You are on page 1of 10

TIPOLOGIA DE ITENS

A avaliao das aprendizagens, independentemente das suas finalidades, um processo que envolve a recolha de informao sobre a aprendizagem realizada pelo aluno. Para a concretizao desse processo, tm de ser elaborados instrumentos de recolha de informao. A informao que esses instrumentos permitem recolher possibilitar a realizao de inferncias sobre o que os alunos sabem e so capazes de fazer e, eventualmente, sobre os procedimentos por eles utilizados. No caso da avaliao externa para efeitos de certificao, como os exames nacionais e as provas finais de ciclo, os instrumentos so constitudos por tarefas, formuladas de forma clara, em que se explicita o que se espera que o aluno realize. O enunciado dessas tarefas pode designar-se por questo, pergunta, exerccio ou item, sendo item a designao adotada pelo Gabinete de Avaliao Educacional. A resposta a estes itens dada por escrito, avaliando apenas as aprendizagens passveis de serem avaliadas desta forma. Os instrumentos podem apresentar formatos diversificados e as taxonomias dos instrumentos e dos itens dependem dos autores e investigadores que trabalham e escrevem sobre o assunto. Na nomenclatura adotada por este gabinete, os itens utilizados nos instrumentos de avaliao externa classificam-se como itens de seleo e itens de construo. Nos itens de seleo, o aluno escolhe a resposta a partir de vrias hipteses apresentadas no item, registando apenas o(s) elemento(s) que identifica(m) a sua opo. So exemplo de itens de seleo os de: escolha mltipla; associao/correspondncia; ordenao.

Nos itens de construo, o aluno produz/elabora a resposta. So exemplos de itens de construo os de: resposta curta; resposta restrita; resposta extensa.

Em seguida, enunciam-se as caractersticas, as vantagens e as desvantagens de cada um dos tipos de itens, com exemplos.

Itens de seleo

Itens de escolha mltipla

Um item de escolha mltipla constitudo por uma parte comum, o tronco, seguida das opes de resposta, entre as quais se inclui apenas uma correta, a resposta. Uma das modalidades deste tipo de item apresenta, no tronco, o incio de uma afirmao e, nas opes, diferentes possibilidades de completamento.
Exemplo: Os habitantes da aldeia sabiam que, vrias vezes por ms, tinham de (A) passear com a Glria. (B) escrever Glria. (C) brincar com a Glria. (D) contar histrias Glria.
Prova de Aferio, 2011 (adaptado)

Vantagens Permitem abranger uma vasta gama de contedos; Permitem identificar, de forma objetiva, fragilidades no desempenho; Permitem avaliar desempenhos mesmo em nveis elevados das taxonomias cognitivas; So de classificao simples e rpida; So de correo objetiva, sem intervalo de correo, garantindo elevada fiabilidade; So facilmente compreendidos por alunos de todas as faixas etrias; Permitem o controlo da resposta ao acaso, quer aumentando o nmero de opes por item, quer o nmero de itens por objetivo de aprendizagem; Podem ser construdos visando a deteo de erros tpicos dos alunos. Desvantagens So de construo morosa e difceis de elaborar, devido dificuldade em construir opes de resposta simultaneamente incorretas e plausveis; No avaliam a capacidade de expresso ou as capacidades associadas criatividade.

Itens de associao/correspondncia

Um item de associao/correspondncia tem como objetivo o estabelecimento das correspondncias corretas, de acordo com aquilo que pedido. Normalmente, constitudo por dois conjuntos de elementos, organizados em duas colunas, existindo uma relao entre os elementos de um conjunto e os elementos do outro.

Exemplo: Escreve, junto a cada local turstico, a letra que corresponde ilha onde esse local se situa. Usa cada letra apenas uma vez. Segue o exemplo.

ILHAS a) Corvo b) Faial c) Flores d) Graciosa e) Pico f) Santa Maria g) So Jorge h) So Miguel i) Terceira h)

LOCAIS TURSTICOS Lagoa famosa por ter duas cores. Marina utilizada por marinheiros de todo o mundo. Ponto mais alto de Portugal. Fonte natural de gua quente.

Engenhos movidos pela fora do vento.


Prova de Aferio, 2011

Vantagens Permitem avaliar, num s item, a capacidade de relacionar conjuntos de elementos; So de classificao simples e rpida; So de correo objetiva, sem intervalo de correo, garantindo elevada fiabilidade; So facilmente compreendidos por alunos de todas as faixas etrias; Permitem o controlo da resposta ao acaso, dado o nmero de combinaes possveis. Desvantagens No avaliam a capacidade de expresso ou as capacidades associadas criatividade.

Itens de ordenao

Um item de ordenao caracteriza-se por solicitar uma sequncia lgica ou cronolgica correta de um conjunto de elementos apresentados por uma ordem aleatria.

Exemplo: Ordena alfabeticamente as seguintes palavras, numerando-as de 1 (primeira) a 5 (ltima).

carta criana caixa curiosa carteiro


Prova de Aferio, 2011 (adaptado)

Vantagens Permitem avaliar fenmenos relacionados temporalmente, segundo uma relao de causaefeito ou segundo uma ordem pr-estabelecida; So de classificao simples e rpida; So de correo objetiva, sem intervalo de correo, garantindo elevada fiabilidade; So facilmente compreendidos por alunos de todas as faixas etrias; Permitem o controlo da resposta ao acaso. Desvantagens Podem ser de difcil construo.

Itens de completamento

Um item de completamento caracteriza-se por apresentar um enunciado incompleto com um ou mais espaos em branco para o aluno preencher.

Exemplo de um item de completamento (seleo): Preenche, de forma correta, cada um dos espaos com uma das palavras do quadro. Cada palavra s pode ser usada uma vez. ah h

A Glria foi __________ rua e encontrou o tio, que no via __________ algum tempo. Feliz, exclamou: __________! Como bom encontr-lo! Exemplo de um item de completamento (construo): Rel o texto da linha 15 linha 23. Completa as frases, preenchendo os espaos de acordo com o sentido do texto. Para a Glria, cada carta do pai era uma autntica viagem dentro de um envelope selado, porque a fazia imaginar ________________________________________________________. Certo dia, a menina recebeu uma _________________________________ em vez de uma _________________________________.
Prova de Aferio, 2011

Prova de Aferio, 2011

Vantagens So relativamente rpidos de elaborar; Permitem abranger uma vasta gama de contedos; Permitem o controlo da resposta ao acaso. Desvantagens No se adequam, geralmente, avaliao de desempenhos em nveis elevados das taxonomias cognitivas.

Itens de verdadeiro/falso

Um item de verdadeiro/falso caracteriza-se por apresentar um conjunto de frases que o aluno assinala como verdadeiras (V) ou como falsas (F).

Exemplo: De acordo com as informaes do texto que leste, assinala com X as frases verdadeiras (V) e as frases falsas (F).

Frases Estas trs crianas moram em aldeias. Na regio onde a Bakang vive, os dias e as noites so muito frios. O Ari vive numa regio fria. O Daisuke vive numa ilha. Tanto a Bakang como o Ari falam duas lnguas. O Daisuke tem sempre aulas ao sbado. A Bakang quer ajudar a tratar de doentes. O Daisuke e o Ari interessam-se por animais.

Prova de Aferio, 2007 (adaptado)

Vantagens Permitem avaliar a capacidade de distinguir conceitos complementares (tais como causaefeito, facto-opinio, ...); Permitem avaliar a capacidade de identificar definies e princpios. Desvantagens No so fceis de construir; Prestam-se a que o aluno opte por um padro de resposta; No se adequam, geralmente, avaliao de desempenhos em nveis elevados das taxonomias cognitivas.

Itens de construo

Itens de resposta curta

Um item de resposta curta caracteriza-se por admitir uma nica resposta correta, a qual consiste, por exemplo, numa palavra, numa expresso, numa frase, num nmero, numa equao ou numa frmula. O aluno no tem seno de apresentar aquela que considera ser a resposta correta, estruturando-a de forma simples.

Exemplo: O pai da Glria, apesar da distncia, contava histrias filha. Retira do texto uma frase que mostre o meio usado pelo pai para contar histrias Glria. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________
Prova de Aferio, 2011

Vantagens So relativamente rpidos de elaborar; Permitem abranger uma vasta gama de contedos; Permitem o controlo da resposta ao acaso. Desvantagens No se adequam, geralmente, avaliao de desempenhos em nveis elevados das taxonomias cognitivas.

Por vezes, os itens de resposta curta apresentam-se sob a forma de tarefa de transformao do material fornecido, sendo para isso estabelecidos condicionamentos realizao da tarefa.
Exemplo: L a frase que se segue. A Ana leva os livros e os cadernos e o estojo e a rgua e o lanche na mochila. Reescreve essa frase, substituindo trs vezes o e pelo sinal de pontuao adequado. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________
Prova de Aferio, 2008

Vantagens So relativamente fceis de elaborar; So de correo objetiva, sem intervalo de correo, garantindo elevada fiabilidade. Desvantagens No se adequam, geralmente, avaliao de desempenhos em nveis elevados das taxonomias cognitivas.

Itens de resposta restrita e itens de resposta extensa

Os itens de construo que no so de resposta curta do ao aluno a oportunidade de organizar a resposta, variando, contudo, o grau de liberdade concedido para essa organizao ou estruturao. Tal liberdade poder traduzir-se na exigncia de uma maior ou menor extenso da resposta e/ou numa maior ou menor orientao da sua estruturao. Quanto extenso da resposta solicitada, os itens so designados como de resposta restrita ou de resposta extensa. No entanto, pode considerar-se que esta dicotomia evidencia apenas dois tipos extremos e que, na verdade, o que caracteriza os itens de construo o facto de variarem ao longo de um contnuo de liberdade para responder. Nos itens de resposta restrita, pode solicitarse apenas, por exemplo, a apresentao de uma explicao, de uma previso, de clculos, de justificaes e/ou de concluses, ou requerer-se a utilizao das potencialidades de um ou mais recursos tecnolgicos. Quanto orientao fornecida para a resposta, os itens podem ser designados como de resposta orientada ou de resposta livre. Tambm aqui, no entanto, se trata de dois tipos extremos, num contnuo que varia entre itens que indicam a totalidade dos tpicos de referncia e itens livres, para os quais s fornecido o tema a desenvolver, a questo a debater ou o problema a analisar e a resolver. Quanto mais orientada for a resposta, mais fiveis sero os resultados, pelo que deve decidir-se previamente qual o grau de restrio a impor.

Exemplo de item de resposta restrita: Imagina que participaste num passeio de barco nas guas que rodeiam o arquiplago dos Aores e que avistaste baleias. Explica o que sentiste quando observaste estes animais em liberdade e o que mais te impressionou.
Prova de Aferio, 2011

Exemplo de resposta extensa: Como te recordas, a histria que o tio Afonso contou Glria comeava assim: Era uma vez, num reino muito, muito distante. Imagina que vais viajar at esse reino muito distante, em busca de um tesouro. Escreve uma histria em que contes a viagem que fizeste e os obstculos que enfrentaste at encontrares o tesouro. D um ttulo tua histria. Organiza bem o teu texto, que deve ter entre 15 e 20 linhas.
Prova de Aferio, 2011

Vantagens So relativamente fceis de elaborar; So especialmente indicados para avaliar:


9

desempenhos em nveis elevados das taxonomias cognitivas, nomeadamente, as capacidades de selecionar, organizar, integrar, relacionar e analisar informao; a criatividade; a expresso de valores; a resoluo de problemas; competncias do domnio da escrita.

Desvantagens No so fceis de classificar, consumindo muito tempo de anlise; Implicam maior esforo no sentido de uma classificao objetiva; No so de correo objetiva, apresentam intervalo de correo, sendo de menor fiabilidade; Favorecem os alunos com facilidade de expresso, mesmo quando no apenas esse o objetivo da avaliao; So pouco adequados, na maior parte das disciplinas, para a avaliao de aprendizagens simples ou para o diagnstico de dificuldades especficas; Quando constituem o nico tipo de itens de um teste, este s permite avaliar, na maior parte das disciplinas, uma amostra reduzida de contedos e/ou de aprendizagens.

10

You might also like