You are on page 1of 5

Motores Eltricos

comum a utilizao de motores eltricos nas instalaes rurais. Eles so as maiores fontes de perturbaes na instalao quando no so dimensionados, instalados e operados corretamente. Limitar a corrente de partida o principal recurso para se evitar distrbios na rede de alimentao e aumento da demanda de energia eltrica. O objetivo evitar transitrios que possam ocasionar quedas de tenso em outros pontos da rede ou, at mesmo, interrupo. Podero ocorrer situaes econmicas desfavorveis com o impacto na demanda de altas correntes de partida. Para a escolha do mtodo de partida devese levar em considerao as caractersticas da mquina a ser acionada: curva conjugado x rotao, inrcia, regime de trabalho, tempos limites (acelerao, frenagem e regime contnuo); circunstncia de disponibilidade de potncia de alimentao: restries de queda de tenso impostas pelo sistema de alimentao ou limites de corrente; e confiabilidade do servio: condies de operao, emergncias ou situaes crticas. So diversos os tipos de acionamentos possveis a serem utilizados no meio rural e sua escolha fortemente influenciada pelo tipo de carga, mquina que vai ser acoplada ao seu eixo, a ser acionada. Se uma carga mecnica requer determinada potncia P, equivale a necessitar de um dado conjugado C a uma dada rotao N. Desta forma, para um sistema dotado de movimento de rotao temos uma relao entre estas grandezas representada pela equao (1):

A principal caracterstica de uma carga qualquer , portanto, dada pela curva CxN, sendo este um dos critrios de classificao de carga mais utilizado para a escolha do acionamento. Entretanto, o levantamento exato da curva CxN no uma tarefa simples. Na maioria das vezes so necessrias medies de campo, tais como: corrente de partida direta, corrente de operao e tempo de acelerao e frenagem, para se conhecer melhor as caractersticas da carga. O conjugado exigido, durante a acelerao ou frenagem de um sistema em rotao, atinge valores maiores que o nominal. Entretanto, devido sua curta durao, nem sempre levado considerao na definio do acionamento, mesmo porque os fabricantes de mquinas j prevem esta solicitao em condio de partida direta e por inrcia. Os esforos envolvidos durante a acelerao e frenagem dependem da inrcia da carga, variao de rotao e tempo de acelerao ou frenagem. Alguns mtodos de partida so descritos abaixo:

A partida direta, ou partida a plena tenso, a mais favorvel considerando apenas o motor, j que no impe restries s suas caractersticas de conjugado e rotao. um mtodo que pode ser aplicado em mquinas independente de sua condio de partida, vazio ou em carga, e que por este motivo suportam facilmente o conjugado de acelerao. Por utilizar poucos componentes e ter um comando simples possui grande confiabilidade de servio. O mtodo de partida estrela-tringulo o mais conhecido e tambm muito simples. Para que este mtodo seja utilizado o motor deve funcionar em tringulo e possuir trs terminais acessveis. Este mtodo pode ser aplicado quando as mquina partem em vazio ou com conjugado resistente baixo, ou quando h restries de disponibilidade de potncia na alimentao do sistema. necessrio parametriz-la em tempo. As chaves compensadoras possuem a vantagem de permitir ajustes de tenso e corrente no campo por uma simples mudana de tap. Esse mtodo usualmente aplicado no acionamento de mquinas de grande porte que partem com carga inicial. Alm disto alivia o conjugado de acelerao devido tenso inicial reduzida, e conseqentemente h uma reduo da disponibilidade de potncia para alimentao. Para permitir uma melhor adequao da partida no acionamento da mquina possvel parametrizar a tenso inicial. Tanto para a chave estrela-tringulo quanto para a compensadora existe uma maior relaes de componentes e, portanto exige-se uma maior qualidade de superviso para se ter um bom nvel de confiabilidade. A evoluo da eletrnica de potncia, permitindo o controle de correntes cada vez maiores, e a necessidade de suprir as deficincias dos mtodos tradicionais de partida de motores eltricos, levaram ao desenvolvimento das chaves estticas de partida ou chaves de partida suave. Estas chaves utilizam softwares de computadores para a entrada em operao. Elas podem ser aplicadas no acionamento de mquinas independentemente das condies de partida. Tambm permite uma parametrizao em rampa oferecendo uma acelerao progressiva e uniforme da mquina o que possibilita uma reduo da disponibilidade de potncia para alimentao. Em contrapartida, exige melhor qualidade de superviso para se obter confiabilidade de servio. Pela ausncia de choques mecnicos na acelerao da mquina aumenta consideravelmente os intervalos de manuteno, o que contribui para uma maior vida til do equipamento. Os inversores de freqncia so equipamentos com qualidade reconhecida em automao e possui inmeras aplicaes no setor rural. RIZZO (1991) estudou a viabilidade tcnico-econmica da utilizao de inversores quando comparado com vlvulas de estrangulamento e fluido recirculado para controle de vazo. Resultados obtidos mostram que, em mdia, a utilizao de inversores de freqncia resulta numa economia de energia trs vezes superior aos demais mtodos. Alm do mais a utilizao de inversores de freqncia contribui, dentre outros, nos seguintes

aspectos: (i) reduo de desgaste mecnico e da manuteno associada; (ii) reduo da demanda de energia; (iii) economia de energia; e (iv) melhoria do fator de potncia.

Legislao
Como o consumidor rural fica a uma grande distncia da subestao de distribuio a chance de ocorrer sobretenso, subtenso ou ainda fortes oscilaes de tenso so maiores do que o consumidor urbano. Alm disto, o nvel de tenso um dos critrios tcnicos para aprovao ou no de novos projetos. Este item trata da legislao em vigor que determina os nveis de tenso no fornecimento de energia eltrica, considerando os limites de variao das tenses a serem observadas pelas concessionrias e consumidores. At o ano passado vigorava era a Portaria DNAEE n. 047 de 17 e abril de 1978. Esta portaria estabelecia, entre outras coisas, que as concessionria de energia eltrica poderiam fixar, no ponto de entrega, uma tenso com variao de 5 % para mais ou para menos com relao a tenso nominal do sistema. Os limites de variao de tenso no ponto de entrega da energia poderiam variar entre + 5% (mais cinco por cento) e -7,5 % (menos sete e meio por cento). Estes limites de fornecimento e variao de tenso eram vlidos para quando o atendimento fosse feito em tenso de transmisso, subtransmisso ou primria de distribuio. Em 26 de novembro de 2001 a ANNEL publicou a resoluo n. 505, que estabelece de forma atualizada e consolidada, as disposies relativas conformidade dos nveis de tenso de energia eltrica para regime permanente, revogando a portaria n. 047 do DNAEE. Esta resoluo agora estabelece indicadores individuais e coletivos e separa os nveis de tenso em adequados, precrios e crticos. A tabela abaixo classifica a Tenso de Atendimento (TA) com base na faixa de variao da Tenso de Leitura (TL) em relao Tenso Contratada (TC).

Esta resoluo inova porque a partir de 2002 a concessionria dever enviar para a ANEEL o cadastro de todas as unidades consumidoras atendidas em tenso inferior a 69 KV e a ANEEL definir por meio estatstico aleatrio as unidades da amostra para fins de medio. Com este sistema o agente regulador ter dados suficientes para avaliar a qualidade de fornecimento de energia eltrica de cada concessionria no que diz respeito oscilao de tenso. De fato, por administrar regies diferentes, cada concessionria possui problemas diferentes intrnsecos ao seu sistema. Concessionrias que fornecem seus servios para regies onde a zona rural muito ampla, possivelmente apresentaro ndices de conformidade de tenso piores que os daquelas que fornecem energia a cargas agrupadas em centros urbanos. De qualquer forma, um avano para os consumidores rurais que tero a qualidade de fornecimento regulada de forma mais eficaz pela ANEEL. O investimento das concessionrias para a realizao de obras nas localidades rurais onde for comprovado um nvel de tenso fora dos parmetros estabelecidos nesta resoluo ir aumentar sensivelmente. A anlise de viabilidade tcnica de atendimento de novos clientes na zona rural tambm dever ser mais criteriosa, com a tendncia de aumentar as aprovaes como melhoria na rede com participao do consumidor. Dependendo da melhoria de rede a ser realizada o custo da mesma poder inviabilizar todo o projeto do proprietrio. Esta afirmao vlida, tambm, para aumento de carga, impossibilitando a expanso dos negcios do proprietrio rural ou fazendo com que o mesmo recorra a fontes descentralizadas de gerao. Alm das medies amostrais da ANEEL, o consumidor tambm poder solicitar estas medies quando se sentir lesado. A partir de 1 de janeiro de 2005, quando forem detectados problemas de tenso em consumidor e este no for resolvido no prazo estabelecido, o mesmo ser restitudo por ter sido submetido ao servio inadequado.

Programas de eletrificao rural


De forma geral, o setor agropecurio brasileiro apresenta tradicionalmente um consumo de energia baixo e sazonal, isto se deve em funo das flutuaes das safras (TOLMASQUIM & SZKLO, 2000). O custo marginal para atender este setor muito alto para as concessionrias e o retorno do investimento muito longo. H alguns anos o governo federal lanou o programa Luz no Campo. A Eletrobrs abriu uma linha de crdito de R$ 1,77 bilho para o financiamento deste programa, mediante recursos da RGR (Reserva Global de Reverso). A Eletrobrs participa com at 75% do valor total do Programa e os 25% restantes so provenientes de obrigaes legais da concessionria e contrapartida dos Estados e Municpios. A meta principal do programa a eletrificao de 1.000.000 de propriedades rurais, notadamente as pequenas e mdias, em um perodo de 4 anos.

Outro programa lanado pelo governo para atender os proprietrios sem acesso energia eltrica o PRODEEM. Este programa objetiva atender comunidades carentes isoladas utilizando fontes renovveis locais em base auto-sustentvel. A atuao direcionada para a energizao de escolas, postos de sade, centros comunitrios, bombeamento d'gua, entre outros.

Concluses
A qualidade da energia para o setor rural no tocante variao de tenso , pela natureza do tipo de fornecimento, um item com maiores complexidades de manuteno que no setor urbano. Do ponto de vista do consumidor, este deve adotar medidas para que o atendimento da sua localidade no seja prejudicado, assim como os outros consumidores conectados mesma rede. Para a concessionria, procurar baixar os ndices que denotam m qualidade de fornecimento como DEC, TMO e FEC, obedecendo legislao do setor sob pena de sofrer penalidades previstas no Cdigo de defesa do consumidor e sob pena de ter seus servios substitudos pelo de um concorrente. Para o legislador no novo ambiente concorrencial deve estipular ndices de qualidade aceitveis para este setor, tanto do lado da oferta quanto da demanda, incentivando ou punindo quando tais ndices estiverem ou no dentro dos padres estabelecidos. Com a reestruturao do sistema eltrico brasileiro e a transferncia da figura de empresrio para o setor privado, os investimentos em eletrificao rural tenderiam a diminuir. De fato, pois, pela tica do investidor privado eles dificilmente seriam rentveis. Porm do ponto de vista da anlise de custobenefcio social e as externalidades positivas que a eletrificao rural acarreta, a soluo deste problema deve constituir uma prioridade, especialmente quando so considerados os desdobramentos sistmicos do dficit energtico rural. Pensando nisso, o governo federal lanou e financiou programas de eletrificao em todo o pas. Estes no se configuram como a panacia para os problemas em eletrificao rural, porm sinaliza a universalizao real do acesso energia eltrica.

You might also like