You are on page 1of 25

DISCIPLINA: Pesquisa, Orient. Profissional e Inic.

Cientfica

Prof.: Nadjama Prado


Abril/2013

INTRODUO
Esta Norma especifica os princpios gerais para a

elaborao de trabalhos acadmicos (teses, dissertaes e outros), visando sua apresentao instituio (banca, comisso examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).
Esta Norma aplica-se, no que couber, aos trabalhos

acadmicos e similares, intra e extraclasse.

TERMOS E DEFINIES
ABREVIATURA - representao de uma palavra por meio de alguma(s) de sua(s) slaba(s) ou letra(s). AGRADECIMENTO - texto em que o autor faz agradecimentos dirigidos queles que contriburam de maneira relevante elaborao do trabalho. ANEXO - texto ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao. APNDICE - texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentao, sem prejuzo da unidade nuclear do trabalho.

TERMOS E DEFINIES
CITAO - meno, no texto, de uma informao extrada de outra fonte. DEDICATRIA - texto em que o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho. DISSERTAO - documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico retrospectivo, de tema nico e bem delimitado em sua extenso, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informaes. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematizao do candidato. feito sob a coordenao de um orientador (doutor), visando a obteno do ttulo de mestre.

TERMOS E DEFINIES
ELEMENTO PS-TEXTUAL - parte que sucede o texto e complementa o trabalho.

ELEMENTO PR-TEXTUAL - parte que antecede o texto com informaes que ajudam na identificao e utilizao do trabalho.
ELEMENTO TEXTUAL - parte em que exposto o contedo do trabalho. FOLHA DE APROVAO - folha que contm os elementos essenciais aprovao do trabalho. FOLHA DE ROSTO - folha que contm os elementos essenciais identificao do trabalho.

TERMOS E DEFINIES
GLOSSRIO - relao de palavras ou expresses tcnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definies. ILUSTRAO - designao genrica de imagem, que ilustra ou elucida um texto.

NDICE - lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critrio, que localiza e remete para as informaes contidas no texto.
REFERNCIA - conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificao individual. RESUMO EM LNGUA ESTRANGEIRA - verso do resumo para idioma de divulgao internacional.

TERMOS E DEFINIES
RESUMO NA LNGUA VERNCULA - apresentao concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma viso rpida e clara do contedo e das concluses do trabalho. SUBTTULO - informaes apresentadas em seguida ao ttulo, visando esclarec-lo ou complement-lo, de acordo com o contedo do trabalho.

SUMRIO - enumerao das divises, sees e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matria nele se sucede.
TABELA - forma no discursiva de apresentar informaes das quais o dado numrico se destaca como informao central.

TERMOS E DEFINIES
TESE - documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico de tema nico e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigao original, constituindo-se em real contribuio para a especialidade em questo. feito sob a coordenao de um orientador (doutor) e visa a obteno do ttulo de doutor, ou similar. TTULO - palavra, expresso ou frase que designa o assunto ou o contedo de um trabalho.

TCC de graduao, especializao e/ou aperfeioamento; trabalho de graduao interdisciplinar - documento que apresenta o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, mdulo, estudo independente, curso, programa, e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenao de um orientador.

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADMICO

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADMICO

ORGANIZAO DA ESTRUTURA DO TRABALHO ACADMICO

Capa (obrigatrio) e lombada (opcional)

Parte externa Capa - Anverso (obrigatrio)


As informaes so apresentadas na seguinte ordem: a) nome da instituio (opcional, mas adotaremos como obrigatrio);

b) nome do autor; c) ttulo: deve ser claro e preciso, identificando o seu contedo e possibilitando a indexao e recuperao da informao; d) subttulo: se houver, deve ser precedido de dois pontos, evidenciando a sua subordinao ao ttulo; e) nmero do volume: se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificao do respectivo volume; f) local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; NOTA: No caso de cidades homnimas recomenda-se o acrscimo da sigla da unidade da federao. g) ano de depsito (da entrega).

Folha de rosto (frente e verso) (Obrigatrio)

Folha de aprovao (Obrigatrio)

Nota: A norma indica as informaes que devem ser contidas. Porm no indica a disposio dos membros da banca, podendo ser colocados lado a lado ou um baixo do outro.

Dedicatria, Agradecimentos e Epgrafe (opcional)

Resumo na lngua verncula e estrangeira (Obrigatrio)

CONTEDO DO RESUMO
Resumo deve ressaltar o objetivo, o mtodo, os resultados e as concluses do documento. Recomenda-se o uso de pargrafo nico. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Devem-se evitar: smbolos e contraes que no sejam de uso corrente; frmulas, equaes, diagramas etc., que no sejam absolutamente necessrios; quando seu emprego for imprescindvel, defini-los na primeira vez que aparecerem.

Quanto a sua extenso os resumos devem ter: de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadmicos (teses, dissertaes e outros) e relatrios tcnico cientifcos; de 100 a 250 palavras os de artigos de peridicos; de 50 a 100 palavras os destinados a indicaes breves.

Lista de ilustraes, Tabelas, Abreviaes e Siglas(opcional)

SUMRIO (obrigatrio)
SUMRIO

Elaborado conforme a ABNT NBR 6027.

1 INTRODUO.................................................. 2 OBJETIVOS..................................................... 2.1 Objetivo geral................................................. 2.2 Objetivos especficos..................................... 3 REVISO TERICA......................................... 3.1 Abordagem clssica....................................... 3.2 Abordagem atual............................................ 4 DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA............. 4.1 Materiais e mtodos....................................... 4.1.1 Pesquisa quantitativa.................................. 4.1.2 Pesquisa qualitativa.................................... 5 RESULTADOS................................................. 6 CONSIDERAES FINAIS............................ REFERNCIAS..................................................

Elementos pr-textuais NO devem constar no sumrio.


A palavra Sumrio deve ficar centralizada e utilizar a mesma tipologia das sees primarias.

No se deve confundir sumrio e ndice.


Sumrio um elemento pr-textual (obrigatrio), enumera as principais divises, sees e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matria nele se sucede cujas partes so acompanhadas do(s) respectivo(s) nmero(s) da(s) pgina(s). Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumrio completo do trabalho, conforme a ABNT NBR 6027/2003; ndice um elemento ps-textual (opcional), lista as palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critrio, que localiza e remete para as informaes contidas no texto, elaborado conforme a ABNT NBR 6034/2004.

ELEMENTOS TEXTUAIS
Introduo Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitao do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessrios para situar o tema do trabalho.
Desenvolvimento Parte principal do texto, que contm a exposio ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em sees e subsees, que variam em funo da abordagem do tema e do mtodo. Ex: artigo tcnico cientfico reviso de literatura, materias e mtodos e resultados e discusses. Concluso Parte final do texto, na qual se apresentam concluses correspondentes aos objetivos ou hipteses.

ELEMENTO PS-TEXTUAL Referncias (Obrigatrio)


As referncias so elaboradas de acordo com a ABNT NBR 6023:2002 Informao e documentao - Referncias Elaborao (em vigncia). Cabe aqui a diferenciao entre referncia e bibliografia. Referncia: material que foi utilizado para a confeco do trabalho e obrigatoriamente referenciado. Bibliografia: material que no necessariamente foi utilizado no trabalho, podendo ser apenas indicado para enriquecimento do leitor.

REGRAS DE APRESENTAO DOS TRABALHOS ACADMICOS (ABNT NBR 14724/2011)


Formato Os textos devem ser digitados ou datilografados em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustraes. Se impresso, utilizar papel branco ou reciclado, no formato A4 (21 cm 29,7 cm). Os elementos pr-textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceo dos dados internacionais de catalogao na publicao que devem vir no verso da folha de rosto. Recomenda-se que os elementos textuais e ps-textuais sejam digitados ou datilografados no anverso e verso das folhas.

Espacejamento
Todo o texto deve ser digitado ou datilografado com espao 1,5, excetuando-se as citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, referncias, legendas das ilustraes e das tabelas, ficha catalogrfica, natureza do trabalho, objetivo, nome da instituio a que submetida e rea de concentrao, que devem ser digitados em espao simples. As referncias, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espao simples em branco. Na folha de rosto e na folha de aprovao, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituio a que submetido e a rea de concentrao devem ser alinhados do meio da folha para a margem direita.

You might also like