You are on page 1of 3

ADMINISTRAO ESTRATGICA

Projeto Amazonic

Estudo de caso Projeto Amazonic

Pontos positivos + Classificao A Amazonic teve incio em 1983 , em Sumar interior de so Paulo por Joo Felipe e Rogrio amigos de infncia , comearam com a fabricao de artesanal de sabonete de toaletes sem marca. (1 ponto positivo tomada de deciso).

No primeiro ano as vendas eram feitas porta a porta , num raio de at 100 km de Sumar. No segundo ano eles j tinham cerca de 20 vendedoras e novos produtos como desodorantes femininos e xampus.(2 Ponto positivo ,crescimento ,pensando no futuro).

1986 investiram na empresas com compras de maquinas ,ampliao do barraco, laboratrios de qualidade, novas embalagens.(3 ponto positivo investimento). Com o aumento de vendas , aumentaram se tambm os pontos de vendas espalhados pela maior parte do Pas conquistando mercado .(4 ponto positivo expanso dos Negcios)

Na nossa opinio os pontos acimas se classificam como positivo ,por conter caracterstica muito importante para o crescimento de uma empresa , mais uma empresa pequena de se tornou uma grande rede .

Classificao: Ambiente externo Concorrentes; Grupos de interesse; E cenrios onde a empresa est inserida. Prioritrios: plano de ao especfico, incluindo os de execuo imediata e designao de coordenadores e equipe de trabalho.

Pontos negativos+ Classificao Como qualquer empresa a Amazonic, ela tambm tinha suas falhas, com a chegada do diretor geral Paulo roberto , ele se deparou com vrios pontos que precisavam ser corrigidos .logo no inicio notou que os proprietrios eram extremamente resistentes a mudanas , dificultando o que tinha em mente. Assim que Paulo Roberto assumiu o cargo ele listou os problemas de grande preocupao: Havia descompasso entre produo e distribuio; Reclamao frequente das vendedoras e das diretoras regionais; Problemas com fluxo de caixa. Fora as vrias reclamaes trabalhistas, falta de motivao; Dificuldade de recrutamento. A Amazonic tambm estava com dificuldades de acompanhar o mercado. Os pontos negativos encontrados so problemas comuns nas empresas, todas tem soluo desde que seja tomada atitudes certas na hora certa.

Classificao: Ambiente interno Rigidez de paradigmas estabelecidos e consagrados Crenas em verdades eternas e absolutas A busca e punio dos culpados Time que est ganhando no se mexe! O medo da verdade O medo do desconhecido

Vigilncia: sistema de vigilncia, itens devem ser acompanhados continuamente.

Proposta de melhoria
Como j citamos acima a Amazonic , enfrenta problemas comum entre as empresas. Para que ela volte ao mercado com excelncia necessrio que ela reveja seus conceitos , a resistncia e um ato prejudicial para empresa , podendo levar at a falncia . A nossa proposta para a empresa Amazonic seria primeiramente Ceder a mudana , enxergar seus funcionrio de forma diferente ,investindo mais neles com treinamentos , qualidade no ambiente de trabalho ,treinamentos, acompanhar mais o mercado (Tendncias ).Uma empresa de consultora iria ajudar muito pois estaria acompanhando todo o processo de melhoria , mais para isso o proprietrio teria que deixar ser ajudado.

You might also like