You are on page 1of 4

LITERATURA VESTIBULAR UDESC

1. Mrio de Andrade - Amar, verbo intransitivo (amor,empregada com cultura,valores) 2. Nelson Rodrigues - Beijo no Asfalto (sensacionalismo) 3. Jorge Amado - Capites da Areia (marginalidade , sobrevivncia partir do jeitinho brasileiro) 4. Silveira de Souza - Ecos no Poro /volume 2 (tipo de texto) 5. Guido Wilmar Sassi - Gerao do Deserto (fanatismo religioso) ECOS NO PORO Gnero: Conto Autor: Silveira de Souza (Florianopolis,1933) um dos maiores contistas.Trouxe o Modernismo para Santa Catarina. Enrredo:apresenta contos de 4 livros do autor.Dividido em 4 partes cada uma com o titulo do livro que o conto vem.Total de 8 contos bastante curtos. GERAO DO DESERTO 1964 Regionalismo e coloquialismo , critica social, manipulao da f. Narrado em 3pessoa Tempo:1912-1916 Espao: SC e PR Tema: Guerra do Contestado LANADA NO ANO DE 1964, A OBRA GERAO DO DESERTO PODE SER ASSOCIADA AO REGIONALISMO,MOVIMENTO QUE ENCONTROU SEU PICE NA DECADA DE 30. O LIVRO DISCUTE QUESTES SOCIAIS,POLITICAS,TICAS E HISTRICAS.ABORDA A GUERRA DO CONTESTADO EVENTO QUE OCORREU ENTRE 1912-1916,QUE ENVOLVEU APROXIMADAMENTE 20 MIL CABOCLOS(PELADOS), CONTRA AS FORAS DO GOVERNO FEDEREAL E ESTADUAL (PELUDOS). A EXPRESSO GERAO DO DESERTO PODE SER VISTA COMO UMA METAFORA NO APENAS DO POVO NOMADE EM BUSCA DE ALGO,MAS TAMBM DE UM POVO CARENTE DE TUDO,DESAMPARADO PELO ESTADO,VIVENDO NUM DESERTO DE EXPECTATIVAS.A ESSE POVO QUE FORAM TOMADO TUDO O QUE TEM,RESTA A EXPECTATIVA TRAZIDA POR SO JOS MARIA.*EXTRATIVISMO*

REDAO UDESC:

Um texto dissertativo-argumentativo um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. A opinio do autor fundamentada com explicaes e argumentos tendo como objetivo formar a opinio do leitor ou ouvinte e tentar convenc-lo de que a ideia defendida correta. Para isso, preciso expor e explicar ideias.

dessa mistura que vem a sua natureza: o texto argumentativo porque defende uma tese e dissertativo porque necessrio o uso de uma srie de explicaes que a justifiquem.

O objetivo de quem produz esse tipo de texto, no caso voc, , em ltima anlise, convencer o leitor - ou pelo menos tentar -, mediante a apresentao de razes, por meio da evidncia de provas e contando com um raciocnio coerente e consistente. Princpios de estruturao de um texto dissertativo-argumentativo: 1. Tese e justificativas

Para produzir um texto que seja considerado dissertativo-argumentativo, voc precisar apresentar uma tese e desenvolver justificativas capazes de comprov-la. Alm disso, necessrio apresentar uma concluso que oferea um desfecho discusso elaborada no texto. isso que ir compor o processo argumentativo.

Princpios de estruturao de um texto dissertativo-argumentativo: 2. Estratgias de exposio

Outro ponto que o seu texto deve atender a utilizao de estratgias argumentativas que exponham o problema discutido no texto. Essas estratgias devem, de alguma forma, detalhar os argumentos utilizados no seu texto.

Mas como garantir que a sua redao seja estruturada da maneira correta sem conhecer cada uma das etapas necessrias para constru-la? Para escrever um texto dissertativo-argumentativo que atenda aos requisitos de estruturao esperados pelos corretores do Enem 2012 voc deve saber perfeitamente quais so os elementos de composio da redao. Entenda:

Elementos de composio da redao: 1. Tese

A tese a ideia que voc pretende defender durante o seu texto. Ela deve estar relacionada ao tema da proposta e ser apoiada por argumentos ao longo da sua redao.

Elementos de composio da redao: 2. Argumento

O argumento nada mais do que a justificativa utilizada por voc para convencer o leitor a concordar com a tese que voc est defendendo. Cada argumento deve responder pergunta "por qu?" em relao tese defendida.

Elementos de composio da redao: 3. Estratgias Argumentativas

As estratgias argumentativas so os recursos utilizados pelo autor para desenvolver os argumentos, de maneira que o leitor se convena sobre o assunto. Elas podem aparecer como exemplos, dados estatsticos, pesquisas, fatos comprovveis, citaes ou depoimentos de especialistas, aluses histricas ou ainda por meio de comparaes entre fatos, situaes, pocas ou lugares distintos.

E a professora lembra ainda que no existe uma frmula mgica capaz de fazer com que voc escreva um texto desse tipo do dia para a noite. "No d para simplificar tudo em um truque, a questo o aluno estar preparado. O que ele precisa fazer ler e escrever muitos textos desse tipo, levar todas as suas redaes para correo e ter uma boa introduo, que vai apresentar o tema a ser desenvolvido. O truque conhecer, tanto na teoria quanto na prtica, as caractersticas de um texto dissertativo-argumentativo", conclui Lilica. COMO MONTAR: 1.PROBLEMA 2.INTRODUO: apresentar o tema e problema 3.DESENVOLVIMENTO 1: causas,motivaes 4.DESENVOLVIMENTO 2:consequncia,aprofundar 5. CONCLUSO: indicativo de soluo

O vestibular da UDESC feito em duas etapas realizadas no mesmo dia. Pela manh acontece a primeira etapa, quando os vestibulandos respondem 60 questes de mltipla escolha, sendo 15 de cada uma das seguintes matrias: matemtica, biologia, histria e geografia. A segunda etapa realizada tarde, com 20 perguntas de portugus, 10 de lngua estrangeira, 15 de qumica e 15 de fsica, alm de uma redao.

You might also like