You are on page 1of 3

1 Professora: Llian Mendona Direito Civil Curso Orvile Carneiro ______________________________________________________ DA AUSNCIA O que a ausncia?

? De acordo com o artigo 22 do novo Cdigo Civil, ausncia quando uma pessoa desaparece de seu domicilio sem dela haver notcia e nem representantes ou procurador para administrar seus bens. Assim cabe a requerimento de qualquer interessado ou do Ministrio Publico a declarao de ausncia e a nomeao de curador. A ausncia poder tambm ser declarada de acordo com o art.23 para nomeao de um curador, caso o ausente deixe um mandatrio que no queira ou no possa exercer o mandato, ou seus poderes forem insuficientes. Quando o juiz fixar o curador, ir tambm determinar seus poderes e obrigaes. ( Neste diapaso temos que quando o desaparecimento recente e a possibilidade de retorno considerada vlida, nomeia-se curador que dever zelar pela administrao e conservao dos bens do ausente). Regra - Sempre que no esteja separado judicialmente o cnjuge ser o curador. Na falta do cnjuge tal incumbncia fica a cargo dos pais ou descendentes. Percebemos aqui que no h porque declarar ausncia de algum que desaparece sem deixar patrimnio, pois neste caso no haver sucesso para os herdeiros. DA SUCESSO PROVISRIA Aps transcorrer um ano da arrecadao dos bens do ausente, ou se o ausente deixou representante ou curador por mais de 3 anos, podero os interessados requerer que se declare a ausncia e se abra PROVISORIAMENTE a sucesso. Quem so os considerados interessados: Eles so: O cnjuge no separado judicialmente. Os herdeiros presumidos, legtimos ou testamentrios. Os que tiverem sobre os bens do ausente direito dependente de sua morte Os credores de obrigaes vencidas e no pagas. A sentena que determinar a abertura da sucesso provisria s produzir efeito aps 180 dias depois de publicada pela imprensa, aps este procedimento ser feita abertura do testamento se houver e ao inventario de partilha de bens, como se ausente fosse o falecido.

2 Professora: Llian Mendona Direito Civil Curso Orvile Carneiro ______________________________________________________ Os herdeiros para se imitirem na posse dos bens do ausente, daro garantias da restituio deles, (previso esta feita para o caso de regresso do ausente), mediante penhores ou hipotecas equivalentes aos quinhes respectivos ( do respectivo valor que receber, dever dar garantia que poder devolve-lo caso o ausente aparea). Isso quer dizer que eu posso ter direito na posse provisria mas se no tenho como prestar a garantia exigida serei automaticamente excludo da posse provisria. Contudo, de acordo com art.34, se justificar a falta de meios para dar a garantia, poder requerer que lhe seja entregue metade dos rendimentos da parte que tinha direito. J os ascendentes, descendentes e o cnjuge se provarem a qualidade de herdeiros, podero, independentemente de garantia, entrar na posse dos bens do ausente. Conforme art.32 empossados nos bens, os sucessores provisrios representaro o ausente ativa e passivamente, de modo que contra eles correro as aes pendentes e as que de futuro quele forem movidas. J de acordo com artigo 33, o descendente, cnjuge e ascendente que forem sucessores provisrios do ausente, ter direito a todos os frutos e rendimentos dos bens que lhe couberem, os outros sucessores porm devero capitalizar metade desses frutos(rendimentos) e prestar anualmente contas ao ministrio pblico. Se o ausente aparecer e ficar comprovado que a ausncia foi voluntria e injustificada , o ausente desapareceu porque quis, perder ele em favor do sucessor sua parte nos frutos e rendimentos de seus bens. Agora se o ausente aparecer, depois de estabelecida a posse provisria, cessaro as vantagens dos sucessores nela imitidos, ficando todavia, obrigados a tomar as medidas assecuratrias precisas, at entrega dos bens a seu dono. DA SUCESSO DEFINITIVA Segundo o artigo 37, dez anos depois de passado em julgado a sentena ( tempo que o presumidamente morto tem para aparecer e recorrer desta sentena) que concede abertura da sucesso provisria, podero os interessados requerer a sucesso definitiva e o levantamento das caues prestadas ( garantia prestada na sucesso provisria devolvida). No ser necessrio a fase de sucesso provisria se o ausente tiver 80 anos de idade e que de cinco anos datam as ultimas noticias dele. Art.38 Se aps esse perodo o ausente aparecer, ter ele direito aos bens no estado que se encontrarem, ou ao preo que os herdeiros e demais interessados houverem recebido pelos bens alienados depois daquele tempo.

3 Professora: Llian Mendona Direito Civil Curso Orvile Carneiro ______________________________________________________ Se aps os 10 anos, nem o ausente e nem seus herdeiros e sucessores aparecerem, os bens arrecadados sero passados ao domnio do municpio.

You might also like