You are on page 1of 36

Termodinmica

Jaqueline Costa Martins

Termodinmica

Termodinmica

Termodinmica

Termodinmica Plano de aula


Definio Termodinmica Aplicaes Sistema fechado e volume de controle Tipos de propriedades Estado, fase, processo, ciclo Temperatura, presso Lei zero

Termodinmica Termodinmica
Therme (calor) + dynamis (fora,potncia) Cincia da energia. Energia pode ser entendida com a capacidade de produzir mudanas ou realizar trabalho Abrange todos os aspectos da energia, incluindo gerao (transformao de energia), refrigerao e interaes relativas s propriedades da matria.

Termodinmica Aplicaes
Larga faixa de aplicao

Escolha do sistema de interesse


Delimita o sistema em estudo e tudo externo ao sistema de interesse vizinhana

Termodinmica Aplicaes

Termodinmica Sistema fechado


(Massa de controle)

Massa no pode atravessar a fronteira do sistema Energia pode atravessar a fronteira do sistema

O volume no fixo
Se no interage com as vizinhanas isolado

Termodinmica Volume de controle


(Sistema aberto)

Massa pode atravessar a fronteira da superfcie de controle O volume pode ser varivel

Volumes de controle podem operar em regime permanente, ou variar com o tempo (enchendo/esvaziando)

Termodinmica Propriedades

Caractersticas macroscpicas do sistema. Descrevem e prevm o comportamento do sistema atravs das relaces entre elas. Propriedades termodinmicas: Extensivas, Intensivas e Especficas

Extensivas: Dependem da massa ou tamanho do sistema - (Volume [V]) Intensivas: Independem da massa do sistema ou tamanho - (Presso [P]), (Temperatura [T]) Especficas: Extensivas/massa (Volume especfico [v])

Termodinmica
Estado: Condies de um sistema (endereo) como
definido por suas propriedades Duas propriedades termodinmicas, intensivas e independentes so requeridas para estabelecer o estado de um sistema compressvel simples.

Ex.: T e s pev xeH p e T (fora da regio de mudana de fase)

Termodinmica

Fase: refere-se a uma quantidade de matria que homognea qumica e fisicamente

Termodinmica
Mudana de fase

a) b)

c)

Mudana de fase presso constante da gua: Lquido comprimido ou subresfriado Mistura bifsica lquido-vapor (vapor saturado mido) Vapor superaquecido

Termodinmica
Mudana de fase

Termodinmica

Processo: Mudana que um sistema realiza de um


estado de equilbrio a outro estado. Caminho descrito pela sucesso de estados por onde passa o sistema.

Tipos especiais de processos:


Isotrmico Isobrico Isomtrico Isentrpico Adiabtico

Termodinmica

Termodinmica

Ciclo: Srie de processos que retorna o sistema ao estado inicial Um sistema executa um ciclo quando o fluido parte de um estado, passa por diversos estados percorrendo dois ou mais processos e retornando ao estado inicial.

Termodinmica

Termodinmica
Dimenses primrias: MASSA, COMPRIMENTO, TEMPO E FORA O clculo em engenharia exige preocupao com as unidades das quantidades fsicas envolvidas.

Unidade: uma certa quantidade de uma grandeza atravs da qual, por comparao, qualquer outra quantidade do mesmo tipo medida.

Termodinmica
Exemplos de unidades primrias no SI Unidade bsica de massa: o quilograma, kg. Ele igual massa de um cilindro de uma liga de Platina-irdio guardada pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas em Paris. A massa padro para os Estados Unidos mantida no National Institute of Standards and Technology.

Termodinmica
Unidade bsica de comprimento: o metro, m. Definido como o comprimento percorrido pela luz em um vcuo durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 do segundo. Assim, a velocidade da luz no vcuo 299 792 458 m/s.

Termodinmica
Unidade bsica de tempo: o segundo, s. Definido com a durao da transio entre os dois nveis hiperfinos do estado fundamental do tomo de csio 133. Assim, a frequncia da transio hiperfina do estado fundamental do tomo de csio 133, de 9 192 631 770 Hz. Unidade derivada, fora: o Newton, N. Definida em termos das unidades bsicas de massa, comprimento e tempo.

Termodinmica
Fora A segunda lei de Newton estabelece que a fora lquida agindo sobre um corpo proporcional ao produto da massa pela acelerao.

F m.a
O Newton, N; a fora necessria para acelerar a massa de 1 kg a uma taxa de 1 metro por segundo.

1 N 1kg.1m / s 1kg.m / s
2

Termodinmica
Exemplo Qual o peso de um objeto cuja massa de 1 kg em um local da terra cuja acelerao da gravidade 9,80665 m/s2?

F m.a

F 1kg.9,80665m / s

F 9,806kg.m / s

F 9,806 N
Obs.: 1 kgf = 9,80665 N

Termodinmica
Presso: A presso de um gs uma consequncia
macroscpica dos choques moleculares sobre as paredes do reservatrio onde se encontram. As partculas de um gs dispem de grande liberdade de movimentos e deslocam-se no espao em todas as direes, chocando entre si ou com as superfcies de todos os corpos (slidos ou lquidos)

Termodinmica

P = Fora/rea Tipos:
Absoluta Manomtrica (Vacuomtrica) Atmosfrica

Pabs Pman Patm

Termodinmica

Patm g.h

kg m Patm 13,6 x10 3 .9,806 2 .0,760m m s kg 3 Presso atmosfrica ao P 101 , 35 x 10 atm 2 nvel do mar m.s
3

Termodinmica

kg Patm 101,35 x10 2 m.s


3
2 3

kg.m 1N 1 2 s

N .s 3 N Patm 101,35 x10 2 2 101,35 x10 2 m .s m

Patm 101,35x10 Pa 101,35kPa


3

Patm 101,35kPa 1,0135bar

Termodinmica

Termodinmica
Lei zero da Termodinmica
R. H. Fowler, em 1931. Mais de meio sculo aps a 1a. e a 2a. Se dois corpos esto em equilbrio trmico com um terceiro, eles esto em equilbrio trmico entre si

Ao substituir o terceiro corpo por um termmetro, a lei zero pode ser reescrita como: Dois corpos esto em equilbrio trmico se ambos tiverem a mesma leitura de temperatura, mesmo que no estejam em contato.

Termodinmica
Temperatura: propriedade macroscpica relacionada
com o tato. O sentido do tato no permite medir a temperatura com rigor, porque subjectivo. Os instrumentos que quantificam a temperatura sem subjectividade termmetros cujo funcionamento baseiase na Lei Zero da Termodinmica.

Do ponto de vista microscpico, a temperatura apenas uma medida diferente da energia cintica mdia das molculas (Gerthsen, Kneser, e Vogel, 1998)

Termodinmica
Temperatura
Lorde William Thomson Kelvin (1824-1907), fsico ingls, definiu a noo de zero absoluto e estabeleceu a escala de temperatura que tem o seu nome, adotada oficialmente como unidade de temperatura no Sistema Internacional. Anders Celsius (1701-1744), fsico e astrnomo sueco, definiu escala termomtrica escolhendo o ponto de fuso do gelo (0 C) e o ponto de ebulio da gua (100 C) para calibrar os seus termmetros. Muitas vezes a temperatura medida em graus Celsius, C. Para converter uma temperatura TC em C, numa temperatura absoluta T em K, utiliza-se a seguinte relao: T (K) = TC (C) + 273,15

Termodinmica
Temperatura

Termodinmica
Propriedades e mudanas superfcies termodinmicas

Expanso na solidificao

Contrao na solidificao

You might also like