You are on page 1of 2

As pessoas adstritas ao simbolismo ou pouco versadas na simbologia debocham e riem do Reverendo James Anderson (1680-1739) atribuindo a ele a frase:

"Ado foi o primeiro maom, iniciado por Deus no paraso". Se verificarmos o texto original de "The Constitution of The Fraternity of Accepted Free Masons" (Constituies de Anderson, 1723) veremos que Anderson escreveu o seguinte:

"Ado, nosso primeiro Antepassado (first Parent), criado a partir da Imagem de Deus, o Grande Arquiteto do Universo, deve ter tido as Cincias Liberais, especialmente a Geometria, escritas em seu Corao (written on his Heart) pois mesmo desde a Queda, encontramos os Princpios dela nos Coraes de seus descendentes e que nos processo do tempo (in process of time), tm sido depuradas em um conveniente Mtodo de Proposies, pela observao das Leis da Propores..."

O estudo do simbolismo e a simbologia parecem ser a mesma coisa. Mas so diferentes, tanto pelo objetivo quanto pelo mtodo. Os expertos (e espertos) em SIMBOlismo restringem-se expresso e interpretao de smbolos. J a SIMBOLOGIA estuda esses mesmos smbolos pelo prisma aprofundado do humanismo. James Anderson era mestre em artes e doutor em teologia. Quando redigiu a

Constitution of Free Masons, Jean Thophile Desaguliers estava ao lado dele. Desaguliers era membro da Royal Society de Londres, assistente de Isaac Newton, professor de filosofia, inventor do planetrio e terceiro GroMestre da Grand Lodge of England, entre 1719 e 1720, e um dos pais da moderna maonaria. Os textos atribudos a James Anderson foram compilados sob a superviso de Desaguliers. Rir de Anderson um apangio daqueles que esto altura de rir da simbologia, dos graus acadmicos M.A. e D.D. que o Reverendo possua, do prestgio da Royal Society e da fundao da moderna maonaria.

Partamos do princpio de que as ordens iniciticas tm por objetivo despertar o potencial interior do ser humano e auxili-lo na redescoberta de sua relao com o Cosmos. Consideremos que cada pessoa seja portadora dos arqutipos que promovem sua evoluo - arqutipos e leis escritos em seu Corao.

Nada h de cmico ou risvel na afirmao simblica do Dr. James Anderson. Pelo contrrio: trgica a perspectiva de que o homem seja um vazio destitudo de qualquer base sobre a qual possa sustentar seu templo interior. As etapas para se alcanar o conhecimento partem daquilo que vem antes ("a priori", em latim) e so, no caso da afirmao de James Anderson, uma anterioridade lgica sustentada nas noes de: 1) um Mestre primordial (Deus ou Imagem [representao] de Deus); 2) uma

transmisso de potencialidades bsicas (iniciao); 3) um recipiendrio (Ado ou, se preferirem, nossos primeiros pais - first parent); 4) uma escola (templum - paraso) preparado para aquele remoto cerimonial.

You might also like