You are on page 1of 31

O Processo de Comissionamento dentro do Programa de Certificao LEED

Leonilton Tomaz Cleto - Yawatz Engenharia


Porto Alegre RS 10/11/2010

O Conceito de Sustentabilidade
O conceito de sustentabilidade em um empreendimento precisa ser visto e entendido como um estado de esprito, que exige antes de tudo uma mudana de mentalidade e uma nova cultura na concepo e implantao de um empreendimento.

O Conceito de Sustentabilidade
Sustentabilidade Requer uma Nova Cultura:
Projetos integrados ecomprometidos com a concepo . Projeto desde a concepo at a ocupao. Gerenciamento da implantao com foco no apenas na entrega, nem na qualidade da obra, mas com o foco no desempenho sustentvel. O objetivo final deve ser a operao sustentvel.

O Conceito de Sustentabilidade e os Processos de Certificao


Item OPR e BoD Velhos Conceitos Documentos para o LEED (mais papel gerado) Aps o Projeto Executivo. a pedra na bota do projeto e da instalao. Confundido com o TAB. Contrato pela Construtura. Eficincia Energtica Simulao Focada em Equipamentos Eficientes. ASHRAE 90.1-2007/2010 Para ver se passa ou no passa (EA-PR01) Novos Conceitos Definem todas as Diretrizes do Processo Desde a Concepo. a garantia de qualidade para se obter o desempenho O TAB a parte final do Comissionamento. Contratado pelo cliente final. Focada na Reduo da Carga Trmica e na Concepo de Sistemas Eficientes A Ferramenta para Eficincia Energtica. Auxilia OPR e BoD

Comissionamento

Simulao da Eficincia Energtica


Simulao A Ferramenta para a Concepo e o Desenvolvimento do Projeto.
Deve ser desenvolvida desde a concepo do projeto. Deve ser aplicada para as definies do OPR Deve ser aplicada exaustivamente no desenvolvimento do projeto (1% de ganho na eficincia energtica paga a Simulao em 1 ano). Deve ser analisada pela equipe de projeto e pela autoridade comissionamento.

O Conceito de Sustentabilidade e os Processos de Certificao


Item Definio do Ar Condicionado Conceito do Sistema de AC Carga Trmica Pico de Projeto Carga Trmica de Projeto Ar Condicionado Sustentvel Quanto Custa? Os Tcnicos e a Pontuao Velhos Conceitos Projetista - aps a Arquitetura Feijo com Arroz Projeto Copiar e Colar 20 m2/ton Janeiro LEED; Procel; (Eficincia Energtica) Custo Inicial Agem como Advogados (ficam achando brechas no LEED para obter os pontos) Novos Conceitos Consultor junto com a Arquitetura Menu de Desgustao O Melhor Projeto Simulao do Prdio (30; 40; 50 m2/ton) Simulao do Prdio Janeiro a Dezembro Eficincia Energtica; Fluidos Refrigerantes (Baixo GWP); O&M. LCC Custo Inicial 10-15% Custo Operacional 75% Engenheiros e Arquitetos (trazem solues efetivas para obter os pontos)

LEED Energia e Atmosfera


Rastreamento da Eficincia Energtica:
Projeto (EA PR-02/ EA C-01) Comissionamento (EA PR-01+EA C-03 Monitorao e Verificao (EA C-05)
Sempre considere o pacote completo)

O edifcio precisa ser concebido e projetado para operar com alta eficincia. Precisa ser comissionado para se garantir que foi executado conforme os requisitos de eficincia do projeto. Finalmente, precisa ser verificado e monitorado a fim de se garantir a eficincia ao longo da operao.

Estrutura do Projeto no LEED


Requisitos de Projeto do Proprietrio - OPR Comissionamento - Desde o Pr-Projeto (Concepo) Bases de Projeto - BoD Simulao Ferramenta para o BoD Manuais dos Sistemas Documentao para Ps Ocupao

Requisitos de Projeto do Proprietrio (OPR)

OPR TUDO! a Carta Magna de todo processo, desde a concepo at a operao. o desejo supremo do cliente expresso com o conhecimento profundo e a experincia dos seus consultores.

Requisitos de Projeto do Proprietrio (OPR)

OPR TUDO! Deve ser desenvolvido pelos consultores do projeto em conjunto com o representante do proprietrio. Consultores envolvidos no OPR:
Autoridade de Comissionamento (EA C-03) Arquitetura (+ Iluminao) Engenharia de Facilities do Proprietrio Engenharia de Operao e Manuteno Consultoria de Ar Condicionado Consultoria LEED

Requisitos de Projeto do Proprietrio (OPR)

OPR TUDO!
Deve ser gerado na concepo do projeto. No poderia ser desenvolvido aps o projeto. Pode e deve ser revisado e adequado ao longo de todo processo: Custos e Viabilidades Econmicas Viabilidades Tcnicas Novas Tecnologias Deve ser claro e especfico quando necessrio, mas no engessado. O detalhamento deve vir no BoD.

Bases de Projeto (BoD)


BoD o Fiel Escudeiro do OPR
Deve ser desenvolvido no incio do projeto. Deve ser revisado ao longo de todo processo para se adequar ao OPR. Deve ser bem detalhado para todos demais participantes do processo. Desenvolvido pela Equipe de Projetistas: Iluminao Ar Condicionado e Ventilao Eltrica; Hidrulica; Civil

Comissionamento no LEED
ASHRAE Guideline 0-2005: The Comissioning Process. ASHRAE Guideline 1.1-2007 HVAC&R Technical Requirements for the Comissioning Process. NIBS Guideline 3-2006 Exterior Enclosure

Technical Requirements For the Commissioning Process .

LEED BD&C PERFORMANCE

Comissionamento no LEED
Sistemas com comissionamento requerido pelo LEED
Sistemas de Aquecimento, Ventilao, Ar Condicionado e Refrigerao (AVAC&R) (mecnicos e passivos), assim como os seus respectivos sistemas de controle. Iluminao e seu respectivo sistema de controle Sistemas de gua Quente (para uso domstico) Sistemas de Energia Renovvel (elica, solar, etc.)

Comissionamento no LEED
EA Pr-Requisito 1 - Comissionamento Fundamental:
Documentao e Checklist x Conhecimento do Sistema
Os Proprietrios so encorajados a buscar profissionais qualificados para liderar o processo de comissionamento, que possuam um alto nvel de experincia nas seguintes reas:
Projeto, instalao e operao de sistemas prediais. Gerenciamento em planejamento e processo de comissionamento. Experincia de campo (mo na massa) em avaliao de desempenho, start-up, balanceamento, testes, troubleshooting, operao e procedimentos de manuteno de sistemas de energia prediais. Conhecimento em automao e controles de sistemas prediais.

Comissionamento no LEED

Apenas preenchimento de documentao?


(Porque ento um pr-requisito do LEED?)

Ou para se obter uma instalao que funcione com o desempenho esperado pelo empreendedor?

Comissionamento - Quando Comear?


Preferencialmente na Fase Conceitual do Projeto. Incio Tardio Implica:
Delinear com o Cliente o Alcance do Trabalho. Menos Benefcios . Limitaes para Aceitabilidade ou Correes. Comissionamento desde o projeto pr-requisto do LEED. Qual o significado da palavra Autoridade?

LEED - EA Crdito 3: Comissionamento Estendido


Objetivo: Iniciar o processo de comissionamento desde a fase de concepo do projeto e executar atividades adicionais aps as verificaes de desempenho serem completadas. Requisitos/ Atividades:
1. 2. Implementar ou ter um contrato de implementao futura das seguintes atividades adicionais aos requisitos do Pr-Requisito 1 do EA e em conformidade o LEED NC Reference Guide: Antes de iniciar a fase dos documentos de construo, designar um profissional (indivduo) independente como o Agente (Autoridade) de Comissionamento (CxA) para liderar, revisar e supervisionar o cumprimento de todas as atividades do processo de comissionamento. O CxA dever desempenhar, no mnimo, as tarefas 2, 3 e 6. Outros membros do time de comissionamento podero desempenhar as tarefas 4 e 5.

LEED - EA Crdito 3: Comissionamento Estendido


Requisitos/ Atividades:
2. O CxA dever conduzir pelo menos uma reviso de comissionamento do projeto bsico, abrangendo os documentos de OPR e BOD e demais documentos de projeto, antes da fase de elaborao dos documentos de construo e voltar a verificar os comentrios da reviso na edio subsequente dos documentos do projeto bsico. O CxA dever revisar os submittals dos instaladores aplicveis aos sistemas comissionados, para aprovao em conformidade com o OPR e o BOD. Estas revises devero ser realizadas em conjunto com as revises de arquitetura e engenharia e submetidas equipe de projeto bsico e ao proprietrio. Desenvolver em conjunto com a equipe de projeto os manuais dos sistemas que prov equipe de operao futura as informaes necessrias ao entendimento e operao otimizada dos sistemas comissionados. Verificar que os requisistos para treinamento da equipe de operao e dos usurios do edifcio esto completas. Garantir o envolvimento do CxA na reviso da operao do edifcio (re-comissionamento) a ser realizada 10 meses aps o aceite final de entrega do edifcio para as equipes de Operao e Manuteno e demais ocupantes. Incluir um plano para resoluo de questes que ultrapassem s relacionadas ao comissionamento.

3.

4.

5. 6.

LEED - EA Crdito 3: Comissionamento Estendido


Tecnologias Potenciais e Estratgias:
O LEED NC Reference Guide estabelece as diretrizes sobre o rigor esperado sobre os seguintes itens: Reviso de Comissionamento do Projeto Bsico Reviso de Comissionamento dos Submittals Manuais dos Sistemas.

LEED EB-OM Energia e Atmosfera

EA Prerequisite 1: Energy Efficiency Best Management Practices Planning, Documentation, and Opportunity Assessment EA Prerequisite 2: Minimum Energy Performance EA Prerequisite 3: Fundamental Refrigerant Management EA Credit 1: Optimize Energy Performance EA Credit 2.1: Existing Building CommissioningInvestigation and Analysis EA Credit 2.2: Existing Building CommissioningImplementation EA Credit 2.3: Existing Building CommissioningOngoing Commissioning

LEED EB-OM Energia e Atmosfera

EA Credit 2.3: Existing Building CommissioningOngoing Commissioning EA Credit 3.1: Performance Measurement Building Automation System EA Credit 3.2: Performance Measurement System-Level Metering EA Credit 4: On-site and Off-site Renewable Energy EA Credit 5: Enhanced Refrigerant Management EA Credit 6: Emissions Reduction Reporting

Problemas Comuns nas Instalaes:


Os Edifcios no rendem o desempenho esperado porque...
H perda de informaes desde o Projeto at a Operao. Operadores recebem documentao insuficiente. Os Edifcios so mais complexos (BMS, VFDs, VAVs). Falta de treinamento equipe de operao. Operadores gastam mais tempo tentando minimizar as reclamaes.

By Mary Ann Piete - Lawrence Berkeley National Laboratory

Problemas Comuns nas Instalaes:


Os Edifcios no rendem o desempenho esperado porque...
Quem instalou HVAC no foi o mesmo que forneceu o sistema de controle e o TAB foi contratado junto com a instalao. Automao Incompleta quando Comparada com a Concepo do Projeto :
Equipamentos Operando Desnecessariamente. Chillers no Integrados Automao. Sensores e VAVs No Aferidos Fisicamente. Lgicas Padres No Otimizadas Para Aquele Edifcio.
By Mary Ann Piete - Lawrence Berkeley National Laboratory

Problemas Comuns nas Instalaes:


Os Edifcios no rendem o desempenho esperado porque...
Alteraes Drsticas de Lay-Out no Ambiente. Alterao da Carga Interna. Alterao da Temperatura de Conforto. Alterao dos Horrios de Operao. Alterao de Vrias Condies de Operao dos Equipamentos do Sistema.

By Mary Ann Piete - Lawrence Berkeley National Laboratory

LEED Incremento de Custos


Soft Costs Projeto
Design Projeto Arquitetado e Engenheirado. Projeto Integrado Desde a Concepo at a Ocupao Comissionamento Consultoria LEED Simulao da Eficincia Energtica

LEED Incremento de Custos


Soft Costs Projeto
Projeto Integrado Desde a Concepo at a Ocupao
Requer maior envolvimento das equipes Trabalho em grupo crucial (equipes integradas) O projeto se inicia na concepo e s termina na ocupao Design inovador Pesquisa e implementao de novas idias, novos conceitos

LEED Incremento de Custos

Analyzing the Cost of Obtaining LEED Certification by Northbridge Environmental Management Consultants

LEED Benefcios

Resultados da Otimizao de um Edifcio de Alto Desempenho Valor da Produtividade (Salrios): US$ 4500,00/ m2/ ano Melhoria de 2% na Produtividade: US$ 90,00/ m2/ ano Custo TOTAL de Energia: US$ 25,00 30,00/ m2/ ano

You might also like