You are on page 1of 18

Mais metais no-ferrosos

Todas as pessoas que se interessam um pouquinho por automobilismo, sabem o quanto as equipes de Frmula 1 e Frmula Indy, apenas para falar das mais famosas, pesquisam para tornar seus carros mais velozes, mais competitivos e mais seguros. E no meio de tudo o que os engenheiros calculam, desenham e experimentam, est o emprego de materiais que devem ser, ao mesmo tempo, leves e adequados para se construir o melhor carro da temporada. O bom de tudo isso que esses materiais, mais cedo ou mais tarde, acabam sendo usados na fabricao dos carros que ns, que no somos pilotos de corrida, dirigimos todos os dias. Basta dizer que metais como o alumnio e o magnsio, que antes dos anos 90 no eram usados, passaram a estar presentes em ligas empregadas na fabricao de automveis. Peas como os pedais de freio e embreagem, que precisam ser ao mesmo tempo leves e resistentes, so fabricadas com ligas de magnsio. E por que essas ligas so empregadas? Por serem mais leves, permitem que o carro gaste menos energia para se movimentar e, por conseqncia, tenha um desempenho melhor com economia de combustvel. Outros metais como o titnio, por sua especial resistncia corroso, so usados em prteses e implantes cirrgicos. Voc no acredita? De que voc acha que so feitas as vlvulas artificiais que so colocadas no corao de pessoas com problemas cardacos? De titnio!
86

No entanto, esses materiais custam caro. Isso acontece porque os metais usados, como o magnsio ou o titnio e a tecnologia de sua produo exigem muita pesquisa para seu desenvolvimento. Nesta aula vamos conhecer a famlia dos metais no-ferrosos: o magnsio, o nquel, o titnio, o zinco, o chumbo e o estanho. Eles no foram agrupados por serem menos importantes, mas porque seu emprego se restringe aos casos em que necessrio aproveitar alguma de suas propriedades caractersticas e que os metais que estudamos at agora no tm.

Metais de propriedades especiais Do ponto de vista estrutural e econmico, nenhum metal se compara ao ao, ao ao-liga ou ao ferro fundido. Porm, muitas vezes, o tipo de trabalho a ser realizado ou o produto a ser fabricado exige propriedades que os metais ferrosos no possuem, ou necessitam que sejam melhoradas. So propriedades como a resistncia corroso, a baixa densidade, a condutibilidade eltrica ou trmica, a resistncia mecnica, a ductilidade e a facilidade de ser fundido. Tudo isso voc encontra nos metais no-ferrosos. Ento, vamos comear nosso estudo pelo nquel.

O nquel e suas ligas O nquel, cujo smbolo qumico Ni e ponto de fuso 1452C, tambm faz parte do grupo dos metais mais antigos conhecidos e usados pelo homem. um metal bastante verstil, capaz de formar ligas com inmeros metais, inclusive o ao. Para a composio de ligas, o nquel pode receber adies de cobre (Ni-Cu), silcio (Ni-Si) ou molibdnio (Ni-Mo). Pode tambm formar ligas com cromo e ferro (Ni-Cr-Fe) e cromo e molibdnio
87

(Ni-Cr-Mo). Ou ainda, com cromo, ferro, molibdnio e cobre (NiCr-Fe-Mo-Cu). Como j dissemos, devido ao alto custo, os metais no-ferrosos e suas respectivas ligas tm uso limitado a aplicaes especiais. No caso do nquel, por exemplo, as ligas custam de vinte a cem vezes mais que os aos inoxidveis. Isso torna seu uso limitado a aplicaes especiais tais como: turbinas de avies, caldeiras de vapor, turbocompressores e vlvulas de exausto de motores, ferramentas para injeo e trabalho a quente, equipamentos para tratamento trmico etc. So aplicaes que precisam de caractersticas como alta resistncia corroso e ao calor. O nquel puro e suas ligas podem ser endurecidos por meio de trabalho a frio (encruamento). Elas tambm podem ser endurecidas pela formao de soluo slida ou por tratamento trmico de solubilizao e precipitao. Para tornar seu estudo mais fcil, mostramos a seguir um quadro que rene as caractersticas adquiridas pelo nquel com a adio de cada elemento de liga e sua respectiva utilizao.
Elemento adicionado Cobre Influncia Nas ligas monel, aumenta a re-sistncia corroso e a resistncia mecnica; reduz o custo nas ligas de cromo, ferro e molibidnio; em teores em torno de 2% reduz ao corrosiva em meios cidos e oxidantes. Aplicaes Equipamento de processamento de produtos de petrleo e petroqumicos; aquecedores de gua e trocadores de calor; vlvulas, bombas, eixos, parafusos, hlices e fixadores usados em construo naval.

Cromo

Eleva a resistncia corroso em meios Equipamentos de processamento oxidantes e a resistncia mecnica em qumico, equipamentos de tratamento altas temperaturas. trmico; geradores de vapor, componentes de for-nos; equipamentos de controle de poluio; componentes de equipamentos eletrnicos. Reduz o custo das ligas; aumenta a Equipamentos de processamento resistncia corroso associada qumico; geradores de vapor; componencavitao e eroso. tes de fornos; equipamentos de controle de poluio. Eleva a resistncia corroso em meios Componentes de turbinas a gs e de redutores; aumenta a re-sistncia motores aeronuticos; equipamentos de mecnica em altas temperaturas. processamento qumico. Permitem a realizao de tratamento Liga experimental trmico de solubilizao e precipitao aeronutica. para endurecimento da liga. para a indstria

Ferro

Molibidnio

Cromo-ferro + alumnio e titnio

88

Para parar e estudar Antes de continuar, estude esta parte da aula para que possamos ir em frente. Releia este trecho com cuidado e faa os exerccios a seguir.

Exerccios 1. Complete as lacunas: a) A utilizao do alumnio e do .............. na construo dos carros dos anos 90 melhoram o seu ................. e ajudam na economia de ...................... . b) As prteses implantadas no corpo humano so feitas de ................... porque esse material tem especial resistncia ....................... . c) Do ponto de vista estrutural e econmico, nenhum metal se compara ao ........................., ao .......................... ou ao .............................. . d) Trs propriedades que os metais ferrosos precisam ter melhoradas so: .............................., ............................. e .......................................... . e) Em razo de seu alto custo, as ligas de metais noferrosos tm o uso ................................. a aplicaes .................................... . 2. Relacione o elemento de liga de nquel sua aplicao: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Cromo. ) Ferro. ) Molibdnio. ) Cobre. 1. Componentes de equipamentos eletrnicos. 2. Aquecedores de gua e trocadores de calor. 3. Componentes de turbinas a gs. 4. Hlices e fixadores usados em construo naval. 5. Equipamentos de tratamento trmico.

O magnsio e suas ligas O magnsio, cujo smbolo qumico Mg, caracterizado por sua leveza, pois tem 1/5 da densidade do ferro. Funde-se a 651C e oxida-se com facilidade. A maior utilizao do magnsio (50%)
89

como elemento de liga do alumnio. usado tambm na fabricao do ferro fundido nodular e na reduo de metais (35%). Somente 15% so usados na fabricao de produtos. As ligas de magnsio podem ser fundidas ou conformadas por laminao, forjamento ou extruso. Elas tm como caractersticas baixa densidade, alta resistncia e dureza em baixas e altas temperaturas e elevada resistncia corroso em temperatura ambiente. As propriedades mecnicas de algumas delas podem ser melhoradas por tratamento trmico. Essas caractersticas fazem com que elas se tornem adequadas fabricao de peas de embreagem, suporte de pedal de freio, trava de coluna de direo; ferramentas manuais, calandras, mquinas de impresso, componentes de mquinas de alta velocidade e componentes para a indstria aeroespacial. Estas informaes esto resumidas no quadro a seguir:
Elemento adicionado Alumnio e zinco Zinco e zircnio Alumnio e mangans Alumnio, zinco e mangans Influncia Aplicaes

Boa resistncia mecnica por Indstria aeronutica e conformao a frio automobilstica: Ductilidade e boa resistncia rodas, caixas de manivela, mecnica por encruamento tanques de combustvel, Alta resistncia a impactos alta pistes e ductilidade. outras peas de Alta resistncia trao motores a jato.

Para parar e estudar Vamos dar mais uma paradinha para estudar. Use os exerccios a seguir para avaliar o seu progresso.

Exerccio 3. Responda: a) O que caracteriza o magnsio? b) Onde o magnsio mais usado? c) Como as ligas de magnsio podem ser trabalhadas? d) As ligas de magnsio so muito usadas na indstria aeronutica e automobilstica. Por qu?
90

O chumbo O chumbo um metal de cor acinzentada, pouco tenaz, porm dctil e malevel. bom condutor de eletricidade, embora no seja magntico, e mau condutor de calor. Funde-se a 327C. facilmente laminado, pois o mais mole dos metais pesados. Pode ser endurecido em liga com enxofre (S) ou antimnio (Sb). resistente gua do mar e aos cidos, mas fortemente atacado por substncias bsicas. Oxida-se com facilidade em contato com o ar. Outras propriedades que permitem grande variedade de aplicaes so: alta densidade, flexibilidade, alto coeficiente de expanso trmica, boa resistncia corroso, condutibilidade eltrica, facilidade em se fundir e formar ligas com outros elementos. O principal minrio do qual o chumbo extrado a galena (PbS), cujo teor de chumbo varia entre 1 e 12%. Em geral, esse minrio possui tambm prata. O processo de obteno do chumbo tem vrias etapas, mas as principais so: concentrao por flotao, formao do aglomerado, reduo dos xidos, desargentao, ou seja, retirada da prata, destilao a vcuo e refino. O chumbo usado como isolante acstico e amortecedor de vibraes. empregado tambm em juntas para vedao, em ligas para fabricao de mancais, gaxetas e arruelas. Ele pode ser laminado a espessuras de at 0,01 mm. Sua maior utilizao (80%), entretanto, na fabricao de baterias. Vale lembrar que o chumbo um metal que permite a reciclagem de sua sucata. No Brasil, o reaproveitamento dessa sucata corresponde a um tero das nossas necessidades dessa matria-prima. Ao chumbo pode-se acrescentar os seguintes elementos de liga: cobre (Cu), prata (Ag) e antimnio (Sb). Veja no quadro a seguir, as caractersticas que cada um desses elementos traz respectiva liga e suas aplicaes.

91

Elementos adicionais Cobre (0,06%)

Influncia Resistncia corroso

Aplicaes Equipamentos para processamento de cido sulfrico. Proteo catdica estruturas marinhas. de

Prata (2%) Antimnio (1 A 9%)

Resistncia corroso em atmosferas marinhas. Resistncia mecnica Revestimento de cabos eltricos; placas de baterias eltricas; grades de baterias para servio pesado.

Fique por dentro As principais jazidas de chumbo do Brasil encontram-se nos estados da Bahia, Paran e Minas Gerais, que suprem a maior parte das necessidades internas desse metal.

Para parar e estudar S ler o texto, no suficiente para aprender. D uma paradinha. Releia esta parte da aula e faa os exerccios a seguir. Eles o ajudaro a descobrir o que voc ainda no sabe com segurana. Portanto, se voc errar alguma coisa, volte ao texto. L estar a resposta para a sua dvida.

Exerccios 4. Responda: a) Quais so as propriedades que permitem grande variedade de aplicaes do chumbo? b) Cite duas propriedades mecnicas do chumbo. 5. Complete as lacunas: a) O chumbo pode ser endurecido em liga com ...................... ou ......................................................................................... b) A maior utilizao do chumbo na fabricao de................ ..................................

92

6. Relacione o elemento de liga de chumbo a sua aplicao. a) ( ) Cobre b) ( ) Prata. c) ( ) Antimnio. 1. Proteo catdica de estruturas marinhas. 2. Placas de baterias eltricas. 3. Equipamentos para processamento de cido sulfrico. 4. Revestimento de cabos eltricos.

Titnio e suas ligas O titnio um metal no-ferroso que ganhou importncia estratgica h somente 40 anos por sua alta resistncia mecnica, alta resistncia corroso e ter por volta de 55% da densidade do ao. O fato mais interessante a respeito do titnio que, embora ele exista em grande quantidade na crosta terrestre, o custo de sua obteno muito alto. Em contato com o ar, forma-se em sua superfcie um xido impermevel e protetor muito importante se ele estiver em um meio corrosivo. Disso decorre sua propriedade mais importante: a resistncia corroso da gua do mar e outras solues de cloretos, aos hipocloritos e ao cloro mido e a resistncia ao cido ntrico. Essa qualidade torna-o ideal para a fabricao de prteses humanas tais como componentes de vlvulas cardacas, placas e pinos para unir ossos, pois os fluidos que existem dentro do nosso corpo so solues salinas, com PH cido. Elas tambm contm outros cidos orgnicos aos quais o titnio imune. Os elementos que so adicionados s ligas resistente corroso so: paldio (Pd), molibdnio (Mo), usadas na fabricao de prteses Ligas de titnio com alumnio e estanho e alumnio e vandio so usadas em aplicaes muito especiais, pois apresentam resistncia especfica, ou seja, relao resistncia mecnica/peso muito elevadas em temperaturas abaixo de zero (entre -196 e -269C). Por isso, elas so empregadas em vasos de presso que fazem parte dos sistemas de controle de propulso e reao dos foguetes que transportaram as naves Apollo e Saturno e o dos mdulos
93

alumnio (Al), nquel (Ni),

mangans (Mn), vandio (V) e estanho (Sn). Essas ligas so

lunares. So empregadas tambm em rotores de bombas usadas para bombear hidrognio lquido. Veja no quadro a seguir, o resumo destas informaes.

Elemento adicionado Alumnio, molibidnio, vandio Resistncia elevadas.

Influncias a

Aplicaes

temperaturas Estruturas aeroespaciais.

Molibidnio, zircnio e estanho Resistncia mecnica corroso sob tenso; ductilidade. Alumnio, molibidnio e silcio

e Geradores de turbinas a vapor e menor a gs.

Elevada resistncia especfica e Peas estruturais a altas temperaturas; resistncia supersnicas. corroso.

de

naves

Molibidnio e nquel. Paldio.

Resistncia corroso em Tanques e tubulaes salmoura a altas temperaturas e indstrias qumicas. em meios oxidantes redutores.

em

A ilustrao a seguir mostra como as ligas metlicas que estudamos at agora esto presentes na construo de um avio, por exemplo.
Ligas de ao 1. Arcos que sustentam a fuselagem 2. Juno asa-fuselagem 3. Arcos dos flaps 4. Sustentao das gndolas dos motores Ligas leves 5. Caixilho das vidraas da cabine dos pilotos 6. Longarinas de sustentao da cabine dos pilotos 7. Caixilho da porta 8. Revestimento dos tanques de combustvel 9. Estrutura do leme e dos estabilizadores do leme Ligas leves em chapas 10. Nariz protetor do radar 11. Partes da fuselagem 12. Diafragma de separao entre a fuselagem e o cone da cauda Ligas de titnio 13. Partes das gndolas dos motores 14. Sadas das descargas dos motores

Para parar e estudar Antes de continuar, estude mais este trecho da lio e faa os exerccios a seguir.

94

Exerccios 7. Responda: a) Qual a propriedade mais importante do titnio? b) Quais so as qualidades que tornam o titnio ideal para a fabricao de prteses a serem implantadas no corpo humano? c) Quais so os elementos adicionados s ligas de titnio que as tornam resistentes corroso? d) Quais as ligas de titnio que entraram na construo dos sistemas de controle de propulso e reao dos foguetes que transportaram as naves Apollo e Saturno e por que foram usadas? 8. Relacione o elemento de liga a sua influncia nas ligas de titnio: a) ( ) Alumnio, molibdnio e vandio. 1. Resistncia corroso e salmoura a b) ( ) Molibdnio, zircnio estanho. c) ( ) Alumnio, molibdnio e silcio. d) ( ) Molibdnio e nquel. altas temperaturas; 2. Resistncia a temperaturas elevadas; 3. Menor ductilidade; 4. Elevada resistncia especfica e a altas temperaturas. 9. Leia a reproduo de trechos de uma notcia publicada pelo jornal Folha de S. Paulo e faa comentrios, baseando-se no que voc estudou nesta parte da aula.

Estudar as causas da fratura de maxilar, avaliar a importncia da tomografia computadorizada no seu diagnstico e a eficcia das miniplacas de titnio na terapia foi o objetivo da dissertao de mestrado do mdico e dentista Srgio Lus de Miranda. As placas e parafusos, antes de ao, agora so substitudas pelas de titnio para conter os ossos quebrados . Segundo Miranda,

as miniplacas de titnio apresentam alta biocompatibilidade, isto , menor possibilidade de rejeio pelo organismo. O pesquisador concluiu que as placas foram eficientes para conter as fraturas e no alteram o perfeito fechamento da boca depois de concludo o tratamento.

95

Metais no-ferrosos para proteo de superfcies Sempre que falamos em metais, uma das propriedades que mais nos interessa a resistncia corroso. Isso acontece porque a corroso destri os metais. Basta lembrar, por exemplo, que quando a gente vai comprar um carro usado, uma das maiores preocupaes procurar os pontos de ferrugem. Dependendo de onde eles esto, no tem negcio. A nica maneira de evitar a corroso tratar a superfcie dos metais que no so resistentes a ela. Voc pode fazer isso de diversos modos: pintando, fosfatizando, esmaltando, anodizando, dando banhos de cobre, zinco e estanho. Todos esses processos sero estudados em um mdulo especial sobre tratamento de superfcie. Mas, nesta aula sobre metais no-ferrosos, podemos falar sobre dois metais que so usados basicamente para esse tipo de processo. Os dois metais no-ferrosos que faltam para serem estudados e que so usados para a proteo de superfcies metlicas contra a corroso so o zinco e o estanho. Vamos comear pelo zinco. Esse metal, cujo smbolo qumico Zn, funde-se a 420C e produzido principalmente a partir do minrio chamado blenda (ZnS). Ele condutor de eletricidade, mas um metal no-magntico. O ar seco no o ataca. O ar mido, porm, causa a formao de uma pelcula de xido que protege o material. mais barato que a maioria dos metais noferrosos. O zinco empregado como pigmento em tintas, como elemento de liga com o cobre, na produo do lato e, sobretudo, para proteger outros metais, principalmente o ao, por meio da galvanizao. Os elementos de liga que so adicionados ao zinco so o alumnio, o cobre e o magnsio. Essas ligas so usadas industrialmente para a fundio sob presso e so conhecidas, comercialmente, como zamac. Podem ser revestidas por eletrodeposio (cobreao, niquelao e cromao), por pintura, ou por verniz.
96

Permitem tambm a fundio por gravidade em moldes permanentes e so de fcil usinagem. Elas possuem elevada resistncia corroso por agentes atmosfricos, desde que a umidade no seja muito elevada; resistem tambm a hidrocarbonetos (gasolina e leos) e ao lcool. Veja, no quadro a seguir, como cada elemento de liga influencia nas propriedades do zinco e quais so as respectivas aplicaes.
Elemento adicionado Alumnio Influncias Aplicaes bombas de

Aumenta sensivelmente a resis- Carburadores, tncia e a dureza da liga.

combustvel, maanetas, frisos, metais sanitrios, engrenagens, dobradias, peas fundidas de formato complicado.

Magnsio (at 0,06%)

Inibe a corroso entre os gros da liga.

Cobre (at 1,25%)

Aumenta a resistncia corroso, a resistncia mecnica e a dureza da liga.

O estanho o outro metal usado principalmente como proteo contra a corroso. Seu smbolo qumico Sn e extrado da cassiterita (SnO2). resistente corroso, bom condutor de eletricidade, porm no-magntico. utilizado principalmente na folha de flandres, que uma chapa de ao coberta com estanho comercialmente puro. Essa chapa combina a resistncia do ao com a resistncia corroso, a facilidade de soldagem e a boa aparncia do estanho. Esse material usado basicamente na fabricao de latas para a embalagem de alimentos. As ligas estanho-zinco e estanho-nquel usadas na estanhagem de peas para motocicletas e automveis, ferramentas, partes de instrumentos cientficos de preciso, protegem as peas contra a corroso. O estanho puro e ligado com antimnio e cobre matria-prima
97

para a produo de material de solda. A liga estanho-antimniocobre tambm usada na produo de mancais e ligas de fusveis. Para parar e estudar Com estes dois metais, terminamos o estudo dos materiais ferrosos e no-ferrosos. O que escrevemos aqui s um resumo desse assunto que muito vasto e interessante. Para voc, que quer ser profissional da rea de Mecnica, ele tambm um dos mais importantes. Se voc quiser saber mais sobre ele, v biblioteca de seu bairro, de sua cidade, do SESI, de sua empresa, de escolas tcnicas, de faculdades. Procure informar-se sempre. Escreva para empresas produtoras desses materiais e pea catlogos e manuais tcnicos. Quanto mais voc estudar, mais saber. E quanto mais voc souber, melhor profissional se tornar. Por enquanto, estude bem a ltima parte da aula e faa os exerccios a seguir.

Exerccios 10. Responda: a) Na utilizao do estanho e do zinco existe uma diferena em relao aos outros metais j estudados. Qual ela? b) Cite uma caracterstica do zinco. c) Cite uma caracterstica do chumbo. 11. Complete as lacunas: a) O zinco empregado como ........................ em tintas; como elemento de ..................... com o cobre na produo do ....................... e sobretudo para ..................... outros metais. b) Os elementos de liga que so adicionados ao zinco so o ....................... , o ................. e o ................... . c) As ligas de estanho........................ e estanho....................... usadas na estanhagem de peas para ..................... e .................... protegem as peas contra a ....................... .
98

99

Avalie o que voc aprendeu 12. Relacione o metal com suas principais caractersticas e aplicaes. a) ( ) Nquel. b) ( ) Magnsio. c) ( ) Chumbo. d) ( ) Titnio. e) ( ) Zinco. f) ( ) Estanho. 1. resistente corroso, condutor de eletricidade, porm no-magntico. Ligado com antimnio e cobre, matriaprima para a produo de material de solda. 2. caracterizado por sua leveza. A maior utilizao desse metal como elemento de liga. Suas ligas podem ser fundidas ou conformadas. 3. um metal pouco tenaz, porm dctil e malevel e mau condutor de calor. Sua maior utilizao na fabricao de baterias. 4. Suas ligas so 20 a 100 vezes mais caras que os aos inoxidveis. Isto torna seu uso limitado a aplicaes especiais que precisam de caractersticas como alta resistncia corroso e ao calor. 5. condutor de eletricidade, mas um metal no magntico. As ligas desse metal formadas com alumnio, cobre e magnsio so usadas industrialmente para fundio sobre presso. 6. Tem alta resistncia mecnica e alta resistncia corroso. Em contato com o ar, forma-se em sua superfcie um xido impermevel e protetor muito importante se ele estiver em um meio corrosivo. 13. Os grficos a seguir mostram a evoluo da utilizao de diferentes materiais na indstria automobilstica nas dcadas de 80 e 90. Observe os materiais que tiveram seu uso diminudo e os que tiveram uma maior utilizao. Usando todas as informaes que demos at aqui, comente essa evoluo Justifique seu comentrio e arrisque um palpite sobre qual ser a tendncia para o sculo XXI.

100

Gabarito 1. a) magnsio - desempenho - combustvel. b) titnio - corroso. c) ao - ao-liga - ferro fundido. d) resistncia corroso, baixa densidade e a facilidade de ser fundido. e) limitado - especiais. 2. a) 1 e 5 b) 5 c) 3 d) 2 e 4 3. a) Baixa densidade, alta resistncia e dureza em baixa e altas temperaturas e elevada resistncia corroso temperatura ambiente. b) Indstria automobilstica e aeronutica. c) Laminao, forjamento ou extruso. d) Por sua boa resistncia mecnica por conformao a frio; boa resistncia mecnica por encruamento, alta resistncia a impactos, alta ductibilidade e alta resistncia trao. 4. a) Alta densidade, flexibilidade, alto coeficiente de expanso trmica, boa resistncia corroso, condutibilidade eltrica, facilidade em se fundir e formar ligas com outros elementos. b) Ductilidade e baixa dureza. 5. a) enxofre (S) ou antimnio (Sb). b) baterias.
101

6. a) 3

b) 1

c) 2 e 4

7. a) Alta resistncia mecnica com baixa densidade. b) Resistncia aos cloretos hipocloritos, ao cloro mido e a resistncia ao cido ntrico. c) Paldio (Pd), molibdnio (Mo), alumnio (Al), Nquel (Ni), mangans (Mn), vandio (Vl) e estanho (Sn). d) Alumnio e estanho, alumnio e vandio. Foram usadas por sua resistncia especfica, mecnica/peso muito elevadas em temperaturas abaixo de zero. 8. a) 2 b) 3 c) 4 d) 1 9. Tendo em vista sua alta resistncia corroso e o fato der ser imune aos fludos com Ph cido que existem dentro de nosso corpo, o titnio veio substituir as placas e parafusos de ao, por apresentar alta biocompatibilidade (menor rejeio pelo organismo). 10. a) So utilizados, na maioria dos casos, como proteo s superfcies metlicas por possurem elevada resistncia corroso por agentes atmosfricos. b) um material que se funde a 420C, condutor de eletricidade e um metal no-magntico. Resiste tambm a hidrocarbonetos (gasolina e leos) e ao lcool. c) Possui alta densidade e baixo ponto de fuso. 11. a) pigmento - liga - lato - proteger b) alumnio - cobre - magnsio c) zinco - nquel - motocicletas - automveis - corroso. 12. a) 4 b) 2 c) 3 d) 6 e) 5 f) 1

102

13. - Com a evoluo dos processos e da tecnologia, gradativamente o ao-carbono foi abrindo espao para outros materiais, como os no-ferrosos, por exemplo. - O que se nota que o ao de alta resistncia mecnica e os plsticos vm ocupando espao a cada ano e, por razes econmicas e de qualidade, substituem com vantagens outros materiais. - O magnsio, mais recentemente, vem entrando no mercado da manufatura, embora ainda meio timidamente. - Em resumo, as ligas marcam presena e, para o futuro, evidente a predominncia desses materiais na produo de peas para a indstria automotiva e na metalurgia em geral.

103

You might also like