You are on page 1of 4

EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS ESTUDOS ORIENTADOS

A Coordenao de Educao de Jovens e Adultos considerando:

A Constituio Brasileira nos Artigos 205 e 208; As Leis de Diretrizes e Bases da Educao Nacional no Artigo 27 A Resoluo Nacional da Educao de Jovens e Adultos, n 3, de 15 de Junho de 2010 nos Artigos 2 e 11; A Resoluo Estadual da Educao de Jovens e Adultos, n 239, de 12 de Dezembro de 2011 nos Artigos 1 e 3; As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educao Bsica no Artigo 20; A Proposta Curricular para a Educao de Jovens e Adultos do Ministrio da Educao, no volume introdutrio nas pginas 17 a 21.

E reconhecendo a necessidade de:

Combater a evaso escolar na Educao de Jovens e Adultos; Assegurar a permanncia e a continuidade dos estudos ao longo da vida com percurso digno para todos os estudantes da Educao de Jovens e Adultos; Informa sobre a aplicao dos Estudos Orientados nos cursos Tempo Formativo e Tempo de Aprender. Orientaes Gerais para a EJA:

Os Estudos Orientados so atividades didticas que devero ser planejadas pelo conjunto dos professores no horrio das Atividades Complementares AC, com a participao da turma, e realizadas em outros espaos alternativos de aprendizagens, uma vez que os estudantes da educao de jovens e adultos aprendem em diferentes espaos de aprendizagem (trabalho, famlia, comunidade, igreja, terreiros, hospitais, associaes, etc.). Os Estudos Orientados sero destinados queles estudantes que, por

necessidades impostas pelas prprias condies imediatas de vida e de trabalho, precisaro alternar os estudos, utilizando parte da carga horria do curso em espaos alternativos de aprendizagens; A unidade escolar dever solicitar dos estudantes a comprovao da necessidade de Estudos Orientados, atravs de documento explicitando o motivo e o perodo do -1-

afastamento. Caso o/a estudante no tenha como comprovar por escrito, os membros da equipe gestora e docente, juntamente com o Colegiado Escolar, devero realizar visita famlia e/ou ao espao alternativo de aprendizagem e, confirmada a necessidade dos Estudos Orientados, devem elaborar uma declarao com a assinatura do representante da escola e do estudante ou dos pais, quando for menor de 18 anos. Uma cpia da declarao dever ser encaminhada para a equipe dos NUPAIP Regionais que acompanharo esse processo; A equipe docente dever planejar atividades para os Estudos Orientados articuladas com o currculo da EJA, relacionando os saberes que sero aprendidos pelo estudante no espao alternativo com as disciplinas das reas de conhecimentos, tendo em vista o desenvolvimento dos aspectos cognitivos e scioformativos; As atividades para os Estudos Orientados devero ser registradas em instrumentos especficos, contendo os registros das datas, dos temas, das disciplinas e do processo de desenvolvimento das atividades a serem realizadas. No final do processo, o instrumento dever ser registrado em ata e arquivado na pasta do estudante; O instrumento dever ser construdo pelo prprio estudante, que poder utilizar da criatividade para confeccion-lo. Ele poder utilizar um caderno comum, de preferncia de tamanho pequeno, para facilitar o uso em diferentes espaos ou usar da imaginao para constru-lo de forma bem original.

O instrumento dever priorizar atividades orientadas que oportunizem ao estudante o exerccio dirio do pensar, ler e escrever sobre a sua atuao e o processo de autoformao pessoal e profissional nos espaos de aprendizagens. Neste sentido, ser importante considerar:

1. A trajetria pessoal, profissional e estudantil. 2. A histria do espao alternativo e do espao escolar. 3. As aes desenvolvidas no espao alternativo. 4. Os desafios enfrentados no espao alternativo. 5. O uso dos conhecimentos estudados atravs das disciplinas para a resoluo de situao- problemas no espao alternativo. 6. As contribuies das aprendizagens do espao alternativo e do espao escolar no processo de auto-formao pessoal e profissional.

-2-

Os Estudos Orientados devero ser refletidos nas aulas pelos docentes, com a participao de todos os estudantes da classe e o resultado tambm dever ser socializado e considerado no percurso do acompanhamento da aprendizagem. Isso porque os estudantes jovens, adultos e idosos podem contribuir com os conhecimentos da experincia nos diversos espaos alternativos de aprendizagens.

Tempo Formativo

Os estudantes do Tempo Formativo I, II e III, que necessitarem dos Estudos Orientados, devero solicitar e realizar as atividades em espaos alternativos de aprendizagens, utilizando at cinquenta dias dos 200 dias letivos, o que corresponde a 200 horas aulas. Os estudantes que necessitarem de Estudos Orientados devero solicitar, por escrito, unidade escolar, num prazo de 15 dias. Nas situaes de extrema urgncia, o gestor da unidade escolar dever juntamente com os professores buscar formas para o atendimento. Os Estudos Orientados devero acontecer durante o ano letivo, em curtos perodos (no mnimo de 05 dias e mximo de 30 dias), o que significa que o estudante no poder fazer estudos orientados durante toda a unidade letiva. Para o registro das atividades orientadas, o estudante dever utilizar o instrumento didtico-pedaggico, denominado Memorial de Aprendizagens, que possibilitar a sistematizao e o acompanhamento do percurso das aprendizagens realizadas nos espaos alternativos. As atividades orientadas devem ser organizadas de forma a contemplar o estudo do eixo temtico, do tema gerador e das disciplinas das reas do conhecimento conforme calendrio das aulas. As atividades orientadas desenvolvidas durante os Estudos Orientados devero ser consideradas no processo de acompanhamento do percurso do estudante dentro da unidade letiva em curso. A frequncia do estudante corresponder s atividades orientadas realizadas, por dia, e dever ser registrada no Dirio de Classe, aps o trmino dos Estudos Orientados, e entrega do Memorial de Aprendizagens com as atividades concludas, avaliadas pelos professores e socializadas com a classe.

-3-

Tempo de Aprender

No Curso Tempo de Aprender I e II, todos os estudantes devero realizar os Estudos Orientados, uma vez que j est estabelecido na prpria dinmica curricular do curso. Esses estudos devero acontecer em outros espaos alternativos de aprendizagens, atravs de atividades complementares orientadas, utilizando 25 dias letivos dos 100 dias do semestre letivo. Para o registro das atividades complementares orientadas, o estudante dever utilizar o instrumento didtico-pedaggico, denominado Memorial de Aprendizagens, que possibilitar a sistematizao e a avaliao das aprendizagens realizadas nos espaos alternativos. As atividades complementares orientadas devem ser organizadas de forma a contemplar os saberes das experincias de vida dos estudantes, articulados com o estudo das disciplinas das reas de conhecimento, conforme calendrio das aulas. As atividades complementares orientadas desenvolvidas durante os Estudos Orientados devero ser consideradas no processo de avaliao da aprendizagem, dentro de cada unidade letiva em curso. A frequncia do estudante referente aos dias de realizao das atividades complementares orientadas, definidos pelo calendrio das aulas, dever ser registrada no Dirio de Classe, no final de cada 30 dias, aps entrega do Memorial de Aprendizagens, com as atividades complementares orientadas concludas, avaliadas pelo(s) professor(es) e socializadas com a classe.

-4-

You might also like