You are on page 1of 24

TRATADO SOBRE A ORAO

TRATADO SOBRE A ORAO

Tertuliano de Cartago

Traduo: D. Timteo Anastcio Livro: "Tratado sobre a Orao"

I Cristo ensina uma nova forma de orao 1. Jesus Cristo, nosso Senhor, que tanto Esprito de Deus, como Palavra de Deus e Verbo de Deus, (Palavra do Verbo e Verbo da Palavra), instituiu para os novos discpulos do Novo Testamento uma nova forma de orao. Convinha, realmente, que tambm nesse plano se guardasse o vinho novo em odres novos e se costurasse um pano novo numa veste nova (cf. Mt 9,16-17; Mc 2, 21-22; Lc 5,36-39). De resto, tudo que viera antes, ou foi inteiramente abolido como a circunciso, ou foi completado como o resto da Lei, ou cumprido como a profecia, ou levado perfeio como a prpria f. 2. A nova graa de Deus renovou todas as coisas, fazendo-as passar de carnais a espirituais, mediante o Evangelho, que opera a reviso de todas as coisas antigas. Pelo Evangelho, nosso Senhor Jesus Cristo se fez reconhecer como Esprito de Deus, Palavra de Deus e Verbo de Deus: Esprito, por seu poder eficaz; Palavra, por seu ensinamento; Verbo, por sua vinda. Assim, pois, a orao instituda por Cristo rene trs dimenses: a do Esprito, razo da sua grande eficcia; a da Palavra, em que ela se exprime; e do Verbo...[lacuna] Joo j ensinara seus discpulos a orar 3. Tambm Joo Batista j ensinara seus discpulos a orar. Mas tudo em Joo era preparao vinda de Cristo. Quando Cristo cresceu - e Joo j anunciara que era preciso que Cristo crescesse e ele mesmo diminusse (cf. Jo 3,30) - toda a obra do precursor se transferiu para o Senhor, segundo o esprito de Joo. Por isso, nada nos resta das palavras com que Joo ensinou a orar, pois as coisas terrenas deram lugar s celestes. "Quem da terra - diz Joo - fala o que da terra, mas o que vem do cu fala daquilo que viu" (Jo 3,31-32). E o que no celeste no Cristo Senhor, inclusive o seu ensinamento sobre a orao? Como orar 4. Consideremos, pois, irmos abenoados, a celeste sabedoria de Cristo, que se manifesta, em primeiro lugar, pelo preceito de orar em segredo (cf. Mt 6,6). Por a Cristo induzia o homem a acreditar que o Deus Onipotente nos v e nos escuta em toda parte, mesmo em casa e nos lugares mais escondidos. Ao mesmo tempo, ele queria que a nossa f fosse discreta, de modo que, confiante na presena e no olhar de Deus em toda parte, reservasse o homem s a Deus a sua venerao.

5. J no preceito seguinte (cf. Mt 6,7), se manifesta uma sabedoria que se refere tanto f, como ao discernimento da f. Pois, certos de que Deus em sua providncia olha pelos seus, no se deve pensar que para nos aproximarmos dele precisamos de muitas palavras. Uma orao breve 6. Aqui chegamos, por assim dizer, ao terceiro grau da sabedoria. Com efeito, essa brevidade est apoiada na significao de palavras grandes e felizes, pois quanto mais curta, mais rica de sentido esta orao. De fato, ela no compreende apenas a exigncia prpria da orao, isto , a venerao de Deus e a splica do homem, mas quase todas as palavras do Senhor. Constitui uma lembrana de todo o seu ensinamento, de tal modo que nela temos uma sntese de todo o Evangelho.

II "Pai que estais no cu" 1. Comeamos por um testemunho sobre Deus e pelo efeito da f, quando dizemos: "Pai, que ests no cu". De fato, a no s oramos a Deus, mas tambm mostramos a nossa f, que tem por conseqncia cham-lo de Pai. Como est escrito, "queles que crem em Deus, foilhes dado o poder de ser chamados filhos de Deus" (Jo 1,12). 2. Alis, o Senhor, muitas vezes, nos faz saber que Deus Pai. At mesmo ordenou que a ningum chamemos de Pai sobre a terra (cf. Mt 23,9), mas s quele que temos no cu. Portanto, ao orar desta forma, cumprimos tambm um preceito. 3. Felizes aqueles que reconhecem o Pai. Eis o que Deus censura a Israel, eis o que afirma, chamando por testemunhas o cu e a terra: "Gerei filhos, e eles no me reconheceram" (Is 1,2). 4. Dizendo, pois, Pai, damos a Deus o seu nome, termo que significa atitude filial e autoridade. 5. Dizendo Pai, invocamos tambm o Filho. O Senhor disse: "Eu e o Pai somos um" (Jo 10,30). 6. Nem mesmo a Me Igreja preterida, pois no Filho e no Pai reconhecemos tambm a Me, que nos atesta o nome do Pai e do Filho.

7. Assim, por esta nica relao de afinidade, adoramos a Deus, cumprimos o preceito e condenamos os que esquecem seu Pai.

III Cristo nos revela o Pai 1. O nome de Deus como Pai, antes, a ningum fora revelado. Mesmo a Moiss, que perguntara a Deus seu nome, um outro nome foi dito. Quem no-lo revelou foi o Filho. preciso que haja o nome do Filho, para de novo termos o nome do Pai. O Senhor disse: "Eu vim em nome de meu Pai" (Jo 5,43). E ainda: "Pai, glorifica o teu nome" (Jo 12,28). E ainda mais claramente: "Eu manifestei o teu nome aos homens" (Jo 17,6). "Santificado seja o teu nome" 2. Pedimos, pois, que esse nome seja santificado. No que caiba aos homens desejar o bem a Deus, como se algum lhe possa dar qualquer coisa. Ou que Deus passe necessidade, sem os nossos votos. Mas muito conveniente que Deus seja bendito em todo tempo e lugar pelo homem. Com efeito, todos os homens devem se lembrar, sem cessar, dos benefcios divinos. Este pedido tem a funo de bendizer a Deus. 3. Quando, alis, deixa o nome de Deus de ser santo e santificado por si mesmo? No , acaso, por meio dele, que os outros so santificados? Os anjos em torno de Deus no cessam de dizer: Santo, Santo, Santo! Da mesma forma, tambm ns, destinados a viver em companhia dos anjos, se o merecermos, aprendemos desde j na terra, este louvor a Deus, assim como aprendemos o que faremos no futuro, na glria. 4. Eis o que se refere glria de Deus. Mas, o que que pedimos para ns, ao dizer: "Santificado seja o teu nome"? Pedimos, na realidade, que ele seja santificado em ns, que o ouvimos, e tambm naqueles que Deus ainda aguarda com a sua graa. Assim, orando por todos, observamos igualmente um outro preceito evanglico, que de rezar por todos, mesmo os nossos inimigos (cf. Mt 5,44). No dizendo que o nome de Deus seja santificado em ns, estamos dizendo que ele seja santificado em todos.

IV

"Seja feita a tua vontade no cu e na terra" 1. Prosseguindo a orao, acrescentamos: "Seja feita a tua vontade no cu e na terra". No pensamos que algum possa impedir que se faa a vontade de Deus, e por isso pedimos-lhe a realizao da sua vontade. O que pedimos que a vontade de Deus se realize em todos os homens. Nesta expresso figurada, o cu nosso esprito, e a terra nosso corpo. 2. Se, entretanto, devemos entender de modo mais simples, idntico o sentido dessa splica. Pedimos que se faa em ns a vontade de Deus na terra, a fim de que possa realizar-se em ns igualmente no cu. Que que Deus quer, seno que andemos conforme os seus ensinamentos? Pedimos, pois, que ele nos leve a aceitar o que ele quer e nos d o poder de assim agir, para que sejamos salvos tanto no cu como na terra. Pois o que Deus mais quer a salvao daqueles que adotou como filhos. 3. Tambm segundo a vontade de Deus o que fez o Senhor, pregando, agindo e sofrendo. Na verdade, ele mesmo o diz: "Eu no fao a minha vontade, mas a vontade do Pai" (cf. Jo 6,38). , pois, fora de dvida que ele fazia a vontade do Pai. E agora ele nos convida a fazer o mesmo que ele, de modo que tambm ns preguemos a palavra de Deus, trabalhemos e suportemos o sofrimento at morte. Mas, para podermos agir desse modo, precisamos aceitar a vontade de Deus. 4. Dizendo, pois, "Seja feita a tua vontade", desejamos o melhor para ns mesmos, pois no h mal algum na vontade de Deus, mesmo se ele pune algum por seus pecados que o contrapem, de certo modo, ao que santo. 5. Alm disso, com essas palavras, criamos coragem para suportar o sofrimento. O prprio Senhor, na iminncia da paixo, para mostrar em sua carne a fraqueza da nossa, assim disse: "Pai, se queres, afasta este clice" (Lc 22,42). Mas, depois, lembrado da sua orao, acrescentou: "No se faa a minha, mas a tua vontade". Ele a vontade e o poder do Pai. Mas, para mostrar como devemos sofrer por causa dos nossos pecados, entregou-se vontade do Pai.

V "Venha o teu Reino"

1. Este pedido, como o anterior, refere-se a ns e significa: "Venha em ns o teu Reino". Mas, quando que Deus no reina, ele que "tem nas mos o corao de todos os reis"? (Pr 21,1). Na verdade, quando ns desejamos algo de bom a Deus o pedimos, e a ele atribumos alcanar tudo quanto esperamos. Deste modo, se a realizao do reino do Senhor se funda na vontade de Deus e em nossa atitude, como podem alguns querer para o mundo certas delongas, se o Reino de Deus, que rogamos, tende consumao do mundo? Nosso maior desejo reinar quanto antes e no continuar escravos por mais tempo! 2. Mesmo, pois, que no constasse da orao esse pedido, "Venha o teu Reino", ns o teramos feito espontaneamente, na nsia de abraar as alegrias esperadas (cf. Hb 4,11). 3. As almas dos mrtires, sob o altar, clamam ao Senhor, com impacincia: "At quando, Senhor, tardars a vingar o nosso sangue contra os habitantes da terra"? (Ap 6,10). Sim, fora de dvida que Deus decidiu ving-los no fim do mundo. 4. Venha, pois, Senhor, quanto antes o teu Reino, a fim de se cumprir o desejo dos cristos, para confuso dos pagos e alegria dos anjos. para se cumprir tua vontade que estamos abatidos, que lutamos e, sobretudo, que oramos.

VI "D-nos hoje o nosso po cotidiano" 1. Com que arte a sabedoria divina dispe as partes desta orao! Depois das coisas do cu, isto , depois do nome de Deus, da vontade de Deus e do Reino de Deus, podemos pedir por nossas necessidades terrestres. O Senhor, com efeito, j havia declarado: "Procurai em primeiro lugar o Reino de Deus, e recebereis a mais as outras coisas por acrscimo" (Mt 6,33). 2. Na verdade, devemos entender, antes, em sentido espiritual o pedido: "D-nos hoje o nosso po cotidiano". O Cristo, com efeito, nosso po, porque o Cristo vida, e o po tambm vida. Alis, ele disse: "Eu sou o po da vida" (Jo 6,35), e um pouco antes: "O po a Palavra do Deus vivo, que desceu do cu" (cf. Jo 6,32). Ademais, como ele disse: "Isto o meu corpo" (Lc 22,19), cremos que o seu corpo est

presente no po. Assim, pedindo o po cotidiano, rogamos a Deus viver sempre em Cristo e inseparveis do seu corpo. 3. Mas, se compreendermos em sentido literal estas palavras, no poderia ser custa do seu carter religioso e do ensino espiritual dado pelo Senhor. Com efeito, ele manda que peamos o po, como a nica coisa necessria aos que tm f. Dos outros bens, so os pagos que vo busca (cf Mt 6,32-33). Para nos fazer compreender isto, o Senhor usa exemplos e emprega parbolas, como, por exemplo, quando pergunta: "Acaso tira o pai o po dos seus filhos e o atira aos ces?" (Mt 15,26; Mc 7,27). E ainda: "Acaso ele d uma pedra ao filho que pede po?" (Mt 7,9). Ele mostra, assim, o que devem os filhos esperar do pai. E o homem que bate porta do seu amigo em plena noite, ele o faz para obter po (cf. Lc 11,5-8). 4. Com razo, o Senhor acrescenta: "D-nos hoje". Porque j antes prevenira: "No vos preocupeis com o que havereis de comer amanh" (cf. Mt 6,34). No mesmo sentido, ele utiliza aquela parbola do homem preocupado em ampliar seus celeiros para reservar as colheitas abundantes e, assim, gozar de segurana por muito tempo. Mas nessa mesma noite ele morreu! (cf. Lc 12,16ss).

VII "Perdoa-nos as nossas dvidas" 1. bvio que, depois de venerar a generosidade de Deus, roguemos tambm a sua clemncia. De que nos serviria o alimento, se aos olhos de Deus no fssemos seno como um touro a engordar para ser sacrificado? O Senhor sabe que s ele sem pecado. por isso que ele nos ensina a pedir: "Perdoa-nos as nossas dvidas". Pedir perdo j uma confisso, pois quem pede perdo, confessa ter pecado. Assim, a penitncia se revela agradvel a Deus, porque ele a prefere morte do pecador (cf. Ez 18,21-23). 2. Na Escritura, a palavra "dvida" significa pecado, no sentido de se faltar ao dever. Ao juiz submete-se esta dvida, cujo pagamento exigido por ele. S se pode escapar ao pagamento da divida, se o juiz a perdoar. Como o caso daquele servo a quem o patro perdoou sua dvida (cf. Mt 18,23-35). A parbola inteira um exemplo do que dizemos. O senhor liberta o servo da sua dvida, mas este, por sua vez, no perdoa ao seu devedor. Acusado junto do seu patro entregue ao

algoz at que pague o ltimo centavo, isto , at mesmo pela falta mais leve (cf. Mt 5,25ss). Tudo isso tem o mesmo sentido daquilo que afirmamos: "Perdoamos aos nossos devedores". 3. Em outro lugar, o Senhor diz, empregando as mesmas palavras desta orao: "Perdoai, e vos ser perdoado" (Lc 6,37). E quando Pedro perguntou se devia perdoar sete vezes ao irmo, o Senhor respondeu: "Mais ainda, setenta e sete vezes" (Mt 18,21-22). Deste modo, o Senhor aperfeioava a Lei, visto que no livro do Gnesis se declara que Caim ser vingado sete vezes e Lamec setenta e sete (cf. Gn 4,15.24).

VIII "No nos submetas tentao" 1. Completando orao to concisa, o Senhor acrescentou que supliquemos no s o perdo dos pecados, mas tambm que de todo, os evitemos: "No nos submetas tentao". Isto quer dizer: No permitas que o Tentador nos faa cair. 2. No pensemos que o Senhor nos quer tentar, como se ignorasse a f de cada um de ns, ou como se ele quisesse nos fazer cair. 3. o maligno que nos faz cair. Fraco e malvado o Diabo. Assim, quando Deus ordenou a Abrao o sacrifcio do seu filho, no foi para tirar-lhe a f, mas para prov-la (cf Gn 22, 1-18). Queria, sim, fazer dele um exemplo para o mandamento que iria dar mais tarde: os que vos so caros, no os ameis mais do que a Deus (cf. Mt 10,37). 4. Um dia, o prprio Senhor foi tentado pelo Diabo, mostrando que este, e no ele, o dono e mestre de toda tentao. 5. Mais tarde, o Senhor confirmou essa passagem, quando disse: "Orai para no cairdes em tentao" (Mt 26,41). Os discpulos caram na tentao, a ponto de abandonar o Senhor, porque preferiram dormir a orar (cf. Mt 26,40-45). 6. A isto corresponde o final do Pai nosso, que explica o pedido: "No nos submetas tentao". o que diz a orao: "Mas livra-nos do Maligno" (Mt 6,13).

IX Esta orao muito rica 1. Em to poucas palavras, quantas declaraes dos Profetas, dos Evangelhos, dos Apstolos, quantos discursos do Senhor em parbolas, exemplos e preceitos, so relembrados! E quantos deveres religiosos so a repassados 2. Falando do Pai, a orao nos lembra a honra devida a Deus. Na revelao do seu nome, testemunhamos a f. Em face da sua vontade, oferecemos a nossa submisso. Quando se fala do Reino, recordamos a nossa esperana. Pedindo o po, rogamos a vida. Pedindo perdo, confessamos nossos pecados. Solicitando a proteo divina, mostramonos preocupados com as tentaes. 3. Mas, por que se admirar disso? S Deus podia nos ensinar como quer que o invoquemos na orao. Dele mesmo nos vem a regra da orao, que ele animava com o seu Esprito, no instante mesmo em que ela saa da sua boca. Assim, pois, por fora de um privilgio especial, ela sobe direto ao cu, recomendando ao Pai o que o Filho ensinou.

X Outros pedidos legtimos 1. Mas o Senhor, que prev as necessidades humanas, depois de nos ensinar esta orao, acrescenta, em outro lugar: "Pedi e recebereis" (Mt 7,7; Lc 11,9). Com efeito, existem outras coisas a pedir, segundo as circunstncias. Primeiro, porm, devemos proferir essa orao do Senhor, que representa o fundamento de nossos outros desejos. Temos, pois, o direito de acrescentar alm desta orao, outros pedidos, sob a condio de nos lembrarmos dos preceitos evanglicos. Se estivermos distanciados desses preceitos, estaremos outro tanto distantes dos ouvidos de Deus. XI Como devemos orar? 1. A lembrana dos preceitos divinos abre orao o caminho do cu. Deles, o primeiro consiste em que no subamos ao altar de Deus, sem antes nos reconciliarmos com um irmo, caso haja entre ns e ele

motivo de discrdia ou ofensa. Que sentido teria apresentar-se paz de Deus, sem estar em paz com o irmo? Buscar a remisso das prprias dvidas, sem abrir mo das alheias? Como aplacar o Pai, se guardar raiva contra o irmo? De fato, Deus nos probe toda ira, mesmo apenas esboada. 2. Lembremo-nos de Jos. Ao despedir os irmos para que lhe trouxessem o pai, recomendou-lhes: "No se deixem levar pela ira, no caminho" (Gn 45,24). Com isso, ele nos deu, tambm a ns, um conselho. Com efeito, a nossa maneira de viver chamada de "caminho" (cf. At 9,2). Assim, quando vamos pela estrada da orao, no devemos caminhar para o Pai com sentimentos de clera. 3. Da vem que o Senhor, de modo bem explcito, ampliando o contedo da Lei de Moiss, sobrepe ao homicdio a ira contra o irmo. Ele no permite nem mesmo uma palavra m. Se for, porm, inevitvel ficar encolerizado, nossa ira no v alm do pr-do-sol, como nos adverte o Apstolo (cf. Ef 4,26). , pois, temerrio, passar o dia inteiro sem orar, enquanto te recusas a perdoar teu irmo, ou ento, perder a tua orao perseverando em clera.

XII Oremos com o corao puro 1. Devemos estar livres no somente da clera, mas de toda perturbao da alma, quando nos entregamos orao, que h de ser feita com um esprito semelhante ao Esprito ao qual se dirige. Um esprito no purificado no pode ser reconhecido pelo Esprito Santo. Nem um esprito triste pelo alegre Esprito de Deus. Nem um esprito perturbado, pelo Esprito da liberdade (cf. 2 Cor 5,17). Ningum acolhe um adversrio; hospeda-se apenas um amigo.

XIII Puro seja o corao 1. De resto, que motivo temos para lavar nossas mos antes de ir orar, se o nosso esprito est imundo? At as nossas mos precisam ser espiritualmente lavadas, a fim de que se levantem incontaminadas de mentira, de violncia, de crueldade, dos atos de envenenamento, de

idolatria e de outras manchas que brotam do corao e se realizam pelas mos. esta a verdadeira pureza (cf. 1Tm 2,8; Mt 15,20). No se trata daquelas ablues que a maior parte das pessoas observa supersticiosamente para orar. Mesmo se acabam de vir de um banho completo, usam a gua. 2. Como eu refletisse com a maior ateno o sentido dessa praxe, ocorreu-me lembrana o gesto de Pilatos, lavando as mos ao entregar o Senhor condenao (cf. Mt 27,24). Quanto a ns, adoramos o Senhor; no o tramos. Devemos agir de maneira contrria ao exemplo do traidor e no lavar as mos, a no ser por alguma contaminao prpria da condio humana e da qual outros tm conhecimento. De resto, esto j bastante limpas as mos que, em Cristo, lavamos uma vez por todas, junto com todo o corpo.

XIV 1. Israel, embora lave todo dia o corpo, no est, contudo, purificado. Suas mos esto sempre impuras, eternamente manchadas com o sangue dos profetas e com o do prprio Senhor. Por isso, os israelitas, culpados hereditariamente dos mesmos crimes de que tinham conscincia os seus pais, no ousam levantar as mos para o Senhor, de medo do clamor de um Isaas e de causar horror a Cristo. Quanto a ns, porm, no s as levantamos, mas as estendemos e, assim, imitando o Senhor na sua paixo, confessamos o Cristo com a nossa orao.

XV Costumes reprovveis 1. Uma vez que tocamos num exemplo de prtica vazia de sentido religioso, vale a pena apontar outras, que por sua inutilidade merecem justa censura, e so privadas de qualquer ensinamento de autoridade do Senhor ou de um preceito apostlico. Tais costumes no pertencem a uma religio verdadeira, mas superstio. So pretensiosos e exagerados, expresses de um culto mais indiscreto do que espiritual, e devem, com certeza, ser reprimidos, pela prpria semelhana com os cultos pagos.

2. o caso, por exemplo, de alguns que antes de orar tiram o manto, como fazem os pagos quando vo cultuar seus dolos. Se fosse preciso agir desta maneira, os Apstolos, ao ensinarem o modo de se vestir durante a orao, teriam includo este uso; a no ser que algum pense que Paulo deixou o seu manto em casa de Carpo (cf. 2Tm 4,13), por tlo tirado para a orao. Ser que Deus no escuta pessoas vestidas com o manto, se ouviu a prece daqueles trs santos que na fornalha do rei da Babilnia oravam com suas vestes e turbantes?

XVI Fatos erradamente tomados como ritos 1. O mesmo vale para o costume, que alguns tm, de se assentar, logo que termina a orao. No consigo perceber a razo disso; pueril. Que dizer ento? Se o clebre Hermas, autor do livro intitulado "Pastor", depois de sua orao, no se tivesse sentado no leito, mas tivesse feito outra coisa, exigiramos que se tomasse isto como observncia obrigatria? Certamente no. 2. Com efeito, o texto em que diz: "Depois de ter orado, e de me ter assentado sobre o leito", deve ser entendido simplesmente como parte da narrao e no como disciplina da orao. 3. Do contrrio, seria impossvel adorar a Deus, seno onde houver leitos 4. Mais ainda, agiria contra aquela obra, quem se assentasse numa cadeira ou num banco. 5. Se, pois, os pagos se comportam desta forma, assentando-se depois de adorar suas estatuetas, tal uso merece censura entre ns, por ocorrer em rituais celebrados diante dos dolos. 6. A isto se acrescenta a acusao de irreverncia, que os prprios pagos deveriam entender, se tivessem um mnimo de sabedoria. Se, com efeito, se considera desrespeitoso assentar-se algum diante duma pessoa pela qual tem o maior respeito e venerao, quanto mais ser irreligioso assentar-se em face do Deus vivo, ante o qual o anjo da orao se mantm de p? Ou estaramos reclamando diante de Deus, porque a orao nos fatigante?

XVII Orar com humildade 1. Na verdade, quando oramos com modstia e humildade tornam-se recomendveis diante de Deus as nossas preces. Nem levantemos muito alto as mos, mas de modo sbrio e correto, para que o rosto no se erga com arrogncia. 2. Lembremo-nos daquele publicano, que orava a Deus com humildade no s nas palavras, mas tambm com o rosto inclinado para a terra, e saiu justificado, ao contrrio do fariseu cheio de insolncia (cf. Lc 18,914). 3. preciso que manifestemos submisso tambm pelo tom da voz. De quantos pulmes precisaramos, se fosse pela altura do som da voz que Deus nos ouve? Deus, em verdade, escuta, no a voz, mas o corao, at onde penetra o seu olhar. 4. O demnio do orculo de Delfos assim falou: "Eu compreendo o mudo e escuto o que no fala". Ser que os ouvidos de Deus precisam de sons? Como pde a orao de Jonas chegar ao cu, do fundo das entranhas da baleia? Como pde passar atravs das vsceras de to grande animal e subir ao cu, dos abismos do mar, atravs da grande massa de guas? (cf Jn 2,1-11). 5. Que lucram aqueles que oram com voz mais gritante, seno incomodarem os vizinhos? Alm disso, expondo s claras seu pedido, nada de menos fazem do que ostentar publicamente que esto orando.

XVIII Os que Se abstm do sculo da paz quando jejuam 1. Vejamos agora um outro costume que prevaleceu. Pem-se alguns a jejuar, participam da orao com os irmos, mas no fim, se esquivam do sculo da paz que justamente o selo da orao. 2. Que melhor momento para trocar com os irmos o dom da paz, seno quando a nossa orao se torna mais agradvel a Deus? Eles, ento, participam do nosso jejum, ao mesmo tempo que ajudam os irmos com a sua paz.

3. Qual orao pode ser completa, se separada do sculo santo? 4. Pode o sculo da paz impedir a algum de oferecer culto a Deus? 5. Que espcie de sacrifcio cultual aquele do qual os irmos saem sem o beijo da paz? 6. Qualquer que seja a razo dada para se subtrair ao sculo da paz, no pode ser mais forte do que a observao do preceito de esconder os nossos jejuns (cf. Mt 6,16-17). Se, com efeito, evitamos o sculo, tornase patente que estamos jejuando. Se, portanto, algum tem alguma razo, pode, sem violar o referido preceito, abster-se do sculo da paz em sua casa, onde impossvel esconder o jejum. Na assemblia no se abstenha do sculo. Mas, em toda parte onde possvel esconder o jejum necessrio lembrar-se do preceito. Assim, estando fora de casa, satisfars ao preceito; estando em casa, satisfars o costume. 7. Desta forma, tambm no tempo da preparao da Pscoa, em que a prtica religiosa do jejum geral e pblica, omitimos justamente o sculo, sem a preocupao de ocultar o que fazemos em companhia de todos.

XIX Procedimento nos dias de "estao" 1. Situao semelhante acontece nos dias de "estao", em que a maioria se abstm das oraes do sacrifcio eucarstico, porque o jejum estacional deveria ser interrompido com a recepo do Corpo do Senhor. 2. Pode a eucaristia quebrar um servio reverente prestado a Deus? Acaso no o une mais a Deus? 3. No ser, acaso, mais intenso teu jejum estacional, se te pes em p, ante o altar de Deus? 4. Se recebes o Corpo do Senhor e o guardas em reserva, salvam-se as duas coisas: a participao do sacrifcio eucarstico e o cumprimento do jejum. 5. Se o costume da "estao" deriva da vida militar (somos, com efeito, a milcia de Deus), sabemos que nenhum motivo de alegria ou de tristeza sobrevindo no quartel anula a prontido do soldado. Na

verdade, a alegria far cumprir o dever com maior boa vontade; a tristeza, com maior diligncia.

XX Indumentria das mulheres 1. Quanto indumentria, pelo menos das mulheres, a variedade de costumes nos obriga a tratar do assunto. Mas nem ns nem qualquer outro o faremos sem atrevimento, uma vez que se pronunciou o santo Apstolo Paulo (cf. 1Cor 11,3-16; 1Tm 2,9). Entretanto, no seremos atrevidos, se falarmos conforme o ensinamento do Apstolo. 2. Na verdade, so claras as prescries a respeito do modo de vestir e dos ornamentos. Tambm Pedro, com idnticas palavras, porque no mesmo esprito de Paulo, condena a presuno nos vestidos, a arrogncia no uso do ouro, a impertinncia em cabeleiras mais prprias de prostitutas. XXI O uso de um vu 1. Mas no podemos deixar de tratar de um assunto observado de modo varivel nas igrejas, como se no fosse questo definida: devem ou no as virgens usar vu? 2. Aqueles que permitem s virgens andar com a cabea descoberta, parecem basear-se no fato de que o Apstolo, ao prescrever a obrigatoriedade do vu, designa as mulheres em geral, no as virgens nomeadamente. Paulo, dizendo mulheres, no se teria referido ao sexo feminino em geral, mas a uma categoria de pessoas, as mulheres casadas (cf. 1Cor 11,6-15). 3. Se, com efeito, nomeasse o sexo feminino em geral, suas prescries abrangeriam toda mulher, sem exceo. Mas, como se refere s a uma categoria, a omisso exclui a outra. 4. Podia, com efeito - dizem alguns - ou referir-se s virgens, de modo especial ou, seno, falar de mulheres em geral, como um todo.

XXII O vu prescrito por So Paulo 1. Os que fazem tal concesso, devem repensar o sentido da prpria palavra. Que significa o termo mulher, desde as primeira letras da Sagrada Escritura? o nome genrico do sexo feminino, e no de uma categoria especial. Assim que Deus chamou Eva de mulher, j antes que ela se unisse ao homem (cf. Gn 2,21-25; 5,2). Mulher para o gnero globalmente, e esposa para determinada categoria, de modo especial. Se, pois, ele d o nome de mulher a Eva, mesmo ainda inupta, o termo mulher se tornou aplicvel tambm virgem. No , pois, de se admirar que o Apstolo, movido pelo Esprito que inspira toda a Sagrada Escritura, inclusive no livro do Gnesis, tenha usado a mesma palavra, isto , mulher, que, a exemplo de Eva, convm igualmente a uma virgem. 2. O restante, alis, concorda com isso. Pelo fato de no nomear as virgens, ao contrrio do que faz ao ensinar sobre o matrimnio (cf. 1Cor 7,34), Paulo indica suficientemente que se refere a todas as mulheres e ao sexo feminino em geral, sem fazer distino entre mulher e virgem, que de todo no cita. Aquele que em outro lugar se lembrou de distinguir, quando a diferena o exigia (e ele usou dois vocbulos diferentes para distinguir as duas categorias), no quer que se veja diferena, quando ele no distingue nem se refere a duas categorias. 3. Que dizer do fato de que na lngua grega, em que Paulo escreve suas cartas, costume usar o termo gynaikas (mulheres) em vez de theleas, em latim feminas? Se, deste modo, aquele termo habitualmente usado para indicar todo o sexo feminino, e pode ser traduzido em latim por femina, claro que, dizendo gynaika (mulher), quis nomear todo o sexo feminino, no qual esto compreendidas igualmente as virgens. 4. Mas h um pronunciamento de Paulo bem evidente: "Toda mulher que estiver em orao e profetizar com a cabea descoberta desonra a sua cabea" (1Cor 11,5). Que significa "toda mulher", seno mulher de qualquer idade, de qualquer ordem, de qualquer condio? Dizendo "toda" , ele no exclui qualquer categoria de mulher, como no exclui qualquer homem da proibio de velar a cabea. Por isso, com efeito, diz: "Todo homem" (1Cor 11,4). Como, pois, relativamente ao sexo masculino, com a expresso "todo homem", Paulo probe at aos mais jovens usar vu, igualmente, para o sexo feminino, com o termo mulher, obriga at a virgem a cobrir-se com o vu. Em ambos os sexos, os de menor idade devem seguir a disciplina dos maiores. Do contrrio,

obrigaramos os rapazes ainda virgens do sexo masculino a usar vu, se no so as mulheres virgens obrigadas a isso, visto que os rapazes no so nominalmente citados. Se h distino entre mulher e virgem, tambm existe entre homem e rapaz. 5. Com certeza, diz Paulo que as mulheres devem usar vu por causa dos anjos (cf. 1Cor 11,10), porque os anjos se afastaram de Deus por causa das filhas dos homens (cf Gn 6,2). Quem poder responsabilizar s as mulheres adultas, j casadas e privadas da virgindade, de excitarem a concupiscncia, a no ser que se negue que as virgens so mais belas e atraem enamorados? Vejamos mesmo se os anjos no desejaram seno as virgens, j que a Escritura diz "filhas dos homens", quando podia nomear indiferentemente as esposas dos homens ou as mulheres. 6. Igualmente, ao dizer: "E as tomaram por esposas" (Gn 6,2), a Escritura quer dizer que so recebidas como esposas as mulheres ainda no casadas. Se no fossem mulheres nbeis, usaria de expresso diferente. Uma mulher disponvel para contrair casamento se viva ou virgem. Assim, usando o termo "filhas" inclui nessa expresso genrica uma categoria especial. 7. Quando diz o Apstolo que a prpria natureza ensina que as mulheres devem usar vu, pois a sua cabeleira lhes serve de cobertura e ornamento, no podemos, acaso, concluir que tambm s virgens foi determinada semelhante cobertura e ornamento? Se for vergonhoso para uma mulher raspar a cabea, o mesmo ser para a virgem. 8. Se existe uma nica condio para a cabea da mulher, h uma nica disciplina, inclusive para aquelas virgens que ainda tm a proteo da infncia. J desde pequenina, a menina chamada de mulher. Foi assim, de resto, a observncia do povo de Israel. Mas mesmo que nele no se observasse esse costume, a nossa lei, que amplia e completa a dele, exigiria para si esse acrscimo, impondo s virgens o uso do vu. Escuse-se dessa norma aquela idade que ainda ignora o sexo. Que ela goze do privilgio da simplicidade infantil. Todavia, Eva e Ado, logo que comearam a conhecer o bem e o mal, ocultaram sem demora o que descobriram (cf. Gn 3,7). Assim tambm, as meninas que passaram da infncia, do mesmo modo que obedecem natureza, obedeam tambm disciplina. Ao se desenvolver o corpo, comeam tambm as funes da mulher. Nenhuma menina mais virgem, desde que se pode casar, porque ento a idade a desposou a um varo, isto , ao tempo [da puberdade].

9. Mas pode algum objetar: Uma jovem se consagrou a Deus. Apesar disto, medida que cresce, ela muda de penteado e todos os seus vestidos, maneira feminina. Fale com toda gravidade e mostre-se altura de uma virgem. Se algo esconde por causa de Deus, proteja-o completamente. Se vivemos sob o olhar complacente de Deus, interessa-nos que s a ele nos confiemos, de modo somente dele conhecido, a fim de no recebermos do homem o que s de Deus esperamos. Por que, ento, descobrir diante de Deus o que velas diante dos homens? Sers, por acaso, mais recatada na rua do que na igreja? Se graa de Deus [a tua virgindade] e, como diz Paulo, a "recebeste, por que te glorias, como se no tivesses recebido"? (1Cor 4,7). Por que te mostras ostensivamente e julgas assim as outras? Ou, acaso, pensas que com a tua vaidade, convidas as outras para o bem? Na realidade, se te glorias, corres o risco de te perderes, e foras as outras a correrem o mesmo perigo. Facilmente se destri o que se assume com desejo de glria. Cobre-te do vu, virgem, se s virgem; deves enrubescer-te. Se s virgem, no suportes o olhar de muitos. Ningum possa olhar com admirao a tua face; ningum perceba em ti uma farsa. Se velas a tua cabea, finges ser casada. Mas, a bem dizer, no ests mentindo, pois s esposa de Cristo. A ele consagraste a tua carne; vive, pois, segundo a disciplina do teu esposo. Se ele ordena que usem vu as esposas alheias, quanto mais as suas! 10. Mas objetam: Ningum deve mudar o que foi institudo por seu antecessor. Muitos aprovam com sua prudncia um costume institudo por outro e reconhecem essa tradio. Mas, admita-se que as jovens no sejam obrigadas a trazer o vu; no se deve, contudo, impedir que o ponham aquelas que o quiserem. E se tambm as virgens no podem negar o que so, contentem-se em gozar da certeza de que Deus est ciente da sua virtude. Quanto quelas que se desposarem, posso declarar com certeza, a meu critrio, que elas devem usar o vu, desde o dia em que pela primeira vez tocaram o corpo do seu esposo e tremeram pelo beijo e pelo aperto da mo direita. Para tais mulheres, tudo j matrimnio: a idade, porque j so maduras; a carne, porque j tm idade de casar-se; pelo esprito, porque conscientes de tudo; pelo pudor, porque experimentaram o beijo; a esperana, porque esto na expectativa das npcias; a mente, porque querem o casamento. Baste-nos o exemplo de Rebeca: apenas indicado o seu futuro esposo, j se toma esposa notcia de sua chegada e logo se cobre do vu (cf. Gn 24,65).

XXIII

Devemos ajoelhar-nos para orar? 1. A respeito da atitude de ajoelhar-se durante a orao, h variedade de observncias. Alguns aos sbados omitem a genuflexo. Este desacordo causa de disputas nas Igrejas. 2. O Senhor dar a graa, a fim de que eles venham a ceder, ou ento, sigam a sua opinio sem escandalizar os outros. Ns, porm, de acordo com a tradio que recebemos, somente no dia da ressurreio do Senhor evitamos no s ajoelhar-nos, mas tambm toda atitude ou ato de culto que exprima tristeza. E adiamos os nossos negcios, para no deixar ao diabo oportunidade alguma (cf. Ef 4,27). Fazemos o mesmo no perodo de Pscoa a Pentecostes, que transcorre como uma s celebrao. 3. De resto, em todos os outros dias, quem hesita em prostrar-se diante de Deus, ao menos na primeira orao, quando desponta a luz do dia? 4. Nos dias de jejum e das chamadas estaes, a orao no acompanhada de genuflexes ou gestos costumeiros de humildade. Com efeito, no nos limitamos a orar, mas tambm rogamos perdo e procuramos dar satisfao ao Senhor, nosso Deus.

XXIV O lugar da orao 1. No h prescrio sobre os tempos da orao, a no ser, naturalmente, a de orar em todo tempo e lugar (cf. Lc 18,1; Ef 6,18; 1Ts 5,17; 1Tm 2,8). Mas como orar em todo lugar, se proibido orar em pblico? (cf. Mt 6,5-6). "Em todo lugar", diz a Escritura, quer dizer em toda parte onde for oportuno ou houver necessidade. Nem nos parece que os Apstolos agiram contra o preceito, quando no crcere oravam e cantavam a Deus diante dos seus guardas (cf. At 16,25), ou Paulo que deu graas a Deus na presena de todos, num navio (cf. At 27,35).

XXV Em que tempo orar

1. Quanto ao tempo da orao, no ser suprfluo observar, alm dos momentos prescritos, as oraes tambm em certas horas que todos conhecem e que marcam as partes do dia: nove da manh, meio-dia, trs da tarde. Tais horas, podemos ver na Escritura, so as mais importantes. 2. Foi s nove da manh que, pela primeira vez, o Esprito Santo foi derramado sobre os discpulos reunidos (cf. At 2,1-4). 3. Pedro tinha subido ao meio-dia ao terrao para orar, e teve a viso dos alimentos impuros numa toalha (cf. At 10,9-16). 4. O mesmo Pedro, s trs horas da tarde, subiu com Joo ao Templo, e l restituiu a sade ao paraltico (cf At 3,1-10). 5. Embora tais passagens sejam simples narrativas que no acarretam prescrio, seria bom consider-las como convite a orar e tambm como norma, a fim de nos arrancarmos das ocupaes ordinrias em certos intervalos do dia e nos dedicarmos orao. Lemos, com efeito, na Escritura que Daniel orava nessas horas, conforme o ensinamento de Israel (cf Dn 6,10). Desta forma, ao menos trs vezes ao dia, vamos adorar as Trs Pessoas s quais devemos tudo: o Pai, o Filho e o Esprito Santo. Obviamente, essas oraes acrescentam-se s outras prescritas regularmente, e mesmo sem indicao explcita devem ser recitadas ao raiar do dia e ao cair da noite. 6. Mas os fiis cristos, antes da refeio e do banho, devem fazer orao. Pois tm prioridade o refrigrio e a nutrio do esprito, relativamente aos do corpo, pois as coisas do cu vm antes das terrestres.

XXVI A acolhida fraterna 1. Ao irmo que entra em tua casa, no o despeas sem uma orao. "Viste teu irmo, viste o Senhor", conforme se diz vulgarmente. Sobretudo, se for um peregrino. Pode ser um anjo (cf. Hb 13,2). 2. Mas tambm tu, se fores recebido por irmos, no prefiras os prazeres terrenos aos celestes. Nisto se julgar acerca de tua f. De outro modo, como poders, segundo o preceito, dizer: "Paz a esta casa" (Lc 10,5), se no trocas o sculo da paz com os seus moradores?

XXVII Aleluias e salmos na orao 1. Os que oram com maior empenho costumam acrescentar s suas oraes o Aleluia e salmos de louvor, cujos finais permitem aos presentes ajuntar responsrios. tima atitude apresentar a Deus, como hstia agradvel, uma orao assim enriquecida reconhecendo a majestade e a honra divinas.

XXVIII A orao em esprito e verdade 1. Nossa orao hstia espiritual que aboliu os sacrifcios precedentes (cf. 1Pd 2,5; Hb 13,15). Com efeito, disse Deus: "Que me importam os vossos sacrifcios todos? Estou enjoado dos vossos holocaustos de carneiros e no quero a gordura dos cordeiros nem o sangue dos touros e dos bodes. Quem, alis, pediu tais coisas das vossas mos?" (Is 1,1112). 2. O Evangelho nos ensina o que Deus exige de ns: "Vir a hora em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e verdade. Deus, de fato, esprito" (Jo 4,23-24), e portanto, deseja tais adoradores. 3. Somos ns os verdadeiros adoradores e os verdadeiros sacerdotes (cf. Ap 1,6; 5,10; 20,6) porque oramos em esprito (cf 1Cor 14,15; Ef 6,18), e oferecemos a Deus nossa orao como um sacrifcio que lhe agrada, que ele aceita, a hstia que ele previamente pediu e escolheu. 4. Esta a hstia a levarmos ao altar de Deus, consagrada de todo o corao, alimentada pela f, adornada pela verdade, ntegra pela inocncia, pura pela castidade, coroada pela caridade, com um squito de boas aes, entre salmos e hinos. Por ela, obteremos tudo da parte de Deus. XXIX Eficcia da orao

1. orao em esprito e na verdade, que poder Deus negar, se ele mesmo que a exige? Ns lemos, ouvimos dizer e cremos, com inmeras provas da sua eficcia! Outrora, a orao libertara do fogo (cf. Dn 3,2530), das feras (cf. Dn 6,17-25) e da fome (cf Dn 14,37) e, no entanto, ainda no recebera do Cristo a forma devida. Entretanto, quanto mais eficaz a orao crist! Ela no faz descer o anjo que proporciona orvalho ao meio das chamas (cf. Dn 3,49-50), nem fecha a boca dos lees, nem leva aos famintos o alimento de camponeses (cf. Dn 14,3339). Ela no nos d a graa de no sentirmos o sofrimento, no entanto, confere a fora da pacincia aos que sofrem, se afligem, experimentam a dor. Com essa fora, ela aumenta a graa, a fim de que os crentes saibam o que esperar do Senhor, conscientes de sofrerem por seu nome. 2. Alm disso, outrora a orao pedia flagelos (cf. Ex 7,10), desbaratava exrcitos inimigos (cf. Ex 17, 8-15), impedia chuvas benficas (cf. 1 Rs 17,1). Agora, porm, a orao dos justos afasta a ira de Deus, pe-se em viglias pelos inimigos, suplica pelos perseguidores. , acaso, de admirar, que faa descer guas do cu a orao que pde obter chamas de fogo (cf. 2Rs 1, 10-14)? S a orao consegue vencer a Deus, mas Cristo no quis que ela fizesse mal, e lhe conferiu plena eficcia para o bem. Por isso, de nada ele quis saber seno de fazer voltar vida as almas dos mortos, que j caminhavam pela estrada da morte, de devolver foras aos fracos, de curar doentes, de purificar possessos, de abrir portas dos crceres e quebrar cadeias dos inocentes. ainda essa orao que lava os pecados, repele as tentaes, extingue as perseguies, d coragem aos covardes, alegra os fortes, conduz casa os peregrinos, acalma as ondas do mar, faz medo aos malfeitores, alimenta os pobres, governa os ricos, levanta os que caram, mantm firmes os que vacilam, conserva os que esto de p. 3. A orao o baluarte da f, nela temos as armas e os dardos contra o inimigo que nos espreita de todos os lados. Assim, pois, jamais andemos desprevenidos. De dia, lembremo-nos de estar de prontido; noite, recordemo-nos das viglias. Guardemos com as armas da orao a bandeira do nosso imperador, e orando esperemos a trombeta do anjo. 4. Oram tambm todos os anjos, oram todas as criaturas, oram os rebanhos e as feras que dobram os joelhos. Quando saem dos estbulos e tocas, olham para o alto, levantam a cabea e no fecham a boca, mas gritam, fazendo vibrar o ar, cada qual conforme a sua natureza. At as aves despertam, elevam-se para o cu, asas abertas - mos estendidas - uma cruz. Qualquer coisa sussurram. Seria orao. Que

mais dizer sobre o dever da orao? O prprio Senhor tambm orou. A ele, glria e poder pelos sculos dos sculos!

You might also like