You are on page 1of 51

Guia de Estudo para

UMA TICA PARA O NOVO MILNIO


Por Sua Santidade, o Dalai Lama

Desenvolvido e Oferecido pelo Grupo de Estudo de Los Altos Maro de 2004

Guia de Estudo para Uma tica para o novo milnio por Sua Santidade, o Dalai Lama

ndice

Prefcio

1 2

Introduo Uma tica para o Novo Milnio Comeando um Crculo de Estudo Sesso de Aquecimento 5 3

Captulo 1 A Sociedade Moderna e a Busca da Felicidade 7 Captulo 2 Sem Mgica, sem Mistrio 9 11

Captulo 3 A Origem Dependente e a Natureza da Realidade Captulo 4 Redefinindo o Objetivo 13 Captulo 5 A Suprema Emoo Captulo 6 A tica da Conteno Captulo 7 A tica da Virtude 15 17 20

Captulo 8 A tica da Compaixo 22 Captulo 9 tica e Sofrimento 24 27

Captulo 10 A Necessidade de Discernimento Captulo 11 Responsabilidade Universal Captulo 12 Nveis de Compromisso Captulo 13 tica na Sociedade 34 30 32

Captulo 14 Paz e Desarmamento 37 Captulo 15 O Papel da Religio na Sociedade Moderna 40 Captulo 16 Um Apelo Idias para Prticas Finais 43 45

Maro de 2004

The Dalai Lama Foundation

Prefcio
Este Guia de Estudo foi preparado por um grupo de seis amigos associado The Dalai Lama Foundation (A Fundao Dalai Lama). Ns temos nos encontrado regularmente desde novembro de 2002, em Los Altos, na Califrnia. Cada ms ns revisamos um captulo de Uma tica para o Novo Milnio e levamos isto como o ponto de partida para uma explorao detalhada da tica em nossas prprias vidas. Nossa inteno fazer este Guia de Estudo disponvel amplamente, pela Dalai Lama Foundation, para qualquer um que poderia querer comear tal grupo de estudo com os seus amigos ou colegas. Ns oferecemos isto no esprito de compartilhar uma experincia que ns achamos significante e til em nossas prprias vidas. Este documento est disponvel para download no website da Dalai Lama Foundation, www.dlfound.org. Nosso desejo sincero que este Guia de Estudo sirva como um apoio para muitos ao redor do mundo em seu esforo para desenvolver a sua prpria prtica tica e criar uma fundao forte para a prpria felicidade deles/delas.
Marsha Clark Caryl Gopfert Tony Hoeber Karen Jacke Cornelia Shonkwiler Deborah Whitman Maro, 2004

Maro de 2004

The Dalai Lama Foundation

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Introduo Uma tica para o Novo Milnio


Uma tica para o Novo Milnio endereado a uma audincia geral. Apresenta um vigamento moral baseado em princpios universais no lugar de princpios religiosos. Descansa na observao de que aqueles cuja conduta eticamente positiva esto mais contentes e mais satisfeitos e na convico de que tanto da infelicidade que ns os humanos suportamos de fato de nossa prpria fabricao. Sua ltima meta felicidade para todo indivduo, independente de convico religiosa. Embora o Dalai Lama seja um budista praticante, a aproximao dele para vida e a bssola moral que o guiam pode ser de uso a todos e cada um de ns muulmano, cristo, judeu, budista ou ateu em nossa indagao para conduzir uma vida mais feliz, mais satisfatria. De acordo com o Dalai Lama nossa sobrevivncia dependeu e continuar dependendo de nossa bondade bsica como seres humanos. No passado, o respeito que as pessoas tinham para com a religio deles/delas ajudou a manter a prtica tica, atravs de uma maioria que seguia uma determinada religio. Hoje, com a secularizao crescente e globalizao da sociedade, ns temos que achar um modo que transcende religio para estabelecer consenso sobre o que constitui conduta positiva e negativa, o que certo e errado e o que apropriado e imprprio.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Comeando um Crculo de Estudo


Sobre Crculos de Estudo A Fundao Dalai Lama apia o modelo do crculo de estudo para apoiar a tica e educao de paz em um ambiente que combina esperana e inspirao com um senso de comunidade e reflexo pessoal. Ns acreditamos que se ns formos construir um mundo no sculo vinte-e-um onde todo amanhecer traga promessas de reduo do sofrimento, acordo crescente e paz mais difundida, ns temos que comear de um modo pequeno, pessoal, familiar, e a nvel de comunidade. Como ns desenvolvemos uma compreenso mais forte e prtica da tica, ns influenciaremos tudo que nos cerca, como um pai, um empregador, um lder de comunidade, ou um poltico. Grupos de estudo so um formato provado de fazer o processo vital de estudo contnuo e educao vir tona. Estes grupos oferecem um foro para interao honesta e respeitosa que nos ajuda a praticar tica e no-violncia de um modo muito tangvel. Um crculo de estudo simplesmente um ajuntamento de amigos que esto interessados em aprender mais sobre um tpico e como ele pode ser aplicado nas vidas deles/delas. Voc no tem que mudar sua vida e voc no tem que se cometer a entrar em alguma ao principal. Porm, a maioria das pessoas descobre que o estudo deles/delas conduz a mudana pessoal, interna e os revigora a se engajar em algum nvel de ao. A grande coisa sobre o formato de crculo de estudo que voc no precisa ser um perito para comear ou conduzir um grupo. Nossa esperana que voc achar que este Guia de Estudo pode servir como uma inspirao e mapa para traar por conta prpria o seu prprio curso de explorao com seus amigos e colegas. Este Guia de Estudo reflete as experincias de um grupo de seis amigos que tm se encontrado por mais de um ano. A diverso est em criar a sua prpria cultura, procedendo a seu prprio passo, fortalecendo seus laos com seus parceiros de estudo, e desfrutando seu prprio estilo de aprendizagem.
Materiais de Estudo

Nosso primeiro curso de estudo est baseado no livro Uma tica para o Novo Milnio de Sua Santidade, o Dalai Lama. Para acompanhar o livro do Dalai Lama ns desenvolvemos um Guia de Estudo que d um resumo dos conceitos de chave de cada captulo, assim como sugestes para perguntas de discusso e exerccios de prtica.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Comeando Junte um grupo de amigos que esto interessados em estudar junto. Ns achamos que um grupo de quatro a dez pessoas o tamanho ideal. Ache uma casa ou ambiente confortvel para se encontrar. Fixe um tempo de reunio regular. Ns achamos que uma ou duas vezes por ms quase certo para a maioria dos grupos. Escolha uma data para sua primeira reunio e mande o convite com a tarefa da Sesso de Aquecimento (veja abaixo). Pea o livro indicado para todos: Uma tica para o Novo Milnio de Sua Santidade, o Dalai Lama. Carregue o Guia de Estudo para ticas durante o Milnio Novo ou inclua a ligao em seu convite de e-mail. Fixe um passo que certo para seu grupo. Um captulo lendo um ms era o passo certo para o Los Contraltos Estudo Grupo. At mesmo os captulos curtos reluziram discusses prolongadas, pensativas. Seu passo pode ser diferente. Se lembre de permitir tempo entre sesses para reflexo pessoal e praticar colocando os princpios em ao em sua vida. Se voc precisa ajude adquirir seu crculo de estudo comeado, e-mail ns a studycircles@dlfound.org Ns tambm amamos ouvir falar das experincias de seu crculo e adquirir sua avaliao em nossos materiais e idias. Formato se encontrando H nenhum modo certo ou errado para estruturar suas reunies e voc adotar um formato que sente mais confortvel para seu grupo naturalmente. Aqui um formato de amostra que trabalhado para ns. Antes da reunio, leia o captulo de livro nomeado, revise o Guia de Estudo para aquele captulo, e reflita nas perguntas de discusso. Ns desfrutamos trazer lanches e ter ch e caf disponvel como pessoas chegaram. Para fixar a fase para a conversao seguir, leve alguns momentos para compartilhar sua motivao por ter vindo junto. o que anima isso voc, pessoalmente explorar este assunto? O que busca voc para aprender? Compartilhar? Tenha o comeo de facilitador resumindo os conceitos de chave do captulo. Conduza em uma discusso de grupo baseado nas perguntas que voc selecionou. Se aproxime o fim, passe para o quarto para compartilhar observaes individuais finais e compromisso a qualquer prtica pessoal ou aes baseado no material voc cobriu.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Feche com uma pessoa que d voz a suas esperanas para como seu trabalho pode ser junto de benefcio a yourselves, suas famlias, comunidade, e nosso mundo compartilhado.

Morno-para cima Sesso


Ns achamos isto til ter um morno-para cima sesso antes de ns comessemos leitura e estudando ticas formalmente durante o Milnio Novo. Ajudou conseguir saber um ao outro tremendamente, fundamentado em nossas prprias ticas e fixou um tom e inteno junto durante nosso tempo. Pre-trabalhe Antes de nossa primeira sesso, ns enviamos um convite de e-mail que prov logsticas, os Objetivos do grupo e a Tarefa para a primeira reunio como segue: Objetivos Aumentando nossa compreenso de ticas e aplicando esta compreenso a nossas vidas e crescimento pessoal que usam ticas durante o Milnio Novo como um texto de estudo. Conseguindo saber melhor um ao outro e aumentando nosso senso de connectedness como scios de nossa comunidade, de humanidade e do mundo. Conduta tica positiva bem integrando em nossas prprias vidas e assim, atravs de exemplo e influencia, enquanto esparramando a revoluo tica precisada para um mundo mais feliz. Tarefa para Primeiro Reunio Nossa primeira reunio ser uma chance para conseguir saber um ao outro e comear nossa discusso sobre o tpico de ticas. Antes de nossa reunio, por favor reflita no seguinte e venha preparado compartilhar: Como eu pondero o termo ticas, o que significa a mim e como eu desenvolvi e mudei minhas ticas pessoais com o passar do tempo? Neste momento em minha vida, o que algum issues/dilemmas tico que eu enfrento pessoalmente? Traga um jornal, teia ou artigo de revista que enviam para um community/world assunto tico que de preocupao a voc. Sesso Ns abrimos se introduzindo e compartilhando nossas esperanas e intenes para o crculo de estudo.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Ns enviamos as perguntas ento do pre-trabalho. Tambm, antes de embarcar em nossa prpria explorao ns achamos isto til dar uma olhada a como o dicionrio define ticas (veja pgina seguinte). Ns embrulhamos para cima com uma discusso sobre crculos de estudo, facilitao e como ns quisemos trabalhar como um grupo.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Definies de ticas 1. O Dicionrio Internacional Novo de Webster, 2 Edio,


i. ii. Um tratado em moralidades (o Aristteles) A cincia de dever moral, mais amplamente a cincia do carter humano ideal e os fins ideais de ao humana. Os problemas principais com que preocupao de transaes de ticas a natureza do bonum de summum ou bem mais alto, a origem e validez do senso de dever, e o carter e autoridade de obrigao moral. As teorias ticas principais so: 1. Como considere felicidade para ser o maior bem; estes podem ser egosticos, como normalmente o caso com hedonstico e teorias de eudaemonistic, ou altrustico, como utilitarianism. 2. Teorias de perfeccionismo ou realizao de ego. 3. Teorias que descansam na natureza de homem para o universo ou para leis divinas, como Estoicismo, evoluo, ticas Crists. Intuitionism e empirismo em ticas so doutrinas opostas com respeito ao carter do senso de dever. ticas absolutas afirmam um unchanging cdigo moral; cumprimentos de ticas relativos regras morais como variando com desenvolvimento humano. iii. Princpios morais, qualidade ou prtica; uns princpios de sistemas ou morais; como, ticas sociais, ticas mdicas, ticas profissionais o proibem; as moralidades de ao individual ou pratica, como as ticas de homem consciencioso.

2. WordNet 1.6, 1997 Universidade de Princeton


i. ii. Motivao baseado em idias de direito e errado [syn: motivo tico, moralidades, moralidade] O estudo filosfico de valores morais e regras [syn: tica]

3. O Dicionrio de Heritage americano do Idioma ingls, Quarta Edio,


i. ii. iii. iv. Um jogo de princpios de conduta certa. Uma teoria ou um sistema de valores morais: Um moral de servio est na guerra com uma apetncia para ganho (Gregg Easterbrook). O estudo da natureza geral de moralidades e das escolhas morais especficas ser feito por uma pessoa; tica. As regras ou padres que governam a conduta de uma pessoa ou os scios de uma profisso: ticas mdicas.

4. Dicionrio de Religio e Filosofia por Geddes MacCregor


i. As termo ticas so derivadas do ethos grego que significa costume ou uso. Ento, tem afinidades bsicas com noes semelhantes em culturas non-ocidentais, como a China onde o termo li confuciano, significando decoro ou cortesia ou decoro tem a mesma significao fundamental. Os gregos, por exemplo, Plato, used the term dike, meaning also custom or usage to designate the right way of behaving, very much as Confucius used the term Li in Chinese. Os adjetivos tico e moral sinnimo e filsofos que se interessam com problemas ticos s vezes foram conhecidos como filsofos morais como contrastado com logicians, metaphysicians, e outros especialistas. Filsofos morais ou podem construir sistemas de orientao alcanando decises ticas, i.e., decises sobre que curso de aes so boas ou ruins. Eles tambm analisam o que ser significado atravs de bem e ruim, direito ou erradamente. ticas modernas tendem mais dentro o posterior que na direo anterior, mas ambas as funes
The Dalai Lama Foundation 7

ii.

March 2004

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

so necessrias na perseguio de perguntas ticas. ticas pertencem para avaliar teoria que inclui estticas e outras filiais como um todo.

Captulo 1Sociedade Moderna e a Indagao para Felicidade Humana


Conceitos fundamentais Assuntos de sociedade moderna. Pessoas, e realmente todos os seres sensveis, tenha uma aspirao fundamental para estar contente e evitar sofrimento. a impresso da Lama de Dalai que as pessoas que vivem em sociedades urbanas materialistas modernas esto menos contentes e experimentam maior sofrimento emocional e psicolgico que esse vivendo em sociedades agrrias relativamente mais pobres. Parece um paradoxo que este sofrimento interno achado assim freqentemente entre riqueza material. Exame mais ntimo revela um ligao entre nossa nfase desproporcionada em progresso externo e a infelicidade, a ansiedade e a falta de satisfao de sociedade moderna. Pessoas em sociedades modernas tm uma maior dependncia em mquinas e servios com muito maior independence/autonomy relativo para outros seres humanos. Isto cria um senso que outros no so importantes a minha felicidade e a felicidade deles/delas no importante a mim. Pessoas cuidam de relaes e conexo de humano ento menos tal que a comunidade e pertencendo isso caracteriza sociedades rurais menos ricas substitudo por um grau alto de solido e isolamento. Adicionalmente, nosso foco em crescimento e progresso conduz a competitividade, inveje e acentua como ns tentamos mantenha para cima com o Jones. Nosso desejo bsico para felicidade impedido severamente. Cincia como religio. Dentro deste contexto, as realizaes extraordinrias de cincia e tecnologia causaram isto para substituir religio como a fonte final de conhecimento em estimao popular. Assim cincia estava ao lado de, ou em lugar de, religio para muitas pessoas. H um perigo de elevao imprpria e cega de princpios cientficos a um estado absoluto, sem reflexo consciente e escolha pensativa sobre o que certo ou errado, bom ou ruim, apropriado ou imprprio. Cincia, negcio e tecnologia nos cercam, contudo eles no enviam os assuntos de como conduzir uma vida moral e como estar contenteas dimenses internas que definem e motivam conduta tica positiva. Problemas ticos. Muitos dos problemas de vida modernacrime, relaes abusivas, hbitos, divrcio, suicdio problemas fundamentalmente ticos. Eles diferem dos sofrimentos de doena, idade velha e morte nisso nenhum destes problemas por natureza inevitvel. Elas so de nossa prpria fabricao. Como ns nos esforamos para ganhar felicidade e cumprimento por ganho de material, ns nos limitamos a satisfao ao nvel dos sensos. Enquanto isto puder ser bastante para animais, no bastante para nosso exclusivamente o humano faculdades cognitivas, emocionais, imaginativas e crticas. Nossa dimenso interna tem que se preocupar para se ns formos desfrute o mesmo grau de harmonia e tranqilidade como esses comunidades mais tradicionais enquanto benefiting completamente dos desenvolvimentos materiais do mundo.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Perguntas de discusso 1. A Lama de Dalai sugere que o desejo para estar contente e evitar sofrimento seja universal. o que busca voc em sua vida at o nvel de alma? 2. Cite de pgina 7: Ns achamos moderno vivendo organizado de forma que isto exige o menos possvel dependncia direta em outros. Nomeie trs modos isto verdade para voc. Nomeie trs dependncias que existem em sua vida. Refletindo em o que voc compartilhou, o que faz voc desta declarao e como seu dependence/independence imprensa sua vida? 3. Cite de pgina 10: Muitas pessoas, acreditando que cincia tem contestado religio de ', faa a suposio adicional que porque l parece no ser nenhuma evidncia final para qualquer autoridade espiritual, moralidade isto deve ser uma questo de preferncia individual. O que o golpeia como voc leia esta declarao? O que experimenta vindo notar como apoiando ou refutando isto para voc e outros que voc sabe? O que so as implicaes ou resultados em nosso mundo? Como voc tendeu ou ignorou seu dimenso interna? Que ligaes v voc aos problemas ticos em sua famlia e comunidade? Exerccios de prtica 1. Desenvolva uma prtica para prestar ateno a sua dimenso interna em um journaling de exemplo de basisfor dirio, meditao, orao, reflexo diria com outro, um passeio em natureza.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Captulo 2 - Nenhum Mgico, Nenhum Mistrio


Conceitos fundamentais Neste captulo A Lama de Dalai se esfora para relacionar ticas experincia humana bsica de felicidade e sofrendo para evitar os problemas que surgem quando ns moemos ticas em religio, i.e. A maioria das pessoas hoje no persuadida da necessidade por religio que vem assim a ticas por religio est limitando H conduta que aceitvel em uma tradio religiosa mas no outro. Religio e Espiritualidade. Moldar a explorao de ticas, a Lama de Dalai faz uma distino entre estes dois: Religio est preocupada com f nas reivindicaes de salvao, um aspecto de qual aceitao de alguma forma de realidade metafsica ou sobrenatural. Conectado com isto ensinos religiosos ou dogma, ritual, orao e assim por diante. Espiritualidade est relacionada a essas qualidades do esprito humano como amor e compaixo, pacincia, tolerncia, perdo, satisfao, um senso de responsabilidade, um senso de harmoniaque trazem felicidade a ego e outros. Estas qualidades envolvem uma preocupao implcita por outros bem-estar de ' e podem ser desenvolvidas sem recurso a um grau alto a qualquer sistema de convico religioso ou metafsico. F religiosa exige prtica espiritual. Prtica espiritual envolve reagindo de preocupao por outros bem-estar de ' e se transformando de forma que ns so dispostos para fazer mais prontamente assim. Identificando e Avaliando Problemas ticos. A Lama de Dalai faz uma distino entre dois tipos de sofreresses que tm causas naturais principalmente e esses de origem humana. os problemas de origem humana que ns somos responsveis para, e, porque eles so problemas essencialmente ticos, eles podem ser superados. Porm, eles no podem ser superados atravs de mtodos externos como sistemas legais ou regras para enviar todo dilema tico, mas s por disciplina interna e restrio tica. A fonte de estabelecer ligao, princpios ticos non-dogmticos so a observao que ns todo universalmente felicidade de desejo e deseja evitar sofrimento. Assim a pessoa avalia as ticas de um ato (aes, pensamentos, palavras, desejos, omisses) como positivo ou nega revisando: o impacto em outros experience/expectation de ' de felicidade inteno a natureza do prprio ato motivao

March 2004

The Dalai Lama Foundation

10

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Tecle entre estes motivao que na formulao da Lama de Dalai vai alm de inteno consciente para incluir que que inspira nossas aesambos esses ns pretendemos diretamente e esses que so de certo modo involuntrios. Quando a fora motriz de nossas aes for saudvel, nossas aes tendero a contribuir a outros bem-estar de ' automaticamente. O mais este nosso estado habitual, o menos provvel ns somos reagir mal quando provocou. A pontaria de espiritual e ento prtica tica transformar e aperfeioar a motivao do indivduo, no senso mais inclusivo, e assim aumento conduta tica positiva.

Perguntas de discusso 1. A Lama de Dalai faz uma distino entre religio e espiritualidade. O que o golpeia sobre estas definies? Com o que o faz agree/disagree/differ? Como esta distino til? 2. A Lama de Dalai sugestiona as ticas de um ato (aes, pensamentos, palavras, desejos, omisses) pode ser julgado revisando o impacto em outros experience/expectation de ' de felicidade, a inteno, a natureza do ato isto e a motivao. Um ato que prejudica ou violncia potencialmente um pouco tico ato baseado na reviso dos outros dois critrios. Voc pode pensar de algumas de suas aes que prejudicam ou violncia para a felicidade de pessoas que voc considera tico? Pouco tico? Aes que o imprensaram? (pgina 29) 3. Quando a fora motriz de nossas aes for saudvel, nossas aes tendero a contribuir a outros bem-estar de ' automaticamente. O mais este nosso estado habitual, o menos provvel ns somos reagir mal quando provocou. Reaja a esta declarao e discuta o que voc faz em sua vida para fazer para isto mais de um estado habitual.

Exerccios de prtica 1. Adote uma prtica diria em defesa de transformar e aperfeioar seu estado de mente, orientao para outros, e motivao habitual.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

11

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Captulo 3 - Origem Dependente e a Natureza de Realidade


Conceitos fundamentais Como ns vemos o mundo determina nossas respostas e comportamento. Se ns no entendermos fenmenos, ns somos prejudicar mais provvel a ns mesmos e outros. A perspectiva neste captulo est baseado no Madhyamika (Modo Mediano) escola de filosofia budista. Comea de uma investigao rigorosa, enquanto usando lgica, de como fenmenosego e mundoexista. Modo mediano Viso Mundial. O conceito central, origem dependente, pode ser entendido a vrios nveis: Coisas surgem dependente em causas e condiesuma panela de barro ou a si mesmo. Coisas so compostas de partes. Cada parte isto composta de partes, infinitum de anncio. Isto aplica para mental como tambm objetos fsicos. No caso da mente, cada momento de conscincia tem um comeo, meio e fim. O objeto independentemente-existente nunca pode ser achado. Coisas so rtulos em uma base de designao. Do que o ponto passando por esta anlise? Como pode nos ajudar em nossas vidas dirias? H implicaes profundas, enquanto incluindo: Nossa perspectiva inteira muda, de um mundo de entidades isoladas para o mundo como um organismo no qual ns somos como celas relacionadas, enquanto trabalhando em cooperao para sustentar o todo. Nossa conexo para todo outro ser vivo no uma questo de sentimento, ou doutrina religiosa, mas fato debatido. Isso como vida . Cada de nossas aes, toda ao, palavra e pensamento, afeta outros, para bem ou doente. Isto at mesmo verdade de pensamentos, e no importa como inconseqente. Este tipo de anlise contraria nossa tendncia para ver coisas e eventos em termos de entidades slidas, independentes, discretas, e nos desafia ver coisas e eventos menos em termos de preto e branco e mais em termos de um encadear complexo de relaes. At mesmo os apreciaram mesmo no pode ser achado para existir de um modo concreto; ns vimos ver que a distino afiada habitual ns fazemos entre ego e outros um exagero. O ego precioso no fim, nenhum mais significativo que um arco-ris no cu de vero. it possvel imaginar formao acostumado a uma concepo estendida de ego em que o indivduo situa o dele ou o interesse dela dentro do de outros ' interessa. Devido ao interconnectedness fundamental que mente ao corao de realidade, seu interesse tambm meu interesse. No Niilismo. O fato que nada existe independentemente que no insinua que no final das contas nada existe nada, ou aquela realidade h pouco uma projeo da mente. Tal um engano arruinaria um senso de ticas. A implicao de origem dependente o oposto: prover um apoio firme por um discurso de ticas. A razo que conceito de the de origem dependente nos compele levar a realidade de causa e efetuar com seriedade extrema. Por isto

March 2004

The Dalai Lama Foundation

12

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

eu quero dizer o fato que causas particulares conduzem a efeitos de particular, e aquelas certas aes conduzem a sofrer enquanto outros conduzirem a felicidade. Perguntas de discusso 1. A uma recente conversa a Stanford, disse um do panelists, eu sei o que pretende identificar com meu pas, mas eu no tenho nenhuma idia o que pretende identificar como um todo com humanidade. Quando voc pensa em voc, onde o faz desenhe a linha entre voc e o mundo? Voc pensa principalmente em voc como um indivduo? Um scio de uma famlia? Um scio de seu pas? Um cidado do mundo? 2. A vida de um valor de Nigerian est igual vida de um americano? Por que, ou por que no? possvel, ou desejvel, sentir que cada vida de valor igual, e age adequadamente? 3. A palavra karma entrou em uso casual, junto com frases goste o ao redor do qual vai vem ao redor de. Voc pensa causa e efeito aplica a tudo em vida, ou h pouco o mundo fsico? Em sua viso, pensamentos tm efeitos? O que seria um exemplo? Como a pessoa poderia saber que efeito poderia ter um determinado pensamento? 4. Se tudo realmente trabalha de acordo com leis de causa e efetua, por que coisas ruins acontecem a pessoas boas, e vice-versa? 5. Pense de algo na ltima semana que era uma fonte de transtorne, enquanto sofrendo, preocupe, ou confuso. Como pode olhando para a situao e jogadores da mudana de perspectiva de Modo Mediana como voc sente sobre isto, e fecha ou abre mais possibilidades por lidar com isto? 6. A Lama de Dalai diz, devido ao interconnectedness fundamental que mente ao corao de realidade, seu interesse tambm meu interesse. Como este quadrado com o commonsense v que algumas situaes tm os vencedores e perdedoras? uma viso idealista de como coisas deveriam ser, ou realmente como coisas so? 7. O que uma experincia voc teve profundamente em o qual voc e vividly sentiam que os interesses de voc e outro estavam verdadeiramente alinhados? 8. Neste captulo a Lama de Dalai apresenta um ponto de vista explicitamente baseado em filosofia budista. Esta escola de filosofia envolve discusses que podem entrar em argumentos altamente tcnicos, envolvidos. Em um livro que reivindica ser secular, no baseado em religio nada, por que voc pensa que a Lama de Dalai d tal um lugar central a esta filosofia? Exerccios de prtica 1. Cada pausa de dia e pensa em situaes quando voc estava atento do interconnectedness com outros e o impacto de seus pensamentos, palavras e aes no organismo vivonosso mundo.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

13

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Captulo 4Redefining a Meta


Conceitos fundamentais Neste captulo a Lama de Dalai considera a natureza de felicidade, que felicidade genuna , que paz interna e como ns desenvolvemos isto, e a relao de felicidade e paz interna para ticas e espiritualidade. Natureza de Felicidade. Felicidade uma qualidade relativa que ns sofremos diferentemente de acordo com nossas circunstncias, constituio, e educao. Ns usamos a palavra felicidade descrever estados muito diferentes em nossas vidas muitos dos quais so curtas viveram, enquanto s satisfazendo os sensos. Contido dentro deles a semente de sofrer. Muito sofrimento externo pode ser atribudo nosso impulsivo aproximao para felicidade, quando ns s e no pensamos de ns mesmos de outros. Quando ns agimos para cumprir nossos desejos imediatos sem levar em conta outros ' interesse, ns arruinamos a possibilidade de felicidade duradoura. Felicidade genuna. De acordo com as experincias da Lama de Dalai, a caracterstica de princpio de felicidade genuna, de felicidade duradoura, pazpaz interna. Esta paz est arraigada em preocupao por outros e envolve um grau alto de sensibilidade e sentindo. Se ns desenvolvermos esta qualidade, ns poderemos manter um senso forte de ser bem iguala ao conhecer as dificuldades de vida. Paz interna. Onde ns achamos isto? O que contribui a seu desenvolvimento? No h nenhuma nica resposta para onde ns achamos paz interna. Ns temos que identificar suas causas e condies, e ento diligentemente os cultiva. A Lama de Dalai diz que tais coisas como sade boa, amigos, liberdade para expressar nossas vises pessoais e um grau de prosperidade (florescendo mentalmente e emocionalmente) ajuda contribui a paz interna. Outros contribuintes para paz interna so: nossa atitude bsicacomo ns relacionamos a circunstncias existentes; aes ns empreendemos em nossa perseguio de felicidadeesses que fazem uma contribuio positiva para isto, esses cujo efeito neutro, esses que tm um efeito negativo nisto. Atos ticos e Espirituais. A Lama de Dalai faz uma distino entre atos ticos e espirituais. Atos ticos so ones onde ns nos abstemos de causar dano a outros ' experimenta ou expectativas de felicidade. Atos espirituais so ones que tm as qualidades de amor, compaixo, pacincia, perdo, humildade, tolerncia, etc. que presumem algum nvel de preocupao para outros ' que bem. estes tipos de atos que provem felicidade ambos para outros e ns mesmos. A maioria de nossa felicidade surge no contexto de nossas relaes com outros. Altrusmo um componente essencial que conduz a felicidade genuna, duradoura.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

14

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Perguntas de discusso 1. Pense em algumas vezes em sua vida quando voc se descreveu como feliz. O que quer dizer voc por felicidade? 2. Quando voc sofreu felicidade como curto-vivido, enquanto s satisfazendo os sensos? Como voc relaciona afirmao da Lama de Dalai que pode conter um semente de sofrer? Aquele anel retifica em sua experincia? 3. Por que muito sofrimento interno pode ser atribudo nosso impulsivo aproximao para felicidade? 4. Felicidade genuna um estado emocional ou um estado de suportar sendo bem? 5. Como est voc cultiva paz interna? Por que discernimento necessrio? 6. Descreve um tempo em sua vida quando algo difcil aconteceu e voc pde manter um senso interno de paz no meio disto? O que lhe ajudou a fazer isto? O que fez isto duro? 7. A Lama de Dalai diz que altrusmo um componente essencial de nossas aes e o modo mais efetivo para provocar felicidade genuna que conduz a felicidade duradoura. Voc concorda? Por que ou por que no? 8. O que faz isto verdadeiramente pretenda ser altrustico? Como ns praticamos isto sem levar no papel de o mrtir? 9. Descreva uma situao quando voc segurou outros que ' interessa acima seu prprio e sentia genuinamente feliz e seu sofrimento diminuiu. 10. O que a relao entre ticas e felicidade? Entre espiritualidade e felicidade? Exerccios de prtica 1. Fala com pelo menos duas pessoas em sua famlia, enquanto lhes perguntando o que eles pensam que pretende estar verdadeiramente contente .even quando as circunstncias so severas. 2. Note que ajudas voc cultivar paz interna cada dia durante as prximas duas semanas. Reflita em o que voc observou e desenvolveu uma prtica mais intencional que cultivar paz interna diariamente por voc.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

15

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Captulo 5 The Emoo Suprema


Conceitos fundamentais Este captulo considera a natureza de empatia, nossa capacidade inata para empatia e bondade, e tambm para raiva, raiva, e amplo mal como assassinato. A Lama de Dalai discute a motivao para empatia e bondade, empatia como a fonte de compaixo, o componente cognitivo de amor e compaixo, e prticas para se expandir e afundar a experincia de empatia e compaixo. Natureza de empatia. Empatia insinua uma capacidade para entrar na dor de outro. A definio de Tibetan literal de empatia a inabilidade para agentar a viso de outro est sofrendo. Embora algumas pessoas possam no exibir empatia, no prova que a capacidade para esta qualidade no est presente neles. Nossa avaliao de uma bondade mostrada a ns uma reflexo de nossa capacidade para empatia. Sentimentos empatia adotiva. Bondade nos permite responder com mais confiana. Paz encoraja sade boa at mesmo. Por outro lado, violncia nos intimida. No provvel que esses que tato ameaou abriguem benevolncia para esses que os ameaam. Por natureza ns preferimos vida em cima de morte, crescimento em cima de decadncia. O que acontece quando empatia est ausente. O que sobre esses cujas vidas parecem totalmente ser entregadas para violnciaHitler, Panela de Pol, Stalin, Mao? Tais pessoas no vm em nenhuma parte de, mas de um tempo particular e lugar. A faculdade imaginativa deles/delas faz um papel e se torna o fator administrativo. Viso corretamente motivado pode conduzir a maravilhas; quando viso estiver divorciada de sentimento de humano bsico, o potencial negativo no pode ser superestimado. Empatia e ticas. A capacidade para empatia crucial a ticas. Um ato tico est nonprejudicando. Se ns no pudermos imaginar o impacto potencial de nossas aes, ns temos nenhum meios para discriminar entre direito e injustia, enquanto prejudicando e non-prejudicando. Se ns pudermos desenvolver nossa capacidade por empatia, ns ficaremos mais sensveis a prejudicar comportamento e menos provvel prejudicar. Compaixo em desenvolvimento. Jogos de razo um papel grande em empatia e compaixo. Quando ns aplicarmos nossas faculdades mentais a nossos sentimentos de empatia, ns podemos aumentar isto e podemos transformar isto em amor e compaixo. A traduo de Tibetan de compaixo contm elementos de amor, afeto, bondade, bondade, generosidade de esprito, conexo; no insinua piedade. Por reflexo contnua em e familiarizao com compaixo, por ensaio e pratica, ns podemos desenvolver nossa habilidade inata para conectar com outros. O mais ns desenvolvemos compaixo, o mais tico nossa conduta ser. No h nenhuma diferena significativa entre ns. Quando ns reagirmos de preocupao por outros, cria paz em nossos prprios coraes e traz paz a esses ao redor de ns. Compaixo a fonte e o resultado de pacincia, tolerncia, e perdo. todos-importante, desde o princpio para o fim de prtica espiritual.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

16

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Perguntas de discusso 1. Pensando em voc e esses perto de voc, d alguns exemplos de empatia que voc sofreu como receptor de and/or de doador. 2. O que digita de situaes encoraje sentimentos de empatia? O que fecha nossa capacidade por empatia? 3. O que o ameaa e o que o impacto em sua empatia? Quando voc teve acesso empatia iguale quando ameaou? O que lhe ajudou a fazer isto? 4. Voc pode pensar em uma experincia em sua prpria vida onde voc respondeu com empatia e desativou um bravo ou carregou situao? 5. Voc pode pensar em ocasies em o qual voc respondeu com crueldade ou dio? O que foi o impacto em voc? Outros? 6. O que so os modos que ns contribumos a calamidade mundial, como genocdio, guerras, conflagrao, humano traficando, violncia contra outros? 7. Todo o mundo tem a capacidade por empatia? De que modos est inato ou desenvolvido? Como ns podemos aumentar isto em ns mesmos? Em outros? 8. Como voc v a ligao entre empatia e conduta tica positiva? 9. Como faz a transformao de empatia amar e compaixo acontece em voc? 10. O que a diferena entre piedade e compaixo? O que fazem eles ambos tato como? 11. O qual fatora obstrua compaixo? O qual fatora cultive? Exerccios de prtica 1. Pratique um ato fortuito de bondade. Note os resultados ambos em voc e em outros. 2. Quando voc sente bravo ou ameaado, pausa e cria o espao para noivar sua empatia e imaginar respostas compassivas. Ento responda. 3. Prtica de meditao de bondade.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

17

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Captulo 6O Moral de Restrio


Conceitos fundamentais Compaixo em desenvolvimento requer uma aproximao dois-provido de dentes de 1) cultivando fatores conducente para compaixoamor, pacincia, tolerncia, perdo, humildade e assim por diantee 2) cultivando restrio simultaneamente relativo para esses fatores que inibem compaixo e transformando nossos hbitos e disposies para aperfeioar nosso estado global de corao e mente. Cultivando um hbito de disciplina interna no s um assunto de suprimir ou negar pensamentos negativos e emoo ou obedecer leis e preceitos. Perspiccia na natureza destrutiva de emoes de afflictive necessria. fundamentada verdadeira disciplina interna em um esforo voluntrio e deliberado para entender ns mesmos, nossas emoes e nosso impacto em outros e fora daquela compreenso escolher nossa resposta conscientemente com disciplina e restrio. Natureza de emoes e mind/consciousness. Como uma metfora para a natureza da mente, a Lama de Dalai descreve a gua em um lago: Quando a gua incitada por uma tempestade, A lama do fundo do lago nubla isto, enquanto fazendo isto se aparecer opaco. Mas a natureza da gua no est suja. Quando a tempestade passar, a lama resolve e a gua esquerda clareie uma vez mais. Esta observao que emoes e conscincia no so a mesma coisa que nos fala que ns no temos que ser controlados por nossos pensamentos e emoes. Antes de nossa toda ao, deve haver um evento mental e emocional para o qual ns somos mais grtis responder, entretanto pode ser verdade que at que ns aprendemos disciplinar nossa mente, ns teremos dificuldade exercitando esta liberdade. A mente est como o presidente ou monarca e as emoes como ministros de gabinete, algum de quem do conselho bom e algum ruim. O trabalho da conscincia principalo lder determinar qual subordinado d conselho bom e age nisto e que d conselho ruim e no ato nisto. Vs ordinrio. emoes negativas. O atributo primrio que distingue emoes ordinrias desses que arruinam paz um componente cognitivo negativo. Um momento de tristeza no se torna incapacitando aflio a menos que ns nos agarremos para isto e somamos pensamentos negativos e imaginings. as histrias que ns contamos para ns mesmos sobre um evento que arruina nossa serenidade bsica. Medo racional pode ser muito til levantando nossa conscincia e nos dando energia para fugir ou se proteger. O medo mais perigoso e negativo um que nossos pensamentos embelezam ao ponto de irracionalidade e o qual totalmente pode subjugar e pode nos paralisar. Natureza de emoes de afflictive. Todos esses pensamentos, emoes e eventos mentais que refletem um negativo ou uncompassionate declaram de mente arruine nossa experincia de paz interna. Elas so a fonte de pouco tico conduta e a base de ansiedade, depresso, confuso e tenso, todas as caractersticas de nossa vida hoje. Causas de emoes de afflictive incluem o hbito de pensar de ns mesmos antes de outros, nossa tendncia para projetar caractersticas sobre coisas e eventos acima e alm do que de fato l e o aparentemente unexplainable que ativa isso acontece a ns no curso de vida.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

18

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Emoes de Afflictive nos roubam de nossa conscincia de discriminative, enquanto prejudicando nossa capacidade para julgar entre direito e errado e discernir o resultado provvel de nossas aes. Emoes de Afflictive nos enganam, enquanto parecendo oferecer satisfao, por exemplo of revenge or protection, but they do not provide true, lasting satisfaction. Freqentemente raiva uma indicao de fraqueza em lugar de de fora. Emoes de Afflictive tm uma dimenso irracional quando nossas paixes, fortemente despertou, v para extremes e, por exemplo, o indivduo uma vez idolatrado agora parece desprezvel e odioso, entretanto claro que a mesma pessoa ao longo de. Emoes de Afflictive so inteis: o mais que ns cedemos ante eles, o menos quarto ns temos para nossas qualidades boasbondade e compaixoe o menos capaz ns somos resolver nossos problemas. Pensamentos negativos e emoes arruinam as mesmas causas de paz e felicidade. Considere o caso de raiva. Como ns chateamos e pensamos na retido de nossa raiva, ns deixamos de ser compassivo, amoroso, generoso, enquanto perdoando, tolerante e paciente, que se priva das mesmas coisas nas que felicidade consiste. E raiva tende para raiva, despeito, dio e malcia cada dos quais so uma causa direta de dano a outros. Quando ns chateamos que ns perdemos paz todo interna e, se ficar habitual, outros nos evitaro simplesmente. Impacto de negativo, aes egostas. Aes negativas produzem uma reputao negativa que faz outros apreensivo e suspeito para ns e eventualmente conduz tendncia para ficar bastante s e miservel. Quando ns agimos debaixo da influncia de pensamentos negativos e emoes que ns ficamos inconscientes ao impacto que nossas aes esto usando outros. Eles so assim a causa de nosso comportamento destrutivo ambos para outros e para ns mesmos. Nosso fracasso para conferir nossa resposta s emoes de afflictive abre a porta a sofrer para ego e outros. Processe por se se opor a pensamentos negativos e emoes: 1. Primeiro ns temos que construir nossa capacidade para reconhecer emoes de afflictive quando eles surgirem em ns prestando ateno ntima a nossas sensaes de corpo, pensamentos e sentimentos, palavras e aes. 2. Logo ns temos que reconhecer as situaes, atividades e condies que ativam estas emoes de afflictive e consideram ficando longe deles at que ns podemos construir nossos recursos internos e habilidade para conter nossos pensamentos e aes. 3. Ento importante ganhar perspiccia em nosso prprio negativity. Esta uma tarefa vitalcia, mas a menos que ns empreendamos isto, ns no poderemos ver onde fazer as mudanas necessrias. Continuamente o pergunte tal questiona como, eu Estou mais contente quando meus pensamentos e emoes so negativas e destrutivas ou quando eles so saudveis? O que ativou emoes de afflictive por mim hoje? Pensamentos saudveis e emoes? Esteja como um cientista que investiga como sua mente trabalha, e puxando as concluses apropriadas. 4. Finalmente, ns temos que cultivar um hbito forte de restrio com respeito a emoes de afflictive. Se lembre daqui a Lama de Dalai no est sugestionando
March 2004 The Dalai Lama Foundation 19

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

negao destes sentimentos, mas restrio. Restrio um deliberado e voluntariamente adotou disciplina baseado em uma avaliao dos benefcios de fazer assim. Isto muito diferente que negao que suprime emoes como raiva com um faade de autocontrole ou fora de medo de que outros pode pensar. Tal comportamento est como fechar uma ferida que ainda infetada. Restrio tica consiste em atos que levam em conta outros bem-estar de '. Quando ns no nossa resposta a emoes de afflictive, nossas aes ficam pouco tico e obstroem nossa felicidade. Restrio tica reconhece que so conectadas nossos interesses e felicidade futura de perto a outros ' e nos pedem que aprendamos agir adequadamente. Perguntas de discusso 1. A Lama de Dalai prov duas metforas, lago com um fundo barrento e presidente com gabinete auxilia, distinguir mind/consciousness e emoes. O que levou voc longe destas metforas e como eles so teis entendendo o moral de restrio? 2. A Lama de Dalai sugestiona a diferena entre emoes ordinrias e emoes de afflictive so um componente cognitivo negativo. O que acha voc desta afirmao? 3. Revise o material na natureza de emoes de afflictive e parte o que o golpeou, and/or que recordaes reluziu considerando sua experincia com tais emoes. 4. O que seu estado atual de perspiccia pessoal e reflexo em relao a emoes de afflictive? Que situaes tendem a ativar seu negativity e como voc tende a respondersensaes de corpo, pensamentos, palavras e aes? 5. Como sua disciplina interna est com respeito a responder para negar pensamentos e emoes? Que hbitos e prticas lhe ajudaram a adquirir este distante cultivando restrio? 6. O que faz voc da distino da Lama de Dalai entre negao de emoo e um moral de restrio? Por que importante? Exerccios de prtica 1. Faa uma lista dessas situaes que tendem a ativar suas emoes negativas e pensamentos. Identifique qual ones poderia remover voc voc de como voc construa seus recursos internos para disciplina e restrio. 2. Diariamente, lhe faa as perguntas do resumo acima lhe ajudar a ganhar uma maior compreenso de sua prpria experincia de emoes de afflictive.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

20

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Captulo 7O Moral de Virtude


Conceitos fundamentais Um moral de virtude necessrio nos permitir cultivar felicidade genuna e paz interna. H um dizendo em Tibet que a prtica de virtude to dura quanto dirigindo um burro para cima, considerando que se ocupando de atividades destrutivas em declive to fcil quanto pedregulhos rolantes. Por prtica constante e familiarizao, a experincia de virtude fica espontnea e habitual. Um moral de virtude requer conscientemente, enquanto cultivando ativamente e continuamente e reforando nossas qualidades positivas, isto o humano bsico, ou espiritual, qualidades. Depois de compaixo isto, o chefe destes denotado pela palavra de Tibetan assim pa. Assim pa. Freqentemente traduzido como pacincia ou pacincia, a um nvel mais fundo insinua coragem, compostura e ser inalterado em face a adversidade. Aponta a uma resposta deliberada, debatida a pensamentos negativos fortes e emoes. Assim pa nos proporciona a fora para resistir a sofrimento e nos protege at mesmo de compaixo perdedora para esses que nos prejudicariam. Envolve uma determinao para no dar em impulsos negativos e no dano de retorno para dano. os meios pelos quais ns praticamos verdadeira non-violncia. Assim no deveriam ser confundidos pa com mera passividade. Quando palavras severas, postos fortes ou countermeasures so pedidos, assim pa impede para pensamentos negativos e para emoes de agarrar ns. Salvaguarda nossa compostura interna assim ns podemos escolher uma resposta apropriadamente no violento. Ns permanecemos firmes e corajosos at mesmo se ns tivermos medo. Assim nossa conduta feita eticamente saudvel. Cultivando assim pa: para poder ter acesso pacincia em situaes difceis, a pessoa tem que praticar isto diariamente. Um modo poderoso para praticar refletir nos benefcios de pacincia que inclui: Julgamento reservando, habilitando compaixo e dando origem a perdo,; Uma reserva desenvolvida de tranqilidade e tranqilidade que nutrem relaes; Sendo fundamentado melhor emocionalmente que melhora nossa sade fsica; O antdoto mais poderoso para a aflio de raiva (veja outros antdotos abaixo). Tambm pode ajudar no pensar tanto em adversidade como uma ameaa para nossa paz de mente mas bastante como os meios pelos quais pacincia atingida. Esses que nos prejudicariam so nossos professores de assim pa. Antdotos para emoes de afflictive. Um moral de virtude tambm inclui cultivando antdotos simultaneamente a emoes de afflictive com conter nossa resposta a essas emoes de afflictive. O antdoto para cada emoo de afflictive seu direto defronte: Pacincia ope raiva Humildade ope orgulho Satisfao ope ganncia Perseverana ope indolncia Espiritualidade e pedindo ajuda opem helplessness e desespero
March 2004 The Dalai Lama Foundation 21

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Dando ope miserliness Um moral de virtude requer ns pusemos a perseguio de virtude ao corao de nossas vidas dirias de forma que nossas aes fique tico espontaneamente. Ns temos que nos acostumar aos opostos de emoes de afflictive iguale antes dessas emoes surja. importante ser generoso, ser humilde, alegrar em outros ' fortunas boas, superar nossa tendncia habitual a preguia, e, quando nossas aes caem com falta de nossos ideais, manter uma atitude de pesar (no culpa) com resoluo para arrependimento. Prticas dirias teis incluem fabricao um hbito de preocupao para outros bem-estar de ', uma reflexo matutina curta no valor de administrar nossas vidas de uma maneira eticamente disciplinada, and/or uma reflexo de noite curta em como ns administramos nosso dia. Se ns desejarmos estar contentes verdadeiramente, h nenhum outro modo para proceder mas por via de virtude: o mtodo pelo qual felicidade alcanada. E, ns poderamos somar, que a base de virtude, seu cho, disciplina tica. Perguntas de discusso 1. Pense em um exemplo de assim pa dos ltimos seis meses. Compartilhe a histria e como relaciona definio e pratica como esboado no captulo. 2. Discuta sua reao sugesto que pacincia deve ser uma prtica diria para estar espontaneamente disponvel em situaes difceis. 3. O que lhe ajudou a desenvolver uma prtica de pacincia ou assim pa em face a pensamentos negativos e emoes? 4. Como o tenha proactively se se opor a emoes negativas com o antdoto deles/delas? Que helps/hinders voc de fazer isto diariamente? 5. Descreva a diferena qualitativa para voc entre dando para adquirir e dando sem anexo. 6. De que modo tem humildade positivo ou conotaes negativas em sua vida, sua comunidade, no trabalho? O que v voc como o impacto em ns e nossas ticas?

Exerccios de prtica 1. Diariamente, pausa e reflete em outros e como voc pode e contribui ao bem-estar deles/delas. 2. Pratique os antdotos diariamente. Escolha um durante cada ms como um foco. 3. Reflita diariamente em sua conduta. No em que was/was de modo disciplinou eticamente?

March 2004

The Dalai Lama Foundation

22

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Captulo 8 - O Moral de Compaixo


Conceitos fundamentais Compaixo est baseado no senso humano inato de empatia, e pode ser desenvolvido sem limite. Ns podemos estender nossa compaixo ao ponto onde os tatos individuais assim moveu por at mesmo o sofrimento mais sutil de outros que eles vm ter um senso opressivo de responsabilidade para esses outros. Enquanto isto grande compaixo um ideal para nos inspirar, no necessrio atingir isto para conduzir uma vida eticamente saudvel. Equanimity. Se ns reservarmos conduta tica para esses perto de quem ns sentimos, o perigo que ns negligenciaremos nossas responsabilidades para esses fora deste crculo. As categorias de amigo, o inimigo e estranho no so estveis. Se nosso amor est baseado em atratividade, e ns s sentimos compassivo a esses em uma mais baixa balana social que ns, nossa compaixo no estvel. Compaixo baseado em equanimity prov uma base muito mais slida para nossas relaes com outros. Assim para desenvolver compaixo ns temos que lutar contra sentimentos de parcialidade. Equanimity no nenhuma indiferena destacada. O desafio essencial como ns comeamos a estender nossa compaixo para tudo que outros manter o mesmo nvel de intimidade como ns sentimos para esse mais ntimo a ns. Este o cho em qual plantar a semente que crescer em grande compaixo. Egosmo. Faz compromisso a este ideal de compaixo signifique ns temos que abandonar nossos prprios interesses? Para o contrrio, o melhor modo de alcanar nossa pontaria de felicidade, o curso mais sbio por cumprir egosmo. Por que? Porque se qualidades como amor, pacincia, tolerncia e perdo so que felicidade consiste dentro, e se compaixo a fonte e fruta destas qualidades, ento o mais ns somos compassivos, o mais que ns provemos para nossa prpria felicidade. H uma atitude comum que compaixo de fato um impedimento a sucesso em vida profissional. Mas quando compaixo estiver faltando, nossas atividades esto em perigo de ficar destrutivo. O moral de compaixo prov a fundao necessria e motivao para restrio e o cultivo de virtude. Barreiras para compaixo. Se este ideal de amor e compaixo parecer muito alto e difcil, considere as alternativas a buscar felicidade: violncia e agresso? Dinheiro? Problemas incluem burnout e passando pelos movimentos. Se isto comea a acontecer, melhor desimpedir durante algum tempo, reagrupe, e faa um esforo deliberado a reawaken a sensibilidade bsica para outros ' sofrendo. Desespero nunca uma soluo. , bastante, o ltimo fracasso. Perseverana necessria. Uma objeo comum que o ideal de compaixo exige para a pessoa entrar no sofrimento de outros, enquanto trazendo sofrimento assim sobre a si mesmo. Se lembre, h uma distino qualitativa importante entre experimentar o prprio sofrimento da pessoa e sofrimento experimentando no curso de compartilhar no sofrimento de outros. A linha de fundo: compaixo e amor no so luxos. Como a fonte ambos paz interna e externa, eles so fundamentais sobrevivncia continuada de nossas espcies.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

23

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Perguntas de discusso 1. Voc pode recordar um momento em o qual voc sofreu um senso forte de compaixo? O que o moveu assim? Como voc relaciona a esta compaixo forte? Como uma forma de sofrer ou alegria ou responsabilidade ou isso que? 2. D uma olhada estendida aonde voc puxa o limite de seu senso de empatia e compaixo. Famlia? Famlia estendida? Amigos ntimos? Conhecidos? Colegas? Companhia? Cidade? Nao? Pessoas pobres? 3. De quem pensa voc justificavelmente como fora de seu crculo de empatia e compaixo? Estranhos? Democratas? Republicanos? Pessoas de uma raa diferente? Aborteiro? Assassinos? Pedophiles? Hitler? 4. O que faz voc da afirmao da Lama de Dalai que equanimity o cho frtil dentro do qual a semente de grande compaixo pode crescer? 5. De que modos experimenta voc um conflito entre compaixo e afirmando os interesses da pessoa no real mundo? De que modos v voc os como alinhado? 6. Compaixo fraca? 7. A que barreiras que praticam experimentou voc e compaixo em desenvolvimento? O que motiva ou o ajuda a perseverar? Exerccios de prtica 1. Uma vez por semana ponha de lado tempo para ampliar seu crculo de compaixo. Traga prestar ateno a um indivduo ou se agrupar fora de seu limite de compaixo. Passe tempo que cultiva um senso de empatia por eles e o sofrimento deles/delas e transforme esta empatia em compaixo. 2. Quando seu egosmo e compaixo parecerem estar em conflito, use journaling para refletir em como pode ser conectada a falta de compaixo para outros com comportamentos destrutivos que tero termo longo se no conseqncias a curto prazo para voc. Como restrio e cultivo de virtude pudessem ser teis?

March 2004

The Dalai Lama Foundation

24

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Captulo 9ticas e Sofrendo


Conceitos fundamentais Neste captulo, a Lama de Dalai discute os tipos de sofrer que ns experimentamos, os aspectos positivos e negativos de sofrer, e oferece modos ns podemos aliviar isto em nossas vidas. Natureza de Sofrer. Em nossa indagao para felicidade ns buscamos evitar sofrimento que mente ao mesmo corao de nossa existncia naturalmente e corretamente. um fato natural de vida. Tambm sofrendo nos conecta a outros e a base de nossa capacidade para empatia. Quedas sofrendo em duas categorias relacionadas: Formas evitveis que surgem como conseqncias de guerra, pobreza, violncia, crime, ignorncia, e doena; e Formas inevitveis que surgem de problemas de doena, idade velha, e morte. Outras formas de sofrimento inevitvel incluem reunio com o no desejadoinfortnios, acidentes, e adversidadefalta de satisfao, e os fenmenos que aprazvel experimenta eles tendem a se tornar uma fonte de sofrer. Causa de sofrer. De acordo com o budista e outro religions/philosophies ndio, sofrendo visto como conseqncia de karma que uma Sanskrit palavra significado ao. Denota uma fora ativa na qual eventos futuros so influenciados por nossas aes. Tudo no predeterminado. Ns criamos karma ns mesmos. Em tudo o que ns fazemos h causa e efeito. Experimente de sofrer. H muito ns podemos fazer para influenciar nossa experincia de sofrer. Como ns respondemos a isto tem um impacto. Ns podemos ser imparciais e racionais ou podemos nos afligir com nossos infortnios. Ns podemos aceitar isto e podemos usar isto desenvolver fora interna ou estar amargo sobre isto. H uma relao clara entre o sofrimento de impacto est usando nosso corao e mente e nossa prtica de disciplina interna. O grau para o qual sofrendo nos afeta est em grande parte at ns. Sofrendo aumentado por ego-absoro. Se ns deixamos um problema nos engolfar, ns sofremos. Se ns olharmos de longe para o problema, ns veremos isto em relao a outras coisas. Pode ajudar comparar o problema com eventos semelhantes ou piores outros ou ns experimentamos. Se ns trocarmos nosso foco longe de ego para outros, se ns viermos ver nosso problema em relao a outros ' sofrendo, ns sofremos um efeito livrando e mais paz de mente. A Lama de Dalai mencionou que ele lida com situaes difceis se lembrando que a disposio humana bsica para afeto, liberdade, verdade e justias tm que prevalecer eventualmente. O tempo de maior ganho em termos de sabedoria e fora interna freqentemente isso de maior dificuldade. Com a aproximao certa, como uma atitude positiva, a experincia de sofrer pode abrir nossos olhos a realidade. Nossa confiana, egoconfiana e coragem podem crescer e podem fortalecer como resultado de sofrer.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

25

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Com respeito a problemas difceis, podemos ns Tato subjugou ou vai em uma piquenique, leve um feriado, ignore. Estas opes trazem alvio a curto prazo mas os restos de problema. Se ns evitarmos um assunto difcil, ns no podemos solucionar isto. Desassossego mental e emocional seguir. Enfrente diretamente at a situao; examine e analise o problema, determine suas causas e descubra como lidar com eles. Esta aproximao preferida embora possa trazer mais dor temporariamente. Se ns desejarmos confrontar cabea de sofrimento em, ns podemos nos lembrar que nada dentro do reino disso que ns comumente experincia permanente. Tudo o que surge faz assim dentro do contexto de causas inumerveis e condies e est sujeito a mudana. As causas de alegria e tristeza no confiam em uma nica fonte. O conselho de Shantideva em sofrer. A Lama de Dalai acha o conselho de Shantideva, um estudante-santo ndio, simples e til. Qualquer dificuldades que ns enfrentamos, ns no os deveramos deixar nos paralisarem. Ao invs, examine o problema. Se ns acharmos possveis solues, h nenhuma necessidade para preocupar. Se no houver nenhuma soluo, tambm h nenhuma necessidade para preocupar. Se nada puder mudar a situao, preocupao far s isto pior. Sofrendo podem despertar nossa empatia, nos cause conectar com outros e servir aumentar nossa compaixo e amor. Eventos infelizes so fontes potenciais de raiva e desespero e tambm, igualmente, fontes de crescimento espiritual. A escolha est at ns e como ns respondemos. Perguntas de discusso 1. Do que sua definio sofrendo? Em o que fundado? 2. Como voc v karma? O que est conduzindo sua experincia de causas a efeitos? 3. Do que seu modo normal lidando com um problema ou situao difcil? 4. Voc alguma vez foi fortalecido sofrendo? Nesse caso, de que modos? 5. Sofrimento alguma vez o conectou com outros? Nesse caso, como? 6. Voc algum que preocupa? Que resultados experimentou voc? 7. De que modos, se qualquer, v sua aproximao a sofrer mudana depois de ler este captulo? Exerccios de prtica 1. Defina um problema atual em sua vida que est o causando sofrer. Examine e identifique suas causas. Lide com isto dentro um novo modo.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

26

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Citaes em Sofrer da Santidade dele a Dcima quarta Lama de Dalai Fonte: O Caminho para Tranqilidade, compilou e editou por Renuka Singh Aumentos sofrendo sua fora interna. Tambm, o desejar por sofrer faz o sofrimento desaparecer. Encontrando sofrimentos definitivamente contribuiro elevao de sua prtica espiritual, contanto voc pode transformar a calamidade e infortnio no caminho. Ns aprendemos do princpio de origem dependente que coisas e eventos no entram em estar sem causas. Sofrendo e condies insatisfatrias so causadas por nossas prprias iluses e as aes contaminadas induzidas por eles. A verdade de sofrer que ns experimentamos muitos tipos diferentes de sofrer. As trs categorias so: sofrendo de sofrimentoisto recorre a coisas como dores de cabea; sofrendo de mudanaisto relacionado ao sentimento de inquietude depois de estar confortvel; e sofrimento todos-penetrante que atos como a base das primeiras duas categorias e est debaixo do controle de karma e a mente perturbando. Lidando com esses que esto sofrendo grande sofrimento, se voc sente burnout comeando, se voc sente desmoralizado e exausto, melhor, por causa de todo o mundo, retirar e se restabelecer. O ponto ter uma perspectiva a longo prazo. Ns fomos e ainda temos passado por sofrimento infinito sem derivar qualquer benefcio tudo que disto. Agora que ns prometemos ser hearted bom, ns deveramos tentar no nos pr bravos quando outros nos insultarem. Sendo paciente poderiam no ser fceis. Requer concentrao considervel. Mas o resultado que ns alcanamos suportando estas dificuldades ser sublime. Isso algo que estar contente aproximadamente!

March 2004

The Dalai Lama Foundation

27

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Captulo 10A Necessidade para Discernimento


Conceitos fundamentais Disciplina tica. A palavra disciplina freqentemente tem conotaes negativas para pessoas, porque eles entendem isto como algo imposto contra o testamento deles/delas. Porm, em algumas situaes todos ns aceitamos o exerccio de disciplina voluntariamente; por exemplo, quando ns levarmos o conselho de um doutor para evitar certas comidas, ns seguimos aquele conselho embora possa ser no princpio duro. Disciplina tica indispensvel porque os meios pelos quais ns mediamos entre as reivindicaes competindo do direito de uma pessoa a felicidade contra o direito igual de outra pessoa. Se ns ignoramos o direito de outras pessoas a felicidade avanar nosso prprio, isto conduzir a ansiedade em nossa prpria mente e um senso de inquietao. De restrio precisada na perseguio de nossa felicidade, de forma que ns no cause dano a outros no processo. Disciplina tica no s requer restrio em nossa resposta negar emoes, mas tambm o cultivo de virtude, como amor, compaixo, pacincia, tolerncia, perdo. Quando estas qualidades estiverem presentes em nossas vidas, todas nossas aes contribuiro ao bemestar de tudo, enquanto se incluindo. Conduta tica depende de ns aplicando o princpio de non-prejudicar. O valor moral de uma ao deve ser discernido, no deixou a regras seguintes ou preceitos. Ns temos que usar nossa inteligncia para julgar em relao a tempo, lugar e circunstncia, e para o impacto a longo prazo na totalidade de tudo outros. Uma ao pode ser moral em fixado de circunstncias, mas no em outro. Conduta tica no pode ser reduzida a seguir um jogo de regras, nem qualquer ato particular pode ser julgado como direito ou errado quando viu em teoria, i.e. aparte da pergunta fundamental de felicidade e sofrendo. Ao tica dependente em muitos fatores: Tempo e circunstncia A liberdade de uma pessoa ou falta disto Grau de remorso Inteno atrs da ao Se ns estivermos incentivados por dio, egosmo ou desejo para enganar, nossas aes tero um impacto negativo, ambos para ego e outros. Discernimento. Quando ns enfrentarmos um dilema tico, ns precisamos de poderes crticos e imaginativos. Eles nos permitem discriminar entre benefcio temporrio e a longo prazo, avaliar o resultado provvel de nossa ao, e escolher o maior bem em cima do menor. Ns precisamos considerar o dilema tico em termos do unio de meios hbeis e perspiccia. Meios hbeis nos pedem que consideremos se nossa ao est incentivada atravs de compaixo. Perspiccia avalia o dilema em contexto e nos deixa entrarmos a em ao que causa dano menos.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

28

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Discernimento constantemente deve ser empregado conferir nossa prpria motivao e perguntar para ns mesmos se ns estamos sendo egostas ou largo-notados, pensando a curto prazo ou a longo prazo, compassivo a tudo ou parcial a nossa prpria famlia. Preceitos ticos bsicos. s vezes h pequeno tempo para considerar e est discernindo, desenvolvimento to espiritual muito importante. Nossas aes espontneas tendem a refletir nossos hbitos e disposies. Se estes forem insalubres, nossas aes sero destrutivas. Nestas ocasies pode ser muito til ter preceitos ticos bsicos para nos guiar em nossas vidas dirias. muito importante manter outros ' interessa no fundo e na vanguarda de nossa mente. Talvez ns podemos olhar a princpios ticos bsicos concordou em por todas as religies e filosofia de humanista, enquanto incluindo: Nenhuma matana, roubando, mentiras reveladoras, misconduct sexual. Todas as religies concordam em evitar dio, orgulho, inteno maliciosa, covetousness, inveja, ganncia, cobice, ideologias prejudiciais (como racismo). Podem ser interrogados misconduct sexual em tempos de contracepo fcil e efetiva, mas os preceitos em toda religio nos lembram misconduct sexual, especialmente infidelidade, podem se tornar partindo obsessivos nenhum quarto para ao construtiva. violento para o scio da pessoa e pode conduzir a outros atos prejudiciais, como mentir e decepo, at mesmo assassine no caso de gravidez no desejada. Respondendo conduta de outros. Ns quase nunca conhecemos todas as razes e circunstncias por outra pessoa comportamento. Ento, melhor estar atento de nossas prprias faltas em lugar de acha falta com outro. Ns podemos corrigir s nossa prpria conduta. Se outra pessoa se ocupar repetidamente de pouco tico conduta, ns podemos ter que evitar tal uma pessoa, mas no os cortou completamente. Ns podemos tentar influenciar a conduta deles/delas, contanto que nossos prprios motivos sejam puros e nossos mtodos esto non-prejudicando. Dilemas ticos de cincia e tecnologia. Cincia moderna e tecnologia nos deram a habilidade para prolongar vida. Cada caso deve ser considerado na luz de razo e compaixo, enquanto levando em conta todas as circunstncias. Em situaes de genticas e biotecnologia, o princpio de non-prejudicar muito importante. Experimentao gentica no deveria ser levada a cabo para fama ou lucro. Ns temos que proceder com precauo e humildade, esteja atento do potencial para abuso. A motivao para o tal trabalho deveria ser compaixo, no utilidade. Consideraes de utilidade podem conduzir para abusar de alguns grupos das pessoas que so julgadas para ser menos til a sociedade facilmente. Cloning, experimentao animal, e o igual aes insalubres, como a desumanidade de agricultura de fbrica. Ns precisamos de leis e cdigos internacionais de conduta. Mas principalmente, ns precisamos de indivduos para ter uma conscincia do dano estas prticas infligem nos humanos e animais. Cientistas devem ser motivados por restrio tica e compaixo.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

29

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Perguntas de discusso 1. O que sua resposta sugesto da necessidade para disciplina tica? Como isto apresente em sua vida? mais escolhido e interno ou imposto e externo? 2. Pelo que quer dizer a Lama de Dalai discernimento sbio? Como isto apresente em sua vida? 3. Como ns estamos pondo nossa prpria felicidade sobre a dor de outros, individualmente e coletivamente? D alguns exemplos. 4. Conduta todo tica relativa? Como ns para decidir o que tico em qualquer determinada situao? 5. Ns temos uma escolha em nossas aes? Pensa em uma em ao que voc entrou em sua vida que voc considera um engano agora: voc teve uma escolha na ocasio? Sua ao era um considerado escolhido? 6. O que so alguns dilemas ticos em cincia e tecnologia com as que voc luta? Discernimento sempre est igual a uma distino clara entre direito e erradamente? s vezes o mesmo? Como est diferente? Exerccio de prtica 1. Pense em um dilema tico voc face, grande ou pequeno. Avalie a situao com o unio de meios hbeis e perspiccia e deixou aquele guia suas aes. 2. Identifique um dilema social sobre o que voc sente fortemente, e esteja usando uma posio fortemente-segurada. Cava em baixo da superfcie achar casos diferentes e avaliar as ticas de cada caso individualmente, enquanto tendo em mente que ns temos que usar nossa inteligncia para julgar em relao a tempo, lugar e circunstncia, e para o impacto a longo prazo na totalidade de tudo outros. Como faz o princpio de non-prejudicar entre em jogo no assunto que voc est considerando?

March 2004

The Dalai Lama Foundation

30

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Captulo 11Responsabilidade Universal


Conceitos fundamentais Nosso todo ato tem uma dimenso universal. Assim disciplina tica, conduta saudvel e impacto de discernimento cuidadoso no s nosso reino pessoal mas tambm crescentemente impacto o reino comunal em um mundo crescentemente complexo e interdependente. Ns no podemos dispor ignorar os interesses de outros, nem o planeta. Meios de responsabilidade universais que quando ns vermos uma oportunidade para beneficiar outros, ns agarramos isto. Ns evitamos divisiveness e cultivamos satisfao. Nossas aes refletem nossa preocupao pelo bem-estar de todos os seres e toda a criao. Ns reorientamos nossos coraes longe de ego e para outros, reconhecendo o direito igual de tudo outros para estar contentes e livre de sofrer. Enfatizando nossa unidade essencial. Focalizando em diferenas superficiais causa divisiveness e sofrendo. Ns podemos enfatizar como todos ns somos essencialmente o mesmo. Quando ns entendemos que todo o mundo quer ser amado, estar contente, e no sofrer, interesse para bem-estar de outros surge quase por si s. A maioria das pessoas entende isto naturalmente em relao s prprias famlias deles/delas e os amigos deles/delas. importante estender esta compreenso a outras comunidades e naes, para estes j no exista em isolamento. Cultivando satisfao crucial para manter coexistncia calma. Falta de ganncia de ovas de marisco de satisfao e porcas inveja. Promove competitividade agressiva e materialismo excessivo. a fonte de dano a nosso ambiente. Satisfao no s uma questo de ticas, uma questo de necessidade. Ns temos que morar no mundo ns criamos. A Lama de Dalai nos desafia questionar a cultura de crescimento econmico perptuo que nutre descontentamento crnico. Desigualdade entre naes uma fonte de dificuldade para todo o mundo. At mesmo o tato rico os sintomas de pobreza nas prprias vidas deles/delas. Honestidade e justia. Responsabilidade universal conduz a um compromisso a honestidade, i.e. quando nossas aes simplesmente so o que eles parecem ser. Se ns fingimos ser uma coisa e nossas aes revele qualquer outra coisa, isso causa suspeita e medo. Quando ns nos cometermos a honestidade, ns ajudamos reduza o nvel de entender mal, dvida e teme ao longo de sociedade. Responsabilidade universal e honestidade nos exigem que ajamos quando ns percebermos injustia. Se ns no falarmos, est fora de medo sobre que outros pensar? No falar poderiam ser pouco tico se ns estivermos ignorando as implicaes mais largas de nosso silncio. Trabalhando junto. Como os indivduos, comunidades e naes, ns precisamos um ao outro para resolver nossos problemas. Ns precisamos buscar solues no violento para conflitar e mais adiante a aceitao crescente de direitos humanos e diversidade. Ns temos que lembrar ns mesmos que ordem imps por fora, historicamente, provou curto-vivido. Atravs de contraste responsabilidade universal baseada na dinmica e funes de nosso mundo interno, de conscincia e esprito, de nossos coraes e mentes. Hoje, individualmente e como comunidades e naes, ns temos que considerar nossas necessidades em relao s necessidades de outros, e avalia como nossas aes afetaro

March 2004

The Dalai Lama Foundation

31

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

outros. Esta a fundao para paz genuna e harmonia, e o caminho que nos permitir mover alm de guerra e violncia como os meios ns usamos para solucionar diferenas. Perguntas de discusso 1. Pense em algumas recentes aes voc levou e ponderou a dimenso universal deles/delaso impacto sutil ou direto deles/delas em outros e o mundo. Voc teve esta conscincia na ocasio voc entrou a em ao? 2. O que a dimenso universal de pobreza, i.e. como voc sente os sintomas de pobreza em sua prpria vida? 3. O que satisfao e como voc sabe quando voc est contente? Contedo de ser influencia como voc est no mundo? Explique. 4. Como voc cultiva satisfao? 5. O que fora em sua vida promova divisiveness, competitividade e materialismo excessivo? O que sua resposta? 6. Como possa ns, como indivduos, imprensa para igualdade e justia entre as pessoas, comunidades e naes? O que sua contribuio pessoal? 7. Como voc sabe quando voc est sendo honesto? 8. Voc alguma vez no falou para medo de opinio de grupo? Como isso sente? O que o impacto em voc, outros, a situao? Voc falou contra injustia em face a adversidade? O que o sentimento e impacto disso so? 9. Quando a ltima vez era voc mostrou afeto para o marginalized? Conectado com algum marginalized e feltro uma conexo humana essencial com eles? Exerccios de prtica 1. Na manh de cada dia de uma semana, escreva abaixo uma coisa em sua vida para a qual voc sente satisfao. Pense nisto ao longo do dia. 2. Ajude uma pessoa de marginalized em sua comunidade de algum modo. 3. Escolha uma comunidade ou situao de mundo voc cuidado aproximadamente e identifique e adote trs em ao simples que voc entrar para assumir responsabilidade por suas aes em relao quela situao.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

32

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Captulo 12Nveis de Compromisso


Conceitos fundamentais As Dalai Lama notas que para esses que concordam com a perspectiva dele que responsabilidade universal fundamental a felicidade pessoal e a criao de um mundo melhor, essencial comear a empregar compaixo em nossas vidas cotidianas, pr princpios em prtica. Mas quanto requerido? Que nvel de compromisso precisado trazer bastante compaixo na vida da pessoa? Comeo onde ns somos. A Lama de Dalai sugere que ningum precise radicalmente mudar a situao de vida deles/delas e adotar um modo completamente novo de vida. Ns no precisamos abandonar nosso trabalho atual para viver uma vida de campons como Gandhi ou at mesmo se tornar doutor, professor ou monge se este j no nosso trabalho. Cada de ns pode comear com nossa situao de vida atual e pode comear a trazer mais compaixo em nosso viver diariamente. Ns podemos comear onde ns somos, e faz tanto quanto podemos ns. As Dalai Lama notas que isto requer fazendo nosso trabalho com a inteno para beneficiar outros, e viver nossos princpios. Ns podemos fazer isto de modos pequenos, como virar fora uma torneira gotejando ou ajudar algum que precisa de ajuda que segue o metr. Ou, ns podemos fazer isto de modos grandes; se ns percebemos que nosso trabalho pode causar dano ento a outros que ns podemos escolher mudar nosso trabalho fora de um senso de responsabilidade. Vivendo nossa vida, tenha a coragem para ser o poltico responsvel, honesto, o homem de negcios que considera o desperdcio produzido pelas instalaes de produo deles/delas, o advogado que luta para justia, o encanador que instala banheiros de baixo-fluxo, o muulmano que respeita os judeus (e vice-versa!) Voluntrio e em moderao. Tudo que que ns fazemos para outros, qualquer sacrifcios que ns fazemos, deveria ser voluntrio e com uma compreenso consciente do benefcio de tal ao. A Lama de Dalai encoraja esses fortemente com riqueza ver os recursos deles/delas como uma tremenda oportunidade para ajudar outros; compartilhando a riqueza deles/delas para aliviar sofrimento. Ao mesmo tempo, todo o mundo no pode e no deveria se despir de todos seus pertences ou vive a vida de um monge; bastante ns deveramos mover donde ns estamos com moderao. Ele nota que ele possui vrios pedaos de tempo caros que ele poderia vender e poderia construir cabanas para o pobre, mas ele no tem contudo escolhido fazer isto. Compartilhando esta histria da prpria vida dele, mostra a Lama de Dalai como ns enlatamos cada comeo de nossa situao de vida atual e fazemos as mudanas ns somos capazes para no momento, e como ns podemos ter compaixo para ns mesmos como reconhecemos ns onde ainda no so alinhadas nossos princpios e aes. Ns no precisamos tentar ficar infinitamente compassivo em um dia ou uma semana ou um ano; ns damos os passos que ns podemos, enquanto avanando em moderao.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

33

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Perguntas de discusso 1. O que so seus pensamentos sobre a viso da Lama de Dalai que as pessoas diferentes podem trazer nveis discrepantes de compromissoque cada pessoa pode comear donde eles so e faz o que possvel em moderao, em lugar de havendo um nvel absoluto de compromisso requerido de todos os seres? 2. Quando voc pensa no trabalho que voc faz no mundo, voc pode ver modos que pode ser feito em servio de outros? Como seu trabalho ou sua atitude para isto mudariam se voc focalizasse em fazer isto em servio? 3. Para muitos de ns, a abertura entre como ns agimos e como ns queremos agir s vezes pode induzir sentimentos de culpa. Como voc v a perspectiva da Lama de Dalai nos nveis de compromisso em relao ao conceito de culpa? Exerccios de prtica 1. Pensando em sua situao de vida, h modos voc pode imaginar para viver com mais compaixo e responsabilidade universal? O que constituiria o que voc pode fazer neste momento em sua vida viver mais compassionately? Se voc deseja, escolhe um modo especfico e ps isto em prtica para um perodo de tempo.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

34

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Captulo 13ticas em Sociedade


Conceitos fundamentais Se ns somos cometidos ao ideal de preocupao por outros, segue que este compromisso deveria informar polticas sociais e polticas. Caso contrrio, provvel que nossas polticas prejudiquem como um todo em vez de humanidade de saque. A Lama de Dalai sugestiona seis reas seja enviado: educao, as mdia, nosso ambiente natural, polticas e economias, paz e desarmamento, e harmonia enterrar-religiosa. Neste captulo e o seguinte dois captulos, a Lama de Dalai expressa as vises pessoais dele em o que poderia ser feito. Ele nos convida a usar estas vises pessoais para reluzir nossos prprios pensamentos aproximadamente como alinhar nossas polticas sociais e polticas com nosso compromisso pessoal para conduta tica, responsabilidade universal, e compaixo. Educao. O general, sistema educacional moderno negligencia a discusso de assuntos ticos em grande parte porque um) foi desenvolvido por um tempo quando instituies religiosas eram altamente influentes ao longo de sociedade e b) geralmente so celebrados o humano e valores ticos para cair dentro da extenso de religio. Como a influncia de religio recusou, as escolas no encheram a abertura. Assim ns estamos expondo as crianas para ter conhecimento sem compaixo. A Lama de Dalai sugere ns: Mostre para crianas que as aes deles/delas tm uma dimenso universal e constri nos sentimentos naturais deles/delas de empatia assim eles vm ter um senso de responsabilidade a outros. Cuide disto nosso comportamento como pais e os professores so principled, disciplinou e compassivo, desde que as crianas aprendem de aes, no palavras. Molde os assuntos sociais importantes, no como s pertencendo esfera de religio, mas como um assunto de nossa sobrevivncia continuada. Elimine de nossas escolas currculos de ' qualquer tendncia para apresentar outros em uma luz negativa. Tome cuidado que amor de pas, religio e cultura no desenvolvem em nacionalismo notado estreito, ou fanatismo religioso. Mdia. As mdia nunca tm uma influncia em cima de indivduos imaginados 100 anos atrs. Isto confere uma grande responsabilidade em no s tudo que trabalham em mdia, mas tambm em tudo que, como indivduos, assista, leia e escute. Os pontos de chave da Lama de Dalai incluem: Informar investigativo um servio importante, enquanto assumindo o investigador no age de motivos imprprios, imparcial e respeita outros direitos de '. Sexo e violncias so desfrutadas pelo pblico vendo e motivaram por interesses comerciais. A preocupao se o efeito eticamente saudvel ou

March 2004

The Dalai Lama Foundation

35

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

se conduz a indiferena, enquanto endurecendo do corao e falta de empatia. A repetio constante de sexo e violncia tende a criar a impresso que natureza humana essencialmente negativo, enquanto o oposto verdade. Ser eticamente responsvel as mdia precisam refletir este fato simples. Enquanto regulamento das mdia for claramente necessrio, a nica verdadeira disciplina vem de dentro. Isto insinua uma responsabilidade para educar nossas crianas assim eles podem ser disciplinados mais e compassivo quando eles so envolvidos nas mdia. Ambiente natural. O mundo natural nossa casa e ento nosso prprio melhor interesse para cuidar isto. A Lama de Dalai sugere: Ns desenvolvemos mtodos de fabrique isso no destrua natureza. Ns reconhecemos a dimenso universal das aes ns levamos como indivduos e, baseado nisto, restrio de exerccio. Indivduos no industrially desenvolvido naes tm uma responsabilidade particular para mudar o estilo de vida deles/delas. Educao e as mdia que ambos tm que tocar para um papel aqui. A Lama de Dalai usa a degradao ambiental que acontece agora em Tibet como um exemplo, e notas os esforos do governo de Tibetan em exlio para apresentar as crianas s responsabilidades deles/delas como residentes deste planeta frgil. Polticas e economias. A Lama de Dalai sugestiona uma continuao de corrente polticas polticas e econmicas resultaro dentro o rico adquirindo mais rico e o pobre adquirindo mais pobre. Ele sugere: Polticos so um produto das sociedades deles/delas, assim se ns quisermos os polticos menos corruptos, ns temos que praticar disciplina tica em nossas prprias vidas. Competio seja administrada com um esprito de generosidade. O mais cada de ns desenvolve nossa natureza compassiva, o empreendimento mais comercial vir refletir valores de humano bsicos. Conceitos ticos esto ganhando terreno em relaes internacionais. Palavras como reconciliao, non-violncia e compaixo esto se tornando frases acionrias entre polticos. Coletivamente ns estamos dando mais peso a justia e verdade. O mais interdependente nossas relaes econmicas se tornam, o mais interdependente nossas relaes polticas tm que se tornar. Alianas que incluem centenas de milhes das pessoas esto transcendendo divises crescentemente geogrficas, culturais e tnicas. Ao mesmo tempo comunidades regionais unidas em comrcio, poltica social, e arranjos de segurana podem consistir em uma multiplicidade de grupos tnicos, culturais, e religiosos autnomos. O desafio do milnio novo achar modos

March 2004

The Dalai Lama Foundation

36

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

para cooperao de enterrar-comunidade melhor, em que diversidade humana reconhecida e as propriedades de tudo respeitaram.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

37

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Perguntas de discusso 1. Como voc d uma olhada ao redor de sua comunidade e nao, isso que poltico e social policia voc v que voc diria incompatvel com compaixo e interessa para outros? 2. Refletindo em sua experincia no sistema de ensino como uma criana ou pai, que preocupaes tem voc sobre o cultivo de conhecimento sem compaixo? Que razes acha voc para esperana? 3. Que reao tem voc s sugestes da Lama de Dalai? Que outras aes v voc para levar? 4. Como voc leva responsabilidade pessoal para reconciliar seu valor de compaixo e conduta tica com seu consumo de mdia? 5. O que ajudou para sociedade a fazer progresso em nosso stewardship do ambiente natural durante os ltimos 30 anos? O que precisa fazer agora e como voc pode traduzir isso em ao individual? 6. O que sente voc e pensa como voc leia os pensamentos da Lama de Dalai aceso o que os precisaram e direes esperanosas em polticas e economias? Exerccios de prtica 1. Escolha um destas arenas para disciplina tica combinada e desenvolva um plano de ao em sua vida diria. Qualquer seu nvel de compromisso, caminhe a conversa durante o prximo ms.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

38

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Captulo 14Paz e Desarmamento


Conceitos fundamentais Qualidades de violncia: Violncia significa sofrimento. Violncia procria violncia. impossvel predizer o resultado de violncia, e impossvel estar seguro de sua justia ao incio. Guerra est como fogo na comunidade humana, um cujo combustvel as pessoas vivas. Natureza de paz. Ns temos que fazer uma distino entre paz como uma ausncia de guerra e paz como um estado de tranqilidade fundado no senso fundo de segurana que surge de compreenso mtua, tolerncia de outros ponto de vista de ' e respeita para outros direitos de '. Paz neste senso no existiu durante os 40 anos da Guerra Fria. Isso era h pouco uma aproximao. Real paz algo mais profundo que um equilbrio frgil baseado em hostilidade mtua. Depende no final das contas da resoluo de conflito interno. O fato de interdependncia humana to fundamental e clareia hoje que a nica paz significante falar aproximadamente paz global. Paz comea com o indivduo. Guerra e paz no existem independentemente de ns. Paz no mundo depende de paz nos coraes de indivduos. Ns devemos cada disciplina nossas respostas para negar pensamentos e emoes. Ns precisamos desenvolver qualidades espirituais bsicas. Ns precisamos desenvolver compaixo. Isto freqentemente difcil, como ns somos condicionados para considerar guerra como excitando, at mesmo fascinante. Mas hoje em dia esses que instigam guerra so longe afastados do conflito. Est como um jogo de computador onde armas existem para destruir os seres humanos somente mas sem a necessidade por face-para-face lutar, ou por sentir o impacto de nossas aes. Enquanto isso, o impacto em non-combatentes sempre cresce maior. Mulheres, crianas, e o ancio no s so as vtimas principais durante, mas longo depois que a guerra acabasse. Mas armas no podem agir por eles. Algum tem que empurrar um boto para lanar uma greve mssil ou apertar um gatilho para incendiar uma bala. Ns temos que desmantelar os estabelecimentos militares que ns construmos. Paz no pode ser imposta por fora. Ns no podemos desfrutar verdadeira paz at que ns desmantelamos injustia em nossos prprios coraes humanos. Paz duradoura s possvel quando cada de ns fizer um esforo interiormente. Ns temos que aprender no fazer nada que contribuir ao sofrimento de outros.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

39

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Desarmamento. Se ns pudermos desenvolver um compromisso largo a desarmamento, ento ns podemos estabelecer objetivos claros por desarmar gradualmente. Ns temos que criar as condies favorvel para esses objetivos construindo em iniciativas existentes. Essas iniciativas, embora eles provaram menos que prspero, testemunhe ao desejo bsico de humanidade para viver em paz. H um reconhecimento crescente da ironia que armas de destruio de massa podem ser consideradas teis quase no. Eles so caros a produto, e caro a estoque e ainda ns os armazenamos porque ns no podemos imaginar os usar. Como ns podemos nutrir um dilogo e pode aumentar o reconhecimento que armas de destruio de massa, em qualquer contexto, j no servem para os interesses de humanidade? H uma tendncia para agrupamentos de segurana regionais e menos estreitamente comunidades definidas. Isto poderia conduzir eliminao do perigo de muitas nao declara se defendendo e abrigando armas de destruio de massa. Isto, em troca, poderia conduzir a uma fora policial global. Uma fora policial global salvaguardaria justia, segurana comunal, e direitos humanos mundial. Protegeria contra a apropriao de poder atravs de meios violentos. J ns somos usados s foras protetoras da ONU que so um passo nesta direo Ns podemos construir no trabalho das Naes Unidas e suas subsidirias como UNESCO, UNICEF, etc. A revoluo de comunicaes gerou uma conscincia global emergindo. Se ns pudssemos desenvolver a ONU a seu potencial cheio, poderia levar a cabo os desejos de humanidade. Para isso, ns precisaramos terminar a manipulao de naes mais fracas pelo mais poderoso e d para os indivduos o direito a ser ouvido pelo conselho de ONU em reclamaes contra os governos deles/delas. Ns precisamos criar Zonas de Paz, zonas desmilitarizadas internacionalmente reconhecidas. Lugares nomeando como Tibet tais zonas de paz livrariam outros pases da necessidade para se defender daquele lugar. Alemanha poderia ser uma zona de paz. A vinda junto de indivduos em grupos internacionais ajudar esses menos afortunado, por exemplo Doctors Without Borders is a powerful setting for the spirit of connection and compassion to flourish. Indivduos que trabalham para nutrir a fabricao de qualquer forma, enquanto vendendo e transportando de braos podem ajudar desmantelar a indstria de braos. Eles podem comear perguntando para eles se eles realmente podem justificar o envolvimento deles/delas. No h nenhuma tal coisa como um seguro o cliente de braos. ticas monitoram. Ns temos que aprender dialogar no esprito de reconciliao e acordo. Ns precisamos estabelecer um corpo cuja tarefa de princpio monitorar negcios humanos da perspectiva de ticas. As deliberaes deles/delas seriam a conscincia do mundo.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

40

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Perguntas de discusso 1. Um mundo est sem violncia e guerra possvel, em sua opinio? Por que ou por que no? 2. possvel para pessoas que vivem debaixo de governos opressivos alcanar autodeterminao e justia por meios no violento? 3. A Lama de Dalai fala freqentemente de paz mundial por paz interna. De que modos pode conectar voc esta frmula para sua prpria vida? 4. Como voc estabelece tranqilidade em seu prprio corao baseado em um senso profundo de segurana interna? 5. O que so suas prticas de trabalho internas? Eles so efetivos? Como eles imprensam violncia e paz em sua vida diria? Em sua comunidade? No mundo? 6. O que pode fazer voc para contribuir a algumas das sugestes neste captulo apoiar desarmamento e paz mundial adotiva? 7. Como voc poderia comear a mudar a atitude desses ao redor voc para guerra, violncia e paz mundial? (Isso que sobre o jadedness deles/delas? Senso de powerlessness? Desiluso? Seu prprio?) 8. Como os indivduos podem influenciar os governos para trabalhar mais seriamente para paz mundial? Exerccios de prtica 1. Dentro de seu prprio ambiente, seja isto em casa, no trabalho ou na escola, desenvolva um Zona de Paz isso inclui outros (por exemplo redecorate the room, use words that reflect a more peaceful attitude towards situations, play music). 2. Identifique os amigos e famlia com quem voc pode se ocupar ao redor de dilogo significante este tpico e pode fazer isto em uma base rotineira durante os prximos 3 meses. 3. Note uma arena de conflito em sua vida e se esforce para chegar outros envolvidos com um esprito de reconciliao, acordo e compaixo.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

41

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Captulo 15 Papel de The de Religio em Sociedade Moderna


Conceitos fundamentais Religio valioso mas no necessrio. No um determinado aquela religio pertinente para o mundo moderno. Convico religiosa no necessria para conduta tica ou felicidade. As qualidades espirituais de compaixo, paz, pacincia, tolerncia o que necessrio. A viso da Lama de Dalai que estas qualidades espirituais so desenvolvidas melhor no contexto de prtica religiosa. Corretamente empregado, religio um instrumento extremamente efetivo por alcanar felicidade. Encoraja um senso de responsabilidade para outros, prov apoio por desenvolver disciplina tica, e est preocupado com enviar sofrimento humano de um modo fundamental. E hoje as pessoas ainda sofrem, talvez mais mentalmente que fisicamente. Harmonia enterrar-religiosa. Religio foi freqentemente uma fonte de conflito em histria humana. Conflito religioso um real assunto em mundo hoje interconectado no qual as pessoas com convices diversas e prticas entram em contato ntimo. A chave para superar tal conflito harmonia enterrar-religiosa. Como isto pode ser encorajado? O mtodo da Lama de Dalai confia em cultivar compreenso - identificando os obstculos que obstroem harmonia enterrar-religiosa, e modos em desenvolvimento para os superar. Um dos obstculos falta de entender para as tradies de outros. O melhor modo para superar isto por dilogo, ambos entre peritos e tambm os mdicos ordinrios. Outras prticas benficas incluem as pessoas de tradies diferentes que se renem para rezar para um bem comum, ou fazendo peregrinaes junto para locais sagrados. Todas estas prticas ajudam para as pessoas a ver isso embora diferenas doutrinais, todas as religies esto relacionadas a promover felicidade pelo cultivo de compaixo, amor, pacincia, tolerncia, humildade e assim por diante. De um verdadeiro religio para pluralism religioso. Outra fonte de desarmonia religiosa o abuse de religio no senso de usar religio para reforar as atitudes egostas da pessoa. tudo muito fcil para relacionar a nossa religio como um rtulo que nos separa de outros. Isto expe um real problema, i.e. a reivindicao de cada religio para ser o um verdadeiro religio. Como solucionar isto? O mdico precisa ter uma convico nico-pontuda dentro o dele ou o caminho escolhido dela que apoiado por uma convico funda na verdade daquele caminho. Ao mesmo tempo necessrio reconciliar esta convico com a realidade que outras pessoas segurem as tradies deles/delas da mesma maneira. O mdico tem que achar um modo para aceitar a validez de outras religies pelo menos enquanto mantendo um compromisso de wholehearted para o dele ou o prprio dela. Por exemplo, a Lama de Dalai diz que pessoalmente a convico dele que Budismo o melhor caminho para ele, mas ele no pode dizer que melhor para todo o mundo. O modo da Lama de Dalai para solucionar a contradio est com a frmula: uma religio para cada pessoa, muitas religies para humanidade. A diversidade que existe entre tradies diferentes est enriquecendo enormemente. H nenhuma necessidade para achar modos de dizer que todas as religies so no final das contas o mesmo. Sim,
March 2004 The Dalai Lama Foundation 42

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

todos eles enfatizam as qualidades espirituais, mas isso no est igual a dizer eles so todo o um. Como ns avanamos ao longo do caminho, ns somos forados a reconhecer reais diferenas nos ensinos eventualmente. Se ns formos srios sobre direitos humanos como um princpio universal, essencial desenvolver um senso genuno de pluralism religioso. Em lugar de um religio mundial, a Lama de Dalai apia a idia de um parlamento mundial de religies que sugestiona democracia, respeito mtuo e pluralism. Re de precaues: converso religiosa. Converso religiosa s necessariamente no far para algum uma pessoa melhor. Enquanto estiver bem aprender de outras tradies, melhor olhar desenvolver a prtica da pessoa dentro da tradio do nascimento da pessoa e cultura. Isto evita confuso entre os modos diferentes de vida que vai com tradies religiosas diferentes. Se a pessoa atrado seriamente aos ensinos fundamentais de outra religio, importante perguntar novamente e novamente, eu atra a esta religio pelas razes certas, por causa dos ensinos essenciais, ou porque eu acho as alfndegas culturais ou rituais atraente, ou eu imagino poderia ser menos exigente? Se a pessoa faz, depois de considerao longa e madura, converta a outra f, importante no entrar na armadilha de criticar a f prvia da pessoa para justificar a deciso da pessoa a outros. Prtica de chave de religio para avaliar. insalubre discutir os mritos disto ou aquela tradio em base de verdade metafsica reivindica; a coisa importante se a prtica em particular efetiva casos. Voc no pode considerar a efetividade de um tratamento mdico separe de seu efeito no paciente. Levando ensinos religiosos de pouco valor se permanece ao nvel do intelecto, e no entra no corao. Confiando em f simplesmente sem entender ou implementao de valor limitado. Pessoas religiosas tm muito que contribuir para o mundo de hoje, mas at que eles realmente puseram a religio deles/delas em prtica, eles nunca sero levados seriamente. E isto significa, entre outras coisas, relaes boas em desenvolvimento com outras tradies de f.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

43

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Perguntas de discusso 1. O que pensa voc no papel e efeito de religio no mundo de hoje? uma fora por bem? uma fora negativa, algo que principalmente divide as pessoas? pertinente no mundo de hoje de cincia e comrcio global? 2. Do que so seus meios cultivando as qualidades espirituais de compaixo, paz, pacincia, tolerncia? Como voc descreveria sua vida espiritual? Como voc poderia mover um pisa mais adiante ao longo da quantidade contnua de conceito intelectual para prtica sincera? 3. O faa prtica ativamente a religio voc nasceu em ou voc adotou outra tradio de f como seu prprio? Se voc converteu, voc refletiu em o que atraiu, e continua atraindo, voc para aquela tradio nova, i.e. os ensinos essenciais, ou as alfndegas culturais e rituais associaram com a tradio? 4. Se voc converteu, como voc relaciona a sua religio de origem? H sentimentos dolorosos ou crticas associadas com isto? Nesse caso, h alguma possibilidade por curar esses sentimentos? 5. De que modos encontra voc religio como uma verdadeira religio ' em sua vida e comunidade? Religio como uma religio para cada pessoa, muitas religies para humanidade '? 6. H oportunidades voc poderia explorar por ampliar harmonia de enterrarreligies e entender compartilhando algo significante com pessoas de tradies de f diferentes, por exemplo comidas, informal ou estruturou discusses, celebraes compartilhadas ou adorao? Exerccios de prtica 1. Escolha um do caroo qualidades espirituais de compaixo, paz, pacincia, tolerncia que voc quer cultivar em perseguio de conduta tica e felicidade. Inspecione sua religio, outras religies ou ensinos espirituais para achar, escolha e implemente uma prtica para o ajudar cultivando isto em sua vida. 2. Implemente um dos modos que voc identificou por ampliar sua compreenso e harmonia com esses de tradies de f diferentes.

March 2004

The Dalai Lama Foundation

44

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Captulo 16Uma Atrao


Conceitos fundamentais Neste captulo a Lama de Dalai faz uma atrao a tudo de ns, em face ao impermanence de vida, fazer o resto de nossa vida em cada momento de presente to cheio, produtivo e significante quanto possvel. Chegar morte sem remorso viver responsavelmente no momento presente com compaixo para outros. Nossa felicidade indissoluvelmente encadernada para cima com a felicidade de outros. Se sociedade sofre, ns ns mesmos sofre. Compaixo um das coisas principais que fazem nossas vidas significante. a fonte de felicidade duradoura e alegria e a fundao de um corao bom. Por atos de bondade, afeto, honestidade e justia ns ajudamos no s outros mas asseguramos nosso prprio benefcio como bem. Atravs de contraste o mais nossos coraes e mentes so aflitas com doente-v, o mais miservel ns nos tornamos. Ns no podemos escapar a necessidade por amor e compaixo. No h nenhuma necessidade por lugares religiosos ou filosofia complicada ou dogma para ns praticarmos compaixo. Nosso prprio corao e mente so o templo. Se ns somos religiosos ou no, contanto que ns tenhamos compaixo para outros e nos administramos com restrio fora de um senso de responsabilidade, no h nenhuma dvida ns estaremos contentes. Desespere de focalizar no mundano e material. Mas ns sempre no estamos contentes, embora devesse ser simples. Por que? Ns encolhemos de confrontar nossos pensamentos negativos e emoes. Ns desperdiamos tanto de nosso tempo em atividade sem sentido e tato pesar fundo em cima de assuntos triviais. Ns usamos muito freqentemente nossas habilidades para enganar nossos vizinhos, tire vantagem deles e melhor ns mesmos despesa deles/delas. Ns levamos nossos prazeres onde ns podemos e encolhemos de considerar outros ' que est bem nos chos ns estamos muito ocupados. Inevitavelmente, estando desatento s necessidades de outros, ns acabamos os prejudicando. Quando coisas no trabalham fora, cheio de farisasmo, ns culpamos outros por nossas dificuldades. Fazendo sua vida significante. Satisfao duradoura e um senso estvel de significar em vida vm de ajudar outros, no de adquirir objetos e prazer sensual. A Lama de Dalai oferece para estas sugestes a estar contente e fazer vida significante: Se ocupe de prtica espiritual que reage de preocupao por outros Renuncie inveje e deixe v do desejo para triunfar em cima de outros Tente beneficiar outros Outros bem-vindos com um sorriso Seja direto Tente ser imparcial Trate todo o mundo como se eles eram um amigo ntimo Se voc no puder ajudar outros, pelo menos no os prejudique

March 2004

The Dalai Lama Foundation

45

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Como voc desfrute sua visita para este mundo, ajude esses que so downtrodden e no podem se ajudar Tente no virar longe desses cujo aparecimento est perturbando, roto ou indisposto. Nunca tente pensar neles como inferior para voc. Perguntas de discusso 1. No momento presente, administre ns mesmos responsavelmente e com compaixo para outros talvez um resumo da f simples que a Lama de Dalai apresenta neste livro. Como isto resume o que voc aprendeu e integrado de seu tempo estudando ticas durante o Milnio Novo? O que somaria voc ou diria diferentemente? 2. Que prticas o ajudaram a fazer seu prprio corao e prestar ateno a um templo, uma real casa, para esta f simples, a doutrina de compaixo? O que continuar voc como estes fins de crculo de estudo? 3. Por que, se for to simples estar contente, voc e eu achamos isto to duro? Do que so os modos sendo isso traga desespero e infelicidade em sua vida? 4. Por que a Lama de Dalai diz que quando ns estamos desatentos s necessidades de outros, ns acabamos os prejudicando? Voc alguma vez experimentou isto? 5. Descreva um tempo quando voc pudesse ter ajudado algum e no fez assim, porque voc estava muito ocupado, voc era incmodo em face ao aparecimento da pessoa, ou por alguma outra razo. 6. Descreva um tempo algum poderia o ter ajudado mas no fez assim porque ele ou ela estavam muito ocupadas. Como voc sentia? 7. A Lama de Dalai oferece uma orao curta que lhe oferece inspirao na indagao dele beneficiar outros. O que o inspirou? Como voc continuar se inspirando no meio de sua vida ocupada durante os meses prximos e anos? Exerccios de prtica 1. Ao trmino de cada dia, recorde um modo no qual voc ajudou outra pessoa. 2. Pelo menos uma vez por semana, recite a orao curta ao trmino deste captulo ou noive dentro qualquer ritual de sua escolha que lembra e o inspira ajudar outros. A Lama de Dalai fecha citando esta orao curta ele diz lhe traz inspirao na indagao dele beneficiar outros. Eu possa me tornar a toda hora, agora e sempre Um protetor para esses sem proteo Um guia para esses que se perderam Um navio para esses com oceanos para cruzar
March 2004 The Dalai Lama Foundation 46

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Uma ponte para esses com rios para cruzar Um santurio para esses em perigo Um abajur para esses sem luz Um lugar de refgio para esses que faltam abrigo E criado para tudo em necessidade

Idias para Prticas Finais


1. Passe o crculo e diga o que este crculo de estudo significou a voc. 2. Reconhea outros no crculo para os presentes sem igual deles/delas e tudo que eles compartilharam para fazer o crculo significante para voc. 3. Esta explorao de ticas o mudou? Como? 4. Compartilhe seus desejos e intenes para o futuro que talo da aprendizagem e crescimento voc experimentou cavando nos conceitos de ticas durante o Milnio Novo. 5. De algum modo que sente confortvel, dedique a energia e benevolncia gerou junto por seu esforo ao benefcio de outros. Que presente distribuiria voc para o mundo desta experincia?

March 2004

The Dalai Lama Foundation

47

Study Guide for Ethics for the New Millennium by His Holiness the Dalai Lama

Voc bem-vindo fazer qualquer nmero de cpias deste Estudo Guiar contanto que voc inclua a notificao protegido por direitos autorais seguinte em qualquer cpia que voc faz: Reproduzido com permisso do publicador Registre 2004 por A Dalai Lama Fundao Na teia a www.dlfound.org

March 2004

The Dalai Lama Foundation

48

1804 Embarcadero Rd., Palo Alto, CA 94303, Tel 650.354.0733 Fac-smile 650.354.1603 www.dlfound.org

You might also like