You are on page 1of 11

A REPRODUO DAS PLANTAS COM FLOR

As plantas, tal como todos os outros seres vivos, reproduzem-se para assegurar a continuidade das suas espcies. Nas plantas com flor, esta constitui a sua parte mais espectacular, sendo a que se encontram os rgos de reproduo. Nestas plantas, a fecundao origina sementes que podem ou no estar encerradas num fruto. As sementes so dispersas pelo vento, gua ou seres vivos e, se encontrarem condies favorveis, germinam e originam uma nova planta.

OS RGOS DE REPRODUO DE UMA PLANTA COM FLOR


Os rgos reprodutores de uma planta com flor so: - os estames (rgos masculinos); - os carpelos (rgos femininos).

Cada estame constitudo pelo filete e pela antera. nas anteras que se formam os gros de plen que intervm na reproduo. Cada carpelo constitudo pelo estigma, estilete e ovrio. no ovrio que se formam os vulos que intervm na reproduo. Para se originar uma nova planta, os gros de plen tm de ser transportados da antera at ao estigma.

A VIAGEM DO PLEN - DAS ANTERAS AO ESTIGMA


Nas plantas com flor, as anteras abrem quando esto maduras e libertam os gros de plen que tm que atingir o estigma de uma planta da mesma espcie, para que a reproduo possa ocorrer. Os gros de plen podem chegar ao estigma de trs formas: Ser levado pelos insectos (Fig. 1); Ser levado pelo vento (Fig. 2); Cair directamente no estigma da mesma flor (Fig. 3). As flores polinizadas pelos insectos tm caractersticas que os atraem, tais como: ptalas com cores vivas; o perfume; o nctar. O plen produzido pelas flores geralmente pegajoso para se agarrar facilmente aos animais. As flores polinizadas pelo vento apresentam, geralmente, as seguintes caractersticas: tamanho pequeno; aspecto de penugem; sem cores vivas; sem cheiro.
POLINIZAO - o transporte dos gros de plen da antera ao

estigma.

Aps a polinizao pode ocorrer a fecundao e formar-se a semente e o fruto.

FORMAO DA SEMENTE
Depois de ocorrer a polinizao o estigma fica cheio de gros de plen. Cada um desenvolve um tubo polnico, onde se formam doisgmetas masculinos. O tubo polnico atravessa o estilete at atingir o vulo, o qual contm o gmeta feminino. Um dos gmetas masculinos junta-se ao gmeta feminino e origina o ovo ou zigoto. O outro gmeta masculino junta-se a outra clula do vulo, formando uma clula que, posteriormente, produz substncias de reserva - clula-me das substncias de reserva. Aps esta dupla fecundao, o ovo ou zigoto origina o embrio e a clulame das substncias de reserva forma as substncias de reserva. Ao embrio mais as substncias de reserva envolvidos por um tegumento chama-se semente.

FORMAO DO FRUTO
A formao do fruto ocorre nalgumas plantas com flor. Durante este processo algumas peas florais, como por exemplo as ptalas e os estames, vo murchando e caindo. O ovrio desenvolve-se originando o pericarpo, estrutura carnuda que, juntamente com as sementes, constitui o fruto. Alm de proteger as sementes, o fruto contribui para a a sua disperso, isto , para as espalhar por diversos locais. Uma vez espalhadas no solo, se as sementes germinarem originaro uma nova planta.

A REPRODUO DAS PLANTAS SEM FLOR


As plantas sem flor, como por exemplo os musgos (Fig.1) e os fetos (Fig.2), no produzem sementes e apresentam um processo reprodutor diferente do das plantas com flor. Em determinada poca do ano, estas plantas produzem em estruturas prprias umas clulas especializadas para a reproduo - os esporos.

A REPRODUO DO FETO
Nos fetos no fim do Inverno e incio da Primavera, as suas folhas apresentam na face inferior pequenas estruturas arredondadas os soros, no interior do quais ocorre a produo de esporos. Quando chega o Vero, os esporos caem no solo, podendo permanecer sem germinar durante o tempo seco. Mas, se chover, iniciam a sua germinao, formando uma estrutura verde em forma de corao - o protalo -, que se fixa terra atravs dos plos absorventes que possui na face interior. no protalo que so produzidas as clulas sexuais femininas e masculinas. Em boas condies de humidade, a clula sexual masculina nada at atingir a clula sexual feminina, originando-se um ovo ou zigoto. Este desenvolve-se formando um novo feto, semelhante ao que lhe deu origem.

A REPRODUO DO MUSGO

No Vero aparecem nos musgos estruturas compridas que tm uma cpsula que funciona de esporngio. A cpsula do musgo cresce e desenvolve-se, libertando esporos que so facilmente disseminados pelo vento por serem leves. Se encontrarem condies favorveis germinam. O ovo ou zigoto, resultante da fecundao, origina a cpsula onde se produzem os esporos.

You might also like