You are on page 1of 7

Invlucros de carto para pequenos livros

Muitos bibliotecrios se deparam com o problema de acondicionar grandes quantidades de livros e panfletos, finos ou pequenos. Quando as caixas de carto mais rgido no forem apropriadas, em razo do custo ou da quantidade de espao que ocupam nas prateleiras, uma alternativa vivel so as caixas feitas de carto alcalino e sem lignina, de 250 a 350 gramas/m2. Vrios tipos de caixas vincadas de carto vm sendo fabricadas durante anos. Uma das que se encontra com maior freqncia a caixa de duas peas com abas (tuxedo box) (Figura 1). Este tipo de caixa oferece proteo adequada para os livros de menos de 1,5 cm, mas se desalinha facilmente quando utilizada para volumes mais grossos. Alm disso, os cantos se abrem, permitindo a entrada de luz e poeira. J a caixa em uma s pea com abas nos cantos (Figura 2) resolve esses problemas. As abas laterais bloqueiam a entrada de luz e poeira, evitam a perda de fragmentos e do mais firmeza aos cantos, onde ocorre a maior parte dos choques. Ambas as caixas so de fcil confeco; alunos em estgio ou aprendizes podem fazlas sem dificuldade, no perodo de uns quinze minutos. A caixa com abas laterais tem a vantagem de no requerer cadaro, e de sobrepor apenas quatro camadas do carto ao espao lateral das prateleiras ocupado pelo livro, ao invs de seis, como no caso da caixa de duas peas com abas. A caixa de duas peas em cruz Materiais e ferramentas necessrios: - Cartolina ou carto calandrado, de 300 gramas/m sem lignina. Um panfleto pequeno requer o carto de gramatura menor, e os materiais maiores requerem gramaturas maiores. - Dobradeira ou esptula de osso - Tesoura - Faca do tipo olfa - Tesoura para carto (opcional) - Rgua milimetrada - Rgua em forma de L ou rgua T - Prancha de corte de linleo ou similar, papelo sobre o qual o carto possa ser cortado e vincado - Fita dupla face
2

.ECKH= 

.ECKH=

21

Confeco: 1. Prepare um gabarito colocando o livro sobre uma tira de papel ou carto, fazendo marcas de medidas para o maior comprimento (C), a maior largura (L), e a maior espessura (E) (Figura 4). 2. Escolha uma folha de carto da qual possam ser cortadas as peas interna e externa da caixa (Figura 3). Determine a direo do sentido da fibra, e corte de forma que o sentido seja paralelo s linhas de dobra. O sentido da fibra a direo da maioria das fibras do carto. Um vinco paralelo ao sentido da fibra dobra com mais facilidade do que aquele feito contra o sentido. Os cortes devem atravessar toda a espessura do carto. Ao utilizar o gabarito para marcar os locais de cortes ou dobras, agregue as espessuras do carto, que denominamos de G (G = grossura/espessura), por estimativa a olho nu. Por exemplo, ao marcar E + 4G da marca anterior, faa uma marca com quatro espessuras de carto de distncia da marca E do gabarito de rgua. 3. Agora, marque todos os locais de dobras em ambas as partes do carto. Quando chegar ao fim de cada pea, recorte o excesso (Figura 3). 4. Usando uma rgua em forma de L ou uma rgua T e uma dobradeira de osso, faa vincos e dobras, ao longo dos envoltrios, em todas as marcas. Utilizando a ponta da dobradeira sobre a superfcie do carto, faa uma risca no carto, seguindo a beirada da rgua, como se fosse desenhar uma linha com um lpis. Faa presso com a ponta da dobradeira para dentro do carto, e arraste-a ao longo da beira da rgua, criando um sulco. Deve-se segurar a rgua com firmeza para evitar que deslize. Sem larg-la, reforce o vinco com a dobradeira de osso, deslizando-a sobre o carto firmemente, contra a rgua (Figura 5). 5. Utilizando o seu gabarito, mea, marque e corte a lngua da aba 4 da pea externa (Figura 3). Corte a fenda na aba 3, um pouco mais larga que a lngua, centralizada, medindo C (a metade do comprimento C do livro) a partir do vinco mais prximo (Figura 3). 6. Aplique a fita dupla face base da pea externa, exatamente dentro das dobras. Sobreponha a base da pea interna, alinhando as margens externas.
Aba3 E + 3G Base da pea externa E C (metade do comprimento C do livro) + 3G Aba 4 L Sentido da fibra L L

E + 3G

________ corte ----------- vinco C- o maior comprimento do livro L- maior largura do livro E- maior espessura do livro G- Espessura do carto (estimar a olho nu)

Aba2

Base da pea interior

Aba1

.ECKH= !

22

A caixa de uma pea com abas nos cantos Materiais e ferramentas necessrios: - Cartolina ou carto calandrado, de 200 a 300 gramas/m2 sem lignina. Um panfleto pequeno requer o carto de gramatura mais leve, e os materiais maiores requerem gramaturas maiores. - Dobradeira ou esptula de osso - Tesoura - Faca do tipo olfa - Tesoura para carto (opcional) - Rgua milimetrada - Rgua em forma de L ou rgua T - Prancha de corte de linleo ou similar, papelo sobre o qual o card stock possa ser cortado e vincado. - Fita dupla face Confeco: 1. Prepare um gabarito, colocando o livro sobre uma tira de papel ou carto, fazendo as marcas de medidas, conforme demonstrado na Figura 4. Veja a Figura 6 para uma explicao dos smbolos em forma de letras. 2. Usando o seu gabarito, faa as marcaes necessrias nas margens adjacentes de um dos cantos, em um pedao grande de carto alcalino e sem lignina (Figura 7). 3. Agora, do pedao maior do carto, corte a rea medida da caixa. 4. Utilizando a rgua em forma de L ou a rgua T e uma esptula de osso, faa os vincos, atravessando o carto em todas as marcas (Figura 8). Faa primeiro os vincos mais compridos e depois os mais curtos. Veja o item 4 da construo da caixa de duas peas para explicao do uso da esptula de osso. 5. Agora, faa todos os cortes perifricos com a tesoura. Antes de dobrar, veja na Figura 6 a aparncia da caixa acabada. Observe que as abas laterais formem um pequeno ngulo, como tambm as abas das extremidades. 6. Dobre a caixa e coloque nela o livro (Figura 9). Fim da tarefa!
.ECKH= "

.ECKH= #

23

_____corte --------- vinco Corte ------------------- . C- comprimento do livro L- largura do livro E- espessura do livro G- espessura do carto

Todas as dobras so feitas com o vinco no interior

corte
2E E

corte

1/3 L

E 2E E L+G E + 2G L E + G L

.ECKH= $

.ECKH=%

.ECKH= &

.ECKH= '

Richard Horton: 6/94 Ilustraes de Margaret R. Brown

24

A jaqueta de polister para livros


As jaquetas transparentes para livros, feitas de pelcula de polister, oferecem inmeros benefcios: a) protegem a capa da poeira e da abraso causada pelo manuseio e pela colocao do livro na prateleira; b) se a capa de couro apresenta deteriorao sob forma de p vermelho, as jaquetas retm esse resduo, de maneira que no atinja os livros vizinhos; c) permitem que seja vista a capa do livro e que seu ttulo seja lido; d) evitam possveis danos causados por adesivos, uma vez que as etiquetas podem ser afixadas na jaqueta, e no diretamente na lombada do livro. importante observar que nem todos os polisteres podem ser utilizados nessa operao. Devem ser usados apenas aqueles que tenham sido testados, e de comprovada estabilidade qumica por longos perodos de tempo. Para que o polister no interaja com o material que deve proteger, este deve ser livre de plastificantes, inibidores de raios ultravioleta, tinturas, e revestimentos de superfcie. O Mylar tipo D, fabricado pela Dupont, e o Melinex 516, fabricado pela ICI, so dois tipos de pelcula de polister adequados para utilizao nas jaquetas. O polister 0,1 mm* apropriado para a maioria dos livros. A jaqueta de polister mais conhecida e mais fcil de fazer a de envoltura simples (Figura 1). Uma das desvantagens desse modelo que no fica fixo no livro, tendendo, conseqentemente, a deslocarse e a ficar desalinhado, sobretudo nos livros grandes e pesados. A jaqueta pode ser afixada no lugar com uma fita ou corda, mas isto acarreta outros problemas de conservao. Outra desvantagem que as beiradas do livro ficam expostas e, portanto, sujeitas ao desgaste. A jaqueta descrita a seguir foi planejada para evitar essas desvantagens. Ela incorpora abas que, alm de cobrir e proteger as margens do livro, ajudam a afixar o polister.
.ECKH= 

Instrues para fazer uma jaqueta de polister com abas Para confeccionar este modelo, precisa-se de uma rgua, uma dobradeira de osso e uma tesoura ou lmina. Pode-se cortar e dobrar o material em cima de uma placa de corte ou de um pedao grande de papelo. 1. Corte um pedao de polister com a medida vertical igual a 1 e 2/3 da altura (A) do livro e a medida horizontal quatro vezes a largura (L) do livro, mais a espessura (E) do livro (Figura 2).

N.R.: Disponvel no Brasil sob a marca Terphane da Rhodia.

25

2. Envolva o polister no livro, de forma que as margens da pelcula estejam exatamente na mesma medida e que o livro esteja centralizado entre as margens de cima e de baixo (Figura 3). importante observar que o polister tem uma superfcie lisa, devendo-se cuidar para que o livro no deslize, sobretudo durante a medio. 3. Abra o polister sobre uma superfcie limpa, aplainando-o. Coloque o livro com cuidado para que ele no mude de posio sobre o polister (Figura 4). 4. Marque a posio do livro sobre a pelcula de polister, fazendo depresses com a ponta de uma esptula de osso nos cantos do livro e em cada extremidade da lombada (Figura 4). 5. Passe novamente o polister em volta do livro e vire o polister e o livro, tendo muito cuidado para que o livro no deslize dentro do polister (Figura 5). Repita o item 4. 6. Utilizando uma rgua e dobradeira de osso, faa um vinco no polister, numa linha reta, ligando as depresses conforme o desenho (Figura 6). As linhas quebradas representam os vincos. Ao fazer os vincos no polister, coloque a rgua sobre a pelcula, com sua margem ao lado das marcaes, mas no as cobrindo, de forma que as depresses sirvam como guias. Aperte a ponta da dobradeira para dentro do polister, e arraste-a ao longo da margem da rgua, criando um sulco. A rgua deve ser segura firmemente para evitar o deslizamento. Sem larg-la, reforce o vinco, inserindo a dobradeira embaixo do polister e friccionando-o firmemente contra a rgua (Figura 7). 7. Em cada local a (Figura 8), faa um segundo vinco paralelo ao primeiro, para fora, e afastado do primeiro por uma distncia igual espessura da capa do livro.

L E

.ECKH=

.ECKH= !

canto

lombada

canto .ECKH= "

.ECKH= #
A

BC

8. Corte conforme demonstra a Figura 9. As linhas no quebradas representam cortes. 9. Dobre o polister em todos os vincos. Faa as dobras ficarem bem acentuadas, aperfeioando-as com a dobradeira. Lembre-se que as dobras paralelas com

.ECKH= $

26

pouco espaamento precisam ser feitas em todos os locais a. Depois de faz-las, forme-as com os dedos at que ambas tenham um ngulo de 90o (Figura 10). Para facilitar essa modelagem das dobras, umedea levemente a ponta dos dedos com uma esponja. 10. Envolva o livro com a jaqueta de polister, enfiando as abas extremas dentro das capas da frente e de trs. Introduza as abas de cima e de baixo entre a superfcie externa da capa do livro e a pelcula de polister (Figura 11). As abas ficaro visveis atravs do polister. O polister difcil de manipular, e s vezes so necessrias vrias tentativas para se conseguir construir a jaqueta corretamente. Uma vez que se domine a tcnica, a construo leva aproximadamente dez minutos, excluindo-se o tempo de preparao dos materiais.
.ECKH= %

.ECKH= &

.ECKH= '

.ECKH= 

.ECKH= 

Richard Horton: 6/94 Ilustraes de Margareth R. Brown

27

You might also like