You are on page 1of 35

Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais Campus de Poos de Caldas Curso de Engenharia Civil Laboratrio de Fsica 1

Planejamento de canteiro de obras

Gustavo Luis de Souza Naback

Professor responsvel: Mrio Garrido

Poos de Caldas / MG

1o semestre de 2008

1. 2. 3.

RESUMO INTRODUO DESENVOLVIMENTO TERICO 3.1 Conceitos bsicos 3.1.1 Definio de planejamento de canteiros 3.1.2 Objetivos do planejamento de canteiros 3.1.3 Tipos de canteiro 3.2. Processo de planejamento de canteiros de obra 3.3. Elaborao de croquis do layout do canteiro 3.4. Padronizao do canteiro de obras 3.4.1Exemplo de programao das etapas de padronizao de canteiros 3.4.2 Cronograma de mo-de-obra: 3.4.3 Cronograma fsico da obra: 3.4.4 Consulta ao oramento: 3.4.5 Arranjo fsico geral 3.4.6 Arranjo fsico detalhado 3.4.7 Detalhamento das instalaes 3.4.8 Cronograma de implantao 3.5 Manuteno e limpeza do canteiro de obras 3.6 Tipologia das instalaes provisrias 3.6.1 Sistema tradicional racionalizado 3.6.2 Containers 3.7 Instalaes provisrias: reas de vivncia e de apoio 3.7.1 Refeitrio 3.7.2 rea de lazer 3.7.3 Vestirio 3.7.4 Banheiros 3.7.5 Almoxarifado 3.7.6 Escritrio da obra 3.8 Instalaes provisrias: acessos obra e tapumes 3.9 Movimentao e armazenamento de materiais 3.9.1 Dimensionamento das instalaes 3.9.2 Desperdcios e perdas por mau armazenamento so comuns em obras

03 03 04 04 04 04 05 05 06 08 08 09 09 09 09 09 09 10 10 11 11 12 14 14 16 17 18 20 21 22 24 24 26 30

4.

CONCLUSO

5. 1.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS RESUMO

30

Este relatrio tem como objetivo fazer um detalhamento da metodologia aplicada na execuo de um canteiro de obras, assim como os mtodos utilizados, dimenses de instalaes e os aspectos que as envolvem, baseando-se em normas. O trabalho trata de uma obra de mdio porte (prdio de 13 andares), onde trabalham 40 pessoas, de diversas funes. (engenheiros, operrios, guardas noturnos, etc.). 2. INTRODUO O planejamento do canteiro, em particular, tem sido um dos aspectos mais negligenciados na indstria da construo, sendo que as decises so tomadas na medida em que os problemas surgem no decorrer da execuo. Em conseqncia, os canteiros de obras muitas vezes deixam a desejar em termos de organizao e segurana, fazendo com que, longe de criarem uma imagem positiva das empresas no mercado, recomendem distncia aos clientes. Apesar de as vantagens operacionais e econmicas de um eficiente planejamento de canteiro serem mais bvias em empreendimentos de maior porte e complexidade, ponto pacfico que um estudo criterioso do layout e da logstica do canteiro deve estar entre as primeiras aes para que sejam bem aproveitados todos os recursos materiais e humanos empregados na obra, qualquer que seja seu porte. Embora seja reconhecido que o planejamento do canteiro desempenha um papel fundamental na eficincia das operaes, cumprimento de prazos, custos e qualidade da construo, os gerentes geralmente aprendem a realizar tal atividade somente atravs da tentativa e erro, ao longo de muitos anos de trabalho. Tambm se conclui que raramente existe um mtodo definido para o planejamento do canteiro, observando, em pesquisas junto a gerentes de obra, que os planos eram elaborados com base na experincia, no senso comum e na adaptao de projetos passados para as situaes atuais.

3.

DESENVOLVIMENTO TERICO

3.1 Conceitos bsicos


3.1.1 Definio de planejamento de canteiros O planejamento de um canteiro de obras pode ser definido como o planejamento do layout e da logstica das suas instalaes provisrias, instalaes de segurana e sistema de movimentao e armazenamento de materiais. O planejamento do layout envolve a definio do arranjo fsico de trabalhadores, materiais, equipamentos, reas de trabalho e de estocagem. De outra parte, o planejamento logstico estabelece as condies de infra-estrutura para o desenvolvimento do processo produtivo, estabelecendo, por exemplo, as condies de armazenamento e transporte de cada material, a tipologia das instalaes provisrias, o mobilirio dos escritrios ou as instalaes de segurana de uma serra circular. De acordo com a definio adotada, considera-se que o planejamento de assuntos de segurana no trabalho no relacionados s protees fsicas, tais como o treinamento da mo-de-obra ou as anlises de riscos, no faz parte da atividade planejamento de canteiro. Tal definio deve-se a complexidade e as particularidades do planejamento da segurana.

3.1.2 Objetivos do planejamento de canteiros O processo de planejamento do canteiro visa a obter a melhor utilizao do espao fsico disponvel, de forma a possibilitar que homens e mquinas trabalhem com segurana e eficincia, principalmente atravs da minimizao das movimentaes de materiais, componentes e mo-deobra. (a) objetivos de alto nvel: promover operaes eficientes e seguras e manter alta a motivao dos empregados. No que diz respeito motivao dos operrios destaca-se a necessidade de fornecer boas condies ambientais de trabalho, tanto em termos de conforto como de segurana do trabalho. Ainda dentre os objetivos de alto nvel, pode ser acrescentado cuidado com os aspectos visuais do canteiro, que inclui a limpeza e impacto positivo perante funcionrios e clientes. No seria exagero afirmar que um cliente, na dvida entre dois apartamentos (de obras diferentes) que o satisfaam plenamente, decida comprar aquele do canteiro mais organizado, uma vez que este pode induzir uma maior confiana em relao a qualidade da obra;

(b) objetivos de baixo nvel: minimizar distncias de transporte, minimizar tempos de movimentao de pessoal e materiais, minimizar manuseios de materiais e evitar obstrues ao movimento de materiais e equipamentos. 3.1.3 Tipos de canteiro Os canteiros de obra podem ser enquadrados dentro de um dos trs seguintes tipos: restritos, amplos e longos e estreitos. O primeiro tipo de canteiro (restrito) o mais freqente nas reas urbanas das cidades, especialmente nas reas centrais. Devido ao elevado custo dos terrenos nessas reas, as edificaes tendem a ocupar uma alta percentagem do terreno em busca de maximizar sua rentabilidade. Em decorrncia disto os canteiros restritos so os que exigem mais cuidados no planejamento, devendo-se seguir uma abordagem criteriosa para tal tarefa. Existem duas regras fundamentais que sempre devem ser seguidas no planejamento de canteiros restritos: (a) sempre atacar primeiro a fronteira mais difcil; (b) criar espaos utilizveis no nvel do trreo to cedo quanto possvel. A primeira regra recomenda que a obra inicie a partir da divisa mais problemtica do canteiro. O principal objetivo evitar que se tenha de fazer servios em tal divisa nas fases posteriores da execuo, quando a construo de outras partes da edificao dificulta o acesso a este local. Os motivos que podem determinar a criticalidade de uma divisa so vrios, tais como a existncia de um muro de arrimo, vegetao de grande porte ou um desnvel acentuado. A segunda regra aplica-se especialmente a obras nas quais o subsolo ocupa quase a totalidade do terreno, dificultando, na fase inicial da construo, a existncia de um layout permanente. Exige-se, assim, a concluso, to cedo quanto possvel, de espaos utilizveis ao nvel do trreo, os quais possam ser aproveitados para locao de instalaes provisrias de armazenamento, com a finalidade de facilitar os acessos de veculos e pessoas, alm de propiciar um carter de longo prazo de existncia para as referidas instalaes.

3.2. Processo de planejamento de canteiros de obra


O planejamento do canteiro deve ser encarado como um processo gerencial como qualquer outro, incluindo etapas de coleta de dados e avaliao do planejamento.

sob essa tica que foi elaborado o mtodo apresentado nesse trabalho, o qual considera a existncia de quatro etapas para o planejamento de canteiros: (a) Diagnstico de canteiros de obra existentes; (b) Padronizao das instalaes e dos procedimentos de planejamento; (c) Planejamento do canteiro de obras propriamente dito; (d) Manuteno da organizao dos canteiros, baseando-se na aplicao dos princpios dos programas 5S.

3.3 Elaborao de croquis do layout do canteiro


A anlise da(s) planta(s) de layout til para a identificao de problemas relacionados ao arranjo fsico propriamente dito, permitindo observar, por exemplo, a localizao equivocada de alguma instalao ou o excesso de cruzamentos de fluxo em determinada rea. A necessidade desta ferramenta surge do fato de que a grande maioria dos canteiros no possui uma planta de layout, situao que acaba obrigando a elaborao de um croqui na prpria obra, durante a visita de diagnstico. Considerando essa necessidade, so apresentadas a seguir algumas diretrizes para a elaborao de croquis do layout do canteiro. Tais diretrizes tambm so aplicveis elaborao das plantas de layout. Inicialmente, recomenda-se desenhar croquis de todos os pavimentos necessrios perfeita compreenso do layout (subsolo, trreo e pavimento tipo, por exemplo). Sugere-se utilizar folha A4 e consultar o projeto arquitetnico, disponvel na prprio escritrio da obra. Nos canteiros convencionais, uma aproximao da escala 1:200 ser suficiente, no sendo, porm, necessria muita rigidez na transferncia de escala. Nos croquis, devem constar no mnimo os seguintes itens: (a) definio aproximada do permetro dos pavimentos, diferenciando reas fechadas e abertas; (b) localizao de pilares e outras estruturas que interfiram na circulao de materiais ou pessoas; (c) portes de entrada no canteiro (pessoas e veculos) e acesso coberto para clientes; (d) localizao de rvores que restrinjam ou interfiram na circulao de materiais ou pessoas, inclusive na calada; (e) localizao das instalaes provisrias (banheiros, escritrio, refeitrio, etc.), inclusive planto de vendas; (f) todos os locais de armazenamento de materiais, inclusive depsito de entulho; (g) localizao da calha ou tubo para remoo de entulho; (h) localizao da betoneira, grua, guincho e guincheiro, incluindo a especificao do(s) lado(s) pelo(s) qual (is) se fazem as cargas no guincho; (i) localizao do elevador de passageiros; (j) localizao das centrais de carpintaria e ao;

(l) pontos de iamento de frmas e armaduras; (m) localizao de passarelas, rampas e/ou escadas provisrias com indicao aproximada do desnvel;

(n) linhas de fluxo

10

Modelo de canteiro de obras

3.4 . Padronizao do canteiro de obras


3.4.1 Exemplo de programao das etapas de padronizao de canteiros

11

3.4.2 Cronograma de mo-de-obra: deve ser estimado o nmero de operrios no canteiro para trs fases bsicas do layout, ou seja, para a etapa inicial da obra a etapa de pico mximo de pessoal e a etapa final ou de desmobilizao do canteiro;

12

3.4.3 Cronograma fsico da obra: a elaborao do cronograma de layout requer a consulta ao cronograma fsico da obra, uma vez que normal a existncia de interferncias entre ambos. Embora o cronograma fsico original possa sofrer pequenas alteraes para viabilizar um layout mais eficiente, deve-se, na medida do possvel, procurar tirar proveito da programao estabelecida sem alter-la. Entretanto so comuns situaes que exigem, por exemplo, o retardamento da execuo de trechos de paredes, rampas ou lajes para viabilizar a implantao do canteiro. Alm destas anlises de atrasos ou adiantamento de servios, o estudo do cronograma fsico permite a coleta de outras informaes importantes para o estudo do layout, como, por exemplo, a verificao da possibilidade de que certos materiais no venham a ser estocados simultaneamente a outros (blocos e areia, por exemplo), o prazo de liberao de reas da obra passveis de uso por instalaes de canteiro, prazo de incio da alvenaria (para reservar rea de estocagem de blocos), etc.; 3.4.4 Consulta ao oramento: com base no levantamento dos quantitativos de materiais e no cronograma fsico, podem ser estimadas as reas mximas de estoque para os principais materiais. 3.4.5 Arranjo fsico geral: a etapa de definio do arranjo fsico geral, tambm denominado de macro-layout, envolve o estabelecimento do local em que cada rea do canteiro (instalao ou grupo de instalaes) ir situar-se, devendo ser estudado o posicionamento relativo entre as diversas reas. Nesta etapa, por exemplo, define-se de forma aproximada, a localizao das reas de vivncia, reas de apoio e rea do posto de produo de argamassa; 3.4.6 Arranjo fsico detalhado: envolve o detalhamento do arranjo fsico geral, ou a definio do micro-layout, no qual estabelecida a localizao de cada equipamento ou instalao dentro de cada rea do canteiro. Nesta etapa define-se, por exemplo, a localizao de cada instalao dentro das reas de vivncia, ou seja, as posies relativas entre vestirio, refeitrio e banheiro, com as respectivas posies de portas e janelas; 3.4.7 Detalhamento das instalaes: definido o arranjo fsico do canteiro, faz-se necessrio planejar a infra-estrutura necessria ao funcionamento das instalaes. Desta forma, com base nos padres da empresa, devem ser estabelecidos, por exemplo, a quantidade e tipos de mesas e cadeiras nos refeitrios, quantidades e tipos de armrios nos vestirios, tcnicas de armazenamento de cada material, tipo de pavimentao das vias de circulao de materiais e pessoas, local e forma de fixao das plataformas de proteo, etc.

13

3.4.8 Cronograma de implantao: este cronograma deve apresentar graficamente o seqenciamento das fases de layout, alm de explicitar as fases ou eventos da execuo da obra (concretagem de uma laje, por exemplo) que determinam uma alterao no layout. O cronograma de implantao pode estar inserido no plano de longo prazo de produo, sendo til para a divulgao do planejamento, para a programao da alocao de recursos aos trabalhos de implantao do canteiro, e, ainda, para o acompanhamento da implantao, facilitando a identificao e anlise de eventuais atrasos.

3.5 Manuteno e limpeza do canteiro de obras


comum que exista entre os profissionais da construo civil a percepo de que canteiros de obra so locais destinados a serem sujos e desorganizados, caractersticas determinadas pela natureza do processo produtivo e pela baixa qualificao da mo-de-obra. Existem diversos programas que ensinam a manter a qualidade no local de trabalho, entres eles est o programa que apresenta 5 prticas para o bom funcionamento do ambiente de trabalho: A primeira prtica, o descarte, tem como princpio identificar materiais ou objetos que so desnecessrios no local de trabalho e encaminh-los ao descarte, retirando-os do canteiro de obras. Alm de liberar reas do canteiro, o descarte pode resultar em benefcios financeiros atravs da venda dos materiais. A segunda prtica, a organizao, visa a estabelecer lugares certos para todos os objetos, diminuindo o tempo de busca pelos mesmos. A implementao da prtica pode se dar atravs de comunicao visual e padronizao. A definio de lugares certos para cada documento no escritrio, o etiquetamento de prateleiras de materiais no almoxarifado ou o uso de uma cor diferente nos capacetes dos visitantes, so exemplos de prticas adotadas. A terceira prtica, a limpeza, visa a, alm de tornar mais agradvel o ambiente de trabalho, melhorar a imagem da empresa perante clientes e funcionrios e facilitar a manuteno dos equipamentos e ferramentas. Um local mais limpo mais transparente, permitindo a identificao visual de problemas e facilitando o acesso aos equipamentos. A quarta prtica, o asseio, tem como objetivos conscientizar os trabalhadores acerca da importncia de manter a higiene individual, assim como de manter condies ambientais satisfatrias de trabalho, tais como os nveis de rudo, iluminao e de temperatura. A ltima prtica, a da disciplina, visa a desenvolver a responsabilidade individual e a iniciativa dos trabalhadores, podendo ser desenvolvida atravs do treinamento. Esta prtica pode ser medida, por exemplo, atravs dos nveis de utilizao dos equipamentos de proteo individual.

14

3.6 Tipologia das instalaes provisrias


Embora na maior parte dos canteiros predominem os barracos em chapas de compensado, existem diversas possibilidades para a escolha da tipologia das instalaes provisrias, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Seja qual for o sistema utilizado, devem ser considerados os seguintes critrios: custos de aquisio, custos de implantao, custos de manuteno, reaproveitamento, durabilidade, facilidade de montagem e desmontagem, isolamento trmico e impacto visual. A importncia de cada critrio varivel conforme as necessidades da obra. Alm das opes discutidas, outra alternativa so as instalaes em alvenaria, mais interessantes quando as instalaes provisrias podem tornar-se permanentes aps o final da obra. 3.6.1 Sistema tradicional racionalizado O sistema tradicional racionalizado representa um aperfeioamento dos barracos em chapa de compensado comumente utilizados, de forma a aumentar o seu reaproveitamento e facilitar a sua montagem e desmontagem. O sistema racionalizado constitui-se de mdulos de chapa de compensado resinado, com espessura mnima de 14 mm, ligados entre si por qualquer dispositivo que facilite a montagem e a desmontagem, tais como parafusos, dobradias ou encaixes. Os seguintes requisitos devem ser considerados na concepo do sistema: Proteger as paredes do banheiro contra a umidade (requisito da NR-18), revestindo-as, por exemplo, com chapa galvanizada ou pintura impermevel. Com o mesmo objetivo, recomendvel que o piso dos banheiros seja feito em contrapiso cimentado, e no em madeira; Prever mdulos especiais para portas e janelas. As janelas preferencialmente devem ser basculantes, garantindo iluminao natural instalao; Fazer a cobertura dos barracos com telhas de zinco, as quais so mais resistentes ao impacto de materiais se comparadas s telhas de fibrocimento. Alm de usar telhas de zinco, pode ser necessria a colocao de uma proteo adicional sobre os barracos, como, por exemplo, uma tela suspensa de arame de pequena abertura; Pintar os mdulos nas duas faces, assim como selar os topos das chapas de compensado, contribuindo para o aumento da durabilidade da madeira. Prever opo de montagem em dois pavimentos, j que esta ser uma alternativa bastante til em canteiros restritos.

15

Um problema que pode surgir ao planejar-se um sistema com dois pavimentos a interferncia com a plataforma principal de proteo. Nesse caso, uma soluo que tem sido aceita pela fiscalizao o deslocamento da plataforma para a laje imediatamente superior, somente no trecho em que existe interferncia. O mesmo sistema descrito poderia tambm ser feito com chapas metlicas galvanizadas, tomando-se o cuidado adicional, neste caso, de acrescentar algum tipo de isolamento trmico s paredes, como, por exemplo, placas de isopor acopladas as mesmas. Deve-se estar atento ainda, para o fato de que o sistema apresentado pode ser aproveitado tambm em reas cobertas. Nesse caso, os nicos componentes do sistema a serem usados so os mdulos de parede.

Construo de barraco provisrio de compensados de madeira

3.6.2 Containers A utilizao de containers na construo uma prtica habitual em pases desenvolvidos e uma alternativa adotada h algum tempo, por exemplo, em obras de montagem industrial e

16

grandes empreendimentos. Embora atualmente venha ocorrendo uma disseminao do uso de containers em obras de edificaes residenciais e comerciais, essa opo ainda pode ser considerada minoritria se comparada aos barracos em madeira. Apesar de existir a opo de compra de container com isolamento trmico, o custo desta opo faz com que ela raramente seja utilizada, ocasionando a principal reclamao dos operrios em relao ao sistema: as temperaturas internas so muito altas nos dias mais quentes. Tendo em vista a minimizao do problema, algumas medidas simples podem ser adotadas: pintura externa em cor branca, execuo de telhado sobre o container e, conforme a NR-18, uma ventilao natural de, no mnimo, 15% da rea do piso, composta por, no mnimo, duas aberturas. Alm dos requisitos de ventilao, a NR-18 tem outras exigncias importantes em relao aos containers: A estrutura dos containers deve ser aterrada eletricamente, prevenindo contra a possibilidade de choques eltricos; Containers originalmente usados no transporte e/ou acondicionamento de cargas devem ter um atestado de salubridade relativo a riscos qumicos, biolgicos e radioativos, com o nome e CNPJ da empresa responsvel pela adaptao. Em que pese o relativo alto custo de aquisio e as dificuldades para manter um bom nvel de conforto trmico, os containers apresentam diversas vantagens, tais como a rapidez no processo de montagem e desmontagem, reaproveitamento total da estrutura e a possibilidade de diversos arranjos internos. As dimenses usuais dos containers encontrados no mercado so 2,4 m x 6,0 m e 2,4 m x 12,0 m, ambos com altura de 2,60 m. Existem diversos fornecedores no mercado (aluguel e venda), havendo opes de entrega do container j montado ou somente de entrega de seus componentes para montagem na obra. Em caso de empilhamento de unidades deve-se priorizar a colocao de depsitos de materiais no mdulo trreo, tendo em vista a facilidade de acesso.

17

Containers empilhados, substituindo os barracos de chapas de compensado

3.7 Instalaes provisrias: reas de vivncia e de apoio


De acordo com a definio da NR-18 (SEGURANA..., 2003), as reas de vivncia (refeitrio, vestirio, rea de lazer, alojamentos e banheiros) so reas destinadas a suprir as necessidades bsicas humanas de alimentao, higiene, descanso, lazer e convivncia, devendo ficar fisicamente separadas das reas laborais. Esta norma tambm exige, tendo em vista as condies de higiene e salubridade, que estas reas no sejam localizadas em subsolos ou pores de edificaes. J as reas de apoio (almoxarifado, escritrio, guarita ou portaria e planto de vendas) compreendem aquelas instalaes que desempenham funes de apoio produo, abrigando funcionrio(s) durante a maior parte ou durante todo o perodo da jornada diria de trabalho, ao contrrio do que ocorre nas reas de vivncia, as quais s so ocupadas em horrios especficos.

18

3.7.1 Refeitrio Considerando a inexistncia de norma que estabelea um critrio para dimensionamento de refeitrio, sugere-se o uso do parmetro 0,8 m por pessoa. Este valor tem por base a experincia de diferentes empresas, considerando que os refeitrios dimensionados atravs dele demonstraram possuir rea suficiente para abrigar todos os funcionrios previstos, no se detectando reclamaes. Existem duas exigncias bsicas para definir a localizao do refeitrio. A primeira, comum as demais reas de vivncia, a proibio de sua localizao em subsolos ou pores (NR-18). A segunda exigncia a inexistncia de ligao direta com as instalaes sanitrias, ou seja, no possuir portas ou janelas em comum com tais instalaes. A segunda exigncia no implica necessariamente em posicionar o refeitrio afastado dos banheiros, visto que a proximidade desejvel para facilitar a utilizao dos lavatrios destes. Considerando que o refeitrio uma instalao que abriga muitas pessoas simultaneamente, alm de conter aquecedores de refeies, indispensvel que o mesmo possua uma boa ventilao. Dentre os vrios modos de ventilar naturalmente a instalao, alguns dos mais utilizados tm sido a execuo de uma das paredes somente at meia-altura ou o fechamento lateral somente atravs de tela de arame ou nilon o que uma soluo inadequada em regies de clima frio. Contudo, seja qual for o tipo de fechamento, importante que o mesmo isole a instalao das reas de produo e circulao, evitando a penetrao de pequenos animais e contribuindo para a manuteno da limpeza do local.

Apesar de ser uma instalao exigida pela NR-18, algumas empresas no colocam refeitrio nos canteiros e outras os mantm em condies precrias, alegando a pouca utilizao por parte dos funcionrios. A justificativa comum a de que os trabalhadores no gostam de comer nos refeitrios, pelo fato de terem vergonha de sua marmita e de seus hbitos mesa, preferindo fazer as refeies em locais diversos, sozinhos ou em pequenos grupos. preciso lembrar ainda que devido natureza autoritria das relaes de trabalho no setor e ao baixo grau de organizao e evoluo social de grande parte dos trabalhadores, melhorias no refeitrio e no canteiro de modo geral, dificilmente sero exigidas pelos operrios. Desse modo, cabe empresa dotar o canteiro de boas condies ambientais, alm de incentivar e cobrar o uso e manuteno das instalaes.

19

Alguns exemplos de aes que podem ser realizadas para facilitar a assimilao do refeitrio por parte dos operrios so listadas abaixo: Colocao de mesas e cadeiras separadas (tipo bar, por exemplo).

de modo a favorecer que os trabalhadores agrupem-se segundo suas afinidades pessoais; Fornecimento de refeies prontas; Colocao de televiso; Atendimento aos requisitos da NR-18 como, por exemplo, lixeira com tampa, fornecimento de gua potvel por meio de bebedouro ou dispositivo semelhante, mesas com tampos lisos e lavveis e aquecedor de refeies.

Exemplo de fechamento e mesas para refeitrios em canteiros

3.7.2 rea de lazer A rea de lazer pode ser implementada de vrias formas, sendo recomendvel uma consulta prvia aos trabalhadores acerca de suas preferncias.

20

Contudo, as caractersticas do canteiro podem restringir ou ampliar a gama de opes. Em caso de um canteiro amplo, por exemplo, possvel ter-se um campo de futebol ou mesmo uma situao pouco comum, tal como um espao para cultivo de uma horta. Em canteiros restritos a opo mais vivel a utilizao do prprio refeitrio como rea de lazer, status que pode ser caracterizado pela colocao de uma televiso ou jogos, tais como pingue-pongue e damas. Embora a NR-18 (SEGURANA..., 2003) s exija a existncia de rea de lazer se o canteiro tiver trabalhadores alojados, a existncia de tais reas, mesmo quando a exigncia no aplicvel, pode se revelar uma iniciativa com bons resultados, contribuindo para o aumento da satisfao dos trabalhadores.

Exemplo de rea de lazer

3.7.3 Vestirio A NR-24 (SEGURANA..., 2003), que apresenta requisitos referentes s condies sanitrias e de conforto nos locais de trabalho, estabelece um parmetro de 1,5 m por pessoa para dimensionamento de vestirios. Entretanto, este critrio difcil de ser cumprido em canteiros restritos. O vestirio deve estar localizado ao lado dos banheiros e o mais prximo possvel do porto de entrada e sada dos trabalhadores no canteiro. O requisito de proximidade com o porto de

21

acesso de pessoal parte do pressuposto de que os EPI bsicos, comuns a todos os trabalhadores (capacetes e botinas), sejam guardados no vestirio. Visto que esta instalao o primeiro local no qual os operrios dirigem-se ao chegar na obra e o ltimo local ocupado antes que os mesmos deixem a obra no final do expediente, desta forma assegura-se que apenas o percurso vestirioporto seja realizado sem o uso de capacete e botina. Tendo em vista a segurana, tambm recomendvel criar-se uma ligao coberta entre o vestirio e o porto. Uma prtica comum, orientada por problemas de furto, a colocao de acessos independentes para vestirios e banheiros. Com o objetivo de evitar que funcionrios, ao ir no banheiro em horrio de expediente violem armrios de colegas, algumas empresas nunca colocam vestirios e banheiros no mesmo ambiente ou com acessos comuns. Esse arranjo exige que, em algumas ocasies, o operrio tenha de percorrer trajetos ao ar livre para ir de uma instalao a outra, comprometendo sua privacidade e expondo-se s intempries. Neste sentido, algumas empresas optam pela colocao somente de chuveiros no mesmo ambiente dos vestirios ou pela implantao de arranjos fsicos que garantam privacidade e proteo no trajeto entre as instalaes. Complementando os requisitos j discutidos, so sugeridas, a seguir, outras medidas para o planejamento dos vestirios: Colocao de telhas translcidas como cobertura (NR-24), melhorando assim a iluminao interna da instalao (o mesmo vale para as demais instalaes provisrias); Caso existam armrios junto s paredes, deslocar as janelas para cima, aumentando sua largura para compensar a reduo de altura; Utilizar cabides de plstico ou de madeira, e no de pregos, os quais danificam as roupas penduradas; Utilizar armrios individuais (NR-18), de preferncia metlicos. Apesar do preo relativo alto, o reaproveitamento e a melhor higiene tornam os armrios metlicos vantajosos em comparao a armrios feitos de compensado; Identificar externamente, por um nmero, cada armrio; Dotar os armrios de dispositivo para cadeado (NR-18), mas definir que a aquisio e colocao do cadeado so de responsabilidade de cada funcionrio; Definir que o capacete de cada funcionrio deve ser guardado na sua respectiva prateleira no armrio; Disponibilizar bancos de madeira, com largura mnima de 30 cm (NR-18).

Uma questo geralmente mal resolvida nos vestirios o local para colocao das botinas, as quais por questes de higiene no so colocadas dentro dos armrios. Possveis solues podem

22

ser a construo de sapateiras, divididas em compartimentos com a mesma numerao dos armrios, ou a execuo de uma divisria horizontal dentro dos armrios, reservando um espao isolado para as botinas. Uma prtica comum que evita este problema, porm no recomendada por desgastar adicionalmente o calado, o trabalhador usar a botina como calado normal, utilizando a mesma no trajeto casa-trabalho. 3.7.4 Banheiros A NR-18 apresenta critrios para o dimensionamento das instalaes hidrossanitrias, estabelecendo as seguintes propores e dimenses mnimas: 1 lavatrio, 1 vaso sanitrio e 1 mictrio para cada grupo de 20 trabalhadores ou frao; 1 chuveiro para cada grupo de 10 trabalhadores ou frao; O local destinado ao vaso sanitrio deve ter rea mnima de 1,0 m; A rea mnima destinada aos chuveiros deve ter 0,80 m; Nos mictrios tipo calha, cada segmento de 0,60 m deve corresponder a um mictrio tipo cuba. Estes critrios devem ser interpretados como requisitos mnimos, recomendando-se adotar, especialmente para os chuveiros, um menor nmero de trabalhadores por aparelho. Tal recomendao decorre do fato de que os chuveiros geralmente representam um ponto crtico dos banheiros no horrio de fim do expediente, isto , so as instalaes mais procuradas e, ao mesmo tempo, aquela em que os usurios consomem mais tempo, o que origina a formao de filas caso no existam aparelhos em nmero suficiente. Embora a norma no se refira ao assunto, sugere-se que no se incluam nos seus critrios os banheiros volantes (vaso sanitrio ou mictrio) colocados ao longo dos pavimentos. A justificativa para tal recomendao baseia- se no fato de que os banheiros volantes, por sua localizao dispersa e significativa distncia do vestirio, no podem ser utilizados no momento de maior exigncia, representado pelo horrio de sada do pessoal, conforme j citado. Um eventual banheiro exclusivo para o pessoal da administrao da obra (engenheiro, mestre, estagirios e clientes) tambm no deve ser includo nos critrios da NR-18. Conforme mencionado, no item os banheiros devem estar localizados prximos do vestirio, situando-se ao seu lado ou no mesmo ambiente. Caso os banheiros sejam uma instalao vizinha, deve-se prever acessos que permitam ao trabalhador deslocar-se de uma pea para a outra sem a perda da privacidade.

23

Existem vrias configuraes arquitetnicas que resolvem este problema. Deve-se tambm observar na localizao dos banheiros a possibilidade de aproveitamento de uma eventual rede de esgoto pr-existente no canteiro e a j comentada proibio de ligao direta com o refeitrio. Em obras com grande desenvolvimento horizontal podem ser colocados banheiros volantes em locais prximos aos postos de trabalho, com o objetivo de diminuir deslocamentos improdutivos durante o horrio de trabalho. A NR-18 (SEGURANA..., 2003) estabelece 150 m como distncia limite para deslocamento dos postos de trabalho at as instalaes sanitrias, podendo-se interpretar que essa distncia corresponde a deslocamentos horizontais e verticais. Em obras verticais os banheiros volantes tambm so importantes, uma vez que diminuem tempos improdutivos. recomendvel que estes banheiros possuam ao menos um mictrio e estejam localizados em uma rea do pavimento tipo que permita ao tubo de queda provisrio atingir o trreo em local prximo ao coletor dos esgotos dos banheiros. Em relao disposio ao longo dos andares, uma boa prtica colocar um banheiro volante a cada trs pavimentos. A seguir so listadas algumas exigncias da NR-18 (SEGURANA..., 2003) e apresentadas sugestes que podem ser teis no planejamento das instalaes hidrossanitrias: Deve existir recipiente com tampa para depsito de papis usados junto ao lavatrio e junto ao vaso sanitrio (NR-18); Colocar saboneteira com detergente (tipo rodoviria) em cada lavatrio; Colocar naftalina ou outro tipo de desinfetante nos mictrios; Tanto o piso quanto as paredes adjacentes aos chuveiros devem ser de material que resista gua e possibilite a desinfeco (NR-18). Logo, caso as paredes sejam de chapas de compensado, as mesmas devem receber um revestimento protetor, usualmente feito com chapa galvanizada ou pintura impermeabilizante; Deve existir em cada chuveiro um estrado, um cabide de madeira e uma saboneteira (NR18).

3.7.5 Almoxarifado O principal fator a considerar no dimensionamento do almoxarifado o porte da obra e o nvel de estoques da mesma, o qual determina o volume de materiais e equipamentos que necessitam serem estocados. O tipo de material estocado tambm uma considerao importante.

24

No caso da estocagem de tubos de PVC, por exemplo, necessrio que ao menos uma das dimenses da instalao tenha, no mnimo, 6,0 m de comprimento. Deve-se observar que o volume estocado varivel ao longo da execuo da obra, de modo que, em relao fase inicial da obra, pode haver necessidade de ampliar a rea disponvel nas fases seguintes em duas ou mais vezes. O almoxarifado abriga as funes de armazenamento e controle de materiais e ferramentas, devendo situar-se idealmente, prximo a trs outros locais do canteiro, de acordo com a seguinte ordem de prioridades: ponto de descarga de caminhes, elevador de carga e escritrio. A necessidade de proximidade com o ponto de descarga de caminhes e com o elevador de carga evidente. No primeiro caso, a justificativa o fato de que muitos materiais so descarregados e armazenados diretamente no almoxarifado. No segundo caso, considera-se que vrios destes materiais devem ser, no momento oportuno, transportados at o seu local de uso nos pavimentos superiores, usualmente atravs do elevador. J a proximidade com o escritrio desejvel devido aos freqentes contatos entre o mestre-de-obras e o almoxarife, facilitando-se, assim, a comunicao entre ambos. Caso exista almoxarife, a configurao interna do almoxarifado deve ser tal que a instalao seja dividida em dois ambientes: um para armazenamento de materiais e ferramentas (com armrios e etiquetas de identificao), e outro para sala do almoxarife, com janela de expediente, atravs da qual so feitas as requisies e entregas. Ainda importante lembrar que no almoxarifado (ou no escritrio) deve ser colocado um estojocom materiais para primeiros socorros.

3.7.6 Escritrio da obra O dimensionamento desta instalao funo do nmero de pessoas que trabalham no local e das dimenses dos equipamentos utilizados (armrios, mesas, cadeiras, computadores, etc.), variveis estas que so dependentes dos padres de cada empresa. Dimenses usuais de escritrios so 3,30 m x 3,30 m ou 3,30 m x 2,20 m. O escritrio tem a funo de proporcionar um espao de trabalho isolado para que o mestrede-obras e o engenheiro (somando-se a tcnicos e estagirios, eventualmente) desempenhem parte de suas atividades. Alm disso, uma funo complementar servir como local de arquivo da documentao tcnica da obra que deve estar disponvel no canteiro, incluindo projetos, cronograma, licenas da prefeitura, etc.

25

Em relao sua localizao, requer-se, alm da proximidade com o almoxarifado, uma posio nas imediaes do porto de entrada de pessoas, a qual torne o escritrio ponto de passagem obrigatria no caminho percorrido por clientes e visitantes ao entrar no canteiro. Tambm interessante que esta instalao esteja posicionada em local que permita que do seu interior tenha-se uma viso global do canteiro, de modo que o mestre e/ou engenheiro possam realizar, ao mesmo tempo, atividades no escritrio e acompanhar visualmente os principais servios em execuo. No escritrio a necessidade de uma boa iluminao faz-se mais presente do que nas demais instalaes, devido natureza das atividades desenvolvidas, as quais exigem boas condies visuais para a elaborao de desenhos, trabalhos em computador e leitura de plantas e documentos diversos. No que diz respeito organizao do escritrio, a principal preocupao deve ser quanto ao arquivamento dos documentos da obra. Este arquivamento comumente feito de duas formas: (a) atravs da utilizao de arquivos metlicos, no qual os diversos documentos so separados por pastas, todas identificadas por etiquetas; (b) atravs da utilizao de caixas tipo arquivo morto, tambm identificadas por etiquetas. As duas opes requerem que inicialmente seja feita uma listagem de todos os documentos a serem armazenados, adotando-se uma numerao para cada caixa ou pasta. Uma folha com esta listagem pode ser fixada nas paredes do escritrio. Outras medidas eficazes para a organizao do escritrio so a colocao de um mural para a fixao de plantas, cronogramas e avisos, alm de um chaveiro o qual contenha todas as chaves das instalaes da obra e dos apartamentos, devidamente identificadas por etiquetas.

3.8 Instalaes provisrias: acessos obra e tapumes


Embora parea um requisito bvio, nem todos os canteiros possuem um porto para entrada de pessoas exclusivo, fazendo com que as pessoas tenham que entrar pelo mesmo porto de acesso de veculos. A localizao do porto de pessoas deve ser estudada em conjunto com o estudo do(s) trajeto(s) que visitantes e funcionrios devem fazer ao entrar e sair da obra.

26

Qualquer que seja a localizao do porto se recomenda que o mesmo atenda aos seguintes requisitos: Possua uma inscrio que o identifique, como, por exemplo, entrada de pessoas; Possua uma inscrio com o nmero do terreno; Possua uma fechadura ou puxador que facilite a abertura e o fechamento; Na placa de tapume ao lado do porto, ou na prpria placa do porto, recomendvel a colocao de uma caixa de correio, a qual tem dimenses usuais de 20 cm (largura) x 30 cm (profundidade) x 20 cm (altura); Possua uma campainha, que pode tocar, por exemplo, na zona de servio do pavimento trreo, em local prximo ao guincho e a betoneira, e no almoxarifado. Quando existirem recursos para tanto, a campainha pode ser substituda por um porteiro eletrnico. Para manter o porto permanentemente fechado pode ser utilizada uma fechadura de tranca automtica acoplada a um sistema de molas, de forma que a simples batida do porto ser suficiente para fech-lo. Ao entrar na obra normal que o visitante, ou mesmo os funcionrios, no saibam ao certo qual caminho percorrer para chegar at as escadas de acesso aos pavimentos superiores ou s reas de vivncia. Isto pode induzir tomada de caminhos inseguros ou mais longos, sendo uma demonstrao de descaso com o planejamento do canteiro. Para evitar este tipo de situao, uma boa medida a construo de um acesso coberto para entrada de pessoas, delimitado lateralmente. Este acesso deve ser uma passagem obrigatria para entrada e sada de pessoas na obra. Deve comear no porto de pessoas e estender-se at uma rea coberta, desenvolvendo trajeto que desvie das reas de produo e estoque de materiais, privilegiando, por outro lado, a passagem junto as reas de vivncia e escritrio, terminando em local prximo as escadas do prdio. Alm da funo de segurana, o acesso pode ser aproveitado para fixao de cartazes relacionados ao marketing do empreendimento, e tambm com setas indicativas de locais da obra e com instrues sobre procedimentos de segurana. A Figura ilustra as dimenses e a configurao do acesso.

27

Acesso coberto para entrada de pessoas na obra A localizao do(s) porto (es) de acesso de veculos deve ser estudada em conjunto com o layout das instalaes relacionadas aos materiais, devendo-se fazer tantos portes quantos forem necessrios para garantir a descarga dos materiais sem a necessidade de mltiplo manuseio dos mesmos. Neste sentido, deve-se atentar para a existncia de rvores em frente ao terreno, o que pode restringir a escolha da posio do porto a uma ou duas opes. Caso o terreno esteja localizado em uma esquina, deve-se, preferencialmente, colocar os portes na rua de trnsito menos intenso. Com relao aos tapumes, estes devem ser mantidos em bom estado de conservao e limpeza. Por ser um dos aspectos da obra mais visveis para a comunidade, deve causar um

28

impacto visual agradvel. Alm das tradicionais pinturas com o logotipo da empresa, comum que os tapumes sejam aproveitados para pinturas artsticas ou sejam pintados com cores chamativas, geralmente a cor principal do marketing do empreendimento. usual que sobre os tapumes sejam colocadas as placas da empresa e tambm de fornecedores. Tentando evitar que tais placas sejam colocadas de forma desorganizada e mal conservadas, algumas empresas vm utilizando placas nicas, incluindo seu nome e o nome dos fornecedores, melhorando a aparncia da entrada do canteiro. A placa deve reservar um espao para a colocao do selo do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), devendo conter ainda o nome dos responsveis tcnicos pela execuo da obra e pelos projetos e servios complementares. Algumas empresas optam por ilumin-las, atravs de lmpadas tipo fotoclula ou refletores.

3.9 Movimentao e armazenamento de materiais

3.9.1 Dimensionamento das instalaes So citadas a seguir algumas dimenses usualmente adotadas no dimensionamento das instalaes de movimentao e armazenamento de materiais: (a) elevador de carga: as dimenses em planta de 1,80 m x 2,30 m so as mais usuais para torres metlicas de elevadores de carga; (b) distncia entre roldana louca e tambor do guincho: esta distncia deve estar compreendida entre 2,5 m e 3,0 m (NR-18), devendo ser considerada para estimar a posio do guincheiro; (c) baias de agregados: as baias devem ter largura igual ou pouco maior que a largura da caamba do caminho que descarrega o material, enquanto as outras dimenses (altura e comprimento) devem ser suficientes para a estocagem do volume correspondente uma carga. No caso da areia e brita, por exemplo, as dimenses usuais so aproximadamente 3,00 m x 3,00 m x 0,80 m (altura); (d) estoques de cimento: a rea necessria para estocagem deve ser estimada com base no oramento e na programao da obra. As seguintes dimenses devem ser consideradas neste clculo:

29

- dimenses do saco de cimento: 0,70 m x 0,45 m x 0,11 m (altura); - altura mxima da pilha: 10 sacos. No caso de armazenagem inferior a 15 dias a NBR 12655 (ABNT, 1992) permite pilhas de at 15 sacos;

(e) estoque de blocos: a rea necessria deve ser estimada com base no oramento e na programao da obra. O estoque deve utilizar o espao cbico, limitando, por questes de ergonomia e segurana do operrio, a altura mxima da pilha em aproximadamente 1,40 m; (f) caamba tele-entulho: dimenses usuais em planta de caambas tele-entulho so de 1,60 m x 2,65 m; (g) bancada de frmas: a bancada deve possuir dimenses em planta que sejam pouco superiores s da maior viga ou pilar a ser executado; (h) porto de veculos: o porto deve ter largura e altura que permitam a passagem do maior veculo que entrar por ele na obra, no decorrer de todo o perodo de execuo. Usualmente a largura de 4,00 m e a altura livre de 4,50 m so suficientes; (i) caminhes de transporte de madeira: para verificar se estes caminhes podem entrar no canteiro e acessar as baias deve-se conhecer o seu raio de curvatura e suas dimenses. Dimenses usuais so as seguintes: - raio de curvatura: 5,00 m; - largura e comprimento do veculo: 2,70 m x 10,00 m; (j) caminhes betoneiras: dimenses usuais desses caminhes so as seguintes: - raio de curvatura: 5,00 m; - largura e comprimento do veculo: 2,70 m x 8,00 m.

3.9.2 Desperdcios e perdas por mau armazenamento so comuns em obras Um problema comum em obras o desperdcio do material. Quando se realiza uma obra com profissionais qualificados o desperdcio pode chegar a at 15%; j se a mo-de-obra informal, do tipo o pedreiro ser o um conhecido do zelador ou uma indicao sem referncia,

30

pode-se

chegar

um

desperdcio

de

30%

nos

materiais

de

construo.

Assim, armazenar corretamente os materiais de uma obra fundamental para evitar danos e perdas; alm disso, quando se tem organizao e planejamento a produtividade da mo-de-obra maior. Abaixo seguem as melhores maneiras para o correto armazenamento dos materiais: Areia Deve ser estocada em local plano, devidamente cercada por madeiras e coberta por lona de plstico

Maneira correta de ser armazenar a areia

Pedras Devem ser guardadas como o indicado para a areia. No precisam ser cobertas. Cimento Por ser um material perecvel (estocagem de 30 dias), estraga se ficar em contato com umidade. Deve ser empilhada em local fechado e seco, sem retir-lo de sua embalagem. Compre conforme a obra demandar.

31

Armazenamento de sacos de cimento Tijolos e blocos Empilhados de forma a no ultrapassar 1,50 metro de altura. Devem ser cobertos com uma lona. Tijolos aparentes devem ser empilhados sobre um tablado de madeira.

32

Mtodo correto de ser armazenar tijolos

Cal Empilhado em local fechado, longe de umidade. Assim como o cimento deve-se evitar sua compra em grandes quantidades (tempo de estocagem: 30 dias). Deve ser comprado aos poucos, conforme a demanda, pois se trata de um material perecvel. Barras de ao Devem ser guardadas de mesmo dimetro juntas. Podem ser armazenadas em locais abertos, se no ficarem expostas por muito tempo (at 90 dias). No devem ser colocadas em contato com a terra. Tubos e conexes Separados de acordo com o tipo. No devem ficar expostos ao sol. Cabos, quadros de luz, tomadas e materiais eltricos em geral Devem ser guardados em local fechado, separando-os por itens. Telhas As de barro devem ser empilhadas verticalmente. Dispostas de modo a ficarem prximas ao local

33

em que sero utilizadas (para evitar quebras). Telhas metlicas devem ficar um pouco inclinadas para no acumular gua.

Maneira correta de se armazenarem as telhas

Madeiras As chapas compensadas devem ser cobertas com saco plstico e sem contato com o solo. No se deve empilhar um grande nmero, pois o peso pode danificar o material. Se a obra tiver tbuas para piso, elas devem ser guardadas sobre estrado de madeira. J o madeiramento para o telhado deve ser coberto com plstico.

Portas e janelas Devem ser guardadas dentro de casa e sem retirar suas embalagens. Dispostas em posio horizontal. Azulejo e piso cermico Deve evitar armazen-los em locais midos. Devem ser empilhados sem retirar as embalagens de papelo. Vidro No deve ser estocado. Deve ser usado assim que chegar obra, ou seja, na etapa final da obra, no acabamento.

34

4.

CONCLUSO A combinao de um grande nmero de elementos de canteiro com a pouca disponibilidade de

espao, torna a atividade de planejamento de layout semelhante montagem de um quebracabea, exigindo que o planejador tenha disposio e criatividade para encontrar solues inovadoras. importante ter-se sempre em mente que a implantao de um bom arranjo fsico pode ter custos apenas marginalmente superiores implantao de um arranjo deficiente, e que o planejamento que determina a existncia de uma ou outra situao. Por sua vez, a atividade de planejamento de layout consome uma quantidade muito pequena de horas tcnicas, no existindo, portanto, justificativas para a sua no realizao, j que os recursos despendidos so insignificantes face aos benefcios que resultam da sua execuo qualificada. Para obter um bom planejamento de canteiros, fundamental a observncia de algumas diretrizes e procedimentos de planejamento.

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto: Procedimento. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 12655: Preparo, controle e recebimento de concreto. Rio de Janeiro, 1992. BONIN, L.C.; et al. Manual de referncia tcnica para estruturas de concreto armado convencionais. Sinduscon/RS: Programa de qualidade e produtividade na construo civil/RS, 1993.

35

You might also like