You are on page 1of 22

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 1

AULA 4 Avaliao da Aprendizagem

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 2

AULA 4

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 3

SUMRIO

APRESENTAO DA AULA 4 ...............................................................................73 UNIDADE 1 - Avaliao da Aprendizagem ............................................................... 75 UNIDADE 2 - Medida, Verificao e Avaliao: Trs Processos Distintos ...............81 UNIDADE 3 - Instrumentos de Avaliao de Aprendizagem..................................... 83 UNIDADE 4 - Avaliao na Educao por Competncias .........................................85 . FECHAMENTO E ATIVIDADES DE CONCLUSO DA AULA .......................88

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 4

APRESENTAO DA AULA 4

Ol! Voc est na aula 4 do curso de Formao de Formadores. Nesta quarta aula sero discutidos os contedos das seguintes unidades:

1. Avaliao da aprendizagem. 2. Medida, verificao e avaliao: trs processos distintos. 3. Instrumentos de avaliao de aprendizagem. 4. Avaliao na educao por competncias.

A partir dos conhecimentos tratados nesta aula voc ser capaz de: Objetivos da aula

- Analisar e aplicar as orientaes sobre avaliao de aprendizagem - Conhecer os instrumentos de avaliao de aprendizagem. - Compreender a importncia da avaliao na educao por competncias.

Bom Estudo!

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 5

UNIDADE 1 Avaliao de Aprendizagem


Para iniciar, apresentamos uma histria do Prof. Waldemar Setzer, aposentado da USP, que vai lhe ajudar a refletir sobre o que voc estudar nesta aula. O BARMETRO H algum tempo, recebi um convite de um colega para servir de rbitro na reviso de uma prova. Tratava-se de avaliar uma questo de Fsica, que recebera nota zero. O aluno contestava tal conceito, alegando que merecia nota mxima pela resposta, a no ser que houvesse uma conspirao do sistema contra ele.

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 6 O que ser que o professor respondeu ao aluno? O que voc responderia? Registre sua resposta e depois a compare com a resposta do professor. Registre sua resposta aqui...

A histria continua, vamos l!

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 7

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 8 Quais seriam as outras respostas que o aluno deu aos professores? Voc poderia arriscar pelo menos uma. Depois siga em frente e confira as respostas dadas pelo aluno. Registre sua resposta aqui...

Veja agora as respostas que o aluno deu aos professores.

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 9 Bem, o professor Waldemar termina sua histria com a seguinte reflexo:

REFLEXO No basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornar assim uma mquina utilizvel e no uma personalidade. necessrio que adquira um sentimento, um senso prtico daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que belo, do que moralmente correto. A partir dessa histria, a seguir temos um desafio para voc.

DESAFIO Analisando a histria do prof. Waldemar, para voc, o que seria a melhor atitude de um educador, um formador, nesse caso? Voc concorda com professores que controlam o raciocnio dos alunos e cobram respostas prontas, com base em informaes mecanicamente arroladas? Registre sua resposta aqui...

Continuando a unidade sobre avaliao de aprendizagem, voc estudar agora um texto elaborado por Elizabeth Ladislau, especialista em avaliao.

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 10 Ao longo dos anos, a avaliao tem passado por acalorados debates no interior do sistema educacional, sofrendo modificaes importantes e evoluindo em sua forma, mtodos e critrios. Porm, no cotidiano da sala de aula, os problemas de hoje so os mesmos de 10, 20, 30 anos atrs. Na prtica, a avaliao tradicional utilizada como instrumento para manter a autoridade do professor. E Voc utiliza a avaliao em suas aulas como instrumento de autoridade? Pense sobre isso.

preciso superar antigos paradigmas, tais como: evento; medo; boletim de notas; imposio; autoritarismo; atitude secreta; o ser arbitrrio; o ser classificatrio e implantar novos paradigmas, tais como: processo; coragem; registro de anotaes; negociao; participao; transparncia; o ser criterioso; o ser promocional. Nessa concepo, no h espao para discriminaes, presses manipulativas, competio e rotulaes. Ao contrrio, a avaliao deve servir para consolidar entendimentos, apoiar necessrias atuaes e ampliar o comprometimento e o

aperfeioamento de indivduos, grupos, programas e instituies, enquanto permite a formulao de juzos e recomendaes, que geram aes, polticas e conhecimentos.

Ento, o que significa avaliar um indivduo?

Portanto, avaliar o indivduo significa observar o seu desenvolvimento contnuo na comunicao em suas diversas formas; no pensamento crtico; na busca de ideais; na convivncia coletiva; na conquista de novas aprendizagens; e nas diversas situaes de mobilizao de forma articulada de conhecimentos, habilidades, atitudes e suas vrias inteligncias - as inteligncias mltiplas - para a resoluo de problemas no s rotineiros, mas tambm inusitados em seu campo de atuao.

Agora que voc leu e refletiu o texto de Elizabeth Ladislau, v em frente! Na prxima unidade estudar sobre medida, verificao e avaliao.

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 11

UNIDADE 2 Medida, Verificao e Avaliao: Trs Processos Distintos


RELEMBRANDO... Na unidade anterior voc pode refletir uma concepo de avaliao de aprendizagem no tradicional. Nesta unidade voc ir conhecer trs processos distintos: Medida, verificao e avaliao.

Veja, a medida, verificao e avaliao esto presentes em cada ao educativa. - A primeira levanta informaes frias e acuradas, descreve quantificando; - A segunda verifica a veracidade, a validade e a confiabilidade dessas informaes; - A terceira ajuza o valor relativo de cada uma destas informaes, atribuindo-lhes significados e orientando as aes a serem implementadas.

Conhea a seguir a definio de cada um e seus instrumentos

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 12 Bem, voc pde entender ento, que avaliar muito mais do que aplicar um teste, uma prova, fazer uma observao. A avaliao deve ser um processo contnuo, envolvendo no apenas o aspecto quantitativo, mas tambm, e principalmente, o aspecto qualitativo, que fornecer informaes valiosas para os processos de ensino e de aprendizagem. Ela deve julgar o grau de aceitabilidade do que foi descrito no ambiente educacional, ou seja, ela deve ser um controle de qualidade, medindo a efetividade ou no do processo, para que mudanas possam ser feitas, objetivando garantir essa efetividade.

DICA Pense sobre isso, sempre que estiver planejando o processo de avaliao de suas aulas.

A seguir voc estudar os instrumentos de avaliao. Vamos em frente!

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 13

UNIDADE 3 Instrumentos de Avaliao de Aprendizagem

Veja bem, importante voc entender que, todas as vezes que se avalia, interessante preocupar-se com as tcnicas empregadas e suas finalidades. Se estas esto condizentes com a filosofia e os objetivos que caracterizam a instituio e se o aluno, que porventura vier a ser declarado aprovado alcanou os objetivos propostos como metas educacionais, e se est realmente apto a desenvolver o que lhe confere a sua habilitao.

Em razo disso, professores, alunos e todos que fazem parte dos processos de ensino e de aprendizagem tm como dever conhecer o regimento, as normas da instituio e os princpios comuns que so fixados por leis e que regem aquela modalidade de ensino.

E quanto aos instrumentos utilizados para avaliar? Veja a seguir.

No decorrer do desenvolvimento das atividades curriculares, o professor pode fazer o acompanhamento de seus alunos de vrias formas:

exerccios; estudos dirigidos; trabalho em grupo; observao do comportamento; conversas informais; verificaes formais por meio de provas de questes dissertativas e de questes objetivas; argio oral; relatrios; projetos etc.

Voc observou que o processo de avaliao inclui instrumentos e procedimentos diversificados. Algumas formas so mais sistemticas, outras menos; algumas mais CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 14 formais, outras mais informais. O que no pode faltar no processo de avaliao a definio de seus reais propsitos. A seguir conhea os instrumentos formais e os menos formais. Instrumentos formais e menos formais

Os instrumentos formais utilizados com maior freqncia so as verificaes por meio de provas escritas, dissertativas e objetivas, e provas prticas. Os outros procedimentos de acompanhamento de alunos nas vrias situaes dirias, que so de carter mais informal - como a observao, a entrevista, e outros - so

menos utilizados, embora tenham um grande valor na compreenso e na apreenso da real aprendizagem do aluno. No caso de educao baseada em competncias e habilidades, importante pensar numa forma de avaliao que se aproxime mais de sua realidade. necessrio que sejam estabelecidos critrios essenciais para realizao de uma avaliao que oferea, de forma abrangente, informaes acerca de tudo o que foi apreendido. Professor e alunos devem se certificar se ocorreu ou no ensino e aprendizagem compatveis com o desenvolvimento das competncias desejveis. Falando em competncias, o que voc estudar mais detalhadamente na prxima unidade: Avaliao na educao por competncias. Mas, antes propomos uma atividade.

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 15 ATIVIDADE

Utilizando as orientaes recebidas nesta unidade. Escolha dois instrumentos de avaliao e elabore uma avaliao. Alm da elaborao dos instrumentos, explique como ser sua aplicao e a ps-avaliao. Socialize sua avaliao com os demais colegas de turma por meio da ferramenta Frum. Registre sua resposta aqui...

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 16

UNIDADE 4 Avaliao na Educao por Competncias

RELEMBRANDO... Na unidade anterior voc estudou sobre os instrumentos de avaliao. Nesta unidade discutiremos como se avalia em educao baseada em competncia.

Na educao baseada em competncias, as atividades de avaliao devem ser definidas segundo objetivos, competncias e habilidades, em cujos mbitos deve ser medida a aprendizagem do indivduo. E, obviamente, estas atividades devem considerar as situaes de aprendizagem e os objetivos previamente definidos.

Nesse tipo de educao, faz-se necessrio avaliar se o aluno adquiriu o saber e o saber fazer, alm do saber ser e do aprender a aprender, uma vez que o conceito de competncia envolve a conhecimentos, habilidades e atitudes.

Assim, importante avaliar cada parte que compe o todo. Isso se deve ao fato de que o indivduo no pode ter meia competncia, ou seja, ou ele domina ou no domina determinada competncia. Portanto, o professor deve lanar mo de tcnicas e de instrumentos de avaliao que lhe permitam definir se o aluno possui ou no a competncia desejada. Uma das tcnicas que se presta a esse fim a observao. Veja a seguir o que Libneo tem a dizer sobre aavaliao observacional. Libneo agrupa os parmetros da avaliao observacional em quatro critrios: - Desenvolvimento intelectual; - Relacionamento social; - Desenvolvimento afetivo; - Organizao e hbitos pessoais. LIBNEO, B. C. A formao das reas profissionais. Semelhanas e dessemelhanas. Palestra no seminrio de validao da proposta de matriz curricular para a rea de construo civil. Belm, 1992

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 17 Esses critrios contemplam o saber, o saber fazer, o saber ser e o aprender a aprender. Alm disso, preconiza que, no processo educacional, os parmetro ou quesitos ligados ao desempenho intelectual sejam avaliados para cada competncia ou habilidade e que os quesitos ligados aos demais critrios sejam avaliados para cada grupo de competncias, bloco ou mdulo.

Veja no quadro, a seguir, os parmetros ou quesitos para cada critrio de avaliao.

Desempenho Intelectual O desempenho intelectual pode contemplar, dentre outros, os seguintes aspectos: ateno nas aulas e no trabalho; persistncia conhecimentos; aplicao de atividade em questo. Relacionamento Social O relacionamento social trata das relaes com colegas e professores e inclui os seguintes quesitos: lealdade; respeito; sinceridade; cooperao; solidariedade; e cumprimento de normas. Este critrio busca avaliar a construo do cidado e a progresso do aluno como indivduo inserido em um grupo social. Desenvolvimento Afetivo O critrio que avalia o desenvolvimento afetivo inclui quesitos ligados situao humana do aluno. Neste caso, a avaliao contempla parmetros do tipo: responsabilidade; iniciativa; auto-estima; espontaneidade; controle emocional; e bom humor. Organizao e Hbitos Pessoais Para fazer face a um mundo exigente e que observa, em primeiro lugar, as aparncias, tm-se o critrio organizao e hbitos sociais. Os quesitos mais expressivos desse critrio so: ordem e asseio; cumprimento de prazos e horrios; postura fsica; linguajar compatvel com o contexto social; indumentria adequada; respeito ao meio ambiente; cumprimento s normas de sade ocupacional; e conhecimento dos programas de preveno de acidentes. na execuo das tarefas; absoro de novos conhecimentos anteriores; expresso escrita e verbal;

conhecimentos gerais necessrios ao cidado moderno; alm dos quesitos particulares da

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 18 Portanto, a partir do mapeamento das competncias necessrias ao indivduo nos seus vrios nveis para um campo profissional, devem emergir procedimentos criativos para avaliadores e avaliados, juntos, observarem, num processo contnuo, manifestaes, expresses e evidncias que apontem na direo da formao plena do profissional. Voc concluiu a ltima unidade da aula 4. A seguir vamos ao fechamento da aula e as atividades de auto-avaliao.

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 19

FECHAMENTO E ATIVIDADES DE CONCLUSO DA AULA

Fechando a aula 4! Nesta aula voc pode descobrir que:

- A avaliao educacional um instrumento que, quando utilizado corretamente, permite ao avaliador obter informaes que lhe sero teis para uma profunda reflexo sobre a sua prtica pedaggica, e pode confirmar o estado em que se encontram os elementos envolvidos no contexto. - Que o papel da avaliao altamente significativo para o processo educacional. - Que a essncia do processo avaliativo est em ser til na informao que oferece; vivel na realizao de sua trajetria; tica em seus propsitos e conseqncia; e precisa na elaborao de seus instrumentos e tratamento de seus dados. Desejamos que voc aplique com sucesso as orientaes recebidas nesta aula.

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 20

Atividade de auto-avaliao
Realize as atividades no ambiente virtual. 1. Procure no caa-palavras as palavras que preenchem esta afirmativa. Na educao baseada em competncias, as atividades de avaliao devem ser definidas segundo _______, ____________ e _____________, em cujos mbitos deve ser medida a aprendizagem do indivduo.

FAVORNIVETIVTOSED ALKOBJETIVOSISUNC HSBCCIEIONJUJSNKO COMPETNCIASHSBE VUROMJHGGTTORENN WERNAHABILIDADES

2. Encontre no jogo da memria as definies de Medida, Verificao e Avaliao.

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 21

FECHAMENTO DO CURSO

Fechando o curso... Desejamos que voc aproveite os conhecimentos adquiridos neste curso. Que aplique, como professor os fundamentos para sua ao formativa, as orientaes sobre planejamento de ensino; as tcnicas de ensino aqui apresentadas e os conhecimentos sobre avaliao de aprendizagem. Lembre-se: voc pea-chave para a aprendizagem do seu aluno.

Muito sucesso!

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

AULA 4: Avaliao da Aprendizagem 22

REFERNCIAS

ALTLET, Marguerite. (1992) in PAQUAY, Lopold. et al. Formando professores profissionais: quais estratgias? quais competncias? Porto alegre: Artmed,2001. BOOG, Gustavo G. Manual de Treinamento e Desenvolvimento. So Paulo: Makron Books, 1999. CORDEIRO, Bernadete M. P. e SILVA, Suamy. S. Direitos Humanos: referencial prtico para docentes do Ensino Policial. 2 ed. Braslia: CICV, 2005 GARDNER, H. Inteligncias Mltiplas : a teoria na prtica. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. JACIRA S. L.WILSON C. A avaliao: do texto ao contexto. [on-line] disponvel em www.conciani.inter-fox.com.br. Acesso em 08/03/2004. LIBNEO, B.C. A formao das reas profissionais. Semelhanas dessemelhanas.

Palestra no seminrio de validao da proposta de matriz curricular

para a rea de construo civil. Belm, 1992. LIBNEO, Jos Carlos. Didtica. Srie Formao do Professor. So Paulo: Cortez, 2001. MAMEDE, S. PENAFORTE, J. Aprendizagem baseada em problemas. Fortaleza: Hucitec, 2001. MENDES, Eunice. Falar em Pblico: Prazer ou Ameaa? Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997. MINISTRIO DA EDUCAO (Braslia). Educao Profissional. Braslia, 2000. MINISTRIO DA EDUCAO (Braslia). PCN: Ensino Mdio. Braslia, 2000. PERRENOUD, Phillipe. Pedagogia diferenciada das intenes ao. Porto Alegre: Artmed, 2000. ROSENBAUM (apud Feltes, 2002) in Cadernos Adenauer IV (2003), n 3. Segurana cidad e polcia na democracia. Rio de janeiro: Fundao Adenauer, outubro 2003. SANTANNA, I.M. Por que avaliar? Como avaliar? Critrios e instrumentos bem sucedidos. Secretria Executiva n 11, set, p. 6, 1995. SHN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. SILVA, Marco. Sala de Interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

CURSO FORMAO DE FORMADORES SENASP

You might also like