You are on page 1of 15

COSMOLOGIA, QUINTESSNCIA E ACELERAO DO UNIVERSO*

Jos Ademir Sales de Lima (IAG/USP)


I. PRELDIO DE UMA NOVA REVOLUO CIENTFICA?
Em 1998, as medidas de distncia e velocidade de afastamento das Supernovas mostraram, com grande preciso, que o universo est expandindo aceleradamente. Este resultado alterou drasticamente a nossa viso do cosmos, pois sendo a gravidade uma fora atrativa, a expanso deveria ser desacelerada, conforme se acreditou durante muitas dcadas. No contexto da Teoria da Relatividade Geral (TRG), proposta por Einstein em 1915, esse fenmeno pode ser explicado pela existncia da chamada Quintessncia ou Energia Escura; uma componente extra e desconhecida de energia cujo efeito gravitacional lquido repulsivo e supera a atrao gravitacional ordinria entre as partes do universo. Isoladamente, essa descoberta gerou um novo desafio s prprias leis da Fsica, j que a nova componente no prevista pelo modelo padro da Fsica de Partculas. Qual a natureza da Quintessncia? Ser um campo csmico fundamental que existe desde os primrdios do Universo e que se manifesta no presente apenas devido ao alto grau de diluio da matria csmica? Como sero os ltimos estgios da evoluo do universo se a Quintessncia for a componente dominante, ou seja, qual o destino do Cosmos na presena dessa componente extra? Qual a razo do nome Quintessncia? Ser esta o substncia uma verso ps-moderna do 5 elemento (transparente, inaltervel e impondervel), que foi essencial para tornar a cosmologia grega consistente? Ou ser apenas mais uma metamorfose do ter pr-relativstico? O presente estgio acelerado do universo nos remete a outras perguntas no menos interessantes, por exemplo: sabemos que o universo expande, mas desde quando est acelerado? Talvez mais importante, ser possvel acelerar o universo sem a presena da Quintessncia? Em caso afirmativo, qual a teoria que dever substituir a Relatividade Geral? Sem dvida, as questes acima fazem parte das indagaes mais candentes e palpitantes da cincia contempornea, e tal como ocorreu na Grcia antiga e durante o renascimento, estas e outras perguntas relacionadas empurram novamente a Astronomia e a Cosmologia para a fronteira do conhecimento cientfico.

* Publicado na Revista USP 62, Julho-Agosto 2004.

II. RELATIVIDADE GERAL E COSMOLOGIA


Desde o seu nascimento na Grcia antiga1, as pesquisas em Cosmologia foram fundamentais para a formao de uma concepo cientfica da natureza. Mesmo na ausncia de uma lei de movimento, Eudxio, Aristteles e Ptolomeu formularam um modelo cosmolgico - esfrico, finito e geocntrico que perdurou por mais de XV sculos. A Revoluo Astronmica, iniciada com as contribuies de Coprnico, Kepler e Galileu, chegou ao apogeu com a teoria gravitacional newtoniana, e figura at os dias de hoje como uma coluna mestra sobre a qual se apia a nossa viso do mundo moderno. Essa afirmao adquire um significado mais contemporneo quando consideramos o desenvolvimento alcanado pela fsica gravitacional do sculo XX. A construo da Relatividade Geral por Einstein, baseada na idia de um espao-tempo curvo, revelou uma teoria de gravitao mais precisa e dotada de uma fenomenologia extraordinariamente mais rica do que a teoria newtoniana. A teoria de Einstein generalizou a teoria de Newton em diversos aspectos prevendo, por exemplo, a existncia das ondas gravitacionais. Tal fenmeno, de natureza tipicamente relativstica, substitui a noo - errnea - de ao distncia (presente na teoria de Newton) ao estabelecer um limite para a velocidade de propagao dos distrbios gravitacionais. Sendo esse limite dado pela velocidade da luz no vcuo, a gravitao se reconcilia com a viso de um campo fsico nascida e lapidada pelo Eletromagnetismo de Faraday, Maxwell, Heaviside e Lorentz. importante ressaltar, que a Relatividade Geral tambm explica a origem da fora gravitacional como sendo uma deformao do contnuo espao-tempo. Quando os efeitos de curvatura so desprezveis (campo fraco), a dependncia da fora com o inverso do quadrado da distncia fenomenologicamente adotada por Newton - recuperada. Atualmente, a compreenso fornecida pelo paradigma einsteineano para uma ampla variedade de fenmenos j pode ser considerada uma parte essencial da Histria das Cincias do sculo XX, embora muitas de suas conseqncias permaneam desconhecidas, ou no devidamente exploradas. Mesmo durante seu perodo de consolidao, a Relatividade Geral foi aplicada com enorme sucesso, e no apenas ao sistema solar (desvio do Perilio de Mercrio e Deflexo da luz da estrelas no campo do sol), mas tambm no problema cosmolgico. Os resultados no domnio cosmolgico foram confirmados com a descoberta da expanso do universo, em 1929, pelo astrnomo americano Edwin Hubble. O estado de expanso csmica ou recesso das galxias, um fenmeno que havia sido previsto alguns anos antes pelo fsico-matemtico russo Alexandr Friedmann atravs de seus modelos de Big-Bang. Em linhas gerais, o que atualmente chamamos de
1

Os registros indicam que a Astronomia nasceu na Babilnia, mas a Cosmologia foi um produto da cultura grega. Surgiu como herdeira da tradio filosfica e matemtica estabelecida na Grcia pelos filsofos pr-Socrticos.

cosmologia moderna um produto direto da teoria gravitacional de Einstein com as observaes astronmicas dos grandes telescpios e, portanto, como os demais ramos da fsica moderna, tipicamente uma disciplina criada pela Fsica do sculo XX (ver a linha evolutiva na Figura 1).

Figura 1. A cosmologia moderna foi iniciada por Einstein (1917), ao propor um modelo de universo esttico. Em 1922, Friedmann obteve as solues expansionistas, posteriormente denominadas de cosmologias do Big-Bang (grande exploso) por Fred Hoyle. Desde a descoberta da expanso do Universo (1929), se acreditava que o Universo expandia desaceleradamente, pois a gravidade uma fora atrativa. Em 1998, as observaes de Supernovas do tipo Ia mostraram que a expanso est acelerada. Este resultado marcou o incio da Cosmologia contempornea.

III. OS PILARES DO BIG-BANG


No modelo cosmolgico padro, o universo em grande escala homogneo e isotrpico. Essa hiptese chamada de Princpio Cosmolgico, e representa uma extenso csmica do Princpio de Coprnico (a Terra no ocupa uma posio privilegiada no espao). Matematicamente, isto significa que todas as posies e todas as direes espaciais no universo so equivalentes. Neste modelo, o cosmos inicia sua evoluo a partir de uma grande exploso (Big-Bang) com densidade e temperatura extremamente altas 94 3 32 (densidade de Planck 10 gramas/cm e temperatura de Planck 10 K), valores que caracterizam o chamado estado singular inicial. Nos estgios subseqentes, o universo expandiu e esfriou rapidamente, um efeito que permitiu a formao das galxias, das estrelas e finalmente da prpria vida. A fantstica variao de temperatura ao longo de sua evoluo, significa que o universo um sistema fsico mpar, para o qual os conceitos e tcnicas matemticas desenvolvidas nos mais variados campos da Fsica - de altas energias a baixas temperaturas - podem ser relevantes para estabelecer os detalhes da histria csmica.

As principais descobertas observacionais que sustentam a cosmologia do Big-Bang so: 1) A Lei de Hubble, a manifestao mais direta da expanso universal. 2) A Nucleossntese Cosmolgica, que permitiu determinar a evoluo e as abundncias csmicas dos elementos leves. Esse processo desempenha um papel crucial como condio de contorno para entender os primeiros instantes do Big-Bang, e tambm limitar os parmetros fsicos dos modelos (as abundncias observadas dos elementos mais leves, tais como, Hidrognio, Deutrio, Hlio e Ltio, no so explicveis por uma sntese exclusivamente estelar).

HUBBLE - 1929

v = Hod (H o = constante
s

de Hubble )

Figura 2. Descoberta da expanso do Universo. Diagrama original de Hubble mostrando que as galxias se afastam com uma velocidade proporcional distncia. Um resultado que foi confirmado para dezenas de milhares de galxias. A recesso das galxias foi a primeira previso do Big-Bang observacionalmente verificada.

3) A Radiao Csmica de Fundo (RCF) de 3K, uma verdadeira pedra da 2 Roseta para a Cosmologia, pois permitiu estabelecer as chamadas eras csmicas, relacionando tempo com temperatura, e assim determinando as condies fsicas reinantes em cada estgio da evoluo do universo. 4) As observaes indiretas da Matria Escura, uma componente no luminosa de matria (de origem primordial) que permeia o universo em diversas escalas, sendo muito mais abundante do que a matria luminosa barinica.
2

A pedra da Roseta permitiu a decifrao dos hierglifos e a reconstituio da Histria egpcia. O papel correspondente na Cosmologia desempenhado pela radiao csmica de fundo de 3K. A descrio do passado trmico do universo (e da Fsica associada) s foi possvel em 1965, ao se medir a temperatura dessa radiao.

Uma descrio dinmica do universo exige o conhecimento de pelo menos 3 parmetros fsicos: o parmetro de Hubble - H0 - que mede a presente taxa de expanso, o parmetro de desacelerao - q0 - que mede a variao da taxa de expanso (se o universo acelera ou desacelera), e o parmetro de densidade - i - que mede a contribuio relativa de cada componente do fluido csmico (i =1,2,3..etc, denota uma componente especfica). O valor total do parmetro de densidade tambm uma quantidade importante, pois determina se a geometria espacial do universo fechada, aberta ou plana (ver Figura 3) .

R (t )
Temperatura: T (t ) R 1 Volume: V (t ) R 3

T > 1 (esfrico)

T = 1 (plano)

T < 1 (aberto)

Figura 3. Toda poro esfrica do universo pode ser vista como uma bola cujo raio R(t) uma funo do tempo. O volume cresce com o cubo do raio e a temperatura diminui com o seu inverso: o universo expande e esfria. A geometria espacial do universo definida pelo parmetro de densidade total T. A geometria do universo esfrica, plana ou aberta se T for, respectivament, maior, igual, ou menor do que 1.

No modelo padro, o universo uma mistura de 4 componentes: Brions (prtons e nutrons) que juntamente com os eltrons so responsveis pela luz das galxias (b), os Ftons da radiao csmica de fundo (), os Neutrinos () e a Matria Escura (M). Este quadro no era ainda completamente coerente, pois havia 2 problemas com o chamado modelo padro, um terico e outro observacional. No cenrio favorito dos tericos, o parmetro de densidade total, ou seja, a soma dos parmetros das 4 componentes, T = b + + + M, igual a 1, e portanto, o universo seria espacialmente plano (ver Figura 2). Esta condio foi teoricamente prevista no incio dos anos 80, pelos chamados cenrios inflacionrios3 .
A inflao foi um breve evento de expanso acelerada, supostamente provocado por uma transio de fase que aconteceu no universo primitivo. A ocorrncia da inflao fundamental para o processo de formao de galxias ter uma origem causal.
3

No entanto, diversas observaes independentes indicavam T 0.3, um valor bem menor do que a unidade. Este valor corresponde, basicamente, ao parmetro de densidade da matria escura fria, cerca de 10 vezes maior do que b - o parmetro de densidade da matria luminosa - e aproximadamente 5.000 vezes maior do que a contribuio dos ftons e neutrinos. Existia ainda o problema da Idade. As estruturas mais velhas observadas no universo, os aglomerados globulares - grupos com cerca de 5-6 10 estrelas - apresentavam uma idade entre 13 e 14 bilhes de anos. Essa idade muito maior do que os 9,9 bilhes de anos calculada pelo modelo com matria escura fria e T =1. O quadro descrito acima resume a situao at meados da dcada de 90. O modelo plano com matria escura fria (Cold Dark Matter na literatura inglesa), um modelo desacelerado, pois tem q0=1/2 (modelos com valores positivos de q0 so sempre desacelerados). A relao T = 2qo, sempre vlida para modelos do tipo Friedmann, e como T sempre positivo, isto significa que o modelo padro prev um universo desacelerado (qo > 0), e conseqentemente, um baixo valor para a idade do universo Em geral, um valor negativo de q0 no era sequer considerado como hiptese de trabalho pelos tericos, pois a gravidade uma fora atrativa. importante tambm mencionar que a constante cosmolgica, , foi introduzida por Einstein em 1917 com a finalidade exclusiva de obter um universo esttico. Se pode evitar o colapso da matria sob ao de sua prpria gravidade, tal como ocorre na soluo esttica, tambm ser capaz de acelerar um universo em expanso. Contudo, aps a descoberta da recesso das galxias, o criador renegou a criatura. Em 1931, Einstein considerou que a introduo da constante cosmolgica foi o grande equvoco de sua vida acadmica, classificando-a no apenas como uma hiptese desnecessria, mas que tambm afetava a prpria beleza da Relatividade Geral; uma teoria sem parmetros livres4. Fazendo um contraponto com a viso de Einstein, os cosmlogos, que no tinham um motivo observacional convincente para desprezar a constante cosmolgica, continuaram com a mente aberta, tratando como uma possibilidade terica. O primeiro deles foi Georges Lematre, ainda na dcada de 30, que associou a contribuio da constante cosmolgica com uma possvel soluo para o problema da idade. Uma vez libertado, o gnio - no queria voltar para a garrafa! Como um resultado dessa prtica, a comunidade cientfica vem assistindo, desde o incio dos anos 30, a um verdadeiro festival de morte e ressurreio da constante cosmolgica, a ltima delas provocada pelas recentes observaes de Supernovas.
4

Teorias fundamentais da Fsica geralmente no apresentam parmetros livres, e representam o mximo do ideal terico a ser atingido num determinado campo. Uma nica previso mal sucedida suficiente para eliminar tais teorias.

III. SUPERNOVAS E ACELERAO DO UNIVERSO


Aps o trabalho de Hubble, estabeleceu-se rapidamente um consenso nas comunidades dos astrnomos e cosmlogos. Para se ter mais informaes sobre a geometria do universo e o seu estado de expanso seria necessrio medir velocidades e distncias de objetos cada vez mais afastados, de preferncia, situados nos confins do universo. O objetivo central era medir o parmetro q0. Medidas de velocidades so relativamente simples e de grande preciso, pois so baseadas no chamado efeito Doppler. Para um universo em expanso, tal efeito se traduz no desvio para o vermelho das linhas espectrais dos objetos distantes. Esse desvio espectral quantificado pelo parmetro de redshift z, que representa um tipo de medida tica da velocidade de afastamento. Por outro lado, medidas de distncia em cosmologia envolvem o conhecimento de 2 quantidades fsicas da luz emitida pelos objetos - L e F chamadas de luminosidade absoluta e luminosidade relativa (ou fluxo de energia), respectivamente. Em termos destas quantidades, distncia de luminosidade empiricamente definida como DL = (L/4F)1/2. A luminosidade absoluta, L, a quantidade total de energia que o objeto emite por segundo, enquanto F, a quantidade de energia coletada por unidade de rea e de tempo no espelho (ou no detector) do telescpio, ou seja o fluxo de energia recebido. A segunda facilmente mensurvel, mas a primeira precisa ser estimada, o que geralmente feito atravs de uma propriedade fsica do objeto. A curva experimental procurada pelos observadores DL (z). Um gigantesco esforo foi canalizado pelos astrnomos, ao longo de vrias dcadas, visando estabelecer os melhores indicadores de distncia; conhecidos na literatura como velas padres. Embora as galxias fossem os candidatos naturais, a determinao de sua luminosidade absoluta L (com a preciso necessria) envolve muitas dificuldades, j que galxias so entidades compostas, formadas por uma infinidade de estrelas. Portanto, a grande soluo para esse problema seria identificar objetos simples que brilhassem tanto quanto as galxias, e que tivesse a sua luminosidade L definida com boa preciso. Nos incio dos anos 90 comeou a ficar claro que para seguir adiante era preciso apelar para o brilho extremo das Supernovas. A Supernova uma gigantesca exploso que representa a destruio termonuclear de uma estrela. Essa exploso lana energia no espao em quantidades extraordinrias. O brilho total de uma Supernova igual ao de 10 bilhes de estrelas como o nosso sol, rivalizando com o brilho de uma galxia inteira e com uma vantagem adicional: sendo um nico corpo, sua luminosidade absoluta pode ser (e tem sido) determinada com grande preciso. Existia, contudo, uma dificuldade inerente ao uso das Supernovas como velas padres. A freqncia desse tipo de exploso numa galxia de cerca de um evento em mdia a cada 50 anos. Tnhamos portanto um grande dilema: precisamos das Supernovas, mas essas velas so raras e aleatrias!

Supernovas tipo Ia

1998

Figura 4. Distncia em funo redshift z para os dados de Supernovas (adaptado de Perlmutter et al.). A parte colorida um zoom do pequeno retngulo na parte superior. As regies amarela e lils representam os possveis universos acelerados e desacelerados. As linhas verde (SCDM) e azul (OCDM) so as previses tericas dos modelos de Friedmann. SCDM e OCDM significam modelo padro (plano) e modelo aberto com matria escura fria. A linha vermelha um modelo acelerado com constante cosmolgica. Mesmo visualmente os dados favorecem o modelo acelerado.

Em termos prticos, seria um absurdo completo algum pedir tempo de telescpio para observar futuras exploses de Supernovas! Duas equipes independentes de astrnomos, envolvendo diversas Universidades em vrios continentes, resolveram este problema quase simultaneamente; estabelecendo o que podemos chamar de um verdadeiro experimento astronmico (para diferenciar da observao passiva). Os dois grupos liderados, respectivamente, por Brian Schmidt (High Z Supernova Search Team) e Saul Perlmutter (Supernova Cosmology Project), adotaram a seguinte metodologia na caa das Supernovas. No lugar de se observar uma nica galxia com um grande telescpio, fazia-se 2 imagens consecutivas da mesma regio do cu (separadas por um intervalo de 3 semanas), envolvendo cerca de 1.000 galxias em diferentes distncias. Repetindo a mesma estratgia para 100 regies distintas teremos no total cerca de 100.000 galxias observadas. Porque o intervalo de 3 semanas entre as duas imagens? Pelo fato da exploso de uma Supernova do tipo Ia chegar ao seu brilho mximo aproximadamente nesse perodo, aps o qual a intensidade decresce rapidamente e a Supernova distante se torna invisvel. No final do ms as duas imagens so superpostas. Qualquer ponto luminoso adicional um bom candidato a Supernova, um evento que deve ser altamente provvel de acontecer, pois agora se observam cerca de 100.000 galxias simultaneamente. Uma vez identificado o ponto luminoso adicional

Distncia

aponta-se imediatamente o telescpio espacial Hubble para a Supernova e determina a sua luminosidade absoluta L; o que permite calcular a distncia. Naturalmente, a disponibilidade quase sincronizada dos grandes telescpios em terra com o telescpio espacial Hubble, uma boa medida da dimenso e da responsabilidade subjacente aos projetos envolvendo as observaes de Supernovas. Essa verdadeira engenharia astronmica permitiu (at o ano de 1997) a identificao de mais de uma centena de Supernovas (Figura 4). As medidas das distncias e velocidades desses objetos - com a preciso necessria estendeu o chamado diagrama de Hubble-Sandage para distncias e velocidades inimaginveis at meados da dcada de 90. Os dados apresentados na Figura 4 podem tambm ser analisados de uma forma alternativa que tambm bastante ilustrativa (ver Figura 5). A distncia de luminosidade, DL (z) , pode ser expressa como um produto do inverso do parmetro de Hubble H0 por uma funo P que depende dos diversos parmetros de densidade e do redshift z. Para um modelo com constante cosmolgica , por exemplo, temos:

DL (z) = cH01 P ( , M , z)

Figura 5. Diagrama no espao ( , M). Os contornos representam as anlises realizadas pelos 2 grupos. Os valores dos parmetros se encontram na regio acelerada (branca), com um elevado nvel de confiana estatstica. A faixa transversal azul so os dados da radiao csmica de fundo obtidos pelos experimentos do BOOMERANG e MAXIMA em 2001. Esses experimentos foram os primeiros na Histria da cosmologia a fixar T = 1. Note que os resultados de Supernovas e da RCF so ortogonais (um fato referido como concordncia csmica!).

onde c = 3.10 cm/s a velocidade da luz. Como a distncia luminosidade e o parmetro z so medidos, no lugar de traar um grfico de DL como uma funo de z para valores fixos de e M (Figura 4), mais conveniente (e pedaggico) estudar o espao dos parmetros (, M), ou seja, construir o grfico de como uma funo de M para os valores observados de DL e z (Figura 5). importante tambm enfatizar que a expresso exata para DL(z), tal como escrita acima, tambm est de acordo com a lei de Hubble para pequenos valores do redshift. De fato, no limite de baixos redshifts (z = v/c << 1), a expresso de DL (z) se torna bastante simples

10

DL (z) = cH01 z = H01 v


reproduzindo a expresso da lei de Hubble (ver Figura 2). Isto significa que o parmetro de Hubble tambm pode ser medido a partir das observaes de Supernovas, pelos dados de baixos redshifts, para os quais a velocidade proporcional a distncia. Os resultados das observaes de Supernovas foram complementados por muitos experimentos independentes, dentre os quais: as medidas das anisotropias da radiao de 3K e seu espectro angular de potncia; os dados de raios X dos aglomerados de galxias; estimativas mais precisas da idade de aglomerados globulares (as mais antigas estruturas observadas no universo); estatstica de lentes gravitacionais, alm dos dados provenientes da distribuio de matria e sua estrutura de larga escala (ver Figura 6).

Figura 6. rvore genealgica da Quintessncia. As Supernovas (SNe) tipo Ia fornecem a evidncia mais direta da expanso acelerada (q0 < 0) . Os dados da radiao csmica de fundo (RCF) implicam que o universo plano (T = 1). Por subtrao da matria escura temos Q = 0,7 (70% do universo Quintessncia!). Modelos com expanso acelerada resolvem facilmente o problema da idade do Universo.

10

Esse conjunto de observaes implica tambm que o universo atual basicamente formado por brions (elementos pesados), ftons, neutrinos, matria escura, alm da substncia extra que acelera o universo. Sendo, o esse ltimo, o 5 e o mais abundante dos componentes bsicos (cerca de 70% da energia e da matria do universo), o que justifica sua denominao de Quintessncia nome anteriormente consagrado pela tradio grega pr socrtica. Embora os dados de Supernovas tenham sido originalmente analisados no contexto dos modelos com constante cosmolgica (energia do vcuo), atualmente existem vrios candidatos a Quintessncia convivendo na literatura; todos compatveis com os dados existentes at o presente. Portanto, mesmo considerando que o problema da multiplicidade de candidatos no foi ainda resolvido pelo confronto direto com os dados obtidos at o presente, muitas questes esto sendo investigadas. A mais importante delas, sem sombra de dvidas, saber qual a natureza da Quintessncia, pois sua abundncia csmica - caso esta componente exista - j est determinada (70% de todo o contedo csmico).

IV. COMO ACELERAR O UNIVERSO?


A idia de Quintessncia - 5o elemento - como um tipo especial de matria preenchendo o cosmos, foi originalmente introduzida pelos gregos. Na Cosmologia aristotlica, por exemplo, o universo seria finito, esttico e formado por cinco elementos primordiais: gua, ar, terra, fogo e Quintessncia. O 5o elemento seria uma substncia diferente das outras; transparente, inaltervel e impondervel; uma matria prima que formaria a Lua, os Planetas (diferentes da Terra), o Sol e as Estrelas. A Quintessncia era um elemento essencial para tornar o modelo cosmolgico grego consistente. Na viso filosfica dos gregos, os elementos pesados deveriam cair para o seu lugar natural (o centro da Terra), contudo, a Lua mesmo parecendo pesada no cai. Provavelmente, isso explica a origem da Quintessncia como substncia formadora dos corpos celestes e, como tal, no precisariam cair. luz do renascimento cientfico e da revoluo newtoniana, podemos afirmar que a Quintessncia surgiu para resolver um problema de acelerao, um conceito - desconhecido pelos gregos - que permitiria sustentar a Lua e os demais corpos celestes em suas rbitas. Como foi visto, as observaes de Supernovas combinadas com outros resultados independentes, esto indicando (com grande preciso) que o Universo expande aceleradamente. Portanto, fundamental compreender como a Quintessncia (ou Energia Escura) pode acelerar o Universo e, principalmente, no contexto da Relatividade Geral, qual deve ser o seu atributo bsico.

11

Figura 7A. A gravidade da matria normal (densidade positiva) sempre atrativa e portanto provoca desacelerao, ou seja, o parmetro q0 > 0 (curva cncava para baixo).

Primeiro vamos entender como possvel acelerar o universo. Em grande escala, o universo espacialmente homogneo e isotrpico, sendo modelado por um fluido perfeito (na realidade uma mistura de fluidos) com densidade total de matria-energia e uma presso p. Matematicamente, o universo ser acelerado ou desacelerado se a curva descrevendo o fator de escala como uma funo do tempo for cncava ou convexa, respectivamente (ver figuras 7A e 7B). Esse comportamento depende apenas do sinal da soma + 3p. No modelo sem Quintessncia essa soma sempre positiva, o que implica numa curva cncava (figura 7A). Nesses modelos (dominados por matria escura fria), temos > 0 e a presso total praticamente nula. De fato, a matria escura se comporta como um fluido sem presso, e devido ao alto grau de diluio do universo, a presso positiva oriunda das outras componentes (brions, ftons e neutrinos) tambm desprezvel. Isto explica porqu os modelos da classe de Friedmann so todos desacelerados, independente do valor do parmetro de densidade. Portanto, para se ter um parmetro de desacelerao negativo (modelo acelerado), preciso que exista uma componente com presso suficientemente negativa, de forma tal que a soma M + Q + 3pQ seja menor do que zero.

Figura 7B. Uma Quintessncia com presso negativa pode inverter o sinal da acelerao. Sua densidade de massa gravitacional efetiva, +3p, negativa e provoca repulso csmica.

12

Segue das consideraes acima que a seguinte concluso inevitvel: no contexto da Relatividade Geral s possvel acelerar o universo se existir uma componente extra com presso suficientemente negativa. A presso da Quintessncia deve satisfazer a desigualdade pQ < - (M + Q)/3 . Neste caso, como mostrado na Figura 7B, a curva do fator de escala se torna convexa. Embora considerando que essa nova componente modifica a viso tradicional do universo, o desconhecimento de sua natureza, ou equivalentemente, a inexistncia de um candidato natural oriundo, por exemplo, da Fsica de Partculas, tem provocado um intenso debate e estimulado muitas especulaes. Pelo menos 5 candidatos foram propostos na literatura recente:

1. Constante Cosmolgica - 2. Campos Escalares (, V())


3. Modelos com Decaimento do Vcuo - (t) 4 . M a t r i a X ( p x = x , < 0 ) 5. G s d e C h a p l yg i n . A lista acima no exaustiva o suficiente para incluir todos os candidatos possveis como se poderia pensar a primeira vista. A propriedade comum desses candidatos ter presso negativa, e como esta a condio bsica para um universo acelerado, existem vrias outras possibilidades, ocasionalmente, discutidas na literatura. A constante cosmolgica - o candidato tradicional - o mais simples do ponto de vista matemtico (por ser constante!). uma proposta de Quintessncia espacialmente uniforme e independente do tempo, interpretada como um fluido relativstico obedecendo a equao de estado, p = - . Em Teoria Quntica de Campos, descreve a energia de ponto-zero de todas as partculas e campos presentes no universo. um tipo de energia que se manifesta atravs de vrios fenmenos qunticos, tais como o desvio espectral das linhas do tomo de Hidrogneo (Lamb shift) e no chamado efeito Casimir (atrao de placas metlicas descarregadas no vcuo). No entanto, existe um problema fundamental associado com esse candidato, o qual tem sido usualmente denominado de problema da constante cosmolgica. Sendo breve, no mnimo surpreendente que o limite cosmolgico da densidade de energia do vcuo difira das expectativas tericas em mais de 100 ordens de magnitude (10120). Este um problema localizado na interface unindo Astrofsica, Cosmologia e Teoria Quntica de Campos, e que tem sido considerado por alguns autores como a maior crise da Fsica Moderna. Num certo sentido, podemos dizer que esse problema atua como uma verdadeira espada de Damocles sobre a soluo de uma constante cosmolgica para o presente estado acelerado do Universo. Naturalmente, a existncia desse problema tem sido um grande estmulo para as pesquisa por candidatos alternativos. O segundo candidato - o Campo Escalar - o que foi originalmente batizado de Quintessncia por Paul Steinhardt e colaboradores. Contudo, a

13

denominao genrica de Quintssencia para qualquer um dos candidatos acima apropriada, pois qualquer um deles o quinto e mais abundante dos elementos. Como ocorre num sistema massa-mola, cada campo escalar caracterizado pelo seu potencial V ( ) . Embora no existam muitos exemplos concretos de partculas escalares na fsica, muitas solues com presso efetiva negativa so possveis nesse caso, dependendo da forma do potencial. Por questes de generalidade e uma melhor fundamentao matemtica, depois da constante cosmolgica, o campo escalar tem a preferncia dos tericos. O terceiro candidato (termo - (t)) baseada na idia de que a densidade de energia do vcuo no precisa permanecer constante, podendo decair continuamente ao longo da Histria csmica. A variao de com o tempo seria devido a interao do vcuo (troca de energia) com as outras componentes, com a densidade do vcuo diminuindo ao longo da expanso. Esses modelos tentam reconciliar o pequeno valor presentemente observado de com o valor absurdamente alto sugerido pelas teorias de campo. Nesse sentido, pode-se dizer que pequeno porque o universo muito velho. Esses modelos geram entropia, ocorrendo uma produo de matria e energia a expensas da energia do vcuo. O Quarto candidato uma simples parametrizao que generaliza a forma tradicional das equaes de estado, usualmente utilizadas em Cosmologia. O parmetro negativo para poder acelerar o universo. Finalmente, temos o Gs de Chaplygin5, um candidato cuja descrio mais fundamental foi recentemente justificada via Teoria de Cordas, embora sua origem primeira tenha sido a Teoria de Fluidos. Na realidade, mesmo considerando que estamos atravessando um perodo extraordinrio na Cosmologia Observacional, os dados existentes ainda so insuficientes para determinar qual o melhor dentre os vrios candidatos a energia escura; num claro sinal de que observaes mais precisas so necessrias para testar as hipteses e suas previses bsicas. Em particular, isto significa que a determinao de parmetros cosmolgicos continuar a ser a meta central das investigaes no futuro prximo. O propsito fundamental da pesquisa atual em cosmologia descobrir a natureza da Quintessncia. Naturalmente, a situao um pouco desconfortvel tanto do ponto de vista terico quanto observacional, pois o paradigma emergente mais complexo do que o cenrio tradicional proporcionado pelo modelo de Einstein - de Sitter. Alm disso, existe a Matria Escura, o que pode induzir algum a pensar que estamos diante de mais uma gerao de Epiciclos, Equantes e Deferentes tal como ocorreu no modelo ptolomaico. Contudo, bom lembrar que o status da Matria Escura e da Quintessncia so bem distintos. Embora a Matria Escura no tenha tambm sido detectada em laboratrio, existe uma srie de candidatos oriundos da Fsica
5

S. A. Chaplygin foi um fsico matemtico russo que deu importantes contribuies em mecnica de fluidos no incio do sculo XX. A presso de um gs do tipo Chaplygin negativa. Sua equao de estado dada por p = - A/ , onde A um parmetro positivo.

14

de Partculas cuja natureza bem estabelecida. Atualmente, vrios experimentos visando sua deteco em laboratrios terrestres esto em andamento. A Quintessncia junto com a Matria Escura respondem por cerca de 95% do contedo total de matria e energia que preenche o cosmos (os 5% restante das outras 3 componentes). Diferente da Matria Escura, que no relativstica e sem presso, a Quintessncia relativstica e tem presso negativa. Embora dominante, sua densidade extremamente pequena e a fraca interao com a matria ordinria, provavelmente, tornar impossvel sua identificao em laboratrio. realmente um tempo de conflitos e dvidas. No entanto, estamos vivenciando o momento mais excitante do desenvolvimento da Cosmologia, pois embora preservando alguns aspectos da fsica bsica, um novo protagonista invisvel, que no foi previsto pela Fsica de Partculas, parece ter definitivamente tomado a cena. A Quintessncia responsvel por uma gravidade repulsiva, e potencialmente, pode alterar profundamente a nossa viso tradicional de espao, tempo e matria. Por outro lado, caso a Quintessncia no exista, nossa melhor teoria gravitacional sofrer um golpe fatal, pois aparentemente no h outra maneira de acelerar o universo no mbito da Relatividade Geral. Uma alternativa que vem sendo examinada na literatura que a gravidade possa ser diluda nas dimenses extras. Esse o esquema mais promissor oferecido pela atual teoria de cordas e de membranas. Um conflito de doutrinas ser inevitvel. Contudo, esse choque no deve ser visto como uma catstrofe para a cincia do Cosmos, e sim como uma grande oportunidade para os espritos criativos. No atual estgio da Fsica, para avanarmos no entendimento da natureza preciso investir na compreenso do Cosmos o nosso sistema maior a ltima fronteira na busca do conhecimento. Nesse contexto, a natureza da Quintessncia (ou sua negao!) juntamente com outros problemas da Cosmologia contempornea, iro desempenhar um papel extremamente relevante na construo do novo paradigma que nortear a cincia do sculo XXI.

Bibliografia
1. A. G. Riess e M. S. Turner, Da desacelerao para acelerao, Scientific American Brasil, No.22, 2004. 2. J. P. Ostriker e P. J. Steinhardt, O Universo Quintessencial, Scientific American Brasil, No.1, 2003. 3. P. J. Peebles, Cosmologia Moderna, Scientific American Brasil, No.1 (2003). 4. L. Krauss, Antigravidade Cosmolgica, Scientific American Brasil, No.1 (2003). 5. L. Krauss, Quintessence: The Mistery of Missing Mass in the Universe, Basic Books, New York (2000). 6. J. A. S. Lima, Alternative Dark Energy Models: An Overview, Brazilian Journal of Physics 34, 194 (2004).
15

You might also like