You are on page 1of 41

Glaucia Verssimo Faheina Martins Ana Simara Medeiros Mariana Lelis

ATLAS DE PARASITOLOGIA

CESED- Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento FCM- Faculdade de Cincias Mdicas de Campina Grande

ATLAS DE PARASITOLOGIA

Atlas de parasitologia, realizado pelas acadmicas do curso de medicina da FCM-CG: Ana Simara Medeiros de Oliveira e Mariana Lelis, monitoras da disciplina de Parasitologia, sob coordenao da professora Msc. Glaucia Verssimo Faheina Martins, como material didtico para ser utilizado no laboratrio de Parasitologia.

Campina Grande, Julho de 2011.

SUMRIO

Introduo Protozorios 1. Entamoena hystolitica 2. Girdia lamblia 3. Trichomonas vaginalis 4. Leishmania 5. Trypanossoma cruzi 6. Plasmodium Helmintos 7. Ancylostoma caninum 8. Ascaris lumbricoides 9. Enterobius vermicularis 10. Hymenolopis Nana 11. Schistosoma mansni 12. Taenia Referncias

4 5 6 9 11 13 15 20 23 24 26 29 31 33 38 41

INTRODUO

Diante da eminente dificuldade encontrada na abordagem terico-prtica dos assuntos relacionados disciplina de parasitologia, viu-se a necessidade da criao de um material, no qual os alunos tivessem explicaes tericas dentro da abordagem prtica, tornando mais claro o curso real das principais parasitoses presentes no plano de ensino da FCM- CG. Atravs de comparaes com o material didtico disponvel para os alunos, tentou-se aliar neste material, o conhecimento visto em sala ao conhecimento laboratorial, dando nfase ao estudo das lminas disponveis e sua correlao clnica, morfolgica e biolgica. Assim, pensando no aprimoramento didtico da disciplina, a monitoria de parasitologia juntamente com a professora responsvel, realizaram a catalogao do material laboratorial disponvel na faculdade, para ser utilizado como consulta durante as aulas prticas de Parasitologia desta Faculdade.

Protozorios

1. Entamoeba histolytica

A Entamoeba histolytica o agente causador da amebase. Quando na forma de trofozoto, mede cerca de 20 micrmetros e apresenta movimentos amebides contnuos, no possui forma definida e ao ser fixado e corado pela hematoxilina frrica, pode apresentar-se na forma esfrica. Os cistos podem ser esfricos ou ovais e possuem de um a quatro ncleos. A transmisso ocorre atravs da ingesto de cistos maduros encontrados em alimentos ou gua contaminados com dejetos humanos. O paciente pode ser assintomtico, apresentar quadros de colites no-disentricas ou diarria com evacuaes mucossanguinolentas (oito ou mais evacuaes dirias), acompanhada de clicas intestinais intensas, podendo levar a grave desidratao, perfurao intestinas, peritonite e amebase extra-intestinal. O diagnstico laboratorial feito atravs do exame parasitolgico de fezes e o tratamento pode ser feito com amebicidas que atuam na luz intestinal (Paramomicina, Furoato de Diloxamida, Lodoguinol); amebicidas tissulares (Emetina, Cloroquina, Desidroemetina) e amebicidas que atuam tanto na luz intestinal, como nos tecidos (Metronidazol, Tinidazol).

Figura 1- Ciclo biolgico da Entamoeba histolytica (Rey, 2008).

Figura 2 Formas morfolgicas da Entamoeba histolytica.

Figura 3 - E. histolytica, trofozoto. (Mariana Lellis, 2011).

Figura 4 - Entamoeba histolytica, trofozoto (Mariana Lellis, 2011).

2. Giardia lamblia

Giardia lamblia um protozorio flagelado que existe sob a forma de cisto ou trofozoto. A transmisso pode ser de pessoa a pessoa pela contaminao das mos e

conseqente ingesto de cistos existentes nas fezes da pessoa infectada, ou por meio da ingesto de gua ou alimentos contaminados. A infeco por esse parasito pode ser assintomtica ou caracterizar-se por diarria crnica, clicas abdominais, esteatorria e desconforto abdominal. A principal complicao da giardase a carncia nutricional e desidratao, causadas pela m-absoro, que por sua vez conseqncia de leses nas microvilosidades intestinais causadas pelo parasita ou, quando h um grande nmero de trofozotos, pode ocorrer devido ao atapetamento da mucosa. O diagnstico feito atravs do exame parasitolgico de fezes. Nas fezes formadas encontram-se os cistos e nas fezes diarricas comum a presena de trofozotos. tratamento deve ser feito com Metronidazol ou Tinidazol. O

Figura 5- Ciclo biolgico da Giardia lamblia.

Figura: Ciclo biolgico de Giardia duodenalis.

Figura 6 Esquema ilustrativo das formas morfolgicas de Giardia lamblia; A) cisto; B) trofozoto, face ventral; C) trofozoto, face lateral.

Figura 7 Fotomicrografia de trofozotos de protozorio Giardia lamblia, observar formato de pra e os dois ncleos. Aumento final 400 x. (Ana Simara Medeiros, 2011)

Figura 8 - Giardia lamblia, trofozoto. Aumento final 1000 x. (Ana Simara Medeiros, 2011)

10

3. Trichomonas vaginalis

O Trichomonas vaginalis uma clula polimorfa, muito plstica e capaz de formar pseudpodes. Existe apenas na forma de trofozoto, apresenta quatro flagelos, membrana ondulante e uma estrutura rgida chamada axstilo. Esse parasito habita o trato urogenital e sua transmisso ocorre atravs da relao sexual. Na mulher a infeco caracteriza-se por: vaginite com corrimento abundante de cor amarelo-esverdeado, bolhoso e com odor ftido, prurido, irritao vaginal, dor no baixo ventre, dispareunia, disria, poliria, podendo aparecer pontos hemorrgicos. No homem geralmente assintomtico, mas pode desenvolver-se uma uretrite com fluxo leitoso ou purulento e sensao de prurido na uretra. Nas mulheres o diagnstico laboratorial feito atravs da anlise da secreo vaginal ao microscpio, nos homens utilizada a secreo uretral. O tratamento feito com

Metronidazol ou Tinidazol, na gestante usa-se medicao tpica, por ser incuo ao feto.

Figura 9 - Ciclo biolgico do Trichomonas vaginalis.

11

Figura 13 Desenho esquemtico do trofozoto de T.vaginalis.

Figura 14 Fotomicrografia de trofozoto de T. vaginalis. (Mariana Lellis, 2011).

Figura 10- Trichomonas vaginalis, observar ncleo (seta branca) e membrana ondulante (seta preta). (Mariana Lellis, 2011)

12

4. Leishmania

So infeces caracterizadas nas formas tegumentar (principalmente pelo L. braziliensis, mas tambm pelo: L. guyanensis, L. amazonenses e L. laisonsi) ou visceral (L. chagasi). A transmisso dada pela picada do mosquito Lutzomyia que popularmente chamado de flebtomo. O protozorio passa por transformaes, invade os macrfagos e desenvolve um ciclo de transformao e reproduo (vide ciclo biolgico). A Leishmaniose tegumentar caracterizada por invaso e leso confinadas regies drmicas (Leishmaniose cutnea), pode se estender para cartilagens e mucosas (Leishmaniose cutaneomucosa) e ainda se difundir por toda a pele (Leishmaniose cutneo-mucosa). A Leishmaniose visceral ou calazar pode ser assintomtica ou sintomtica, sendo a sintomtica caracterizada inicialmente por febre, palidez e hepatoespenomegalia e posteriormente por hepatoesplenomegalia, ascite, edema generalizado.

Figura 9: Forma promastigota de Leishmania. possvel visualizar o grande ncleo e flagelo. (Ana Simara Medeiros, 2011)

13

Figura 11-Leishmania ciclo biolgico

14

5. Trypanossoma cruzi

Protozorio causador da doena de Chagas. A sua transmisso pode ser mediada pela picada e posterior defecao do inseto vetor (triatomneo) ou pode ser dada atravs de transfuses sanguneas, transmisso congnita, acidentes de laboratrio, transmisso oral (incluindo pela amamentao), transplante. O parasita se apresenta nas formas flageladas tripomastigotas e epimastigotas. No hospedeiro vertebrado os tripomastigotas infectantes so internalizados e se transforma em amastigotas (sem flagelo). A doena apresenta duas fases: a fase aguda e a fase crnica. Na fase aguda alguns sinais e sintomas permitem o diagnstico clnico, como: o sinal de Roman, chagoma de inoculao, febre, edema, hepatoesplenomegalia, perturbaes neurolgicas,

meningoencefalite e miocardite difusa (as duas ltimas especialmente em crianas). Na fase crnica pode-se manifestar de forma assintomtica e aps 10 a 30 anos, manifestar-se atravs de cardiomegalia, megaesfago, megaclon ou na forma transfusional (caracterizada por febre, hepatoesplenomegalia, palidez e edema). O diagnstico laboratorial normalmente feito: pelo sangue (exame da gota espessa), cultura de sangue ou linfonodos, xenodiagnstico, hemocultura, Mtodo de Srtout (coagulao), alm de mtodos imunolgicos. O tratamento no Brasil deve ser feito com Benzonidazol, tendo maio eficcia quando realizado na fase aguda. A profilaxia baseia-se no combate ao inseto vetor e cuidado com os outros tipos de contaminao.

15

Figura 12- Ninho de T. cruzi- na forma amastigota (Ana Simara Medeiros, 2011)

Figura 13- Rompimento da fibra musculares- Liberao de tripomastigota(vide correlao com o ciclo)- (Ana Simara Medeiros,2011)

16

Figura 14- Forma tripomastigota- membrana ondulante no visvel (Mariana Lellis, 2011)

Figura 15- Forma epimastigota de Trypanosoma crruzi com flagelo, que habita o inseto vetor. (Ana Simara Medeiros, 2011)

17

Figura 16- Ciclo biolgico de Trypanosoma cruzi

18

Figura 17-Inseto vetor do T. Cruzi (Triatoma sp)

Figura 18- Inseto vetor do T.Cruzi. (Rhodnius)

19

6. Plasmodium

O agente etiolgico da malria um parasito que pertence ao filo Apicomplexa, famlia Plasmodiidae e ao gnero Plasmodium. Dentre as vrias espcies existentes apenas quatro parasitam o homem: Plasmodium falciparum, P. vivax, P. malarie e P. ovale. A doena caracteriza-se inicialmente por mal-estar, cefalia, cansao e mialgia. Como esses sintomas so comuns a outras infeces o diagnstico diferencial feito atravs da clssica febre da malria que possui carter intermitente e relaciona-se com a ruptura das hemcias contendo esquizontes maduros. A transmisso desta hemoparasitose feita atravs de fmeas do mosquito do gnero Anopheles e o tratamento depende da espcie de Plasmodium encontrada no exame parasitolgico de sangue.

Figura19 - Ciclo biolgico do Plasmodium.

20

Figura 20- Anopheles. Mosquito vetor

Figura 21 - Desenho esquemtico de um esporozoto (A); e merozoto (B).

21

Figura 22 - Forma esquizonte do P. falciparum. (Ana Simara Medeiros, 2011)

22

Helmintos

23

7. Ancylostoma caninum

O Ancylostoma caninum um parasito prprio de feldeos e candeos, sendo o agente etiolgico da ancilostomose animal nos mesmo. No homem, as larvas do A. caninum no so capazes de evoluir e completar seu ciclo biolgico, podendo ento realizar migraes cutneas ou viscerais, o que se conhece por Larva migrans. O verme adulto possui aspecto cilndrico, cor esbranquiada e cpsula bucal com trs pares de dentes bem desenvolvidos, a fmea apresenta a extremidade posterior afilada e o macho apresenta extremidade posterior munida de bolsa copuladora. Existem dois tipos de Larva migrans: as que penetram na pele, desenvolvendo quadro de dermatite serpiginosa ou larva migrans cutnea, e as que so ingeridas, podendo migrar pelo fgado, pulmo, entre outros, desenvolvendo o quadro de larva migrans visceral.

Figura 23 - Ciclo biolgico do A. caninum.

24

Figura 24 - Cpsula bucal do A. caninum, observar os trs pares de dentes.

Figura 25 - Extremidade anterior do A. caninum. (Mariana Lellis, 2011)

Figura 26 Amostras de vermes adultos de Ancylostoma caninum fixados. (Ana Simara Medeiros, 2011)

25

8. Ascaris lumbricides

O Ascaris lumbricides um parasito pertencente ao filo Nematoda e agente caudador da ascaridase, popularmente conhecido como lombriga. A fmea e o macho diferem morfologicamente quanto extremidade posterior, no macho ela encurvada para a face ventral, enquanto a da fmea reta. Os ovos so bastantes caractersticos devido membrana mamilonada que possuem

externamente. A contaminao com o A. lumbricides se da pela ingesto de seus ovos, geralmente encontrados no solo, gua, alimentos e mos que tiveram contato com fezes humanas contaminadas. Os vermes adultos encontram-se no intestino delgado do hospedeiro, principalmente jejuno e leo. Os achados clnicos em um paciente com ascaridase dependem do grau da infeco e do ciclo biolgico. As larvas, em infeces pequenas, no causam nenhuma alterao, mas em infeces macias podem ser responsveis por leses hepticas e pulmonares. J os vermes adultos podem causar nuseas, vmitos, diarria e dor abdominal. Complicaes so raras e acontecem quando a carga parasitria alta, incluindo obstruo intestinal por enovelamento e Ascaris errtico, que consiste localizao ectpica do parasito, como por exemplo: apndice cecal, ducto coldoco e eliminao do verme pela boca e narinas. O diagnstico laboratorial feito atravs da pesquisa de ovos nas fezes e o tratamento pode ser feito com Albendazol, Mebendazol e Ivermectina.

26

Figura 27 - Ciclo biolgico do Ascaris lumbricoides.

Figura 28 - Ovos de A. lumbricoides, observar membrana mamilonada. (Ana Simara Medeiros, 2011)

27

Figura 119 - A. lumbricoides, verme adulto.

9. Enterobius vermiculares

Enterobius vermicularis so nematdeos com menos de 15mm de comprimento. So brancos e fusiformes, a fmea apresenta cauda pontiaguda e alongada enquanto a do macho recurvada em sentido ventral. O ovo possui forma de D e apresenta membrana dupla. A transmisso pode ocorrer de maneira direta (do orifcio retal para a cavidade oral, atravs dos dedos) ou indireta (atravs da poeira, alimentos e roupas contaminados com ovos). Fmeas e machos adultos so encontrados no ceco e apndice, fmeas repletas de ovos so encontradas na regio perineal. A enterobiose caracteriza-se por prurido anal, principalmente noite. O diagnstico feito atravs do mtodo da fita adesiva onde a colheita de material e feita pela manh antes do paciente banhar-se. O tratamento feito com Albendazol ou Ivermectina.

28

Figura 12 - Ciclo biolgico do E. vermiculares.

29

Figura 30 - Morfologia do E. vermicularis; A) macho; B) fmea; C) ovo caracterstico.

Figura 31 - E. vermicularis, verme adulto. (Ana Simara Medeiros, 2011)

30

10. Hymenolepis nana

O Hymenolepis nana infecta seres humanos e roedores, causando a himenolepase. O verme adulto mede de 3 a 5cm, com 100 a 200 proglotes, caada um contendo genitlia masculina e feminina. Apresenta esclex com quatro ventosas e um rostro retrtil armado de ganchos. Esse helminto encontrado no intestino delgado do homem e possui dois tipos de ciclo biolgico: um monoxnico, e outro heteroxnico. Geralmente a infeco assintomatica, mas dependendo da carga parasitria pode caracterizar-se por diarria, dor abdominal, agitao, insnia, irritabilidade. Raramente ocorrem sintomas nervosos, destacando-se os ataques epilpticos de formas variadas. A transmisso ocorre atravs da ingesto de ovos presentes nas mo ou alimentos contaminados. O diagnstico laboratorial feito a partir do exame parasitolgico de fezes, com a identificao dos ovos. O tratamento feito com praziquantel.

Figura 32 - Ciclo monoxnico e heteroxnico do H. nana.

31

Figura 33 - H. nana, observar corpo formado por proglotes estreitas. (Ana Simara Medeiros, 2011)

32

11. Schistosoma mansoni

O Schistosoma mansoni o agente causador da esquistossomose intestinal e a nica espcie encontrada em nosso meio. O macho mede cerca de 1cm, esbranquiado, com tegumento recoberto de minsculas projees em forma de tubrculos, o corpo dividido em duas poro; anterior, na qual encontrada a ventosa oral e a ventosa ventral (acetbulo), e poro posterior onde encontrado o canal ginecforo que alberga a fmea ao fecund-la. A fmea possui o tegumento liso, ventosa oral e acetbulo, vulva, tero e ovrio. O ovo de formato oval, com epsculo voltado para trs. No ovo maduro possvel visualizar o miracdio. Este possui a forma cilndrica e clulas epidrmicas com clios, na parte anterior apresenta uma papila apical denominada terebratrium onde encontra-se a terminao da glndula de penetrao. Na forma cercaria a cauda bifurcada e possui duas ventosas. A infeco caracteriza-se por dermatite cercariana (local da penetrao da cercria), linfedema generalizado, febre, esplenomegalia e sintomas pulmonares. As leses hepticas so caracterizadas por hemorragia, edema da submucosa e fenmenos degenerativos com formao de pequenas lceras superficiais. Os granulomas so causados pela deposio dos ovos nos tecidos e aparecem em pontos difusos no intestino grosso e fgado.

33

Figura 34 - Ciclo biolgico do S. mansoni.

Figura 35 - S. mansoni. A)casal em cpula, B)macho, C)fmea; Vo, ventosa oral; Vv, ventosa ventral; C, ceco ramificado; Pg, poro genital; T, testculos; Cg, canal ginecforo; V, vulva; U, tero; O, ovo; Oot; otipo; O, ovrio; Gv, glndulas vitelinas.

34

Figura 36 - S. mansoni, miracdio e cercaria.

Figura 37 - Fmea do S. mansoni. (Ana Simara Medeiros, 2011)

35

Figura 38 - S. mansoni em cpula. (Ana Simara Medeiros, 2011)

Figura 39- S.mansoni macho (Ana Simara Medeiros,2011)

36

Figura 40 - Miracdeo do S. mansoni, a seta indica o terebratorium, com funes sensoriais e de penetrao. (Mariana Lellis, 2011)

Figura 41 - Cercria do S. mansoni, a seta indica onde a cauda se desprende na penetrao cutnea. (Mariana Lellis, 2011

Figura 4213 - Granulomas pulmonar (A) e heptico (B) causados pelo ovo do S. mansoni. (Ana Simara Medeiros, 2011)

37

12. Taenia sp.

Os cestdeos mais importantes, que tem o homem como hospedeiro definitivo e obrigatrio so: a Taenia saginata e a Taenia solium. Os vermes adultos dessas espcies so divididos em esclex, colo e estrbilo. O esclex responsvel pela fixao na mucosa do intestino delgado, apresenta quatro ventosas arredondadas e, no caso da T. solium, apresenta tambm um rostro armado com acleos. O estrbilo o corpo do helminto e formado por proglotes. A tenase adquirida pela ingesto de carne bovina (T. saginata) ou suna ( T. solium) contendo os cisticercos. Clinicamente caracterizada por apetite excessivo, astenia, vmitos, nuseas, astenia, perda de peso e dor abdominal. O diagnstico laboratorial feito pela pesquisa de proglotes e mais raramente de ovos de tnias nas fezes. O tratamento pode ser feito com Niclosamida.

Figura 4314 - Ciclo biolgico da T. saginata e T. solium.

38

Figura 44 - T. solium: esclex com rostro armado; proglote grvida, com ramificaes uterinas numerosas e dendrticas; T. saginata: esclex sem rostro; proglote grvida, com muitas ramificaes uterinas e dicotmicas.

Figura 45 - Esclex da T. solium, observar rostro armado com acleos e vantosas arredondadas. (Ana Simara Medeiros, 2011)

39

Figura 46- Proglote grvida. Observar os ovos (Ana Simara Medeiros, 2011)

40

Referncias

Neves, David Pereira. Parasitologia Humana. 11. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2005. Rey, Lus. Parasitologia. 4. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

41

You might also like