You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE SECRETARIA DE EDUCAO A DISTNCIA SEAD UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB CURSO: LICENCIATURA EM INFORMTICA

CA POLO: MISSO VELHA DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATISTICA ALUNO: ANTONIO APARECIDO DE LIMA MATRCULA:1148380 ATIVIDADE 02 1) Trs peas so retiradas de uma linha de produo. Cada pea classificada como boa (B) ou defeituosa (D), defina o espao amostral para o experimento. R: = {bbb, bbd, bdb, dbb, bdd, dbd, ddb, ddd} 2) Um experimento consiste em lanar dois dados. Defina o espao amostral. R: = { caca, caco, coca, coco } 3) Uma moeda lanada sucessivamente at que aparea cara pela primeira vez. Se ocorrer cara no primeiro lanamento o experimento termina. Se ocorrer coroa no primeiro lanamento, faz-se um segundo lanamento e se ento ocorrer cara o experimento termina. Se no ocorrer cara nos dois primeiros lanamentos, faz-se um terceiro lanamento e assim por diante at que ocorra a primeira cara, quando experimento termina. Defina o espao amostral para o experimento em questo. R: { (k),(k),(k),..., (c) }. 4) Suponha que o conjunto universo U = {1,2,3,4,5,6,7,8,9,10} e A,B e C sejam subconjuntos de U dados por: A = {2,3,4}, b = {3,4,5} e C = {5,6,7}. Enumere os elementos dos seguintes conjuntos: 5) Sejam, e, descreva os conjuntos: 6) Trs cavalos A, B e C esto em uma corrida. A duas vezes mais provvel de ganhar do que B e B duas vezes mais provvel de ganhar do que C. Calcule as probabilidades de vitria para cada um dos cavalos. R: = { } Onde:

corresponde que o cavalo A ganhe a corrida corresponde que o cavalo B ganhe a corrida corresponde que o cavalo C ganhe a corrida Seja Temos que:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE SECRETARIA DE EDUCAO A DISTNCIA SEAD UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB CURSO: LICENCIATURA EM INFORMTICA POLO: MISSO VELHA DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATISTICA ALUNO: ANTONIO APARECIDO DE LIMA MATRCULA:1148380 ATIVIDADE 02 logo:

7) Uma urna contm 4 bolas vermelhas, 3 bolas brancas e 8 bolas verdes. Uma bola retirada aleatoriamente. Determinar a probabilidade de que a bola retirada: a) No seja verde A = Bolas Vermelhas R: B= Bolas Brancas C= Bolas Verdes

b) No seja vermelha e nem verde p[ ] = 1-p(a b) 1p[ ]=

8) Em uma urna h cartes com 4 cores distintas. Cada cor possui 7 cartes numerados de 1 a 7. So retirados sem reposio 2 cartes desta urna. Qual a probabilidade de que os cartes retirados: a) Serem da mesma cor? Ao fixar uma cor sua probabilidade para ser extrada da urna ser de . Ao fazer a 2 extrao h 27 possibilidades possveis, das quais 6 so favorveis a mesma cor fixada. Logo:

b) de cores distintas?

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE SECRETARIA DE EDUCAO A DISTNCIA SEAD UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB CURSO: LICENCIATURA EM INFORMTICA POLO: MISSO VELHA DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATISTICA ALUNO: ANTONIO APARECIDO DE LIMA MATRCULA:1148380 ATIVIDADE 02 9) Dois dados no viciados so lanados simultaneamente. Determine a probabilidade: a) Da soma das faces ser 8. O espao amostral consiste de todos os pares (i,j) onde i e j so inteiros positivos compreendidos entre 1 a 6, ou seja, = {(i, j): i, j = 1, 2, 3, 4, 5, 6} e o evento consiste em A = X(i, j) = i + j = 8 R:H 6*6= 36 resultados possveis igualmente provvel, em 5 dos quais a soma vale 8. Logo a resposta :

b) Ocorrer ao menos um ponto 5 No entendi a pergunta, mas de for uma das faces ser 5, ento:

10) Se A e B so eventos tais que: P(A) = 1/2, = 3/4 e P(B) = 5/8, determine: A) B) C)

11) Se A e B so eventos tais que: determine: P(B).

12) Escolhe-se ao acaso um nmero entre 1 e 50. Se o nmero primo. Qual a probabilidade de que seja mpar? Seja os eventos A = n primos = { 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37, 41, 43, 47} = 15 e B= n impares = 25, Temos que calcular

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE SECRETARIA DE EDUCAO A DISTNCIA SEAD UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB CURSO: LICENCIATURA EM INFORMTICA POLO: MISSO VELHA DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATISTICA ALUNO: ANTONIO APARECIDO DE LIMA MATRCULA:1148380 ATIVIDADE 02 13. Um determinado programa de computador opera sub-rotinas A e B dependendo do problema. A experincia mostrou que a sub-rotina A usada 40% das vezes e a B 60% das vezes. Se A usada existe uma probabilidade de 75% de que o programa seja rodado antes do seu limite de tempo e esta probabilidade para B de 50%. a) Qual a probabilidade de um programa qualquer rodar antes do seu limite de tempo?

b) Se um programa rodou antes do limite, qual a probabilidade de que tenha sido usada a sub-rotina B? 14. Se A e B so eventos, tais que: P(A) = 0,3, P(B) = p e = 0,8. Determinar o valor de p para que os eventos A e B sejam: a) Mutuamente Exclusivos b) Independentes

You might also like