You are on page 1of 100

Resoluo de Questes Informtica Prof.

: Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

SUMRIO
Hardware e Software ............................................................................................................................................4 INTERNET .............................................................................................................................................................11 E-mail ................................................................................................................................................................33 Windows ...............................................................................................................................................................39 Linux ......................................................................................................................................................................44 Editores de Texto.................................................................................................................................................46 Microsoft Word .................................................................................................................................................48 BrOffice Writer .................................................................................................................................................60 Planilhas Eletrnicas ........................................................................................................................................69 Microsoft Excel .................................................................................................................................................74 BrOffice Calc .....................................................................................................................................................88 Editores de Apresentaes .................................................................................................................................93 Power Point ......................................................................................................................................................93 Impress .............................................................................................................................................................96 GABARITO ............................................................................................................................................................99

Prof. Srgio Spolador

Pgina 3

Informtica

Banco do Brasil - RQ

HARDWARE E SOFTWARE 1.Dispositivos de entrada e sada possibilitam introduzir dados externos ao computador para processamento e apresentar dados processados pelo computador. Alguns dispositivos efetuam ambos papis, servindo de dispositivo de entrada e sada. Um exemplo destes dispositivos a) a tela sensvel ao toque. b) o leitor de cdigo de barras. c) o mouse tico. d) o scanner. e) a webcam. 2.Mantm o computador que no provido de bateria funcionando mesmo com a ausncia total e temporria de energia da rede eltrica. Trata-se de: a) desfragmentador. b) processador. c) nobreak. d) placa de rede. e) placa-me. 3. Sobre os computadores correto afirmar: a) O BIOS um software armazenado em um chip de memria RAM fixado na placa me. Tem a funo de armazenar o Sistema Operacional. b) A fonte de alimentao transforma a tenso eltrica que entra no computador, de 240 V para 110 V, pois os componentes internos suportam apenas a tenso de 110 V. c) Barramentos so circuitos integrados que fazem a transmisso fsica de dados de um dispositivo a outro. d) Quando o sistema de fornecimento de energia falha, um estabilizador comum tem como principal objetivo manter o abastecimento por meio de sua bateria at que a energia volte ou o computador seja desligado. e) Um bit representa um sinal eltrico de exatos 5 V que interpretado pelos componentes de hardware do computador.
Pgina 4 Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

4. Adquirir um disco magntico (HD) externo de 1 TB (terabyte) significa dizer que a capacidade nominal de armazenamento aumentar em a) 1000^3 bytes ou 10^9 bytes. b) 1000^4 bytes ou 10^12 bytes. c) 1024^3 bytes ou 2^30 bytes. d) 1024^4 bytes ou 2^40 bytes. e) 1024^3 bytes ou 16^8 bytes.

5.(2011 - Banco do Brasil Escriturrio) Na placa-me alguns componentes j vm instalados e outros sero conectados na sua placa de circuito. Um exemplo tpico de componente que j vem, nativamente, instalado na placa-me : a) processador. b) memria RAM. c) disco rgido. d) gravador de DVD. e) chipset. 6.Considere as tarefas realizadas por Paulo e os respectivos softwares necessrios para realizlas. Tarefas realizadas: A. Edio de contratos, emisso de pareceres e confeco de atas de reunio. B. Navegao e trabalho na intranet. C. Criao de documentos para controle e clculo de materiais, inventrios, oramentos e demais controles financeiros. D. Apresentao em slides de resultados de demonstrativos e de pautas de treinamento e reunies. E. Criao, compartilhamento e gerenciamento de pastas e arquivos em diversas unidades de disco. F. Gerao de grficos demonstrativos. G. Gravao de CDs e DVDs. H. Navegao na internet e uso de mecanismos de busca. I. Configurao de compartilhamento de impressora. Softwares:
Prof. Srgio Spolador Pgina 5

Informtica

Banco do Brasil - RQ

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Windows 7. Microsoft Word 2010. Microsoft Excel 2010. Microsoft Power Point 2010. Mozilla Firefox. Internet Explorer.

Corresponde a uma associao correta: a) 1-E-G; 2-A; 3-C; 4-F; 5 e 6-B-H-I. b) 1-E-I; 2-A-G; 3-F-C; 4-D; 5-H; 6-B. c) 1-G-I; 2-A-F; 3-C; 4-D-E; 5-B; 6-H. d) 1-E-G-I; 2-A; 3-C-F; 4-D; 5 e 6-B-H. e) 1-B-E-G-I; 2-A; 3-C; 4-D-I; 5 e 6-H-F.

7.Considere a tabela acima e assinale a alternativa que traz classificaes dos dispositivos que sejam todas corretas: a) 1-i; 3-c; 4-j; 5-h; 8-g. b) 2-e; 4-e; 6-f; 8-h; 9-j. c) 2-a; 2-b; 3-e; 4-g; 7-f. d) 4-j; 5-h; 6-c; 7-d; 9-i. e) 3-i; 4-h; 6-b; 7-f; 8-d. 8.(2011 - TRE-TO - Analista Judicirio - rea Judiciria) Processador, memria RAM e bateria so alguns dos principais componentes: a) do conector serial. b) da sada paralela. c) da porta USB. d) do disco rgido.
Pgina 6 Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

e) da placa-me. 9.(2010 - SJCDH-BA - Agente Penitencirio) A placa de circuito de um micro onde ficam localizados o processador e a memria RAM, principalmente, a placa a) serial. b) paralela. c) USB. d) de vdeo. e) me. 10. (2011 - NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO Advogado) Considere a lista abaixo, referente a alguns componentes especificados numa placa-me: I. 3 Conectores USB II. 2 Conectores SATA III. 1 Conector CPU Fan IV. 1 Conector IDE V. 1 Conector 24-pin ATX Power Os conectores nos quais possvel a ligao de discos rgidos, tambm conhecidos como HD, encontram-se, APENAS, nos itens a) I, II e III. b) I, II e IV. c) II, III e IV. d) II, III e V. e) III, IV e V. 11. (2010 - TCE-SP - Auxiliar da Fiscalizao Financeira II) Um supervisor solicitou a um funcionrio que procedesse adaptao de uma placa de rede e uma de som na placa-me de seu microcomputador. Considerando que na placa-me existem encaixes prprios para tal, o funcionrio a) utilizou um slot livre.
Prof. Srgio Spolador Pgina 7

Informtica

Banco do Brasil - RQ

b) utilizou dois slots livres. c) encaixou diretamente na placa-me, um plugue USB. d) encaixou diretamente na placa-me, dois plugues USB. e) encaixou diretamente na placa-me um plugue paralelo. 12. (2011 - TRE-RN - Analista Judicirio Biblioteconomia) Nos computadores atuais existe um tipo de memria cuja funo atender as demandas de velocidade do processador. Trata-se da memria a) principal. b) ROM. c) cache. d) RAM. e) EEPROM. 13. (2011 - TRE-RN - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) As instrues que uma CPU necessita para executar um programa so buscadas a) nas interfaces USB. b) no disco rgido. c) na memria. d) no drive de DVD. e) no barramento de endereos. 14. (2011 - TRT - 4 REGIO (RS) - Analista Judicirio - rea Judiciria) O elemento que ajuda a minimizar a diferena de desempenho entre o processador e demais componentes dos computadores atuais a) a memria cache. b) a memria principal. c) o disco rgido. d) o barramento PCI. e) o barramento USB.
Pgina 8 Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

15. (2011 - TRE-TO - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) A busca antecipada de instrues uma tcnica utilizada nos processadores dos microcomputadores atuais, de forma a acelerar a execuo de um programa. As instrues so pr-carregadas da memria a) principal para a memria virtual. b) principal para a memria cache. c) virtual para a memria principal. d) cache para a memria principal. e) cache para a memria virtual. 16. (2009 - PGE-RJ - Tcnico Assistente de Procuradoria) Caso exista uma nica porta USB no computador e haja a necessidade e o desejo de que seja feita a conexo simultnea de dois ou mais dispositivos com esse tipo de conector, a soluo utilizar a) um adaptador USB para PS/2. b) um hub USB. c) uma porta serial com cabo USB. d) uma porta paralela com sada USB. e) um modem USB. 17. (2009 - PGE-RJ - Tcnico Assistente de Procuradoria) Um programa pr-gravado na memria permanente, executado por um computador, quando ligado, e responsvel pelo suporte bsico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional, denomina-se a) SLOT. b) RAM. c) BOOT. d) BIOS. e) EPROM. 18. (2008 - MPE-RS - Tcnico em Informtica - rea Sistemas) O BIOS, o CMOS e o SETUP de um microcomputador correspondem, respectivamente, a componentes de a) software, software e hardware.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 9

Informtica

Banco do Brasil - RQ

b) software, hardware e hardware. c) hardware, hardware e software. d) software, hardware e software. e) hardware, software e hardware. 19. (2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Comunicao Social) Os cartes de memria, pendrives, memrias de cmeras e de smartphones, em geral, utilizam para armazenar dados uma memria do tipo a) FLASH. b) RAM. c) ROM. d) SRAM. e) STICK. 20. (2010 - DNOCS - Agente Administrativo) O dispositivo que, ligado ao modem, viabiliza a comunicao sem fio em uma rede wireless a) o sistema de rede. b) o servidor de arquivos. c) a porta paralela. d) a placa-me. e) o roteador. 21. (2010 - DNOCS - Agente Administrativo) possvel expandir a memria RAM do computador mediante a insero de uma placa correspondente em um a) sistema de arquivos. b) sistema operacional. c) slot livre. d) boot livre. e) DVD.

Pgina 10

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

22. (2010 - TRE-AL - Analista Judicirio - rea Judiciria) NO se trata de um dispositivo reconhecido pelo sistema operacional para compartilhar uma pasta contendo arquivos que possam ser acessados a partir de outros computadores: a) Memria RAM. b) Memria flash USB. c) Disco rgido. d) DVD-ROM. e) Disquete. 23. (2010 - BAHIAGS - Tcnico de Processos Organizacionais Administrativo) Na categoria de software bsico de um computador est qualquer a) driver de dispositivo de hardware. b) sistema de aplicao cientfica. c) produto de office automation. d) linguagem de programao. e) sistema gerenciador de banco de dados. INTERNET 24. (2011 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - Operao de Computador) Um sistema de envio de notcias de um site para outro, tambm conhecido como Feeds, que ocorre de forma automtica. Para ter um site alimentado por outro, basta ter ...... do gerador de notcias para inserir chamadas das notcias no site receptor. Completa corretamente a lacuna:

a) o e-mail b) um computador igual ao c) o endereo RSS d) o mesmo provedor internet e) a mesma linha de comunicao

Prof. Srgio Spolador

Pgina 11

Informtica

Banco do Brasil - RQ

25. (2011 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - Operao de Computador) Dados distribudos na internet, frequentemente no formato RSS, em formas de comunicao com contedo constantemente atualizado, como sites de notcias ou blogs. Trata-se de a) hiperlinks. b) hipertextos. c) web Feed. d) web designer. e) canal aberto. 26. (2011 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - Operao de Computador) Dispositivo de entrada e sada, modulador e demodulador, utilizado para transmisso de dados entre computadores atravs de uma linha de comunicao. Utilizado nas conexes internet. Trata-se de a) banda larga. b) modem. c) provedor de servios. d) placa de rede. e) cabo coaxial. 27. Em relao tecnologia e aplicativos associados internet, correto afirmar. a) Navegao por abas, find as you type (mecanismo de busca interna na pgina) e motor de busca so recursos existentes tanto no Mozilla Firefox, quanto no Internet Explorer 8. b) A opo de bloqueio a pop-ups, um recurso presente no Mozilla Firefox, inexiste no Internet Explorer 8. c) No ambiente Web, o uso de teclado virtual em aplicativos tem como objetivo facilitar a insero dos dados das senhas apenas com o uso do mouse. d) Em ambiente Wi-Fi, os elementos de rede que fazem a comunicao entre os computadores dos usurios, utilizam fibras ticas, conectadas a um hub. e) No Thunderbird 2, o acionamento do boto Encaminhar exibir uma janela de opes, entre as quais a Lixeira de mensagens. 28. NO opo presente na tela de configurao de segurana do Firefox 9: a) Bloquear janelas popup.
Pgina 12 Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

b) Alertar se sites tentarem instalar extenses ou temas. c) Bloquear sites avaliados como foco de ataques. d) Memorizar senhas de sites. e) Bloquear sites avaliados como falsos.

29. O modo de Tela Inteira agrupa as barras de ferramentas do Mozilla Firefox 8.0 em uma pequena barra de ferramenta. Para ativar o modo de Tela Inteira basta a) selecionar o menu Exibir > Tela inteira, apenas. b) pressionar as teclas Alt + Page Up, apenas. c) pressionar a tecla F11 ou pressionar as teclas Alt + Page Up, apenas. d) selecionar o menu Exibir > Tela inteira ou pressionar a tecla F11, apenas. e) selecionar o menu Exibir > Tela inteira, pressionar a tecla F11 ou pressionar as teclas Alt + Page Up. 30. FCC 2013 - Artigo publicado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negcios:

Um bom exemplo do seu uso so as listas de tarefas que permitem ao gestor acompanhar na rede da empresa a evoluo do trabalho dos funcionrios, que a acessam com exclusividade. Outra boa ideia integr-la com os sistemas de gesto, tornando os processos administrativos mais eficientes. Embora seja de acesso restrito, tambm possvel abri-la para os blogs dos colaboradores, o que contribui para melhorar o relacionamento entre os funcionrios.

Se antes eram associadas s grandes corporaes, hoje cada vez mais comum encontr-las em pequenas e mdias empresas. Uma pequena empresa tem recursos escassos. Com elas possvel ganhar tempo com eficincia, diz Ronaldo Fujiwara, da agncia especializada em comunicao digital NHW.
Esse artigo se refere a a) internet. b) redes sociais. c) intranets.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 13

Informtica

Banco do Brasil - RQ

d) redes wireless. e) MANs. 31. o servio padro da Internet para a transferncia de arquivos entre computadores. A partir dele usurios podem obter ou enviar arquivos de/ou para outros computadores da internet. O acesso controlado atravs de login e senha. No servidor possvel configurar quais pastas devem ficar disponveis para cada usurio e especificar as permisses de cada um. Existe a opo de se criar um login annimo. O servio ou protocolo referenciado no texto a) FTP. b) TCP/IP. c) SMTP. d) IMAP. e) POP. 32. Na empresa onde Maria trabalha h uma intranet que possibilita o acesso a informaes institucionais, destinada apenas ao uso dos funcionrios. Essa intranet representa um importante instrumento de comunicao interna, proporcionando reduo das distncias entre os funcionrios, aumento da produtividade e a criao de novas possibilidades de interao institucional. So centralizados os procedimentos, circulares, notcias, formulrios e informaes comuns para os funcionrios em um servidor de intranet. Para transferir pginas entre o servidor e os computadores ligados na intranet, permitindo que se navegue em pginas da web por meio de hyperlinks, utiliza-se um Protocolo de Transferncia de Hipertexto que conhecido pela sigla a) HTTP. b) FTP. c) SMTP. d) UDP. e) SSL. 33. Para a devida conexo internet ou intranet necessrio que o computador possua certos pr-requisitos que possibilitem tal acesso. So requisitos possivelmente necessrios para que o computador se conecte internet, EXCETO: a) modem. b) firewall.
Pgina 14 Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

c) provedor. d) placa de rede. e) protocolo TCP/IP. 34. A conexo entre computadores por meio de internet ou intranet feita pela utilizao de endereos conhecidos como endereos IP. Para que os usurios no precisem utilizar nmeros e sim nomes, como por exemplo www.seuendereco.com.br, servidores especiais so estrategicamente distribudos e convertem os nomes nos respectivos endereos IP cadastrados. Tais servidores so chamados de servidores a) FTP. b) DDOS. c) TCP/IP. d) HTTP. e) DNS. 35. FCC 2012 - Em relao tecnologia e aplicativos associados internet, correto afirmar: a) Na internet, o protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol) usado para transmitir documentos formatados em HTML (Hypertext Mark-up Language). b) No Internet Explorer 8 possvel excluir o histrico de navegao apenas pelo menu Ferramentas. c) Intranet pode ser definida como um ambiente corporativo que importa uma coleo de pginas de internet e as exibe internamente, sem necessidade do uso de senha. d) Servios de webmail consistem no uso compartilhado de software de grupo de discusso instalado em computador. e) No Thunderbird 2, a agenda permite configurar vrios tipos de alarmes de compromissos. 36. (2010 TRE/RS Tcnico Administrativo) Quando ativada a conexo com a Internet, o dispositivo que se encarrega de estabelecer a comunicao fsica entre o computador e o provedor de acesso a) o processador. b) a placa-me. c) o telefone.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 15

Informtica

Banco do Brasil - RQ

d) a placa de rede. e) o modem. 37. (2011 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - Operao de Computador) World Wide Web (que em portugus significa rede de alcance mundial), tambm conhecida como Web ou WWW a) um mtodo para copiar e elaborar sites padronizados. b) a forma de encaminhar e-mails por uma rede sem fio, somente. c) um sistema de arquivos utilizado unicamente nas intranets. d) um sistema de rede utilizado unicamente nas intranets. e) um sistema de documentos em hipermdia que so interligados e executados na Internet.

38. (2009 - TJ-SE - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Documentos na forma de textos, imagens, sons e filmes digitais baseados em hipertextos, interligados por meio de hiperlinks, que utiliza hipermdia denominam-se a) browser. b) intranet. c) linguagem HTML. d) protocolo HTTP. e) sistema WWW.

39. (2009 - SEFAZ-SP - Agente Fiscal de Rendas) Na Web, a ligao entre conjuntos de informao na forma de documentos, textos, palavras, vdeos, imagens ou sons por meio de links, uma aplicao das propriedades: a) do protocolo TCP. b) dos hipertextos. c) dos conectores de rede. d) dos modems. e) das linhas telefnicas.
Pgina 16 Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

40. (2010 BAHIAGS Tcnico de Processos Organizacionais) No servio Word Wide Web da internet, um navegador um a) servidor que recebe uma pgina do cliente. b) cliente que solicita uma pgina ao servidor. c) cliente que responde uma solicitao do servidor. d) servidor que solicita uma pgina ao cliente. e) servidor que responde uma solicitao do cliente.

41. (2010 BAHIAGS Analista de Processos Organizacionais) A Internet usa um modelo de rede, baseado em requisies e respostas, denominado a) word wide web. b) protocolo de comunicao. c) provedor de acesso. d) ponto-a-ponto. e) cliente-servidor.

42. (2010 TRE/RS Analista Judicirio) Vrios dos servios ou ferramentas atualmente utilizados na internet tm uma aplicao direta nos servios de informao, bem como na rea de pesquisa e ensino. Cada um deles tm aplicaes diversas, podendo atender a diferentes finalidades. Especificamente, correto afirmar que a) os webquests permitem criar contedo auditivo de um tema de interesse para que posteriormente seja escutado pelos interessados. b) os blogs constituem um esforo colaborativo, oferecendo aos visitantes do stio uma enciclopdia de livre acesso. c) os podcasts possibilitam distribuir de forma efetiva notcias sobre pesquisas, mdulos de aprendizagem, novas publicaes, trabalhos cientficos, novas ferramentas, entre outros. d) os chats permitem realizar uma videoconferncia para compartilhar informao acerca de um tema ou elaborar uma entrevista com pessoas que se encontram em outro lugar.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 17

Informtica

Banco do Brasil - RQ

e) as wikis representam espaos virtuais para a realizao de eventos, apresentao de trabalhos, discusses de temas de interesse, aproximando pessoas dispersas espacialmente.

43. (2011 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - Operao de Computador) O Orkut caracteristicamente definido como: a) provedor de acesso. b) lista de contatos. c) rede de segurana. d) comrcio eletrnico. e) rede social.

44. (2011 TRE TO Analista Judicirio rea Administrativa) Na Internet, ela uma rede social que permite comunicar com um grupo de amigos predefinido, aceitando os amigos e restringindo o acesso de estranhos aos seus dados: a) Correio Eletrnico. b) Twitter. c) Blog. d) Facebook. e) Weblog.

45. (2010 MPE/RS Agente Administrativo) Ao fazer uma pesquisa envolvendo trs termos no Google, foi escolhida uma determinada opo em um dos sites constantes da lista apresentada. Ao abrir o site, tal opo faz com que os trs termos sejam apresentados em destaque com cores diferentes ao longo dos textos da pgina aberta. Tal opo a) "Com realce". b) "Filtrados". c) "Em cache". d) "No domnio".

Pgina 18

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

e) "Similares".

46. (2010 - DNOCS - Agente Administrativo) Em alguns sites que o Google apresenta possvel pedir um destaque do assunto pesquisado ao abrir a pgina desejada. Para tanto, na lista de sites apresentados, deve-se a) escolher a opo "Pesquisa avanada". b) escolher a opo "Similares". c) escolher a opo "Em cache". d) dar um clique simples no nome do site. e) dar um clique duplo no nome do site.

47. (2011 TRT 4 Analista Judicirio rea Judiciria) Quando um navegador de Internet comunica-se com servidores Web, atravs do endereo www.trt4.jus.br, para efetuar pedidos de arquivos, e processa as respostas recebidas, podero estar sendo utilizados os protocolos a) POP3 e HTML. b) IMAP e XML. c) IMAP E HTML. d) SMTP e FTP. e) HTTP e HTML.

48. (2011 BB Escriturrio) No contexto da Internet, o responsvel pela transferncia de hipertexto, que possibilita a leitura das pginas da Internet pelos programas navegadores: a) HTTP. b) POP. c) SMTP. d) TCP. e) FTP.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 19

Informtica

Banco do Brasil - RQ

49. (2008 - MPE-RS - Secretrio de Diligncias) O mtodo que permite a comunicao entre computadores servidor e cliente da Internet para possibilitar a transferncia de pginas Web denomina-se a) http. b) html. c) url. d) www. e) browser. 50. (2010 MPE/RS Secretrio de Diligncias) Servio disponibilizado por alguns sites na internet, genrico, independente de hardware e do sistema operacional, que transfere arquivos por requisio do usurio, levando em considerao as restries de acesso e as propriedades dos mesmos. Trata-se do protocolo a) FTP. b) LINKEDIN. c) SEARCH. d) MAILTO. e) SCAM.

51. (2010 - TRE-RS - Analista Judicirio - rea Judiciria) A web permite que cada documento na rede tenha um endereo nico, indicando os nomes do arquivo, diretrio e servidor, bem como o mtodo pelo qual ele deve ser requisitado. Esse endereo chamado de a) DNS. b) FTP. c) TCP/IP. d) URL. e) IMAP.

Pgina 20

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

52. (2008 - TRT - 2 REGIO (SP) - Analista Judicirio - rea Administrativa) FAT, RAID e FTP so siglas aplicveis, respectivamente, a a) sistema de arquivo, redundncia de armazenamento de dados e topologia de rede. b) sistema de rede, sistema de arquivo e transferncia de arquivo remoto. c) sistema de rede, redundncia de armazenamento de dados e sistema de arquivo. d) protocolo de rede, redundncia de armazenamento de dados e topologia de rede. e) sistema de arquivo, redundncia de armazenamento de dados e transferncia de arquivo remoto.

53. (2009 - MPE-SE - Tcnico do Ministrio Pblico rea Administrativa) Uma pgina Web obtida na Internet por meio do endereo URL que basicamente indica o a) protocolo, o nome do computador hospedeiro, o caminho e o nome da pgina. b) caminho e o nome da pgina, apenas. c) protocolo, o caminho e o nome da pgina, apenas. d) protocolo, o nome da computador hospedeiro e o nome da pgina, apenas. e) nome do computador hospedeiro, o caminho e o nome da pgina, apenas.

54. (2009 - PGE-RJ - Tecnico Assistente de Procuradoria) Serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. Foi concebido com o objetivo de facilitar a identificao dos endereos de computadores, evitando a necessidade de memorizao de uma sequncia grande de nmeros. Trata-se de a) uma pgina web. b) um provedor. c) um domnio. d) um site. e) um endereo eletrnico.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 21

Informtica

Banco do Brasil - RQ

55. (2008 - TCE-AL - Analista de Sistemas) O URL acessado para verificar e fazer o registro de um domnio para a internet no Brasil a) http://www.registro.com.br/ b) http://www.registro.cgi.br/ c) http://registro.br d) http://cgi.org.br/ e) http://registro.org.br/

56. (2011 TRE TO Analista Judicirio rea Judiciria) A operao de transferncia de um arquivo gravado no computador pessoal para um computador servidor de um provedor da Internet conhecida por a) Copy. b) Download. c) Upload. d) Move. e) Extraction.

57. (2009 - PGE-RJ - Tcnico Assistente de Procuradoria) Um ambiente privado que permite aos empregados de uma empresa a possibilidade de organizar e acessar informaes rapidamente, administrar documentos, compartilhar calendrios e trabalhar em equipes, baseado em um navegador Web, a) um portal de educao distncia. b) uma sala de bate-papo. c) um site de relacionamento. d) um browser. e) um portal de colaborao.

Pgina 22

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

58. (2009 - MPE-SE - Analista do Ministrio Pblico Especialidade Contabilidade) O tipo mais comum de conexo Internet, considerada banda larga por meio de linha telefnica e normalmente oferecida com velocidade de at 8 Mbps, utiliza a tecnologia a) RDIS. b) ADSL. c) Dial Up. d) HFC Cable. e) ISDN.

59. (2011 BB Escriturrio) Em relao Internet e Intranet, INCORRETO afirmar: a) Ambas empregam tecnologia padro de rede. b) H completa similaridade de contedo em ambos os ambientes. c) A Intranet tem como objetivo principal agilizar a implantao de processos, promover a integrao dos funcionrios e favorecer o compartilhamento de recursos. d) O acesso Internet aberto, enquanto na Intranet restrito ao seu pblico de interesse. e) Internet refere-se, em geral, ao contedo pblico da empresa, ao passo que a Intranet pode englobar compartilhamento de informaes de usurios internos empresa.

60. (2009 - SEFAZ-SP - Agente Fiscal de Rendas) Nos primrdios da Internet, a interao entre os usurios e os contedos virtuais disponibilizados nessa rede era dificultada pela no existncia de ferramentas prticas que permitissem sua explorao, bem como a visualizao amigvel das pginas da Web. Com o advento e o aperfeioamento de programas de computador que basicamente eliminaram essa dificuldade, os servios e as aplicaes que puderam ser colocados disposio dos usurios, iniciaram uma era revolucionria, popularizando o uso da Internet.
Segundo o texto, a eliminao da dificuldade que auxiliou na popularizao da Internet foi a) o uso de navegadores. b) o surgimento de provedores de acesso. c) o aumento de linhas da rede.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 23

Informtica

Banco do Brasil - RQ

d) o surgimento de provedores de contedo. e) a disponibilizao de servios de banda larga.

61. (2008 - MPE-RS - Agente Administrativo) Considere: I. Uma Intranet uma rede pblica e uma Extranet uma rede privada. II. O protocolo padro da Internet o TCP/IP. III. Os softwares plug-ins acrescentam funcionalidades aos navegadores da Internet. Est correto o que se afirma em: a) I, II e III. b) I, apenas. c) I e III, apenas. d) I e II, apenas. e) II e III, apenas.

62. (2011 - TRE-TO - Analista Judicirio - rea Judiciria) No Internet Explorer, o bloqueio ou desbloqueio de Pop-ups pode ser realizado por intermdio do menu a) Editar. b) Exibir. c) Ferramentas. d) Opes. e) Arquivo.

63. (2010 - TCE-SP - Agente da Fiscalizao Financeira) Uma das opes do menu Ferramentas do Internet Explorer : a) Trabalhar Offline.

Pgina 24

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

b) Importar e Exportar. c) Navegao por Cursor. d) Filtro do SmartScreen. e) Propriedades.

64. (2010 - TRE-AC - Analista Judicirio - rea Judiciria) A preveno contra sites que agem monitorando a navegao de usurios na Internet realizada no Internet Explorer 8 por meio do recurso a) Data Execution Prevention. b) Automatic Crash Recovery. c) Cross Site Scripting. d) Filtro do SmartScreen. e) Filtragem InPrivate.

65. (2010 - TRE-AC - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Caso algum site no esteja preparado para o Internet Explorer 8, usar no menu Ferramentas o item a) Diagnosticar Problemas de Conexo. b) Modo de Exibio de Compatibilidade. c) Configuraes de Filtragem InPrivate . d) Navegao InPrivate. e) Gerenciar Complementos.

66. (2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Duplicar Guia, Nova Janela e Nova Sesso esto disponveis no Internet Explorer 8 no menu a) Arquivo. b) Editar.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 25

Informtica

Banco do Brasil - RQ

c) Exibir. d) Formatar. e) Ferramentas.

67. Para fazer uma pesquisa na pgina ativa do navegador Mozila Firefox 8.0, selecione no menu a) Editar a opo Visualizar. b) Exibir a opo Selecionar. c) Editar a opo Selecionar. d) Exibir a opo Localizar. e) Editar a opo Localizar.

68. (2010 - MPE-RN - Agente Administrativo) Na ferramenta de navegao Internet Explorer 8, por meio da opo Barras do Explorer do menu Exibir, podero ser exibidas simultaneamente as guias a) Menus, Comandos e Status. b) Favoritos, Ferramentas e Status. c) Ferramentas, Feeds e Histrico. d) Favoritos, Feeds e Histrico. e) Ferramentas, Menus e Comandos.

69. (2010 - Banco do Brasil Escriturrio) Cookies utilizados pelos navegadores Web (Internet Explorer/Mozilla Firefox) so a) listas com endereos de sites com contedos imprprios e inadequados para permitir o controle de navegao por parte dos pais de crianas e adolescentes. b) pequenas listas contendo os sites e endereos visitados anteriormente.

Pgina 26

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

c) arquivos temporrios como pginas, imagens, vdeos e outras mdias baixados pelo usurio em sua navegao. d) pequenos arquivos de texto que os sites gravam no computador do usurio e que so utilizados, geralmente, para guardar sua preferncias de navegao. e) listas dos downloads efetuados pelo usurio para possibilitar a retomada destes em caso de falha na conexo.

70. (2010 - SEFIN-RO - Auditor Fiscal de Tributos Estaduais) No Internet Explorer, o Bloqueador de Pop-ups pode ser habilitado ou desativado mediante acesso ao menu a) Editar. b) Favoritos. c) Arquivo. d) Exibir. e) Ferramentas.

71. (2010 - DPE-SP - Oficial de Defensoria Pblica) Nos principais navegadores da Internet, as opes de configuraes para bloquear sites so encontradas, normalmente, no menu a) Janela. b) Arquivo. c) Browser. d) Editar. e) Ferramentas.

72. (2010 - DNOCS Administrador) Uma determinao da diretoria de um rgo pblico obriga que a segurana de zonas internet, intranet local, sites confiveis e sites restritos seja configurada no nvel padro para todas elas. O local apropriado para configurar essa segurana de zona, no Internet Explorer, na aba Segurana a) da opo Configurar pgina do menu Formatar.
Prof. Srgio Spolador Pgina 27

Informtica

Banco do Brasil - RQ

b) da opo Configurar pgina do menu Arquivo. c) das Opes da Internet do menu Editar. d) das Opes da Internet do menu Ferramentas. e) das Opes da Internet do menu Formatar.

73. (2009 - TRE-AM - Tcnico Judicirio - Operao de Computador) Para executar a restaurao das configuraes padro do Internet Explorer deve-se, por meio das Opes da Internet do menu Ferramentas, clicar no boto a) Restaurar da guia Avanadas. b) Restaurar da guia Contedo. c) Restaurar da guia Geral. d) Redefinir da guia Avanadas. e) Redefinir da guia Contedo.

74. (2009 - TRE-AM - Tcnico Judicirio - Operao de Computador ) A restaurao das configuraes padro do Internet Explorer NO exclui a) dados de formulrios. b) senhas armazenadas. c) cookies. d) histrico. e) favoritos.

75. (2010 - TRE-AM - Analista Judicirio - rea Administrativa) Ao digitar a letra de uma unidade e o nome de uma pasta (por exemplo, C:\Arquivos de programas) na barra de Endereos do Internet Explorer e pressionar ENTER, a) o contedo da pasta ser exibido em uma nova janela. b) o contedo da pasta ser exibido na mesma janela.
Pgina 28 Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

c) nada acontecer porque o comando no reconhecido. d) uma mensagem de erro ser exibida. e) uma nova janela em branco ser aberta.

76. (2009 - TJ-PI - Tcnico Judicirio Informtica) O usurio reclamou que o Internet Explorer de sua estao de trabalho estava muito lento. Uma das providncias que o tcnico tomou foi verificar o tamanho do cache de armazenamento do histrico de navegao, por meio do menu Ferramentas Opes da Internet: a) Contedo. b) Programas. c) Avanadas. d) Geral. e) Segurana

77. (2009 - MPE-AP - Tcnico Administrativo) As estaes de trabalho dos tcnicos esto conectadas rede de computadores local do Ministrio Pblico e tm acesso rede mundial Internet por meio dos navegadores Internet Explorer 8.0 (navegador Web padro) e Mozilla Firefox. Os recursos destas redes, dispositivos de comunicao, protocolos de rede e mecanismos de segurana, possibilitam as buscas de informaes e a utilizao dos servios WWW, bem como a troca de mensagens eletrnicas por meio dos programas de e-mails Outlook Express (correio eletrnico padro) e Mozilla Thunderbird. Os links dos sites mais acessados pelos tcnicos podem ser armazenados, nos seus respectivos computadores, na Central de a) Histricos. b) Favoritos. c) Feeds. d) Ferramentas. e) Hotsites.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 29

Informtica

Banco do Brasil - RQ

78. (2009 - TRE-PI - Tcnico Judicirio Transporte) Em uma situao na qual se tenha iniciado uma sesso pesquisa no Internet Explorer (verso 8), desejvel reproduzir a guia atual, a fim de no perder as informaes obtidas. Iniciando o trabalho em uma nova guia, deve proceder corretamente para obter o resultado desejado. Nesse caso o procedimento correto recomendado acionar o menu Arquivo e escolher: a) Duplicar pgina. b) Nova Guia. c) Nova Sesso. d) Salvar como. e) Duplicar Guia.

79. (2011 - TRE-RN - Analista Judicirio Biblioteconomia) Em relao Internet e correio eletrnico, correto afirmar: a) No Internet Explorer 7 possvel navegar entre sites, por meio de separadores conhecidos por abas, no necessitando, portanto, a abertura de vrias janelas. b) Redes wireless, embora permitam conexo Internet no so configurveis no ambiente de Intranet. c) Correios eletrnicos possuem recursos nativos que impedem a propagao de vrus enviados por e-mail. d) Em Intranet no permitido operaes de download, dada s facilidades oferecidas pela rede local. e) Uma das vantagens do webmail que as mensagens, ao chegarem, so imediatamente baixadas para o computador do usurio.

80. Analise os exemplos abaixo. Exemplo 1: algum desconhecido liga para a sua casa e diz ser do suporte tcnico do seu provedor. Nesta ligao ele diz que sua conexo com a internet est apresentando algum problema e pede sua senha para corrigi-lo. Caso voc entregue sua senha, este suposto tcnico poder realizar atividades maliciosas, utilizando a sua conta de acesso internet, relacionando tais atividades ao seu nome.

Pgina 30

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

Exemplo 2: voc recebe uma mensagem de e-mail, dizendo que seu computador est infectado por um vrus. A mensagem sugere que voc instale uma ferramenta disponvel em um site da internet para eliminar o vrus de seu computador. A real funo desta ferramenta no eliminar um vrus, mas permitir que algum tenha acesso ao seu computador e a todos os dados nele armazenados. Exemplo 3: voc recebe uma mensagem de e-mail em que o remetente o gerente ou o departamento de suporte do seu banco. Na mensagem dito que o servio de Internet Banking est apresentando algum problema e que tal problema pode ser corrigido se voc executar o aplicativo que est anexado mensagem. A execuo deste aplicativo apresenta uma tela anloga quela que voc utiliza para ter acesso sua conta bancria, aguardando que voc digite sua senha. Na verdade, este aplicativo est preparado para furtar sua senha de acesso conta bancria e envi-la para o atacante. Estes casos mostram ataques tpicos de a) Keylogger. b) Cavalo de Troia. c) Botnet. d) Cookies. e) Engenharia Social.

81. Os spammers utilizam diversas tcnicas para coletar endereos de e-mail, desde a compra de bancos de dados at a produo de suas prprias listas. Aps efetuarem a coleta, os spammers procuram confirmar a existncia dos endereos de e-mail e, para isto, costumam se utilizar de artifcios. Sobre este tema assinale a afirmativa INCORRETA: a) A tcnica conhecida como harvesting consiste em coletar endereos de e-mail por meio de varreduras em pginas web e arquivos de listas de discusso, entre outros. b) Muitos cdigos maliciosos so projetados para varrer o computador infectado em busca de endereos de e-mail que, posteriormente, so repassados para os spammers. Estes programas, no entanto, nunca conseguem burlar os testes Captcha. c) A confirmao pode ser feita atravs do envio de mensagens para os endereos coletados e, com base nas respostas recebidas dos servidores de e-mail, identificar quais endereos so vlidos e quais no so.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 31

Informtica

Banco do Brasil - RQ

d) comum incluir no spam um suposto mecanismo para a remoo da lista de e-mails, como um link ou um endereo de e-mail. Quando o usurio solicita a remoo, na verdade est confirmando para o spammer que aquele endereo de e-mail vlido e realmente utilizado. e) Pode-se incluir no spam uma imagem do tipo web bug, projetada para monitorar o acesso a uma pgina web ou e-mail. Quando o usurio abre o spam, o web bug acessado e o spammer recebe a confirmao que aquele endereo de e-mail vlido.

82. O usurio deve procurar responder algumas perguntas antes de adotar um ou mais cuidados com suas cpias de segurana: - Que informaes realmente importantes precisam estar armazenadas em minhas cpias de segurana? - Quais seriam as consequncias/prejuzos, caso minhas cpias de segurana fossem destrudas ou danificadas? - O que aconteceria se minhas cpias de segurana fossem furtadas? Baseado nas respostas para as perguntas anteriores, assinale a alternativa que apresenta um cuidado a ser observado por um usurio comprometido com a segurana dos dados. a) Cpias de segurana devem conter apenas arquivos confiveis do usurio, ou seja, que no contenham vrus e nem algum outro tipo de malware. Arquivos do sistema operacional e que faam parte da instalao dos softwares utilitrios devem fazer parte das cpias de segurana, pois evitaria que os mesmos precisassem ser reinstalados das mdias fornecidas pelos fabricantes. b) A escolha da mdia para a realizao da cpia de segurana muito importante e depende da importncia e da vida til que a cpia deve ter. A utilizao de alguns disquetes para armazenar um pequeno volume de dados perfeitamente vivel. Mas um grande volume de dados, de maior importncia, que deve perdurar por longos perodos, como os dados de um servidor, devem ser armazenados em mdias mais confiveis, como os pen drives. c) Cpias de segurana devem ser guardadas em um local restrito e com ar condicionado bastante frio, de modo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a este local e a temperatura seja sempre bem baixa. d) Cpias de segurana podem ser guardadas em locais diferentes. Um exemplo seria manter uma cpia em empresas especializadas em manter reas de armazenamento com cpias de segurana de seus clientes. Nestes casos muito importante considerar a segurana fsica de suas cpias.

Pgina 32

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

e) Os dados armazenados em uma cpia de segurana no podem conter informaes sigilosas. Neste caso, os dados que contenham informaes sigilosas devem ser mantidos no computador do usurio. 1) E 2) B 3) D 4) E

E-MAIL 83. No dia a dia de trabalho comum a utilizao do e-mail como veculo de troca de informaes entre os funcionrios. Saber utilizar as ferramentas de correio eletrnico de maneira correta nas mais diversas situaes e utilizando os recursos disponveis essencial para melhorar as comunicaes pessoais e corporativas.

Sobre a troca de e-mail e uso das ferramentas de correio eletrnico, correto afirmar: a) As ferramentas de correio eletrnico permitem o envio de arquivos anexados, porm, esses arquivos no podem ter mais que 5 MB de tamanho. b) Quando uma mensagem de e-mail enviada, ela normalmente fica armazenada em uma pasta de e-mails enviados e pode ser acessada posteriormente, exceto aquelas que contm anexos pois, por serem grandes, so apagadas automaticamente. c) Quando se envia um e-mail para uma lista de destinatrios com uma pessoa A em cpia oculta, se qualquer um dos destinatrios da lista acionar a opo para responder a todos, a pessoa A tambm receber a resposta. d) Uma mensagem recebida com um arquivo anexo contendo vrus sempre desinfectada pelos mecanismos de proteo da ferramenta de correio eletrnico utilizada, dessa forma, abrir um arquivo anexo em uma mensagem representa uma ao segura. e) Ler uma mensagem de e-mail e, em seguida, acionar a opo Encaminhar normalmente indica o desejo de enviar a mensagem a outros destinatrios que no estavam na lista de copiados da mensagem recebida.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 33

Informtica

Banco do Brasil - RQ

84. A comunicao entre os funcionrios da empresa onde Ana trabalha se d, em grande parte, por meio da troca de e-mails. Certo dia, Ana notou que um dos e-mails recebidos por ela continha um arquivo anexo e uma mensagem na qual Ana era informada de que deveria abrir o arquivo para atualizar seus dados cadastrais na empresa. Apesar do computador de Ana conter um antivrus instalado, se o arquivo anexo no e-mail contm um vrus, correto afirmar que o computador a) foi infectado, pois ao ler a mensagem, o vrus se propagou para a memria do computador. b) foi infectado, pois ao chegar caixa de e-mail, o vrus contido no arquivo se propaga automaticamente para a memria do computador. c) no ser infectado se Ana no abrir o arquivo anexo, mesmo que ela leia a mensagem do email. d) no ser infectado, mesmo que ela abra o arquivo anexo, pois o antivrus instalado no computador garante que no ocorra a infeco. e) no ser infectado, pois os mecanismos de segurana presentes no servidor de e-mail removem automaticamente o vrus do arquivo quando ele for aberto.

85. (2011 - TRF - 1 REGIO - Tcnico Judicirio - Segurana e Transporte) Em um e-mail, prtica comum usar o campo Bcc ou Cco quando se deseja endere-lo com o objetivo de a) revelar s pessoas que no ocupam cargos de confiana, quem recebeu o e-mail. b) diminuir o impacto na rede, no caso de textos maiores que cem caracteres. c) agilizar o encaminhamento no caso de textos menores que cem caracteres porque assim vai por uma linha especial. d) ocultar a lista de destinatrios. e) revelar a lista de destinatrios.

86. (2011 - TRE-TO - Analista Judicirio - rea Administrativa) Webmail um servio de mensagens eletrnicas na Internet que permite a leitura ou envio de mensagens. Para acess-lo necessrio instalar no computador a) um programa cliente de correio eletrnico. b) um programa cliente de correio eletrnico e um navegador.

Pgina 34

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

c) um servidor de correio IMAP. d) um navegador, apenas. e) um servidor de correio POP3.

87. (2011 - TRE-TO - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Em correio eletrnico, ao se enviar um e-mail, ocorre uma operao de a) download. b) TCP. c) FTP. d) HTML. e) upload.

88. (2011 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - Operao de Computador) Considerando o recebimento de um arquivo executvel de fonte desconhecida, no correio eletrnico, a atitude mais adequada diante deste fato a) no execut-lo. b) baix-lo no seu desktop e execut-lo localmente, somente. c) repass-lo para sua lista de endereos solicitando aos mais experientes que o executem. d) repass-lo para sua lista de endereos solicitando aos mais experientes que o executem. e) execut-lo de qualquer forma, porm comunicar o fato ao administrador de sua rede.

89. (2010 - BAHIAGS - Tcnico de Processos Organizacionais Administrativo) Para que as mensagens de emails sejam baixadas no computador do usurio, para serem lidas localmente, necessrio configurar o tipo de acesso ao servidor a) HTTP. b) FTP. c) POP3.
Prof. Srgio Spolador Pgina 35

Informtica

Banco do Brasil - RQ

d) IMAP. e) SMTP.

90. (2009 - MPE-AP - Tcnico Administrativo) No Outlook Express, com os servidores de email de entrada POP3 ou IMAP, o nome do servidor de email de sada geralmente o a) FTP. b) UDP. c) TCP. d) SMTP. e) HTTP.

91. (2008 - TRT - 2 REGIO (SP) - Analista Judicirio - rea Administrativa) O protocolo mais comum utilizado para dar suporte ao correio eletrnico o a) HTTP. b) NTFS. c) SMTP. d) SNMP. e) FTP.

92. (2009 - MPE-SE - Tcnico do Ministrio Pblico rea Administrativa) Uma mensagem de correio eletrnico enviada ao servidor de um destinatrio ser recuperada e transferida para o computador deste destinatrio por meio do protocolo a) SNMP. b) HTTP. c) IMAP. d) POP3.

Pgina 36

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

e) SMTP.

93. (2010 - Banco do Brasil Escriturrio) Num programa de correio eletrnico ou webmail, o campo Cpia Oculta (tambm conhecido como CCo ou BCc) serve para a) enviar ao destinatrio do campo CCo uma cpia da mensagem sem o conhecimento dos demais destinatrios. b) ocultar do destinatrio do campo CCo partes do contedo da mensagem. c) copiar o contedo da mensagem, sem conhecimento do remetente, e envi-la ao destinatrio do campo CCo, geralmente pais de crianas e adolescentes ou administradores de rede. d) ocultar o remetente da mensagem, permitindo o envio de mensagens annimas. e) criptografar o contedo da mensagem de modo a garantir a privacidade entre as partes, assegurando que somente o destinatrio do campo CCo conseguir l-la.

94. (2011 - TRE-RN - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Em relao a correio eletrnico, correto afirmar: a) Endereos de correio eletrnico no padro nome@xxx.xxx.com.br, esto restritos a destinatrios do territrio brasileiro, apenas. b) Exceto o campo assunto, cada campo de cabealho do correio eletrnico tem seu tamanho mximo limitado a dez caracteres. c) O web mail um aplicativo que permite o envio e a recepo de mensagens de correio eletrnico, desde que no exista anexos nessas mensagens. d) Todo programa de correio eletrnico disponibiliza funcionalidades que permitem encaminhar uma mensagem recebida a um ou a vrios endereos de correio eletrnico. e) Todo programa de correio eletrnico possui mecanismos que detectam e bloqueiam mensagens infectadas por vrus de computador.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 37

Informtica

Banco do Brasil - RQ

95. (2010 - Banco do Brasil Escriturrio) Num programa de correio eletrnico ou webmail, o campo Cpia Oculta (tambm conhecido como CCo ou BCc) serve para a) enviar ao destinatrio do campo CCo uma cpia da mensagem sem o conhecimento dos demais destinatrios. b) ocultar do destinatrio do campo CCo partes do contedo da mensagem. c) copiar o contedo da mensagem, sem conhecimento do remetente, e envi-la ao destinatrio do campo CCo, geralmente pais de crianas e adolescentes ou administradores de rede. d) ocultar o remetente da mensagem, permitindo o envio de mensagens annimas. e) criptografar o contedo da mensagem de modo a garantir a privacidade entre as partes, assegurando que somente o destinatrio do campo CCo conseguir l-la.

96. (2010 - Sergipe Gs S.A. Contador) A utilizao do recurso webmail requer a existncia: a) de um programa de e-mail instalado no computador. b) do protocolo POP3 instalado no navegador. c) do protocolo POP3 instalado no programa de e-mail. d) de hardware especfico para tal finalidade. e) de um navegador instalado no computador.

97. (2010 - TRE-AM - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Sobre correio eletrnico, considere que: I. um webmail exige o protocolo POP para receber as mensagens e o protocolo SMTP para enviar as mensagens. II. ao utilizar um programa cliente de e-mail as mensagens podem ser lidas de qualquer computador por meio de um navegador. III. o MIME uma norma da Internet para formatao de mensagens que permite o envio de arquivos de qualquer tipo em e-mail. Est correto o que se afirma em a) I, apenas.
Pgina 38 Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III. WINDOWS 98. No Windows 7 em portugus, as pastas Documentos, Imagens, Msicas e Vdeos esto reunidas em uma nica seo chamada a) Documentos Pessoais. b) Bibliotecas. c) Minhas Pastas. d) Meu Computador. e) Favoritos. 99. Paulo utiliza o Windows 7 Professional em portugus e deseja copiar um arquivo de seu pen drive para uma pasta no HD do computador. Antes de iniciar o procedimento, clicou no boto Iniciar e na opo Computador e, em seguida, selecionou o disco local C e criou a pasta onde a cpia do arquivo ser colocada. Para realizar o procedimento desejado, considere as opes a seguir: I. Abrir em uma janela a pasta contida no disco local C e em outra janela a unidade de pen drive onde est o arquivo. Colocar as duas janelas uma do lado da outra. Clicar sobre o nome do arquivo do pen drive que se deseja copiar, arrastar e soltar sobre a janela que exibe o contedo da pasta criada. II. Abrir a unidade de pen drive, clicar com o boto direito do mouse sobre o nome do arquivo que se deseja copiar, clicar na opo Copiar. Abrir a pasta contida no disco local C, clicar com o boto direito do mouse em uma rea vazia dessa pasta e selecionar a opo Colar. III. Abrir a unidade de pen drive, clicar com o boto direito do mouse sobre o nome do arquivo que se deseja copiar, selecionar a opo Enviar para, selecionar a unidade de disco local C, selecionar a pasta para onde deseja-se copiar o arquivo e, por ltimo, clicar na opo Enviar. IV. Clicar no boto Iniciar, selecionar a opo rea de Transferncia e selecionar a opo Procurar. Em seguida, selecionar a unidade de pen drive, selecionar o arquivo que se deseja copiar e clicar em Abrir. Clicar na sequncia no boto Enviar Para, selecionar a pasta para onde se deseja copiar o arquivo no disco local C e, em seguida, clicar no boto Enviar.
Prof. Srgio Spolador Pgina 39

Informtica

Banco do Brasil - RQ

So procedimentos corretos para realizar a tarefa desejada, o que se afirma APENAS em a) III. b) I. c) III e IV. d) I e II. e) II e III.

100. Beatriz trabalha em um escritrio de advocacia e utiliza um computador com o Windows 7 Professional em portugus. Certo dia notou que o computador em que trabalha parou de se comunicar com a internet e com outros computadores ligados na rede local. Aps consultar um tcnico, por telefone, foi informada que sua placa de rede poderia estar com problemas e foi orientada a checar o funcionamento do adaptador de rede. Para isso, Beatriz entrou no Painel de Controle, clicou na opo Hardware e Sons e, no grupo Dispositivos e Impressoras, selecionou a opo a) Central de redes e compartilhamento. b) Verificar status do computador. c) Redes e conectividade. d) Gerenciador de dispositivos. e) Exibir o status e as tarefas de rede.

101. Pedro est utilizando o Microsoft Windows 7 Professional (em portugus) e deseja que uma pessoa, que utiliza outro computador da mesma rede, acesse um conjunto de documentos colocados em uma pasta no seu computador, com permisso para ler e/ou alterar/gravar os documentos. Para permitir o acesso, clicou com o boto direito do mouse na pasta onde esto os documentos que deseja compartilhar, clicou em I e, em seguida, clicou em II . No assistente de compartilhamento de arquivos, clicou na seta ao lado da caixa de texto, selecionou o nome da lista com quem deseja compartilhar a pasta e, em seguida, clicou em Adicionar. Na coluna Nvel de Permisso, selecionou III. As lacunas I, II e III devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com: a) I
Pgina 40

II

III
Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

Permisso b) I

Grupo de trabalho II

Gravao/Leitura III Leitura/Gravao III Leitura III Gravao III Todas

Compartilhar com c) I

Pessoas especficas II Grupo domstico II

Compartilhar d) I

Permisso e) I

Grupo especfico II Domnio

Compartilhar com

102. (2011 - TRE-TO - Analista Judicirio - rea Judiciria) Usada para desfazer alteraes feitas e para retornar as configuraes do computador a uma etapa anterior, preservando os trabalhos recentes, sendo um processo totalmente reversvel. No Windows, trata-se de a) Restaurao do sistema. b) Painel de controle. c) Atualizaes automticas. d) Central de segurana. e) Gerenciador de tarefas.

103. (2010 - Banco do Brasil Escriturrio) Um estagirio apagou acidentalmente um importante relatrio que seu chefe vinha preparando h duas semanas. Um colega de trabalho informou-lhe que os seguintes itens no so armazenados na Lixeira do Windows e, portanto, no podem ser restaurados: I. Itens excludos de locais da rede. II. Itens excludos de mdia removvel (como disquetes de 3,5 polegadas). III. Itens maiores do que a capacidade de armazenamento da Lixeira. IV. Itens excludos h mais de quinze dias.
Prof. Srgio Spolador Pgina 41

Informtica

Banco do Brasil - RQ

V. Itens ocultos e arquivos do sistema. NO podem ser recuperados utilizando-se o procedimento da Lixeira do Windows APENAS os itens a) II, III, IV e V. b) III e V. c) I e II. d) I, II e III. e) I, III e V.

104. (2009 - TRE-AM - Tcnico Judicirio - Operao de Computador) Para instalar um programa nunca usado, um driver ou uma placa nova no computador deve-se a) antes da instalao, restaurar mais cedo o sistema. b) antes da instalao, criar um ponto de restaurao. c) depois da instalao, restaurar imediatamente o sistema. d) depois da instalao, criar um ponto de restaurao e) durante a instalao, ativar a restaurao automtica do Windows.

105. (2010 - DNOCS - Agente Administrativo) No Windows, a possibilidade de controlar e reverter alteraes perigosas no computador pode ser feita por meio I. da restaurao do sistema. II. das atualizaes automticas. III. do gerenciador de dispositivos. Est correto o que consta em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas.

Pgina 42

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

d) I e III, apenas. e) I, II e III.

106. (2010 - MPE-RS - Secretrio de Diligncias) A finalidade das ferramentas de acessibilidade fornecidas com o Windows a) avisar o usurio toda a vez que ele fizer uma tentativa de acesso a algum arquivo oculto do sistema. b) proporcionar maior velocidade de acesso aos discos do sistema. c) controlar o acesso ao computador, por pessoas no autorizadas. d) proporcionar nvel mnimo de funcionalidade aos usurios com necessidades especiais. e) criar pontos de controle para a recuperao do sistema em casos de pane.

107. (2010 - AL-SP - Agente Legislativo de Servios Tcnicos e Administrativos) No MS Windows XP, se um arquivo for arrastado pelo mouse, pressionando-se simultaneamente a tecla SHIFT, ser a) movido o arquivo para a pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. b) movido o arquivo para a pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem apenas em unidades diferentes. c) copiado o arquivo na pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. d) copiado o arquivo na pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem apenas em unidades diferentes. e) criado na pasta de destino um atalho para o arquivo, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 43

Informtica

Banco do Brasil - RQ

LINUX 108. (2011 - Banco do Brasil Escriturrio) Em relao aos recursos comuns, tanto no Windows, quanto no Linux, INCORRETO afirmar que possuem a) sistema operacional de cdigo aberto. b) sistema operacional multiusurio e multitarefa. c) suporte a vrios sistemas de arquivos. d) restrio de acesso a usurios, arquivos e pastas (diretrios). e) administrao e assistncia remotas.

109. Considere as caractersticas abaixo em relao ao sistema operacional Linux I. multiusurio e monotarefa; II. leitura de executveis sob demanda; III. memria virtual. correto o que se afirma APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

110. (2011 - TRE-TO - Analista Judicirio - rea Administrativa) No Linux, quando um processo recebe um determinado sinal, via de regra, executa as instrues contidas naquele sinal. O kill, que um comando utilizado para "matar" um processo, pode, tambm, ser usado para enviar qualquer sinal. Entretanto, se for usado sem o parmetro de um sinal, ele executar a mesma funo do sinal a) STOP.

Pgina 44

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

b) SEGV. c) TERM. d) CONT. e) ILL.

111. (2010 - SJCDH-BA - Agente Penitencirio) Ao clicar em uma pasta (duplo clique, comumente) do Windows, este apresenta o contedo da pasta que pode ser composto por outras pastas e/ou por arquivos. O comando Linux equivalente (lista arquivos) a) in b) rm c) mv d) ls e) id

112. (2010 - TCM-CE - Analista de Controle Externo - Inspeo de Obras Pblicas) Remove arquivos no Linux o comando a) pwd b) mkdir c) cd d) rm e) tar

113. (2010 - DNOCS - Agente Administrativo) O comando Linux que lista o contedo de um diretrio, arquivos ou subdiretrios o a) init 0. b) init 6.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 45

Informtica

Banco do Brasil - RQ

c) exit. d) ls. e) cd.

114. O Sistema Operacional a) o software responsvel pelo gerenciamento, funcionamento e execuo de todos os programas. b) um software da categoria dos aplicativos, utilizado para a criao de textos, planilhas de clculo, desenhos etc. c) apesar de gerenciar a leitura e a gravao de arquivos, delega a funo de localizao de programas nas unidades de discos a softwares utilitrios de terceiros. d) Linux um software proprietrio, j o Windows, o software livre mais utilizado nos computadores pessoais atualmente. e) no est relacionado evoluo das CPUs, pois independem de componentes de hardware, j que so executados em um computador virtual (virtual machine).

EDITORES DE TEXTO 115. (2010 - DNOCS - Agente Administrativo) Um funcionrio utilizou uma funo automtica do editor de texto para converter em letras maisculas uma sentena completa que antes era de composio mista (maisculas e minsculas). O menu que habilita essa opo dentro da qual se pode acessar a funo Maisculas e minsculas a) Ferramentas. b) Formatar. c) Inserir. d) Exibir. e) Editar.

Pgina 46

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

116. (2011 - NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO Advogado) No Microsoft Word e no BrOffice Writer, alinhar, centralizar e justificar so opes de a) organizao de desenhos. b) ajustamento de clulas em planilhas. c) formatao de texto. d) ajustamento de slides para exibio. e) aumento e diminuio de recuo.

117. (2010 - TCE-SP - Auxiliar da Fiscalizao Financeira II) Aps digitar um texto mais ou menos longo com letras mistas (maisculas e minsculas), um funcionrio notou que a recomendao era para digitar todo o texto em letras maisculas. Assim, para no digitar tudo de novo, aps selecionar o texto em questo, ele habilitou, no editor de textos, um efeito de fonte chamado Todas em maisculas, disponvel a partir do menu a) Arquivo. b) Editar. c) Exibir. d) Inserir. e) Formatar.

118. (2010 - TCE-SP - Auxiliar da Fiscalizao Financeira II) No editor de textos, a insero sem formatao (Texto no formatado) de um texto copiado de outro, possvel ser realizada a partir do menu a) Inserir e da opo Texto no formatado. b) Inserir e da opo Colar especial. c) Editar e da opo Colar especial. d) Editar e da opo Inserir texto no formatado. e) Formatar e da opo Colar especial.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 47

Informtica

Banco do Brasil - RQ

119. (2010 - Banco do Brasil Escriturrio) Um digitador extremamente veloz tinha o vcio de digitar a palavra admnistrao em vez de administrao. Para resolver este problema, configurou um recurso de seu editor de textos (Word/Writer) para corrigir automaticamente, ao trmino da digitao, a palavra digitada erradamente pela palavra correta. Qual recurso foi utilizado? a) Formatar Palavras. b) Digita Certo. c) Autocorreo. d) Formatar Estilo. e) Formatar Palavras Frequentemente Erradas.

120. (2010 - Banco do Brasil Escriturrio) Muitas vezes a aplicao do comando num editor de texto (Writer ou Word) pode gerar algumas substituies indesejadas. Um digitador pediu para substituir todas as ocorrncias de oito por sete. Alm da palavra oito, foram substitudas, de forma indesejada, as palavras biscoito (virou biscsete) e afoito (virou afsete). Este problema poderia ter sido evitado se o digitador, na caixa de dilogo do comando, tivesse marcado: a) Consultar dicionrio antes de substituir. b) Analisar a semntica da palavra substituda. c) Coincidir maiscula/minscula. d) Ignorar sufixos. e) Somente palavras inteiras. MICROSOFT WORD 121. (2010 - MPE-RS - Agente Administrativo) Existe uma operao especfica no Word que serve para destacar um texto selecionado colocando uma moldura colorida em sua volta, como uma caneta "destaque" (iluminadora). Trata-se de a) "Cor da borda". b) "Caixa de texto". c) "Cor da fonte". d) "Pincel". e) "Realce".

Pgina 48

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

122. Considere o texto e a figura acima. A Defensoria Pblica de So Paulo tem enfrentado diariamente inmeros casos de violncia domstica. Percebemos, contudo, que h ainda uma enorme parte da populao que no conhece seus direitos e no sabe o que fazer quando vive esse tipo de violncia na prpria pele. So mulheres de todas as classes sociais, ricas e pobres, que vivem em situao de vulnerabilidade. Se voc no sabe que tem direitos, como poder lutar por eles? Foi pensando em levar informaes a quem precisa que o Ncleo Especializado de Promoo e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pblica do Estado de So Paulo decidiu elaborar esta cartilha. Aqui voc ter acesso a informaes bsicas sobre seus direitos e conhecer algumas das medidas que podem ser tomadas para interromper a violncia pela qual voc est passando. Tenha em mente que a violncia contra a mulher ainda comum em nossa sociedade, mas essa situao pode ter um ponto final. (http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/repositorio/0/Cartilha%20Lei%20Maria%20da%20Penha. pdf) Para transformar o texto apresentado em coluna nica, usando o Microsoft Office 2007 em portugus, para 2 colunas e com a quebra de texto como mostrado na figura acima, voc deve selecionar o texto e

Prof. Srgio Spolador

Pgina 49

Informtica

Banco do Brasil - RQ

a) na guia Layout da Pgina, no grupo Configurar Pgina, clicar em Colunas e selecionar Dois. Em seguida posicionar o cursor no 2o pargrafo (aps a pergunta), clicar em Quebras e selecionar Coluna. b) na guia Inserir, no grupo Configurar Pgina, clicar em Duas Colunas. Em seguida posicionar o cursor no 2o pargrafo (aps a pergunta), clicar com o boto direito do mouse e na caixa de dilogo aberta, clicar em Quebras e selecionar Coluna. c) clicar com o boto direito do mouse e na caixa de dilogo aberta, selecionar Estilos e escolher Duas Colunas. Em seguida posicionar o cursor no 2o pargrafo (aps a pergunta) e clicar em Quebra de Coluna. d) na guia Exibio, no grupo Pgina, clicar em Duas Colunas. Isso suficiente para mostrar o texto como na figura. e) na guia Pgina Inicial, no grupo Exibio, clicar em Duas Colunas. Em seguida posicionar o cursor no 2o pargrafo (aps a pergunta) e clicar em Quebra de Coluna. 123. Paulo utiliza em seu trabalho o editor de texto Microsoft Word 2010 (em portugus) para produzir os documentos da empresa. Certo dia Paulo digitou um documento contendo 7 pginas de texto, porm, precisou imprimir apenas as pginas 1, 3, 5, 6 e 7. Para imprimir apenas essas pginas, Paulo clicou no Menu Arquivo, na opo Imprimir e, na diviso Configuraes, selecionou a opo Imprimir Intervalo Personalizado. Em seguida, no campo Pginas, digitou a) 1,3,5-7 e clicou no boto Imprimir. b) 1;3-5;7 e clicou na opo enviar para a Impressora. c) 1?3,5-7 e clicou no boto Imprimir. d) 1+3,5;7 e clicou na opo enviar para a Impressora. e) 1,3,5;7 e clicou no boto Imprimir. 124. A lista a seguir foi criada selecionando-se todo o fragmento de texto do Cdigo de tica do Banco do Brasil, digitado no Microsoft Word 2010 (em portugus), e clicando-se na ferramenta Lista de Vrios Nveis na guia Pgina Inicial, conforme abaixo: 1. Clientes 2. Oferecemos produtos, servios e informaes para o atendimento das necessidades de clientes de cada segmento de mercado, com inovao, qualidade e segurana. 3. Oferecemos tratamento digno e corts, respeitando os interesses e os direitos do consumidor.

Pgina 50

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

4. Oferecemos orientaes e informaes claras, confiveis e oportunas, para permitir aos clientes a melhor deciso nos negcios. 5. Estimulamos a comunicao dos clientes com a Epresa e consideramos suas manifestaes no desenvolvimento e melhoria das solues em produtos, servios e relacionamento. 6. Asseguramos o sigilo das informaes bancrias, ressalvados os casos previstos em lei. Em seguida, selecionou-se apenas o bloco de texto referente aos itens de 2 a 6 e utilizou-se um comando que fez com que a lista fosse apresentada da seguinte forma: 1. Clientes 1.1. Oferecemos produtos, servios e informaes para o atendimento das necessidades de clientes de cada segmento de mercado, com inovao, qualidade e segurana. 1.2. Oferecemos tratamento digno e corts, respeitando os interesses e os direitos do consumidor. 1.3. Oferecemos orientaes e informaes claras, confiveis e oportunas, para permitir aos clientes a melhor deciso nos negcios. 1.4. Estimulamos a comunicao dos clientes com a Empresa e consideramos suas manifestaes no desenvolvimento e melhoria das solues em produtos, servios e relacionamento. 1.5. Asseguramos o sigilo das informaes bancrias, ressalvados os casos previstos em lei. O comando utilizado, para obter o segundo formato de lista, foi: a) pressionou-se a tecla Enter. b) selecionou-se Organizar Lista, na guia Pgina Inicial. c) selecionou-se Criar sublista, na guia Formatar. d) selecionou-se Alterar Estilos, na guia Exibio. e) pressionou-se a tecla Tab. 125. Augusto trabalha como auxiliar em um escritrio de contabilidade. Seu chefe, Paulo, pediu que desenvolvesse, utilizando o Microsoft Word 2010 em portugus, a seguinte tabela:

Prof. Srgio Spolador

Pgina 51

Informtica

Banco do Brasil - RQ

Na coluna Total, Paulo pediu a Augusto para criar uma frmula para somar, o salrio de cada funcionrio com o adicional. Para criar a tabela e a frmula pedida por Paulo, Augusto pode I. clicar na guia Inserir, na opo Tabela e na opo Planilha do Excel. Em seguida, pode digitar os dados e utilizar os recursos do Excel para criar a frmula da soma. II. clicar na guia Inserir, na opo Tabela e selecionar o nmero de colunas e linhas desejado. Em seguida, em Ferramentas de Tabela, pode clicar na guia Layout, na opo Frmula e digitar a frmula necessria na coluna Total. III. clicar na guia Tabela e na opo Compor Tabela Calculada. Em seguida, pode desenhar a tabela com o nmero de linhas e colunas desejado. Para fazer a soma na coluna Total, deve clicar na opo Importar Funo do Excel na guia Layout. IV. entrar no Microsoft Excel, criar a planilha com a frmula pedida e salv-la no computador. Em seguida, pode entrar no Microsoft Word 2010, clicar na guia Ferramentas, na opo Importar Planilha do Excel e selecionar a planilha gravada. Est correto o que consta em a) I, II, III e IV. b) I, apenas. c) II, apenas. d) I e II, apenas. e) III e IV, apenas.

126. No Microsoft Word 2007 ou superior possvel salvar arquivos no formato de texto Open Document, usado por alguns aplicativos de processamento de texto, como o OpenOffice.org Writer e o Google Docs. A extenso de um arquivo salvo no formato de documento citado acima : a) .odt b) .pdf c) .xps d) .mdb e) .pps

Pgina 52

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

127. Muitas vezes o alinhamento justificado de pargrafos no Microsoft Word deixa grandes espaos entre as palavras, numa mesma linha ou em vrias linhas do texto, que podem, alm de comprometer a esttica do texto, dificultar a leitura. Uma soluo para esse problema, no Microsoft Word 2010, habilitar a hifenizao automtica do texto. Isso pode ser feito por meio da opo Hifenizao da guia a) Layout da Pgina. b) Inserir. c) Pgina Inicial. d) Exibio. e) Pargrafo.

128. Joo est concluindo um curso de ps-graduao e resolveu iniciar sua monografia utilizando o Microsoft Word 2010. Ao criar um novo documento, adicionou cinco pginas vazias (por meio de aes de quebra de pgina) para criar posteriormente a capa, sumrio e outras partes iniciais. Na sexta pgina, iniciar a introduo do trabalho. De acordo com as recomendaes da Universidade, Joo dever iniciar a numerao das pginas a partir da Introduo, ou seja, da sexta pgina do documento. Para isso, Joo deve a) adicionar uma quebra de seo imediatamente antes da pgina em que comear a numerao. b) concluir que a nica maneira de realizar a tarefa ser criar dois documentos, um para as cinco primeiras pginas e outro para o restante da monografia. c) clicar na guia Inserir, na opo Nmero da Pgina e na opo Numerao Personalizada. d) clicar na guia Inserir, na opo Quebras e na opo Quebra de Pgina com Numerao. e) inserir o rodap com o cursor posicionado na sexta pgina e adicionar uma numerao de pgina personalizada por meio do menu Design.

129. No Microsoft Word 2007, as margens da pgina so o espao em branco em volta das bordas da pgina. Para assegurar que o texto no seja ocultado em caso de encadernao do documento, possvel utilizar na configurao do layout de pgina uma opo que adiciona espao extra margem lateral ou superior de um documento, chamada de margem de a) brochura.
Prof. Srgio Spolador Pgina 53

Informtica

Banco do Brasil - RQ

b) medianiz. c) espaamento. d) recuo. e) encadernao.

130. esquerda do Controle de Zoom, localizado no lado direito do rodap da tela de um documento Word 2010, encontram-se cinco botes em miniatura cujas funes podem tambm ser acessadas em botes na guia a) Incio. b) Inserir. c) Exibio. d) Reviso. e) Layout da Pgina.

131. Uma das grandes vantagens do uso de um processador de textos a utilizao de estilos. No Microsoft Word 2010, os estilos internos, como por exemplo Ttulo 1 e Ttulo 2, podem ser utilizados para gerar automaticamente a) as notas de rodap. b) o estilo Rpido Normal. c) a lista de pargrafos. d) a tabela de contedo (sumrio). e) os cabealhos e rodaps.

132. Sobre o BrOffice Writer 3.x e o Microsoft Word 2010, considere: I. No BrOffice Writer a partir da verso 3, para definir as propriedades de um campo de formulrio basta dar um duplo clique sobre o campo desejado que aparecer a janela de propriedades.
Pgina 54 Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

II. No Microsoft Word 2010, a opo para adicionar um novo comentrio sobre um texto selecionado encontra-se na guia Exibio. III. No BrOffice Writer, o Assistente de mala direta encontra-se no menu Correspondncias. IV. No Microsoft Word 2010, o Assistente de mala direta encontra-se na guia Ferramentas. Est correto o que se afirma em a) I, II, III e IV. b) III e IV, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) II e IV, apenas. e) I, apenas.

133. Com a utilizao do editor Microsoft Word possvel proteger arquivos com senhas, definindo a permisso de acesso ao arquivo, para modificao ou somente leitura. Para proteger um arquivo no Word, em sua verso 2010, possvel entrar no menu a) Editar, clicar em Segurana e em seguida Proteger Arquivo. b) Editar, clicar em Exportar e selecionar a caixa de checagem de Exportar com Senha. c) Arquivo, clicar em Informaes e em seguida Proteger Documento e definir o modo de proteo do arquivo. d) Formatar, clicar em Propriedades e em seguida escolher Proteo. e) Inserir, e clicar em Senha de Proteo.

134. (2010 - TCE-SP - Agente da Fiscalizao Financeira - Informtica - Produo e Banco de Dados) No Word, NO pertence formatao de pargrafo a funo: a) Nvel do tpico. b) Efeitos de texto. c) Recuo. d) Tabulao.
Prof. Srgio Spolador Pgina 55

Informtica

Banco do Brasil - RQ

e) No hifenizar. 135. (2010 - TRE-AC - Analista Judicirio - rea Judiciria) Estando o cursor posicionado no primeiro pargrafo da primeira clula da primeira linha de uma tabela, dentro de um documento MS Word 2003, ao pressionar a tecla ENTER o a) cursor ser posicionado no segundo pargrafo da primeira clula da primeira linha da tabela. b) cursor ser posicionado no primeiro pargrafo da segunda clula da primeira linha da tabela. c) cursor ser posicionado no primeiro pargrafo da primeira clula da segunda linha da tabela. d) contedo da segunda clula da primeira linha da tabela ser selecionado. e) contedo da primeira clula da segunda linha da tabela ser selecionado.

136. (2010 - TRE-AC - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Estando o cursor posicionado na ltima clula da ltima linha de uma tabela, dentro de um documento MS Word 2003, ao pressionar a tecla TAB a) o cursor ser posicionado na primeira clula da primeira linha da tabela. b) o cursor ser posicionado no incio da primeira linha, do documento, aps a tabela e fora dela. c) uma nova linha de tabela ser adicionada no final da tabela. d) uma nova coluna ser adicionada direita da tabela. e) uma nova clula ser adicionada direita, no final da tabela.

137. (2010 - AL-SP - Agente Legislativo de Servios Tcnicos e Administrativos) NO se trata de uma opo de alinhamento da tabulao de pargrafos no MS Word: a) Direito. b) Centralizado. c) Esquerdo.

Pgina 56

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

d) Justificado. e) Decimal.

138. (2010 - AL-SP - Agente Legislativo de Servios Tcnicos e Administrativos) A rea para aplicao de um cabealho em um documento MS Word deve levar em considerao, sem qualquer pr-definio de valores, as medidas da a) altura do cabealho igual distncia da borda somada margem superior. b) margem superior igual distncia da borda somada altura do cabealho. c) margem superior somada distncia da borda, mais a altura do cabealho. d) distncia da borda igual margem superior. e) altura do cabealho igual margem superior.

139. (2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado Enfermagem) Sobre cabealhos e rodaps aplicados no MS Word, considere: I. Em um documento com sees possvel inserir, alterar e remover diferentes cabealhos e rodaps para cada seo. II. Em um documento possvel inserir um cabealho ou rodap para pginas mpares e um cabealho ou rodap diferente para pginas pares. III. Os cabealhos e rodaps podem ser removidos da primeira pgina de um documento. Est correto o que se afirma em a) I, apenas. b) I, II e III. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) III, apenas.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 57

Informtica

Banco do Brasil - RQ

140. (2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado Enfermagem) O espaamento entre as linhas de um pargrafo do MS Word, aumentado em 100% a partir do espaamento simples, definido apenas pela opo a) Exatamente = 2 ou Duplo. b) Mltiplos = 2 ou Duplo. c) Mltiplos = 2 ou Exatamente = 2. d) Pelo menos = 2 ou Duplo. e) Duplo.

141. (2010 - TRE-AL - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Dentro de um documento Word 2003, a formatao de um pargrafo, a partir da margem esquerda, que provoca o recuo para a direita de todas as linhas do pargrafo, exceto a primeira, exige a especificao da medida do recuo depois de clicar em a) Primeira linha do recuo especial. b) Primeira linha do recuo esquerdo. c) Deslocamento do recuo esquerdo. d) Deslocamento do recuo especial. e) Deslocamento do recuo direito.

142. (2010 - TRE-AL - Analista Judicirio - rea Judiciria) Para que uma imagem seja inserida em um documento Word 2003 de forma que o texto fique disposto ao redor, por todos os lados da imagem, esta dever ter o seu layout formatado com a opo a) Alinhado, apenas. b) Atrs ou Na frente. c) Atrs ou Quadrado. d) Alinhado ou Comprimido. e) Quadrado ou Comprimido.

Pgina 58

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

143. (2010 - TRE-AM - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Dada uma tabela, inserida no Word, composta de 5 colunas e 5 linhas. Para que a primeira linha desta tabela seja uma nica clula, que conter o ttulo da tabela, deve-se a) posicionar o cursor na primeira linha e inserir uma nova linha acima. b) selecionar a primeira clula da tabela e dividir a clula em 1 coluna e 1 linha. c) posicionar o cursor na segunda linha e dividir a tabela. d) selecionar as clulas da primeira linha e mesclar clulas. e) posicionar o cursor na primeira clula e expandir clula em linha.

144. (2010 - TRE-AM - Analista Judicirio - rea Administrativa) Para inserir um cabealho em um documento inteiro do Word a partir da segunda pgina, pode-se I. definir a pgina 1 como Seo 1, sem cabealho, e as demais pginas como Seo 2, com cabealho. II. selecionar "Diferente na primeira pgina" em "Cabealhos e rodaps" na guia Layout de Configurar Pgina e deixar a pgina 1 sem cabealho e as demais pginas com cabealho. III. posicionar o cursor na pgina 2 e inserir o cabealho na pgina 2, que o Word expandir automaticamente somente para as demais pginas seguintes da seo. Est correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 59

Informtica

Banco do Brasil - RQ

145. (2008 - MPE-RS - Secretrio de Diligncias) Uma nica pgina de um documento Word, cujo layout seja composto de trs partes: na primeira duas colunas, na segunda uma coluna e na terceira duas colunas, pode ser obtida com a a) insero de duas quebras de seo contnua, sendo, a primeira seo formatada com duas colunas, a segunda com uma coluna e a terceira com duas colunas. b) insero de trs quebras de seo contnua, sendo, a primeira seo formatada com duas colunas, a segunda com uma coluna e a terceira com duas colunas. c) insero de quatro quebras de seo contnua, sendo, duas quebras verticais e duas quebras horizontais. d) formatao de trs colunas, sendo, a primeira coluna com insero de duas sees, a segunda com uma seo e a terceira com duas sees. e) formatao de cinco colunas, sendo, quatro colunas verticais e uma coluna horizontal.

146. (2008 - MPE-RS - Agente Administrativo) Estando o cursor em qualquer posio dentro do texto de um documento Word, a funo da tecla especial Home moviment-lo para o incio a) da tela. b) da linha. c) da pgina. d) do pargrafo. e) do documento. BROFFICE WRITER 147. (2011 - TRT - 14 Regio (RO e AC) - Analista Judicirio - Execuo de Mandados) No Microsoft Word 2003 a utilizao dos assistentes configurada a partir do menu Ajuda e, em casos especficos um assistente pode ser encontrado em outro menu da barra de menus. No BrOffice.org 3.1 Writer, os assistentes esto disponveis no item Assistentes do menu a) Arquivo. b) Editar. c) Exibir.

Pgina 60

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

d) Formatar. e) Ferramentas.

148. (2011 - TRE-RN - Analista Judicirio Biblioteconomia) No BrOffice.org 3.2 Writer, a execuo da funo do cone Galeria pode ser ativada, tambm, no menu a) Ferramentas b) Inserir. c) Formatar. d) Arquivo. e) Editar.

149. No BrOffice.org Writer, verso 3.2, o boto que mostra ou oculta os caracteres no imprimveis no texto exibido normalmente na barra de ferramentas a) padro. b) de formatao. c) de objeto de texto. d) de controles de formulrios. e) de marcadores e numerao.

150. (2011 - TRE-RN - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) No BrOffice.org 3.2 Writer, o menu Arquivo conta com a opo de exportar diretamente para um formato especificamente identificado. Tal opo identificada por Exportar como a) DOC... b) XLS... c) WRI... d) SWF...

Prof. Srgio Spolador

Pgina 61

Informtica

Banco do Brasil - RQ

e) PDF... 151. (2011 - TRE-TO - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) No processador de texto do Microsoft Office o texto selecionado pode ser sublinhado utilizando simultaneamente as teclas Crtl + S e negritado utilizando simultaneamente as teclas Crtl + N. No processador de texto do BrOffice o mesmo efeito conseguido utilizando, respectivamente, as teclas a) Crtl + S e Crtl + N b) Crtl + S e Crtl + B c) Crtl + U e Crtl + B d) Crtl + U e Crtl + N e) Crtl + _ e Crtl + -

152. (2010 - TRE-AC - Analista Judicirio - rea Judiciria) Para alternar entre o modo de insero e o modo de sobrescrever textos em um documento no BrOffice.org Writer a) pressione a tecla Insert ou a tecla Scroll. b) pressione a tecla Insert, apenas. c) pressione a tecla Scroll, apenas. d) pressione a tecla Insert ou clique na rea INSER/SOBRE da barra de Status. e) clique na rea INSER/SOBRE da barra de Status.

153. (2010 - MPE-RN - Agente Administrativo) A barra de frmulas permite criar e inserir clculos em um documento de texto do BrOffice.org Writer 3.0. A barra Frmula pode ser ativada a) selecionando-a apenas pelo menu Exibir. b) selecionando-a apenas pelo menu Inserir. c) pressionando-se a tecla F2. d) pressionando-se a tecla F3. e) pressionando-se a tecla F5.

Pgina 62

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

154. (2010 - TCM-CE - Analista de Controle Externo - Inspeo de Obras Pblicas) A contagem dos caracteres digitados (incluindo-se os espaos entre estes) em um documento elaborado no Writer possibilitada por uma das opes do menu a) Arquivo. b) Ferramentas. c) Editar. d) Formatar. e) Exibir.

155. (2010 - SEFIN-RO - Auditor Fiscal de Tributos Estaduais) Espao inseparvel e Hfen inseparvel so funes que, no menu Inserir do aplicativo BrOffice.org Writer, pertencem opo a) Referncia. b) Marca de formatao. c) Assunto. d) Marcador. e) Caractere especial.

156. (2009 - PGE-RJ - Tecnico Assistente de Procuradoria) Dentre trs opes do BrOffice.org Writer 2.4, uma tabela pode ser inserida em um documento por meio da opo a) Tabela do menu Inserir ou Inserir do menu Tabela, apenas. b) Inserir do menu Tabela, Tabela do menu Inserir ou Colunas do menu Formatar. c) Inserir do menu Tabela, apenas. d) Inserir do menu Tabela ou Colunas do menu Formatar, apenas. e) Tabela do menu Inserir ou Colunas do menu Formatar, apenas.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 63

Informtica

Banco do Brasil - RQ

157. (2009 - TJ-SE - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) O editor de textos BrOffice.org Writer NO possibilita que, por meio do menu Formatar, seja adicionado bordas a a) Pargrafo. b) Coluna. c) Pgina. d) Quadro. e) Figura.

158. (2009 - MPE-SE - Tcnico do Ministrio Pblico rea Administrativa) Na configurao de formato do papel de um documento do BrOffice.org Writer, os parmetros Formato, Paisagem e Retrato podem indicar, respectivamente, a) tamanho carta, orientao vertical e orientao horizontal. b) layout de pgina, tamanho vertical e tamanho horizontal. c) orientao vertical, tamanho carta e tamanho A4. d) orientao horizontal, tamanho A4 e tamanho carta. e) tamanho A4, orientao horizontal e orientao vertical.

159. (2009 - MPE-SE - Analista do Ministrio Pblico Especialidade Contabilidade) Um texto relacionado em um documento do editor BrOffice.org Writer e definido com a opo de rotao a 270 graus ser girado em a) 270 graus para a direita. b) 90 graus para a esquerda. c) 90 graus para a direita. d) 60 graus para a esquerda. e) 60 graus para a direita.

Pgina 64

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

160. (2009 - TJ-PI - Tcnico Judicirio Informtica) No BrOffice.org Writer, a janela Autocorreo tem como uma de suas principais finalidades otimizar a elaborao dos trabalhos. Ela pode ser customizada para sugerir, completar, substituir e corrigir o que est sendo digitado. A janela Auto-correo pode ser acessada por meio do menu a) Arquivo ou Ferramentas. b) Arquivo ou Formatar. c) Editar ou Inserir. d) Ferramentas ou Inserir. e) Ferramentas ou Formatar.

161. Com a utilizao do editor de textos Writer do pacote BR Office possvel utilizar um texto selecionado para a criao automtica de uma tabela pela opo Converter do menu Tabelas. Ao selecionar a opo de converso de texto para tabela apresentado uma tela para a escolha do separador de colunas. possvel escolher entre 3 separadores pr-definidos para essa operao ou ainda definir um caractere pela opo Outros. Dois dos separadores padro encontrados nessa tela so: a) vrgula e barra vertical. b) ponto e vrgula e vrgula. c) tabulaes e pargrafo. d) vrgula e tabulaes. e) barra vertical e ponto e vrgula.

162. No editor de textos Writer do pacote BR Office, possvel modificar e criar estilos para utilizao no texto. Dentre as opes de Recuo e Espaamento para um determinado estilo, INCORRETO afirmar que possvel alterar um valor para a) recuo da primeira linha. b) recuo antes do texto. c) recuo antes do pargrafo. d) espaamento acima do pargrafo.
Prof. Srgio Spolador Pgina 65

Informtica

Banco do Brasil - RQ

e) espaamento abaixo do pargrafo.

163. No editor de textos Writer, do pacote BR Office, ao executar a opo de menu para inserir uma tabela apresentada uma tela com opes para a tabela a ser criada. O boto, constante nessa tela, que permite escolher qual modelo ser utilizado na criao da tabela chamado de a) Modelar. b) Selecionar Modelo. c) Inserir Template. d) Autoformatar. e) Modelos.

164. (2009 - TJ-PI - Tcnico Judicirio Informtica) Tabelas dentro do BrOffice.org Writer permitem edio por meio do teclado. Assim, I. para redimensionar uma coluna, sem alterar a largura da tabela, basta pressionar Ctrl+Alt e depois as setas esquerda ou direita. II. o recuo esquerda da tabela pode ser aumentado pressionando Alt+Shift e depois seta para a direita; o redimensionamento de uma linha pode ser obtido posicionando o cursor na linha desejada e, mantendo pressionada a tecla Alt, escolher uma das teclas de setas verticais. III. para inserir uma coluna, basta colocar o cursor em uma clula da tabela, manter pressionada a tecla Ctrl e pressionar Insert, soltar ambas as teclas e pressionar as setas direita ou esquerda ou, no caso insero de linha, setas para cima ou para baixo. IV. uma linha pode ser excluda, posicionando o cursor na linha desejada, mantendo pressionada a tecla Alt e pressionando a tecla Delete, soltar ambas as teclas e escolher uma das teclas de setas verticais. correto o que consta APENAS em a) II e III. b) I, II e III. c) I, II e IV. d) I e II.
Pgina 66 Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

e) III e IV.

165. No BrOffice Writer, para apagar de uma s vez a palavra esquerda do cursor utiliza-se a) <.Shift> + <.Seta para esquerda>. b) <.BackSpace>. c) <.Del>. d) <.Ctrl> + <.Del>. e) <.Ctrl> + <.BackSpace>.

166. (2008 - TRT-2R - Analista Judicirio - rea Judiciria) Quando o modo de substituio do editor BrOffice.org Writer estiver ativado, o cursor de texto ter o formato de a) um bloco fixo. b) uma linha horizontal fixa. c) uma linha vertical intermitente. d) uma linha horizontal intermitente. e) um bloco intermitente.

167. A hifenizao insere hifens em palavras que so muito longas para caberem at o fim da linha. O BrOffice Writer pode pesquisar o documento e sugerir uma hifenizao que pode ser aceita ou no. Para hifenizar automaticamente os pargrafos atuais ou selecionados, necessrio clicar no menu a) Ferramentas, na opo Hifenizao e, na janela que se abre, selecionar a opo Hifenizao Automtica. b) Inserir, na opo Pargrafo e, na janela que se abre, selecionar a opo Hifenizao Automtica. c) Formatar, na opo Hifenizao e, na janela que se abre, selecionar a opo Hifenizar Pargrafo.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 67

Informtica

Banco do Brasil - RQ

d) Ferramentas, na opo Opes de Hifenizao e, em seguida, na opo Hifenizao Automtica. e) Formatar, na opo Pargrafo e, em seguida, na guia Fluxo de Texto, na diviso hifenizao, clicar na opo Automtica.

168. Considere as seguintes afirmativas sobre O Writter: I. possvel selecionar um texto com a utilizao da tecla SHIFT juntamente com as teclas de movimentao do cursor. II. Uma das maneiras de converter o texto selecionado em maisculas pela opo Alterar Caixa do menu Ferramentas. III. possvel copiar o estilo sublinhado de um texto selecionado com o uso do pincel de estilo. IV. Para aumentar o recuo de um texto essencial que ele esteja selecionado ou essa operao no poder ser aplicada. V. possvel inserir uma quebra de pgina em um texto pressionando as teclas ALT+ENTER. Est correto o que consta APENAS em a) IV e V. b) I, II e III. c) II, III e V. d) I e III. e) III, IV e V. 169. No LibreOffice Writer 3.4, a correo ortogrfica do documento sendo editado feita: a) apenas de forma automtica, durante a digitao. b) apenas manualmente, usando o item Ortografia e gramtica no menu Ferramentas. c) em vrios idiomas ao mesmo tempo, se for definido o idioma correto no item Idioma do menu Ferramentas. d) em apenas um idioma, definido por documento no item Opes da autocorreo do menu Formatar.

Pgina 68

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

e) de forma automtica ou manual, selecionadas no item Opes da autocorreo do menu Formatar.


PLANILHAS ELETRNICAS

170. (2011 Banco do Brasil Escriturrio) Considere a planilha abaixo:

Os produtos da coluna C foram obtidos pela aplicao da frmula A2*B2, copiada de C2 para C3 e C4. Tanto no Excel quanto no BrOffice.org Calc, utilizando o mesmo procedimento para a coluna D, os produtos exibidos em D2, D3 e D4, foram obtidos pela frmula em D2 igual a: a) $A$2*B$2. b) $A$2*$B$2. c) A$2*B2. d) A2*$B$2. e) $A2*B2. 171. (2011 - TRE-TO - Analista Judicirio - rea Administrativa) Considere a planilha abaixo, exibida no primeiro momento, na Figura 1 e no segundo momento, na Figura 2.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 69

Informtica

Banco do Brasil - RQ

Para obteno do contedo apresentado na Figura 2: a) basta selecionar as clulas A1, A2 e A3 e utilizar o boto Mesclar clulas no BrOffice.org Calc. b) basta selecionar as clulas A1, A2 e A3 e utilizar o boto Mesclar e centralizar no Microsoft Excel. c) necessrio selecionar as clulas A1 e A2, utilizar o boto Mesclar clulas e copiar o contedo da clula A3, tanto no Microsoft Excel quanto no BrOffice.org Calc. d) basta selecionar as clulas A1, A2 e A3 e utilizar o boto Mesclar e centralizar, tanto no BrOffice.org Calc quanto no Microsoft Excel. e) necessrio mesclar as clulas A1, A2 e A3 e digitar as palavras Regional e Eleitoral, pois os contedos das clulas A2 e A3 sero perdidos, tanto no BrOffice.org Calc quanto no Microsoft Excel. 172. (2010 - TCE-SP - Auxiliar da Fiscalizao Financeira II) Em uma planilha eletrnica, um funcionrio digitou os nmeros 2 e 4 respectivamente, nas clulas A1 e A2. Depois selecionou a clula A2 e arrastou-a pela ala de preenchimento at a clula A5. Aps essa operao, o resultado apresentado nas clulas A3, A4 e A5, foi, respectivamente, a) 2, 2 e 2. b) 2, 2 e 4. c) 2, 4 e 6. d) 4, 4 e 4. e) 4, 4 e 6.

Pgina 70

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

173. Considere a tabela criada com o Excel 2007:

Para obter a 2 tabela a partir da 1a tabela a) necessrio criar a 2a tabela e transferir os dados desejados da 1a tabela, um a um, para a 2a tabela utilizando operaes de Recortar e Colar do Excel. b) necessrio colocar a 1a tabela em ordem alfabtica a partir da coluna Filhos, criar a 2a tabela e transferir todos os dados cujo campo Filhos menores tenha valor maior que 0 para a 2a tabela utilizando operaes de Copiar e Colar do Excel. c) basta selecionar a coluna Pacto antenupcial e a coluna Filhos menores e habilitar a filtragem das clulas selecionadas de maneira que os dados desejados possam ser obtidos atravs das operaes de Filtro do Excel. d) necessrio colocar a 1a tabela em ordem alfabtica a partir da coluna Pacto antenupcial, criar a 2a tabela e transferir todos os dados com valor maior que 0 no campo Filhos menores para a 2a tabela utilizando operaes de Recortar e Colar do Excel. e) somente pode ser feito selecionando as colunas Filhos, Filhos menores e Pacto antenupcial e criando uma frmula que utilize operadores lgicos que seja capaz de localizar os dados desejados na 1a tabela. Isso feito, a 2a tabela criada automaticamente.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 71

Informtica

Banco do Brasil - RQ

174. A planilha a seguir, construda utilizando-se o Microsoft Excel 2010 (em portugus), mostra a simulao do valor economizado por uma pessoa durante certo nmero de meses. Na linha 2, a pessoa economiza R$ 200,00 a cada ms por um prazo de 24 meses. Na linha 3, a pessoa economiza R$ 300,00 a cada 2 meses, por um prazo de 12 meses. Na linha 4, a pessoa economiza R$ 500,00 a cada 3 meses, por um prazo de 6 meses.

Na clula D2 deve-se digitar uma frmula baseando-se nos conceitos de utilizao da regra de trs para calcular o valor total economizado pelo tempo em meses presente na clula C2. A frmula que deve ser digitada na clula D2 de forma que possa ser copiada, posteriormente, para as clulas D3 e D4 gerando automaticamente os resultados nessas clulas, a) =A2*B2/C2 b) =B2*C2/A2 c) =200*24/1 d) =A2*C2/B2 e) =A2*C2/RAIZ(B2)

175. (2010 - Banco do Brasil Escriturrio) No Excel ou Calc, uma planilha apresenta os seguintes dados: A1 = 2, B1 = 3, C1 = 4 A clula D1 tem a seguinte frmula: =SE (B1*A1 - 5 > 0;C1 - B1*A1; (C1 - A1)^A1 + B1*C1 + A1) O valor da clula D1 : a) positivo, mpar e menor que 10. b) positivo, mpar e maior que 10. c) negativo.

Pgina 72

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

d) positivo, par e menor que 10. e) positivo, par e maior que 10.

176. Alexus digitou a planilha abaixo no Microsoft Excel 2010 em portugus.

Seu chefe solicitou que ele imprimisse apenas os dados dos funcionrios com cargo de Auxiliar e que trabalham no Departamento Financeiro. Alexus adotou os procedimentos necessrios e foi impresso o contedo abaixo.

Para realizar o procedimento e atender solicitao de seu chefe, Alexus a) selecionou as colunas A, B, C e D das linhas 1, 4 e 7, clicou na guia Arquivo, na opo Imprimir e, na diviso Configuraes, selecionou a opo Imprimir Seleo. Na caixa de dilogo que se abriu, selecionou a opo Impresso sequencial e clicou no boto Imprimir. b) clicou na guia Arquivo e na opo Imprimir. Na diviso Configuraes, selecionou a opo Imprimir Seleo. Na caixa de dilogo que se abriu, clicou no boto Selecionar clulas e selecionou nas linhas 1, 4 e 7 as colunas A, B, C e D. c) selecionou as clulas preenchidas da planilha e habilitou a filtragem de clulas selecionadas. Em seguida, clicou na ferramenta Classificar e Filtrar da guia Pgina Inicial e selecionou a opo Formatar Filtro. Na caixa de dilogo exibida, na coluna B, onde esto os departamentos, deixou selecionada apenas a opo Financeiro. Na coluna C, onde esto os cargos, deixou selecionado apenas a opo Auxiliar. Para finalizar, clicou no boto Enviar para a Impressora. d) selecionou as colunas A, B, C e D das linhas 1, 4 e 7, copiou as clulas selecionadas, iniciou uma nova planilha e colou as clulas copiadas nessa planilha. Em seguida, fez a formatao

Prof. Srgio Spolador

Pgina 73

Informtica

Banco do Brasil - RQ

necessria para deixar as clulas como na planilha original, clicou na guia Arquivo e na opo Imprimir. Na diviso Impresso, selecionou a opo Imprimir Clulas. e) selecionou as clulas preenchidas da planilha e habilitou a filtragem de clulas selecionadas. Em seguida, clicou na seta do cabealho da coluna B onde esto os departamentos e deixou selecionado apenas o campo Financeiro. Depois, clicou na seta do cabealho da coluna C onde esto os cargos e deixou selecionado apenas o campo Auxiliar. Na sequncia, selecionou todas as clulas resultantes da filtragem e clicou na guia Arquivo e na opo Imprimir. Na diviso Configuraes, selecionou a opo Imprimir Seleo. MICROSOFT EXCEL 177. A planilha abaixo foi criada utilizando-se o Microsoft Excel 2010 (em portugus).

A linha 2 mostra uma dvida de R$ 1.000,00 (clula B2) com um Credor A (clula A2) que deve ser paga em 2 meses (clula D2) com uma taxa de juros de 8% ao ms (clula C2) pelo regime de juros simples. A frmula correta que deve ser digitada na clula E2 para calcular o montante que ser pago a) =(B2+B2)*C2*D2 b) =B2+B2*C2/D2 c) =B2*C2*D2 d) =B2*(1+(C2*D2)) e) =D2*(1+(B2*C2)) 178. O Microsoft Excel 2010 (em portugus) possui diversas funes que permitem executar clculos financeiros. A maioria dessas funes aceita argumentos similares como prazo de investimento, pagamentos peridicos, perodo, taxa de juros, valor presente etc. Uma dessas funes a NPER, que calcula o nmero de perodos de um investimento de acordo com pagamentos constantes e peridicos e uma taxa de juros constante. Baseando-se nas informaes acima, considere um financiamento no valor de R$ 3.377,00, a uma taxa de 12% ao ano. Considere a disponibilidade de apenas R$ 300,00 por ms para pagar este financiamento.

Pgina 74

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

O resultado presente na clula A5 (configurado para ser mostrado com duas casas decimais) o nmero de meses necessrios para pagar o financiamento, resultante da aplicao da funo NPER. Baseando-se nos dados apresentados, a funo utilizada na clula A5 : a) =NPER(A4/12;-A3;A2) b) =NPER(A4/12;A3;A2) c) =NPER(A4;-A3;A2) d) =NPER(A4/12;A2;-A3) e) =NPER(A4/12;A2;A3) 179. (2010 - MPE-RS - Agente Administrativo) Em uma planilha Excel foram colocados os seguintes dados nas clulas A1 at A4, respectivamente e nessa ordem: jos+1 catavento catavento+3 jos Selecionando-se essas quatro clulas e arrastando-as pela ala de preenchimento (na borda da clula A4) at a clula A8, o resultado em A5 e A7 ser, respectivamente, a) jos+3 e catavento+4. b) jos+1 e catavento+3. c) jos+1 e catavento. d) jos+2 e catavento+4. e) jos e catavento+3.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 75

Informtica

Banco do Brasil - RQ

180. (2010 - MPE-RS - Secretrio de Diligncias) Para copiar a mesma formatao contida em uma clula do Excel corrente para diversos locais no contguos (outras clulas), deve-se clicar duas vezes no boto a) "Desenho". b) "Pincel". c) "Formatar". d) "Copiar". e) "Editar". 181. (2010 - MPE-RS - Secretrio de Diligncias) Ao realizar um clculo no Excel, o usurio escreveu, em uma clula, a frmula representada pela seguinte hiptese: =FUNO(81). Com isto obteve o resultado 9. Desta forma, a FUNO representada na hiptese foi a) MULT. b) RAIZ. c) EXP. d) POTNCIA. e) MOD. 182. (2010 - TRE-AC - Analista Judicirio - rea Judiciria) Em uma frmula no MS Excel 2003, as referncias =A1, =A$1 e =$A$1 correspondem, respectivamente, s referncias do tipo a) relativa, absoluta e mista. b) relativa, mista e absoluta. c) absoluta, relativa e mista. d) absoluta, mista e relativa. e) mista, relativa e absoluta. 183. (2010 - TRE-AC - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) No padro do MS Excel 2003, o estilo de referncia 5:10 se refere a todas as clulas a) da linha 5 e da coluna 10, apenas. b) da coluna 5 at a coluna 10, inclusive.
Pgina 76 Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

c) da coluna 5 e da coluna 10, apenas. d) da linha 5 at a linha 10, inclusive. e) da linha 5 e da linha 10, apenas. 184. (2010 - BAHIAGS - Tcnico de Processos Organizacionais Administrativo) Um arquivo MS Excel, na verso 2003, se trata de uma a) pasta de trabalho que contm apenas uma planilha eletrnica. b) planilha eletrnica, apenas. c) planilha eletrnica que contm apenas uma pasta de trabalho. d) planilha eletrnica que contm uma ou mais pastas de trabalho. e) pasta de trabalho que contm uma ou mais planilhas eletrnicas. 185. (2010 - BAHIAGS - Analista de Processos Organizacionais Contabilidade) Estando o cursor numa clula central de uma planilha MS Excel, na verso 2003, e pressionando-se a tecla Home, o cursor ser movimentado para a a) primeira clula no incio da planilha. b) primeira clula no incio da linha em que est o cursor. c) primeira clula no incio da tela atual. d) clula adjacente, acima da clula atual. e) clula adjacente, esquerda da clula atual. 186. (2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado Direito) Assinalar "Quebrar texto automaticamente" em Formatar Clulas de uma planilha MS Excel indica a possibilidade da quebra do texto em vrias linhas, cujo nmero de linhas dentro da clula depende da a) largura da coluna, apenas. b) mesclagem da clula, apenas. c) argura da coluna e da mesclagem da clula, apenas. d) largura da coluna e do comprimento do contedo da clula, apenas. e) largura da coluna, do comprimento do contedo da clula e da mesclagem da clula.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 77

Informtica

Banco do Brasil - RQ

187. (2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado Direito) Os dados organizados apenas em uma coluna ou apenas em uma linha de uma planilha MS Excel so exigncias para serem plotados em um grfico de a) pizza. b) radar. c) barras. d) linhas. e) colunas. 188. (2010 - Banco do Brasil Escriturrio) Uma planilha, Excel ou Calc, apresenta os seguintes dados:

A clula B3 contm a frmula =$A$1*$B1 - A$2*B2 = 18 que foi copiada para a clula D4. O resultado da frmula em D4 a) 10. b) 12. c) 16. d) 18. e) 20.

Pgina 78

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

189. (2010 - SEFIN-RO - Auditor Fiscal de Tributos Estaduais) Uma planilha Microsoft contm:

Ao arrastar a clula B1 pela ala de preenchimento para a clula B2, o resultado nesta ltima (B2) ser: a) 62 b) 55 c) 52 d) 45 e) 35 190. (2010 - DPE-SP - Oficial de Defensoria Pblica) Em relao planilha eletrnica Excel, considere os valores e clulas abaixo. clula A1 = 40 clula C5 = 30 clula E6 = 4030 A funo/frmula utilizada na clula E6 que resultou no valor 4030 foi a) soma("A1"+"C5"). b) =unir(A1+C5). c) =concatenar(A1;C5). d) =unir("A1"+"C5"). e) =soma(A1:C5).

Prof. Srgio Spolador

Pgina 79

Informtica

Banco do Brasil - RQ

191. (2010 - DNOCS Administrador) O chefe do departamento financeiro apresentou a um funcionrio uma planilha contendo o seguinte:

Em seguida solicitou ao funcionrio que selecionasse as 6 clulas (de A1 at C2) e propagasse o contedo selecionado para as 6 clulas seguintes (de A3 at C4), arrastando a ala de preenchimento habilitada na borda inferior direita de C2. Aps essa operao, o respectivo resultado contido nas clulas C3 e C4 ficou a) 11 e 13. b) 13 e 15. c) 15 e 19. d) 17 e 19. e) 17 e 21. 192. (2010 - DNOCS - Agente Administrativo) Considere a planilha:

Ao arrastar a clula B2 para B3 pela ala de preenchimento, B3 apresentar o resultado: a) 6. b) 10. c) 12. d) 14. e) 16.

Pgina 80

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

193. (2010 - TRE-AL - Analista Judicirio - rea Judiciria) Uma planilha eletrnica Excel 2003 possui os ttulos das colunas na primeira linha e os ttulos das linhas na primeira coluna. Para congelar na tela tanto os ttulos das colunas quanto os ttulos das linhas deve-se selecionar: a) a primeira clula da primeira linha e da primeira coluna. b) a segunda clula da segunda linha e da segunda coluna. c) a primeira linha e a primeira coluna. d) a segunda linha e a segunda coluna. e) somente as clulas com contedos de ttulos. 194. (2009 - PGE-RJ - Tcnico Assistente de Procuradoria) Em um controle de oramento na planilha MS Excel 2003, as clulas B1 at B4 representam os subtotais das categorias de despesas e as clulas de D1 at D4 os subtotais das categorias de rendimentos. Os resultados gerais do oramento podem ser normalmente representados pelas clulas a) B5 =SOMA(B1:B4) D5 =SOMA(D1:D4) E5 =B5 - D5

b) B5 =SOMA(B1:B4) D5 =SOMA(D1:D4) E5 =D5 - B5

c) B5 =SUBTRAI(B1;B4) D5 =SOMA(D1;D4) E5 =B5 + D5

d) B5 =SOMA(B1;B4) D5 =SOMA(D1;D4) E5 =B5 - D5


Prof. Srgio Spolador Pgina 81

Informtica

Banco do Brasil - RQ

e) B5 =SOMA(B1;B4) D5 =SOMA(D1;D4) E5 =D5 - B5 195. (2009 - MPE-SE - Analista do Ministrio Pblico Especialidade Servio Social) As "Linhas a repetir na parte superior" das planilhas MS Excel, em todas as pginas impressas, devem ser referenciadas na caixa Configurar pgina e aba Planilha abertas pelo boto a) Imprimir rea, na aba inserir. b) Imprimir ttulos, na aba inserir. c) Inserir quebra de pgina, na aba Inserir. d) Imprimir rea, na aba Inserir. e) Imprimir ttulos, na aba Layout de pgina. 196. (2009 - SEFAZ-SP - Agente Fiscal de Rendas - Prova 1) Considere a planilha abaixo elaborada no MS-Excel:

O contedo da clula C1 foi obtido pela frmula =A$1*$B$1 apresentando, inicialmente, o resultado 10. Caso todas as clulas, com exceo da C1, tenham seu contedo multiplicado por 8, o resultado da ao de arrastar a clula C1 pela ala de preenchimento para as clulas C2 e C3 ser a) valor de C2 maior que C1 e valor de C3 maior que C2. b) valor de C2 menor que C1 e valor de C3 menor que C2. c) valores e frmulas em C2 e C3 idnticos aos de C1. d) valores iguais, porm frmulas diferentes nas clulas C1, C2 e C3. e) valor de C2 igual ao de C1 porm menor que o de C3.

Pgina 82

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

197. (2009 - SEFAZ-SP - Agente Fiscal de Rendas - Prova 1) Em uma planilha MS-Excel, um Agente digitou o contedo abaixo:

O valor da clula C1 e os valores da clula C2 e C3, aps arrastar a clula C1 pela ala de preenchimento para C2 e C3, sero a) 7, 9 e 11 b) 7, 8 e 9 c) 7, 10 e 11 d) 9, 10 e 11 e) 9, 9 e 9

Para responder as questes 215, 216 e 217 utilize a tabela abaixo.

198. (2009 - TJ-PI - Tcnico Judicirio Informtica) Os grupos de clulas mescladas apresentam-se em nmero de a) 3. b) 1. c) 2. d) 4. e) 5.
Prof. Srgio Spolador Pgina 83

Informtica

Banco do Brasil - RQ

199. (2009 - TJ-PI - Tcnico Judicirio Informtica) Considere e as frmulas:

Em termos de utilizao de frmulas para clculo das mdias exibidas na coluna F da tabela, correto afirmar que a) apenas I pode ser utilizada. b) apenas I e III podem ser utilizadas. c) I, II e III podem ser utilizadas. d) apenas II pode ser utilizada. e) apenas III pode ser utilizada. 200. (2009 - TJ-PI - Tcnico Judicirio Informtica) A tabela utiliza formatao a) de clulas apenas para os ttulos das colunas. b) padro para todas as clulas. c) padro para os dados e de clulas para os ttulos das colunas. d) padro apenas para as clulas com valores numricos. e) de clulas no alinhamento e na fonte. 201. (2008 - MPE-RS - Secretrio de Diligncias) Os smbolos de moeda e as vrgulas decimais sero exibidos de forma alinhada dentro de uma coluna da planilha Excel se esta estiver assinalada com o formato a) Cientfico. b) Contbil. c) Especial. d) Moeda. e) Nmero.
Pgina 84 Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

202. (2008 - MPE-RS - Agente Administrativo) A formatao da altura de uma linha selecionada da planilha Excel, com a opo AutoAjuste, indica que a altura da mesma ser ajustada a) na medida padro, apenas no momento da forma- tao. b) na medida padro, automaticamente a cada redefinio da letra. c) na medida determinada pelo usurio, automaticamente a cada redefinio da letra. d) com base no tamanho da maior letra, automaticamente a cada redefinio da letra. e) com base no tamanho da maior letra, apenas no momento da formatao. 203. (2008 - MPE-RS - Agente Administrativo) Dada a frmula =(A1+B1+C1+D1)/4 contida na clula E1 de uma planilha Excel, para manter o mesmo resultado final a frmula poder ser substituda pela funo a) =MDIA(A1:D1) b) =MDIA(A1;D1) c) =MDIA(A1+B1+C1+D1) d) =SOMA(A1;D1)/4 e) =SOMA(A1+B1+C1+D1) 204. Considere a seguinte situao em uma planilha MS-Excel (2003):

Selecionar as clulas de B1 at B4 e depois arrastar essa seleo pela ala de preenchimento para a clula B5, far com que o valor correspondente a Prximo seja a) 196. b) 212. c) 232.
Prof. Srgio Spolador Pgina 85

Informtica

Banco do Brasil - RQ

d) 246. e) 306. 205. No Microsoft Excel 2007 o contedo de uma clula aparece, por padro, com orientao horizontal. Para mudar o contedo dessa clula para orientao vertical, ou seja, para fazer com que o contedo da clula aparea no sentido vertical, pode-se clicar com o boto direito do mouse sobre a clula desejada e selecionar a opo: a) Alinhamento. Em seguida, clica-se na opo Definir Como e, na caixa de dilogo que aparece, seleciona-se a opo alinhamento vertical. b) Rotao. Em seguida, seleciona-se o sentido vertical ou digita-se o grau de rotao do texto. c) Formatar clulas. Em seguida clica-se na guia Alinhamento e, na diviso Orientao, seleciona-se o sentido vertical ou digita-se o grau de rotao do texto. d) Texto Vertical. Em seguida, seleciona-se o grau de rotao do texto e clica-se no boto Aplicar ao texto selecionado. e) Formatar alinhamento. Em seguida, clica-se na opo Alinhamento do texto e, na janela que se abre, seleciona-se a opo Alinhamento Vertical. 206. A planilha a seguir foi criada no Microsoft Excel 2007, em portugus.

Na clula D2 foi utilizada uma operao para agrupar o contedo da clula B2 com o caractere @ (arroba) e com o contedo da clula C2. Em seguida a operao foi arrastada at a clula D4. A operao digitada foi a) =CONC(B2&"@"&C2) b) =B2&"@"&C2 c) =B2$"@"$C2 d) =SOMA(B2+"@"+C2) e) =B2+"@"+C2

Pgina 86

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

207. Uma planilha do MS Excel 2010 possui os seguintes valores:

Se for digitada na clula C5 a frmula =SE(MDIA(B2:B4) > 10000; MDIA(B2:B4); 0) ser exibido, nesta clula, o valor: a) 0 b) 3000 c) 10000 d) 11000 e) 33000 208. A planilha a seguir foi criada no Microsoft Excel 2007, em portugus.

A funo digitada na clula B6 para somar as comisses para valores de bens acima de R$ 200.000,00 a) =SOMASE(A2:A5;">200000";B2:B5) b) =SE(A2:A5;">200000";B2:B5) c) =SE(A2:A5>200000;B2+B5) d) =SOMASE(A2>200000;B2=B2+)

Prof. Srgio Spolador

Pgina 87

Informtica

Banco do Brasil - RQ

e) =SOMA(A2:A5;">200000";B2:B5) 209. Considere a planilha a seguir criada no Microsoft Excel 2010 em Portugus.

A funo utilizada na clula A6 retorna o pagamento peridico de uma anuidade de acordo com pagamentos constantes e com uma taxa de juros constante. O uso correto dessa funo na clula A6 : a) =PGTO(A2/12;A3;A4) b) =NPER(A2/12;A3;A4) c) =TX(A2/12;A3;A4) d) =VP(A2/12;A3;A4) e) =VPL(A2/12;A3;A4). BROFFICE CALC 210. (2011 - TRE-RN - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) No BrOffice.org 3.2 Calc, a frmula =SOMA(A1:C2;B3) calcular a soma dos valores das clulas a) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e B3. b) A1, B1, C1, A2, B2, C2, ignorando B3. c) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e dividindo-a por B3. d) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e multiplicando-a por B3. e) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e exibir uma informao de erro. 211. (2011 - TRE-TO - Analista Judicirio - rea Judiciria) As clulas A1 at A3 de uma planilha BrOffice (Calc) contm, respectivamente, os nmeros: 2, 22 e 222. A clula A4 contm a frmula =A1*A2+A3 (resultado = 266) que arrastada pela ala de preenchimento para a clula A5 registrar, nesta ltima, o resultado (calculado) a) 510

Pgina 88

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

b) 5150 c) 6074 d) 10736 e) 63936 212. (2010 - SJCDH-BA - Agente Penitencirio) O aplicativo equivalente ao MS-Excel o BrOffice.org a) Math. b) Writer. c) Calc. d) Base. e) Draw. 213. (2010 - TRE-AC - Analista Judicirio - rea Judiciria) O recurso de Auto-filtro em uma planilha no BrOffice.org Calc pode ser usado por meio do acesso ao menu a) Dados e da seleo dos itens Filtro e Auto-filtro. b) Formatar e da seleo dos itens Filtro e Auto-filtro. c) Inserir e da seleo do item Auto-filtro. d) Dados e da seleo do item Auto-filtro. e) Formatar e da seleo do item Auto-filtro. 214. (2010 - TCM-CE - Analista de Controle Externo - Inspeo de Obras Pblicas) Caso seja necessrio visualizar a quebra de pgina em uma planilha Calc, esta opo est disponvel no menu a) Inserir. b) Editar. c) Arquivo. d) Formatar. e) Exibir.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 89

Informtica

Banco do Brasil - RQ

215. (2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Em uma planilha do BrOffice.org 3.1 Calc foram colocados os nmeros 3 e 7, respectivamente, nas clulas A1 e A2. Selecionando-se ambas as clulas e arrastando-as pela ala de preenchimento disponvel na A2, o resultado em A9 ser a) 15 b) 18 c) 28 d) 35 e) 42 216. No Libre Office Calc, a funo que retorna a data e hora atual do computador chamada: a) HoraAtual(). b) Agora(). c) DataHora(). d) Tempo(). e) Horrio(). 217. (2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas) No BrOffice.org 3.1 Calc a propagao pela ala de preenchimento da clula A1 at a A10, considerando que A1 contm o texto Segunda-Feira, far com que A10 seja igual a a) Segunda-Feira. b) Tera-Feira. c) Quarta-Feira. d) Quinta-Feira. e) Sbado.

Pgina 90

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

218. (2010 - MPE-RN - Agente Administrativo) Aps selecionar as clulas do BrOffice.org Calc 3.0 com os respectivos contedos, A1=1 e A2=2, e arrast-las quatro clulas para baixo, pela ala de preenchimento, com a tecla CTRL pressionada simultaneamente, as clulas A3, A4, A5 e A6 ficaro, respectivamente, com os contedos a) 1, 1, 1 e 1. b) 1, 2, 1 e 2. c) 1, 2, 3 e 4. d) 2, 2, 2 e 2. e) 3, 4, 5 e 6. 219. (2009 - TJ-SE - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Dadas as clulas de uma planilha eletrnica BrOffice.org Calc, com seus respectivos valores: A1=7, A2=vazia, A3=14, A4=vazia e A5=9, o valor apresentado pela frmula =MDIA(A1:A5) na clula A6 ser a) zero. b) 6. c) 8. d) 10. e) 12. 220. (2009 - MPE-SE - Analista do Ministrio Pblico Especialidade Contabilidade) Dadas as clulas de uma planilha do BrOffice.org Calc, com os contedos correspondentes: A1=1, B1=2, C1=3, D1=4 e E1=5, a funo =SOMA(A1:D1!B1:E1) apresentar como resultado o valor a) 15. b) 14. c) 10. d) 9. e) 6.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 91

Informtica

Banco do Brasil - RQ

221. (2010 - TCM-CE - Analista de Controle Externo - Inspeo de Obras Pblicas) Em uma planilha Calc o contedo inicial das clulas :

Ao arrastar a clula C1 para a C2 pela ala de preenchimento, C2 conter uma frmula cujo resultado ser a) 86 b) 85 c) 84 d) 73 e) 72 222. (2009 - TJ-SE - Analista Judicirio - Engenharia Civil) No BrOffice.org calc (planilha), a recomendao de em todos os documentos produzidos (textos, planilhas e outras) constar, na primeira linha, a data e hora atuais (obtidas do computador) da produo do documento possibilitada pelo uso da funo a) Diasnoms (). b) Diatil (). c) Dias360 (). d) Agora (). e) Diatrabalhototal (). 223. (2009 - TJ-PI - Tcnico Judicirio Informtica) O usurio no tinha nenhuma experincia com planilhas de clculo; estava inseguro, mas precisava editar e modificar algumas clulas da planilha BrOffice.org Calc. Para ajud-lo, o tcnico elaborou uma srie de dicas, dispostas em Notas, ao longo de toda a planilha, utilizando os seguintes procedimentos: I. inseriu nota clicando com o boto direito do mouse no respectivo campo; II. inseriu nota atravs do menu Inserir da barra de ferramentas; III. para evitar a exibio permanente das notas na planilha, o tcnico utilizou o boto direito do mouse para certificar-se que o item Mostrar nota no estivesse assinalado;
Pgina 92 Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

IV. para permitir a exibio de cada nota, quando o usurio apontasse com mouse a clula pretendida, o tcnico habilitou o item Mostrar nota, atravs do menu Exibir. So procedimentos corretos os que constam em a) II e III, apenas. b) III e IV, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) I, II e III, apenas. e) I, II, III e IV. 224. (2008 - TRT - 2 REGIO (SP) - Analista Judicirio - rea Administrativa) A exibio de um * (asterisco) em um determinado campo da barra de status da planilha BrOffice.org Calc indica que apenas a) o documento novo ainda no foi salvo. b) as alteraes no documento ainda no foram salvas. c) o documento novo ainda no tem nome com a extenso .ods. d) o documento novo ainda no tem nome com a extenso .ods ou as alteraes no documento ainda no foram salvas. e) o documento novo ou as alteraes no documento ainda no foram salvas. EDITORES DE APRESENTAES POWER POINT 225. (2010 - Banco do Brasil Escriturrio) Um recurso bastante til nas apresentaes de PowerPoint ou Impress o slide mestre. O slide mestre serve para a) exibir a apresentao sem a necessidade de ter o PowerPoint ou Impress instalado em seu computador. b) definir uma formatao padro para todos os slides que forem criados com base nele. c) resumir os tpicos da apresentao. d) controlar a ordem de apresentao dos slides. e) controlar, por software, todas as funcionalidades do equipamento projetor
Prof. Srgio Spolador Pgina 93

Informtica

Banco do Brasil - RQ

226. Aps ministrar uma palestra sobre Segurana no Trabalho, Iracema comunicou aos funcionrios presentes que disponibilizaria os slides referentes palestra na intranet da empresa para que todos pudessem ter acesso. Quando acessou a intranet e tentou fazer o upload do arquivo de slides criado no Microsoft PowerPoint 2010 (em portugus), recebeu a mensagem do sistema dizendo que o formato do arquivo era invlido e que deveria converter/salvar o arquivo para o formato PDF e tentar realizar o procedimento novamente. Para realizar a tarefa sugerida pelo sistema, Iracema a) clicou no boto Iniciar do Windows, selecionou a opo Todos os programas, selecionou a opo Microsoft Office 2010 e abriu o software Microsoft Office Converter Professional 2010. Em seguida, clicou na guia Arquivo e na opo Converter. Na caixa de dilogo que se abriu, selecionou o arquivo de slides e clicou no boto Converter. b) abriu o arquivo utilizando o Microsoft PowerPoint 2010, clicou na guia Ferramentas e, em seguida, clicou na opo Converter. Na caixa de dilogo que se abriu, clicou na caixa de combinao que permite definir o tipo do arquivo e selecionou a opo PDF. Em seguida, clicou no boto Converter. c) abriu a pasta onde o arquivo estava salvo, utilizando os recursos do Microsoft Windows 7, clicou com o boto direito do mouse sobre o nome do arquivo e selecionou a opo Salvar como PDF. d) abriu o arquivo utilizando o Microsoft PowerPoint 2010, clicou na guia Arquivo e, em seguida, clicou na opo Salvar Como. Na caixa de dilogo que se abriu, clicou na caixa de combinao que permite definir o tipo do arquivo e selecionou a opo PDF. Em seguida, clicou no boto Salvar. e) baixou da internet um software especializado em fazer a converso de arquivos do tipo PPTX para PDF, pois verificou que o PowerPoint 2010 no possui opo para fazer tal converso. 227. (2010 - TRE-AC - Analista Judicirio - rea Judiciria) Uma apresentao elaborada no MS PowerPoint 2003 pode ser impressa na forma de folhetos para consultas. Espaos em linhas para que se faam anotaes sobre as apresentaes so reservados no folheto de a) um slide por pgina. b) dois slides por pgina. c) trs slides por pgina. d) quatro slides por pgina. e) seis slides por pgina.

Pgina 94

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

228. (2010 - TRE-AC - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) No MS PowerPoint 2003, os mestres que contm e refletem os elementos de estilo, usados na apresentao toda, podem ser aplicados em a) slides, anotaes e folhetos. b) slides e anotaes, apenas. c) slides e folhetos, apenas. d) slides, apenas. e) folhetos, apenas. 229. (2008 - MPE-RS - Secretrio de Diligncias) Escolhido um determinado layout do folheto mestre no PowerPoint, podem ser alterados os espaos reservados para a) os slides, apenas. b) as anotaes, apenas. c) os cabealhos e os rodaps, apenas. d) os slides e as anotaes, apenas. e) os slides, as anotaes, os cabealhos e os rodaps. 230. (2008 - MPE-RS - Secretrio de Diligncias) As anotaes sobre um slide do PowerPoint podem ser digitadas por meio do painel de anotaes no modo de exibio a) de apresentao de slides. b) de classificao de slides. c) de anotaes. d) mestre. e) normal. 231. (2008 - MPE-RS - Agente Administrativo) A exibio de tela inteira do computador para mostrar da mesma maneira que o pblico ver a aparncia, os elementos e os efeitos nos slides utilizada pelo PowerPoint no modo de exibio a) normal. b) de estrutura de tpicos.
Prof. Srgio Spolador Pgina 95

Informtica

Banco do Brasil - RQ

c) de guia de slides. d) de classificao de slides. e) de apresentao de slides. 232. Aps ministrar uma palestra sobre Segurana no Trabalho, Iracema comunicou aos funcionrios presentes que disponibilizaria os slides referentes palestra na intranet da empresa para que todos pudessem ter acesso. Quando acessou a intranet e tentou fazer o upload do arquivo de slides criado no Microsoft PowerPoint 2010 (em portugus), recebeu a mensagem do sistema dizendo que o formato do arquivo era invlido e que deveria converter/salvar o arquivo para o formato PDF e tentar realizar o procedimento novamente. Para realizar a tarefa sugerida pelo sistema, Iracema a) clicou no boto Iniciar do Windows, selecionou a opo Todos os programas, selecionou a opo Microsoft Office 2010 e abriu o software Microsoft Office Converter Professional 2010. Em seguida, clicou na guia Arquivo e na opo Converter. Na caixa de dilogo que se abriu, selecionou o arquivo de slides e clicou no boto Converter. b) abriu o arquivo utilizando o Microsoft PowerPoint 2010, clicou na guia Ferramentas e, em seguida, clicou na opo Converter. Na caixa de dilogo que se abriu, clicou na caixa de combinao que permite definir o tipo do arquivo e selecionou a opo PDF. Em seguida, clicou no boto Converter. c) abriu a pasta onde o arquivo estava salvo, utilizando os recursos do Microsoft Windows 7, clicou com o boto direito do mouse sobre o nome do arquivo e selecionou a opo Salvar como PDF. d) abriu o arquivo utilizando o Microsoft PowerPoint 2010, clicou na guia Arquivo e, em seguida, clicou na opo Salvar Como. Na caixa de dilogo que se abriu, clicou na caixa de combinao que permite definir o tipo do arquivo e selecionou a opo PDF. Em seguida, clicou no boto Salvar. e) baixou da internet um software especializado em fazer a converso de arquivos do tipo PPTX para PDF, pois verificou que o PowerPoint 2010 no possui opo para fazer tal converso. IMPRESS 233. (2011 - TRE-TO - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) PowerPoint um programa do Microsoft Office utilizado para edio e exibio de apresentaes grficas. Seu equivalente no BrOffice o BrOffice.org a) Base. b) Draw.

Pgina 96

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

c) Math. d) Impress. e) Writer. 234. (2010 - TRE-AC - Analista Judicirio - rea Judiciria) NO um componente que se apresenta na janela principal do BrOffice.org Impress: a) Estrutura de tpicos. b) Painel de slides. c) Classificador de slides. d) Folheto. e) Notas. 235. (2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas) No BrOffice.org 3.1 Impress, durante a criao de uma apresentao vazia, ao ser acionada a formatao de pargrafo ser apresentada uma janela Pargrafo contendo as abas a) Recuos e espaamento; Normal; e Estrutura de tpicos. b) Alinhamento; Estrutura de tpicos; e Tabulaes. c) Notas; Folhetos; e Classificador de slides. d) Recuos e espaamento; Alinhamento; e Tabulaes. e) Normal; Estrutura de tpicos; e Notas. 236. Pela utilizao do editor de apresentaes Impress, do pacote BR Office, possvel cronometrar a apresentao sendo exibida. Este recurso acessvel por meio da opo Cronometrar, presente no menu a) Ferramentas. b) Apresentao de slides. c) Visualizao de slides. d) Editar. e) Formatar.

Prof. Srgio Spolador

Pgina 97

Informtica

Banco do Brasil - RQ

237. Para salvar uma apresentao do BrOffice Impress com senha, a) clica-se no menu Arquivo e em seguida na opo Salvar como. Na janela que se abre, dse o nome ao arquivo no campo Nome, seleciona-se a opo Ferramentas, em seguida Opes Gerais e digita-se a senha. Para concluir, clica-se no boto Salvar. b) pressiona-se a combinao de teclas Ctrl + Shift + S e na tela que se abre, digita-se o nome do arquivo no campo Nome, a senha no campo Senha e clica-se no boto Salvar. c) clica-se no menu Arquivo e em seguida na opo Salvar. Na tela que se abre, digita-se o nome do arquivo no campo Nome, a senha no campo Senha e clica-se no boto Salvar. d) pressiona-se a combinao de teclas Ctrl + S e na tela que se abre, digita-se o nome do arquivo no campo Nome, seleciona-se a caixa de combinao Salvar com senha e clica-se no boto Salvar. Para concluir, digita-se e redigita-se a senha e clica-se no boto OK. e) clica-se no menu Arquivo e em seguida na opo Salvar. Na janela que se abre, d-se o nome do arquivo no campo Nome, seleciona-se a opo Ferramentas, em seguida Salvar com senha. Na janela que se abre, digita-se e redigita-se a senha e clica-se no boto Salvar.

238. Em um slide mestre do BrOffice.org Apresentao (Impress), NO se trata de um espao reservado que se possa configurar a partir da janela Elementos mestres: a) Nmero da pgina. b) Texto do ttulo. c) Data/hora. d) Rodap. e) Cabealho.

Pgina 98

Prof. Srgio Spolador

Informtica

Banco do Brasil - RQ

GABARITO 1. A 2. C 3. C 4. D 5. E 6. D 7. E 8. E 9. E 10. B 11. B 12. C 13. C 14. A 15. B 16. B 17. D 18. D 19. A 20. E 21. C 22. A 23. A 24. C 25. C 26. B 27. A 28. A 29. D 30. C 31. A 32. A 33. B 34. E 35. A 36. E 37. E 38. E 39. B 40. B
Prof. Srgio Spolador

41. E 42. D 43. E 44. D 45. C 46. C 47. E 48. A 49. A 50. A 51. D 52. E 53. A 54. C 55. C 56. C 57. E 58. B 59. B 60. A 61. E 62. C 63. D 64. E 65. B 66. A 67. E 68. D 69. D 70. E 71. E 72. D 73. D 74. E 75. A 76. D 77. B 78. E 79. A 80. E

81. B 82. D 83. E 84. C 85. D 86. D 87. E 88. A 89. C 90. D 91. C 92. D 93. A 94. D 95. A 96. E 97. C 98. B 99. D 100. 101. 102. 103. 104. 105. 106. 107. 108. 109. 110. 111. 112. 113. 114. 115. 116. 117. 118. 119. 120.

D B A D B A D A A E C D D D A B C E C C E
Pgina 99

Informtica

Banco do Brasil - RQ

121. 122. 123. 124. 125. 126. 127. 128. 129. 130. 131. 132. 133. 134. 135. 136. 137. 138. 139. 140. 141. 142. 143. 144. 145. 146. 147. 148. 149. 150. 151. 152. 153. 154. 155. 156. 157. 158. 159. 160. 161. 162.
Pgina 100

E A A E D A A A B C D E C B A C D B B B D E D D A B A A A E C D C B B A B E C E C C

163. 164. 165. 166. 167. 168. 169. 170. 171. 172. 173. 174. 175. 176. 177. 178. 179. 180. 181. 182. 183. 184. 185. 186. 187. 188. 189. 190. 191. 192. 193. 194. 195. 196. 197. 198. 199. 200. 201. 202. 203. 204.

D C E E E D C C A D C D C E D A D B B B D E B D A C D C C B B B E C B D C E B D A D

205. 206. 207. 208. 209. 210. 211. 212. 213. 214. 215. 216. 217. 218. 219. 220. 221. 222. 223. 224. 225. 226. 227. 228. 229. 230. 231. 232. 233. 234. 235. 236. 237. 238.

C B D A A A B C A E D B C B D C A D D E B D C A C E E D D B D B D B

Prof. Srgio Spolador

You might also like