You are on page 1of 3

Direito Trabalhista no Brasil

No Brasil, inicialmente, as relaes de trabalho comearam na explorao dos indgenas, desde o descobrimento, em 1500. A escravizao indgena foi abolida por causa da constante presso em que os Jesutas e as bulas papais faziam contra as monarquias modernas. Para substituir a mo de obra barata dos indgenas, passou-se a traficar africanos em larga escala pelo ocidente. Aps incessantes lutas polticas empreendidas pelos abolicionistas, compostos por liberais, setores da igreja catlica e a nascente burguesia industrial, a Princesa Isabel promulga a Lei urea, um marco importantes no Brasil, que aboliu a escravido no pas, em 1888. De 1889 em diante, duas correntes de pensamento ensejam reformas sociais no tocante aos direitos dos trabalhadores : - A contribuio do Papa Leo XIII que na publicao da Encclica Rerum Novarum disserta sobre o salrio mnimo, a previdncia social, a jornada de trabalho e outros temas de carter social, na luta por esses direitos. - O Socialismo em seu pice com Karl Marx, conclamando a luta revolucionria contra a burguesia que oprimia e alienva o proletariado nas jornadas de trabalho.

Com a Proclamao da Repblica, at 1922, presencia-se a criao dos Tribunais Rurais, sendo planejada, tambm, a criao do primeiro rgo da Justia do Trabalho no pas. J em 1927, o Cdigo de Menores foi promulgado. Na fase do governo do presidente do Brasil Getlio Vargas, o direito do trabalho sofreu mudanas, sendo criado o Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio e a Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). As leis criadas no governo de Getlio Vargas determinaram: - criao do salrio mnimo e da carteira de trabalho; - jornada diria de 8 h;

- direito a frias anuais remuneradas; - descanso semanal e direito previdncia social; - regulamentao do trabalho do menor e da mulher.

As fontes materiais da CLT foram : - A encclica Rerum Novarum, do Papa Leo XIII - Convenes internacionais do trabalho - Pareceres dos consultores jurdicos Oliveira Viana e Oscar Saraiva.

Desde sua publicao a CLT j sofreu vrias alteraes, visando adaptar o texto s nuances da modernidade. Apesar disso, ela continua sendo o principal instrumento para regulamentar as relaes de trabalho e proteger os trabalhadores. So os principais temas abordados pela CLT nos dias de hoje:

- Registro do Trabalhador/Carteira de Trabalho; - Jornada de Trabalho; - Perodo de Descanso; - Frias; - Medicina do Trabalho; - Categorias Especiais de Trabalhadores; - Proteo do Trabalho da Mulher; - Contratos Individuais de Trabalho; - Organizao Sindical; - Convenes Coletivas; - Fiscalizao; - Justia do Trabalho e Processo Trabalhista.

You might also like