You are on page 1of 3

Planejamento Anual de Educao Fsica

Professoras: Alessandra Patrcia Montes e Fontes Srie: 1, 2, 3, 4 , 5 Ano e Pav Turmas: A, B e C. Turnos: Vespertino e Matutino Ano: 2010 ______________________________________________________________________________________

Disciplina: Educao Fsica


Justificativa:
O exerccio fsico sendo praticado na escola uma prtica pedaggica indispensvel para o desenvolvimento integral da criana e do adolescente. A educao fsica escolar no deve ser considerada isoladamente como simplesmente uma disciplina que trabalha com o movimento corporal, mas sim para interagir com todas as outras, fazendo com que o ser humano deixe o corpo e a mente em sintonia. As aulas de educao fsica tm o propsito de levar o aluno a se interagir com os colegas, saber respeitar e conhecer seus prprios limites. Atravs das atividades ldicas a criana aprimora de forma prazerosa vrias habilidades, como a coordenao motora, lateralidade, noes de espao temporal.

Objetivo Geral:
A educao fsica tm o objetivo de desenvolver o ldico na criana, dar oportunidade ao aluno de superar e descobrir seus limites, isto estar presente em oficinas de teatro, atividades motoras, artes visuais, msica, jogos de raciocnio, com afim de despertar a criatividade, e recuperar danos causados por queima de etapas importantes na educao infantil. As aulas de educao fsica tem o propsito de desenvolver o campo psicomotor, proporcionando atividades que envolvem a rea motora, o esquema corporal, equilbrio, entre outros. De acordo com os PCNs espera-se que as crianas ao ingressarem na escola, possuam uma srie de conhecimentos sobre o movimento, o corpo e a cultura corporal, fruto de experincias pessoais, das vivncias dirias no seu ciclo e das informaes adquiridas pelos meios de comunicao.

Objetivos Especficos de acordo com as capacidades:


Desenvolver a coordenao motora; Aprimorar noes de espao temporal; Desenvolver o equilbrio e lateralidade; Proporcionar a higiene fsica e mental; Levar a criana a uma melhor convivncia em grupo; Conhecer de forma simples o sentido de competir, vencendo ou no; Melhorar a flexibilidade e agilidade com o corpo; Aumenta a amplitude de movimentos.

Contedos:
1 Bimestre: (Fevereiro, Maro e Abril) At 30/04/2010

Aprimorar de formas variadas a lateralidade, atravs de brincadeiras; Exerccios de coordenao motora dinmica (Movimentar o brao ao mesmo tempo que a perna, mo esquerda no ombro direito; Exerccio de equilbrio esttico e dinmico; Brincadeiras de roda; Ginstica historiada; Apresentao de vdeo (Cirque du Soleil); Jogo de palavras; Dinmicas de memorizao (Profisses, frutas, cidades); Aulas de alongamento em dupla e individual; Teoria de regras de alguns esportes; Figuras de iluso de ptica; Noes de primeiros socorros; 2 Bimestre: (Maio, Junho e Julho) At 16/07/2010 Brincadeiras de roda; Exerccios de destreza (acertar o alvo); O trenzinho cantado; Desenvolver o interesse pela arte atravs do teatro; Reproduzir movimentos e sons (animais); Jogos de raciocnio; Atividades com mmicas; Artes visuais; Confeco de peteca alternativa; Jogos de estimulao da percepo lgico matemtica (Noes de tamanho; alto/baixo, largo/estreito (fitas); grande/pequeno; muito/pouco); Anatomia superficial (apenas conhecer o prprio corpo), aula expositiva com o esqueleto; Ensaios para a Festa Junina; Aula sobre a Copa do Mundo (Confeccionar algum material sobre o assunto, apresentar um dos jogos). 3 Bimestre: (Agosto e Setembro) At 30/09/2010 Aulas prticas de peteca (em equipe, duplas, filas e crculos) algumas regras; Jogos de cultura familiar (aceitar sugestes dos alunos), fazer adaptaes necessrias; Jogos de corridas variadas; Relaxamento com msicas; Brincadeiras variadas utilizando materiais diversos (bola, arcos, corda, cones, tbuas e fitas); Apresentao de vdeo (Cirque du Soleil; Jamaica abaixo de zero); Noes de ginstica artstica (Trabalhar os movimentos bsicos).

4 Bimestre: (Outubro, Novembro e Dezembro) Enfatizar as brincadeiras tendo como base o Atletismo (Arremessos; saltos; corridas de formas variadas, obstculos); Jogos com estafetas (grandes e pequenos circuitos); Brincadeiras com garrafa pet; Danas utilizando ritmos brasileiros;

Brincadeiras pr esportivas; Conhecimento da quadra (identificar reas e linhas que delimitam a quadra, sabendo conhecer qual de cada modalidade); Gincanas entre salas na semana da criana; Iniciao esportiva (Fundamentos bsicos de handebol, voleibol, basquetebol e futsal). Apresentao de mgicas.

Referncias Bibliogrficas:

You might also like