You are on page 1of 11

ABACAXI: O OURO DE PIMENTA BUENO

RONDNIA

INTRODUO

busca para encontrar um tipo de cultura que se adaptasse ao solo arenoso de Pimenta Bueno, interior do estado de Rondnia, durou muitos anos. Os agricultores da regio contaram com toda sua fibra e esperana nesta luta. E a salvao parecia ter chegado com a cultura do abacaxi. No entanto, em 2001, a produo de abacaxi foi enorme e trouxe um novo desafio: a "supersafra". Em conseqncia do excesso de produo, os preos caram a tal ponto que no conseguiam pagar nem a mo-de-obra para a colheita, quanto mais o transporte para escoar o produto. "Ser que depois de tanta luta vamos perder tudo? Como pagaremos o financiamento?", perguntava-se o agricultor Luiz Ado Bispo, pioneiro no estado e um dos primeiros produtores de abacaxi da regio. A luta para concretizar o sonho de possuir sua terra estava ameaada pela falta de informao e de organizao.

Roberta Maria de Queiroz Figueiredo, Gerente do Escritrio Regional de Pimenta Bueno do Sebrae Rondnia, elaborou o estudo de caso sob a orientao de Vernica F. Mayer, baseado no curso Desenvolvendo Casos de Sucesso, realizado pelo Sebrae, Ibmec-RJ e PUC-RJ.

ABACAXI NO STIO DO SR. ABRAO PEREIRA

PLANTAO DE ABACAXI EM PIMENTA BUENO

Foto: Antnio A. Neves

Foto: Antnio A. Neves

ABACAXI: O OURO DE PIMENTA BUENO - RO

A PRINCESINHA DA BR

m 1909, o Marechal Cndido Rondon instalou um posto telegrfico na confluncia dos rios Apedi e Baro do Melgao. Em 1969, comearam a chegar os primeiros imigrantes atrados pelos recursos naturais da regio, na sua maioria seringueiros e garimpeiros. Mas o surto de desenvolvimento se deu principalmente na zona rural com a implantao do Projeto Integrado de Colonizao e Reforma Agrria promovido pelo INCRA. O ento vilarejo de Pimenta Bueno foi elevado categoria de municpio em 24/11/1977. No incio dos anos 90, o municpio sofreu um grande revs quando cedeu terras e habitantes para a criao de novos municpios. Grande parte de suas terras propcias agricultura foi transferida para os municpios recm-criados. A rea geogrfica do municpio passou a ser de 6.258 km2, o que correspondia a 2,57% do total do estado de Rondnia. Apesar da grande extenso territorial, possua limitaes para a maioria das atividades agrcolas. Aproximadamente metade desta rea era composta de solos arenosos e de baixa fertilidade, o que exigia alta tecnologia para o desenvolvimento de lavouras permanentes e at mesmo de lavouras anuais, como o milho e o feijo. A cidade que era conhecida como a Princesinha da BR, por ser a mais bonita e bem cuidada da regio, comeou um perodo de decadncia econmica. A arrecadao do municpio caiu sensivelmente e os grandes investimentos atrados para outros locais. Em 1997, segundo dados do IBGE, a populao de Pimenta Bueno era de 31.819 habitantes, sendo que 44,7% habitavam a zona rural. A cidade, antes prspera e alegre, estagnou.

Coordenao Tcnica do Projeto: Maria Cristina Marques, Neila Pires Myrria, Patrcia Muzuco Watanabe, Roberta Maria Queiroz Figueiredo e Suely Maria Sobreira de Lucena.

ABACAXI: O OURO DE PIMENTA BUENO - RO

A SAGA DA BUSCA DA TERRA

estado de Rondnia era visto como uma terra de oportunidades e o sonho de fazer riqueza na agricultura levou milhares de pessoas a abandonar suas famlias para aventurar-se na selva. A chegada desses imigrantes em Rondnia coincidiu com a modernizao da agricultura no centro-sul do pas, sobretudo no Paran. A substituio da cultura do caf e algodo pela cultura da soja e da cana-de-acar jogou milhares de famlias no desemprego e na misria. Para aliviar esta situao, o governo federal apressou a implantao de programas de colonizao no Norte do pas. A implantao do Projeto de Colonizao no Norte do pas atraiu levas de imigrantes provenientes principalmente do sul do pas, movidos pelo sonho de conseguir terras a baixo custo e mudar de vida, trabalhando na nica atividade que sabiam fazer: a agricultura. Parecia simples conseguir um lote de terras em Rondnia. Bastava apenas ter vocao agrcola para ter direito posse provisria da terra. Mas, para ter direito ao ttulo definitivo da terra, era necessrio realizar benfeitorias e plantar, pelo menos, 1/3 da rea recebida. E para realizar benfeitorias na selva necessrio derrubar rvores. Muitas vezes, por falta de equipamentos, este trabalho era feito com nada mais do que um machado. Alm disso, os lotes eram de difcil acesso e, muitas vezes, os colonos chegavam a andar dias e dias por picadas (caminhos estreitos abertos com foice e machados) carregando o peso de equipamentos e mantimentos nas costas. "s vezes de tanto caminhar em terrenos encharcados por dias consecutivos, nossas unhas dos ps chegavam a cair", contou o engenheiro agrnomo do INCRA, Francisco Gama, que trabalhou na demarcao de lotes para doao. Aps uma grande luta para derrubar as florestas que cobriam todo o terreno, contraindo inmeras doenas entre elas a malria os colonos da regio de Pimenta Bueno descobriram que o solo de suas terras era extremamente arenoso, considerado fraco para as culturas com as quais eles estavam acostumados a trabalhar no sul do pas: caf, algodo e trigo.

ABACAXI: O OURO DE PIMENTA BUENO - RO

"Era s areio", lembrou com tristeza o Luiz Ado Bispo. Mas a necessidade de sobrevivncia obrigou estas pessoas a buscarem uma sada para o dilema.

DA TERRA RUIM TERRA ESPECIAL choque que os colonos tiveram ao descobrir que suas terras no comportariam as culturas que estavam acostumados a cultivar foi grande. Porm, para o Sr. Luiz Ado Bispo e outros colonos, este fato no foi o suficiente para faz-los desistir do sonho de sobreviver na terra e da terra. Durante vrios anos, os colonos tentaram em vo culturas diferentes. Com a chegada da EMATER na regio, eles buscaram, ainda que informalmente, a ajuda de tcnicos especializados. E descobriram que a sada seria fruticultura, em especial a cultura do abacaxi, por se tratar de uma planta que se desenvolve bem em solos de estrutura arenosa. A esperana voltava, mas faltavam os recursos. Aps anos de tentativas frustradas, os colonos no tinham mais dinheiro para preparar a terra e comprar as mudas. Nesse momento, a participao da Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno foi fundamental, pois viabilizou a compra das primeiras mudas do abacaxi no estado do Acre. Esses foram os primeiros frutos plantados nas reas dos colonos. As notcias de uma boa safra animaram outros agricultores a plantar abacaxi. Comearam ento a comprar mudas dos primeiros plantadores. Durante algum tempo, os primeiros plantadores sobreviveram sem maiores preocupaes. Conseguiram ter uma renda razovel vendendo as mudas que brotavam nas plantas, pois o preo das mudas era superior ao preo do fruto. Em 1999, animados pelos primeiros resultados positivos, os colonos, liderados pelo pioneiro Luiz Ado Bispo, formaram a APREM Associao de Produtores do Estreito Melgao, com 16 produtores. Organizados, passaram a reivindicar maior ateno para aquela atividade que prometia ser uma fonte de renda para o municpio e uma

ABACAXI: O OURO DE PIMENTA BUENO - RO

esperana de revitalizao da Princesinha da BR. Participaram ativamente da elaborao do Plano Estratgico de Desenvolvimento do Municpio promovido pelo Sebrae em junho de 1999. A fruticultura ento passou a fazer parte do Plano de Ao do municpio e a ateno dada aos agricultores foi maior. A associao ganhou fora na comunidade. Acreditando no potencial da fruticultura, o Governo do Estado inseriu esta atividade no Programa Rondoniense de Tecnologias Apropriadas PROTA. A unio entre a Prefeitura, EMATER e Governo Estadual viabilizou recursos do Banco da Amaznia BASA para financiar mais 60 produtores. A rea plantada cresceu vertiginosamente. Com isso, em 2001, aconteceu a "supersafra". O desespero tomou conta dos produtores e da comunidade que acreditava no projeto. No ano de 2002, as duas associaes j contavam com 260 produtores rurais associados, isso demonstrava o crescimento de rea plantada na regio e a representatividade das associaes na comunidade.

DESCASCANDO O ABACAXI

ali, em meio quela crise, que eles perceberam que tinham comeado tudo com muita vontade, mas com poucas informaes e sem planejamento. A associao, liderada pelo Sr. Bispo, aliada APRA (Associao de Produtores do Rio Apano outra associao formada por produtores de abacaxi), procurou o Sebrae. Inicialmente, o Sebrae contratou a consultoria de um tcnico da EMBRAPA, especialista em fruticultura tropical. Iniciou-se um trabalho de orientao do plantio e colheita. Segundo essa consultoria, a produo estava desordenada. O produto no tinha, ainda, qualidade para exportao. O mercado era restrito de alcance apenas regional. Reunies e mais reunies entre produtores e parceiros aconteceram. A preocupao com o destino dos produtores era de toda a comunidade. At que, durante uma dessas reunies, os tcnicos da Secretaria Municipal de Agricultura sugeriram que a sada estaria no beneficiamento do

ABACAXI: O OURO DE PIMENTA BUENO - RO

produto. O abacaxi um fruto extremamente perecvel e, em determinadas pocas do ano no estado, a quantidade de chuva inviabilizava a produo. Alm dos problemas climticos, a produo s acontecia em uma poca do ano. Durante vrios meses, os colonos ficariam sem renda alguma. A sada era a industrializao da fruta com a fabricao de doces e sucos. Estariam, assim, resolvendo o problema da supersafra e agregando valor ao produto. Eles se perguntavam de onde sairiam os recursos para a construo da indstria. Como a preocupao com o problema do abacaxi era de toda a comunidade, o projeto de implantao da agroindstria do abacaxi foi inserido na Agenda de Prioridades do Municpio do Programa Comunidade Ativa do Governo Federal. Esse programa buscava o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentvel DLIS e foi implantado no municpio no ano de 2000. Reuniu a comunidade local na busca de melhores caminhos para o municpio. Pimenta Bueno participou do projeto do Governo Federal como um dos cinco municpios vitrine do estado de Rondnia. O resultado alcanado foi to surpreendente que serviu de referncia nacional, como modelo de participao comunitria. Todos juntos lutando pelo bem-estar de toda a comunidade. O Sebrae e a Prefeitura atuaram como parceiros, articulando outras parcerias e fortalecendo o Frum de Desenvolvimento Local, constitudo por representantes de todos os segmentos da comunidade. A incluso da agroindstria nessa agenda possibilitou que a Prefeita Ins Zanol conseguisse na SUFRAMA recursos para a construo e a compra de equipamentos. A partir da, os colonos no iriam mais comear os trabalhos sem planejamento. A etapa seguinte foi a industrializao, quando o Sebrae foi chamado para realizar um estudo de mercado do abacaxi industrializado. O Sebrae contratou o Centro Tecnolgico de Alimentos CETAL/FAM de Uberlndia. O estudo forneceu tambm informaes tcnicas sobre a construo das instalaes e dos equipamentos necessrios. A construo seguiria todas as normas tcnicas, inclusive j definindo os produtos que seriam fabricados. Os produtos escolhidos foram a polpa pasteurizada e congelada e a polpa concentrada, j que eram produtos de fcil fabricao e de grande aceitao no mercado consumidor. "A fruticultura tornou-se um dos mercados mais atrativos de investimentos da economia nacional, em virtude da competitividade

ABACAXI: O OURO DE PIMENTA BUENO - RO

acima da mdia das demais atividades de agrobusiness no pas. O processamento do fruto, simples ou elaborado, adiciona matriaprima entre 19 e 26% do seu valor, o que demonstra a importncia dessa agregao aos produtos regionais para a transformao da base produtiva", comentou Rodrigo Alves Caldeira, consultor tcnico do CETAL, durante visita a Pimenta Bueno. A indstria seria cedida pela Prefeitura, em regime de comodato, para a cooperativa criada pelos produtores oriundos da APRA e APREM. A cooperativa assumiria a responsabilidade financeira e administrativa. A idia da agroindstria encontrou algumas resistncias. Foi difcil para os agricultores compreenderem que a agroindstria compraria apenas aqueles frutos que estivessem fora do padro de comercializao e que, por isso, pagaria um preo inferior. O maior problema dos dirigentes das associaes e dos parceiros foi ento convencer os agricultores de que a indstria no era a soluo de todos os problemas, ela s compraria 20% de toda a produo da regio. Eles ainda tinham de produzir frutos com boa qualidade, se quisessem conquistar novos mercados consumidores. Enquanto a fbrica no era construda, o Sebrae capacitou mulheres e filhos dos agricultores para a preparao de doces, compotas e licores de abacaxi. Foram seis dias de treinamento em horrio integral. A prefeitura cedeu um galpo com os equipamentos necessrios para o curso. Foi criado um rtulo especial para o produto, e as feiras locais foram o palco para sua apresentao. O sucesso foi grande e toda a produo foi vendida. Os produtos mais apreciados foram o doce cristalizado e o licor. Mas a dvida bancria ainda atormentava os produtores, que temiam perder as terras que foram dadas como garantia. Mais uma vez, houve a unio dos produtores e seus parceiros, estes, to preocupados e envolvidos quanto os produtores. Foram vrios dias de negociao at que conseguiram prorrogar o pagamento do emprstimo. A construo foi iniciada, mas o problema do excesso de produto continuava. Para tentar resolver o problema de mercado, o Sebrae, em setembro de 2002, patrocinou a ida do jovem Diones Nogueira, presidente da APRA, a Fortaleza. Diones participou de uma rodada de negcios promovida pelo Sebrae/CE em Fortaleza. Ainda no foi desta vez que conseguiram vender a produo, mas o aprendizado foi muito grande.

ABACAXI: O OURO DE PIMENTA BUENO - RO

"Aprendi que tenho muito ainda por fazer para conseguir fechar grandes negcios. Estou ainda engatinhando", disse Diones. Aquela que tinha sido sua primeira viagem de avio serviu para que Diones visse que no bastava plantar e colher, era necessrio ter qualidade. "Eles (os compradores) querem at que o abacaxi v em caixas especiais." Ainda em Fortaleza, o Sebrae treinou um tcnico de seu escritrio em Pimenta Bueno no curso de Cultivo e Colheita do Abacaxi, desta forma os produtores e tcnicos do Sebrae "falariam a mesma lngua". Mais uma vez, o apoio da prefeitura foi solicitado. Foram recuperadas as estradas e pontes que davam acesso aos lotes e, tambm, disponibilizados veculos para aqueles que no tinham condies de pagar o frete. Dessa forma, os produtores conseguiram levar seus produtos a outros municpios e vender a maior parte da sua produo. Em 2002, a Princesinha da BR, que tinha 50% de suas terras consideradas "ruins", j contava com uma rea de 250 hectares produzindo abacaxis. E o municpio e sua comunidade encontraram na agroindstria uma esperana para a gerao de emprego e renda. Esses colonos entenderam que ainda no acabaram todos os problemas, mas a unio permitiu que superassem os primeiros obstculos.

ABACAXI: O OURO DE PIMENTA BUENO - RO

CONCLUSO

industrializao do abacaxi no foi a etapa final do projeto de fruticultura da regio de Pimenta Bueno. Vrios estudos esto sendo feitos em busca de outras culturas adequadas quele solo. S que agora com muita cautela para evitar os problemas anteriores. O sonhador guerreiro Luiz Ado Bispo no quer parar a. "Quem sabe podemos cultivar manga?" "E o cupuau consorciado com outra espcie?" "O mercado do suco de frutas um dos maiores negcios do mundo e os pases em desenvolvimento como o nosso so responsveis por metade das exportaes mundiais, portanto oportunidades no faltaro a estes agricultores", disse Rodrigo Caldeira. O caso do abacaxi que poderia ser um fracasso poder servir de exemplo para muitos produtores da regio que sabem agora que no adianta agir isoladamente. Sabem tambm que o planejamento e o conhecimento tcnico so essenciais para o sucesso de um negcio. As melhorias nos ndices de renda na regio j so visveis. Os resultados s sero maiores a mdio e longo prazos, conforme forem se fortalecendo as aes voltadas para a agregao de valor produo, educao empreendedora, cultura do cooperativismo e qualidade da mo-de-obra. Por iniciativa da Prefeitura, os agricultores recebero barracas padronizadas que sero instaladas ao longo da BR-364, principal eixo de transporte terrestre entre a regio Norte e o restante do pas. Essa iniciativa promover um aumento nas vendas ao consumidor final, j que o trnsito na BR intenso. A comunidade pimentense, que antes no acreditava na sua fora, substituiu o derrotismo que tomava conta dos habitantes pela idia de que o crescimento da cidade s depende deles. A mobilizao de toda a comunidade foi imprescindvel para os resultados alcanados. O grande segredo do sucesso do abacaxi foi justamente a cooperao e a unio.

ABACAXI: O OURO DE PIMENTA BUENO - RO

Os colonos sabem que para eles nunca existiram caminhos fceis de percorrer, mas a batalha se torna mais fcil quando esto unidos. Esses desbravadores que chegaram a Rondnia e tanto sofreram para formar um novo estado, abrindo estradas, construindo casas e at cidades, no seriam derrotados por um abacaxi.

PONTOS PARA DISCUSSO

Qual seria a importncia do planejamento em atividades agrcolas? Que outros tipos de treinamento deveriam ser oferecidos aos colonos e lderes das associaes? Quais as alternativas para o aumento da competitividade de um sistema agroindustrial? Como incluir novos produtores de abacaxi sem correr o risco de uma supersafra? Como sensibilizar uma comunidade na busca de solues de seus problemas?

Diretoria Executiva do Sebrae Rondnia (2002): Maria Valdecy C. Benicasa, Osvino Juraszek e Pedro Teixeira Chaves. Agradecimentos: APRA; APREM; Ins Zanol Prefeita de Pimenta Bueno e Tcnicos do Sebrae/RO.

You might also like