You are on page 1of 11

FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE- FAINOR CURSO DE DIREITO

ABDIJALILI PERERIA BELCHOT FILHO

PROJETO DE MONOGRAFIA

A NATUREZA JURDICA DO AVISO PRVIO E SUA REPERCUSSO NA RESCISO DO CONTRATO DE EMPREGO.

V. CONQUISTA 2005

TEMA:
A natureza jurdica do aviso prvio e sua repercusso na resciso do contrato de emprego.

JUSTIFICATIVA:
O aviso prvio a comunicao antecipada que uma das partes do contrato de emprego por prazo indeterminado faz outra, informando sua pretenso de rescindir o supracitado contrato, sem justa causa e obedecendo ao prazo legal, sob pena de pagar indenizao substitutiva, visando, sobretudo, minimizar o fator surpresa, ou seja, a notcia da imediata demisso. Tal conceito simples, no carecendo de maiores explicaes, ao mesmo tempo em que, por si s, desenha a forma bsica do aviso prvio, bem como transparece a noo que temos do mesmo. O maior questionamento que se pode fazer acerca deste instituto jurdico do Direito do Trabalho o que tange sua natureza jurdica sendo este o foco do presente trabalho ; no s pelo debate doutrinrio ou meramente acadmico, mas, tambm, como ferramenta para explicar ou desvendar diversos questionamentos sobre sua repercusso na resciso do contrato de emprego e seus diversos efeitos que suscitam debates e opinies variadas.

PROBLEMATIZAO:
A problematizao do tema est em analisar as diversas correntes doutrinrias que se aludem natureza jurdica do aviso prvio, desconstruindo teorias, bem como

comungando com outras, para, determinada a natureza jurdica mais plausvel ao instituto jurdico em vitrine, t-la como ponto de partida para a anlise e soluo de problemas e de divergncias que permeiam a resciso do contrato de emprego, como: cabe aviso prvio em contratos de emprego por prazo determinado quando no se sabe o exato dia do seu trmino, como em contrato de safra ou obra certa? h resciso do contrato no ato do aviso ou s depois de expirado seu prazo? havendo aviso prvio indenizado, o dia que deve constar na CTPS como trmino do contrato (baixa da CTPS) deve ser o exato dia da demisso ou o trigsimo dia posterior, que deveria ser trabalhado, j que a indenizao, inclusive para fins de verbas rescisrias, corresponde aos 30 dias do aviso? caso o empregador simule um aviso prvio trabalhado (ordenando que o empregado o cumpra em casa, s para pag-lo ao trmino dos trinta dias subseqentes), deve ser ele obrigado a pagar o empregado imediatamente, no momento em que este deixa de trabalhar, para que o empregador no se beneficie deste subterfgio (delongando por mais 30 dias o prazo do pagamento, j que o aviso fora deveras indenizado e no trabalhado)? Das diversas doutrinas que teorizam acerca da natureza jurdica do aviso prvio, temos a variante que defende que este transforma um contrato de emprego por prazo indeterminado em contrato por prazo determinado, pois, findo o aviso, extingue-se, tambm, o contrato de emprego. J na opinio de Catharino, o aviso prvio :

e diz ainda que: Para ele, aviso prvio e denuncia so sinnimos. Orlando Gomes e Gottschalk defendem que o aviso prvio declarao receptcia de vontade com efeito ex nunc, com inteno de resilio sem justa causa.

LEVANTAMENTO DA HIPTESE:
Das correntes doutrinrias citadas anteriormente, a primeira possui um erro fatal, que a defesa da transformao de um contrato de emprego por prazo indeterminado em um outro contrato por prazo determinado, ao passo que um contrato no sofre alterao qualitativa por fora unilateral; ademais, o aviso prvio que, segundo essa matiz, faz tal transformao, est ligado resilio unilateral sem justa causa caracterstica de contrato de emprego por prazo indeterminado no podendo, pois, ter o condo de criar um contrato de emprego a termo determinado. J a doutrina de Catharino peca quando afirma que o aviso efeito de um termo suspensivo, j que no h suspenso do contrato; h apenas a inteno de extingu-lo, sendo o aviso a mera notcia antecipada deste intuito, de sorte que tal inteno pode ser reconsiderada e o contrato continuar como se nunca houvesse o aviso prvio. Ademais, por essa mesma possibilidade a reconsiderao que no se pode classificar a relao de j condenada. Outro erro cabal a afirmativa de que quando a parte o noticia, tambm resile, pois a mera notcia no implica, necessariamente, em resilio.

Para Rodrigues Pinto, que nos parece ser a melhor doutrina, essa condenao do contrato, como suscita Catharino, sua finalidade, mas essa pode ser revertida. Defende que aviso prvio diferente de denncia, inclusive por que se o empregado continua mantendo atos de emprego com a anuncia do empregador, ou a seu pedido, perde-se o aviso prvio e o contrato continua como se no houvesse o aviso. Pinto comunga com a doutrina de Gomes e Gottschalk, para os quais o aviso prvio : A nosso entender, o aviso prvio a notcia da inteno de rescindir o contrato de emprego, com o intuito de atenuar a sua brusca ruptura. Dessa forma, ele, por si s, no rescinde o contrato, mas demonstra essa inteno. Sua expirao, sim, pe termo ao contrato. Ademais, o trmino do contrato no conseqncia do aviso, pois esse no deu causa quele, no foi, portanto, a gnese da resciso; sua inteno de mera comunicao.

PRESSUPOSTOS TERICO-METODOLGICO:
O aviso prvio no teve sua gnese no Direito do Trabalho; originou-se em contratos de Direito Civil e Comercial. No Direito trabalhista, ele surgiu com o art. 6 da Lei n 62 de 05 de junho de 1935 e ainda assim em favor do empregador, ou seja, era previsto o aviso comunicado somente pelo empregado. Na CLT, o aviso prvio est disposto nos arts. 487 ao 491. A CF/88 o referencia em seu art. 7, XXI. O aviso prvio previsto em Contrato de Emprego por prazo indeterminado (salvo a exceo prevista pelo art. 481 da CLT), cuja resciso seja unilateral e com ausncia de justa causa, posto que a justa causa extingue o contrato imediatamente. A sua exigncia legal, dispondo a lei que ele deve anteceder o termo do Contrato, sob

pena de indenizao. Dentre suas caractersticas, podemos esboar a sua compulsria recepo, pois o destinatrio no pode se negar a aceit-lo; e o seu efeito ex nunc. O aviso prvio se desenha em trs fases: a comunicao do desinteresse em continuar o pacto neste ato, nasce o aviso prvio; contagem do perodo mnimo obrigatrio, a fim de que a outra parte se prepare para as conseqncias da resciso (para que o empregador procure novo empregado ou para que o empregado providencie novo emprego); e o ato final que, este sim, rescinde o Contrato de Emprego, que a expirao do aviso prvio com o seu conseqente pagamento ato que ratifica a inteno anterior (gerada com a comunicao inicial). Se o empregado continua o trabalho normalmente aps o prazo de expirao do aviso prvio, a inteno primeira de resciso do contrato no confirmada, extinguindo-se, pois, o aviso, no pelo seu cumprimento (porque no houve o desfecho da ltima fase), mas pelo seu cancelamento; o valor pago, neste caso, ser referente ao salrio do empregado e no ao aviso prvio, posto que no houve o desfecho da confirmao da resciso. Outro ponto nevrlgico ocorre quanto interferncia do aviso no poder de demisso. Parte da doutrina afirma que o aviso prvio limita o poder de demisso. O poder de demisso no limitado por ele, como pela estabilidade da gestante ou do acidentado do trabalho, por exemplo. Afora os casos de estabilidade, o empregador pode demitir o empregado a qualquer momento; a conseqncia da demisso ser o pagamento da indenizao pelo no cumprimento do aviso prvio, mas este no limita seu poder de demitir. O que o aviso faz preparar a parte comunicada para o possvel trmino do contrato e atenuar os infortnios da conseqncia da demisso, pois o empregado possui umas das seguranas: ou cumpre o aviso prvio, tendo mais um

ms para procurar novo emprego e se preparar para o possvel no recebimento do salrio dali para frente; ou no o cumpre, mas recebe a indenizao referente a mais um ms de trabalho, tendo, portanto, lastro econmico para se sustentar por determinado perodo e se preparar financeiramente, enquanto adquire novo emprego. A finalidade do aviso prvio , portanto, evitar a brusca ruptura do Contrato de Emprego. ele irrenuncivel por parte do empregado, sendo esta uma determinao normativa que vem em respeito ao princpio da hipossuficincia econmica. Pode ser notificado sob a forma verbal, mas mais seguro se for feito na forma escrita, porque assim h registro de sua informao. O tempo do aviso prvio integra o contrato para todos os fins; desta forma, seu tempo considerado como se fosse trabalhado normalmente. O aviso prvio cumprido sem a reduo da jornada de trabalho, quando comunicado pelo empregador, considerado como se no existisse, posto que perde ele sua funo primordial, qual seja permitir que o empregado procure novo emprego. Ocorrendo o exposto a ausncia de reduo na jornada de trabalho durante o aviso prvio noticiado pelo empregador , o aviso ter que ser renovado; e no sendo renovado, dever ser indenizado, de sorte que ele no preencheu requisito para sua existncia: reduo da jornada de trabalho. Estando o empregado doente (por acidente de trabalho ou causa diferente), no se pode dar o aviso prvio, porque este no poder procurar novo emprego nessas condies. Pela mesma explicao, suspende-se o aviso prvio caso o empregado adoea durante sua existncia, renovando-se a contagem do prazo onde parou.

METODOLOGIA:
Ser empreendida uma metodologia baseada numa densa pesquisa

bibliogrfica, sobretudo doutrina e jurisprudncia encontradas em livros, revistas jurdicas, artigos, sites de Internet, decises de Tribunais, dentre outros; bem como o auxlio da prtica da anlise de casos concretos colhidos no Ministrio do Trabalho de Vitria da Conquista e a vivncia do discente como estagirio neste mesmo rgo.

INDICAO DE RECURSOS ECONMICOS:


Os recursos econmicos disponibilizados sero desembolsados pelo discente para a aquisio de materiais de consulta, mormente livros, dada indisponibilidade e carncia da biblioteca da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MODELO PROVISRIO DA PESQUISA:


INTRODUO; AVISO PRVIO HISTRICO, ASPECTOS GERAIS E A INFLUNCIA DO CONTRATO CIVILISTA NO CONTRATO DE EMPREGO E NO AVISO PRVIO DESTE; CONCEITO DE AVISO PRVIO E SUAS PRINCIPAIS CARACTERSTICAS (PRAZO, FORMA E CABIMENTO, EFEITOS, ESTABILIDADE,

IRRENUNCIABILIDADE, CUMPRIMENTO, REMUNERAO, ETC.); NATUREZA JURDICA DO AVISO PRVIO E SUA REPERCUO NA RESCISO DO CONTRATO DE EMPREGO:

CONSIDERAES FINAIS; BIBLIOGRAFIA.

CRONOGRAMA DE PESQUISA:
Novembro e dezembro de 2005 aquisio e leitura preliminar dos materiais de pesquisa bibliogrfica; Janeiro de 2006 ao final deste ms, concluir-se- a leitura das obras a serem utilizadas; Fevereiro, maro e abril de 2006 confeco da monografia com o acompanhamento do orientador e do professor de metodologia da pesquisa jurdica; Maio de 2006 no incio deste ms, a monografia ser disponibilizada ao orientador, para sua correo; Junho de 2006 correo da pea monogrfica, consoante indicao final do orientador e sua concluso.

BIBLIOGRAFIA:
BRASIL. Cdigo Civil. Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. VADE MECUM Acadmico de Direito. 2 ed. rev. e atual. at 30/09/2005. So Paulo, SP: Editora Rideel, 2005. BRASIL. Consolidao das Leis do Trabalho. Decreto-lei n 5.452, de 1 de maio de 1943. VADE MECUM Acadmico de Direito. 2 ed. ver. e atual. at 30/09/2005. So Paulo, SP: Editora Rideel, 2005. CABRAL, Adelmo de Almeida. Aviso Prvio: doutrina, legislao e jurisprudncia. So Paulo: LTr, 1998.

CATHARINO, Jos Martins. Contrato de Emprego. Rio de Janeiro, Ed. Trabalhistas, 1965. FURTADO, Emanuel Tefilo. Terminao do Contrato de Trabalho. So Paulo: LTr, 1997. GOMES, Orlando; GOTTSCHALK, lson. Curso de direito do trabalho. Rio de Janeiro: Forense, 1990. GUEDES, Jos Antnio Cgula. Manual prtico de direito do trabalho. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1995. HENRIQUE, Antnio; MEDEIROS, Joo Bosco. Monografia no Curso de direito. 4. ed. So Paulo, SP: Atlas S.A., 2004. LAMARCA, Antnio. Contrato individual de trabalho. So Paulo: Revista dos tribunais, 1969. LYRA, Jos Augusto. Direito do trabalho. 3. ed. Braslia: Veste com, 1997. MARANHO, Dlio. Direito do trabalho. 17. ed. ver. e atual. de acordo com a Constituio de 1988 e legislao posterior. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1993. MARTINS, Srgio Pinto. Direito do trabalho. 17. ed. ver, e atual. e ampli. So Paulo: Atlas S.A., 2003. MORAIS FILHO, Evaristo de; MORAES, Antnio Carlos Flores de. Introduo ao direito do trabalho. 6. ed. ver. aum. e atual. So Paulo: LTr, 1993. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciao ao direito do trabalho. 27. ed. ver. e atual. So Paulo: LTr, 2001. PAULA, Carlos Alberto Reis de. O aviso prvio. So Paulo: LTR, 1988. PIMPO, Hiros. Aviso prvio. So Paulo: Ed. Max Limonad, 1945. Apud PAULA, Carlos Augusto Reis de. O aviso prvio. So Paulo: LTR, 1988. PINTO, Jos Augusto Rodrigues. Curso de direito individual do trabalho. 5. ed. So Paulo: LTr, 2003. RIBEIRO, Llia Guimares Carvalho. Natureza jurdica do Aviso Prvio. So Paulo: LTr, 1995. RODRIGUES, Slvio. Direito civil: parte geral das obrigaes. So Paulo: Saraiva, 2000. v. 2.

RUSSOMANO, Mozart Victo. Curso de direito do trabalho. 4. ed. ver. e ampli. a luz da Nova Constituio: Juru, 2003.

You might also like