You are on page 1of 11

Raul Csar da Silva

INSERO DE TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR Impactos, dificuldades e avanos obtidos nas Escolas Estaduais do Paran.

Temtica da Investigao: Polticas Pblicas para a incluso e uso de tecnologias na educao, com foco nas Escolas Estaduais do Paran. Formao continuada e subsdios tcnicos, pedaggicos e metodolgicos aos educadores. rea de concentrao: Educao. Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formao de Professores.

Francisco Beltro 2012

RESUMO Nos ltimos anos, as escolas da Rede Pblica Estadual de Ensino do Paran passaram a receber de forma intensiva, diversos equipamentos tecnolgicos atravs de iniciativas governamentais, Federais e estaduais. A incluso destes equipamentos e suas novas linguagens contriburam para que o debate sobre adequaes tcnicas, metodolgicas e pedaggicas se instalasse de forma permanente na escola, sendo direcionadas formaes continuadas aos educadores para este fim. Diante desta nova realidade, faz-se necessrio, atravs de pesquisas e entrevistas com os agentes educacionais, mensurar os avanos obtidos e as dificuldades ainda por superar diante destes novos recursos que, por sua natureza podem ser valiosas ferramentas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Palavras Chaves: Novas Linguagens - Tecnologias Educacionais Formao continuada Rede Pblica Estadual de Ensino do Paran.

APRESENTAO DO PROBLEMA DE PESQUISA Com a rpida popularizao e acesso a tecnologia, a informao torna-se cada vez mais acessvel e variada. A aceitao natural destes recursos e linguagens pelas novas geraes tem impacto direto no ambiente escolar. As escolas, muitas vezes enraizadas em pedagogias e metodologias conservadoras, buscam adequarse a este novo paradigma. As escolas Estaduais do Paran, receberam equipamentos tecnolgicos importantes, entretanto seu uso pedaggico tem sido feito de maneira experimental visto que os educadores defrontam-se com a necessidade de clareza metodolgica adequadas para seu uso. Alm do aspecto metodolgico, muitos educadores, esbarram nas limitaes tcnica para utilizao dos equipamentos. Pretende-se pesquisar como a escola tem se adequado a esta nova realidade, como tem feito uso dos recursos tecnolgicos disponveis, como tem sido direcionada a formao continuada para debater o tema, quais os avanos alcanou e quais as dificuldades ainda precisam ser superadas.

Aspira-se, atravs de pesquisa de campo, aplicar questionrios para coleta de dados, consultar documentos das Escolas Estaduais de Francisco Beltro, tais como Projetos Polticos Pedaggicos, Propostas Pedaggicas Curriculares e Planos de Trabalhos Docentes. Aspira-se ainda, verificar como tem sido conduzida a formao continuada no Estado do Paran atravs do Ncleo Regional de Educao de Francisco Beltro. Para fundamentao da pesquisa, ser necessrio aprofundamento terico, atravs do dilogo com autores que proporcionem uma ampla discusso a respeito do problema. Este projeto de pesquisa busca estabelecer relao com a linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formao de Professores, na medida em que prope analisar a situao da Escola Pblica Estadual do Paran diante das novas tecnologias, como tem adequado estes recursos aos interesses educacionais e de que forma a formao continuada tem sido conduzida para este fim.

JUSTIFICATIVA Diante do contexto tecnolgico e sua linguagem dinmica e hipertextual, revelou-se uma lacuna entre as metodologias de ensino nas escolas, e os interesses e formas de assimilao dos alunos. De um lado as escolas, muitas vezes enraizadas em metodologias e pedagogias tradicionais, do outro os alunos j inseridos e adeptos as novas linguagem. Nos ltimos anos, as Escolas Estaduais do Paran receberam recursos tecnolgicos bastante significativos que surgiram como possibilidade de amenizar esta lacuna. Dentre eles vale destacar a TV multimdia que as escolas receberam a partir do ano de 2008. Hoje cada sala de aula conta com uma instalada. O equipamento consiste em uma TV de 29 polegadas com conexes para DVD, carto de memria, pendrive, e possibilidade de uso como monitor de computador. No mesmo perodo cada professor recebeu um Pendriver com capacidade de 2 giga de armazenamento. O equipamento ficou conhecido como Tv pendriver ou ainda Tv Laranja devido a sua cor incomum.

A Tv Multimdia proporcionou avanos, dentre eles o fato de no precisar mais agendar horrio nas antigas salas de vdeo, geralmente improvisadas, dinamizando o tempo e facilitando o planejamento docente. A conexo USB, disponvel na TV, possibilitou reproduzir, a partir de adequao de formato e armazenamento em um pendrive, qualquer arquivo disponvel no computador ou internet, proporcionando a incluso de mdias, linguagens e conhecimentos atuais no processo de ensino e aprendizagem. Para auxiliar no uso dos novos equipamentos, foram disponibilizadas formaes continuadas em formato de oficinas, atravs das CRTES (Coordenao Regional de Tecnologia na Educao) criadas em 2004. Estas formaes continuam sendo realizadas nas prprias escolas nos laboratrios do Paran Digital, programa iniciado em 2003 e idealizado como ferramenta de auxlio ao processo de ensino e aprendizagem. Todas as escolas do estado do Paran so equipadas com o laboratrio do Paran Digital, Orientadas pelo Ncleo Regional de Educao as escolas tiveram que contemplar em seus documentos pedaggicos norteadores, o uso educacional das tecnologias, assim as concepes tericas, metodolgicas e os aspectos operacionais estariam contemplados em documentos construdos coletivamente, como o Projeto Poltico Pedaggico (PPP) a Proposta Pedaggica Curricular (PPC) e o Plano de Trabalho Docente (PTD). Nestes documentos possvel vislumbrar o debate realizado pelas instituies e a amplitude do mesmo. Diante desta realidade faz-se necessrio uma avaliao dos avanos obtidos com a incluso destes equipamentos tecnolgicos, para tanto necessrio pesquisar como os professores tem utilizado estes recursos, quais metodologias usadas tiveram efeito positivo no processo de ensino e aprendizagem, quais dificuldades ainda persistem, como as polticas pblicas tem contribudo atravs de formaes continuadas e demais iniciativas, para dar suporte tcnico, pedaggico e metodolgico, aos educadores. Tal pesquisa poder servir para reavaliao, reflexo e novas iniciativas das escolas e gestores pblicos empenhados na melhoria do ensino pblico do Paran.

OBJETIVOS Investigar como as escolas estaduais do municpio de Francisco Beltro tem se apropriado pedagogicamente dos recursos tecnolgicos presentes; Verificar de que forma os educadores tem conduzido suas metodologias e adaptado-as s novas linguagens; Identificar as dificuldades e avanos operacionais, pedaggicos e metodolgicos, obtidos. Pesquisar como escola e gestores tm conduzido a Formao Continuada para dar suporte aos educadores. Dialogar com tericos que contribuam para a reflexo e aprofundamento pedaggico e metodolgico.

FUNDAMENTAO TERICO-METODOLGICA DO PROBLEMA DE PESQUISA Vivemos na era das informaes, as quais se proliferam por meios e linguagens diversas. O acesso aos recursos tecnolgicos cada vez mais facilitado, ao mesmo tempo surgem novas tecnologias que tornam as anteriores rapidamente obsoletas. Incomoda-nos que faa parte das novas tecnologias sua perecibilidade apressada, tambm porque se escondem a artimanhas neoliberais consumistas. (DEMO, 2008, p. 61). A tecnologia, com seu discurso de sociabilizaro da informao e cultura, no foi idealizada com interesses educacionais e sim motivada por sistemas econmicos neoliberais. Poucos ou nenhum so os critrios para vinculao de informaes, postura esta que vem de encontro aos interesses da indstria cultural que se mantm alheia a inteno de democratizao da cultura.
A indstria cultural vende Cultura. Para vend-la, deve seduzir e agradar o consumidor. Para seduzi-lo e agrad-lo, no pode choc-

lo, provoc-lo, faz-lo pensar, faz-lo ter informaes novas que o perturbem, mas deve devolver-lhe, com nova aparncia, o que ele j sabe, j viu, j fez. A mdia o senso comum cristalizado que a indstria cultural devolve com cara de coisa nova. (CHAUI, 2000, p. 423).

A seduo dos meios de comunicao tem por base a linguagem hipertextual dinmica e interativa. Utilizada sob o foco neoliberal volta-se para o consumismo, repetio e ausncia de reflexo crtica e aprofundada. Os impactos sociais e culturais das novas mdias no podem ser considerados alheios ao ambiente escolar pois estamos
[...] diante de crianas e jovens bem diversificados, com pensamentos, comportamentos construdos num contexto social complexo, em que a novidade, a moda, o fugaz, o passageiro, assumem papel determinante, tanto pelo sistema de consumo que temos hoje, como pelo sistema das mdias [...] (GATTI, 2010, p. 13).

Assim, o pblico mais propenso ao consumo de informaes e produtos da indstria cultural so os jovens em idade escolar, naturalmente adaptados as novas tecnologias e mdias. A tecnologia em si no responsvel direta pela banalizao do conhecimento e cultura, mas sim o uso que se faz dela, portanto pode ser uma importante ferramenta no ambiente escolar ao aceitarmos que as novas geraes esto naturalmente adaptadas a estas novas ferramentas e suas linguagens. Prensky (2001) reflete sobre o tema atravs de observaes no ambiente educacional, cunhando os termos Nativos Digitais e Imigrantes Digitais, apontando os motivos histricos e sociais da familiaridade das novas geraes com as tecnologias (Nativos Digitais) e as dificuldades de adaptaes das geraes anteriores (Imigrantes Digitais).
Como deveramos chamar estes novos alunos de hoje? Alguns se referem a eles como N-gen [Net] ou D-gen [Digital]. Porm a denominao mais utilizada que eu encontrei para eles Nativos Digitais. Nossos estudantes de hoje so todos falantes nativos da linguagem digital dos computadores, vdeo games e internet. Ento o que faz o resto de ns? Aqueles que no nasceram no mundo digital, mas em alguma poca de nossas vidas, ficou fascinado e adotou muitos ou a maioria dos aspectos da nova tecnologia so, e sempre sero comparados a eles, sendo chamados de Imigrantes Digitais. (PRENSKY, 2001, p1)

No ambiente escolar temos os alunos perfeitamente adaptados s novas linguagens e mdias e os educadores que, em muitos casos, tem restries tcnicas e dificuldades pedaggica e metodologicamente para adequarem-se nesta nova realidade. Neste contexto a escola se v com uma srie de desafios, dentre eles a necessidade de Formao Continuada para compreenso e domnio dos aspectos tcnicos, e necessidade do debate e estudo para clareza metodolgica na utilizao destes recursos. Afinal, no explorar na escola um potencial de recursos to ricos seria o mesmo que hospitais rejeitarem aparelhos de tomografia computadorizada ou pessoas se recusarem a usar o caixa eletrnico do banco. (POPPOVIC,1998, p. 06). Os educadores tm feito uso das tecnologias, entretanto so necessrias metodologias que utilizem os recursos tecnolgicos para que os mesmos contribuam para o aprendizado. Muitos professores [...] aproveitam-se dos efeitos especiais tecnolgicos para iluminar seu prprio palco, deixando os alunos como assistentes. (DEMO, 2008, p. 62). As novas tecnologias no modificam o papel fundamental da escola que o de transmitir o conhecimento cientfico historicamente acumulado, [...] aprender bem no foi algo inventado pelas novas tecnologias [...] podem nos trazer so oportunidades ainda mais ampliadas em meio tambm a enormes riscos e desacertos. (DEMO, 2008, p. 53). A insero dos recursos tecnolgicos no ambiente escolar est evoluindo gradativamente e de forma irreversvel, reflexes sobre sua melhor aplicao tem sido realizadas atravs de debates, Formaes Continuadas e iniciativas pessoais de educadores. Prevalece duas grandes linhas de abordagens para o uso destes recursos, a Instrucionista voltada para o aspecto tcnico e a Construcionista.
Na abordagem construcionista cabe ao professor promover a aprendizagem do aluno para que este possa construir o conhecimento dentro de um ambiente que o desafie e o motive para a explorao, a reflexo, a depurao de ideias e a descoberta. Antes de propor um plano - que dever ser resultado de um trabalho cooperativo dos que esto envolvidos na aprendizagem, o professor precisa conhecer as potencialidades de seus alunos e suas experincias anteriores. (Almeida 2000, p 77)

Dentro deste contexto educacional e necessidade de readequaes metodolgicas e pedaggicas, as escolas da Rede Pblica Estadual de Ensino do

Paran, receberam diversos equipamentos tecnolgicos atravs de iniciativas governamentais, de mbito Federal e Estadual. A insero de equipamentos, dentre eles, eletrnicos, computadores, acesso a produes televisivas educacionais, e TVs Multimdia trouxeram novas possibilidades pedaggicas, entretanto [...] o simples acesso dos professores a esses objetos de aprendizagem miditicos no garante uma transformao qualitativa das prticas pedaggicas em sala de aula [...] (FGLIA , 2007, p. 06)
Pensando nisso, do ponto de vista administrativo e pedaggico, sobretudo, no que se refere ao apoio dado aos professores, a Secretaria de Estado da Educao implementou em todo Estado as Coordenaes Regionais de Tecnologia na Educao (CRTEs). (FGLIA , 2007, p. 06)

Criadas em 2004 as CRTEs, juntamente com as Equipes Pedaggicas dos Ncleos Regionais de Educao, passaram a dar suporte ao debate tcnicooperacional contribuindo para a fundamentao terica e metodolgica no interior das escolas. Orientadas pelos Ncleos Regionais de Educao, todas as Escolas tiveram que passar por adequaes curriculares, entendendo
[...] concepo de currculo como conjunto de aes educativas que ocorre num determinado contexto, associadas a prpria identidade escolar, mesmo que idealmente, que refletem o projeto polticopedaggico da escola, sua organizao, funcionamento e papel, e que sofrem influncia de tudo o que nela acontece, explcito ou no. (MENEZES, 2009, p. 201)

Para aprofundar a discusso as escolas foram orientadas a contemplar em seus documentos pedaggicos norteadores, o uso educacional das tecnologias e suas concepes terico-metodolgicas. As discusses forma registradas em documentos construdos coletivamente, como o Projeto Poltico Pedaggico (PPP) a Proposta Pedaggica Curricular (PPC) e o Plano de Trabalho Docente (PTD). Nestes documentos, atualizados constantemente, possvel vislumbrar o debate e a amplitude do mesmo. Nesse contexto, as escolas da Rede Pblica Estadual de Ensino do Paran educao se vem diante de novos desafios impulsionados pelas novas tecnologias e suas implicaes sociais. Tendo em vista o global, necessrio investigar a realidade local para entender como as escolas tm absorvido as tecnologias, e

como tem sido conduzido o debate e as formaes continuadas para que a educao no perca de foco sua identidade e funo. Para tanto so necessrias aplicaes de metodologias de pesquisa in loco .

[...] pesquisa toda atividade voltada para a soluo de problemas; como atividade de busca, indagao, investigao, inquirio da realidade, a atividade que vai nos permitir, no mbito da cincia, elaborar um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreenso desta realidade e nos oriente em nossas aes. (PDUA 2004, p. 31)

Para investigar o contexto local importante o uso de questionrios para coleta de dados e consulta aos documentos das Escolas Estaduais, tais como Projetos Polticos Pedaggicos, Propostas Pedaggicas Curriculares e Planos de Trabalhos Docentes. Verificar como tem sido conduzida a formao continuada no Estado do Paran atravs do Ncleo Regional de Educao de Francisco Beltro. Para fundamentao da pesquisa, necessrio um arcabouo terico que contribua para a discusso e aponte sugestes para possvel soluo de problemas vividos at o momento.

CRONOGRAMA Ano Ao a ser realizada


Trimes tre

2012 3
o

2013 1
o

2014 4
o

4
o

2
o

3
o

1
o

2
o

Reviso e pesquisa de fontes bibliogrfica Anlise de documentos das escolas


Coleta de dados relativos s polticas pblicas, junto ao NRE.

Elaborao de questionrio e aplicao nas escolas Anlise dos dados obtidos

Elaborao e defesa da dissertao

REFERNCIAS ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. PROINFO: Informtica e formao de professores. Secretaria de Educao a Distncia . Braslia: Ministrio da Educao. Vol.1, Seed, 2000. CANDAU, Vera Maria (Org.) Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. Rio de janeiro: DP&A, 2000. (X ENDIPE). CHAU, Marilena. Convite Filosofia, So Paulo: tica, 2000. DEMO, Pedro. Aprendizagens e Novas Tecnologias. Revista Brasileira de Docncia, Ensino e Pesquisa em Educao Fsica, vol. 1, n.1, p. 53-75, ago. 2009.

FELDMAN, Marina (org.) Formao de Professores e Escola Contemporaneidade. So Paulo:Editora Senac. So Paulo, 2009.

na

FGLIA, Eliane O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS COMO POLTICA PBLICA NA EDUCAO: A formao docente em questo no Estado do Paran. Programas e Projetos - Produes PDE SEED-PR, 2007. GATTI, Bernardete Angelina. Sobre formao de professores e contemporaneidade. In: KRONBAUER, S.C.G e SIMIONATO, M. F. (orgs.), Formao de professores: abordagens contemporneas. So Paulo, Paulinas, 2 ed., 2010. PDUA, Elisabete. M. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem tericoprtica. 10 ed. rev. e atual. Campinas, SP: Papirus, 2004. PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001. SALTO, Salto para o Futuro: TV e Informtica na Educao, SEED/MEC. Braslia. Srie Estudos. 1998.

You might also like