You are on page 1of 5

CAPS LOCK: a histria da tecla mais berrante de TODAS

Conhea a saga do recurso cujo abuso se tornou uma das pragas mais temidas da histria da internet. Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/teclado/28844-caps-lock-a-historia-datecla-mais-berrante-de-todas.htm#ixzz2T8lGMv1g
Por Felipe Gugelmin em 26 de Agosto de 2012

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo Aline Sentone) questo de etiqueta: todos que costumam utilizar a internet com frequncia sabem que ESCREVER TUDO EM CAPS LOCK no algo desejvel na maioria das situaes. Alm de passar a sensao de que a pessoa que empregou o recurso est gritando, o uso de letras com o mesmo tamanho torna muito mais difcil a leitura de um texto.

Porm, a tecla que virou sinnimo de falta de educao e dio no nasceu com o objetivo de provocar esse tipo de sentimento. O recurso, que teve sua origem nas velhas

mquinas de datilografia, visava simplesmente ajudar a redigir textos que necessitavam de algum tipo de nfase, em uma poca em que inexistiam o negrito e o itlico. Neste artigo, fazemos uma viagem pela histria do Caps Lock, mostrando desde suas origens nobres at os projetos que pretendem extingui-lo para sempre em um futuro prximo. Aps a leitura, deixe sua opinio sobre o assunto em nossa seo de comentrios, mas no sem antes verificar se a TECLA NO EST ATIVADA.

Origem nobre
Quando foi criado, o Caps Locks nem sequer tinha o nome pelo qual ficou conhecido, sendo chamado de Shift Lock na poca. Lanada em 1914, a mquina de escrever Remington Junior foi uma das primeiras a incorporar o recurso, que tinha o objetivo de facilitar a digitao de letras maisculas.

(Fonte da imagem: Reproduo/Typewriter.be) A nomenclatura usada para batizar a ento novidade tem origem clara: a tecla Shift (que significa alterar ou substituir), surgida pela primeira vez em 1878. Como no havia meios de diferenciar trechos importantes de um trabalho, muitas vezes era necessrio deixar o boto pressionado manualmente durante longos perodos para criar uma composio em caixa alta. Pensando nisso, foi desenvolvida a tecla que fazia esse trabalho de forma automtica, o que acelerava em muito o trabalho de digitao. Como os teclados que usamos atualmente foram totalmente inspirados nas mquinas de escrever, a funo foi mantida sem que seus efeitos colaterais negativos fossem levados em conta. A primeira mquina a contar com a opo foi o Datapoint 2200, lanado em 1970, que logo foi seguido pelo Xerox Alto disponibilizado em 1973, o aparelho considerado por muitos como o primeiro computador com caractersticas realmente pessoais. No

entanto, o estabelecimento do Caps Lock como um padro s ocorreu em 1984 com a chegada do IBM Model M, que determinou o layout usado pela maioria das mquinas at hoje.

Os primeiros sinais do dio


A origem do dio que h atualmente contra o Caps Lock pode ser encontrada na Usenet, durante o perodo em que a internet como a conhecemos ainda dava os primeiros passos. Nessa poca, a grande maioria das comunicaes era feita essencialmente atravs de textos publicados em quadros de mensagens, e as opes de formatao no eram to vastas quanto as disponveis atualmente.

(Fonte da imagem: Reproduo/Yahoo! News) Essa situao fez com que o uso exclusivo de letras maiscula passasse a servir como uma ferramenta para que as pessoas indicassem que estavam gritando. Outro exemplo de conveno criada na poca foi o uso de asteriscos para indicar que determinado termo estava recebendo a *nfase* que lhe era necessria. Desde esse momento inicial comearam a surgir pessoas que, alheias ao real propsito do recurso que tinham em mos, iniciaram os primeiros abusos. Conforme a rede mundial de computadores foi se tornando popular, o nmero de casos cresceu em ritmo alarmante, especialmente entre pessoas que no entendem o real propsito da tecla Caps Lock e acham que palavras digitadas em letras maisculas facilitam a visualizao das palavras.

Letras que podem custar seu emprego


Embora seja difcil encontrar quem no tenha problemas com textos escritos somente em caixa alta, muitas vezes fica a impresso de que essa praga est se espalhando de maneira cada vez mais rpida. Enquanto at pouco tempo atrs textos do tipo surgiam principalmente em emails escritos por familiares mais velhos ou com problemas de vista, hoje em dia basta abrir o Twitter ou o Facebook para ver diversas publicaes em que o autor abusou do Caps Lock. Mais do que simplesmente irritar seus conhecidos, o uso excessivo de letras maisculas pode fazer com que voc perca o seu emprego. Em 2007, Vicki Walker foi demitida de seu trabalho na empresa neozelandesa ProCare Health por enviar uma quantidade excessiva de mensagens contendo palavras em caixa alta destacadas em vermelho e negrito. Segundo a empresa, Vicki estava perturbando a harmonia entre seus colegas com um excesso de textos em que demonstrava falta de pacincia e at mesmo agressividade. Como isso no constitui motivos para uma demisso com justa causa, a companhia foi forada a pagar US$ 17 mil para a ex-funcionria devido ao fato.

Movimentos anti-Caps Lock


Em resposta ao uso excessivo do Caps Lock, surgiram pela rede diversos movimentos que apoiam a sua total eliminao de qualquer espcie de dispositivo. A esperana a de que, caso as pessoas no tenham acesso tecla, simplesmente vo deixar de escrever mensagens de uma maneira que agride a viso.

(Fonte da imagem: Reproduo/anticAPSLOCK.com)

Exemplo dessa luta o site sueco anticAPSLOCK, que desde 2001 espalha a ideia de que o recurso deveria ser exterminado. Segundo os administradores da pgina, seu objetivo remover o boto de todos os teclados fabricados no futuro. Outro endereo que possui um objetivo semelhante a CAPSoff.org, que inclusive chegou a formular uma carta aberta aos fabricantes sugerindo diversas mudanas no design dos teclados que chegam s lojas. Alm de pedir que a tecla seja totalmente eliminada, o texto sugere a adio de um novo teclado numeral e de entradas para fones de ouvido em todos os dispositivos fabricados no futuro.

Esperanas para o futuro


Embora seja difcil pensar em um cenrio no qual o Caps Lock simplesmente deixe de existir, j existem empresas que investem em dispositivos nos quais ela no est mais presente. Exemplo disso a Google, que em sua linha Chromebook a partir do modelo CR-48 substituiu o boto por uma tecla que aciona o sistema-padro de buscas do aparelho.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo Aline Sentone) Outro exemplo o padro Colemak, terceiro mais usado no mundo (atrs do QWERTY e do Dvorak), que no apresenta nenhuma espcie de trao da existncia do recurso. At mesmo as mquinas do programa Um Laptop por Criana (OLPC) aboliram totalmente a presena da tecla, que foi substituda por um boto Ctrl a mais. Embora iniciativas do tipo ainda sejam pontuais, elas mostram que h maneiras inteligentes de substituir o Caps Lock por recursos que realmente fazem a diferena na hora de usar o computador. Para aqueles que ainda insistem em abusar das letras em caixa alta, o Shift continuar sendo uma opo s esperamos que o desconforto de ter que ficar segurando o boto sirva para desestimular essa prtica. Fontes: anticAPSLOCK, CAPSoff.org, Mashable, Daily Finance

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/teclado/28844-caps-lock-a-historia-da-teclamais-berrante-de-todas.htm#ixzz2T8lNXxSg

You might also like