You are on page 1of 8

MEDIDA CAUTELAR DE ATENTADO (ART. 879/881, CPC) ATENTADO (ART.

879/881)

1- Conceito 2- Objetivo 3- Cabimento (art. 879- lista no taxativa, mas exemplificativa) 4- Legitimidade 5- Competncia 6- Procedimento 7- Incidental 8 Sentena 9- Efeitos 10- Execuo

Art. 879. Comete atentado a parte que no curso do processo: I - viola penhora, arresto, seqestro ou imisso na posse; II - prossegue em obra embargada; III - pratica outra qualquer inovao ilegal no estado de fato. Art. 880. A petio inicial ser autuada em separado, observando-se, quanto ao procedimento, o disposto nos arts. 802 e 803. Pargrafo nico. A ao de atentado ser processada e julgada pelo juiz que conheceu originariamente da causa principal, ainda que esta se encontre no tribunal. Art. 881. A sentena, que julgar procedente a ao, ordenar o restabelecimento do estado anterior, a suspenso da causa principal e a proibio de o ru falar nos autos at a purgao do atentado. Pargrafo nico. A sentena poder condenar o ru a ressarcir parte lesada as perdas e danos que sofreu em conseqncia do atentado. Art. 802. O requerido ser citado, qualquer que seja o procedimento cautelar, para, no prazo de 5 (cinco) dias, contestar o pedido, indicando as provas que pretende produzir. Pargrafo nico. Conta-se o prazo, da juntada aos autos do mandado: I - de citao devidamente cumprido; II - da execuo da medida cautelar, quando concedida liminarmente ou aps justificao prvia. Art. 803. No sendo contestado o pedido, presumir-se-o aceitos pelo requerido, como verdadeiros, os fatos alegados pelo requerente (arts. 285 e 319); caso em que o juiz decidir dentro em 5 (cinco) dias. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973) Pargrafo nico. Se o requerido contestar no prazo legal, o juiz designar audincia de instruo e julgamento, havendo prova a ser nela produzida. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973)

CONCEITO agir contra algum ou alguma coisa , ou seja, agir de forma a lesar algum. A ao de atentado o ato voltado a corrigir, separar a reparar a situao ftica, retornando-a ao status quo (estado anterior). A ao visa no curso de um processo recompor a situao ftica elicitamente modificada por uma das partes.

OBJETIVO a correo de algo que foi ilicitamente modificado. A ao de atentado no tem funo assecuratria (preventiva), mas reparatria, pois, ela s est apta a reparar uma situao.

NATUREZA H divergncia na doutrina se essa ao cautelar ou no. Cautelar, para a 1. corrente, porque ela tem funo assecuratria a partir do momento que a reparao atenderia a eficcia no momento adequado, retornando a situao ftica ou fato ao estado anterior. E isto visa atender o fim ltimo da ao principal e permite seu correto julgamento. Reparatria, para a 2. corrente, portanto ela faz coisa julgada material, no podendo ser modificada posteriormente; ela tem cunho condenatria, pois os danos sero reparados por execuo de sentena, ainda que a sentena principal seja em desfavor de quem props a obrigao de no fazer ou pagar quantia certa.

CABIMENTO
Art. 879, CPC : Comete atentado a parte que no curso do processo: I - viola penhora, arresto, seqestro ou imisso na posse; II - prossegue em obra embargada; III - pratica outra qualquer inovao ilegal no estado de fato.

Se um bem penhorado vendido no houve atentado, pois no houve alterao de um fato, nenhuma caracterstica do veculo no foi alterado, somente a situao jurdica. O atentado alterao de situao ftica, alterando caracterstica fsica do bem penhorado.

Se, porventura, o veculo penhorado tem as suas rodas de magnsio retiradas, a sim houve atentado. O atentado a um fato, a uma caracterstica fsica do bem penhorado. O embargo de obra significa a sua paralisao judicialmente, pelo interessado, interpondo a ao de nunciao de obra nova. Obtendo o embargo e o embargado continuar a obra ocorre o atentado. Violou ordem judicial alterando a situao de fato. Do embargo extrajudicial no decorre atentado.

Hoje o ponto geodsico, atravs de satlite, detecta o marco divisrio de terras. Mas antigamente no existia e alterao do marco era recorrente . Art. 1302, CC.

LEGITIMIDADE

So legitimados para interpor ao de atentado as partes do processo principal, e os 3os. Intervenientes (assistente, litisconsorte) que figurem no processo como parte. Somente as partes praticam atentado, ainda que por meio de outra pessoa, sob sua ordem. Ex. Se o Oficial de Justia retirou as rodas de magnsio do carro penhorado, ele no praticou atentado, exceto se a mando de uma das partes. Ele praticou outro ilcito. O atentado somente ato das partes, ou de pessoas que agirem sob sua ordem. Se o empregado muda a cerca do terreno de lugar, que responde pelo atentado o patro, que determinou a ao, figurando assim no plo passivo da ao de atentado.

COMPETNCIA

O juiz que conheceu da ao principal, ainda que a causa principal j se encontre no em grau de recurso, no tribunal. Exceo regra geral (art. 880, nico).
Art. 880. A petio inicial ser autuada em separado, observando-se, quanto ao procedimento, o disposto nos arts. 802 e 803. Pargrafo nico. A ao de atentado ser processada e julgada pelo juiz que conheceu originariamente da causa principal, ainda que esta se encontre no tribunal.

PROCEDIMENTO Ser sempre na forma incidental. No possvel a forma preparatria. Caso inexista a ao principal, a ao cautelar a ser intentada ser outra que no a de atentado. O art. 804 no est includo no art. 880, caput, ainda assim cabe liminar na ao de atentado? Sim, diante da teoria geral da tutela antecipada, desde a comprovao do prejuzo parte contrria ou segurana do desenvolvimento do processo principal, cabe liminar. J h julgados do STJ neste sentido. Apesar do seu carter repressivo, pode ser concedida liminar na ao de atentado, embora haja divergncias doutrinrias a respeito. A liminar permitida para que no haja agravamento do dano. H os autores mais conservadores que entendem no caber a liminar, esquecendo que a violao da situao ftica pode se perpetuar no tempo, devendo ser cessada por medida liminar.

Aplicam-se as regras gerais e o art. 812, CPC.


Art. 812. Aos procedimentos cautelares especficos, regulados no Captulo seguinte, aplicam-se as disposies gerais deste Captulo)

Cuidado com o art. 273:


Art. 273: O juiz poder, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que, existindo prova inequvoca, se convena da verossimilhana da alegao

e:

fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao; ou


I - haja II - fique caracterizado o abuso de direito de defesa ou o manifesto propsito protelatrio do ru. 1o Na deciso que antecipar a tutela, o juiz indicar, de modo claro e preciso, as razes do seu convencimento. 2o No se conceder a antecipao da tutela quando houver perigo de irreversibilidade do provimento antecipado.

3o A efetivao da tutela antecipada observar, no que couber e conforme sua natureza, as normas previstas nos arts. 588, 461, 4o e 5o, e 461-A. 4o A tutela antecipada poder ser revogada ou modificada a qualquer tempo, em deciso fundamentada. 5o Concedida ou no a antecipao da tutela, prosseguir o processo at final julgamento. 6o A tutela antecipada tambm poder ser concedida quando um ou mais dos pedidos cumulados, ou parcela deles, mostrar-se incontroverso. 7o Se o autor, a ttulo de antecipao de tutela, requerer providncia de natureza cautelar, poder o juiz, quando presentes os respectivos pressupostos, deferir a medida cautelar em carter incidental do processo ajuizado.

SENTENA - Efeitos (art. 881) A sentena proferida na ao de atentado acarretar 3 efeitos: 1- Obrigar parte autora do atentado a recompor a situao ou fato ao estado anterior. Nos casos de obrigao de fazer ou no fazer, sero aplicadas sanes, ou seja, as astreintes . Assim, ser determinado ao requerido que faa algo ou no faa, sob pena de multa diria at um determinado limite ou no. 2- Ordenar a suspenso da ao principal at que a situao seja recomposta situao anterior, devendo o juiz auferir o cumprimento dessa recomposio e da deciso judicial, determinando que o autor do atentado prove o retorno ao estado anterior. O juiz dar vista parte contrria dessa prova. Somente aps comprovada a recomposio, estando o juiz convencido disso, que ele determinar o prosseguimento da ao principal. O objetivo dessa suspenso para coagir o autor do atentado a recompor a situao ftica alterada ao estado anterior. SOMENTE. Essa suspenso do processo principal s vezes no benfica para o autor da ao principal, mas benfica para o ru, que o autor do atentado. O juiz deve deve estar atento, e nesse caso, no deve suspend-lo. Se foi sobrestado o feito principal, qq ato praticado nos autos por quem no tenha condies ou autorizao para faz-lo so nulos, posto que o andamento do processo est suspenso, assim a parte que se sentir lesada deve argir a nulidade e requerer o desentranhamento da pea. Tanto o sobrestamento da ao principal como o seu prosseguimento dever ocorrer por determinao do juiz.

3- Proibio do ru de falar nos autos (principais) at a purgao do atentado. Se estiver no momento de resposta do ru ele se tornar revel pq no poder falar nos autos principais. E se estiver no momento de especificao de provas, no poder mais faz-la. Isto no significa que estar cerceando o direito do contraditrio, uma vez que ele violou direito de outrem. E mesmo assim, se o ru estando proibido de falar nos autos, o fizer, a outra parte poder argir nulidade do ato e pedir para desentranhar a pea juntada.

4- Condenar o ru a pagar as perdas e danos suportadas pelo autor com o atentado. Art. 881, nico o juiz somente condenar o ru a ressarcir a parte lesada das perdas e danos, se esta assim o requerer.

EXECUO DA SENTENA Faltou ver com professor

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE MATRIA ABAIXO valendo 05 pontos para 5. feira (04-06-09)

1- Conceitue a medida de atentado.

2- Qual a natureza jurdica da medida? tipicamente cautelar? H duas correntes, uma afirma que ela cautelar, outra que ela satisfativa com natureza repressiva com sentena condenatria. Ela tipicamente cautelar porque visa a segurana, eficcia do processo principal, com estabelecimento do estado anterior, corrigindo a ilcita alterao ftica ocorrida. A segunda corrente entende que ela de natureza condenatria, de cunho satisfativo e repressivo, embora se utilizando do procedimento acautelatrio, no podendo, nesse aspecto, alterar a sentena do processo principal.

H a o afastamento da regra das cautelares, por essa corrente. O professor entende que ambas correntes o convencem por um determinado aspecto no sabendo se posicionar. Mas que em concurso, prova aberta, deve-se colocar a questo das correntes supra.

3- cabvel a concesso liminar da medida? Sim, ante o poder geral de cautela das medidas cautelares, para se evitar que o dano se perpetue no tempo.

4- Como se d o cumprimento da sentena proferida na medida?

TEXTO DA INTERNET
NATUREZA JURDICA DA AO DE ATENTADO Jos Fernandes Pimenta Prescreve o art. 879, III do CPC: "Comete atentado a parte que no curso do processo: III - pratica outra qualquer inovao ilegal no estado de fato". Por conseguinte o autor do atentado aquele que inova o estado de fato, no curso da lide perturbando a marcha normal da causa principal, cuja inovao contrria ao possvel direito da parte adversa". Numa palavra, desde o incio da ao principal at a sentena transitada em julgado, o objeto do litgio deve permanecer inalterado. No momento em que a inovao alcanar, intimamente, o objeto da lide, contrariar o direito e lesar a parte adversa, vislumbra-se a figura do atentado; ser uma modificao da res litigiosa, durante a pendncia de uma lide, devido ao fato de uma das partes ter alterado o status litis, a ponto de prejudicar a parte contrria. "Atentado - lembra Pontes de Miranda - a criao de situao nova, ou mudana de status quo, pendente a lide, lesiva parte e sem razo de direito". S uma das partes no processo em curso poder praticar o atentado , quer no primeiro como no segundo grau de jurisdio. O tipo de ao no importa: a ao de atentado servir para manter o status quo da ocasio do ajuizamento do litgio. As hipteses configuradoras do atentado esto previstas no art. 879 do CPC, in verbis: "Comete atentado a parte que no curso do processo: I - viola penhora, arresto, seqestro ou imisso na posse; II - prossegue em obra embargada; III - pratica outra qualquer inovao ilegal no estado de fato." importante ressaltar que a enumerao do art. 879 do CPC meramente exemplificativa, e, assim, podem contituir atentado outras inovaes no estado da lide, alm das mencionadas nesse dispositivo.

Em resumo: atentado toda alterao ilcita que prejudique o justo desenvolvimento do processo. Para que haja atentado necessrio que exista um fato. Cabe, ento, providncia de carter liminar com vistas a sustar qualquer ato prejudicial. No tocante a natureza jurdica do atentado, tema deste artigo, a doutrina se divide em duas correntes: a primeira entende que a ao de atentado ao cautelar. Humberto Theodoro Jnior, Galeno Lacerda e Ernane Fidlis dos Santos fazem parte desta corrente. De acordo com Ernane Fidlis dos Santos, "A doutrina dominante contesta a natureza cautelar do atentado, tendo em vista sua finalidade reparativa. Mas, pela forma como foi tratada a matria no Cdigo, no h dvida de que o primordial fim do pedido de reconhecimento a segurana do desenvolvimento do processo, com o restabelecimento do estado anterior, corrigindo-se a ilcita alterao ftica ocorrida. E nisto est a cautelaridade". Para a segunda corrente, no cautelar a ao de atentado, ao de cunho eminentemente satisfativo. Pensam assim, dentre outros, Pontes de Miranda, Ovdio Batista e Rogrio Tadeu Romano. Vejamos a opinio do ilustre Ovdio Batista nesse sentido: "Dissemos que a ao de atentado no cautelar. Efetivamente no o , em primeiro lugar, por ser o atentado uma medida de natureza repressiva e no preventiva. Em segundo lugar, no cautelar o atentado por conter declaratoriedade suficiente para produo de coisa julgada material sobre o ilcito processual reconhecido p ela sentena de procedncia. Em terceiro lugar no o , igualmente, por no ter o atentado a natureza de uma medida provisria, como a doutrina entende que o sejam todas as medidas cautelares. Finalmente, no cautelar o atentado por ser uma forma manifestadamente clara de tutela satisfativa". Entendo, modestamente, que a ao de atentado, considerando-se sua natureza repressiva, tem carter satisfativo e, pensando assim, me filio a segunda corrente. Jos Fernandes Pimenta Quintanista de Direito da Universidade Potiguar - UnP

You might also like