You are on page 1of 5

6 Ano - Grupo 4 - A Arte da Vida - Resumo

A Arte dos Gregos


Pode-se dizer que foi a Grcia quem criou a Arte propriamente dita. Foi o povo grego que moldou a cultura ocidental. Os ideais artsticos europeus e suas tcnicas basearam-se no estudo das obras gregas. ***Nossas leis, literatura, religio e nossas artes tm suas razes na Grcia.*** A arte grega atravessou o tempo com o rtulo de clssica, isto , de primeira classe. Ou seja, a arte grega ou arte clssica foi usada em realizaes imitativas ou reflexivas. Mais tarde a arte grega foi copiada pelos romanos.

***At hoje o modelo grego referncia para os artistas.***


Classificamos como grega a arte produzida pelos povos do Mediterrneo oriental e das regies colonizadas pelos gregos. Ela pode ser dividida em quatro perodos: Perodo de formao Perodo arcaico: poca urea da pintura em cermica. No incio as pinturas eram totalmente geomtricas e depois passaram a ser cenas de histrias de deuses e heris da mitologia, retratadas com bastante realismo. Perodo clssico: evitavam a caracterizao excessiva da realidade nas obras. Perodo helenstico: surgem o nu feminino e a representao de grupos de figuras. Obras mais prximas do humano. Foi por meio da escultura, da representao da figura humana, que os gregos buscaram unir a PAIXO e a RAZO. Caractersticas das esculturas gregas: Naturalismo; Representao de conceitos e sentimentos.

Na arquitetura grega, os templos foram as construes que mais chamaram a ateno.

Estes templos tinham como objetivo proteger as esculturas dosdeuses do sol ou das chuvas. Foram construdos com normas de simetria e propores ideais. As colunas eram construdas segundo os modelos da:

*Ordem Drica* *Ordem Jnica* *Ordem Corntia*

Coluna Drica: simples e macia; Coluna Jnica: maior leveza e mais ornamentada; Coluna Corntia: mais trabalhada.

Os teatros eram divididos em trs partes: Espao circular ou orquestra: local de apresentaes de danas, coros e atores. Arquibancada na encosta de uma colina: reservada aos espectadores. Palco: onde os artistas e atores entravam em cena.

Um exemplo de teatro grego EPIDAURO construdo no sculo IV a.C.

o TEATRO

DE

TEATRO DE EPIDAURO (sculo IV a.C.) O teatro, no incio, era um rito religioso em honra a *Dionsio e s mais tarde passou a ser uma narrao dramtica. O Teatro Dionisaco ficou conhecido por duas formas de drama: Comdia Tragdia As peas eram encenadas por atores masculinos mascarados, que tambm representavam os papis femininos.

Nas peas eram mostradas:

1. A luta da humanidade contra a opresso da tirania e pela justia Tragdia. 2. Crtica aos costumes e problemas do cotidiano Comdia.

A msica e a dana tambm podiam ser apreciadas por si s ou como parte da vida pblica.

Foi na Grcia tambm que viveram trs importantes filsofos: SCRATES

PLATO

ARISTTELES

ARISTTELES foi o filsofo que se interessou pelo estudo da importncia do teatro.


Curiosidade *Dionsio: era filho de Zeus (rei dos deuses deus do cu e do trovo) e da princesa Smele. Dionsio foi o nico deus olimpiano filho de uma mortal, o que faz dele uma divindade grega atpica.

You might also like