You are on page 1of 8

A RELAO ENTRE MEDALHAS OLMPICAS E O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONMICO DOS PASES

Edson Guilherme Correia

RESUMO Este artigo tem por objetivo investigar as relaes entre o nmero de medalhas olmpicas e o desenvolvimento socioeconmico dos pases. Visto que desde seu ressurgimento os Jogos Olmpicos tem tido uma importncia que vai muito alm de descobrir quem melhor que quem em qual esporte. O que torna um pas melhor, ganhador de mais medalhas, que outros? Os Jogos Olmpicos de Vero so os que possuem o maior nmero de pases participantes, so 159 pases ao total nas ltimas olmpiadas de Pequim em 2008 e por conta de que nem todos os pases do globo tm condies climticas de participarem dos Jogos Olmpicos de Inverno sero utilizados apenas os Jogos Olmpicos de Vero nesta pesquisa. Alm disso, dados como PIB, IDH, PIB per capita e taxa de alfabetizao tambm sero utilizados. No houve restrio de alguns poucos pases para efeito de comparao, muitos pases foram selecionados por apresentarem dados teis para serem comparados. Todos os pases com um grande nmero de medalhas possuem altos indicadores sociais, como IDH e taxa de alfabetizao. Porm nem todos os pases com estes indicadores altos tm muitas medalhas. O que se pode dizer que os pases no devem investir de forma sistemtica no esporte em degradao de outras reas importantes como sade e saneamento bsico. O sucesso no esporte e nos Jogos Olmpicos de um pas advm de uma boa educao e qualidade de vida que este pas pode oferecer aos seus cidados.
1

Palavras-chave: Olmpiadas, esporte, desenvolvimento, socioeconmico.

INTRODUO Em 1894 o Baro Pierre de Coubertin, um amante dos esportes, funda o Comit Olmpico Internacional (COI ou na sigla em ingls IOC) e em 1896 ocorre os primeiros Jogos Olmpicos da Era Moderna em Atenas na Grcia, com a participao 241 atletas representando 14 naes. Desde ento nmero s tem aumentado e o que comeo com um humilde oramento e poucos interessados ou preocupados com o esporte hoje o maior evento que homem pode organizar. Os ltimos Jogos Olmpicos de Vero, que contaram com a presena de 10 942 atletas de 159 naes de todo o globo. Estes Jogos Olmpicos de 2008 foram acompanhados por mais de trs bilhes de espectadores. Os Jogos Olmpicos deixaram de ser uma mera competio e passaram a ser a competio mais aguardada, mais elaborada e a maior de todas. Com o passar dos anos a abertura dos Jogos Olmpicos passaram a ficar cada vez mais elaboradas e desde ento essas aberturas mostram um pouco da grandeza, cultura e costume do pas e cidade que sediam o evento. As olmpiadas modernas so utilizadas tambm para lanarem ideais polticos. So uma forma discreta e indireta de demonstrar o poderio econmico do pas que a sedia. A China fez isso, nos ltimos Jogos Olmpicos, construindo estdios e ginsios bilionrios. Uma forma de mostrar ao mundo o seu poderio econmico. Para que o pas que sedia o evento no faa feio no palco mundial, alm de construes magnficas, uma boa rede de transporte pblico, segurana e sade so observados pelos turistas e por representantes do COI (Comit Olmpico Internacional). Tudo isso levado em conta na hora de analisar se o pas fez bonito ou no.

Entretanto existe algo que oficialmente no levado em conta, quando na verdade deveria. O que torna um pas melhor do que outro? Por que alguns pases possuem tantas medalhas quanto outros? Por que uns investem mais em esporte do que outros? O fato a ser analisado neste artigo a relao entre o nmero de medalhas de alguns pases e o desenvolvimento social e econmico deste pas.

ANLISE E INVESTIGAO O maior medalhista da histria dos Jogos Olmpicos de Vero na verdade uma ucraniana que adorava bal e aos 29 anos possua em torno de 5 kg de ouro em medalhas olmpicas, foram 18 medalhas, nove s de ouro, todas na ginstica olmpica. Conquistadas entre 1956 e 1964, seu nome Larissa Latynina. Na poca que competiu, Larissa no competia exatamente por seu pas, mas pelo bloco ao qual ele pertencia, a extinta Unio Sovitica. Que desde o seu surgimento at o seu fim conquistou 1010 medalhas nos Jogos Olmpicos de Vero de que participou. o segundo pas com o maior nmero de medalhas, perdendo apenas para os Estados Unidos. Em sua existncia a Unio Sovitica sofria de graves problemas sociais internos e mesmo assim conseguia fazer frente ao poderio militar e rivalizar com o nmero de medalhas da potncia mundial concorrente os EUA. Com os anos da Guerra Fria e a tenso produzida pelos dois pases potncia, o nmero de medalhas ganho nos Jogos Olmpicos passou a ser um indicativo de superioridade do sistema socioeconmico, capitalismo ou socialismo? Com certeza no foi um dos motivos da decadncia e do fim da Unio Sovitica, porm este conceito se mantm at hoje e inevitavelmente jornalistas e polticos comparam este nmero, como sendo uma amostra do desenvolvimento do pas. Ento, como pode um pas se destacar tanto no cenrio mundial dos esportes e outros no?

Para efeito de comparao, o Brasil que possui 91 medalhas no total, tem um PIB de 2 492 trilhes de dlares. A Austrlia tem um PIB de 1 488 trilhes de dlares e 432 medalhas. Entretanto o PIB per capita australiano de mais de 40 mil dlares e o IDH muito elevado. J o Brasil possui um PIB per capita de pouco mais de 12 mil dlares e um IDH considerado elevado. Em 2011 o Brasil chegou a investir R$ 343,4 bilhes em mais de 1 136 obras para eventos olmpicos e esportes em geral. Em comparao a Austrlia gasta bem menos em esporte (67,6 bilhes de dlares por ano), no entanto atende uma populao bem maior e incentiva seus jovens a praticar esporte. Os equipamentos, quadras e toda a infraestrutura so muito bem cuidados e todas as escolas australianas possuem um complexo esportivo bem equipado para esportes olmpicos e outros, como no modelo norte-americano. Uma matria da revista Super Interessante de junho de 2012 traz mapas e dados sobre os pases e o nmero de medalhas de cada um. Um dado muito interessante o nmero de medalhas per capita: o pas em primeiro lugar a Finlndia, com 0,057 medalhas por habitante, o Brasil novamente fica l trs com o 74 lugar e 0,00047 medalhas por habitante. Algo um tanto incoerente, visto que a Finlndia apesar de possuir um IDH muito elevado e um PIB per capita semelhante ao da Austrlia, possui uma populao e PIB muito inferiores. O Brasil com uma populao de 192 milhes de habitantes e a Finlndia com pouco mais de cinco milhes. Com uma populao maior o Brasil deveria ter mais atletas e estaticamente mais chances de medalhas. Entretanto no isso que ocorre. Os pases da Escandinvia possuem uma populao muito menor que a do Brasil e ainda sim um nmero muito mais alto de medalhas em vrios esportes. Entretanto pode-se comear a entender que o IDH e o PIB per capita, ambos quanto mais altos parecem ser fortes indicadores de um pas que se destaca nas Olmpiadas. Provavelmente porque pases com altos ndices sociais j no possuem tantos problemas bsicos como pases que crescem muito, porm no se desenvolvem como o caso do Brasil. A Sucia, por exemplo, e todos os pases da
4

pennsula escandinava possuem uma taxa de alfabetizao de 99%, contra 90,4% do Brasil. Isso tem um peso muito grande porque exatamente na escola que a criana deve receber o incentivo e instrues corretas para a prtica de esportes e no Brasil com a maioria de suas escolas muito sucateadas e no possuem nem o bsico para uma educao de qualidade.
A Sucia o pas que mais investe em educao. S em 2005, gastou 7,6% do seu Produto Interno Bruto nessa rea, superando os Estados Unidos, a Frana, o Japo e a Itlia, que aplicaram ndices inferiores do seu PIB no mesmo setor. Valente, Nelson.

Seria a educao o maior trunfo da Sucia e demais pases para o seu sucesso nos Jogos Olmpicos? Provavelmente sim, afinal a educao e o esporte esto fortemente ligados. Outro exemplo seria Cuba, com um IDH elevado, um PIB de pouco mais de 51 bilhes um PIB per capita de US$ 4 500. Uma taxa de alfabetizao de 99,8% e 188 medalhas olmpicas. Desta forma, fica fcil enxergar que existem dois indicadores que esto fortemente ligados ao sucesso olmpico: o IDH e sem sombras de dvidas a taxa de alfabetizao. No uma regra, mas uma pr disposio. Pases como a Argentina e Chile possuem indicadores sociais muito superiores ao do Brasil e no possuem um grande nmero de medalhas olmpicas. Todos os pases que possuem uma grande quantidade de medalhas, acima de 188 medalhas, possuem altas taxas de alfabetizao e IDH. No entanto, nem todos os pases que possuem altas taxas de alfabetizao e IDH possuem um grande nmero de medalhas olmpicas. O Brasil da forma como est no est no caminho certo. Investindo pouco em educao e consequentemente no esporte. O que conseguimos de medalhas at
5

hoje foi no teimosia de atletas muito dedicados. O governo brasileiro espera um atleta despontar para s ento passar a investir nele. O Brasil possui uma populao enorme, mas apenas uma pequena parcela desta populao possui acesso ao esporte. Contudo, com tantos problemas que o Brasil tem em reas bsicas, como sade, saneamento bsico, a educao e segurana. A Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olmpicos que iremos sediar, no foram boas ideias. Temos problemas mais urgentes para resolver, do que mostrar ao mundo nosso carnaval e futebol. J crescemos bastante, hora de nos desenvolvermos. O esporte sem dvida muito importante para a qualidade de vida dos cidados, a atividade fsica possui inmeros benefcios j comprovados. Mas no deve ser a prioridade em um pas com tantos problemas bsicos. O sucesso nos Jogos Olmpicos deve vir como uma consequncia do desenvolvimento social de um pas. Deve ser um fruto de uma boa educao e qualidade de vida que o pas pode oferecer aos seus cidados.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Revista Mundo Estranho (http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-eo-maior-medalhista-da-historia) Portal de notcias GP1 (http://www.gp1.com.br/noticias/investimento-eminfraestrutura-de-esporte-e-o-que-mais-cresce-no--brasil-216185.html) Site oficial do Governo da Austrlia (http://www.ausport.gov.au/information/finding_sport_information/topic/economics) Pgina do Governo da Finlndia (http://www.vaestorekisterikeskus.fi/) Revista Super Interessante Edio 305 - junho/2012 Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/1706638-su%C3%A9cia-%C3%A9pa%C3%ADs-que-mais/#ixzz1yMYbckNb CHILE: Proyecciones y Estimaciones de Poblacin. Total Pas 1950-2050 Instituto Nacional de Estadsticas Instituto Nacional de Estatsticas e Censos da Argentina (http://www.indec.gov.ar/) Site do FMI (http://www.imf.org/external/index.htm) SANTOS, Welinton, A Economia com as Olmpiadas, 2009. (http://www.artigonal.com/esporte-artigos/a-economia-com-as-olimpiadas1343657.html)
7

Site do Comit Olmpico Internacional. (http://www.olympic.org/) Ministrio do Esporte. (http://www.esporte.gov.br/acessoInformacao/despesas.jsp) TAVARES, O. Esporte, movimento olmpico e democracia: o atleta como mediador. Tese de doutorado. Programa de Ps-graduao em Educao Fsica. Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro, 2003. PRONI, W. Marcelo, ARAUJO, S. Lucas, AMORIM, L. C. Ricardo. Leitura Econmica dos Jogos Olmpicos: Financiamento, Organizao e Resultados.

You might also like