You are on page 1of 4

TEMA: SOMOS CHAMADOS PARA JUNTOS ALCANAR OUTROS.

DIA 10

SENDO HOSPITALEIROS

Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamao. 1Pedro 4.9

Corao aberto nos leva a ter lares abertos. A hospitalidade no s uma opo para os cristo. um mandamento (Isaas 58.69); Lucas 14.12-14). Recebemos a ordem de praticar a hospitalidade considerando desde o exemplo do patriarca Abrao, que viu se aproximar dele trs visitantes santos (Gnesis 18), at o sbio conselho deixado pelo apstolo Paulo (Romanos 12.13). Para determinadas pessoas, a hospitalidade algo to natural como respirar. Para outros, a prtica uma conquista. Para todos, um dom a ser cultivado (1Pedro 4.9). O ministrio de Cristo para este mundo depauperado, cativo, cego e oprimido deve ser, de um modo ou de outro, o nosso ministrio tambm (Lucas 4.18,19). Muitos entre ns receberam esta ferramenta notvel para exercer o ministrio o milagre de um lar cristo. Se os cristos abrissem suas casas e praticassem a hospitalidade como determinado pelas Escrituras, poderamos desempenhar um papel importante na redeno espiritual, moral e emocional. Pense no impacto que a igreja teria na sociedade se apenas quatro ou cinco famlias de cada congregao cuidassem de algumas crianas, nutrindo-as com amor e levando-as a Cristo. Se uma rea urbana possusse umas cem igrejas, 400 ou 500 crianas, no mnimo, acabariam sendo envolvidas. Muitas pessoas que dizem seguir a Cristo no compreendem as bases do que hospitalidade. Acabamos por permitir que a sociedade imponha sobre ns o seu modelo. O entretenimento diz: Quero impressionar voc com minha bela casa, com a decorao e com a maravilhosa comida que sei preparar. A hospitalidade, no entanto, diz: Esta casa, na verdade, no minha. uma ddiva do meu Mestre. Sou seu servo e a uso como ele deseja. A hospitalidade no tenta impressionar, mas servir. O entretenimento privilegia as coisas materiais: Assim que eu terminar minha casa, decorar a sala de visitas e deixar tudo em ordem e arrumado, vou comear a receber pessoas; Fulano e Ciclano esto vindo, preciso comprar isso e aquilo antes que cheguem.

A hospitalidade privilegia as pessoas: No temos cadeiras, mas podemos nos sentar no cho. O entretenimento declara: Tudo isto meu os quartos, os enfeites... Olhem, por favor, podem admirar. A hospitalidade sussurra: O que meu seu (Atos 2.44). Ela deixa o orgulho de lado e no se preocupa se outras pessoas virem nossa humanidade. Pelo fato de no termos pretenses, as pessoas sentem-se vontade, e talvez se tornem nossas amigas. A igreja de hoje precisa mergulhar em hospitalidade no egosta, amorosa e cheia de aceitao. Se no desenvolvermos um verdadeiro esprito de aceitao em nossas igrejasfamlia, a hospitalidade que oferecermos ao mundo ser hipcrita. Quando nosso lar e nossa igreja forem o que Deus pretende que sejam, ser natural abrirmos as portas para os que nos rodeiam. espantoso saber que muito poucos cristos j tiveram acesso vida de seus vizinhos, que so parte da herana que nosso Pai deseja que administremos. Poucos entre ns esto tentando encontrar meios de servi-los e entender-lhes misericrdia. Freqentemente, nosso cristianismo oficial e nossos compromissos nos tornam menos acessveis, em vez de mais disponveis. Se os cristos, corporativamente, comeassem a praticar a hospitalidade, poderamos desempenhar papis significativos na redeno da nossa sociedade. No existe melhor lugar para tratar de redeno da sociedade do que um lar cristo que deseja servir; quanto mais lidamos com o cativo, o cego, o oprimido, mas nos conscientizaremos de que, neste mundo inspito, um lar cristo um milagre que deve ser compartilhado. No Dicionrio Houaiss, a palavra hospitaleiro aparecer prxima s palavras hospcio, um abrigo, e hospital, um lugar de cura. Em resumo, o que podemos oferecer quando abrirmos nossa casa com o verdadeiro esprito de hospitalidade: abrigo e cura. A seguir, algumas sugestes prticas sobre hospitalidade: Pea a presena de Deus quanto voc abrir sua casa. Procure descobrir quais hbitos o impedem de ser mais hospitaleiro. Avalie seus dons e como us-los para a hospitalidade. Receba um pequeno grupo em sua casa para estudar a Bblia. Junte-se a algum e preparem um jantar para os amigos. Hospede um adolescente problemtico.

PARA PENSAR: Corao aberto nos leva a ter lares abertos. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------VERSCULO PARA MEMORIZAR: Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamao. 1Pedro 4.9 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------QUESTO PARA CONSIDERAR: Voc recebeu algum vizinho em casa ultimamente?

Dirio Dia 10

You might also like