You are on page 1of 3

Senso Comum uma psicologia no cientfica, baseada em costumes ou na intuio.

. O conhecimento da realidade baseado em fatores empricos sendo muitas vezes simplista em suas afirmaes.

Conceito de Cincia A cincia se constitui em um conjunto de saberes sobre um fenmeno, fato ou aspecto da realidade, que expresso atravs de uma linguagem rigorosa e precisa. Todavia estes conhecimentos devem ser elaborados por meio de um processo programado, sistemtico e controlado, que possibilite a verificao de sua validade. Desta forma, os conhecimentos cientficos podem ser transmitidos, verificados, utilizados e desenvolvidos

Objeto de Estudo da Psicologia A psicologia colabora com o estudo da subjetividade para a compreenso da totalidade humana, em outras palavras estuda o homem para definir diretrizes para se estudar a humanidade (um todo coletivo). Curiosidades sobre o assunto:

Metodologia do conhecimento cientfico O conhecimento cientfico apresenta caractersticas tais como objeto especfico, linguagem rigorosa, mtodos e tcnicas especficas.

a psicologia se tornou cincia no final do sculo XIX; o homem objeto de estudo da psicologia e tambm seu pesquisador a subjetividade um dos objetos de estudo da psicologia

O que subjetividade? Por subjetividade entende-se a personalidade de cada indivduo, a maneira de ser de cada um. A subjetividade construda pelo indivduo desde quando ele nasce at o fim de sua vida com base em suas experincias sociais e culturais Histria da Psicologia Grcia Antiga Lembre-se que a subjetividade no inata ,ou seja ,voc no nasceu com uma subjetividade pronta pra voc usar, voc que faz a sua.

Scrates

O termo Psiqu j era utilizado pelos gregos antigos muito antes Principal caracterstica humana a razo que permite de Cristo, naquela poca a psicologia era vinculada filosofia ao homem sobrepor-se aos instintos. humanista que comeou a ser desenvolvida com Scrates que deixou de lado a filosofia naturalista procurando se envolver com questes humanas. Plato A razo fica na cabea junto com a alma, a medula liga corpo e mente, a alma pode existir sem um corpo.

Aristteles

Para ele a alma s vive se estiver ligada ao corpo Psicologia na Idade Mdia A psicologia deste perodo extremamente ligada as questes religiosas, pois este perodo foi marcado pelo domnio da igreja e o que no estivesse de acordo com os ensinamentos desta instituio era condenado como heresia Durante este perodo o cristianismo se forma e se estabelece como maior fora religiosa dominando a poltica e o pensamento da poca. Em questes espirituais baseia-se em Plato por considerar a alma como imortal e livre do corpo.

Dois filsofos se destacam:

Santo Agostinho (354-430)

So Toms de Aquino

prega que a alma alm de ser a morada da razo tambm uma manifestao divina, pois imortal

a busca da perfeio pelo homem a busca de Deus, pois somente Deus capaz de reunir a essncia e a existncia em termos de igualdade.

Psicologia no Renascimento Durante a renascena a sociedade adquire novos valores sociais e econmicos voltados a interesses humanistas, j libertos do absolutismo religioso de antes, em 1659 Descartes apresenta o homem de uma maneira dissociada do pensamento cristo, afirmando que o homem formado por uma substncia fsica(corpo) e uma substncia pensante mas que esta substncia pensante no um esprito abrindo caminho para o estudo da anatomia, proibida pela igreja.

Psicologia Cientfica Alemanha, 1875 Wilhelm Wundt , fundou o primeiro laboratrio de PSICOFISIOLOGIA para estudar as sensaes e o tempo das reaes e desta maneira poder compreenderas percepes e as reaes motoras, esta iniciativa associa a psicologia aos mtodos cientficos.

Funcionalismo

Willian James, seu criador elege a conscincia como centro de suas preocupaes e busca compreender o seu funcionamento.

Estruturalismo

Nos estados Unidos a psicologia cientfica recebeu grande impulso da comunidade cientfica e logo surgiram as primeiras Estuda a conscincia em seus aspectos estruturais, abordag utilizando o mtodo da introspeco. Todos os conhecimentos produzidos em psicologia so experimentais.

Associacionismo

Edward Thorndike formulou a 1 teoria da aprendizagem, segundo a qual, o aprendizado ocorre por um processo de associao das idias, das mais simples s mais complexas. Criou tambm a lei do efeito, usada em psicologia comportamental onde o comportamento se baseia no efeito que causa. Principais Teorias do Sc XX

Behaviorismo

O comportamento estudado atravs da relao estmulo e resposta, procurando isolar o estmulo correspondente resposta esperada.

Gestalt

Compreende o comportamento humano considerando a totalidade dos fatos envolvidos, nosso comportamento baseado na percepo

Psicanlise

Caracteriza-se por u conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psquica

You might also like