You are on page 1of 3

S e g u r a n

Aruja 09 de maio de 2013 Materia: Higiene Ocupacional. Professor: Josivnio da silva duda. Integrandes do grupo: Doralice, Natalia, Douglas, Anisio, Misael. Trabalho sobre dobradeira em industrias.

Quando falamos em dobra de chapas, a mquina que nos vem cabea a dobradeira. Segundo a nova NR-12 as dobradeiras se enquadram no anexo VIII, como um similar de prensa: 1.2 Mquinas similares so aquelas com funes e riscos equivalentes aos das prensas, englobando: a) martelos de queda; b) martelos pneumticos;

c) marteletes; d) dobradeiras; Quando falamos similar, temos como base que a aplicao da prensa e dobradeira so necessrias para um processo industrial de conformao, mas quando falamos de segurana essa similaridade no existe. Em casos de Prensas Excntricas e Hidrulicas (mais comuns no mercado brasileiro), existe uma srie de equipamentos utilizados na segurana, mas o produto de segurana que o operador depende e muito a chamada cortina de luz, sensor ptico eletrnico que envia sinais de um receptor para uns transmissor, sendo os feixes monitorados pela placa controladora, fazendo auto teste no equipamento a fim de encontrar falhas ou a interrupo dos feixes. Se a norma caracteriza como similar, podemos proteger dobradeiras com cortina de luz, porm quando fazemos isso reduzimos em muito a produo da mquina e tambm algumas peas no podem ser feitas, como peas do tipo caixa. Por mais que posicionemos a cortina em um ponto estratgico e apliquemos uma funo especial na cortina que desabilita um feixe, chamado de janela flutuante, no conseguimos a segurana e proteo desejada. Para isso recomendamos um produto que foi desenvolvido especialmente para dobradeiras, chamado de LazerSafe. O Lazer Safe um produto que possui bandas de feixe a lazer, com um brao mecnico que acompanha a descida da mquina. Com uma pequena IHM fixa ao corpo permite configurao para cada ferramenta, evitando assim, qualquer ponto de risco nas mais diversas formas de produto, incluindo o modo caixa. importante lembrar que o sistema de segurana no composto apenas pelo LazerSafe, precisamos avaliar todo o sistema de segurana, para garantir a parada da mquina com segurana ao operador, para isso importante buscar uma empresa especializada em projetos de Segurana.

Treinamento.
Treinamento de OPERAO, MANUTENO de Mquinas, em dois mdulos, BSICO e AVANADO: - Usinagem - Centros de usinagem, Fresadoras e Tornos (CNC e convecionais); - Corte a Laser. - Puncionadeiras. - Dobradeiras . - Gravao a Laser. - Modo de preenchimento de check-list. - Sistemas de prodeo. - Responsabilidades do operador .

Manuteno de uma dobradeira. Conforme a NR-12 SEGURANA NO TRABALHO EM MQUINAS E EQUIPAMENTOS. Princpios Gerais 12.1. Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referncias tcnicas, princpios fundamentais e medidas de proteo para garantir a sade e a integridade fsica dos trabalhadores e estabelece requisitos mnimos para a preveno de acidentes e doenas do trabalho nas fases de projeto e de utilizao de mquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda sua fabricao, importao, comercializao, exposio e cesso a qualquer ttulo, em todas as atividades econmicas, sem prejuzo da observncia do disposto nas demais Normas Regulamentadoras - NR aprovadas pela Portaria n. 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas tcnicas oficiais e, na ausncia ou omisso destas, nas normas internacionais aplicveis. 12.1.1. Entende-se como fase de utilizao a construo, transporte, montagem, instalao, ajuste, operao, limpeza, manuteno, inspeo, desativao e desmonte da mquina ou equipamento. 12.2. As disposies desta Norma referem-se a mquinas e equipamentos novos e usados, exceto nos itens em que houver meno especfica quanto sua aplicabilidade. 12.3. O empregador deve adotar medidas de proteo para o trabalho em mquinas e equipamentos, capazes de garantir a sade e a integridade fsica dos trabalhadores, e medidas apropriadas sempre que houver pessoas com deficincia envolvidas direta ou indiretamente no trabalho 12.4. So consideradas medidas de proteo, a ser adotadas nessa ordem de prioridade: a) medidas de proteo coletiva; b) medidas administrativas ou de organizao do trabalho; e c) medidas de proteo individual. As manutenes do equipamento devera ser feita por um profissional qualificado para a troca de peas ou conserto da mesma.

You might also like