You are on page 1of 82

A FRUTA ROM CULTIVADA EM ESPANHA

Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

Eng. ngel Caln Snchez Dr. ngel A. Carbonell Barrachina UNIVERSIDADE MIGUEL HERNNDEZ, Departamento Tecnologia Agroalimentar

H muitos mundos dentro de mim,

conhec-los depende de ti

1. Introduo 1 1.1. A origem da romzeira 2 1.2. Importncia econmica em Espanha 3 1.3. A rom Mollar de Elche 4 2. Produtos funcionais derivados da rom e o seu aproveitamento integral 5 2.1. Composio qumica da rom 6 2.2. Compostos fenlicos 10 2.2.1. Compostos fenlicos de baixo peso molecular 10 2.2.2. Compostos fenlicos de alto peso molecular 11 2.3. A rom como alimento funcional 12 2.4. Oxidao vs Antioxidao 14 3. O grupo da Qualidade e Segurana Alimentar e a rom 19 3.1. Concluses dos estudos realizados 21 4. Rom e sade 25 4.1. Propriedades anticancergenas e antitumorais 26 4.2. Preveno de doenas cardiovasculares 29 4.3. Propriedades anti inflamatrias 31 4.4. A rom e as suas propriedades contra a diabetes 33 4.5. Preveno do dano oxidativo 35 4.6. Preveno dos danos na pele 36 4.7. Propriedades antimicrobianas da rom e dos seus produtos derivados 37 4.8. Efeitos da rom na sade bucodentria 38 4.9. Outras propriedades da rom para a sade 42 4.9.1. A rom e os seus efeitos contra a diarreia 42 4.9.2. A rom e os seus efeitos na qualidade do esperma e na disfuno ertil 42 4.9.3. Efeito da rom na obesidade 43 5. Problemtica na comercializao de produtos derivados da rom 44 6. Concluses 51 7. Bibliografia 52

1. Introduo Na grande maioria das vezes, para que possamos avanar para o futuro preciso, primeiro, olhar para o nosso passado. Exemplo claro disso a rom, um dos primeiros cultivos domesticados pelo homem, cuja presena na cultura e histria espanholas torna-se patente at mesmo em brases herldicos como o do Reino de Granada na poca dos reis catlicos. Outro exemplo que evidencia a relao entre a rom, a Espanha e a investigao o escudo do Conselho Superior de Investigaes Cientficas (CSIC), do qual uma romzeira parte integrante (Figura 1).

Figura 1. Romzeira em produo e escudo do Centro Superior de Investigaes Cientficas.

Atravs do presente dossier, pretende-se dar a conhecer a grande importncia deste cultivo em Espanha devido sua importante produo, para alm dos benefcios que este fruto e os seus produtos derivados proporcionam nutrio humana.productos derivados aportan sobre la nutricin humana.
1

1.1. A origem da Romzeira A romzeira (Punica granatum L.) uma rvore de fruto cuja cultura remonta Antiguidade. Trata se de uma das rvores de fruto bblicas, como a videira, a oliveira ou a palmeira. Segundo Nikolai Vavilov, a romzeira pertence ao Centro IV: Centro do Prximo Oriente (sia Menor, a Transcaucsia, Iro e as terras altas de Tuquemenisto).

A sua classificao sistemtica a seguinte:


Diviso: Fanergamas. Classe: Dicotiledneas. Subclasse: Arquiclamdeas. Ordem: Myrtales. Famlia: Punicaceae. Gnero: Punica. Espcie: Granatum.

A romzeira (Punica granatum L.) uma rvore caduca de pequenas dimenses que pode atingir no mximo 8 metros de altura em estado selvagem. Trata-se de uma rvore de fruto muito interessante para muitas zonas do mundo, nomeadamente as ridas e semiridas, j que, apesar de ser menos relevante do que outras rvores de fruto, capaz de se adaptar a diferentes reas nas quais muitas delas, atualmente mais importantes, seriam incapazes de gerar uma produo rentvel (Melgarejo e Salazar, 2003).

A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

1.2. Importncia Econmica da Romzeira Atualmente o seu cultivo estende-se por pases como Espanha, Estados Unidos, Iro, Turquia, ndia, Israel, China e pases da costa norte da frica, entre outros. A Espanha vem sendo o produtor mais importante da Europa, cuja produo est centrada na Comunidade Valenciana, Andaluzia e Regio de Mrcia (Grfico 1). A produo espanhola, 22 311 t (MMARM, 2010) concentra-se, fundamentalmente, na provncia de Alicante (90 %). Em Alicante, por sua vez, este cultivo concentra-se designadamente em trs municpios, Elche, Albatera e Crevillente, por ordem de importncia. Esta elevada concentrao evidencia claramente a enorme importncia socioeconmica da rom para estes trs municpios e o seu ambiente.

Grfico 1. Comunidades espanholas produtoras de roms.


3

1.3. A rom Mollar de Elche A rom foi tradicionalmente um fruto apreciado e admirado em numerosas civilizaes. As romzeiras, juntamente com as palmeiras, so as rvores mais caractersticas do Campo de Elche. Alm disso, so conhecidas desde tempos imemoriais. Em Espanha, a rom Mollar de Elche (Figura 2) a mais popular, destacando-se sobejamente em relao s demais variedades e sendo, sem sombra de dvida, a mais cultivada em Espanha.

As caractersticas mais importantes das roms Mollar de Elche so as seguintes:

- Frutos de tamanho grande ou muito grande. - rvore muito vigorosa, de rpido desenvolvimento. - Fruto de tamanho grande. - Bago grosso, vermelho escuro e semente bem pequena e branda. - Madura entre outubro e novembro. - de maior qualidade, de maior calibre e mais produtiva do que as do grupo das Valencianas, que ocupam o segundo lugar na produo espanhola.
4

A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

2. Produtos funcionais derivados da rom e o seu aproveitamento integral


O estudo das componentes bioativas da rom e dos seus efeitos sobre a melhoria da sade humana um campo de investigao de grande atualidade e de mximo interesse. Foi comprovado mediante numerosos estudos cientficos que tanto a rom como os seus produtos derivados contm numerosos componentes que podem servir para a preveno de doenas e para a manuteno da sade (Larrosa et al., 2006; Sartippour et al., 2008; Koyama et al., 2010). A rom consumida, geralmente, em fresco. No entanto, h uma grande parte da colheita que no possui suficiente qualidade visual para ser destinada ao consumo em fresco, j que a sua aceitao por parte do consumidor seria muito baixa. Contudo, a qualidade da parte comestvel ou arilos similar dos exemplares com boa aceitao para o consumo em fresco. Para esta poro da colheita que no aproveitvel para o consumo em fresco, preciso encontrar uma alternativa comercial sob forma de uso industrial.

Os produtos industrializados da rom de maior relevncia so:


- Sumos de rom: amplamente comercializados nos EUA e com grande potencial em Espanha. - Arilos em IV gama. - Geleias. - Vinhos, vinagres e licores. - Arilos desidratados. - Produtos nutracuticos elaborados a partir de extrato da casca. - Condimento alimentar. - Cosmticos: cremes, leos, geles,
5

2.1. Composio Qumica da Rom A rom contm numerosos compostos qumicos de alto valor biolgico nas suas diferentes partes: casca, membranas carpelares, arilos e sementes (Figura 3). O produto mais importante derivado da rom o sumo, de longe o produto mais estudado, com uma infinidade de referncias na literatura cientfica tanto espanhola como internacional.

Figura 3. A rom e as suas diferentes partes.

Cerca de 50 % do peso total da rom corresponde casca e s membranas carpelares, que so uma fonte importantssima de compostos bioativos como polifenis, flavonoides, elagitaninos, proantocianidinas e minerais, nomeadamente, potssio, azoto, clcio, fsforo, magnsio e sdio. Assim sendo, os produtos nutracuticos e condimentos alimentares elaborados a partir de extratos de casca e membranas carpelares podem ser uma fonte importante de todos estes compostos, desde que tenham sido processados corretamente.
A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

A parte comestvel da rom representa perto de 50 % do peso total da fruta e, por sua vez, consiste em 80 % de arilo (parte carnuda) e 20 % de semente (parte lenhosa). A composio dos bagos da rom a seguinte: gua (85 %); acares (10 %), nomeadamente frutose e glicose; cidos orgnicos (1,5 %), designadamente, cido ascrbico, ctrico e mlico; compostos bioativos, tais como polifenis e flavonoides (principalmente antocianinas).

Para alm disso, os bagos da rom so uma importante fonte de lpidos, j que as sementes contm uma quantidade de cidos gordos que oscila entre 12 e 20 % do seu peso total (peso seco).

O perfil dos cidos gordos caracteriza-se por um elevado teor de cidos gordos insaturados, tais como cido linolnico, linoleico, pnico, oleico, esterico e palmtico.

Tabela 1. Composio nutricional da parte comestvel (USDA, 2007).

A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

Tabela 2. Teor de elementos minerais da parte comestvel (USDA, 2007) e no sumo de rom com polpa (Andreu Sevilla et al., 2008).

Hoje amplamente aceite o efeito benfico das frutas e verduras devido ao seu elevado teor de compostos bioativos. A presena dos compostos acima discriminados (Tabela 2) garante o importante valor nutricional da rom.
9

2.2. Compostos Fenlicos 2.2.1. Compostos fenlicos de baixo peso molecular Os compostos fenlicos podem ser divididos em molculas simples e polmeros destas de maior peso molecular. Entre os primeiros, cabe referir os flavonoides como os compostos mais importantes deste subgrupo; sendo os antocianos os compostos mais representativos e responsveis pela cor caracterstica da rom. Dentro dos compostos fenlicos de baixo peso molecular, destacam-se os cidos fenlicos e, dentre eles, o cido glico e o cido elgico (Figura 4).

Figura 4. Compostos fenlicos de baixo peso molecular

A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

10

2.2.2. Compostos fenlicos de alto peso molecular Os taninos so os polifens mais caractersticos de alto peso molecular. A pele da rom rica em taninos hidrolisveis, principalmente punicalina, pedunculagina e punicalagina (Figura 5).

Figura 5. Estrutura molecular da punicalagina


11

2.3. A Rom como Alimento Funcional O conceito de alimento funcional complexo e pode referir se tanto a se as suas componentes so ou no nutrientes, como se afetam ou no positivamente o organismo, ou se promovem um efeito fisiolgico ou psicolgico para alm do meramente nutricional (Viuda Martos et al., 2011a). Entre os alimentos funcionais destacam-se: (i) os que contm determinados minerais, vitaminas, cidos gordos ou fibra alimentar, (ii) os alimentos a que foram acrescentadas substncias biologicamente ativas, como fitoqumicos ou outros antioxidantes, e (iii) os probiticos que contm cultivos vivos de microrganismos benficos. Consoante o exposto e luz dos diversos estudos realizados sobre a composio qumica da rom, e mais recentemente acerca dos seus efeitos na sade, podemos considerar a rom um alimento funcional (Melgarejo, 2010). Os antocianos so os compostos considerados responsveis pela cor vermelha das roms; a importncia destes compostos fenlicos radica na sua ao antioxidante que protege contra os radicais livres e retarda o processo de envelhecimento das clulas. A atividade captadora de radicais livres destes flavonoides foi demonstrada em diferentes estudos, por exemplo, o de Espn et al. (2000). Estima-se que 10 % da capacidade antioxidante do sumo de rom deve-se presena destes polifenis, os antocianos (Gil et al., 2000).
A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

12

A capacidade antioxidante do sumo de rom trs vezes superior do vinho tinto e do ch verde (Gil et al., 2000).
de suma importncia a composio em cidos gordos essenciais (linoleico, linolnico e araquidnico) e designadamente o seu teor de cidos gordos polinsaturados. Os cidos gordos polinsaturados desempenham um papel muito importante como compostos preventivos de doenas cardiovasculares e de alguns outros problemas cardacos, devido a que este tipo de cidos reduzem consideravelmente os nveis de HDL C (o mau colesterol). O cido pnico tem efeitos antiaterognicos. Os elagitaninos podem ser transformados em urolitinas; a urolitina A poderia ser o composto anti inflamatrio mais ativo relativamente ingesto de rom. No clon, os processos anti inflamatrios poderiam dever se frao no metabolizada dos elagitaninos (Larrosa et al., 2010). A punicalagina o polifenol de maior peso molecular conhecido que se hidrolisa em cido elgico e se metaboliza no trato intestinal gerando urolitinas. As punicalaginas so os compostos que apresentam maior capacidade antioxidante ou captadora de radicais livres e so responsveis por aproximadamente 50 % desta atividade no sumo de rom, seguida de outros taninos hidrolisveis (33 % da atividade total), e em menor medida, do cido elgico (3 %) (Gil et al., 2000; Garca Viguera et al., 2004).
13

As principais propriedades funcionais das punicalaginas so (Snchez, 2009):

- Poderoso efeito antioxidante. - Atividade anticancergena. - Efeito protetor do sistema cardiovascular.

2.4. Oxidao vs Antioxidao Os organismos vivos necessitam de energia e obtm-na dos princpios imediatos (hidratos de carbono, lpidos e protenas). Esta energia pode ser conseguida com reaes qumicas que envolvam, ou no, oxignio. Distinguimos, pois, o metabolismo anaerbio do aerbio. certo que a obteno de energia por parte da clula ser maior se a base do seu metabolismo for o oxignio. Com o oxignio, a clula pode conseguir mais ATP dos princpios nutritivos (hidratos de carbono, lpidos e protenas). Sem o oxignio consegue-se 20 % menos de ATP (energia).

C6H12O6 + 6 O2 ====> 6 CO2 + 6 H2O + 38 ATP


A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

14

Estas reaes oxidativas tm lugar nas mitocndrias, estruturas presentes no citoplasma das clulas onde a molcula de glicose (6 tomos de carbono), j partida em dois de cido pirvico (3 de tomos de carbono), vai-se oxidando e liberando eletres e protes que o oxignio finalmente aceitara, convertendo-se em gua, dixido de carbono e armazenando energia em forma de ligaes trifosfato (ATP).

O2 + 4 H+ 4 e- ====> 2 H2O
As molculas provenientes da oxidao da glicose continuam a oxidar-se e o oxignio vai-se reduzindo pois vai absorvendo os eletres e protes; cada molcula de oxignio aceita quatro eletres e quatro protes, formando, assim, 2 molculas de gua. o que se chama uma reduo tetravalente de oxignio. Mas nem sempre acontece de forma to exata assim e calcula-se que cinco por cento das vezes ocorrem redues mono e bivalentes, gerando no gua e CO2, facilmente eliminveis pelas vias naturais dos emuntrios (rim, pulmo, pele), e sim espcies reativas nocivas derivadas do oxignio (ERO ou ROS), que so prejudiciais para a sade pois perpetuam a oxidao dos nossos tecidos sos causando patologia.

15

Digamos que este 5 % a fuligem da chamin metablica, e que se no a eliminamos, ou neutralizamos, com o tempo adoeceremos ou envelheceremos mais depressa. Os sistemas mais atingidos so o aparelho circulatrio, o sistema nervoso ou o sistema imunitrio ou de defesa do organismo. As espcies reativas derivadas do oxignio que se produzem nas clulas incluem o perxido de hidrognio (H2O2), o radical oxidrilo ( OH) e o radical superxido (O2). Com o surgimento do oxignio na terra desapareceram espcies que no estavam preparadas para a oxidao. As que suportaram o impacto do oxignio sobreviveram, pois conseguiram desenvolver um sistema que as protegesse: o sistema antioxidante. Define-se oxidao como o roubo de eletres das ltimas camadas eletrnicas de tomos ou molculas convertendo-as em ies com carga. As substncias que subtraem estes eletres chamam-se oxidantes e, ao oxidarem, reduzem-se. Estes ies oxidados convertidos nos chamados radicais livres, se no forem neutralizados por outro elemento (redutor) que lhes oferea os seus prprios eletres ou protes (H+), continuaro a vagar pelo organismo at conseguirem roub-lo de outros substratos que oxidaram; os mais afetados so as membranas que conformam as clulas. A oxidao descontrolada ocorrida nos tecidos do nosso organismo implica envelhecimento, degenerao e, como no, doena. Deve-se lutar contra ela se quisermos sobreviver. O controlo do excesso de RL ou EROS gerados pelo nosso prprio organismo corresponde ao funcionamento normal do nosso sistema enzimtico antioxidante celular: - Superxido dismutase (SOD) - Catalase (CAT) - Glutatio peroxidase (GPx) e outros
16

A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

Estas trs enzimas formam a maior defesa antirradical nas clulas. Devemos ter em conta que um excesso de radicais livres (oxidantes) ou uma falha na nossa defesa enzimtica, incapaz de se opor ao excesso de RL, traz como consequncia o desenvolvimento de mltiplos processos patolgicos, fundamentalmente as doenas de carcter degenerativo: Alzheimer, Parkinson, artrose, etc. O envelhecimento no seno um desequilbrio a favor dos mecanismos de oxidao devido a que os sistemas antioxidantes de defesa esto debilitados ou so ineficazes. Mas, pelo ritmo de vida que levamos atualmente, devemos associar muitos mais ataques oxidativos provenientes do meio ambiente em que vivemos, que sobressaturam a defesa antioxidativa inata anteriormente citada (enzimtica). Estamos a falar da poluio, do fumo do tabaco, das radiaes, dos inumerveis conservantes da nossa alimentao etc. No entanto, podemo-nos munir de substncias que podem apoiar a luta antioxidativa. A saber, certas vitaminas hidrossolveis (vitaminas B1, B6, B12, C,) e lipossolveis (vitamina E, A), biocarotenides, polifenis. Nas plantas, as espcies reativas do oxignio tambm so produzidas durante a fotossntese (obteno de energia a partir da luz solar).

CO2+ NH3+ luz ====> Carboidratos


Digamos que tambm as plantas devem se defender, como ns, para poderem suportar as condies de alta intensidade lumnica que provoca oxidaes. Para tal funo existem os carotenides, bioflavonides e outras substncias que protegem os vegetais das oxidaes geradas. Todo mundo sabe que se o tomate, os brcolos, a laranja ou a ma no contivessem substncias antioxidantes, no se manteriam, simplesmente se desnaturariam. Pois bem, se esses nutrientes forem incorporados nossa dieta, potencializaro o nosso sistema antioxidante reduzindo o chamado stress oxidativo.
17

A ajuda antioxidativa sempre necessria, especialmente quando o nosso organismo est a atravessar uma fase comprometida com o metabolismo como, por exemplo, um esforo fsico excessivo (gravidez, crescimento, competies etc.) ou deva superar uma infeo, um ps-operatrio ou simplesmente estiver a entrar numa certa fase involutiva (menopausa ou andropausa).

Talvez por isso a procura de nutrientes antioxidativos oriundos das frutas e hortalias mais resistentes ao impacto da energia lumnica proveniente do sol seja a que mais nos interessa. Quanta maior concentrao de antioxidantes uma fruta ou hortalia oferecer na sua madurez, melhor ser a altura para a consumir. As cores atraentes so o grande referente da alta concentrao de substncias com poder antioxidante, tais como os carotenos, polifenis, resveratris etc. Meno especial merece a rom, pois contm mais antioxidantes do que outras frutas que se gabam de ser muito antioxidantes como, por exemplo, os ctricos, os mirtilos, inclusive mais do que o ch verde ou o vinho tinto.
Dr. Jos Faus Vitoria (N. Ordem: 9582 Valncia) Especialista em Ozonoterapia, Homeopatia e Medicina Manual Repblica Argentina, 52, 2, 3. 46700 Gandia Telefone: 96 2870827 http://www.doctorfaus.com
A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

18

3. O grupo da Qualidade e Segurana Alimentar e a rom O grupo de investigao Qualidade e Segurana Alimentar, CSA do Departamento de Tecnologia Agroalimentar da Universidade Miguel Hernndez, de Elche, realizou diversos estudos sobre a qualidade organoltica e as propriedades funcionais do sumo de rom, bem como de produtos derivados da rom (extrato da pele, rom desidratada, etc.).

19

Um dos projetos de investigao abordados foi financiado pela empresa Antioxidantes Naturales del Mediterrneo S.L. e o foco da pesquisa foi comparar as propriedades funcionais e a recetividade junto dos consumidores espanhis de sumos comerciais de rom disponveis no mercado nacional. Para alm disso, o grupo de investigao da CSA, juntamente com a Universidade Estadual do Kansas (Estados Unidos da Amrica, EUA), realizou um estudo sobre a aceitao de diferentes tipos de sumo de rom em escala mundial. No mbito deste estudo, o sumo Granatum Plus foi selecionado como modelo de sumo 100 % natural.

A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

20

3.1. Concluses dos estudos realizados Os resultados obtidos aps a anlise de sumos de rom comercializados em Espanha em 2010 demonstram que os produtos da marca Granatum Plus contm o maior teor de polifenis, antioxidantes naturais da rom, comparativamente aos demais produtos analisados. Uma anlise realizada sobre os preos dos diferentes produtos de rom do mercado estabelece tambm que os produtos Granatum Plus apresentam a melhor relao qualidade/ preo do grupo de produtos analisados. Os sumos da Granatum Plus obtiveram as pontuaes mais baixas nos atributos indesejveis e valores elevados em atributos, tais como doura, aroma a rom e cor.

Considera se muito recomendvel a indicao, no rtulo dos produtos, da origem geogrfica das roms e da variedade utilizada. De referir que na lista dos produtos nacionais analisados, a Granatum Plus a nica marca comercial que informa os seus consumidores da origem geogrfica do cultivo da rom: Espanha, e da variedade utilizada: Mollar Elche.

21

Este mesmo estudo demonstrou que as cpsulas Granatum Plus contm perto de 30 % de punicalaginas e uma percentagem total de polifenis na casa dos 50 %.

Cpsulas Granatum Plus O produto contm, para alm disso, cerca de 80 % de extrato de rom. A ingesto de uma cpsula Granatum Plus equivaleria a tomar uns 200 ml de sumo espremido a partir de arilos desta mesma variedade. Esta pesquisa, unida a outras j realizadas nos ltimos anos por prestigiosas universidades do mundo inteiro, deixa patente que a capacidade antioxidante da pele da rom 10 vezes superior da sua parte comestvel.
A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

22

Cosmtica natural e ecolgica

4. Rom e sade A rom (Punica granatum L.), fruto antigo, mstico e distintivo, foi louvado na Antiguidade em diferentes textos, tais como a Bblia, a Tor judaica e o Talmude da Babilnia, como uma fruta sagrada com poderes sobre a fertilidade, a abundncia e a boa sorte. Tambm destaca-se em certas cerimnias, arte e mitologia dos egpcios e dos gregos e foi o emblema pessoal do imperador romano Mximo. Para alm destes usos histricos, a rom usada no tratamento de uma grande variedade de doenas em diferentes tipos de medicina. A medicina Ayurveda (medicina hindu) considera a rom um frmaco adequado para o tratamento de parasitos, diarreia, lceras e considera que tem carcter depurativo. A rom serve tambm como remdio para a diabetes na medicina Unani que praticada na ndia. O enorme interesse que existe atualmente sobre os benefcios medicinais e nutricionais da rom comeou no ano 2000 e, desde ento, tem gerado mais de 200 referncias que descrevem os efeitos benficos da rom e dos seus produtos derivados na sade. No entanto, no perodo de 1950 a 1999 registaram-se apenas umas 25 publicaes cientficas sobre esta temtica.
25

As propriedades potencialmente teraputicas da rom so muito vastas e incluem tratamentos e preveno contra o cancro, doenas cardiovasculares, Alzheimer, doenas inflamatrias, doenas bucais e da pele, obesidade, disfuno ertil ou diarreia. De seguida, apresentamos em pormenor os principais resultados de uma reviso bibliogrfica da literatura cientfica existente at 2011 na qual se descrevem as diversas aplicaes teraputicas da rom enumeradas previamente.

4.1. Propriedades anticancergenas e antitumorais So numerosos os estudos levados a cabo para avaliar a eficcia da rom e dos seus produtos derivados, dotados de grande atividade antioxidante, como agente antiproliferativo, anti-invasivo e pr-apopttico em clulas doentes e modelos animais (Lansky e Newman 2007; Syed et al., 2007; Hong et al., 2008; Hamade e Al Momene 2009). Hong et al. (2008) demonstraram que o sumo e os extratos procedentes da rom so potentes inibidores do crescimento celular, sendo inclusivamente mais potentes do que alguns polifenis considerados de modo isolado; sugerindo um efeito sinrgico com os fitoqumicos presentes na rom e nos seus extratos. Um extrato de rom aplicado como pr tratamento tpico reduziu a incidncia de um tumor em camundongos de 100 % a 30 %, incrementando alm disso a latncia no desenvolvimento do tumor de 9 a 14 semanas (Afaq et al., 2005).
A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

26

Albretch et al. (2004) estudaram o efeito do leo de rom, dos polifenis da casca e das membranas e dos polifenis do sumo fermentado, no cancro de prstata. Todos estes agentes por separado inibiram a proliferao in vitro de clulas cancergenas em clulas humanas de LNCaP, PC 3 e DU 145; demonstrando, deste modo, uma evidente atividade antitumoral dos produtos derivados da rom sobre o cancro de prstata. Kohno et al. (2004) demonstraram que a administrao de leo procedente da semente da rom na dieta inibiu a incidncia e a multiplicao dos adenocarcinomas de clon em ratos. A inibio de tumores de clon atravs do leo da semente est associada ao incremento de cidos linolnicos conjugados na mucosa do clon e no fgado. H evidncias cientficas que demonstram que o sumo de rom suprime a expresso COX 2 induzida por TNF a via NF B e a ativao de Akt. provvel que certas componentes bioativas presentes no sumo de rom, tais como antocianinas e flavonolas, possam ser as responsveis pelo aumento da atividade antiproliferativa das clulas cancergenas (Adams et al., 2006). Seeram et al. (2005b) descreveram a grande atividade antiproliferativa do sumo de rom sobre diversas linhas celulares tumorais com uma grande inibio da ordem de 30 a 100 %. O sumo de rom, o cido elgico e a punicalagina induziram a apoptose (forma de morte celular que est geneticamente regulada) das clulas HT 29 do clon; no entanto, nas clulas HCT116 do clon s contriburam para a apoptose o cido elgico e as punicalaginas e no o sumo de rom (Seeram et al., 2005b).
27

Por isso, os extratos da pele de rom ricos nestes compostos (cido elgico e punicalaginas) parecem constituir um tratamento futuro para do cancro de clon. Lansky et al. (2005b) afirmaram que certas componentes presentes na rom inibiram de maneira significativa a invaso de clulas cancergenas da prstata in vitro (clulas PC 3). Fjaeraa e Nanberg (2009) demonstraram que o cido elgico induziu a apoptose atravs da medida da rotura e alterao do ADN no ciclo celular. Gonzlez Sarras et al. (2009) sugeriram que o cido elgico e os seus metabolitos como as urolitinas A e B podem contribuir para a preveno do cancro de clon. Hong et al. (2008) mostraram que o sumo e os extratos de rom tm uma grande capacidade para deter a proliferao e estimular a apoptose em clulas cancergenas da prstata. Mais recentemente, Koyama et al. (2010) demonstraram que um tratamento sobre as clulas LAPC4 da prstata com extratos de rom estabilizados no teor de elagitaninos (punicalagina) em 37 % inibiram a proliferao e conduziram apoptose. Pelo exposto acima, pode se concluir que a rom e os seus produtos derivados tm um efeito benfico nas doenas cancergenas e tumorais devido ao seu elevado teor em compostos, tais como as antocianinas, o cido elgico e as punicalaginas. Para alm disso, a partir de cada um dos casos estudados, ficou demonstrada a diferente capacidade dos produtos derivados da rom e dos seus extratos, bem como da administrao dos compostos responsveis de maneira individual ou isolados. Por isso, o uso da rom e dos seus produtos derivados dependem, em grande medida, do tipo de afeo.

A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

28

importante assinalar que em todos os casos estudados fala-se de preveno e tratamento; em momento algum fala-se de cura do cancro ou dos tumores. A rom e os seus produtos derivados, devido sua composio fitoqumica, so produtos muito recomendveis para a preveno e o tratamento do cancro. Por ltimo, e guisa de sntese, passamos a descrever as principais aes ou efeitos antitumorais da rom e dos seus produtos em diferentes doenas cancergenas (mama, clon, prstata, etc.). Tabela 4. Principais efeitos antitumorais da rom.

- Antiproliferativo: Deteno crescimento tumoral. - Induz apoptose: morte celular induzida (suicdio). - Inibe fator nuclear kB (NF kB): Regula expresso de mais de 200 genes (sistema imune, proliferao celular, invaso tumoral, metstase). - Antiangiognese: Formao novos vasos sanguneos. - Inibe invaso tumoral (metaloproteinasas).

Fonte: Dr. Gilberto E. Chchile Toniolo (2011). II Simpsio Internacional sobre a Romzeira, Madrid, Espanha.

29

4.2. Preveno de doenas cardiovasculares Um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento de doenas coronrias a dislipidemia, que se caracteriza por elevados nveis do colesterol de baixa densidade (LDL) e/ou baixos nveis do colesterol de alta densidade (HDL) (Esmaillzadeh e Azadbakht 2008). O colesterol divide-se em dois tipos: o colesterol de baixa densidade (LDL, ou mau colesterol) e as lipoprotenas de alta densidade (HDL, ou bom colesterol). O bom colesterol (HDL) assim chamado porque acredita-se que ajuda a reduzir o nvel de colesterol no sangue; o colesterol de alta densidade produzido de forma natural pelo prprio organismo e elimina o colesterol das paredes das artrias e o devolve para o fgado. O mau colesterol vai-se acumulando nas paredes das artrias, formando uma placa que dificulta a circulao do sangue que chega ao corao. Por isso, quando o ndice do colesterol LDL est demasiado elevado, o risco de padecer doenas cardiovasculares aumenta. Acredita-se que a oxidao do LDL contribui para a aterosclerose e doenas cardiovasculares (Heinecke 2006). Diversos estudos in vitro, com animais e com humanos, tm sido realizados com vrios produtos relacionados com a rom e a sua composio sobre a preveno e atenuao da aterosclerose e a oxidao do LDL (Aviram et al., 2000; Sezer et al., 2007; Basu e Penugonda 2009; Davidson et al., 2009; Fuhrman et al., 2010). Aviram et al. (2000) analisaram o efeito do consumo de sumo de rom em homens saudveis no tocante oxidao do LDL e determinou que o LDL diminuiu e incrementou a atividade do HDL na ordem de 20 %. Seezer et al. (2007) compararam o teor total de polifenis e a atividade antioxidante de vinhos de rom e vinho tinto.
A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

30

Tanto o teor em polifenis como a atividade antioxidante foram maiores nos vinhos de rom do que nos vinhos tintos. Ambos os vinhos produziram uma diminuio do LDL; no entanto, e atribuvel sua maior capacidade antioxidante, a reduo produzida pelo vinho de rom foi maior do que a causada pelo vinho tinto, concretamente da ordem de 24 % para o vinho de rom e de 14 % para o vinho tinto. Esmaillzadeh et al. (2006) administraram 40 g de sumo concentrado de rom a doentes diabticos e hiperlipidmicos (colesterol e triglicridos em nveis elevados) durante 8 semanas. No final do estudo, os nveis de triglicridos e HDL no mudaram. Contudo, o nvel de colesterol total (5,43 %), o LDL (9,24 %), o quociente colesterol total/HDL (7,27 %) e o quociente LDL/HDL (11,76 %) diminuram. Basu y Penugonda (2009) sugirieron que el principal mecanismo del zumo de granada como antiaterognico queda resumido en las siguientes afirmaciones:
- Incrementa a atividade antioxidante do soro sanguneo, reduzindo os lpidos do plasma e a peroxidao lipdica. - Reduz a oxidao do LDL. - Reduz as reas com leses de aterosclerose. - Reduz a presso sangunea sistlica.

Desse modo, existe um efeito favorvel da ingesto de sumo de rom na progresso da aterosclerose e, consequentemente, no desenvolvimento de doenas coronrias. O doutor Aviram levou a cabo numerosas experincias com doentes saudveis hipertensos aos quais foi administrando sumo de rom durante diferentes perodos de tempo. Como resultado destes estudos, chega-se concluso de que a presso sangunea viu-se reduzida em at 36 % aps duas semanas de tratamento com sumo de rom. Esta reduo foi atribuda ao elevado poder antioxidante dos polifenis da rom (Aviram e Dornfeld, 2001; Aviram et al., 2004).
31

4.3. Propriedades anti-inflamatrias A inflamao, a primeira defesa fisiolgica no corpo humano, pode-nos proteger de leses causadas por feridas e envenenamentos. Este sistema de defesa pode acabar com microrganismos infeciosos, eliminar irritaes e manter as funes fisiolgicas com toda normalidade. No entanto, uma superexposio a essas inflamaes pode causar disfunes fisiolgicas, tais como asma e artrite (Lee et al., 2010). Existem numerosas evidncias cientficas que deixam patente o carcter anti-inflamatrio da rom e dos seus produtos derivados (Lansky e Newman, 2007; Shukla et al., 2008; Larrosa et al., 2010; Lee et al., 2010). Alguns extratos de rom, particularmente o das sementes prensadas a frio, inibem a ao das enzimas cicloxigenase e lipoxigenase in vitro. A cicloxigenase uma enzima muito importante na converso de cido araquidnico em prostaglandinas, uns importantes mediadores da inflamao, que fica, portanto, inibida significativamente pela ingesto de extratos da rom. A lipoxigenase intervm na transformao do araquidnico em leucotrienos, outros mediadores da inflamao que tambm inibida pelos extratos de sementes de rom (Toms Barbern, 2010). Boussetta et al. (2009) demonstraram que o cido pnico, cido gordo conjugado presente no leo de semente de rom, tem um efeito anti-inflamatrio demonstrado in vivo e, portanto, limita a peroxidao lipdica. Lee et al. (2010) analisaram quatro taninos hidrolisveis, entre os que se encontravam a punicalagina e a punicalina, todos eles isolados da rom.
A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

32

Cada um destes compostos em diferentes doses produziu uma inibio significativa da produo de monxido de azoto (NO) em estudos in vitro , o que teve um efeito anti-inflamtorio. De Nigris et al. (2007) demonstraram que a administrao de sumo de rom e extratos de rom a ratos obesos reduziu de forma significativa a expresso de determinados marcadores genticos com influncia sobre a inflamao cardiovascular. Posteriormente, Romier Crouzet (2009) obtiveram resultados similares com sumo de rom e extratos de rom e observaram uma preveno inflamatria em decorrncia do elevado teor de cido elgico.

Por ltimo, Larrosa et al. (2010) observaram que a administrao de extratos de rom reduziu os nveis de prostaglandinas na mucosa do clon devido, uma vez mais, aos altos nveis de cido elgico da rom.
33

4.4. A rom e as suas propriedades contra a diabetes A diabetes a doena metablica mais comum no mundo e afeta milhes de pessoas. Segundo a Federao Internacional da Diabetes, a projeo para o ano 2025 que esta doena vai afetar perto de 333 milhes de pessoas. Depois das doenas cardiovasculares e oncolgicas, a diabetes ocupa o terceiro lugar em importncia. Aqui onde a fruta da romzeira e os seus produtos derivados podem desempenhar um papel fundamental j que so numerosas as evidncias cientficas acerca das propriedades antidiabticas desta fruta (Huang et al., 2005; Li et al., 2005; Katz et al., 2007; Parmar e Kar, 2007; Li et al., 2008; Bagri et al., 2009). Associa-se a diabetes a um elevado stress oxidativo e ao desenvolvimento da aterosclerose; parece evidente que os compostos com capacidade antioxidante da rom podem exercer uma influncia significativa sobre a diabetes. Por exemplo, Katz et al. (2007) demonstraram a atividade hipoglicmica de flores, sementes e sumos de rom. Ainda se desconhecem os mecanismos pelos quais a rom e os seus produtos derivados exercem tal efeito. Contudo, e embora as hipteses dos mecanismos sejam numerosas, todas elas parecem sugerir a inibio de determinados marcadores genticos e certos compostos que induzem ao stress oxidativo. Por exemplo, Li et al. (2005), sugeriram a inibio da enzima -glucosidase como mecanismo para a reduo da diabetes por parte de extratos de flores de rom.
A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

34

Pamar e Kar (2007) demonstraram que a administrao de extrato de pele de rom normalizou os efeitos adversos de um composto que induz a diabetes em camundongos. Mcfarlin et al. (2009) estudaram o efeito do leo de semente de rom na acumulao de gordura em camundongos e observaram uma melhoria na sensibilidade insulina. Todas estas evidncias, para alm daquelas referidas s doenas cardiovasculares, sugerem um efeito benfico da rom e dos seus produtos derivados na diabetes, bem como em numerosas doenas cardiovasculares em doentes diabticos j que tambm foi comprovado o seu efeito em doenas coronrias.

As principais componentes que apresentam propriedades antidiabticas so os polifenis; estes compostos afetam a glicemia atravs de numerosos mecanismos, dentre os quais se inclui a inibio da absoro da glicose atravs do intestino ou atravs dos tecidos perifricos. Pelo visto, a inibio da enzima -glucosidase parece ser o mecanismo mais provvel na reduo da diabetes. Outros mecanismos sugerem a inibio da glicemia devido a uma absoro nos tecidos perifricos e no atravs do intestino (Scalbert et al., 2005).
35

4.5. Preveno do dano oxidativo O dano oxidativo um tema de mxima atualidade e um claro exemplo desta afirmao que a ao das frutas e hortalias no combate ao dano oxidativo (elevado teor de compostos antioxidantes) uma das propriedades ou caractersticas mais apreciadas pelos consumidores. Via de regra, pode-se definir um antioxidante como a substncia natural ou artificial com capacidade para neutralizar e proteger um sistema biolgico contra os radicais livres, tais como os radicais do oxignio, os de azoto e os radicais lipdicos (Cano e Arnao, 2004). Estas propriedades antioxidantes conferem s frutas e hortalias propriedades benficas para a sade, protegendo ou diminuindo o risco de vir a sofrer de certas doenas degenerativas (Brandt et al., 2004; Chen et al., 2007). Por isso, nos ltimos anos, o teor em antioxidantes est a converter-se num parmetro muito importante relativamente qualidade de frutas e hortalias. Entre os compostos com propriedades antioxidantes destacam-se as antocianinas e outros fenis (Espn et al., 2007, Dorais et al., 2008), carotenides (Perera e Yem, 2007) e as vitaminas A, C e E (Hoursome et al., 2008). Os compostos responsveis pelo grande poder antioxidante da rom e dos seus produtos derivados foram estudados por numerosos autores tanto em modelos in vitro como em modelos in vivo. A atividade antioxidante in vitro da rom e dos seus produtos derivados foi avaliada por vrios autores (Naveena et al., 2008; Cam et al., 2009; Mousavinejad et al., 2009; Tezcan et al., 2009). Tzulker et al. (2007) determinaram que a elevada capacidade antioxidante da rom e dos seus produtos derivados deve-se presena das punicalaginas na sua composio e no das antocianinas como se pensava anteriormente.

A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

36

Os mecanismos da atividade antioxidante in vivo no esto claros, embora se saiba que estes mecanismos agem sobre as matrizes biolgicas de forma muito complexa. Madrigal Carballo et al. (2009) sugeriram que os compostos fenlicos da rom experimentam uma reao redox j que os grupos hidroxilos das molculas fenlicas doam um tomo de hidrognio aos agentes redutores. Outros autores (Amarrowicz et al., 2004) descrevem que a atividade antioxidante dos compostos fenlicos deve-se sua habilidade para captar os radicais livre e os caties metlicos quelantes. 4.6. Preveno dos danos na pele O processo de fotoenvelhecimento inclui danos moleculares e estruturais na pele, como inflamao, diminuio na sntese de colagnio, espessamento ou proliferao da epiderme (parte superficial da pele), degradao incompleta de fragmentos de colagnio e oxidao de protenas. Todas estas alteraes traduzem-se clinicamente numa pele frgil, rugas, alteraes da colorao com um aspeto amarelado, em manchas brancas ovais ou redondas ou manchas escuras irregulares e telangiectasias (vasos sanguneos evidentes), entre outros. Tambm se d o aparecimento de leses benignas como ceratoses seborreicas ou lentigem (elevaes ou manchas de cor caf), hiperplasias sebceas e leses pr-malignas como ceratoses actnicas. O dano na pele acontece em decorrncia do envelhecimento natural, no entanto, as exposies da pele ao sol induzem ao aparecimento de danos maiores na pele. A exposio prolongada aos raios ultravioletas pode causar numerosas adversidades com, por exemplo, o cancro de pele. Estudos levados a cabo com diferentes extratos de rom (Aslam et al., 2006) sugerem que os extratos procedentes da pele da rom promovem a regenerao da derme, ao passo que os extratos procedentes do leo das sementes regeneram a epiderme.
37

Pacheco Palencia et al. (2008) descreveram as propriedades protetoras dos extratos de rom contra as radiaes UVA e UVB devido reduo da gerao de espcies reativas de oxignio (ROS). Afaq et al. (2009) sugeriram que o dano induzido pelas radiaes UVB na pele pode ser reduzido mediante a ingesto de produtos derivados da pele e da semente da rom. Todas estas evidncias cientficas demonstram as excelentes propriedades para a proteo da pele dos extratos obtidos a partir da pele e das sementes das roms.

4.7. Propriedades antimicrobianas da rom e dos seus produtos derivados Muitas tecnologias de conservao de alimentos, algumas em uso h muito tempo, protegem os alimentos da alterao por microrganismos. Assim sendo, os microrganismos podem ser inibidos por refrigerao, reduo da atividade de gua, acidificao, alterao da atmosfera da embalagem, por tratamentos no trmicos ou mesmo por adio de compostos antimicrobianos. Os produtos antimicrobianos de uso alimentar so compostos qumicos acrescentados ou presentes nos alimentos que retardam o crescimento ou causam a morte dos microrganismos, aumentando, assim, a resistncia alterao da qualidade ou segurana.

A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

38

Os principais alvos dos agentes antimicrobianos so os microrganismos produtores de intoxicaes alimentares (agentes infeciosos e produtores de toxinas) e os que alteram os alimentos, cujos produtos metablicos finais (catabolitos) ou enzimas causam maus cheiros, sabores desagradveis, problemas de textura, alteraes da colorao e/ou risco sanitrio (Davidson e Zivanovic, 2003). O uso de agentes qumicos e sintticos com uma considervel atividade antimicrobiolgica, como inibidor do crescimento microbiano, uma das tcnicas mais antigas para o controlo do crescimento microbiano e, por isso, uma tcnica adequada de conservao (Viuda Martos et al., 2008). Atualmente existe uma tendncia substituio destes agentes qumicos por possveis tratamentos naturais mediante a aplicao de agentes presentes em frutas, verduras e ervas aromticas. Os principais agentes naturais antimicrobianos so os leos essenciais das ervas aromticas e especiarias. Os leos essenciais derivados de plantas so conhecidos pela sua elevada atividade antimicrobiana contra uma vasta gama de bactrias e fungos, para alm de potencializar a atividade antioxidante dos prprios produtos tratados (Ayala Zavala et al., 2005). A atividade antimicrobiana da rom e dos seus produtos derivados foi demonstrada em numerosos estudos nos quais ficou comprovada a inibio da atividade de numerosos microrganismos (Reddy et al., 2007; McCarrell, 2008; Al Zoreky 2009; Choi et al., 2009; Gould et al., 2009).
39

Reddy et al. (2007) demonstraram que diferentes extratos de rom em diferentes solventes (gua, etanol, etc.) mostraram uma atividade antimicrobiana significativa contra E. coli, Pseudomonas aeruginosa, Candida albicans, Cryptococcus neoformans e S. aureus. Al Zoreky (2009) demonstrou que os extratos da pele de rom so um potente inibidor do crescimento de Listeria monocytogenes, S. aureus, E. coli e Yersinia enterocolitica. Choi et al. (2009) investigaram o efeito in vivo e in vitro da aplicao de diferentes concentraes de extratos de pele de rom para inibir o crescimento de Salmonella, comprovando que a dose mnima era de 62,5 mg/l. Em geral, o elevado potencial inibidor da rom e dos seus produtos derivados atribudo elevada concentrao de compostos, tais como polifenis, taninos e antocianinas. Estudos muito recentes comprovaram que o uso de produtos derivados e subprodutos, como condimento alimentar, para alm de melhorar a sua capacidade antioxidante, assegura uma total inocuidade devido grande capacidade da rom e dos seus extratos na inibio da atividade dos microrganismos que causam a deteriorao dos alimentos (Navarro et al., 2011; Viuda Martos et al., 2011b). 4.8. Efeitos da rom na sade bucodentria Manter uma sade dentria tima no importante apenas para preservar a aparncia e a funo dos dentes, mas tambm para nos proteger contra doenas cardiovasculares. Hoje em dia, a cincia reconhece que a doena periodontal inflamatria crnica est estreitamente relacionada com a piora das doenas cardiovasculares (Dumitrescu, 2005).

A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

40

Di Silvestro et al. (2009) demonstraram que um bochecho a base extratos de rom reduzia de maneira efetiva a quantidade de microrganismos da placa dentria. Tal benesse designadamente atribuda clara influncia que os compostos polifenlicos e flavonoides exercem sobre o desenvolvimento da gengivite. A gengivite uma doena bucal bacteriana que provoca a inflamao e o sangramento das gengivas, causados pelos restos de alimentos que ficam metidos entre os dentes. Menezes et al. (2006) estudaram o efeito produzido por um extrato de rom nos microrganismos da placa dentria. Esses autores determinaram uma elevada efetividade j que o nmero de microrganismos sofreu uma reduo de 84 %. Sastravaha et al. (2005) demonstraram a efetividade de um gel que continha extratos de rom como tratamento adicional para complementar as terapias periodontais habituais. Badria e Zidan (2004) demonstraram que os flavonoides da rom possuem uma ao antibacteriana in vitro contra os microrganismos responsveis pela gengivite. As referncias sobre o efeito da rom e dos seus produtos derivados nas doenas bucodentrias so mais escassas se comparadas com doenas como o cancro ou doenas cardiovasculares. Os casos mostrados anteriormente so os exemplos mais recentes sobre a investigao realizada neste sentido. O consumo da rom, j seja como produto em fresco ou como alimento derivado, ou at mesmo dos seus extratos, , para alm de agradvel, devido ao seu delicioso sabor, um remdio ideal para uma adequada sade bucodentria.

41

A Tabela 5 sintetiza alguns dos estudos mais relevantes.

Tabela 5. Estudos in vivo realizados para avaliar os efeitos benficos da rom na sade de animais de laboratrio e humanos.

A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

42

43

A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

44

45

A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

46

47

A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

48

4.9. Outras propriedades da rom para a sade 4.9.1. A rom e os seus efeitos contra a diarreia H somente dois estudos recentes que deixam patente o efeito dos extratos da pele de rom na preveno da diarreia. Ambas as experincias foram realizadas em ratos de laboratrio e neles, aps a aplicao de um extrato elaborado base de pele/casca de rom, houve uma reduo tanto do nmero de defecaes como da massa das mesmas. Os estudos foram levados a cabo por Qnais et al. (2007) e por Olapour et al. (2009). A dose proposta por estes ltimos para o tratamento desta doena foi de 400 mg/kg de peso corporal. 4.9.2. A rom e os seus efeitos na qualidade do esperma e na disfuno ertil O objetivo do smen basicamente a reproduo, pois age como um veculo para transportar os espermatozoides ao aparelho reprodutor feminino. Embora a ejaculao do smen acompanhe o orgasmo e o prazer sexual, a ereo e o orgasmo so controlados por mecanismos independentes, pelo que a emisso de smen no essencial para o gozo sexual. O consumo do sumo de rom produziu um aumento da concentrao de esperma no epiddimo, maior mobilidade e maior densidade de clulas espermatognicas; para alm disso, houve uma reduo da quantidade de esperma de baixa qualidade em comparao com o grupo referncia ou de controlo (Trk et al., 2008). Em um estudo mais recente, este mesmo grupo de investigadores sugeriu que o cido elgico tem um efeito protetor tanto para os testculos como para os espermatozoides. Este efeito pode estar relacionado com a elevada ao do cido elgico sobre o stress oxidativo (Trk et al., 2010).
49

Respeitantemente disfuno ertil ou impotentia erigendi, que a incapacidade repetida de atingir ou manter uma ereo suficientemente firme para ter uma relao sexual satisfatria, um estudo realizado por Forest et al. (2007) determinou que aps quatro semanas de consumo de sumo de rom os pacientes mostravam uma melhor atividade ertil do que os outros pacientes que s tinham tomado um placebo. 4.9.3. Efeito da rom na obesidade A obesidade a doena crnica de origem multifatorial que se caracteriza pela acumulao excessiva de gordura ou hipertrofia geral do tecido adiposo no corpo. Ou seja, podemos falar de obesidade quando a reserva natural de energia dos humanos e outros mamferos, armazenada sob forma de gordura corporal, aumenta a ponto de ficar associada a numerosas complicaes como certas condies de sade ou doenas e um incremento da mortalidade. Para a OMS (Organizao Mundial da Sade), d-se a obesidade quando o IMC ou ndice de massa corporal (clculo entre a estatura e o peso do indivduo) igual ou superior a 30 kg/ m2. Tambm se considera indcio de obesidade um permetro abdominal igual ou superior a 102 cm nos homens e a 88 cm nas mulheres. A obesidade faz parte da sndrome metablica, sendo um fator de risco conhecido, ou seja, que predispe para vrias doenas, nomeadamente doenas cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2, apneia do sono, icto, osteoartrite, assim como para algumas formas de cancro, doenas dermatolgicas e gastrointestinais. Embora a obesidade seja uma condio clnica individual, converteu-se num srio problema de sade pblica que s faz aumentar e a OMS considera que a obesidade atingiu propores epidmicas em escala mundial, e cada ano morrem, no mnimo, 2,6 milhes de pessoas por causa da obesidade ou excesso de peso. Apesar de que tempos atrs tenha sido considerada um problema confinado aos pases com elevados rendimentos, atualmente a obesidade tambm prevalente nos pases com rendimentos baixos e mdios.
A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

50

Tabela 6. Estudos para avaliar o efeito in vivo da rom ou dos seus extratos na obesidade.

5. Problemtica na comercializao de produtos derivados da rom


5.1. A rom e os seus produtos derivados: um aumento significativo do seu consumo no mundo

Os produtos derivados das roms, tais como sumos, nctares, extratos e geleias, aumentam significativamente a sua comercializao e quota de mercado fora das nossas fronteiras. A imensa maioria dos produtos comercializados no mercado no indicam a origem nem a variedade da rom de que so feitos. Isto se deve, principalmente, ao facto de que as empresas que embalam e comercializam estes produtos baseiam-se na oferta e preo dos concentrados que so oferecidos de diferentes pases do mundo. O volume de produo de roms em Espanha torna invivel poder competir com os sumos de rom concentrados a granel dos diferentes pases produtores.
51

A ndia, com 1 200 000 toneladas, e o Iro, com 1 000 000 de toneladas, so os que marcam o preo do concentrado de rom no mundo, superando em muito a produo espanhola, que oscila entre 30 000 e 50 000 toneladas. Noventa e nove por cento (99 %) dos sumos de rom que so comercializados na Europa so sumos base de concentrados, embora os de maior consumo sejam aqueles que no chegam a ser sumos, nctares ou coquetis de fruta, j que s se utiliza a foto da rom nas embalagens como apelo publicitrio, estando todos eles feitos base de concentrado. O volume de produo em Espanha torna invivel competir com estes produtos no quesito preo. A aposta da Granatum Europa pela qualidade e origem do seu cultivo. Escolhemos a variedade Mollar precisamente porque a sua qualidade organoltica a torna ideal para a embalagem de produtos com 100 % de teor. Ns, do projeto Granatum Europa, aps termos consultado inmeros investigadores em Espanha e no mundo, apostamos pela qualidade e no pela quantidade de produo. Temos plena conscincia de que, decididamente, a rom no um produto de moda e que nos prximos anos os seus produtos elaborados passaro a fazer parte da dieta diria de milhes de consumidores no mundo. Por isso, o nosso projeto est concebido para comear a dar frutos positivos num prazo no inferior a 5 anos. A rom far parte da dieta diria de milhes de consumidores no mundo, portanto haver milhares de consumidores a demandar produtos de qualidade, cultivados dentro das fronteiras da Unio Europeia, e esta a quota de mercado que o projeto Granatum Europa pretende alcanar: Roms e nada mais que roms cultivadas em Espanha o que marca o nosso estilo.

A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

52

5.2. Como promover a rom para que o consumidor conhea os benefcios deste produto Uma campanha publicitria em escala nacional: o que invivel devido, sobretudo, ao alto custo que representaria para o nosso projeto. Segundo o estudo de diferentes empresas publicitrias de prestgio, uma campanha publicitria de impacto no custaria menos de 3 milhes de euros. Mesmo supondo que esta tivesse um sucesso considervel, a capacidade de produo da rom para a indstria de sumos numa campanha normal, sem climatologias adversas, no passa de 2500 toneladas distribudas por mais de 20 grossistas e cooperativas. O que significa que a rom espanhola pode aspirar apenas a um mercado de qualidade e a um setor consumidor que o demande.

5.3. Como chegar at ao setor em questo No tocante rom, h coisas que resultam relativamente fceis, como a emisso de notas de imprensa peridicas sobre os resultados das investigaes, embora exista um risco: 99,9 % destas investigaes so realizadas em centros de investigao fora de Espanha e com roms cultivadas em outros pases.
53

5 .4 . N o t a s d e i mpr e n s a pu bl i c a das Em junho de 2010, a Granatum Plus lanou o seu primeiro produto no mercado: as cpsulas de extrato em p com uma percentagem muito elevada de punicalaginas. A Granatum Plus optou por enviar a todos os meios de comunicao sociais nacionais os resultados das investigaes ou publicaes importantes que estavam a ser realizadas sobre a rom no mundo inteiro; estes so alguns dos ttulos destas notas de imprensa: 1- Um sumo de rom espanhol selecionado pela Universidade Estadual do Kansas para um estudo mundial entre consumidores 2- O enfarte do miocrdio poderia ser atenuado com o consumo de extrato de rom graas aos seus fitoqumicos 3- Segundo o livro Compostos Bioativos e cancro, as substncias bioativas da rom ajudam na preveno das formas comuns de cancro 4- A variedade de rom Mollar Elche contm na sua pele 10 vezes mais capacidade antioxidante do que a parte comestvel 5- O cancro pancretico poderia ter um aliado no extrato de sumo de rom devido aos seus fitoqumicos 6- O sumo de rom demonstrou em estudos realizados por investigadores espanhis e estrangeiros ser o sumo com maior capacidade antioxidante 7- A ingesto de sumo de rom espremido pode melhorar a funo endotelial em adolescentes com sndrome metablica
A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

54

8- Segundo um estudo da Universidade da Califrnia, o sumo de rom pode ajudar a solucionar os problemas de disfuno ertil 9- O extrato de semente de rom poderia ser um estimulante natural das contraes uterinas durante o parto 10- Um estudo publicado no nmero de junho da Cardiovascular Toxicology demonstra as propriedades do sumo de rom para reduzir as doenas cardiovasculares e a hipertenso 11- O extrato de pele de rom (Punica granatum) pode ser benfico no tratamento da malria cerebral graas sua atividade antiparasitria e inibio dos mecanismos pr inflamatrios 12- Os elagitaninos do sumo de rom espremido atenuam a debilidade, melhoram a recuperao da fora e diminuem a dor muscular, as populares cibras, nos desportistas 13- Um estudo realizado em mulheres na menopausa demonstrou que o extrato de pele de rom reduz os efeitos de sintomas como sufocaes ou transpirao excessiva 14- A Granatum Europa conjuga esforos com Catalunha, Canrias, Comunidade Valenciana e Regio de Mrcia, em parceria com empresas agroalimentares alems e holandesas, para liderar o mercado europeu de sumos, nctares e extratos de rom A grande maioria destas notas de imprensa foram divulgadas pelas principais agncias de notcias em Espanha: EFE e Europa Press. Atravs delas divulgamos as propriedades das roms e dos seus derivados opinio pblica, mas tambm algo mais importante: estamos a falar de um produto cultivado em Espanha, e o grande inimigo da rom em Espanha no seno a importao de produto embalado ou realizado com fruta fora das nossas fronteiras.
55

5.5. Edio do livro branco da rom Atualmente no existe nenhum livro atualizado, editado em espanhol, que faa uma anlise a fundo das investigaes e resultados que se vm produzindo nos ltimos anos sobre a rom. Nos Estados Unidos j h vrios publicados em lngua inglesa. Sendo de referir: A fruta da romzeira: razes antigas da medicina moderna, obra que conta com a colaborao de mais de 30 centros de investigao do mundo inteiro e que traz uma bibliografia de estudos muito importante. 5.6. Jornal digital sobre a rom em espanhol, ingls, francs, alemo e italiano Trata se dos Web sites www.zumodegranada.com e www.pomegranatejuicenews.com. Neste site, graas Universidade Miguel Hernndez, compilamos e traduzimos os mais de 1000 novos artigos que aparecem diariamente na Internet em lngua inglesa e os publicamos nos diferentes idiomas. Para alm disso, contamos com a colaborao de diferentes especialistas que interpretam estas investigaes e fazem a avaliao desses artigos. Nestas pginas publica-se informao que seja compreensvel para o consumidor, e tambm aspetos tcnicos, disponibilizando os ficheiros da maioria das investigaes para que os especialistas possam fazer as suas apreciaes. 5.7. Rom, crculo vicioso Um aspeto para o crescimento do setor agroalimentar da rom o aumento da sua produo, mas para que exista este aumento preciso um maior consumo, e para que este acontea, necessrio mais financiamento em investigao para certificar as propriedades das variedades de roms cultivadas em Espanha e uma maior capacidade de divulgao.
A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

56

Por isso, o setor da rom necessita de pessoas que acreditem nela e apostem decididamente por ela. Sabemos que a rom no uma flor de primavera; o seu consumo perdurar e crescer se for digna de crdito e se chegarem at ao consumidor produtos de qualidade que proporcionem benefcios ao seu consumo dirio. O setor da rom no um terreno frtil para os caadores de oportunidades, nem buscadores de subsdios; um setor que precisa de encontrar pessoas e capital de risco que apostem por um projeto a longo prazo e agrupe o setor volta de uma nica marca de produto comercializado, algo praticamente impensvel na economia do setor: qualquer projeto de industrializao de produtos derivados da rom exclusivo para esta fruta que no contar com o beneplcito de todo o setor - agricultores, grossistas e cooperativas ser um fracasso seguro. A sada no est em fazer uma fbrica de sumo - j existem vrias -, nem extrao de extrato ou leos - j h muitas -; o importante conseguir quota de mercado e volume de faturao e uma marca para o desenvolvimento de produtos comercializados que congregue grande parte do setor. Para finalizar, de referir que todas estas impresses so fruto de 5 anos a trabalhar no setor e a analisar o crescimento paulatino do consumo desta fruta no mundo.
57

6. Concluses No presente documento tentamos plasmar o panorama relativamente cultura da rom, enfocando, com especial nfase, as variedades e a produo no que respeita rom espanhola. Espanha o principal produtor europeu de roms, sendo a Comunidade Valenciana, e concretamente a provncia de Alicante, o principal exponente em mbito nacional. A variedade Mollar de Elche a mais importante em Espanha dada sua produo, a sua qualidade organoltica e a sua composio. Assim sendo, as prticas agrcolas devem ser dirigidas melhoria varietal deste importante cultivar a fim de a tornar o mais competitiva possvel relativamente s variedades mais importantes em mbito mundial como, por exemplo, a Wonderful. A industrializao da rom um fenmeno cada vez mais necessrio e produtivo; numerosos investigadores vm-se dedicando ao assunto devido s grandes oportunidades que esta fruta oferece devido tanto sua qualidade sensorial como nutricional e funcional. No entanto, importante que as melhorias varietais tambm se diversifiquem de forma a dar cabimento tambm a exemplares aptos para processamento industrial e no apenas para o seu consumo em fresco. Para tal, os tecnlogos devem dirigir todo o seu conhecimento em apoiar s empresas que desenvolvem produtos derivados da rom, bem como no aproveitamento dos coprodutos e subprodutos gerados por esta industrializao. Trata se basicamente de proporcionar um valor acrescentado, demonstrado cientificamente, a esta gama de produtos que, dada a sua composio qumica, so muito interessantes para uma medicina natural.
A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

58

Os principais benefcios e efeitos da rom na sade foram descritos no presente documento mediante o comentrio de apenas umas poucas referncias bibliogrficas (as mais recentes e representativas) das existentes na literatura cientfica. Todavia, este caminho longo e apenas acaba de comear. Por isso, necessria a colaborao entre empresas, universdade e centros de investigao com capacidade para aprofundar em assuntos medicinais e poder, assim, esclarecer os mecanismos de ao dos princpios ativos da rom. 7. Bibliografa Adams LS, Seeram NP, Aggarwal BB, Takada Y, Sand D y Heber D. 2006. Pomegranate juice, total pomegranate ellagitannins and punicalagin suppress inflammatory cell signalling in colon cancer cells. J Agric Food Chem 54: 980985. Adiga S, Tomar P y Rajput RR. 2010. Effect of punica granatum peel aqueous extract on normal and dexamethasone suppressed wound healing in wistar rats. Int J Pharma Sci Rev Res 5(2): 34-37. Afaq F, Saleem M, Krueger CG, Reed JD y Mukhtar H. 2005. Anthocyanin and hydrolyzable tannin-rich pomegranate fruit extract modulates MAPK and NF-kappa B pathways and inhibits skin tumorigenesis in CD-1 mice. Int J Cancer 113: 423433. Afaq F, Zaid MA, Khan N, Dreher M y Mukhtar H. 2009. Protective effect of pomegranate-derived products on UVB-mediated damage in human reconstituted skin. Exp Dermatol 18(6): 553561.
59

Albrecht M, Jiang W, Kumi-Diaka J, Lansky EP, Gommersall LM, Patel A, Mansel RE, Neeman I, Geldof AA y Campbell MJ. 2004. Pomegranate extracts potently suppress proliferation, xenograft growth, and invasion of human prostate cancer cells. J Med Food 7(3): 274283. Althunibat OY, Al-Mustafa AH, Tarawneh K, Khleifat KM, Ridzwan BH y Qaralleh HN. 2010. Protective role of Punica granatum L. peel extract against oxidative damage in experimental diabetic rats. Process Biochem 45(4): 581585. Al-Yahya MA. 2005. Preliminary phytochemical and pharmacological studies on the rind of pomegranate (Punica granatum L.) Paki J Biol Sci 8(3): 479-481. Al-Zoreky NS. 2009. Antimicrobial activity of pomegranate (Punica Granatum L.) fruit peels. Int J Food Microbiol 134: 244248. Amarowicz R, Pegg RB, Rahimi-Moghaddam P, Barl B y Weil JA. 2004. Free-radical scavenging capacity and antioxidant activity of selected plant species from the Canadian prairies. Food Chem 84:55162. Andreu-Sevilla AJ, Signes-Pastor AJ, Carbonell-Barrachina AA. 2008. La granada y su zumo. Produccin, composicin y propiedades beneficiosas para la salud. Al Eq Tec 234: 36-39. Aslam MN, Lansky EP y Varani J. 2006. Pomegranate as a cosmeceutical source: Pomegranate fractions promote proliferation and procollagen synthesis and inhibit matrix metalloproteinase-1 production in human skin cells. J Ethnopharmacol 103: 311318.
A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

60

Aviram M y Dornfeld L. 2001. Pomegranate juice consumption inhibits serum angiotensin converting enzyme activity and reduces systolic blood pressure. Atherosclerosis 158(1): 195198. Aviram M, Dornfeld L, Rosenblat M, Volkova N, Kaplan M, Coleman R, Hayek T, Presser D y Fuhrman B. 2000. Pomegranate juice consumption reduces oxidative stress, atherogenic modifications to LDL, and platelet aggregation: studies in humans and in atherosclerotic apolipoprotein E-deficient mice. Am J Clinl Nutr 71: 10621076. Aviram M, Rosenbalt M, Gaitini D, Nitecki S, Hoffman A, Dornfeld L, Volkova N, Presser D, Attias J, Liker H y Hayek T. 2004. Pomegranate juice consumption for 3 years by patients with carotid artery stenosis reduces common carotid intima-media thickness, blood pressure and LDL oxidation. Clini Nutr 23(3): 423-433. Aviram M, Dornfeld L, Kaplan M, Coleman R, Gaitini D, Nitecki S, Hofman A, Rosenblat M, Volkova N,Presser D, Attias J, Hayek T y Fuhrman B. 2002. Pomegranate juice flavonoids inhibit low-density lipoprotein oxidation and cardiovascular diseases: studies in atherosclerotic mice and in humans. Drugs Und Exp Clinic Res 28(2-3): 49-62. Ayala-Zavala JF, Wang SY, Wang CY y Gonzlez-Aguilar GA. 2005. Methyl jasmonate in conjunction with ethanol treatment increases antioxidant capacity, volatile compunds and postharvest life of strawberry fruit. Eur Food Res Tech 221: 731-738.

61

Badria FA y Zidan OA. 2004. Natural products for dental caries prevention. J Med Food 7: 381384. Bagri P, Ali M, Aeri V, Bhowmik M y Sultana S. 2009. Antidiabetic effect of Punica granatum flowers: effect on hyperlipidemia, pancreatic cells, lipid peroxidation and antioxidant enzymes in experimental diabetes. Food Chem Toxicol 47: 5054. Barwal SB, Sunil AN, Dhasade VV, Patil MJ, Pal SC y Subhash CM. 2009. Antihistaminic effect of various extracts of Punica granatum Linn. flower buds. Pharmacognosy 1(4): 322-325. Basu A y Penugonda K. 2009. Pomegranate juice: a heart-healthy fruit juice. Nutr Rev 67(1): 4956. Boussetta T, Raad H, Letteron P, Gougerot-Pocidalo MA, Marie JC, Driss F y El-Benna J. 2009. Punicic acid, a conjugated linolenic acid, inhibits TNF-induced neutrophil hyperactivation and protects from experimental colon inflammation in rats. PLoS One 4(7):6458. Available from: www.plosone.org Brandt K, Christensen LP, Hansen-Moller J, Hansen SL, Haraldsdottir J, Jespersen L, Purup S, Kharazmi A, Barkholt V, Frokiaer H y Kobaek-Larsen M. 2004. Health promoting compounds in vegetables and fruits: A systematic approach for identifying plant components with impact on human health. Trends Food Sci Technol 15: 384-393. Cam M, Hsl Y y Durmaz G. 2009. Classification of eight pomegranate juices based on antioxidant capacity measured by four methods. Food Chem 112: 721726.

A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

62

Cano A y Arnao MB. 2005. Hydrophylic and lipopohilic antioxidant activity in different leaves of three lettuce varieties. Int J Food Prop 8: 521-528. Carpenter LA, Conway CJ y Pipkin FB. 2010. Pomegranates (Punica granatum) and their effect on blood pressure: a randomised double-blind placebo-controlled trial. Proc Nutr Soc 69. Cerd B, Ceron JJ, Toms-Barbern FA y Espin JC. 2003. Repeated oral administration of high doses of pomegranate ellagitannin punicalagin to rats for 37 days is not toxic. J Agric Food Chem 51: 34933501. Chchile Toniolo GE. 2011. Utilidad de la Granada en el cncer de prstata. En: II Symposium Internacional sobre el Granado, Madrid, Espaa. Chen L, Vigneault C, Raghavan GSV y Kubow S. 2007. Importance of the phytochemical contnent of fruits and vegetables to human health. Stewart Postharvest Rev. 3: 20-32. Choi JG, Kang OH, Lee YS, Chae HS, Oh YC, Brice OO, Kim MS, Sohn DH, Kim HS, Park H, Shin DW, Rho JR y Kwon DY. 2009. In vitro and in vivo antibacterial activity of Punica granatum peels ethanol extract against salmonella. Evid Based Compl Alter Med 17: 18. Choi JG, Kang OH, Lee YS, Chae HS,Oh YC, Brice OO, Kim MS, Sohn DH, Kim HS, Park H, Shin DW, Rho JR yKwon DY. 2011. In Vitro and In Vivo Antibacterial Activity of Punica granatum Peel Ethanol Extract against Salmonella. Evid-Based Complem Alter Med Article ID 690518, 8 pages doi:10.1093/ecam/nep105.

63

Das S y Sama G. 2009. Antidiabetic Action of Ethanolic Extracts of Punica granatum Linn. in Alloxan-induced Diabetic Albino Rats. Stam J Pharma Sci. 2(1): 14-21. Davidson MH, Maki KC, Dicklin MR, Feinstein SB, Witchger MS, Bell M, McGuire DK, Provos JC, Liker H y Aviram M. 2009. Effects of consumption of pomegranate juice on carotid intimamedia thickness in men and women at moderate risk for coronary heart disease. Amer J Cardiol 104(7): 936942. Davidson y Zivanovic. 2003. Food antimicrobials. In: Davidson, P. M., Sofos, J. N. and Branen. A. L. Antimicrobials in foods: CRC press USA. De Nigris F, Balestrieri ML, Williams-Ignarro S, DArmiento FP, Fiorito C, Ignarro LJ y Napoli C. 2007. The influence of pomegranate fruit extract in comparison to regular pomegranate juice and seed oil on nitric oxide and arterial function in obese Zucker rats. Nitric Oxide 17: 5054. Devipriya N, Sudheer AR, Vishwanathan P y Menon VP. 2008. Modulatory potential of ellagic acid, a natural plant polyphenol on altered lipid profile and lipid peroxidation status during alcohol-induced toxicity: A pathohistological study. J Biochem Mol Toxicol 22(2): 101112. Di Silvestro RA, Di Silvestro DJ y Di Silvestro DJ. 2009. Pomegranate extract mouth rinsing effects on saliva measures relevant to gingivitis risk. Phytother Res 23: 11231127. Dikmen M, Ozturk N y Ozturk Y. 2011. The Antioxidant Potency of Punica granatum L. Fruit Peel Reduces Cell Proliferation and Induces Apoptosis on Breast Cancer. J Med Food 14(12): 1638-1646.
64

A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

Dorais M, Ehret DL y Papadopoulus AP. 2008. Tomato (Solanum lycopersicum) health components: from the seed to the consumer. Phytochem Rev 7: 231-250. Dumitrescu AL. 2005. Influence of periodontal disease on cardiovascular diseases. Rom J Inern Med 43(1-2): 9-21. Esmaillzadeh A y Azadbakht L. 2008. Food intake patterns may explain the high prevalence of cardiovascular risk factors among Iranian women. J Nutr 138(8): 14691475. Esmaillzadeh A, Tahbaz F, Gaieni I, Alavi-Majd H y Azadbakht L. 2006. Cholesterol-lowering effect of concentrated pomegranate juice consumption in type II diabetic patients with hyperlipidemia. Int J Vit Nutr Res 76(3): 147-151. Espn JC, Garca-Conesa MT y Toms-Barbern FA. 2007. Nutraceuticals. Facts and ficiton. Phytochemistry 68: 2986-3008. Espn JC, Soler-Rivas C, Wichers HJ y Garca-Viguera C. 2000. Anthocyanin-based natural colorants: A new source of antiradical activity for foodstuff. J Agric Food Chem 48: 1588-1592. Faria A, Monteiro R, Azevedo I y Calhau C. 2007. Pomegranate Juice Effects on Cytochrome P450s Expression: In Vivo Studies. J Med Food 10(4)643-649. Faria A, Monteiro R, Mateus N, Azevedo S y Calhau C. 2007. Effect of pomegranate (Punica granatum) juice intake on hepatic oxidative stress. Eur J Nutr 46(5): 271278.

65

Figueroa JM, Pea Nuez BR y Oropesa S. 2006. Actividad antiviral del extracto de Punica granatum L. (BLBu) en el modelo experimental de gripe en ratones de la lnea Balb/C. Rev CENIC Cien Biol 37(2): 105-109. Fjaeraa C y Nanberg E. 2009. Effect of ellagic acid on proliferation, cell adhesion and apoptosis in SH-SY5Y human neuroblastoma cells. Biomed Pharmacother 63: 254261. Forest CP, Padma-Nathan H y Liker HR. 2007. Efficacy and safety of pomegranate juice on improvement of erectile dysfunction in male patients with mild to moderate erectile dysfunction: a randomized, placebo-controlled, double-blind, crossover study. Int J Impo Res 19: 564-567. Fuhrman B, Volkova N y Aviram M. 2010. Pomegranate juice polyphenols increase recombinant paraoxonase-1 binding to high-density lipoprotein: studies in vitro and in diabetic patients. Nutr 26(4): 359366. Garca-Viguera C y Prez-Vicente A. 2004. La granada. Alimento rico en polifenoles antioxidantes y bajo en caloras. Alim Nutr Salud 11(4): 113-120. Gil MI, Toms-Barbern FA, Hess-Pierce B, Holcroft DM y Kader AA. 2000. Antioxidant activity of pomegranate juice and its relationship with phenolic composition and processing. J Agric Food Chem 48: 4581-4589. Gonzlez-Sarras A, Espn JC, Toms-Barbern FA y Garca-Conesa MT. 2009. Gene expression, cell cycle arrest and MAPK signaling regulation in Caco-2 cells exposed to ellagic acid and its metabolites, urolithins. Mol Nutr Food Res 53(6): 686698.
A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

66

Gould SWJ, Fielder MD, Kelly AF y Naughton DP. 2009. Anti-microbial activities of pomegranate rind extracts: enhancement by cupric sulphate against clinical isolates of S. aureus, MRSA and PVL positive CA-MSSA. BMC Comple Alter Med 9: 23-29. Grossmann ME, Mizuno NK y Schuster T. 2010. Punicic acid is an -5 fatty acid capable of inhibiting breast cancer proliferation. Int J Onco 36(2): 421-426. Guno C. 2008. Analgesic activity of various extracts of Punica granatum (Linn) flowers. Int J Green Pharm 2(3): 145-146. Guo C, Wei J, Yang JJ, Xu J, Pang W y Jiang YG. 2008. Pomegranate juice is potentially better than apple juice in improving antioxidant function in elderly subjects. Nutr Res 28: 7277. Hajimahmoodi M, Oveisi MR, Sadeghi N, Jannat B y Nateghi M. 2009. Antioxidant capacity of plasma after pomegranate intake in human volunteers. Acta Med Iran 47(2): 125132. Hamad AW y Al-Momene W. 2009. Separation and purification of crude ellagic acid from white flesh of pomegranate fruits as a potent anti-carcinogenic. New Biotechnol 25(1): 286. Hasan R, Hossain M, Akter R, Jamila M, Mazumder MEH, Islam I, Faruque A, Ghani A y Rahman F. 2009. Antioxidant, Antidiarrhoeal and Cytotoxic Properties of Punica granatum Linn. Latin Amer J Pharma 28(5): 783-788. Hashemi M, Kelishadi R, Hashemipour M, Zakerameli A et al. 2010. Acute and long-term effects of grape and pomegranate juice consumption on vascular reactivity in pediatric metabolic syndrome. Card In Young 20: 73-77. Heinecke JW. 2006. Lipoprotein oxidation in cardiovascular disease: chief culprit or innocent bystander? J Exp Med 203(4): 813816.
67

Hong MY, Seeram NP y Heber D. 2008. Pomegranate polyphenols down-regulate expression of androgen-synthesizing genes in human prostate cancer cells over-expressing the androgen receptor. J Nut Biochem 19: 848855. Hora JJ, Maydew ER, Lansky EP y Dwivedi C. 2004. Chemopreventive Effects of Pomegranate Seed Oil on Skin Tumor Development in CD1 Mice. J Med Food 6(3): 157-161. Hossin FLA. 2009. Effect of pomegranate (Punica granatum) peels and its extract on obese hypercholesterolemic rats. Pak J Nutr 8(8): 1251-1257. Hounsome N, Hounsome B, Tomos D y Edward-Jones G. 2008. Plant metabolites and nutritional quality of vegetables. J Food Sci 73: 48-65. Huang T, Yang Q, Harada M, George Q, Yamahara J, Roufogalis B y Li Y. 2005. Pomegranate Flower Extract Diminishes Cardiac Fibrosis in Zucker Diabetic Fatty Rats: Modulation of Cardiac Endothelin-1 and Nuclear Factor-kappaB Pathways. J Card Pharm 46(6): 856-862. Huang THW, Peng G, Kota BP, Li GQ, Yamahara J, Roufogalis BD y Li Y. 2005. Anti-diabetic action of Punica granatum flower extract: activation of PPAR-g and identification of an active component. Toxicol App Pharmacol 207: 160169. Ilbey YO, Ozbek E, Simsek A, Cekmen M, Somay A y Tasci AI. 2009. Effects of Pomegranate Juice on Hyperoxaluria-Induced Oxidative Stress in the Rat Kidneys. Renal Fail 31(6): 522-531. Kaplan M, Hayek T, Raz A, Coleman R, Dornfeld L, Vaya J y Aviram M. 2001. Pomegranate Juice Supplementation to Atherosclerotic Mice Reduces Macrophage Lipid Peroxidation, Cellular Cholesterol Accumulation and Development of Atherosclerosis. J Nutr 131: 2082-2089.
A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

68

Kasai K, Yoshimura M, Koga T, Arii M, Kawasaki S. 2007. Effects of oral administration of ellagic acid-rich pomegranate (Punica granatum) extract on ultraviolet-induced pigmentation in the human skin. J Nutr Sci Vitamin 52(5): 383-388. Katz SR, Newman RA y Lansky EP. 2007. Punica granatum: heuristic treatment for diabetes mellitus. J Med Food 10(2): 213217. Khalil EAM. 2004. Antidiabetic effect of an aqueous extract of Pomegranate (Punica granatum L.) peels in normal and alloxan diabetic rats. Egyp J Hosp Med 6: 92-99. Khan GN, Gorin MA, Rosenthal D, Pan Q, Wei Bao L et al. 2007. Pomegranate Fruit Extract Impairs Invasion and Motility in Human Breast Cancer. Integ Cancer Thera 8(3): 242-253. Khan N, Afaq F, Kweon MH, Kim KM y Mukhtar H. 2006. Pomegranate fruit extract inhibits prosurvival pathways in human A549 lung carcinoma cells and tumor growth in athymic nude mice. Carcinogenesis 28(1): 163-173. Koyama S, Cobb LJ, Mehta HH, Seeram NP, Heber D, Pantuck AJ y Cohen P. 2010. Pomegranate extract induces apoptosis in human prostate cancer cells by modulation of the IGF-IGFBP axis. Gro Horm IGF Res 20: 55-62. Kumar S, Maheshwari KK y Singh V. 2009. Protective Effects of Punica Granatum Seeds Extract Against Aging and Scopolamine Induced Cognitive Impairments in Mice. Afr J Tradit Complment Altern Med 6(1): 49-56. Lansky EP y Newman RA. 2007. Punica granatum (pomegranate) and its potential for prevention and treatment of inflammation and cancer. J Ethnopharmacol 109: 177206.
69

Lansky EP, Harrison G, Froom P y Jiang WG. 2005b. Pomegranate (Punica granatum) pure chemicals show possible synergistic inhibition of human PC-3 prostate cancer cell invasion across MatrigelTM. Invest New Drugs 23: 121122. Larrosa M, Gonzlez-Sarras A, Yez-Gascn MJ, Selma MV, Azorn-Ortuo M, Toti S, TomsBarbern F, Dolara P y Espn JC. 2010. Anti-inflammatory properties of a pomegranate extract and its metabolite urolithin-A in a colitis rat model and the effect of colon inflammation on phenolic metabolism. J Nut Biochem 21(8): 717725. Larrosa M, Toms-Barbern FA y Espn JC. 2006. The dietary hydrolysable tannin punicalagin releases ellagic acid that induces apoptosis in human colon adenocarcinoma Caco-2 cells by using the mitochondrial pathway. J Nutr Biochem 17: 611-625. Lee CJ, Chen LG, Liang WL y Wanga CC. 2010. Anti-inflammatory effects of Punica granatum Linne in vitro and in vivo. Food Chem 118: 315322. Lei F,Zhang XN, Wang W, Xing DM, Xie WD, Su H y Du LJ. 2007. Evidence of anti-obesity effects of the pomegranate leaf extract in high-fat diet induced obese mice. Int J Obe 31: 1023-1029. Li Y, Qi Y, Huang THW, Yamahara J y Roufogalis BD. 2008. Pomegranate flower: a unique traditional antidiabetic medicine with dual PPAR-/- activator properties. Diab Obes Meta 10(1): 1017. Li Y, Wen S, Kota BP, Peng G, Li GQ, Yamahara J y Roufogalis BD. 2005. Punica granatum flower extract, a potent alpha-glucosidase inhibitor, improves postprandial hyperglycemia in Zucker diabetic fatty rats. J Ethnopharmacol 99: 239244.
A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

70

Louis Jeune MA, Kumi-Diaka J y Brown J. 2005. Anticancer Activities of Pomegranate Extracts and Genistein in Human Breast Cancer Cells. J Med Food 8(4): 469-475. Madrigal-Carballo S, Rodriguez G, Krueger CG, Dreher M y Reed JD.2009. Pomegranate (Punica granatum L.) supplements: authenticity, antioxidant and polyphenol composition. J Funct Foods 1: 324329. Manoharan S, Kumar RA, Mary AL, Singh RB, Balakrishnan S y Silvan S. 2009. Effects of Punica granatum Flowers on Carbohydrate Metabolizing Enzymes, Lipid Peroxidation and Antioxidants Status in Streptozotocin Induced Diabetic Rats. Open Nutr J 2: 113-117. MARM. 2010. Ministerio de Medio Ambiente y Medio Rural y Marino, Anuario de Estadstica 2010. McCarrell EM, Gould SWJ, Fielder MD, Kelly AF, El-Sankary W y Naughton DP. 2008. Antimicrobial activities of pomegranate rind extracts: enhancement by addition of metal salts and vitamin C. BMC Comple Alter Med 8: 64-71. McFarlin BK, Strohacker KA y Kueht ML. 2008. Pomegranate seed oil consumption during a period of high-fat feeding reduces weight gain and reduces type 2 diabetes risk in CD-1 mice. Brith J Nutr 102: 54-59. Mehta R, Lansky, EP. 2004. Breast cancer chemopreventive properties of pomegranate (Punica granatum) fruit extracts in a mouse mammary organ culture. Eur J Cancer Prev 13(4): 345-348. Melgarejo P y Salazar DM. 2003. Tratado de Fruticultura para zonas ridas y semiridas, (Mundi-Prensa, Madrid).
71

Melgarejo P. 2010. El granado, su problemtica y usos. En: I Jornadas nacionales sobre el granado, 7-27 Octubre 2010, Elche, Espaa (CD-ROM). Menezes SM, Cordeiro LN y Viana GS. 2006. Punica granatum (pomegranate) extract is active against dental plaque. J Herb Pharmacother 6(2): 7992. Mohan M, Patankar P, Ghadi P y Kasture S. 2010. Cardioprotective potential of Punica granatum extract in isoproterenol-induced myocardial infarction in Wistar rats. J Pharmacol Pharmacother. 1(1): 32-37. Mori-Okamoto J, Otawara-Hamamoto Y, Yamato H y Yoshimura H. 2004. Pomegranate extract improves a depressive state and bone properties in menopausal syndrome model ovariectomized mice. J Ethnopharm 92(1): 93-101. Murthy KNC, Jayaprakasha GK y Singh RP. 2002. Studies on antioxidant activity of pomegranate (Punica granatum) peel extract using in vivo models. J Agric Food Chem 50(17): 47914795. Nagata M, Hidaka M, Sekiya H, Kawano Y, Yamasaki K, Okumura M y Arimori K. 2007. Effects of Pomegranate Juice on Human Cytochrome P450 2C9 and Tolbutamide Pharmacokinetics in Rats. Drug Metab Dispos 2: 302-305. Najafzadeh H, Aghel N, Hemmati AA y Oulapour S. 2011. Effect of Hydro Alcoholic extract of peel of Punica granatum on experimental diabetes mellitus by streptozotocin in rats. Pharmac Sci 16(4): 239-248.

A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

72

Navarro P, Nicolas TS, Gabaldon JA, Mercader-Ros MT, Caln-Snchez , Carbonell-Barrachina, A y Prez-Lpez AJ. 2011. Effects of Cyclodextrin Type on Vitamin C, Antioxidant Activity, and Sensory Attributes of a Mandarin Juice Enriched with Pomegranate and Goji Berries. J Food Sci 76(5): 319-324. Naveena BM, Sen AR, Kingsly RP, Singh DB y Kondaiah N. 2008. Antioxidant activity of pomegranate rind powder extract in cooked chicken patties. Int J Food Sci Technol 43: 18071812. Olapour S, Mousavi E, Sheikhzade M, Hoseininezhad O y Najafzadeh H. 2009. Evaluation antidiarrheal effects of pomegranate peel extract. J Iran Chem Soc 6(Nov): 115143. Pacheco-Palencia LA, Noratto G, Hingorani L, Talcott ST y Mertens-Talcott SU. 2008. Protective effects of standardized pomegranate (Punica Granatum L.) polyphenolic extract in ultraviolet-irradiated human skin fibroblasts. J Agric Food Chem 56: 84348441. Pantuck AJ, Leppert JT, Zomorodian N, Aronson W, Hong J, Barnard RJ, Seeram N, Liker H, Wang H, Elashoff R, Heber D, Aviram M, Ignarro L y Belldegrun A. 2006. Phase II Study of Pomegranate Juice for Men with Rising Prostate-Specific Antigen following Surgery or Radiation for Prostate Cancer. Clinic Cancer Res 12(13): 4018-4026. Park KT, Shim SY, y Chun SS. 2008. Inhibitory Effects of Punica granatum L. Extracts on Degranulation in Human Basophilic KU812F Cells. Kor J Food Sci Tech 40(6): 702-706. Parmar HS y Kar A. 2007. Antidiabetic potential of Citrus sinensis and Punica granatum peel extracts in alloxan treated male mice. Biofactors 31(1): 17-24.
73

Perera CO y Yen GM. 2007. Functional properties of carotenoids in human health. Int J Food Prop 10: 201-230. Qnais EY, Elokda AS, Abu-Ghalyun YY y Abdulla FA. 2007. Antidiarrheal activity of the aqueous extract of Punica granatum (pomegranate) peels. Pharma Biol 45(9): 715720. Reddy MK, Gupta SK, Jacob MR, Khan SI y Ferreira D. 2007. Antioxidant, antimalarial and antimicrobial activities of tannin-rich fractions, ellagitannins and phenolic acids from Punica granatum L. Planta Med 73: 461467. Romier-Crouzet B, Walle JV, During A, Joly A, Rousseau C, Henry O, Larondelle Y y Schneider YJ. 2009. Inhibition of inflammatory mediators by polyphenolic plant extracts in human intestinal Caco-2 cells. Food Chem Toxicol 47: 12211230. Snchez, F. 2009. Granado: Perspectivas y Oportunidades de un Negocio Emergente: Alternativas agroindustriales del granado. Fundacin Chile. Santiago de Chile. Sartippour MR, Seeram NP, Rao JY, Moro A, Harris DM, Henning SM, Firouzi A, Rettig MB, Aronson WJ, Pantuck AJ y Heber D. 2008. Ellagitannin-rich pomegranate extract inhibits angiogenesis in prostate cancer in vitro and in vivo. Int J Oncol 32: 475-480. Sastravaha G, Gassmann G, Sangtherapitikul P y Grimm WD. 2005. Adjunctive periodontal treatment with Centella asiatica and Punica Granatum extracts in supportive periodontal therapy. J Int Acad Periodontol 7: 7079.
A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

74

Scalbert A, Manach C, Morand C, Rmsy C y Jimnez L. 2005. Dietary polyphenols and the prevention of diseases. Crit Rev Food Sci Nut 45: 287306. Seeram NP, Adams LS, Henning SM, Niu Y, Zhang Y, Nair MG y Heber D. 2005. In vitro antiproliferative, apoptotic and antioxidant activities of punicalagin, ellagic acid and a total pomegranate tannin extract are enhanced in combination with other polyphenols as found in pomegranate juice. J Nut Biochem 16: 360367. Seeram NP, Henning SM, Zhang Y, Suchard M, Li S y Heber D. 2006. Pomegranate Juice Ellagitannin Metabolites Are Present in Human Plasma and Some Persist in Urine for Up to 48 Hours. J Nutr 136: 2481-2485. Sezer ED, Akcay YD, Ilanbey B, Yldrm HK y Szmen EY. 2007. Pomegranate wine has greater protection capacity than red wine on low-density lipoprotein oxidation. J Med Food 10(2): 371374. Shukla M, Gupta K, Rasheed Z, Khan KA y Haqqi TM. 2008. Consumption of hydrolyzable tannins-rich pomegranate extract suppresses inflammation and joint damage in rheumatoid arthritis. Nutr 24: 733743. Soni H, Nayak G, Patel SS, Mishra K, Singhai AK, Swarnkar P y Pathak AK. 2011. Synergistic effect of polyherbal suspension of punica granatum and coleus aromaticus in evaluation of wound healing activity. J Herb Med Toxicol 5(1): 111-115.

75

Summer MD, Elliot-Eller M, Weidner G, Daubenmier JJ, Chew MH, Marlin R, Raisin CJ y Ornish D. 2005. Effects of Pomegranate Juice Consumption on Myocardial Perfusion in Patients With Coronary Heart Disease. Am J Cardio 96(6): 810-814. Syed DN, Afaq F y Mukhtar H. 2007. Pomegranate derived products for cancer chemoprevention. Sem Cancer Biol 17: 377385. Tezcan F, Gltekin-zgven M, Diken T, zelik B y Erim FB. 2009. Antioxidant activity and total phenolic, organic acid and sugar content in commercial pomegranate juices. Food Chem 115: 873-877. Toklu HZ, Sehirli O, Sener G, Dumlu MU, Ercan F, Gedik N y Gkmen V. 2007. Pomegranate peel extract prevents liver fibrosis in biliary-obstructed rats. J Pharm Pharmaco 59(9): 12871295. Toklu HZ, Sehirli O, zyurt H, Mayadagli , etinel S, ahin S, Yegen BC, Ulusoylu dumlu M, Gkmen V y ener G. 2009. Punica Granatum Peel Extract Protects Against Ionizing Radiation-Induced Enteritis And Leukocyte Apoptosis In Rats. J Rad Res 50(4): 345-353. Toms-Barbern FA. 2010. Granada y salud: Aspectos farmacolgicos y teraputicos de la granada. En: I Jornadas nacionales sobre el granado, 7-27 Octubre 2010, Elche, Espaa (CDROM). Trk G, Snmez M, Aydin M, Yce A, Gr S, Yksel M, Aksu EH y Aksoy H. 2008. Effects of pomegranate juice consumption on sperm quality, spermatogenic cell density, antioxidant activity and testosterone level in male rats. Clin Nut 27(2): 289296.
A Fruta Rom Cultivada em Espanha. Punicalagina antioxidante do sumo de rom e o extrato de rom, na alimentao funcional do futuro.

76

Trk G, Snmez M, Ceribasi AO, Yce A y Atessahin A. 2010. Attenuation of cyclosporine Ainduced testicular and spermatozoal damages associated with oxidative stress by ellagic acid. Int Immunopharmacol 10(2): 177182. Tzulker R, Glazer I, Bar-Ilan I, Holland D, Aviram M y Amir R. 2007. Antioxidant activity, polyphenol content, and related compounds in different fruit juices and homogenates prepared from 29 different pomegranate accessions. J Agric Food Chem 55: 9559-9570. USDA (United States Department of Agriculture). 2007. Nutrient data laboratory. http://www.nal.usda.gov Viuda-Martos M, Ruiz-Navajas Y, Fernndez-Lpez J y Prez-lvarez JA.2011a. Spices as functional foods: a review. Crit Rev Food Sci Nut 51(1): 13-28. Viuda-Martos M, Ruiz-Navajas Y, Fernndez-Lpez J y Prez-lvarez JA. 2008. Antifungal activity of lemon (Citrus lemon L.), mandarin (Citrus reticulata L.), grapefruit (Citrus paradisi L.) and orange (Citrus sinensis L.) essential oils. Food Control 19: 11301138. Viuda-Martos M, Ruiz-Navajas Y, Fernndez-Lpez J, Sendra E, Sayas-Barber, E y Prez-lvarez JA. 2011b. Antioxidant properties of pomegranate (Punica granatum L.) bagasses obtained as co-product in the juice extraction. Food Res Int 44: 1217-1223. West T, Atzeva M y Holtzman DM. 2007. Pomegranate polyphenols and resveratrol protect the neonatal brain against hypoxic-ischemic injury. Dev Neurosci 29(4-5): 363-372. Yoshimura M, Watanabe Y, Kasai K, Yamakoshi J y Koga T. 2005. Inhibitory effect of an ellagic acid rich pomegranate extract on Tyorosine activity and Ultraviolet-induced pigmentation. Biosci Biotechnol Biochem 69(12): 2368-2373.
77

ANTIOXIDANTES NATURALES DEL MEDITERRNEO, S.L. Pza: Federico Garca Lorca, 20. C.P. 30150 LA ALBERCA, MURCIA, ESPANHA

INFORMAES: +34 968 847 325

info@granatumplus.com www.granatumplus.pt

You might also like