto consumido por quem se diz entendido de msica). A grande massa consome o pagode, enquanto um pblico dito "diferenciado" consome samba de raiz. Finalizando, uma viso crtica, alm de questionar os conceitos corriqueiramente usados pelos diversos meios de comunicao sobre a cultura e a arte, diferencia-os, pois apesar de serem entrelaados, a arte a extrapolao das crenas de uma cultura.

You might also like