You are on page 1of 15

ENGENHEIRO(A) DE PRODUO PLENO

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.


01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 80 questes das Provas Objetivas, todas com valor de 1,0 ponto, sem repetio ou falha, assim distribudas:

LNGUA PORTUGUESA II Questes 1 a 10

LNGUA INGLESA II Questes 11 a 20

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes 21 a 80

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por razes de segurana, o candidato no poder levar o Caderno de Questes. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no segundo dia til aps a realizao das provas na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br) .

06

07 08

09 10

11 12 -

DEZEMBRO / 2005

LNGUA PORTUGUESA II
45

Miopia coletiva
Qual a relao entre contrair um emprstimo e o dilema de devorar uma sobremesa calrica? O que tm em comum as atividades do Banco Central e a deciso de consumir drogas? O economista Eduardo Giannetti da Fonseca enxerga em todos esses dilemas a lgica dos juros. Segundo ele, ao comer a sobremesa, desfruta-se o momento e pagam-se os juros depois, na forma de exerccios fsicos. Para desfrutar alguns momentos de prazer exttico, o drogado muitas vezes sacrifica seu patrimnio cerebral futuro. Torna-se agiota de si mesmo. Professor do Ibmec So Paulo, Giannetti acaba de lanar O Valor do Amanh, uma das mais valiosas e legveis obras j escritas sobre um assunto to complexo e aparentemente rido como os juros. Sua tese central, exposta na entrevista que se segue, a de que o mecanismo dos juros encontra similar na vida cotidiana das pessoas, na crena religiosa e at no metabolismo humano. A mesma lgica define o comportamento dos indivduos e das sociedades. As que atribuem valor exagerado ao presente sujeitam-se a juros elevados. As que se preocupam demais com o futuro deixam passar boas oportunidades de investir e desfrutar o presente. Integrante do primeiro grupo de pases, o Brasil padeceria do que Giannetti apelidou de miopia temporal uma anomalia, alimentada pela impacincia, que leva o pas a subestimar os desafios ambientais e sociais e a tentar resolver tudo a carimbadas e canetadas. Veja Como o senhor concluiu que o pagamento de juros no se restringe ao mundo das finanas? Giannetti As leis da economia descrevem muito bem o que ocorre na natureza. No foi toa que Charles Darwin, como ele prprio relata, vislumbrou a teoria da evoluo lendo o economista Thomas Malthus. A luta para manter-se vivo e se reproduzir uma forma de economia, e todos os seres vivos, inclusive os vegetais, precisam de algum modo decidir entre usar recursos agora e poup-los para o futuro. As folhas das rvores captam renda solar para formar um estoque de energia que produzir frutos e sementes na estao propcia. Toda vez que se abre mo de algo no presente em prol de um benefcio futuro (ou vice-versa) est implcita a ocorrncia de juros. Veja Como se do o acmulo de poupana e o pagamento de juros no mundo biolgico?

50

55

10

Giannetti Em vrias situaes. Toda vez que comemos em demasia, nosso organismo cria uma poupana automtica na forma de gordura. Pode no parecer correto para quem quer emagrecer, mas, evolucionariamente, faz muito sentido. A existncia dessa poupana na forma de gordura permite a um animal fazer um consumo pontual concentrado de energia sem precisar parar a fim de alimentar-se. Da que o exerccio fsico queima gordura. Mas essa poupana tem custos. Voc perde agilidade, perde mobilidade e precisa mant-la apta para consumo. Mas traz benefcios. Serve de reserva para situaes de atividade intensa e permite que um animal mantenha o nvel calrico por algum tempo, mesmo que esteja atravessando um perodo de vacas magras. o que, em economia, chamamos de poupana precaucionria.
(Extrado da Revista Veja, 9 nov. 2005)

1
Indique a opo que reproduz a tese central do texto. (A) Deve ser feito investimento no futuro para que haja prazer, em qualquer setor da vida. (B) A economia pode fornecer matria para se analisarem aspectos da vida humana. (C) H uma estreita relao entre os juros, a crena religiosa e o metabolismo humano. (D) A excessiva preocupao com o futuro deve ser substituda pela vivncia do presente. (E) Identifica-se, no cotidiano, o processo de pagar no futuro o uso de bem no presente.

15

20

25

2
Os termos miopia e juros usados figuradamente no texto mantm em comum com os sentidos originais os seguintes aspectos: (A) alterao perceptual, que produz deformao da realidade e perda de bem no futuro por causa de uso indevido no presente. (B) perda de algum grau de viso para longe e taxa a ser paga posteriormente por uso de benefcio tomado no presente. (C) anomalia que compromete a viso da sociedade e percentual estipulado previamente a ser pago por emprstimo. (D) deficincia visual que prejudica a viso de perto e frao previamente combinada a ser paga pelo tomador de numerrio. (E) incapacidade de viso baseada na impacincia e pagamento a ser feito por utilizao imprpria de algum bem.

30

35

40

ENGENHEIRO(A) DE PRODUO PLENO

3
O conceito de economia adotado no texto NO comporta a noo de: (A) valor. (B) poupana. (C) livre mercado. (D) captao de recurso. (E) relao custo/benefcio.

7
Assinale a opo em que a concordncia segue a norma culta da lngua. (A) Dos dois cientistas consultados, nem um nem outro aceitou o cargo. (B) Cada um dos jornalistas fizeram uma pergunta ao entrevistado. (C) Resta ainda muitas dvidas sobre o clculo dos juros. (D) Fazem dois meses que o cientista concedeu uma entrevista. (E) Os drogados no parecem perceberem o mal que fazem a si mesmos.

4
Pela leitura do primeiro par de pergunta/resposta, s NO se pode dizer que a teoria da evoluo: (A) remete sobrevivncia das espcies. (B) se refere a acontecimentos naturais. (C) teve inspirao na economia. (D) foi vislumbrada por Thomas Malthus. (E) foi criada por Charles Darwin.

8
Assinale a opo que traz, respectivamente, sinnimos de exttico e anomalia. (A) Enlevado, anormalidade. (B) Exagerado, irregularidade. (C) Absorto, estranhamento. (D) Imvel, aberrao. (E) Histrico, desigualdade.

5
Indique a nica opo que est em desacordo com a expresso carimbadas e canetadas. (A) Burocracia. (B) Imediatismo. (C) Planejamento. (D) Imprevidncia. (E) Autoridade.

9
Como o senhor concluiu que o pagamento de juros no se restringe ao mundo das finanas? (l.28-29) Assinale a opo que reescreve a pergunta na forma afirmativa, de acordo com a norma culta e mantendo seu sentido original. (A) A concluso a que se chega que, no mundo das finanas, no h restrio de pagamento de juros. (B) A concluso de que o mundo das finanas no restringe o pagamento de juros mostrada. (C) A no-limitao do pagamento de juros no mundo das finanas a concluso do economista. (D) A concluso aduzida que pagamento de juros no se reduz s ao mundo das finanas. (E) A falta de delimitao do pagamento de juros para o mundo das finanas o que deduzido.

6
Para o Professor Giannetti, poupana precaucionria corresponde a: (A) calorias acumuladas quando as pessoas se alimentam em excesso. (B) fundo acumulado para pocas em que se tem pouco dinheiro. (C) verba poupada para pagamento de caues futuras. (D) gordura armazenada para uso em atividades intensas. (E) benefcio de quem sabe economizar dinheiro.

10
Nas opes a seguir encontram-se colunas, que contm, esquerda, frases ou expresses do texto e, direita, novas redaes para elas. Indique em qual h ERRO nas reescrituras, de acordo com a norma culta e com o sentido original. (A) Giannetti apelidou de miopia temporal uma anomalia, (l.23-24) ...vislumbrou a teoria da evoluo lendo o economista (B) Thomas Malthus... ( l.32-33) (C) A luta para manter-se vivo e se reproduzir ... (l.33-34) (D) Como se do o acmulo de poupana e o pagamento de juros...? (l.42-43) (E) ...permite a um animal fazer um consumo pontual concentrado de energia... (l.49-50) Giannetti apelidou de miopia temporal: uma anomalia... ...vislumbrou a teoria da evoluo ao ler o economista Thomas Malthus A luta para se manter vivo e reproduzir-se... Como se d o acmulo de poupana e o pagamento de juros... ...permite a um animal fazer um consumo pontual, concentrado de energia,...

ENGENHEIRO(A) DE PRODUO PLENO

LNGUA INGLESA II
Text 1 WHY DO WE NEED OIL AND GAS? Oil and natural gas are an important part of your everyday life. Not only do they give us mobility, they heat and cool our homes and provide electricity. Millions of products are made from oil and gas, including plastics, life-saving medications, clothing, cosmetics, and many other items you may use daily. In the United States, 97% of the energy that drives the transportation sector (cars, buses, subways, railroads, airplanes, etc.) comes from fuels made from oil. Auto manufacturers are developing cars to run on alternate fuels such as electricity, hydrogen and ethanol. However, the electric batteries need to be charged and the fuel to generate the electricity could be oil or gas. The hydrogen needed for fuel cells may be generated from natural gas or petroleum-based products. Even as alternative fuels are developed, oil will be crucially important to assuring that people can get where they need to be and want to go for the foreseeable future. Unless there is an increase in the penetration of new technologies, alternative fuels are not expected to become competitive with oil for transportation before 2025. World population is currently around 6 billion people, but is expected to grow to approximately 7.6 billion by 2020. That will mean a huge increase in the demand for transportation fuels, electricity, and many other consumer products made from oil and natural gas. The world economy runs on these fuels. They improve your quality of life by providing you with transportation, warmth, light, and many everyday products. They enable you to get where you need to go, they supply products you need, and they create jobs. Without them, quality of life would decline and people in developing nations would not be able to improve their standard of living.

12
Mark the only true statement according to the second paragraph of Text 1. (A) By the year 2025 oil fuels will no longer be used in the transportation sector. (B) In the U.S., less than half of the energy used for transportation derives from oil. (C) Alternative fuels may become competitive with oil for transportation from 2025 on. (D) In the near future all American-made cars will run on alternative fuels such as hydrogen. (E) Manufacturers have developed battery-powered cars, whose batteries do not need recharging.

10

13
Mark the correct statement concerning reference. (A) Your (line 1) refers to oil and natural gas. (B) They (line 17) refers to alternative fuels. (C) That (line 24) refers to 6 billion people. (D) These fuels (line 27) refers to oil and natural gas. (E) They in they enable you (line 30) refers to everyday products.

15

20

14
In the Text 1, the words daily (line 6) and currently (line 22) could be replaced with, respectively: (A) seldom and actually. (B) frequently and now. (C) in daytime and today. (D) habitually and generally. (E) every day and presently.

25

30

15
Check the item in which there is a correct correspondence between the underlined words and the idea in italics. (A) Not only do they give (line 2) Condition. (B) alternate fuels such as electricity (lines 10 -11) Addition. (C) However, the electric batteries (lines 11 -12) Contrast. (D) Even as alternative fuels are developed. (lines 15 -16) Cause. (E) but is expected to grow to (line 23) Result.

http://www.spe.org/spe/jsp/basic/0,1104_1008218_1108884,00.html

11
The main purpose of Text 1 is to: (A) analyze in detail how global economy works. (B) provide all available data on world population growth. (C) explain the importance of oil and gas in our daily routines. (D) criticize auto manufacturers in the U.S. for using fuels made from oil. (E) warn against the explosive population growth expected in the near future.

ENGENHEIRO(A) DE PRODUO PLENO

Text 2 CONCEPTS OF LEADERSHIP Good leaders are made, not born. If you have the desire and willpower, you can become an effective leader. Good leaders develop through a never ending process of self-study, education, training, and experience. To inspire your workers into higher levels of teamwork, there are certain things you must be, know, and do. These do not come naturally, but are acquired through continual work and study. Good leaders are continually working and studying to improve their leadership skills. Before we get started, lets define leadership. Leadership is a process by which a person influences others to accomplish an objective and directs the organization in a way that makes it more cohesive and coherent. Leaders carry out this process by applying their leadership attributes, such as beliefs, values, ethics, character, knowledge, and skills. Although your position as a manager, supervisor, lead, etc. gives you the authority to accomplish certain tasks and objectives in the organization, this power does not make you a leader...it simply makes you the boss. Leadership differs in that it makes the followers want to achieve high goals, rather than simply bossing people around. The basis of good leadership is honorable character and selfless service to your organization. In your employees eyes, your leadership is everything you do that effects the organizations objectives and their well being. Respected leaders concentrate on what they are (such as beliefs and character), what they know (such as job, tasks, and human nature), and what they do (such as implementing, motivating, and providing direction).
http://www.nwlink.com/~donclark/leader/leadcon.html

17
To inspire your workers into higher levels of teamwork (Text 2, line 5) means to: (A) advise your subordinates to form different groups within the organization. (B) encourage people under your lead to improve their ability to work together. (C) urge all the workers to do their best to achieve higher positions in the company. (D) teach your employees how to work cooperatively to increase profits. (E) convince the organizations employees that they must work in teams.

10

15

18
According to Text 2 (lines 16 - 22), the difference between bosses and leaders is that: (A) leaders are more influential and inspiring to their workers. (B) leaders are not usually allowed to give orders to people. (C) leaders often seem more authoritarian and demanding than bosses. (D) bosses tend to be selfish and to neglect the workers well-being. (E) bosses are not fully respected by their employees and peers.

20

25

19
In the sentence, Leaders carry out this process by applying their leadership attributes, such as beliefs, valuesand skills (lines 14 -16), the underlined expression means the same as: (A) plan. (B) conduct. (C) evaluate. (D) call off. (E) put an end to.

30

16
Text 2 affirms that good leaders: (A) believe that the skills and abilities necessary to leadership are innate. (B) should never let themselves be influenced by their subordinates or co-workers. (C) must continually teach their co-workers how to develop leadership skills. (D) keep on improving their skills through continuous work and education. (E) would acquire more work experience if they had greater willpower.

20
Texts 1 and 2 have in common the fact that they are: (A) alarming and ironical. (B) pessimistic and hopeless. (C) distressing and discouraging. (D) indifferent and cynical. (E) informative and objective.

ENGENHEIRO(A) DE PRODUO PLENO

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Considere o texto e a tabela abaixo para responder s questes 21, 22 e 23. Trs locais que podem receber a instalao de uma fbrica de vlvulas possuem as seguintes estruturas de custo mostradas na tabela a seguir, para um produto que se pretende vender a 80 u.m. Local em Valor Custos Potencial (u.m.) Custo Fixo/ano 100.000 A Mo-de-Obra direta/pea 30 Matria Prima/pea 25 Custo Fixo/ano 200.000 B Mo-de-Obra direta/pea 20 Matria Prima/pea 20 Custo Fixo/ano 400.000 C Mo-de-Obra direta/pea 20 Matria Prima/pea 10

25
Uma empresa, aps anlise da indstria e respectiva concorrncia, decidiu competir, adotando uma estratgia genrica de diferenciao em que a empresa consegue diferenciar seu produto e/ou servio oferecido, criando algo que seja nico no mbito de toda a indstria. Uma caracterstica requerida desta empresa, de forma a manter coerncia com a estratgia genrica definida deve ser: (A) boa capacidade de engenharia de processo. (B) superviso intensa de mo-de-obra. (C) investimento de capital sustentado e acesso ao capital. (D) produtos projetados para facilitar a produo. (E) grande habilidade de marketing.

26
Uma empresa est inserida em um mercado com as caractersticas abaixo. I Um melhor relacionamento com consumidores fundamental para se ganhar mercado. II Custos so mais importantes do que inovao tecnolgica no atual estgio do mercado. Segundo estas informaes, o que deve nortear o sistema de medio de performance desta organizao? (A) Aumento da eficincia produtiva e busca do mercado via aumento do relacionamento com o cliente. (B) Aumento da eficincia produtiva, focada em inovao de produto, o que levar a fidelizar clientes. (C) Ampliao do gasto de treinamento com os recursos humanos indiretos, pois a imagem de empresa levar a fidelizar clientes. (D) Foco na liderana de produto, o que permitir aumentar sua base de clientes. (E) Foco na liderana de produto, pois a busca do mercado deve ocorrer pelo reconhecimento por parte do cliente de tal liderana.

21
Considerando as trs opes de localizao, a partir de que volume de peas a serem produzidas, o local A deve ser o escolhido para receber a instalao da fbrica de vlvulas? (A) 4.000 (B) 5.000 (C) 6.667 (D) 8.000 (E) 20.000

22
Considerando as trs opes de localizao, a partir de que volume de peas a serem produzidas, o local B deve ser o escolhido para receber a instalao da fbrica de vlvulas? (A) 4.000 (B) 5.000 (C) 6.667 (D) 8.000 (E) 20.000

23
Considerando as trs opes de localizao, a partir de que volume de peas a serem produzidas, o local C deve ser o escolhido para receber a instalao da fbrica de vlvulas? (A) 4.000 (B) 5.000 (C) 6.667 (D) 8.000 (E) 20.000

27
Um dos princpios de um sistema de medio de performance baseado no mtodo Balanced Scorecard : (A) apresentar um conjunto de indicadores no necessariamente relacionados entre si. (B) traduzir a estratgia em termos operacionais. (C) auditar processos de uma organizao. (D) estabelecer modelo de referncia para treinamento. (E) definir cronogramas de implantao de sistemas ERP.

24
A Anlise do Ponto de Equilbrio tem como funo: (A) balancear uma linha de produo. (B) determinar o tempo de retorno de um investimento. (C) quantificar o valor presente lquido de um investimento. (D) determinar o volume de negcios para no ocorrer nem lucro nem perdas. (E) estabelecer a capacidade produtiva de uma planta.

ENGENHEIRO(A) DE PRODUO PLENO

28
Quanto ao mtodo Balanced Scorecard, pode-se afirmar que: (A) define conjunto de indicadores em grupos de finanas, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento, sendo tais pontos o suficiente para definir o mtodo. (B) define mtricas e objetivos, sendo tais pontos o suficiente para definir o mtodo. (C) traduz a proposio de valor da organizao em uma listagem de indicadores financeiros. (D) no necessrio nem obrigatrio definir planos de ao (iniciativas). (E) pode ser usado para a programao estratgica.

31
O moderno processo de terceirizao das organizaes, que se vem consolidando neste sculo XXI, se baseia em um tipo especfico de formato das organizaes, que o formato em rede. Nestes casos, organizaes se estabelecem como ns centrais de coordenao e reagrupam diversas outras empresas em torno de um empreendimento de negcio e operao comum. Podem-se indicar, como indcios deste modelo, iniciativas de Project Finance, os modelos de negcios e-Business (Amazon.com, e-Bay etc.), organizaes em rede como Nike, Cisco entre outras. Tal formato de organizao em rede tem como vantagem: (A) rgido controle do conhecimento gerado. (B) aumento da liquidez da operao do empreendimento. (C) resoluo dos problemas de propriedade intelectual. (D) centralizao das tomadas de deciso dos nveis operacional, ttico e estratgico. (E) manuteno das atividades da cadeia de valor do empreendimento sob responsabilidade de uma nica empresa.

29
Uma empresa do ramo de energia, em um mercado competitivo de elevado grau de rivalidade, tomou a deciso de competir no mercado de acordo com uma estratgia de liderana de custo total. Devido a esta deciso, o conjunto de requisitos organizacionais que a empresa deve ser capaz de implementar, de forma a suportar tal estratgia, : (A) coordenao entre as reas de Pesquisa e Desenvolvimento, Desenvolvimento do Produto e Marketing, mode-obra altamente qualificada e foco em reas especficas do mercado. (B) controles rgidos da operao; relatrios de controles freqentes; superviso intensa; Engenharia de processos com boa capacidade de implementao; produtos projetados para facilitar a fabricao e elevada capacidade de investimento. (C) reduzida estrutura de superviso e controle; plantas fabris de pequeno porte; elevada capacidade de investimento; estrutura hierrquica descentralizada e gesto de oramento participativa. (D) mo-de-obra altamente qualificada; projeto fabril com elevada flexibilidade de volume e mix de produtos e sistema de qualidade implementado e de classe mundial. (E) superviso altamente qualificada; foco em um determinado segmento de mercado; forte rea de propaganda e marketing, relatrios de controles freqentes.

32
Um dos graves problemas de um projeto de ambiente de trabalho em nossos dias a fadiga visual, que provoca tenso, desconforto, dores de cabea e incapacidade visual. O cuidado que se deve ter com o projeto do posto de trabalho, visando ao maior conforto visual do operrio com: (A) figuras e fundos. (B) iluminao localizada. (C) contraste de cor. (D) ofuscamento. (E) objetos.

33
Em um projeto acstico, o limite de nvel de rudo, em dB, para permitir a permanncia saudvel numa longa jornada de trabalho, sem manifestao de surdez, : (A) 25 (B) 35 (C) 80 (D) 90 (E) 120

34
A gesto do conhecimento uma das atividades crticas de um processo, atividade ou empreendimento a ser realizado. Os tipos de conhecimento se subdividem em dois grandes grupos: tcito e explcito. Uma estratgia a ser utilizada para a disseminao do conhecimento tcito a(o): (A) prtica on the job, supervisionada por tutor. (B) adoo de sistemas computacionais de apoio. (C) utilizao de programas especialistas. (D) uso de manuais. (E) ensino a distncia.

30
Se um determinado setor industrial apresenta fortes barreiras de entrada a novos concorrentes e baixas barreiras de sada dos rivais, correto afirmar que so esperados retornos: (A) arriscados e moderados. (B) arriscados e altos. (C) arriscados e baixos. (D) estveis e altos. (E) estveis e baixos.

ENGENHEIRO(A) DE PRODUO PLENO

35
Na construo de um navio petroleiro em formato anelar, onde a movimentao dos equipamentos, do ferramental, das equipes e da superviso ocorrem na direo do comprimento do navio, o tipo de leiaute que deve ser considerado : (A) posio fixa. (B) em linha. (C) funcional. (D) por processo. (E) por produto.

38
As figuras a seguir apresentam uma proposta de nveis de integrao.
Nvel 1: Integrao Organizacional

CAD/CAM

PCP

36
Um sistema de Manufatura Integrada por Computador (CIM) se caracteriza pelo uso de: (A) sistemas manuais de controle e apontamento da produo. (B) mecanismos de automao rgida da produo. (C) sistema de integrao flexvel das diversas funes da produo. (D) linhas de produo rgidas, automatizadas e balanceadas. (E) sistemas artesanais de produo.

Nvel 2: Integrao atravs de Ferramentas

CAD/CAM

PCP

CAD/CAM

MICRO

PCP

Nvel 3: Transferncia de Dados entre Sistemas

CAD/CAM

37
Com o objetivo de melhorar seu padro de qualidade, uma organizao toma a deciso de implantar os seguintes sistemas: CRM (Customer Relationship Management - Sistemas de Gesto do Relacionamento com o Cliente), BI (Business Inteligence - Sistemas de Inteligncia de Negcio) e um ERP (Enterprise Resource Planning - Sistema de Gesto dos Recursos Empresariais). Assinale a opo que mostra a correspondncia correta entre o fator crtico de sucesso almejado e o sistema implantado.
CRM Lealdade e Prospeco de Clientes Lealdade e Prospeco de Clientes Gesto da cadeia de Suprimentos Ampliao da Inteligncia Competitiva Ampliao da Inteligncia Competitiva BI Ampliao da Inteligncia Competitiva Gesto da Cadeia de Distribuio Ampliao da Inteligncia Competitiva Gesto da Cadeia de Distribuio Gesto da Cadeia de Distribuio ERP Aumento da Eficincia Operacional Ampliao da Inteligncia Competitiva Gesto da Cadeia de Distribuio Lealdade e Prospeco de Clientes Prospeco de Clientes

Caixa de Correio

PCP

Nvel 4: Base de Dados Comum


CAD/CAM PCP

Base de Dados Comum

(A) (B) (C) (D) (E)

Nvel 5: Integrao Interaplicaes


CAD/CAM PCP

Base de Dados Comum

Considerando o conceito e os diferentes mdulos definidos para um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) e baseado no conceito de nveis apresentado na figura, qual o nvel de integrao que tais sistemas (ERP) buscam alcanar? (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5

ENGENHEIRO(A) DE PRODUO PLENO

39
Um sistema com caractersticas de um SCM (Supply Chain Management - Sistema de Gesto da Cadeia de Suprimentos) se aplica a organizaes que: (A) buscam aprimorar sua capacidade de entendimento do perfil do consumidor. (B) visam aumentar a eficincia de sua logstica interna somente. (C) visam sistematizar a gesto de conhecimento da organizao somente. (D) desejam controlar de forma eficiente a capacitao de seus recursos humanos. (E) desejam consolidar a gesto de seu sistema de valor.

42
A clula bsica de um sistema automatizado compe-se de mecanismos de entradas e sadas e processadores. Os sistemas de entrada so considerados, por vezes, sensores e os de sadas, atuadores. Um encoder, um CLP (Controlador Lgico Programvel) e um cilindro pneumtico devem ser utilizados em um projeto de sistema automatizado, respectivamente, como: (A) atuador, atuador e atuador. (B) atuador, processador e sensor. (C) sensor, atuador e sensor. (D) sensor, sensor e atuador. (E) sensor, processador, atuador.

43 40
Qual o impacto da implantao de um modelo de gesto baseado na filosofia JIT (Just-in-Time), nas questes de controle de qualidade? (A) Aumentar a importncia da inspeo final como funo da garantia de qualidade e diminuir a importncia do controle de qualidade como preveno. (B) Aumentar a importncia da inspeo final como funo da garantia de qualidade, levando as discusses de qualidade para a engenharia industrial. (C) Diminuir a importncia da inspeo final como funo da garantia de qualidade e aumentar a importncia do controle de qualidade como preveno. (D) Levar as discusses de qualidade para a engenharia de produto, diminuindo a importncia da engenharia industrial. (E) Levar as discusses de qualidade para a engenharia industrial, diminuindo a importncia da engenharia do produto. Qual o mtodo de projeto de lay-out que deve ser utilizado quando o custo de manuseio e deslocamento de material uma varivel a ser considerada? (A) Balanceamento de linha de montagem. (B) Capacidade de sistema. (C) Anlise grfica. (D) Anlise carga-distncia. (E) Clusterizao.

44
A gesto de uma empresa incubada, de base tecnolgica, caracterizada como um: (A) processo rotineiro onde todas as atividades a serem executadas so conhecidas. (B) processo de tentativa e erro, onde no existem lies aprendidas. (C) processo espontneo onde no cabe uma sistematizao, mas uma certificao ISO9000 garante o sucesso da nova empresa incubada. (D) conjunto de atividades que no caracteriza uma estrutura analtica de projeto. (E) projeto com etapas de incio, meio e fim, que representam a graduao da empresa incubada, sendo que o processo de incubao pode ter padres que se repetem.

41
As plantas e componentes da rea de transferncia e estocagem de uma empresa petrolfera determinam o gargalo entre a capacidade de explorao e produo da organizao e sua capacidade de distribuio. A organizao est inserida em um mercado demandante e tem como objetivo minimizar os custos de oportunidade resultantes de vendas perdidas. Qual a estratgia de capacidade indicada para esta organizao? (A) Reativa. (B) Neutra. (C) Pr-ativa. (D) Inicialmente reativa e posteriormente neutra. (E) Inicialmente reativa e posteriormente pr-ativa.

45
Uma das caractersticas do Sistema Kanban : (A) estoque de peas se localiza fora da linha de montagem na qual est sendo utilizado. (B) estoque de peas centralizado e automatizado. (C) cho-de-fbrica dispara a reposio de peas, sendo esta reposio controlada pelo consumo da fabricao. (D) sistema de autorizao de reposio ocorre em ciclos fixos de tempo e periodicidade. (E) supervisores gerenciais controlam o estoque.

ENGENHEIRO(A) DE PRODUO PLENO

46
O ciclo de vida do produto motor de automvel dura de 8 a 10 anos, sofrendo apenas pequenas variaes de projeto. Que tipo de sistema fabril deve ser utilizado para fabricao de tais produtos que possuem ciclo de vida longo e alto volume de produo? (A) Sistema flexvel de manufatura. (B) Sistema artesanal de fabricao. (C) Sistema de manufatura integrada por computador, flexvel e que tenha estaes de usinagem a comando numrico. (D) Linha transfer. (E) Clulas de fabricao definidas por tecnologia de grupo.

Considere os dados apresentados abaixo para responder s questes 49 e 50. Dois projetos de investimentos apresentam os seguintes dados acerca de seus fluxos: Projeto A Investimento necessrio: 25.000 u.m. Fluxo de entrada por ano durante perodo de 3 anos: 20.000 u.m. Projeto B Investimento necessrio: 20.000 u.m. Fluxo de entrada por ano durante perodo de 3 anos: 15.000 u.m. O custo de capital de 10% para ambos os projetos.

47
Na identificao e anlise dos riscos de um projeto de implantao de uma planta de processamento que se utiliza de uma estratgia de liderana de custo total, que tipo de risco deve ser analisado com cautela, podendo, inclusive, implicar mudana da definio estratgica? (A) Mudana tecnolgica disruptiva. (B) Retardo da mudana tecnolgica. (C) Capacitao do pessoal. (D) Foco escolhido de atuao. (E) Tecnologias com alta maturao de investimento.

49
Qual o valor presente lquido, em u.m., do projeto A e do projeto B, respectivamente? (A) 24.737,04 e 17.302,78 (B) 35.000,00 e 25.000,00 (C) 49.737,04 e 37.302,78 (D) 54.545.54 e 20.909,09 (E) 60.000,00 e 45.000,00

50 48
Em uma anlise de investimento de projetos, foram comparadas duas alternativas de fluxo de caixa. O primeiro projeto apresenta um fluxo de caixa de 5 anos, com uma taxa interna de retorno de 13% e o segundo projeto apresenta uma taxa interna de retorno de 15%, com um fluxo de caixa de 7 anos. Considerando os dados apresentados, pode-se definir como a melhor escolha de projeto de investimento? (A) No se pode definir uma escolha a partir dos dados apresentados. (B) Sim, o primeiro projeto, devido taxa interna de retorno de 13% ser inferior do segundo, que de 15%. (C) Sim, o primeiro projeto, devido durao do projeto ser de 5 anos, inferior ao prazo de 7 anos do segundo projeto, o que representa um tempo de retorno menor. (D) Sim, o segundo projeto, devido taxa interna de retorno de 15% ser superior do primeiro, que de 13%. (E) Sim, o segundo projeto, devido durao do projeto ser de 7 anos, superior ao prazo de 5 anos do primeiro projeto, o que representa um tempo de fluxo de caixa positivo maior. Qual projeto de investimento deve ser escolhido? (A) A, pois apresenta o maior fluxo de entrada por ano. (B) A, pois apresenta o maior valor presente lquido. (C) B, pois apresenta o menor investimento necessrio. (D) B, pois apresenta o menor valor presente lquido. (E) A ou B, pois o custo de capital igual para os dois projetos.

51
A rea de manuteno de uma empresa distribuidora de combustvel constatou que 10% das bombas de combustvel da rede sofreram problemas mecnicos e 40% tiveram problemas eletrnicos. A probabilidade de um problema eletrnico, no caso de um problema mecnico, de 60%. Qual a probabilidade de uma bomba de combustvel vir a ter problemas mecnicos, ou eletrnicos ou ambos? (A) 32% (B) 44% (C) 50% (D) 60% (E) 70%

ENGENHEIRO(A) DE PRODUO PLENO

10

52
Um dos princpios da administrao cientfica a: (A) administrao de redes de empresas. (B) produo sem estoques. (C) especializao da mo-de-obra. (D) gesto por projetos. (E) elaborao do mtodo de trabalho pelo operador.

56
Considere, abaixo, os passos necessrios para construir uma carta de controle estatstico de processo para mdia e range. I - coletar os dados; II - definir mtodo de amostragem e o tamanho da amostra; III - determinar o valor central e os limites de controle; IV - selecionar a caracterstica de qualidade a ser controlada; V - utilizar a carta de controle para suas finalidades; VI - determinar os limites de controle revisados. A seqncia em que esses passos devem ser executados : (A) I - II - III - IV - V - VI (B) II I - III - V - VI - IV (C) III - II I - IV - V - VI (D) IV - II I - III - VI - V (E) IV - II - III - VI - V - I

53
Dentre os mtodos de inspeo abaixo, um fornece informaes sobre a falha e sua causa em um processo de gesto da manuteno, mas no considerado uma tcnica de manuteno preditiva. Assinale a opo que o identifica. (A) Lquido penetrante. (B) Ultra-som. (C) Correntes parasitas. (D) Fractografia. (E) Radiografia.

54
Qual a caracterstica econmica que determina forte poder de negociao dos fornecedores, em relao s empresas de um determinado setor? (A) Concorrncia perfeita entre as empresas fornecedoras de um setor. (B) Monopsnio das empresas compradoras do setor. (C) Oligoplio das empresas fornecedoras. (D) Oligoplio das empresas do setor. (E) Baixo grau de rivalidade entre as empresas do setor.

57
Qual a desvantagem da escolha de um processo de inspeo por amostragem, quando comparada com a inspeo 100%? (A) Menor economia em funo de um maior nmero de inspees. (B) No ser aplicvel a testes destrutivos ou de elevados custos. (C) Necessidade de maior nmero de inspetores. (D) No ser aplicvel a uma produo de itens similares. (E) Risco de aceitao de lotes ruins e rejeio de lotes bons.

55
O modelo de referncia internacional eSCM (IT enabled sourcing capability model), voltado para certificao de prestadores de servios habilitados por tecnologia da informao, estabelece melhores prticas de gesto para as questes criticas de um relacionamento de outsourcing. A certificao de uma organizao em tal modelo implica o reconhecimento internacional e a possibilidade de participao em um mercado global. O que representa, para uma organizao contratante de servios habilitados por tecnologia de informao, ter um provedor de servios certificado pelo Modelo de melhores prticas eSCM? (A) Um servio de menor custo, graas ao uso de melhores prticas de reconhecimento internacional pelo provedor de servios. (B) Garantia de um provedor de servios com processos desenhados de acordo com melhores prticas de referncia, o que engloba solues de processos de reconhecido sucesso internacional. (C) Desconhecimento de qualquer padro de operao da organizao provedora de servios, j que certificaes baseadas em modelo de melhores prticas no determinam padres de trabalho. (D) Necessidade de ter uma equipe para redesenhar os processos da organizao prestadora de servios baseados no eSCM, j que a certificao no determina garantias quanto ao processo da organizao prestadora de servio. (E) Necessidade de uma auditoria de segunda parte, baseada no modelo eSCM, j que a certificao no garante a adequao dos processos da organizao prestadora de servio ao modelo de referncia.

58
Para executar a usinagem mecnica de uma hlice de propulso de um navio petroleiro, o equipamento de comando numrico a ser adquirido, dada a complexidade da superfcie da pea a ser usinada, deve ser do tipo: (A) ponto-a-ponto. (B) paraxial. (C) paraxial no plano. (D) contnuo no plano. (E) contnuo no espao.

59
Deve-se optar pela aquisio de uma mquina a comando numrico quando o processo produtivo demanda: (A) alto volume produtivo de um nico produto. (B) alto volume produtivo de um nico produto de elevada complexidade de fabricao. (C) flexibilidade, elevada complexidade e repetibilidade de fabricao de peas. (D) baixo volume produtivo de um nico produto. (E) baixo volume produtivo e baixa complexidade de fabricao de peas.

11

ENGENHEIRO(A) DE PRODUO PLENO

60
Um grupo de engenheiros, ao analisar um determinado processo produtivo, constatou que este estava instvel, produzindo peas fora da especificao, sendo afetado por uma causa especial. O recurso usado para analisar o processo fabril, visando a descobrir as possveis causas do problema o diagrama de: (A) fase. (B) pareto. (C) barras. (D) disperso. (E) causa e efeito.

62
Aps anlise da carta de controle estatstico, correto concluir que o processo: (A) est estvel. (B) est instvel. (C) estava inicialmente (quatro primeiras amostras) sob controle e depois ficou instvel. (D) estava instvel inicialmente e depois se apresentou estvel. (E) obtm os resultados esperados.

63
A partir da quarta amostra, que tipos de causas e/ou problemas aparecem nesta carta de controle estatstico de processo? (A) Causas normais. (B) Causas especiais. (C) Causas normais e especiais. (D) Problemas crnicos. (E) Problemas crnicos e causas normais.

61
O Mtodo para Soluo de Problemas composto das seguintes fases: 1234567identificao de problemas; observao da situao; anlise; ao; verificao; padronizao; concluso.

64
As empresas da indstria petrolfera tm se caracterizado por constituir holdings compostas de diversificadas unidades estratgicas de negcio. Deste modo, a gesto de marcas corporativas se tornou uma tendncia no mbito destas organizaes. Qual a estratgia de gesto de marcas corporativas que define e direciona a imagem da corporao por diferentes segmentos de mercado? (A) Extenses de marca. (B) Extenses de linhas. (C) Marcas combinadas. (D) Multimarcas. (E) Novas marcas.

Quais so as tarefas necessrias execuo da fase de padronizao, alm da elaborao ou alterao do padro de procedimento? (A) Levantamento , educao e treinamento, idealizao de diferentes propostas de ao. (B) Reflexo, definio de responsabilidades, acompanhamento e utilizao do padro. (C) Planejamento, comparao de resultados, idealizao de diferentes propostas de ao. (D) Comunicao, definio de responsabilidade, acompanhamento e utilizao do padro. (E) Comunicao, educao e treinamento, acompanhamento e utilizao do padro. Considere a carta de controle estatstico de processo, representada pela figura abaixo para responder s questes 62 e 63.

65
Assinale a opo que mostra a correspondncia correta entre a curva do ciclo de vida do produto e a matriz BCG.
Fase do ciclo de vida do produto (A) Introduo Produto no quadrante de ... interrogao (produto em mercado de alta taxa de crescimento mas no definido quanto a seu sucesso) vaca leiteira (produto com pequena taxa de crescimento mas lder de mercado) estrela (produto com taxa de crescimento significativa e lder de mercado) vaca leiteira (produto com pequena taxa de crescimento mas lder de mercado) interrogao (produto em mercado de alta taxa de crescimento mas no definido quanto a seu sucesso)

(B) (C) (D)

Introduo

Maturidade

Declnio

(E)

Crescimento Maturidade

ENGENHEIRO(A) DE PRODUO PLENO

12

66
Uma empresa na rea de distribuio resolve lanar um novo tipo de combustvel voltado a carros de alta performance. Neste lanamento, opta por uma estratgia de preo baixo e de pesados investimentos em promoo e divulgao do produto. Qual o contexto competitivo que reflete tal tomada de deciso? (A) Grande parte do mercado potencial no conhece o produto, aqueles que passam a conhecer o produto e querem t-lo e pagam o preo pedido; a empresa lida com a concorrncia potencial e quer construir preferncia de marca. (B) O mercado limitado em tamanho, grande parte do mercado conhece o produto, os compradores at esto dispostos a pagar um preo alto e a concorrncia potencial no iminente. (C) O mercado grande e no conhece o produto, a maioria dos compradores sensvel a preo, h concorrncia potencial acirrada e os custos de fabricao por unidade caem com a escala de produo da empresa e a experincia acumulada de fabricao. (D) O mercado grande, conhece muito bem o produto, sensvel a preo e h alguma concorrncia em potencial. (E) O mercado limitado, no sensvel a preo e a empresa lida com a concorrncia potencial e quer construir preferncia de marca.

68
Um processo, aps ter sido reengenheirado, caracteriza-se por ter: (A) fragmentao do trabalho. (B) estrutura organizacional hierarquizada (C) inflexibilidade de execuo e ser nico. (D) vrias atividades combinadas em uma. (E) silos funcionais bem definidos e ser estanque e respeitar as fronteiras funcionais.

69
Assinale a opo que apresenta os blocos de funcionalidades do sistema que devero ser considerados no desenvolvimento da engenharia de software de um sistema MRP. (A) Plano agregado de produo; Programa Mestre de Produo; Lista de Materiais; Transaes de estoques e Programao de Ordens (B) Plano agregado de produo; Programa Mestre de Produo; Lista de Materiais; Transaes de estoques; Programao de Ordens e Planejamento dos Requisitos de Capacidade. (C) Programa Mestre de Produo; Lista de Materiais; Transaes de estoques; Programao de Ordens e Planejamento dos Requisitos de Capacidade. (D) Programa Mestre de Produo; Sistema de CAD/CAM; Lista de Materiais; Transaes de estoques; Programao de Ordens e Planejamento dos Requisitos de Capacidade. (E) Programa Mestre de Produo; Sistema de CAD/CAM; Lista de Materiais; Programao de Ordens e Planejamento dos Requisitos de Capacidade.

67
Considere: 1 - Modelos de referncias de melhores prticas como ITIL (Information Technology Infrastructure Library), CMMI (Capability Maturity Model Integration), eSCM (IT enabled Soucing Capability Model) representam conjuntos de orientaes e/ou meta-processos para projetar processos de negcios especficos de uma organizao. 2 - Modelos de gesto so arquiteturas de tcnicas gerenciais que visam a solucionar aspectos da gesto de uma organizao. 3 - Uma tcnica gerencial um conjunto de atividades organizadas de forma processual que visa a solucionar aspectos da gesto do negcio. De acordo com as informaes acima, assinale a afirmao correta. (A) Modelos de referncia servem somente certificao. (B) Modelo de gesto de uma organizao o mesmo que modelo de referncia de melhores prticas. (C) Se uma organizao utiliza uma tcnica gerencial, esta garante a certificao de qualquer modelo de referncia. (D) Os modelos de gesto podem ser projetados a partir de processos de negcios desenhados de acordo com as orientaes dos modelos de referncias de melhores praticas. (E) Modelo de gesto pode ser uma arquitetura de modelos de referncias, sem, necessariamente, ter processos de negcios especficos para a organizao.

13

ENGENHEIRO(A) DE PRODUO PLENO

70
O servio de telecomunicaes de uma operao de transferncia e estocagem prestado por trs estaes de forma seqencial e conectadas em linha a partir da primeira estao. A primeira estao possui apenas um equipamento, sem redundncias, que apresenta confiabilidade de 0,95. A segunda estao possui dois equipamentos instalados de forma paralela, um servindo de redundncia para o outro, possuindo cada um confiabilidade de 0,80. A terceira estao possui apenas um equipamento, sem redundncia, com confiabilidade de 0,95. Qual deve ser o nvel de servio acordado (confiabilidade do sistema de telecomunicaes) entre a rea de telecomunicaes e a unidade de negcio de transferncia e estocagem? (A) 0,80 (B) 0,87 (C) 0,88 (D) 0,90 (E) 0,95 Considere as informaes abaixo para responder s questes 71 e 72. Uma empresa est calculando a possibilidade de desenvolver um sistema de controle de frotas para postos de revendas da sua rea de distribuio e tem duas alternativas: 1 - desenvolv-lo exclusivamente com recursos internos de organizaes ou 2 - estabelecer uma rede com empresas incubadas em incubadoras de centros acadmicos de excelncia. A tabela apresenta os resultados do VPL de acordo com o xito do desenvolvimento em milhes de dlares. Bom Sucesso posicionamento Fracasso de mercado Desenvolvimento 300 40 - 60 Interno Aliana com rede 200 30 - 20 de incubadas A equipe de marketing indicou as seguintes probabilidades de acontecimento:

72
Qual o valor esperado da informao perfeita, neste caso, em milhes de dlares? (A) 68 (B) 52 (C) 24 (D) 20 (E) 16 Considere as informaes abaixo para responder s questes 73 e 74. A implantao de uma refinaria respeita a seguinte tabela de atividades que definem a estrutura analtica do projeto. A tabela apresenta prazo de durao das atividades, bem como as precedncias entre estas. Durao Atividade Descrio Precedncia (em meses) A Projeto da refinaria 12 B Estudo de localizao A 8 C Licitao do projeto A 4 Seleo da equipe de D A 3 operaes E Preparao da localidade B 12 Desenvolvimento de F C 18 sistemas da planta Desenvolvimento de G C 5 procedimentos e normas Instalao de H E, F 4 equipamentos e recursos Capacitao da equipe I D,G 9 de operao
J Obter licena da planta H,I 6

73
Quais so as atividades que esto no caminho crtico do projeto, no podendo sofrer atrasos? (A) A - B - E - H - J (B) A - C - F - H - J (C) A - C - G - I - J (D) A - D - I - J (E) A - D - G - I - J

74
Qual prazo mnimo de concluso do projeto, em meses? (A) 44 (B) 42 (C) 36 (D) 30 (E) 18

75
No ano de 2004, o ndice de liquidez corrente de uma firma foi de 1,35 e no ano anterior (2003), foi de 1,70. Com base nesta diferena, correto afirmar que a empresa: (A) est sem capacidade de pagamento de suas dvidas longo prazo. (B) est sem capacidade de pagamento de suas dvidas a curto prazo. (C) possui capacidade de pagamento de suas dvidas no curto a prazo. (D) possui capacidade de pagamento de suas dvidas a longo prazo. (E) ganhou em capacidade de pagamento de suas dvidas a curto prazo.

Sucesso Bom posicionamento de mercado Fracasso

0,2 0,4 0,4

71
Qual o valor timo esperado em milhes de dlares? (A) 280 (B) 210 (C) 52 (D) 48 (E) 44
ENGENHEIRO(A) DE PRODUO PLENO

14

76
Qual a funo de um crculo de controle de qualidade? (A) Identificar uma pea defeituosa. (B) Identificar grupo de peas defeituosas. (C) Sugerir melhorias ao processo de fabricao. (D) Estabelecer limites da carta de controle de processo. (E) Determinar o fim da vida til de uma mquina.

79
Uma empresa adota um intenso processo de terceirizao de mo-de-obra e possui elevado turn-over de pessoal devido sua poltica salarial restritiva, reflexo das caractersticas do setor de atuao da organizao. No entanto, seus processos de negcios so complexos e intensivos em conhecimento. A gesto de capacitao e conhecimento da organizao tem se demonstrado degradada e custosa organizao. A empresa tem enfrentado dificuldades para capacitar rapidamente e reter seu corpo de colaboradores, tanto de terceirizados, como de efetivamente contratados. O procedimento de gesto de conhecimento e capacitao adequado a esta situao : (A) desconsiderar a capacitao dos colaboradores, j que esta implica investimentos significativos que sero perdidos rapidamente. (B) criar uma universidade corporativa, que teria a responsabilidade de estabelecer um treinamento de longo prazo para os colaboradores da organizao. (C) terceirizar a atividade de capacitao. (D) estabelecer estrutura de ensino a distncia dos conceitos e procedimentos de funcionamento da organizao e implementar programa de tutoria em que um colaborador mais antigo seria fonte de conhecimento da organizao para um mais novo. (E) certificar a organizao em diferentes modelos de referncias e normas, de modo a que a empresa garanta que a organizao funcionar independente de um turnover elevado dos colaboradores e que o conhecimento da organizao no ser perdido.

77
Em uma rea de manuteno de dutos industriais foi estabelecido um processo de estocagem baseado em ponto de pedido. Com base nesta informao, correto afirmar que: (A) existem meios bsicos para permitir variaes aleatrias da demanda. (B) existe um nvel de estoque no qual colocado um pedido de renovao do estoque. (C) periodicamente, com um tempo fixo, o estoque renovado. (D) a organizao est usando sistema kanban. (E) a determinao do pedido de ressuprimento de estoque parte da gerncia da organizao.

78
Um processo de mapeamento de cenrio de negcios deve seguir as seguintes etapas: (A) 1-definir limites da anlise (escopo de produtos, mercados, sistema de valor e geografia); 2-mapear as relaes chave de negcios; 3-usar o conhecimento para ao estratgica (adaptao e moldagem). (B) 1-levantar o mapa de processos de negcios da organizao; 2-analisar e otimizar o processo; 3- estabelecer processo de capacitao e treinamento dos envolvidos na execuo do processo. (C) 1-analisar fatores de produo; 2-analisar comportamento do consumidor; 3-levantar concorrncia. (D) 1-elaborar previses de demandas; 2-discutir aspectos polticos; 3-construir cenrios otimista, moderado e pessimista. (E) 1- levantar custos da cadeia de valor; 2-identificar drivers competitivos; 3-definir uma estratgia genrica a utilizar.

80
Uma das caractersticas do paradigma da Open Innovation a diluio das fronteiras da organizao para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento (P&D), combinando fontes tanto internas da organizao como externas a esta. Tal lgica provoca um aumento significativo do acesso a novos conhecimentos, exigindo um modelo de negcio distinto do setor de P&D interno e hierarquizado. Uma empresa do ramo petrolfero, situada em um pas de economia emergente, enfrenta srios problemas para nacionalizar partes e componentes de equipamentos e produtos (acima de 60% em valor so partes e componentes importados), ficando exposta ao mercado internacional. Para esta organizao solucionar tal problema, tendo como base o paradigma da Open Innovation, dever: (A) montar internamente um centro de pesquisa para desenvolver tais necessidades. (B) desenvolver uma rede de competncias tecnolgicas que envolva instituies de pesquisa e ensino, redes de certificao, empresas e spin-offs. (C) estabelecer estratgia de aquisio das empresas internacionais de tais componentes e partes. (D) demandar do governo ajuda por meio de subsdios, para importao de partes e componentes. (E) estabelecer, no mbito da organizao, unidades de negcios que fabriquem tais insumos necessrios operao da prpria empresa.

15

ENGENHEIRO(A) DE PRODUO PLENO

You might also like