You are on page 1of 90

PUC/SP COGEAE

LILIAN GARCIA DE PAULA

A LENDA DE MULAN: A JORNADA DA MULHER E DO FEMININO

Trabalho de Monografia apresentado ao Cogeae PUCSP para obteno do ttulo de Especialista em Abordagem Junguiana: Leitura da Realidade e Metodologia de Trabalho.

ORIENTADORA: Profa. Helosa Dias da Silva Galan

So Paulo 2008 RESUMO

O objetivo dessa pesquisa foi verificar o processo de transformao da conscincia coletiva no sentido de um movimento de mudana para a incorporao do feminino em nossa sociedade e de novos potenciais na identidade da mulher. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa embasada nos pressupostos da psicologia analtica de Jung. O mtodo simblico arquetpico refere-se ao mtodo de investigao que considera tanto os contedos manifestos quanto os no manifestos vinculando a realidade concreta e a abstrata. A Partir dessa anlise pudemos perceber a relao entre a jornada do feminino e da mulher e os mitos e contos de fadas, apresentados em forma de filmes na atualidade. Foi utilizado como recurso metodolgico o filme Mulan da Disney que foi embasado em um conto chins do sculo V. Tambm foi realizada uma pesquisa bibliogrfica que abordava a questo do feminino e da mulher desde o incio dos tempos at a atualidade. A anlise simblica do filme Mulan nos mostrou o quanto os filmes abarcam, na atualidade, questes arquetpicas como antigamente era colocado sociedade atravs de contos de fadas e da mitologia. Mulan traz em sua histria o processo de desenvolvimento da sociedade perante a necessidade de reincorporao do feminino atravs da jornada da herona em que se consegue uma ampliao na conscincia individual e cultural. Assim, pudemos perceber que a reintegrao do feminino na sociedade e na psique de cada um essencial para que se consiga estabelecer uma relao de alteridade entre as pessoas, j que o contato com o feminino externo tambm permite o contato com o feminino interno, a anima.

Palavras-chave: conto, filme, smbolo, feminino, mulher, ampliao da conscincia.

NDICE

INTRODUO ..........................................................................................................01 CAPTULO I : HISTRICO DO FEMININO ..............................................................11 CAPTULO II: ABORDAGEM TERICA....................................................................20 2.1. Consciente e Ego................................................................................................20 2.2. Inconsciente Pessoal e Coletivo .........................................................................22 2.3. Arqutipo e Complexo ........................................................................................24 2.4. Arqutipo Feminino ............................................................................................27 2.5. Arqutipo do Heri...............................................................................................32 2.6. Anima e Animus..................................................................................................33 2.7. Persona e Sombra...............................................................................................35 2.8. Adolescncia.......................................................................................................38 2.9. Individuao........................................................................................................40 2.10. Totalidade e Self ...............................................................................................41 2.11. Smbolo e Abordagem Simblica......................................................................43 CAPTULO III: MTODO ..........................................................................................47 3.1. Resumo do Filme................................................................................................49 3.2. Procedimento para Coleta de Dados..................................................................52 CAPTULO IV: LEITURA SIMBLICA.......................................................................54 4.1. Descrio dos Personagens................................................................................54 4.2. 1. Fase Vida de Mulan na aldeia at sua ida guerra como Ping..................56 4.3. 2. Fase Jornada de Mulan..............................................................................64 4.4. 3. Fase Retorno de Mulan sua casa............................................................75 CONSIDERAES FINAIS.......................................................................................79

BIBLIOGRAFIA...........................................................................................................84

INTRODUO

A psicologia se interessa por tudo que diz respeito ao ser humano. uma cincia que visa conhecer profundamente o que significa existir, se relacionar, se desenvolver. As dores, as alegrias, os amores, as confuses inerentes do existir so comuns a todos. Desde os primrdios a humanidade busca maneiras de explicar o que acontece interna e externamente. As narrativas, os mitos, os contos de fadas e, mais atualmente, os desenhos animados e os filmes, que de maneira simblica expressam a condio humana, vm responder a essa necessidade. Essas histrias expressam maneiras de lidar com as vicissitudes da vida comuns a todas as pessoas, mostram sadas aos problemas e a maneira caracterstica de uma dada cultura lidar com questes existentes desde o incio dos tempos. Segundo Von Franz (1985) a origem dos contos de fadas bastante contraditria. Alguns acreditam que so remanescentes de mitos, religies e literatura. Tambm se acredita que podem ser sonhos contados posteriormente como histrias, porm o que realmente permanece em seu cerne e passado de gerao em gerao so questes arquetpicas, ou seja, os contedos produzidos pelo inconsciente coletivo. Para a teoria junguiana, na qual se embasa esse trabalho, esses padres tpicos da humanidade so chamados arqutipos. Esse conceito e outros referentes teoria junguiana sero explicitados no captulo II Abordagem Terica. Assim os contos e os mitos so sempre atuais e tocam a todos no seu ntimo, como se eles falassem a cada um e, ao mesmo tempo, a todo mundo sem perder a capacidade de acolher a necessidade de cada pessoa e abarcando toda humanidade.

Pode-se considerar os mitos como sonhos coletivos e recorrentes da humanidade. nossa considerao racional, so to irreais quanto os sonhos e, no obstante, de uma eficcia espantosa quando cuidadosamente considerados como indicadores e orientadores do

desenvolvimento psquico (Whitmont, 1991, p. 47).

Oberg, na apresentao do livro de Grimm (2000), relata que os contos, diferente dos mitos, apresentam histrias mais facilmente identificveis com nossa realidade j que suas aventuras so vividas por seres humanos, com caractersticas humanas diferente dos mitos cujos heris possuem caractersticas divinas. Eles abordam questes do ser, do existir humano em toda sua magnitude: a vida e a morte, o envelhecer, os medos, as conquistas, as derrotas e as vitrias oferecendo solues e desfechos possveis para seus leitores.

Crescer viver seu destino, nos dizem os contos, passar por momentos de conflitos externos e internos, perdas e confrontos difceis; mas no fim acabase encontrando o tesouro que enriquece o resto da vida (Bonaventure, 1992, p. 123).

Hoje em dia os contos de fadas e os mitos so vistos pela sociedade como algo desvalorizado, infantil, feito para crianas. Em parte, no deixa de ser verdade j que apresenta s crianas a vida humana, mas no somente as crianas so beneficiadas pelas histrias mticas. Na realidade, como aponta Von Franz (1995) os contos de fadas se destinavam, em sua origem, populao adulta. As viglias e reunies tpicas de moradores de uma determinada regio eram animadas por contadores de histrias. Bonaventure (1992) aponta que os contos como qualquer obra de arte trazem variaes sobre um tema bsico: o sentido da vida algo propriamente pertencente ao campo do feminino.

As sociedades ocidentais, com o advento do patriarcado, herana das culturas grega e hebraica - essencialmente patriarcais apesar de seus cultos s deusas durante suas festividades - passaram a desvalorizar tudo que era tipicamente feminino dando pouca ateno subjetividade. A irracionalidade dos mitos e contos que expressam sentimentos, aflies, problemticas existenciais passaram a ser vistos, como tudo que a racionalidade no consegue apreender em si, como histrias absurdas, irreais. Hoje, mito sinnimo, em nossa linguagem, de mentira. O homem moderno, unilateralizado em seu plo racional, perdeu o contato com sua origem mtica e abandonou tudo que considerou irracional. O feminino e tudo que ele representa foi relegado em nossa cultura escurido. A nossa conscincia feminina foi relegada sombra. Isso significa que o reino dos sentimentos, da intuio, da inspirao, da criatividade, da sexualidade, a necessidade de afeto e apoio e tambm a agresso e a raiva so contedos banidos de nossa personalidade consciente. Negamos a essa parte de nosso ser dignidade em sua existncia e como todo aspecto no aceito, ele cobra ateno. Os contos relacionados ao feminino trazem as problemticas existentes pela falta de contato com esse aspecto. Problemas que afligem toda a sociedade, tanto mulheres quanto homens. Nos homens o contato com sua alma, com seus sentimentos negado em sua conscincia o que causa um grande empobrecimento em suas vidas, e nas mulheres, cuja essncia foi suprimida, essa perda muito significativa; perder o ser em si. Nos contos a feiticeira e a bruxa traduzem, segundo Von Franz (1995), o lado negativo do feminino banido da conscincia, representam o medo da vida e de seus mistrios, o medo do inconsciente, de entrar em contato consigo mesmo e descobrir o que se de verdade, o que transmite o sentido de vida de cada um. Segundo ela, o objetivo dos contos a individuao, a realizao da totalidade psquica, a descoberta da verdade interna e nica que se define na unio do princpio masculino e feminino que nos contos se d com a unio de rei e rainha, prncipe e princesa.

As mulheres passaram por diversas fases sociais: houve, no incio dos tempos, uma grande valorizao do feminino e a venerao da Grande Deusa. Com o patriarcado, a mulher foi relegada a segundo plano, seu desenvolvimento ficou bloqueado. Sua funo passou a ser a procriao para manuteno da espcie. Porm, as energias relativas vida no vivida das mulheres foram criando forma e explodiram no feminismo que se revelou como uma tentativa de reintegrao do feminino na sociedade, porm, no foi muito satisfatrio j que tinha o objetivo de igualar a mulher ao homem, portanto, no respeitando, ainda, os valores femininos. Hoje, as mulheres esto procurando uma forma de serem mulheres, de respeitarem sua essncia e de se valorizarem perante a sociedade sem que o social suprima o individual. No captulo I esse desenvolvimento social e psicolgico das mulheres ser abordado de forma mais completa. Hoje, percebemos a necessidade de restituir o aspecto feminino na sociedade e em nossa vida. Em nossa comunidade vemos ocorrerem atos de crueldade e destruio irracional, como as chacinas, os espancamentos por gangues e tantas mortes banalizadas que nos assustam por seu despropsito aparente. So dinamismos que pertencentes ao aspecto feminino no aceito atuam e invadem nossas vidas conscientes ameaando nossa existncia. Quando aceitos podem trazer grande enriquecimento s nossas vidas, porm, quando reprimidos, nos ameaam. Cada pessoa, em especial, as mulheres, sente que a maneira de ser e se relacionar no satisfaz s suas necessidades. Em minha experincia clnica, percebo essa necessidade claramente onde queixas relativas falta de sentido na vida, um sentimento de no saber quem realmente , o que busca e o que quer so muito comuns. Assim, hoje, imperioso que tomemos a responsabilidade de olhar para esta questo.

A agresso indispensvel ao adequado funcionamento do ego e capacidade de amar e estabelecer relaes. ries, o deus da guerra e dos confrontos, e Eros, o deus do amor e do desejo, so psicologicamente irmos gmeos. (Whitmont, 1991, p. 35).

Essa necessidade de restituir o feminino em nossas vidas vem abrindo espao nos estudos cientficos. Existem estudos sobre a restituio do feminino como os livros de Neumann (2000) O medo do feminino - e de Sylvia Perera (1998) Caminhos para a iniciao feminina- alm da redescoberta que os contos vem sofrendo na atualidade. O conto surge como uma expresso desse aspecto feminino pela sua irracionalidade. Coelho (1987) relata que a volta da importncia dada a eles pela cincia que hoje se ocupa novamente de seus estudos, se d por necessidade humana, o conto seria: caminho aberto para o conhecimento das vivncias humanas mais profundas, que o racional no consegue apreender e expressar (p.82). Na minha atuao clnica pude perceber o interesse de adolescentes e adultos por temas mticos que representavam de forma muito clara o momento de vida em que estavam. A surpresa e, ao mesmo tempo, o alvio por sentirem-se inseridos em um contexto maior, mais amplo e perceberem que seus problemas e alegrias so experincias humanas e no algo vivido somente por eles. Muitos relatam a sensao de pertencimento a algo maior e um acolhimento de suas angstias alm de poderem aprender maneiras de lidar com esses sentimentos. Jung [1935] (1991) relatou essa sensao de pertencimento a uma condio coletiva como a possibilidade do neurtico sentir-se acolhido, entender que o conflito que vive no um fracasso pessoal, mas um sofrimento comum a todos que caracteriza uma poca. Essa generalizao o retira do isolamento e o liga humanidade.

No Oriente, grande parte da terapia prtica se constri sobre o princpio de elevar o caso pessoal a uma situao geral vlida. A medicina grega tambm trabalhava com o mesmo mtodo. evidente que a imagem coletiva ou sua aplicao deve estar de acordo com a condio particular do paciente. (...) se o doente percebe que o problema no apenas seu, mas sim um mal geral, at mesmo o sofrimento de um Deus, a ento reencontrar seu lugar entre os homens e a companhia dos deuses, e s de saber isso, o alvio j surge. (Jung, [1935] (1991), p. 96).

Desde sempre o encanto das pessoas de diversas idades pelos contos de fadas, mitos, desenhos animados, filmes e outras formas de expresso coletiva me intrigou. Porque uma histria marca de forma to profunda as pessoas que dura milnios? Arrasta multides ao cinema? Como consegue cativar tantas pessoas diferentes com histria de vida diferentes, idades diversas, nveis de instruo os mais diversos de forma to comum e marcante a todas? Segundo Galan (2003) os mitos e os contos de fadas tem sido desde sempre os veculos que expressam os smbolos do inconsciente coletivo encarregados de sustentar o processo de desenvolvimento do consciente coletivo. Atualmente os desenhos animados so veculos atravs dos quais esses smbolos abrangem a conscincia sendo percebidos e integrados. Ao entrar na faculdade, logo no primeiro semestre, tive aulas sobre mitologia grega e isso me fascinou. Achei incrvel todas aquelas histrias to antigas e, ao mesmo tempo, to atuais. Desde ento passei a perceber que diversas histrias narradas em filmes, desenhos, literatura atualizavam os mesmos contedos presentes na mitologia grega. No final da faculdade, ao entrar em contato com a teoria junguiana pude estudar a mitologia como uma forma de expresso do inconsciente coletivo.

como se precisssemos desistir de pensar, entender, interpretar as imagens do conto, da poesia, dos sonhos, e simplesmente nos deixar levar pelo fogo de nossas exaltaes, raivas, cimes, paixes, ou pelo frio dos nossos medos provocados pelas imagens, para nos defrontarmos com realidades escondidas dentro de ns mesmos (Bonaventure, 1992, p. 45).

Ao mesmo tempo, comecei a perceber que me interessavam, de forma particular, as obras mitolgicas que se referem trajetria do feminino, da mulher,

10

de seu processo interno to peculiar e sensvel. Passei a ler sobre as Deusas gregas e a perceber a presena de cada uma delas em minha vida: Atenas, Afrodite, Persfone, Demter, rtemis, Hera... Passei a perceber sutilmente a relao presente em cada vida que se apresentava a mim na minha experincia clnica e os mitos estudados. Do mesmo modo que com filmes, desenhos, livros lidos. Em muitos, podia perceber a presena sutil de alguma paciente, de mulheres de presena mais marcante em minha vida e de mim mesma em cada histria. Assim, quando precisei decidir o tema dessa monografia confesso que pensei muito em diversos temas, mas a definio se deu por conta prpria. Sabia que meu trabalho se embasaria em algum conto, que, de alguma forma, responderia a esse meu anseio de sempre. Ao pesquisar os trabalhos j realizados sobre contos de fadas fui me apropriando de temas j trabalhados e percebendo que existem diversos trabalhos que relacionam o uso dos contos no processo de aprendizagem das crianas. Encontrei alguns trabalhos de monografia para obteno de ttulo de ps graduao em psicopedagogia pela PUC SP que abordam a utilizao dos contos no processo de educao. Cembrone (2003) em sua monografia Os contos de fadas e a psicopedagogia : um caminho para aprendizagem significativa relata a experincia de um grupo de professores que utilizam contos como estratgia para uma aprendizagem mais prazerosa e eficaz, percebendo que constituem uma matria de grande valia nesse processo. Barros (2004) em seu trabalho A importncia dos contos de fadas no ensino fundamental ressalta que a utilizao de contos de fadas nas escolas garante o desenvolvimento mais satisfatrio da criatividade nos alunos. Ampliando essa idia, Magnanelli (2003) escreve Era uma vez... Os contos de fadas como mediadores no trabalho psicopedaggico para uma possvel resoluo diante dos conflitos internos infantis onde, atravs da unio da psicopegadogia e da psicanlise, percebe que a

11

utilizao dos contos como ponte de resoluo dos conflitos infantis resulta em uma melhor aprendizagem. Na abordagem psicanaltica encontrei o Trabalho de Concluso de Curso em psicologia pela PUC SP de Generali (2006) intitulado Contos de fadas: uma possibilidade de instrumentos psicopedaggicos para alfabetizao que relaciona ainda os contos ao processo de educao infantil relatando que, na alfabetizao de crianas com dificuldade escolar, os contos auxiliam o processo por propiciar a desinibio de sua criatividade. Ainda outros trabalhos na mesma linha podem ser encontrados, porm como no se relacionam diretamente com o tema desse trabalho, irei citar os trabalhos que mais particularmente me interessam. Saindo da face escolar e partindo para a construo da subjetividade, porm ainda na abordagem psicanaltica surge Kaufman (2005) que, em seu TCC pela PUC SP Jogue-me suas tranas: a criana diante do conto Rapunzel, estuda a importncia do contato das crianas com os contos de fadas no seu processo de desenvolvimento por propiciarem melhor compreenso do processo natural da vida, seus obstculos, caminhos, desenvolvimento de forma que podem auxiliar na compreenso de seus processos internos e enriquecer sua vida simblica. No final de seu trabalho, a autora conclui que para todos os indivduos, independente da idade, os contos proporcionam os mesmos benefcios j que personificam vivncias humanas ao mesmo tempo, singulares e universais. Na abordagem junguiana, encontrei trabalhos que relacionam os contos a esfera do mundo adolescente e adulto como as monografias de Especializao pela PUC SP realizada por Nascimento (2005) Chihiro: uma jornada arquetpica e por Barboza (2002) Contos de fadas: re-significando a vida e ultrapassando etapas . Nascimento busca entender se h temas mitolgicos em desenhos animados, mais especificamente, nos animes, e se estes podem ser um material til para profissionais da educao e psicologia na relao com crianas e adolescentes, percebendo que todos os mitos, independente da forma como so veiculados, falam ao inconsciente e respondem nossa necessidade interna referente ao processo evolutivo. J Barboza observa que na psicoterapia de adolescentes o uso dos contos de fadas so instrumentos facilitadores no processo teraputico atuando

12

como smbolos que possibilitam transformaes internas que se refletem no dia-adia. Ela sugere, nesse trabalho, que os contos sejam utilizados em psicoterapia de jovens como forma de ritual de passagem para a vida adulta. Com relao ao aspecto do feminino, surgem Destro (1997) que, em seu TCC na abordagem junguiana pela PUC SP Espelho, espelho meu: o feminino no conto Branca de Neve estuda o feminino atravs do conto da Branca de Neve com o intuito de perceber a projeo de contedos inconscientes de jovens mulheres nos diversos personagens presentes no conto e a Monografia de final de Especializao Junguiana pela PUC SP O aspecto simblico do tecer: uma analogia entre o tecer e o processo de individuao a partir do conto A moa tecel de Ribeiro (2007) que faz relao do processo de individuao das mulheres com a arte de tecer utilizando para isso a anlise de um conto que fala sobre essa arte. Tambm importante citar o trabalho realizado por Zanzini (2001), tambm na linha junguiana, que realizou seu TCC pela PUC SP Era uma vez um conto... : sobre os contos de fadas e o inconsciente coletivo onde aponta a adaptao dos contos cultura readequando aos valores de cada uma. Ela relata que a transformao dos contos tende a refletir o dilogo entre inconsciente e consciente tanto pessoal quanto coletivo. importante, tambm, citar o livro de Sylvia B. Perera chamado Caminho para a iniciao feminina (1985), muito interessante, que aborda a questo do feminino excludo de nossa sociedade atravs da anlise do mito sumrio de InanaIshtar conhecido como A descida de Inana onde relaciona a histria com o processo de iniciao das mulheres sua prpria feminilidade apresentando um modelo de sade e cura para nossa sociedade to segmentada. Pensando nessas questes vrias perguntas surgem para reflexo: O aspecto feminino em nossa cultura est mais aceito hoje em dia? Mais acolhido em suas diferentes maneiras de se apresentar? As mulheres tendem a um respeito maior de sua feminilidade? Ser que h a busca nas mulheres por realizao de suas reais capacidades e respeito aos seus valores? Os contos de fadas apontam na atualidade, atravs dos desenhos animados, filmes, novelas, a forma de ser mulher?

13

E, principalmente, ser que os contos atuais refletem a questo da necessidade da incorporao de novos valores conscincia? A partir desse questionamento escolhi como meu objetivo nesse trabalho pesquisar o processo de transformao da conscincia coletiva no sentido de um movimento de mudana para a incorporao do feminino em nossa sociedade e de novos potenciais na identidade da mulher. Pretendo, com essa pesquisa, poder contribuir com um maior conhecimento do estudo simblico dos contos em sua relao com o feminino na atualidade, com base na teoria de Jung, j que o retorno do feminino conscincia coletiva um tema to relevante na nossa cultura, trazendo assim, no s enriquecimento cientfico, mas tambm til a toda sociedade, em especial, s mulheres. Esse trabalho se apresenta dividido em quatro captulos: no primeiro captulo foi apresentado o histrico do feminino, no segundo esto apresentados os conceitos tericos da abordagem junguiana necessrios a esse trabalho. No terceiro captulo se apresenta o mtodo de trabalho e no quarto a leitura simblica do recurso utilizado. Aps esses captulos foram feitas as consideraes finais sobre o tema.

14

CAPTULO I - HISTRICO DO FEMININO

Esse captulo visa apresentar o desenvolvimento psquico do feminino e da mulher durante a evoluo dos tempos. Tambm ir apontar mudanas de comportamento das pessoas, em especial, das mulheres, j que estas transformaes so o reflexo das mudanas ocorridas psiquicamente. importante ressaltar que o feminino deve ser entendido como um potencial psquico presente tanto nas mulheres quanto nos homens, bem como, o masculino um potencial presente nos dois sexos. Jung denominou o feminino no homem de Anima e o masculino na mulher, Animus. So potenciais arquetpicos que interferem profundamente na vida dos homens e das mulheres de maneiras diversas. Eles so potenciais responsveis pela constituio da verdadeira natureza ntima de cada indivduo. No homem a perda de contato com seu aspecto feminino traz um empobrecimento de caractersticas no mbito emocional, tanto na relao consigo mesmo quanto com as outras pessoas. Para a mulher, traz a perda de sua prpria identidade, de seu ser mais profundo. Irei me aprofundar melhor nesse tema no captulo II 2.6. Vivemos em uma sociedade patriarcal onde os aspectos da subjetividade humana ligados ao feminino, o contato da mulher consigo mesma e do homem com seu potencial para relao profunda e verdadeira, a intuio, a criatividade e a agressividade no so aceitos e so relegados ao inconsciente. Porm, desde quando isso ocorre? Whitmont (1991) relata que a transio psquica para uma sociedade patriarcal se deu em fases e a primeira delas ele chamou de fase mgica que corresponde ao perodo matriarcal. uma fase que, aparentemente, est muito longe de todos ns nos dias de hoje, j que, nessa poca, a racionalizao, como

15

conhecida por ns, no ocupava um lugar de destaque na psique das pessoas, bem como a diviso, a categorizao, os esquemas, as explicaes dos fenmenos; mas uma fase que, com certeza, ainda influencia nossos sentimentos e aes. As coisas existiam por si e aos indivduos s restava adaptao ao destino e aos fenmenos da natureza. Podemos perceber, ento, que, para entender o processo de desenvolvimento da conscincia do feminino na espcie humana precisamos voltar a milnios atrs. No perodo paleoltico, os chamados homindeos, antecessores do homo sapiens, j possuam um sistema de diviso de tarefas entre homens e mulheres necessria para a sobrevivncia da comunidade. Essa diviso se deu de forma natural, j que a gestao e a maternidade, em si, conduziram a mulher aos cuidados fsicos, ao preparo, ao acalanto sendo suas funes relacionadas ao cuidado dos filhos e agricultura. (Galan, 2002). Aos homens cabia, desde os primrdios da raa humana, as atividades relacionadas fora fsica como a caa e a proteo do cl. Essa diviso propiciou um maior desenvolvimento de certos potenciais arquetpicos na mulher como a emoo, a receptividade, a afetividade e nos homens a orientao espacial e a sistematizao. Nessa poca, o fato de existir diviso de atividades entre os sexos no significava poder de um sobre o outro e sim de complementaridade e respeito mtuo j que ambos os sexos percebiam que, para continuarem existindo, era necessrio, na mesma proporo, tanto o trabalho feminino quanto o masculino. Do perodo mesoltico ao neoltico o feminino ganha grande destaque e prestgio na sociedade. Tornam-se engrandecidos os cultos Grande Deusa e a mulher ganha o centro das sociedades neolticas. Os homens percebem que criar animais garante uma maior possibilidade de sobrevivncia do que caar, j que no mais dependeriam de encontrar um animal para a alimentao e sim de cri-los para esse fim. A transio de caadores para criadores causa uma queda de status masculino, pois uma atividade muito menos arriscada, mas, de qualquer forma, necessria. Apesar disso, segundo Badinter (1986), no existe supremacia de um sexo sobre o outro, o trabalho e a diviso de poder se do na busca de

16

complementaridade e cooperao e no de excluso de um sobre o outro. Mesmo sendo um perodo de muito destaque feminino, havia equilbrio entre os sexos. No fim do perodo neoltico e incio da idade dos metais ocorre um considervel aumento populacional e da surge a necessidade de se dividir propriedades de criao de animais e agricultura para cada povoado. Inicia-se a idia de casal j que as pessoas percebem que para nascer uma criana necessria a unio de um homem e de uma mulher o que antes era simplesmente tido como algo dado de fora, ocorrido quela comunidade como um fenmeno natural. No mbito celeste, a Grande deusa passa a dividir o poder divino com um Deus. (Seabra e Muskat, 1987). essa fase que Whitmont (1991) denomina Mitolgica ou Imaginria que serve de ponte do nvel mgico ao mental. Nessa fase inicia-se o processo de dividir, categorizar: o individual e os opostos se constituem. A realidade que antes era vista como nica se fragmenta. As pessoas passam a existir enquanto seres e no mais como grupo, comunidade. Com a represso, que j se inicia, de aspectos femininos como a afetividade ou agressividade, a intuio, a emoo e a receptividade se faz necessrio instituir ritos como uma forma de conter a agresso. Surgem, ento, nessa poca, as guerras de territrio. So uma forma aceitvel e ritualstica de expresso da agressividade que agora tem um fim glorioso a ser alcanado: a conquista de territrio e a proteo da comunidade. Apesar de existirem, em toda a histria, casos de mulheres guerreiras, esta atividade sempre foi vista como tipicamente masculina. Esse momento foi importante para os homens recuperarem o prestgio perdido pela queda da caa e incio do perodo de criao de animais. (Seabra e Muskat, 1987). J na idade dos metais, com as guerras ganhando cada vez maior destaque e proeminncia social, surge o culto ao heri e a fora fsica passa a ser louvada por todos. Nasce a o poder masculino. nessa poca que Inicia-se a fase Mental ou Patriarcal que corresponde a fase mais conhecida por todos ns e onde se institui a lei. onde, segundo Whitmont (1991) ocorrem as divises, tudo minuciosamente estudado, observado, vem a tentativa de controle da natureza tanto interna quanto

17

externa. A mulher passa a ser vista como um ser que recebe passivamente os fortes genes masculinos. Na mitologia, os mitos de criao do mundo demonstram a superioridade masculina: Ado criado por Deus sem a ajuda de nenhuma mulher e de um pedao seu que Eva formada. At mesmo a capacidade de gerar vida retirada da mulher e entregue ao homem, ele quem cria. Na mitologia grega, Atenas nasce da cabea de Zeus sem nem saber se possui me. Na filosofia surgem idias defendidas por grandes pensadores da poca que proclamam a superioridade masculina. Aristteles um dos principais tericos que vo nessa linha. Ele nasceu em 384 A.C. e suas idias giravam em torno de que o homem o detentor da vida j que dele a semente que a origina e a mulher somente uma incubadora dessa vida. Para ele, o nascimento de uma mulher o mesmo que uma falha no processo de constituio do beb que no teve fora para se tornar um homem. Com a chegada da Idade Mdia a mulher cada vez mais excluda de si mesma. Ocorre uma proclamao geral para que a mulher seja percebida como um ser que precisa ser dominado para que somente os aspectos aceitveis ao ego patriarcal se apresentem, ou seja, a mulher se resume a ser me, submissa e cuidadora, valorizada exclusivamente por sua necessidade na manuteno da espcie, por sua capacidade reprodutiva. Na religio, como no cristianismo e no judasmo, os dogmas vieram legitimar a inferioridade feminina. Passa a ser discutido, segundo Johnson (1991) se as mulheres possuem alma. Santo Agostinho institui que necessrio coibir o poder das mulheres na sociedade, j que elas podem definir a continuao ou no da espcie. Essa supremacia masculina se estendeu por sculos e percebemos, assim, sua influncia em todas as reas da sociedade. Mesmo Jung dedicou pouca ateno ao feminino. Em seus trabalhos referia-se ao aspecto feminino a partir da relao direta e oposta ao masculino. Diante desse quadro to lastimvel a todos, em que o potencial feminino, to importante quanto qualquer outro na humanidade, estava totalmente suprimido, a

18

mulher inicia a busca por seu espao. No final do sculo XVIII se torna imperativo o ideal de liberdade, igualdade e fraternidade que , claramente, incompatvel com a supremacia de um sexo sobre o outro. Segundo Farias (2003), as mulheres comearam a utilizar o saber para se igualar aos homens como uma tentativa de se adaptar ao modelo dominante e se inserir na sociedade atravs do poder, da competio, do sucesso, mas isso no satisfez as mulheres. Elas continuaram sentindo-se incompletas, buscando ser o que no eram, negando sua verdadeira essncia feminina. No incio do sculo XIX, as mulheres ganham o status de cuidadora do lar e da famlia, um status at ento inexistente que as manteve, de forma mais satisfeita, na mesma posio de sempre: me e esposa, porm as necessidades da sociedade empurraram as mulheres s suas conquistas. A valorizao do papel materno logo foi suprimido pela necessidade de mo-de-obra da Revoluo Industrial e, nessa poca, as profisses se abriram s mulheres. Ela precisava e foi incorporada ao mercado de trabalho, porm com posio e salrio inferior aos homens, apesar de realizarem o mesmo trabalho, seno mais penoso. No final do sculo, em 1866 foi decretado o direito ao voto feminino no estado de Wyoming e em 1885 surgiram grandes colgios universitrios femininos. Uma vez capaz de se tornar independente economicamente, o reprimido reaparece. Socialmente, a possibilidade de contracepo libera as mulheres para conquistas no campo da sexualidade no mais atrelado gestao. As mulheres iniciam a busca pelo prazer e por sua totalidade psquica. Aps a 2 Guerra Mundial a mulher, teoricamente, tem os mesmos direitos que os homens, mas, na prtica, seu lugar continua parte na sociedade. Surge o movimento feminista, na dcada de 60, que foi muito importante para diversas conquistas das mulheres, apesar de que, nesse movimento a busca se dava no sentido de igualdade dos sexos, ou seja, ainda no havia o respeito necessrio pelo feminino e sim a tentativa de insero, de qualquer maneira, na sociedade vigente. como se, aps tanto tempo de dominao do patriarcal, mesmo as mulheres tivessem se afastado de seu prprio ser no sabendo como serem aceitas pelo que so, no sabendo nem mesmo quem so e assim, procurando uma

19

aceitao social atravs do modelo masculino. Qual mesmo o modelo feminino? Como ser mulher? Quais so as reais necessidades da mulher? Nem mesmo elas sabiam. As mulheres queimavam soutiens em praa pblica como um smbolo de igualdade, mas tambm de falta de respeito feminilidade, de desvalorizao das funes maternas e domsticas e da supervalorizao da realizao intelectual e econmica.

Para se manter vigoroso, o sistema patriarcal produziu uma nova lgica da relao dos sexos, sem medida comum com a precedente. No que alguma vez ele tenha negado explicitamente a complementaridade do homem e da mulher, mas levou to longe a afirmao da alteridade que, com isso, quase anulou as condies de possibilidade do dualismo (Badinter, 1986, p. 131).

Apesar de trazer claramente um grande prejuzo s pessoas, psquica e socialmente, a valorizao do masculino em detrimento do feminino foi um processo necessrio para as conquistas da humanidade, j que possibilitou um maior controle da natureza e tantas conquistas cientficas. uma contradio necessria: ao mesmo tempo em que a sociedade ganha muito na cincia, na tecnologia, ela reprime a expresso da emoo, dos sentimentos, do cuidado, do contato ntimo entre as pessoas. Vemos hoje seres humanos buscando na medicina o prolongamento da vida, tcnicas que garantem a reposio celular em avanadas pesquisas e, ao mesmo tempo, pessoas morrendo em chacinas e brigas de gangues. J mais para o final do sculo XX, segundo Muraro, no prefcio do livro de Seabra e Muskat (1987), h um movimento da mulher na tentativa de realizao de suas reais potencialidades e necessidades inaugurando algo que se assemelha a uma nova era. H uma busca pelo autoconhecimento, reflexo, uma nova identidade que abarque seus potenciais, at ento, adormecidos. A mulher passa a procurar sua fala prpria para incorporar ao territrio, at ento, masculino, da razo e da linguagem, a emoo e o desejo. Porm, ainda hoje, isso uma busca das

20

mulheres. Ao mesmo tempo em que a sociedade espera que as mulheres sejam boas mes e esposas, este um papel desvalorizado. No jornal Folha de So Paulo do dia 21 de outubro de 2007, foi publicado uma entrevista de Uir Machado com a escritora norte-americana, Camille Paglia, que afirma, ainda hoje, estar o feminismo defasado no que tange ao respeito s reais necessidades da mulher: O movimento feminista tende a denegrir ou marginalizar a mulher que quer ficar em casa, amar seu marido e ter filhos, que valoriza dar luz e criar um filho como misso central da vida. Est mais do que na hora do feminismo conseguir lidar com a centralidade da maternidade. (p. A26). A autora ressalta que somente as mulheres que trazem a necessidade de trabalhar como centro de suas vidas seriam ento valorizadas. Ainda na Folha de So Paulo, no dia 7 de outubro, foi publicada uma revista com nome de Famlia Brasileira que trazia uma pesquisa nacional realizada pelo Datafolha em 211 municpios e 2093 entrevistados cujo resultado comprova a afirmao de Paglia: 33% das pessoas pesquisadas acreditam que a mulher deve abrir mo do trabalho pelo cuidado aos filhos. O mais revelador que 30% dessa porcentagem formada pelas prprias mulheres o que mostra que essa uma necessidade da mulher tanto de tempos atrs quanto de hoje que no pode ser suprimida, j que faz parte de sua essncia, porm, no a nica.

Outrora, o interesse da mulher estava centrado em seus filhos; hoje, est centrado nela mesma: em sua vida afetiva e profissional. Ela no constri mais sua existncia em funo de sua progenitura, mas fora esta ltima a se adaptar ao seu projeto de vida pessoal (Badinter, 1986, p. 206).

Assim, hoje, podemos perceber que estamos em uma readaptao psquica que se reflete no comportamento das pessoas. As mulheres esto buscando uma nova forma de sentirem-se inteiras, completas. H um movimento, por um lado, que nos lembram retorno a velhos modos de vida, e de outro, novas conquistas, ainda pouco comuns nos dias de hoje. Na mesma revista da Folha de So Paulo uma

21

outra parte da reportagem traz que est havendo um crescimento no nmero de casais que decidem no ter filhos do ano de 1998 para c. Em 98 o nmero de casais sem filhos era de 10%, hoje esse nmero j chega a 14%, mas que a cobrana no Brasil a esses casais ainda alta: so vistos como egostas e fracassados em especial com relao as mulheres j que no conseguiram constituir uma famlia. Badinter (1986) cita que pouco a pouco a maternidade e a paternidade vem se fundindo. Os homens esto aprendendo o que significa ser pai, existem mudanas no campo do direito onde se institui a guarda compartilhada; cada vez maior o nmero de pais solteiros que adotam crianas; hoje se fala de homens grvidos que vivem intensamente a gravidez, o parto e os primeiros cuidados com os filhos e com essas novas atitudes de paternidade o homem se depara com uma feminilidade que ignorava existir em si. Podemos perceber, ento, que tem ocorrido uma reao aos padres patriarcais, mas que ainda so muito marcantes em nossa sociedade. A necessidade da mulher de hoje encontrar sua essncia est demandando uma busca por parte de cada um e de todos ao reencontro da verdadeira essncia do feminino. Esse reencontro no significa ter filhos ou no t-los, ter uma profisso ou no, casar, morar junto ou em casas separadas, mas sim, uma necessidade de retorno aos valores do feminino para estabelecimento de uma nova cultura que abarque o sentimento, a intuio, a agresso, a espiritualidade como aspectos naturais dos seres humanos buscando no mais um ou outro modo de ser, mas o equilbrio entre os aspectos masculino e feminino na sociedade. Cabe a mulher, hoje, rever-se.

Quando perdemos contato com a psique instintiva, vivemos num estado de destruio parcial, e as imagens e poderes que so naturais mulher no tem condies de pleno desenvolvimento. Quando so cortados os vnculos de uma mulher com sua fonte de origem, ela fica esterilizada, e seus instintos e ciclos naturais so perdidos, em virtude de uma subordinao cultura, ao intelecto ou ao ego dela prpria ou de outros. (Ests, 1994, p. 23).

22

O caminho para a recuperao da sade coletiva a reapropriao do feminino em nossa sociedade abarcando as experincias tanto vistas como positivas quanto negativas, reaproximando e experimentando tambm nossas fraquezas, nsias e vergonhas que nos causam culpa: a meta do novo ego ser viver plena e conscientemente as experincia de medo, destrutividade e destruio, tanto quanto as experincia de amor, alegria, prazer e sucesso (Whitmont, 1991, p. 207). ter a coragem de mergulhar na subjetividade, de perder-se para encontrarse mais forte aps esse perodo, de expressar a criatividade, a transformao, a maternidade, o incio a despeito do medo do ego patriarcal. a busca pela alteridade, pela relao verdadeira e completa entre homens e mulheres inteiros em todos os sentidos, com respeito e acalanto s diferenas. O novo homem pergunta e arrisca permanecendo aberto. Ele aceita o fluir, abandonando a esperana de ter a razo e ser invulnervel, de controlar as circunstncias e as pessoas. Ele passa a perceber que as dificuldades, dores e transtornos fazem parte e no podem ser evitados. mulher cabe descobrir e expressar sua capacidade ativa, iniciadora e transformadora, aceitando a diferena da natureza delas com relao aos homens. aceitar e valorizar a interiorizao, estar aberta a dores, feridas, feira, assim como, alegria e beleza. Esta mulher permite-se arriscar envolver-se ao invs de evitar.

J que so dois, dois devem ficar, com suas diferenas e seus laos de dependncia recproca, nicos a assegurar a reproduo da espcie, a ordem social e a felicidade. (Badinter, 1986, p. 237).

tentar trazer conscincia o que nos diz na lenda do Rei Arthur a velha bruxa a quem foi consultar a respeito do real desejo da mulher: Sabe o que

23

realmente quer a mulher? Ela quer ser senhora de sua prpria vida! E assim o Rei Arthur se salvou.

CAPTULO II ABORDAGEM TERICA

Para a teoria junguiana a psique composta por consciente e inconsciente. Ser apresentado, neste captulo, os principais conceitos da teoria que fundamentam esse trabalho.

2.1. Consciente e Ego

O termo conscincia vem do latim e significa conhecer algo desconhecido. onde se d toda e qualquer experincia da pessoa consigo mesma, seus sentimentos, sensaes, emoes e reflexes. Ela como um quarto que cerca, segundo Stein (2004), o contedo que temporariamente o ocupa. Conscincia a superfcie de uma vasta rea desconhecida, o inconsciente, e nela est tudo que conhecemos e entendemos sobre os eventos ocorridos. De incio a conscincia est imersa na totalidade psquica. Com o desenvolvimento ela vai emergindo do inconsciente e surge seu centro: o ego. Ego tambm um termo de origem latina e significa eu. Para Jung:
(O ego) um dado complexo formado primeiramente por uma percepo geral de nosso corpo e existncia e, a seguir, pelos registros de nossa memria.(...) Portanto, em minha concepo, o ego uma espcie de complexo, o mais prximo e valorizado que conhecemos. sempre o centro de nossas atenes e de nossos desejos, sendo o cerne indispensvel da conscincia. (Jung, [1935] (1991),p. 7).

24

A conscincia a relao de fatos psquicos com o ego j que somente atravs dele algo pode se tornar conhecido. O evento, seja este interno ou externo, precisa passar pelo crivo do ego que determina o que fica na conscincia e o que dela se retira, nada pode se tornar consciente sem a existncia dele. Seu desenvolvimento se d atravs da interao entre o mundo e a psique individual, se d atravs dos conflitos naturais entre o indivduo e o mundo. Quando a criana nasce no h diferena entre ela e o mundo externo, ou seja, ela nasce imersa no inconsciente. Com o passar do tempo e as frustraes naturais do desenvolvimento, j que a me nunca capaz de satisfazer a criana plenamente, ela passa a perceber a si e ao outro como indivduos separados. O beb comea a perceber suas emoes, sensaes e assim, sua conscincia e seu ego vo se desenvolvendo. Essas colises entre o mundo externo e o interno duram a vida inteira e garantem o desenvolvimento egico. Passar por esses conflitos traz autonomia e maior competncia para lidar com a vida alm de propiciar o sentimento de identidade.

Ele (o ego) tem a funo do desenvolvimento da personalidade e da organizao da personalidade: desenvolvimento em termos de ser, ele mesmo, uma identidade, organizao em termos de uma adaptao externa. (Whitmont, 1994, p. 229).

o ego que nos permite tomar conscincia do que nos ocorre, do que vivemos. Ele focaliza um determinado evento, sentimento, sensao, fantasia e nos permite que determinada vivncia nos seja conhecida, como uma luz direcionada a determinados eventos, tanto externos quanto internos. Assim, alguns contedos ficam margem do ego e no nos tornamos consciente deles, apesar de estarem em nossa psique. Conforme o passar do tempo o ego vai se distanciando de sua origem inconsciente dirigindo cada vez mais sua luz para o mundo externo, buscando adaptao ao meio em que vive. Seu importante papel de mediar contedos internos

25

e externos buscando o equilbrio da psique acaba sendo prejudicado. Na idade adulta, aps a formao egica, a pessoa necessita fazer o caminho inverso, ou seja, procurar se adaptar s exigncias internas at ento negligenciadas retornando s suas razes inconscientes. Porm, esse caminho no to fcil, j que, como relata Whitmont (1994):

Baseado nas funes de memria e da lgica, o ego uma unidade que resiste ao fluxo de mudana, em oposio ao inconsciente que est sempre se alterando. (p. 206).

Pereira (1999) afirma que, ao se estruturar, o ego corre o risco de se fechar em si mesmo afastando potencialidades que permitiriam a ele encontrar solues mais satisfatrias vida, ou seja, vai se tornando unilateral. Assim, o desafio do ego abrir-se para as potencialidades presentes no inconsciente, para o novo, sem se desadaptar vida externa, mantendo o dilogo inconsciente/ consciente. Porm, para que esse retorno possa ocorrer de forma satisfatria na vida do indivduo sem que ele perca o contato com a realidade necessrio que esteja bem estruturado egoicamente para que atravs do ego o inconsciente possa se tornar consciente. O ego , assim, a ferramenta atravs da qual ocorre toda e qualquer investigao psquica. Todo conhecimento que temos direcionado pela capacidade e limitao de nossa conscincia. Stein (2004) relata:

Para Jung, o ego forma o centro crtico da conscincia e, de fato, determina em grande medida que contedos permanecem no domnio da conscincia e quais se retiram, pouco a pouco, para o inconsciente. (p. 25).

26

2.2. Inconsciente Pessoal e Coletivo

A conscincia, para Jung, a camada mais superficial da psique que percebe somente parte do que nos ocorre, aquilo que o ego ilumina com sua luz. Sua percepo sempre limitada. O restante que no est focalizado pela conscincia est imerso no inconsciente que nos inacessvel diretamente e abarca tanto contedos reprimidos ou sem fora para vir conscincia quanto aqueles contedos comuns a toda humanidade.

No se pode lidar diretamente com os processos inconscientes por serem eles dotados de uma natureza intangvel. No so imediatamente captveis, revelando-se apenas atravs dos seus produtos, pelos quais inferimos que deve existir uma fonte que os produza. Essa esfera obscura denominada inconsciente. (Jung, [1935] (1991),p. 32).

Para a teoria junguiana o inconsciente se divide em inconsciente pessoal e coletivo. A camada mais superficial chamada de inconsciente pessoal. Nela esto contidos todos aqueles elementos inconscientes sem fora suficiente para vir conscincia, recordaes penosas e outros elementos que no so aceitos pelo ego por serem incompatveis com a atitude consciente da pessoa.

Alm desses contedos pessoais inconscientes (do inconsciente pessoal), existem outros que no provm de aquisies pessoais, mas da possibilidade herdada do funcionamento psquico, quer dizer, da estrutura cerebral herdada. So as conexes mticas, os motivos e imagens que, a todo momento, podem reaparecer sem tradio histrica nem prvia

27

migrao. A esses contedos chamo o inconsciente coletivo. (Jung, [1921] (1991), p. 524).

Aqui nos deparamos com a mais importante descoberta da teoria junguiana: o inconsciente coletivo. Nele est presente o substrato idntico a toda humanidade, substrato que transcende cultura, poca, raa, cujas bases no podem ser atribudas a aquisies pessoais por serem estruturas idnticas a todas as pessoas em qualquer lugar do mundo. uma herana de possibilidades de expresso de sentimentos, sensaes, pensamentos, emoes, experincias, imagens, comportamentos frente a situaes bsicas da vida. Vivncias comuns a todos que formam uma base psquica comum e herdada por toda espcie humana. Da pode ser explicado como mitos, contos de fadas, expresses artsticas so compreendidos por diferentes pessoas em diferentes locais e mobilizam profundamente a vida dessas pessoas. O inconsciente coletivo no acessvel a observao direta podendo ser somente inferida sua existncia atravs de suas manifestaes: imagens psquicas, idias universais, sonhos, fantasias, delrios e manifestaes religiosas e mticas que, podem ser encontrados em todos os tempos e em toda parte. As matrizes, ou componentes, originais que constituem o inconsciente coletivo so denominados arqutipos.

2.3. Arqutipo e Complexo

Complexo

Enquanto o inconsciente pessoal consiste em sua maior parte de complexos, o contedos do inconsciente coletivo constitudo essencialmente de arqutipos. (Jung [1933/1955] (2002),p. 53).

28

O inconsciente pessoal povoado por complexos. Eles so agrupamentos psquicos inconscientes carregados de afetividade que gravitam em torno do ego e so capazes de gerar perturbaes na vida cotidiana do indivduo. Seu ncleo arquetpico, ou seja, provm do inconsciente coletivo, mas seu revestimento pessoal, formado pelas experincias de cada indivduo. Os complexos so causados por um embate doloroso do indivduo com o meio. So memrias congeladas de eventos traumticos reprimidos e cada nova experincia emocional que se associa a um determinado complexo grava uma nova camada em torno de seu ncleo e o mobiliza. Quando isso ocorre sentimos incmodo maior ou menor de acordo com a proximidade daquele complexo em relao ao ego. Quanto mais prximo, mais consciente a pessoa est daquele complexo e menor sua autonomia. Porm, caso esteja muito distante da conscincia, quando mobilizado pode interferir profundamente na vida psquica do indivduo gerando graves perturbaes na adaptao da pessoa ao meio. o que comumente se conhece por possesso. A pessoa age como se fosse outra pessoa, ela dominada por algo que foge ao seu controle. Isso ocorre pelo fato do complexo ser autnomo, ou seja, independer da vontade do ego. Ao ser constelado podem geram atitudes que, muitas vezes, no so percebidas pelas pessoas, ele toma conta de sua personalidade invadindo a conscincia e as pessoas podem agir de forma estranha at para si mesmas. como se eles fossem subpersonalidades. Em sua maioria o complexo aparece como negativo, trazendo perturbaes s pessoas, mas ele tambm pode assumir uma postura positiva, criativa trazendo novas perspectivas a vida da pessoa quando integrados vida consciente.

29

Arqutipo

Assim como os complexos so os componentes do inconsciente pessoal, os arqutipos so os componentes da camada da psique comuns a todos chamada inconsciente coletivo. Essa noo embasa a idia de que em diferentes culturas e pocas os seres humanos compartilhem temticas idnticas. O acesso a essa camada ocorre pela apresentao do arqutipo atravs das manifestaes pessoais e culturais como os sonhos, as produes artsticas, os mitos e os contos de fadas que compartilham os mesmos temas independente do local e da poca em que se apresentam. A noo de arqutipo permite compreender como em lugares distantes e culturas mais diversas percebemos os mesmos temas recorrentes em suas produes artsticas, mitos, contos de fadas, ritos, religies, artes, filosofia, sonhos, fantasias. D a noo, a todos, de que estamos ligados inseparavelmente continuidade dos assuntos eternos da humanidade. O arqutipo a frma de onde saem as mesmas idias comuns a toda humanidade.

Estamos tratando de tipos arcaicos, ou melhor, primordiais, isto , de imagens universais que existiram desde os tempos mais remotos (Jung, [19333/1955] (2007), p. 16).

O arqutipo, em si, incognoscvel. Sua expresso se d via smbolo e somente este pode ser conhecido. Ele s pode se tornar consciente, em parte, quando sua energia ativada, a partir de alguma vivncia que o mobiliza, e ele se apresenta ao indivduo atravs de uma forma de expresso simblica, ou seja, de uma imagem que se apresenta conscincia como a melhor forma de expressar o desconhecido naquele momento.

30

Quando surge a expresso simblica, isto , uma imagem arquetpica, esta se apresenta a conscincia sob um dos aspectos do arqutipo, j que sempre composto por um par de opostos. De um lado tem seu lado positivo e de outro o negativo. Nos mitos isso se apresenta em forma de imagens como luz/escurido, vida/morte, bem/mal, lua/sol, masculino/feminino. somente a partir da oposio que um contedo arquetpico pode ser apreendido. Esse processo de conscientizao ocorre gradativamente j que o arqutipo est to longe da conscincia, na camada mais profunda da psique. Quanto menos discriminados, ou seja, menos conscientes mais unidos esto seus opostos. Por isso, muitas vezes, em mitos, sonhos, as figuras aparecem to paradoxais expressando o arqutipo mais em sua real natureza.

Mais prximo da conscincia e percebido mais facilmente por ela o fenmeno de um par de opostos, no qual duas coisas distintas participam, como aspectos complementares, de um nico todo. (Jaff, 1995, p. 27).

Assim, uma extensa variedade de smbolos pode ser associada a um mesmo arqutipo: sejam positivos ou negativos. Todos nascemos com a tendncia para formar certas imagens, mas a forma como essa imagem ser formada vai depender de cada indivduo, porm todos iro ter alguma imagem acerca daquele tema. Por exemplo, todos temos uma imagem materna, ela difere em sua essncia em cada pessoa, mas a tendncia a formar uma imagem de me universal.

2.4. Arqutipo feminino

Dentre os arqutipos um importante para nosso tema o arqutipo feminino. Ele diz respeito a caractersticas presentes, enquanto potencial, tanto na mulher quanto no homem.

31

Existem muitos smbolos que representam o feminino. Na filosofia chinesa existe o Yin, complemento do Yang, que representam os opostos, o escuro e a luz, a terra e o cu, o feminino e o masculino. O Yin o lado referente ao feminino, terra, ao mstico. Outra representao do feminino a lua, ligada ao subjetivo, intuio, ao irracional, qualidades ligadas fertilidade, receptividade, nutrio, ciclos, inclusive o menstrual e a gestao. Segundo Chevalier e Gheerbrant (2005) a lua representa a dependncia e o feminino, a transformao e o crescimento, a passividade, a noite, o inconsciente.

(...) a mulher pertence lua maneira de uma tpica participation mystique; isto surge da identificao inconsciente da mulher com a lua. A mulher se sabe ligada lua e identificada com ela, em todas as experincias essenciais de sua existncia, dependendo dela e fundindo-se com ela. O relacionamento da mulher com a lua est representado pelo relacionamento da lua com a terra e com a vida (Neumann, 2000, p. 77).

A terra outro smbolo possvel do arqutipo feminino. Smbolo da fecundidade, da maternidade. Simboliza a funo maternal, capaz de dar, mas tambm rouba a vida, nela que moram os mortos.

Todos os seres recebem dela seu nascimento, pois mulher e me, mas a terra completamente submissa ao princpio ativo do Cu. O animal fmea tem a natureza da terra. Positivamente, suas virtudes so doura e submisso, firmeza calma e duradoura. (Chevalier e Gheerbrant, 2005, p. 878).

Inmeros smbolos podem ser associados ao arqutipo feminino: vaso, noite, serpente, todos aqueles que trazem em sua representao aspectos ligados a

32

sensibilidade, agressividade, emoo, intuio, acolhimento, gestao, fertilidade, cuidado, transformao, inconscincia. Na mitologia grega, as Deusas representavam diferentes maneiras de expresso do arqutipo feminino. Cada Deusa traz caractersticas que so encontradas em todas as mulheres, em maior ou menor grau, de acordo com a fase de suas vidas. Segundo Bolen (2005) as Deusas representam arqutipos que modelam o curso da vida da mulher. Trarei um resumo de caractersticas das principais Deusas gregas: rtemis, Atena, Hstia, Hera, Demter, Persfone, Afrodite, baseado nos livros de Woogler e Woogler (1989) e Bolen (1990). rtemis: deusa da caa e da lua, amiga e protetora da natureza e dos animais. Representa o aspecto feminino independente, da autoconfiana e da vontade de realizao de coisas importantes a ela e tambm destrutiva e sanguinria no plo negativo. Por gostar muito da natureza, prefere a vida no campo, a vida natural. Representa o lado biolgico: menstruao, gravidez e parto. uma deusa virgem, no sentido de se bastar a si mesma, de no precisar de uma relao para se firmar enquanto ser. Ela existe independente da relao com o outro: a convivncia no algo natural para ela. muito firme em causas e princpios que acredita e luta por justia. Adora sua liberdade. As mulheres rtemis, ou seja, aquelas que possuem caractersticas marcantes dessa deusa, que so regidas por ela, prezam por tudo aquilo que lhe permitem ter uma vida plena do que mais admiram: liberdade e justia. Atena: deusa da sabedoria, da inteligncia, da civilizao, estrategista e prtica. o aspecto do arqutipo feminino relativo razo, lgica e verdade. Sente-se muito bem na vida social e urbana. uma deusa virgem, independente e autoconfiante. filha do pai, no teve me, sendo defensora do patriarcado. Procura a companhia masculina com quem mantm relaes de amizade e confidncias, sem desenvolver sentimentos erticos por eles. companheira e conselheira dos heris. Busca sempre o meio-termo e a justia, guerreira, argumentadora e tem a capacidade de apaziguar. lder nata. Competitiva no

33

mundo tipicamente masculino, nunca se intimida e assume responsabilidades e empreendimentos com segurana e confiana. Tem pouca relao com a feminilidade em todos seus aspectos. Hstia: deusa da lareira, do fogo de dentro de casa. a responsvel por santificar o local em que se encontra, transforma onde est em um lar. uma deusa virgem. Seu lugar o lar, se concentra em questes subjetivas, em seu mundo interior. Bastante intuitiva, traz o foco para o que essencial na situao. o arqutipo da mulher sbia, ela a mais velha das deusas, que com a experincia j adquiriu a calma e a moderao. a expresso do contato com o si-mesmo. Quieta e reservada, aprecia a solido. No reconhecida nem mesmo dentro do ciclo dos deuses em relao a sua importncia, a menos conhecida das deusas. A mulher Hstia sente-se, muitas vezes, desvalorizada, excluda, apesar de ter uma posio central na manuteno do lar. Hera: deusa do casamento. a esposa de Zeus e a rainha dos cus. Representa a unio de opostos, a capacidade de estabelecer elo, de ser leal e fiel e passar por dificuldades com seu companheiro. O maior objetivo de uma mulher que se identifica com esse arqutipo o casamento, sem o qual sente-se incompleta. Precisa admirar seu esposo e faz o possvel para que ele alcance uma posio que considere relevante na sociedade e com isso sente muito orgulho. Sua entrega ao relacionamento to grande que ela praticamente deixa de existir enquanto ser e passa a ser a esposa de seu marido, onde sente plena satisfao para sua vida. bastante controladora e ciumenta buscando proteo nos papis sociais. de se imaginar que caso uma mulher Hera rompa seu casamento ela perde toda sua estrutura o que pode ser positivo, pois ela ter que buscar atividades que a completem e a satisfaam independente do outro. Demter: a deusa me, nutridora, acolhedora. Da mesma forma que Hera se identifica com o casamento, a Demter se identifica com a maternidade. A mulher Demter dedicada, prestativa, nutridora. Torna-se me de todos. Pode ser dominadora e castradora com seus filhos j que a assusta a idia de perder o cuidado e o controle deles, de no ter mais com quem se preocupar, de quem cuidar, quem depende dela. Quando seus filhos deixam o lar essa mulher sofre muito, porm, como no caso da perda do casamento para a mulher Hera, essa

34

transio natural da vida tambm positiva para a mulher Demter, j que precisa voltar-se para algo que a satisfaa alm de seus filhos. Normalmente so atividades ligadas ao cuidar e nutrir. Simbolicamente, Demter representa tudo que se relaciona com a terra. Era a deusa dos cereais e das sementes. Persfone: a deusa filha, mdium e mstica. filha de Demter, a donzela que foi raptada por Hades, deus do mundo avernal, e que aps sua descida ao mundo dos mortos deixa de ser Cor e torna-se Persfone e transforma-se na misteriosa e intuitiva rainha absoluta do mundo da morte. As mulheres Persfone so reservadas, reclusas com suas reflexes, sua comunho com o mundo invisvel. Sentem-se facilmente desprotegidas, j que constantemente so invadidas por sentimentos, pensamentos, intuies que fogem ao seu controle. Vivem constantemente com a ameaa de dissociao psquica sentindo desespero e carecendo de afeio e realidade. Seu objetivo aprender a lidar com os dois mundos: interno e externo, o visvel e o oculto. Ela representa o ciclo da vida e morte, ela desce para o mundo dos mortos e sobe novamente ao mundo visvel periodicamente. importante para essas mulheres reconhecerem seu lado negro, oculto, sua sombra. Afrodite: deusa do amor e da beleza. Sensual, busca gratificao atravs da beleza, dos sentidos. A mulher Afrodite sente-se normalmente muito a vontade com seu corpo, com sua sexualidade. Ela atrai as pessoas sua volta com um magnetismo natural e inspira fantasias nos homens que a cerca. impulsiva e adora seduzir, por isso pode ter uma certa dificuldade em estabelecer uma relao duradoura com algum e ter que abrir mo de todas as outras possveis sedues e aventuras amorosas. Ela ama tudo que desperta seus sentidos: perfumes, cores, msica, comida. Podemos perceber que algumas dessas deusas so naturalmente mais bem aceitas que outras. Hera, Hstia e Demter so muito bem vindas na sociedade e as mulheres que tem esses arqutipos em destaque apresentam caractersticas de personalidade mais facilmente aceitas. Ser esposa, cuidadora do lar e me so aspectos do feminino amplamente aceitos e reverenciados em nossa cultura.

35

J as mulheres Afrodite, Persfone, Atena e rtemis normalmente tem uma maior dificuldade de adaptao ao mundo, cada uma ao seu modo. Afrodite por suas conquistas amorosas e sua liberdade com seu corpo e Persfone por sua introspeco e retraimento social, alm de rtemis que no se adapta facilmente a cultura urbana. Hoje em dia, as mulheres Atena vem cada vez mais conquistando seu espao mas, ainda uma conquista parcial e do dia-a-dia.

A desvalorizao relativa da mulher real dessa maneira compensada por traos demonacos, na medida em que todos os contedos inconscientes se projetam sobre o objeto (...). A relativa desvalorizao da mulher pressupe que o homem, em certo sentido a quer menos, surgindo, em seu lugar, a mulher como ser perseguidor, isto , como feiticeira. (Jung [1921] (1991), p. 281).

importante restituirmos a feminilidade em sua mais ampla dimenso: a Grande Deusa que abarca todas as qualidades divididas nas deusas acima. Segundo Whitmont (1991) a nova e respeitosa atitude para com o feminino, em sua qualidade de mistrio da transformao, exige a disponibilidade para estar atento e sensvel aos sentimentos, necessidades e valores pessoais, tanto prprios quanto alheios. (p. 212). Esta nova mulher pode brincar e danar como rtemis, seduzir como Afrodite, ser maternal como Demter, incentivar os ofcios como Atena ou permitir-se ser tocada por imagens profundas como Persfone.

2.5. Arqutipo do Heri

Um outro arqutipo fundamental para esse trabalho o arqutipo do heri. Ele representa a fora interna que todos possumos, homem ou mulher, como potencial a ser descoberto e utilizado quando necessrio. O arqutipo do heri se

36

constela junto com o ego, porm na fase da puberdade esse contato se intensifica sendo a jornada do heri o caminho para o alcance da maturidade com o fortalecimento egico. Nos mitos, contos, filmes e desenhos animados o heri representado como um ser que possui capacidades at ento desconhecidas que vem tona no momento de necessidade, na hora da luta. O heri pode descobrir poderes ocultos em si mesmo, j que so filhos de uma mortal e um deus, e/ou contar com o auxlio de guardies superiores que os orientam em sua jornada servindo de fora egica que ainda lhe falta.O heri tem um modelo de ego, um ego com propsito pelos quais luta ao mesmo tempo em que est muito conectado com sua essncia, com o Self. Durante sua jornada, o heri precisa se deparar e lutar com aspectos desconhecidos de si mesmo, simbolizado nos mitos pelo drago. Segundo Henderson (1992), o drago a representao de tudo aquilo que desconhecido, que causa medo, a sombra do heri geralmente seu aspecto feminino com o qual ele precisa entrar em contato para dele retirar a fora que necessita incorporar ao seu ego, ampliando sua conscincia. O heri aquele que contribui no s para uma ampliao na conscincia individual, mas tambm coletiva, no sentido que traz sociedade as mudanas necessrias, ampliando a conscincia cultural. atravs dessa jornada que o heri contata sua verdade mais profunda caminhando em seu processo de individuao. um processo natural em todos ns que precisa ser vivido para incorporar aspectos, at ento, desconhecidos de nossa personalidade enriquecendo nossa vida. O legado do heri a transformao e ampliao da conscincia e o esforo para uma renovao social e cultural que consegue partir da sua jornada, que se caracteriza por sair de uma situao confortvel, vencer os obstculos, em busca de sua prpria individualidade e da individuao do Self cultural. Aps a batalha da jornada o heri salva a princesa e se une a ela. O casamento simboliza a unio de logos e Eros, razo e emoo, a descoberta e o contato com o feminino na psique masculina e o masculino na psique feminina. o

37

contato com sua verdade mais profunda, com a integrao de aspectos antes desconhecidos psique consciente que ocorre tanto no desenvolvimento do homem quanto da mulher.

2.6. Anima e Animus

O feminino e o masculino so atributos psquicos presentes em toda humanidade, mulheres e homens. A anima o arqutipo que representa o feminino no homem e o animus a representao masculina na mulher. Anima/us um termo latino que significa animar, dar vida. Animus esprito Logos. Sua funo psicolgica estabelecer uma relao entre a conscincia e o inconsciente coletivo permitindo que o ego entre em contato com contedos profundos da psique afim de caminhar em seu processo de individuao abarcando as potencialidades em sua conscincia. Esse arqutipo a ponte entre o ego e o mundo interno, arquetpico, atravs dele que acessamos o nosso mundo interior, nossa verdadeira essncia.

A anima o arqutipo da vida (...) pois a vida se apodera do homem atravs da anima, se bem que ele pense que a primeira lhe chegue atravs da razo. Ele domina a vida com o entendimento, mas a vida vive nele atravs da anima. E o segredo da mulher que a vida vem a ela atravs da instncia pensante do animus, embora ela pense que o Eros que lhe d vida. Ela domina a vida, vive, por assim dizer, habitualmente, atravs do Eros; mas a vida real, que tambm sacrifcio, vem mulher atravs da razo, que nela encarnada pelo animus (Jung, 1985, p. 352).

O modo como essa integrao acontece usualmente atravs do resgate da projeo que ocorre nas relaes com pessoas do sexo oposto durante toda a vida: pai, irmo, tio, professor na mulher, e me, irm, tia, professora no homem e mais tarde nas relaes amorosas estabelecidas. Projeo um mecanismo de defesa em que o ser humano enxerga contedos penosos ou positivos seus na outra pessoa por serem incompatveis com a sua personalidade. Ao se relacionar com

38

outra pessoa aspectos da personalidade no conhecidos ou no aceitos so projetados nela e podem ser novamente reintegrados conscincia quando a pessoa percebe que aquele aspecto faz parte de sua personalidade. atravs da projeo que a pessoa pode perceber que determinada atitude, pensamento, sentimento, valor seu, pertence a sua personalidade e no ao companheiro. No homem o desenvolvimento da anima influi na maneira dele se relacionar com os outros, em especial, com as mulheres. O arqutipo da anima representa os instintos, a terra, a emotividade, a conexo profunda com as pessoas. So as imagens inconscientes que o homem possui da mulher. Quando pouco integrado conscincia esse arqutipo gera estados alterados de humor no homem, enxurradas de afetos indiscriminados. Este homem tem variadas alteraes de humor, melanclico, inseguro e retrado e apresenta dificuldades em seus relacionamentos. A anima no aceita se faz presente de forma destrutiva. O mesmo ocorre com as mulheres em relao ao seu potencial masculino. O animus representa a racionalidade, a capacidade de julgar, a objetividade, a justia, a organizao, a moral. Ele impulsiona a mulher para agir, fornecendo energia e poder de deciso. O animus pouco integrado conscincia toma a mulher, da mesma forma que a anima toma o homem, e a torna preconceituosa, agressiva, repressora, dogmtica, argumentadora e generalizadora buscando sempre ter a ltima palavra. Emma Jung [1934] (1995) afirma que quando o animus e a anima so integrados conscincia eles se tornam um potencial criativo acarretando uma ampliao da personalidade e um relacionamento melhor com as pessoas, assim como com outras partes da prpria psique.

2.7. Persona e Sombra

39

Para garantir a sade psquica as muitas partes em que consiste a psique precisam conversar entre si. Um dos pares de estruturas psquicas fundamentais e complementares da psique humana so a sombra e a persona. Essas duas estruturas se formam na medida em que o ego se estrutura e so influenciadas pelo meio em que somos criados: a famlia, a sociedade, a escola, o grupo social e tudo o mais que faz parte de nossas vivncias. Persona significa mscara do ator e refere-se aos papis que

desempenhamos no mundo, a pessoa tal como apresentada nas mais diversas facetas sociais. uma construo da psique adotada para um fim especfico, de adaptao social. extremamente necessria para o desenvolvimento do indivduo, j que possibilita atuaes coerentes com o meio em que se encontra, porm traz problemas para a pessoa caso ela confunda sua verdadeira essncia com seu papel social.

A persona (...) o sistema de adaptao ou a maenira por que se d a comunicao com o mundo. Cada estado ou cada profisso, por exemplo, possui sua persona caracterstica (...) O perigo est, no entanto, na identificao com a persona; o professor com seu manual, o tenor com sua voz... Pode-se dizer, sem exagero, que a persona aquilo que no verdadeiramente, mas o que ns mesmos e os outros pensam que somos. (Jung, 1985, p. 357).

Caso a pessoa se identifique com sua persona, ou seja, no mais perceba sua individualidade, pautando suas atitudes em determinada mscara social, ocorre uma rigidez em sua personalidade. Essa pessoa no se diferencia do papel que representa e passa a esperar que os outros ajam como ela. No h uma separao do ego com seu papel social e a pessoa sente-se totalmente desamparada quando esse papel, por qualquer motivo, deixa de existir. Por exemplo, uma mulher casada e identificada com o papel de esposa ou um indivduo identificado com seu papel profissional e que, por algum motivo, perde esse status, passa agora a no ter referncia para sua vida.

40

Tanto a fixao no aspecto puramente coletivo quanto a incapacidade de aceitar qualquer exigncia social trazem dificuldades no desenvolvimento da personalidade da pessoa. Uma persona adequada possui amplitude para expressar tanto aspectos socialmente apropriados quanto para ser, ainda assim, uma verdadeira expresso da personalidade. Assim como a persona desenvolvida com o objetivo de facilitar a adaptao social do indivduo, a sombra se forma a partir de contedos no aceitos pela personalidade consciente. Como a psique procura um equilbrio energtico entre seus contedos para garantir sua sade, podemos entender que quanto mais rgida for a persona, maior ser a tendncia a uma regulao interna atravs da sombra. Sombra toda parte da personalidade que foi reprimida em benefcio do ego ideal por ser oposta aquilo expresso por ele. Ela abarca tudo que consideramos inferior e inaceitvel em nossa personalidade alm daquilo a que no damos importncia e no desenvolvemos em ns mesmos. Assim, ela contm tanto questes desagradveis quanto potenciais de nossa personalidade no abarcados pela nossa conscincia.

A sombra (...) aquela personalidade oculta, recalcada, freqentemente inferior e carregada de culpabilidade, cujas ramificaes extremas remontam ao reino de nossos ancestrais animalescos, englobando tambm todo o aspecto histrico do inconsciente. Se, antes, era admitido que a sombra humana representasse a fonte de todo mal, agora possvel, olhando mais acuradamente, descobrir (...) um certo nmero de boas qualidades, instintos normais, reaes apropriadas, percepes realistas, impulsos criadores, etc (Jung, 1985, p. 359-360).

Perceber a sombra implica em questionar a maneira como se enxerga, sua persona: hbitos, crenas, valores o que gera medo e insegurana. Traz conflito na personalidade vigente, j que necessrio abarcar dois opostos, mas leva ao crescimento, faz parte do caminho de individuao da pessoa. A integrao consciente de aspectos da persona, segundo Hall (1983), tem o efeito de ampliar a

41

esfera egica e liberar a energia que era usada na represso dos contedos abarcados para ser usada em outras reas. Assim, integrar aspectos da sombra permite pessoa uma maior conscincia de si mesma, um contato com sua verdadeira essncia e mais energia e autonomia em sua vida.

(...) a sombra a porta para nossa individualidade. Uma vez que a sombra nos apresenta nossa primeira viso da parte inconsciente da nossa personalidade, ela representa o primeiro estgio para encontrar o self. De fato, no h acesso ao inconsciente e nossa prpria realidade a no ser atravs da sombra. (Whitmont, 1969, p. 148).

Quando trazido conscincia, o material da sombra perde muito da sua natureza negativa, deixa de provocar medo, j que no mais desconhecido abrindo a porta para o auto-conhecimento e nos apontando nossa verdadeira essncia.

2.8. Adolescncia

A adolescncia compreendida como um perodo revolucionrio no mbito pessoal e familiar que pode ser comparado trajetria do heri por ser um momento que traz a conquista de independncia e identidade pessoal, com a conseqente separao da simbiose entre pais e filhos, tpica da infncia, alm do sacrifcio do perodo da infncia e do corpo infantil. Esse perodo abarca a passagem do tempo e traz para os pais a conscincia da finitude o que exige mudana de papis familiares e uma fase de ativao da experincia dos arqutipos da anima e do animus. Na psicologia analtica, a trajetria do adolescente pode ser comparada a uma jornada herica e principalmente uma fase de ativao dos arqutipos da anima e animus. A influncia desses arqutipos que regem a adolescncia muito grande e fornecem condies necessrias para a nova fase de desenvolvimento do ego. A ativao desses arqutipos introduz o ciclo de alteridade que se inicia atravs

42

da polarizao entre dinamismos matriarcal e patriarcal que possibilita uma nova experincia na relao eu-outro.
comum o adolescente simbiotizar com um membro da famlia e a sua prpria patota para polarizar com outros membros e, finalmente, se relacionar dialeticamente. (Byington, 1988, p. 73).

Byington (1988) afirma que na sociedade patriarcal, antes das mudanas ps 2 Guerra Mundial, que trouxeram maior incremento da alteridade, a crise da adolescncia era muito forte, mas no repercutia na vida adulta. Os jovens homens dessa poca repetiam os costumes paternos ao entrar na vida adulta, com os mesmos erros, como se no tivessem integrado nada de sua anima e as jovens mulheres no experimentavam nenhuma crise por serem muito mais limitadas e pouco favorecidas na vivncia da alteridade em seu processo de individuao feminina. Isso propiciava uma falta de vivncia doa arqutipos fundamentais da adolescncia e uma dificuldade de maturao psquica e social. Aps a dcada de 60, comea a haver uma maior integrao de aspectos da alteridade que resulta em melhores relaes entre as pessoas como seres individuais e nicos. O melhor caminho para o desenvolvimento da conscincia propiciar que o padro de alteridade se expresse tanto no adolescente quanto nos pais em seus relacionamentos e em suas psiques. Um bom relacionamento, baseado na alteridade, entre pais e filhos estritamente necessrio para a elaborao produtiva da crise da adolescncia dos filhos que precisa polarizar para se diferenciar. atravs da constelao do animus e da anima que se torna possvel identificar os pais como pessoas, o que necessrio para a diferenciao de identidade de cada ser. Assim, a famlia essencial nessa fase por abrigar amor, identificao e dependncia que precisam ser elaborados para a estruturao da psique madura. Caso a famlia no seja continente, adequada, limitando o adolescente punitivamente ou o deixando excessivamente em liberdade (o que sentido como abandono) possvel que a adolescncia no consiga se expressar no momento

43

certo e irrompa mais tarde ou que propicie aes extremadas de rebeldia com desestrutura de personalidade. Para os pais essa fase complicada j que traz a necessidade de enfrentar o envelhecimento e a morte, de ter que abandonar a imagem idealizada criada pelos filhos e aceitar uma nova relao em que se faz presente a crtica e a ambivalncia. Caso seja aceita e vivenciada a fase da adolescncia possibilita mudana e desenvolvimento pessoal e psicolgico para ambas as partes, mas muitas vezes, os pais enrijecem suas posies e impedem a transformao necessria da adolescncia e da conseqente integrao do Self familiar. uma fase transformadora de desenvolvimento e estruturao de personalidade por parte do adolescente e do sistema familiar que pode sair muito transformado dessa experincia com melhores relaes de alteridade estabelecidas.

2.9. Individuao

A individuao um dos principais conceitos da psicologia analtica. Referese ao processo de integrao de partes inconscientes e conscientes da personalidade em direo totalidade. o processo de tornar-se unificado, indiviso e integrado.

De modo geral, pode-se dizer que a individuao o processo de constituio e particularizao da essncia individual, especialmente, o desenvolvimento do indivduo segundo o ponto de vista psicolgico como essncia diferenciada do todo, da psicologia coletiva. A individuao , portanto, um processo de diferenciao cujo objetivo o desenvolvimento da personalidade individual (Jung, [1921] (1991), p. 525).

44

A individuao, ou seja, a tendncia a tornar-se si mesmo algo natural e intrnseco a todo indivduo. Para que possamos cumprir nosso processo de individuao, nos constituindo como seres humanos integrados, precisamos descobrir nossa prpria essncia, nossa verdadeira individualidade. Um erro comum, segundo Jung (1985), confundir a tomada de conscincia de quem se realmente com egocentrismo j que quanto mais conscientes nos tornamos de ns mesmos mais nos relacionamos com o mundo de forma completa: A individuao no exclui o universo, ela o inclui (p. 355). A individuao um processo natural e necessrio ao pleno desenvolvimento do indivduo e o inconsciente nos transmite o caminho a seguir atravs de sonhos, imagens, situaes de vida que precisam ser apreendidos e incorporados conscincia para que esse processo ocorra de forma satisfatria. Caso no sejam percebidos os sinais do inconsciente, no ocorre a ampliao da conscincia. Os contedos que precisam ser abarcados para que o processo se realize continuam invadindo a conscincia de formas mais negativas: doenas, acontecimentos dramticos na busca do equilbrio psquico necessrio a todos. O objetivo da individuao reintegrar os aspectos que durante o desenvolvimento foram separados: ego, Self, sombra, anima, animus e outros arqutipos. buscar a realizao do si-mesmo, ou self, de quem se na essncia com um dilogo contnuo entre o ego e o self. O processo de individuao nunca plenamente alcanado, pois sempre teremos contedos inconscientes a serem integrados conscincia, mas necessrio buscar a melhor realizao possvel de si mesmo. atravs desse processo, de um maior contato com o Self, que vamos nos conhecendo, retirando nossas mscaras e as projees que lanamos no mundo e integrando-as em nossa personalidade de onde surge o sentimento de pertencer a uma totalidade, de um sentido maior de vida.

45

2.10. Totalidade e Self

Self o centro ordenador e unificador da psique que abarca tanto o inconsciente quanto a conscincia na busca do equilbrio e da integridade. o centro da totalidade da mesma forma que o ego o centro da conscincia. O Self conecta a pessoa no centro de si mesma, na busca de sua verdadeira individualidade ao mesmo tempo em que mantm a pessoa ligada a um centro transcendente, que vai alm do indivduo e abarca a totalidade. Ele garante o sentimento de totalidade que a sensao de ter alguma meta na vida. Para que o Self possa se atualizar na vida do indivduo e garantir a sade psquica necessria, o ego precisa estar forte o suficiente para que consiga ao mesmo tempo trazer conscincia aspectos do inconsciente, ampliando a vida psquica, e se manter adaptado ao mundo externo. Para que o ego se torne forte o suficiente para mediar os dois mundos, consciente e inconsciente, ele precisa se diferenciar do self, de onde surge no incio da vida. Num momento posterior, em especial, na segunda metade da vida, o ego precisa fazer o caminho oposto, de voltar-se para seu centro, o Self, na busca de uma integrao psquica que garanta o sentimento de totalidade, de pertencer a algo maior, de nunca estar sozinho. Essa conexo ego-Self mantida transmite estrutura, segurana egica, energia e propsito de vida. Caso isso no ocorra, quando existe uma quebra no eixo ego-Self, na comunicao entre eles, o sofrimento inevitvel. Surge o vazio, o desespero, a falta de sentido na vida. A pessoa sente-se perdida no mundo, no percebe sua real essncia, seu destino, no se conhece profunda e realmente.

46

O desenvolvimento de uma vida processa-se em dois planos distintos, em duas dimenses distintas da realidade: o primeiro plano constitudo pelas percepes da vida do indivduo, suas motivaes e aes. O segundo plano ultrapassa o individual, as relaes de significado so o que caracterizam as ocorrncias. (Pereira, 1998, p. 38).

A noo de totalidade implica na tentativa da psique de integrar as vrias partes, no desenvolvimento de uma atitude que interelacione a realidade visvel e a invisvel que permite o sentimento pleno de ser no mundo. Essa interelao ocorre constantemente com o objetivo de integrar novos contedos vistos como opostos na psique, possibilitando uma nova viso da vida que no mais exclua os opostos e sim que abarque o que era antes considerado divergente como uma nica realidade, como uma totalidade. Essa conexo entre os dois mundos, consciente e inconsciente, visvel e invisvel, se d de forma contnua, em um movimento contnuo de mudanas que contempla a atualizao de uma nova ordem de dentro para fora e de fora para dentro. O movimento da vida, que egoicamente sentido como caos, desordem, na verdade, dentro da viso unitria, o estabelecer de uma nova ordem mais abrangente a cada novo momento.

Os desarranjos que possam ocorrer sinalizam que estamos nos movendo frente a uma nova ordem. O caos, a desordem fazem parte do equilbrio da vida. ( Pereira, 1998, p. 109).

Esse fluxo contnuo entre os opostos se apresenta a ns atravs das produes simblicas: sonhos, fantasias, mitos, ritos, produes artsticas. atravs do smbolo que o inconsciente se atualiza na conscincia trazendo o enriquecimento psquico necessrio vida do indivduo.

47

2.11. Smbolo e abordagem simblica

Smbolo vem da palavra grega Symbolon que significa sym= junto/com e bolon= aquilo que foi colocado junto. Os gregos relacionavam s duas metades de um objeto. Segundo Edinger (1995) antigamente as pessoas dividiam entre si duas partes de um mesmo objeto como sinal de compromisso em relao a algo. Ao serem unidas as duas metades comprovava a veracidade do acordo e a identidade do outro. O sentido de smbolo na abordagem junguiana vem dessa definio grega e tambm significa a juno de duas partes: o inconsciente e o consciente. A psicologia analtica acredita que o smbolo algo natural da alma do ser humano, surgindo do conflito psquico inconsciente e consciente, visvel e oculto, da necessidade da psique de unir os opostos, de realizar a funo transcendente. Quando a distncia entre o inconsciente e o consciente est muito grande trazendo prejuzos a sade psquica a psique, de forma autnoma, procura o equilbrio entre os dois lados para que a tenso psquica volte a um nvel saudvel, pois caso a funo no existisse traria conseqncias danosas para o ser humano como a psicose. Esta se d quando contedos inconscientes no elaborados pelo ego ganham tanta fora que acabam eclodindo e suprimindo a vontade egica.

Assim, uma palavra ou uma imagem simblica quando implica alguma coisa alm do seu significado manifesto e imediato. Esta palavra ou imagem tm um aspecto inconsciente mais amplo, que nunca precisamente definido ou de todo explicado. (...). Quando, com toda nossa limitao intelectual, chamamos alguma coisa de divina, estamos dando-lhe apenas um nome, que poder estar baseado em uma crena, mas nunca em uma evidncia concreta. (Jung, 2002, p. 20-21).

48

Essa funo autnoma da psique que busca o equilbrio atravs da integrao de opostos trazendo o lado inconsciente mais prximo da conscincia atravs da produo simblica chamada de funo transcendente. Smbolo o resultado da funo transcendente, a vestimenta do arqutipo que traz o necessrio, naquele momento, para o enriquecimento da conscincia garantindo a sade psquica. O smbolo est relacionado sade psquica pois quando ele surge significa que ocorreu a interao e integrao entre opostos vindos do inconsciente e da conscincia, sua funo mediadora, e gerou algo indito at agora ao indivduo, porm necessrio ao seu processo de individuao que carecia do novo para continuar se desenvolvendo. O smbolo sempre traz o novo, o indito e inesgotvel, j que sua origem arquetpica. Quando seu significado se esgota na conscincia, ele se torna um signo, seu potencial retorna ao inconsciente at emergir sob nova roupagem e cheio novamente de significado. O inconsciente, o arqutipo, fornece a forma que preenchida por aspectos conscientes tornando-se perceptvel, j que o arqutipo, em si, oculto e s pode ser inferido atravs de suas imagens simblicas: sonhos, mitos, contos, artes.

Ao ser tocado pelo consciente, o arqutipo per se pode se tornar manifesto e receber uma forma (...). A vestimenta do smbolo, na qual se torna visvel, varia e se modifica conforme as circunstncias internas e externas do homem e do tempo. Do contato com a conscincia de uma coletividade e sua problemtica nascem os smbolos coletivos (como, por exemplo, uma mitologia) e do contato com uma conscincia individual e seus problemas nascem os smbolos individuais (como, por exemplo, a imagem de uma bruxa com as feies da me da pessoa). ( Jacobi, 1990, p. 107-108).

Como qualquer produo do inconsciente, os mitos e contos de fadas abrem acesso direto ao inconsciente coletivo e nos ensinam sobre os perigos, desafios e

49

conquistas humanas. Byngton (2004), no prefcio do livro de Mitologia Grega, nos relata que os mitos so depositrios dos smbolos culturais, provenientes da relao entre o inconsciente e o consciente da humanidade, que auxilia na manuteno da identidade de um povo. Eles ensinam caminhos, apontam sadas e servem de alimento para a conscincia cultural se voltar em um determinado momento e poder se expandir em seguida.

Quando um mito interpretado, intelectual ou intuitivamente, isso pode resultar em alcance novo de compreenso. Um mito como um sonho do qual nos lembramos, at mesmo quando no compreendido, porque ele simbolicamente importante. (Bolen, 1990, p. 27).

Os mitos e os contos de fadas passados de gerao em gerao por contadores de histrias, de pais para filhos, foram substitudos pelos meios de comunicao em massa como o cinema e a televiso e so eles quem transmitem e perpetuam atualmente histrias que fazem sentido humanidade. Os filmes, desenhos animados, novelas, histrias em quadrinhos nos dias de hoje que fazem esse papel. Antigamente isso era percebido pela maior ou menor ateno que uma histria despertava e pela repercusso que tinha, hoje, a audincia e a bilheteria respondem essa questo. Os mitos encarnam a conquista da individualidade do ser humano. Cabe a cada indivduo olhar e buscar compreender e integrar conscincia e vida o novo que o smbolo apresenta. Whitmont (2006) aponta que a dificuldade que temos hoje de aceitar, de nos conscientizar das nossas experincias simblicas pela nfase no pensamento racional faz com que indivduo quanto a racionalidade. Segundo Jung, a intuio, a emoo e a capacidade simblica so to essenciais ao ser humano quanto a percepo dos sentidos e a razo. A razo somente incapaz de lidar com o mundo do inconsciente, j que esse negligenciemos aspectos emocionais e intuitivos do ser humano to necessrios ao pleno desenvolvimento do

50

imperceptvel, e para que o indivduo possa apreend-lo necessrio o contato com a linguagem simblica que traz o novo a ser vivenciado. A leitura simblica, assim, permite o dilogo entre consciente e inconsciente levando a uma menor unilateralidade. Em nossa sociedade vemos a necessidade urgente da integrao de aspectos femininos, subjetivos, afetivos. A necessidade das pessoas descobrirem e darem importncia a sua vida simblica to necessria ao pleno desenvolvimento de cada um e da prpria sociedade. O smbolo nos leva parte que falta do homem inteiro, cura a diviso, a alienao, nos pe em relao com nossa fonte transpessoal, que garante um sentido de vida.

51

CAPTULO III MTODO

Foi realizada uma pesquisa qualitativa que busca compreender e interpretar um fenmeno especfico utilizando, para isso, a relao que se estabelece entre o sujeito e o objeto da pesquisa. Diferente da pesquisa quantitativa, que se preocupa com generalizaes e leis, a pesquisa qualitativa envolve relao, troca e participao atravs do contato do pesquisador com a realidade, sendo este um participante envolvido intimamente com sua pesquisa. Essa postura de pesquisa em que o pesquisador um agente de construo do conhecimento requer que ele tenha uma atitude de participao e envolvimento com o objeto estudado onde cada relao estabelecida entre pesquisador e pesquisado nica e no requer generalizaes e quantificaes para ser interpretado. O embasamento terico que fundamenta essa pesquisa a abordagem junguiana que utiliza o mtodo de investigao simblico arquetpico considerando tanto os contedos manifestos quanto os no manifestos vinculando a realidade concreta e a abstrata. Penna (2003) esclarece que nesse mtodo o fundamento o arqutipo que, atravs de suas manifestaes simblicas, permite conhecer o desconhecido, ampliando a conscincia. uma perspectiva metodolgica que abarca a apreenso e compreenso dos eventos simblicos arquetpicos. O pensamento simblico visa elucidar, enriquecer, ampliar os significados ocultos do smbolo, a fim de integr-los conscincia. atravs da amplificao que o material simblico compreendido pela psicologia analtica. Jung declara que essa forma de trabalho metodolgico requer do pesquisador uma abertura para o desconhecido, j que ele o portal de passagem do oculto ao

52

concreto sendo o smbolo o instrumento atravs do qual o inconsciente se manifesta A aproximao entre o sujeito e o objeto da pesquisa que permite que os conceitos tericos e os dados observados possam, por aproximaes sucessivas entre as partes, se interligar. importante, assim, que o pesquisador observe sua postura e perceba o momento certo de se aproximar e se envolver com os dados e o momento de se distanciar para no comprometer a anlise.

A metodologia assim vivida constitui-se num trabalho que a resultante da conexo entre a experincia manifesta e a experincia no-manifesta, entre a dimenso pessoal e universal, num jogo incessante entre as vrias dimenses do ser, o que possibilita trazer a experincia de Self vida concreta. (Pereira, 1999, p. 95).

Essa abertura ao desconhecido vem se alinhar com a crescente crtica das cincias contemporneas ao extremo racionalismo cientfico passando, com a chegada dos mtodos qualitativos, a interagir com o objeto estudado e a abordar aspectos no racionais. O recurso metodolgico escolhido para realizar essa pesquisa foi a utilizao do filme Mulan, 36 longa-metragem de animao dos estdios Disney, lanado

em 1998. O filme foi extrado de um poema clssico da literatura chinesa, cantado pelas crianas desde o sculo V chamado Poema ou Balada de Mulan.
A escolha do filme se deu por duas razes: em primeiro lugar por sua histria ter como personagem principal uma menina em processo de amadurecimento em um sistema onde o patriarcado ainda muito forte, mas vem sendo questionado. Mulan uma menina que tenta se adequar ao sistema vigente, mas percebe que sua verdadeira essncia est alm do que imposto pela sociedade. E, em segundo lugar, por entendermos que os filmes cinematogrficos so veculos modernos de expresso dos temas arquetpicos.

53

Assim, o filme escolhido pode ser considerado com um conto atual onde o tema arquetpico do desenvolvimento feminino ocorre atravs da personagem Mulan que apresenta uma nova maneira de viver esse feminino. A seguir ser apresentada um resumo do filme, o procedimento para a coleta de dados e a forma de anlise do filme.

3.1. Resumo do Filme

O filme se inicia com a invaso da China pelos Hunos, o exrcito inimigo, e a deciso do Imperador em recrutar um homem de cada famlia para lutar e defender o pas. o dia em que Mulan se apresentar na casamenteira. Seu pai reza aos ancestrais para que Mulan consiga impression-la e possa honrar a famlia com um bom casamento. Ela faz suas atividades do dia-a-dia e chega atrasada na cidade aonde ir se arrumar para se apresentar casamenteira. Mulan alimenta os animais de forma criativa: amarra na frente de seu cachorro um osso de forma que ele corra para alcan-lo deixando um rastro de alimentos pelo caminho para os animais. Sua me e av j a aguardam na cidade. Tenta decorar as regras da boa esposa, mas no consegue e escreve em seu antebrao essas regras: ser pontual, obediente, boa, calma. Recebe de sua av o grilo da sorte. Na casamenteira tudo acontece de forma errada: o grilo foge, derruba o ch, as regras escritas a caneta borram e passam para a mo da casamenteira que acaba se sujando e ela expulsa de l. Fica muito triste e passa pela primeira crise de sua vida onde percebe que sendo ela mesma no honrar sua famlia. Reza e pede aos ancestrais que revele quem de verdade. Seu pai aparece e conversam. Ele a compara a uma flor que ainda ir desabrochar e, com isso, ela fica melhor.

54

Chega a cavalaria para recrutar os homens das famlias para a guerra. Seu pai tem um problema na perna e usa uma bengala, problema adquirido em outra guerra, mas se apresenta para lutar. Mulan interfere e diz que no justo, mas seu pai manda que se cale. Na mesa do ch novamente expressa sua opinio e seu pai diz que precisa saber se colocar em seu lugar. Ela se esconde e observa seu pai treinando com a espada at o momento em que cai com seu peso. Em seguida, v sua me sair chorando aps uma conversa com o pai na noite anterior sua ida guerra. Assim, Mulan decide que ir guerra no lugar de seu pai. Vai ao oratrio, reza, corta os cabelos, veste-se como soldado e sai para a guerra com seu cavalo: Khan. Sua av percebe que fugiu e acorda os pais de Mulan. Seu pai percebe que ela foi em seu lugar e diz que no poder ir atrs dela, pois se descobrirem que uma mulher, a mataro. Sua av vai ao oratrio e pede que os ancestrais a protejam. Os ancestrais das duas famlias, pai e me de Mulan, acordam Mushu, um pequeno drago, e mandam que acordem o guardio da famlia que descansa na esttua fora do templo. Mushu tenta convencer a deix-lo ir proteger Mulan, mas impedido, pois j teve sua chance e deixou que seu protegido morresse. Ele tenta acordar o guardio, mas quebra sua esttua e decide ir em seu lugar, fingindo, aos ancestrais, ser o guardio e, acreditando que caso consiga traz-la de volta s e salva, restituir seu lugar de protetor da famlia. Na sada de Mushu aparece o grilo da sorte, Gri Li, que diz que ir com ele. Encontram Mulan e se apresentam como seu protetor na jornada. Decidem que seu nome ser Ping. Chegam ao acampamento de guerra e Mulan se apresenta como Ping. Por no saber como se comportar enquanto homem arruma confuso e os homens se agridem. Shang nomeado pelo general, seu pai, como capito de guerra e comea o treinamento de seus homens. O conselherio do imperador contra essa nomeao e duvida que Shang conseguir realizar um bom treinamento. Aps um tempo de treino, Mulan consegue realizar as atividades propostas por Shang, inclusive subir em uma tora de rvore muito alta com dois pesos nas mos. Novamente, com

55

criatividade, descobre uma forma desses pesos a ajudarem na tarefa. Todos se surpreendem com ela. No caminho para a guerra, Mulan apresentada ao mundo dos homens: a agressividade, a maneira como falam das mulheres. Torna-se muito prxima de trs soldados: Chien Po, Ling e Yao. Ao chegar ao primeiro destino, a aldeia em que o general, pai de Shang, est percebem que j foi arrasada e mataram todos, inclusive o general. Saindo de l, Mushu acaba denunciando a posio da tropa o que propicia que os Hunos os achem e Mulan leva a culpa. Shang percebe que o exrcito inimigo muito grande e manda Mulan atirar no sentido de Shan Yu lder dos Hunos, mas ela decide fazer de outra forma: atirar no sentido de uma montanha de gelo para que acontea uma avalanche e pegue todo o exrcito. isso que ela faz e realmente destri o exrcito inimigo, sendo cada vez mais respeitada pelos colegas e por Shang. Salva seu exrcito e a vida de Shang. Quando todos j esto a salvo, Shang percebe que Mulan est sangrando e ela desmaia. Um mdico a examina e descobre que mulher. Shang vai at ela, mas decide no mat-la, j que ela salvou sua vida. Diz que sua dvida est paga, esto quites, mas a expulsa do exrcito. Nesse momento ocorre a segunda crise de Mulan que se questiona sobre o que a fez ir guerra realmente. Ela decide voltar para casa. Mulan descobre que o exrcito dos Hunos no morreu e que pretendem atacar novamente. Vai atrs de Shang para avis-lo j que esto voltando para a cidade imperial como heris, mas Mulan no ouvida. Ela tenta avisar outras pessoas, mas ningum a ouve. Os Hunos aparecem e seqestram o Imperador. Os soldados e Shang tentam com fora fsica abrir a porta do castelo do Imperador, mas Mulan percebe que somente com criatividade conseguiro faz-lo. Tem uma idia e os soldados aceitam fazer parte dela. Todos se vestem como mulher e escalam o palcio. Seduzem os soldados inimigos e com a ajuda de Gri Li e Mushu, que finge ser o grande drago, derrotam o exrcito dos Hunos.

56

Mulan chamada pelo Imperador que garante conhecer sua histria. O conselheiro diz que por ser mulher no digna de estar ali, porm Shang lembra ao Imperador que ela uma herona. O Imperador faz com que todos se curvem a ela e lhe entrega dois smbolos de sua vitria: o selo Imperial e a espada de Shan Yu. Esses smbolos, segundo o Imperador, so para que sua famlia saiba o quanto a honrou e para que o mundo saiba de seu feito. Ela abraa o Imperador que aceita seu abrao, apesar de se assustar de incio, e os soldados que para se despedir. O Imperador diz a Shang que a flor que desabrocha na adversidade a mais bela e rara de todas. Ela volta para casa e abraa seu pai. Sua av diz que deveria ter trazido um homem da guerra e no um selo e uma espada. Aparece Shang que convidado para jantar. Mushu recebe dos ancestrais seu posto de guardio de volta por ter conseguido proteger Mulan. Mushu e Mulan se despedem, aps ela agradecer sua ajuda.

3.2 - Procedimento para a Coleta de Dados

O filme foi dividido em 3 momentos objetivando uma melhor observao dos dados referentes ao processo de desenvolvimento do feminino representado no filme. 1. FASE: incio do filme com a invaso da China por um exrcito inimigo e a convocao de homens para compor o exrcito. At esse momento Mulan, uma adolescente, tenta se adequar a sociedade para ser considerada uma boa esposa e poder honrar sua famlia com a garantia de um bom marido. No consegue se adequar e se questiona sobre quem realmente . Seu pai convocado para o exrcito a despeito de sua perna machucada por outra guerra. Mulan desrespeita as regras de separao homem/mulher. Na convocao fala na presena de outros homens, na mesa de ch briga por no achar justo o pai ter que ir novamente guerra estando machucado o que culmina na sua ida guerra no lugar de seu pai, fingindo ser homem.

57

2. FASE: incio da jornada de Mulan como Ping. Nessa jornada, Mulan conta com a ajuda de guardies divinos. Descobre uma forma original de realizar uma atividade imposta pelo comandante. Durante a guerra com criatividade vence uma batalha agindo de forma oposta ao que o comandante havia ordenado. ferida nessa batalha e descobrem que uma mulher. expulsa do exrcito por ser mulher, mas no morta, como manda a regra, e decide voltar para casa. Ento, descobre que o comandante do exrcito inimigo est vivo e planeja atacar a cidade imperial da China. Na invaso Mulan traa planos originais e astutos para vencer o inimigo o que, de fato, ocorre e salva a China tornando-se uma herona. 3. FASE: Retorna a casa com a honra restabelecida de sua famlia e inicia um possvel romance com seu comandante. A partir dessa diviso, cada momento do filme foi analisado com base na teoria proposta no trabalho levantando associaes tericas e amplificaes buscando a interpretao simblica do filme.

58

CAPTULO IV LEITURA SIMBLICA

4.1. - Descrio dos Personagens

Mulan: Garota sem idade relatada no filme, mas com caractersticas de adolescente. filha nica e mora com os pais e a av. muito amorosa e criativa, desde o incio resolve situaes cotidianas com criatividade. No consegue se adequar ao esperado pela sociedade patriarcal e sofre com isso. Na guerra, vestese de soldado, fingindo ser homem, para ir guerra no lugar de seu pai. Como soldado adota o nome de Ping. Shan Yu: Comandante do grande exrcito inimigo, os Hunos. Invade a China com o intento de matar o Imperador Chins. Pai de Mulan: Chefe da famlia, representante do patriarcado, pai amoroso e compreensivo. Me de Mulan: Boa esposa e me. Cuida da casa e da famlia. Fala pouco e aceita as decises do marido. Av de Mulan: Senhora mais velha e importante na famlia. atrapalhada e fala o que tem vontade. Est junto Mulan em diversos momentos decisivos como na hora da casamenteira e ela quem convoca um guardio para Mulan durante a guerra. Casamenteira: Mulher que decide quem est apta para casar e desempenhar um bom papel de esposa e me. Caso ela d o aval garota consegue um bom casamento e honra a famlia, mas caso isso no acontea, a famlia desonrada. Mushu: Drago muito pequeno que era guardio da famlia, mas que ao permitir a morte de um membro que deveria proteger, rebaixado funo de despertar um outro guardio quando necessrio. V em Mulan a oportunidade de

59

recuperar seu antigo posto de guardio caso consiga fazer com que ela vena a guerra e volte salva para casa. Gri Li: Grilo da sorte que entregue Mulan na hora de visitar a casamenteira e segue Mushu na batalha, virando seu ajudante. Ancestrais: Espritos dos ancestrais da famlia dos pais de Mulan que so despertados em situaes de emergncia e so eles que decidem quem ir guardla na guerra. Khan: Cavalo de Mulan que est sempre ao seu lado. Yao, Ling e Chien Po: Soldados do exrcito chins que se tornam amigos de Mulan e a ajudam a vencer a batalha. Iniciam a guerra mais agressivos e vo se transformando durante o tempo e o contato com Mulan. Shang: Comandante do exrcito chins que recebe esse posto de seu pai. Bom lder que transforma os homens sem nenhuma experincia em um exrcito. Se apaixona por Mulan. General: Pai de Shang. Morre durante uma invaso dos Hunos. Chi Fu: Conselheiro imperial que contra Shang liderar o exrcito. Sua funo relatar tudo que ocorre ao general e ao imperador ajudando a tomar as melhores decises.

4.2. - 1. fase Vida de Mulan na Aldeia at sua Ida Guerra como Ping.
Mulan uma adolescente e como toda adolescente passa por uma situao de grandes transformaes tanto fsicas quanto psicolgicas apresentando tentativas de se adequar sociedade e tambm a busca de sua verdadeira

60

identidade. Como vimos no captulo II 2.8 um perodo da vida caracterizado por um processo de transio e de conflito com os valores transmitidos pelos pais; h uma busca por independncia e autonomia e o adolescente questiona o universo regido pelos pais para procurar seu prprio caminho. Esse processo natural e essencial na vida de qualquer pessoa, o momento em que tanto a adequao externa aos valores sociais quanto a transgresso a esses valores precisam fazer parte da vida do indivduo. Percebemos esse conflito nas atitudes iniciais de Mulan no filme, por exemplo, quando ela tenta corresponder s expectativas paternas decorando as regras da boa esposa para ser aceita pela casamenteira, mas no consegue e, para se garantir, escreve as regras em seu brao. Ela afirma me que escreve para no esquecer as regras e reza pedindo aos ancestrais que consiga achar algum logo para que possa honrar sua famlia. Podemos perceber que Mulan deseja cumprir o que seus pais esperam dela, mas parece no estar mobilizada para esse propsito genuinamente. Isso mostra o quanto Mulan no age nesse sentido de acordo com uma demanda interna e sim, tenta se adequar a demanda social, onde casar o principal para a mulher. como se essa situao de se preparar para o casamento no a mobilizasse internamente, ela parece no se identificar com esse papel. Na sociedade patriarcal, em especial, na sociedade chinesa, o feminino desvalorizado em detrimento do masculino, o homem considerado superior, detm o poder, e a mulher percebida como um ser que precisa ser dominado, subjugado, para que somente os aspectos aceitveis ao ego patriarcal se apresentem, ou seja, a mulher se resume a ser me, submissa e cuidadora, valorizada exclusivamente por sua necessidade na manuteno da espcie, por sua capacidade reprodutiva, conforme foi visto no captulo I. A famlia de Mulan pode ser entendida como uma tpica representante da sociedade patriarcal. Todos os membros se mostram muito preocupados com a insero de Mulan na sociedade e torcem por ela, cada um a sua maneira, estando todos muito presentes na vida da herona. Sua me, a tpica mulher submissa, boa, calma e obediente, e sua av se esforam para que Mulan tenha seu lugar garantido

61

na sociedade indo com ela at a casamenteira e acompanhando-a em todo esse processo. Seu pai, por sua vez, provedor, chefe da famlia, forte, guerreiro, destemido, podendo ser considerado um representante do patriarcado. Porm, apesar de fazer parte do sistema patriarcal rgido, ele se apresenta como um pai afetuoso, orientador, firme e presente na vida de sua filha direcionando suas aes quando necessrio, mas sem deixar de demonstrar sua afeio por Mulan. Um exemplo desse fato quando Mulan, por no ser aceita pela casamenteira, volta para casa muito triste e evita falar com seu pai, demonstrando at certo receio de sua reao, do que ir lhe dizer. Ele aparece e lhe diz que somente uma das flores da rvore prxima a eles ainda no desabrochou, mas que quando isso ocorrer, essa flor ser a mais bela de todas, comparando-a com Mulan. Ele percebe que Mulan ainda no est preparada para corresponder s expectativas sociais, mas acredita que essa uma questo de tempo e a tranqiliza, por ter esperana que isso acontea num futuro prximo. Seu pai, como um representante do patriarcado, ensina e cobra de Mulan o seguimento das regras sociais, dos limites, ele espera que Mulan se adapte ao cdigo coletivo, o que podemos perceber quando reza para que seja aceita pela casamenteira o que, no padro social da comunidade representa o maior objetivo da mulher. A identidade e a insero social da mulher se do atravs de sua relao oficial com um homem que se estabelece pelo casamento. Na sociedade patriarcal, o pai pode se apresentar como um pai rgido, identificado com as normas e as leis sociais ou um pai, que apesar de exercer sua funo limitadora, tem o afeto presente em sua personalidade e consegue acolher os filhos. como essa segunda forma de ser pai que podemos entender o pai de Mulan. Apesar de Mulan no corresponder s expectativas paternas, seu pai a acolhe, o que estritamente necessrio para Mulan conseguir transgredir as regras e se desenvolver. Ter um bom relacionamento entre pais e filhos necessrio para todo o processo de desenvolvimento da personalidade e, em especial, para a elaborao produtiva da crise da adolescncia. O melhor caminho para o desenvolvimento da conscincia propiciar que o padro de alteridade se expresse tanto no adolescente

62

quanto nos pais em seus relacionamentos e em suas psiques, conforme explicitado no captulo II - 2.8. Como vimos no captulo I, para que a alteridade se expresse, importante se permitir sair da dinmica patriarcal e se inserir em uma dinmica de alteridade, em que mulheres e homens, pais e filhos so vistos como pessoas inteiras, completas, em que as diferenas so acalentadas e no mais excludas. No incio do desenvolvimento, em um nvel individual, todos estivemos imersos em uma dinmica matriarcal, onde tudo possvel, indiscriminado. um estado perfeito, de satisfao imediata dos desejos. Culturalmente, esse momento do desenvolvimento da psique se caracteriza pelo fato de que a racionalizao, como conhecida por ns, no ocupava um lugar de destaque na psique das pessoas, bem como a diviso, a categorizao, os esquemas e as explicaes dos fenmenos. Com o tempo, entramos em uma cultura e um funcionamento psquico patriarcais que introduzem o princpio da realidade e o adiamento do desejo, instauram a cultura, o poder, a ordem, a hierarquia, a responsabilidade e a criana aprende o que significa limites. Na sociedade, percebemos essa transio pela ocorrncia de divises, tudo minuciosamente estudado, observado, vem a tentativa de controle da natureza tanto interna quanto externa. Porm, atualmente, aps todas as conquistas tecnolgicas e cientficas que o patriarcado permitiu ser conquistado, a sociedade est passando por um questionamento de valores, costumes patriarcais. uma busca pela alteridade, pela relao verdadeira e completa entre homens e mulheres inteiros em todos os sentidos, com respeito e acalanto s diferenas. Individualmente, esse processo ocorre na poca da adolescncia, onde h um questionamento dos padres paternos, dos limites impostos, que s ocorrer caso o pai, representante mximo do patriarcado, seja mais flexvel, afetivo permitindo a expresso de personalidade, valores, questionamentos de seus filhos, ou seja, permitindo-se experimentar uma relao mais completa, mais real com seus filhos. Na adolescncia acontece a ativao dos arqutipos da anima e do animus. Como vimos no captulo II 2.6, a anima e o animus so arqutipos que

63

representam o feminino no homem e o masculino na mulher. Esses arqutipos so a ponte entre o ego e o mundo interno, atravs deles que acessamos o nosso mundo interior, nossa verdadeira essncia. Cabe mulher, em seu desenvolvimento, integrar contedos do animus atualizando disposies masculinas inconscientes e ao homem o mesmo em relao anima. Para a menina a figura do animus ser identificada inicialmente com o pai e o fato do pai ser mais ou menos rgido, mais ou menos identificado com as normas e as leis patriarcais permite que a menina consiga ter maior ou menor facilidade de transgredir as regras sociais e se desenvolver. Por vezes, quando o pai se mostra muito castrador, a menina pode no conseguir se diferenciar desse mundo e se desenvolver plenamente. Assim, o fato de Mulan ter uma figura paterna, rgida na sua postura patriarcal, mas tambm amorosa e acolhedora, permitiu que ela e toda sua famlia pudessem iniciar a transio da dinmica patriarcal para a dinmica da alteridade, de respeito pelo outro, em que os pais e os filhos so vistos como pessoas e respeitados em sua individualidade, o que fica mais claro no final do filme. Na mulher, a primeira imagem do animus a imagem paterna que permite que a pessoa consiga se firmar em suas idias, ser criativa, tomar decises e ter objetivos. Podemos perceber o quanto a famlia essencial nessa fase por abrigar amor, identificao e dependncia que precisam ser elaborados para a estruturao da psique madura. Todas essas caractersticas dependem de um animus positivo, como vimos no captulo II 2.6, que se forma na relao essencial com seu pai. Mulan parece ter boa relao com o pai o que favorece seu desenvolvimento. Percebemos que ela uma pessoa muito criativa, sempre desenvolvendo maneiras de lidar com as situaes e com poder de deciso sobre elas. Ela acredita no que decide e no que faz. Seu pai possui uma ferida na perna e esse fato que faz Mulan decidir tomar seu lugar na guerra. Ele j , no filme, um senhor de certa idade, no tendo mais a fora e o corpo de um jovem, tem uma ferida na perna e usa uma bengala, instrumento usado por pessoas mais velhas. Na fase da adolescncia dos filhos, os pais tm que enfrentar o envelhecimento e a morte, abandonar a imagem idealizada que possuem dos filhos e aceitar uma nova relao em que se fazem presentes a

64

crtica e a ambivalncia, o que possibilita mudana e desenvolvimento pessoal e psicolgico para ambas as partes. Podemos perceber que o pai de Mulan possui empatia com sua filha, entende suas escolhas e caminhos, apesar de ser um pai patriarcal e, portanto autoritrio, ele parece aceitar sua filha como ela . Tambm podemos associar essa ferida como um dos motivos para a empatia do pai com Mulan: quem ferido entende as feridas do outro. J, culturalmente, na sociedade patriarcal, a ferida na perna de seu pai pode simbolizar o fato de que o sistema patriarcal est ferido em suas bases. Mulan, a herona do filme, mostra ter fora egica suficiente para lutar por suas idias at o fim e acreditar nelas. Mas, isso no significa que ela no se sinta inadequada frente sociedade, o que lhe traz muito sofrimento, pois a inadaptao vivida como uma inadequao pessoal, apesar de ser, na verdade, uma necessidade social de olhar e questionar as bases da cultura patriarcal. Como uma herona, ela traz em si aspectos que ainda no se tornaram conscientes pelo seu povo e que, portanto, fogem compreenso coletiva, apesar de serem potenciais do inconsciente coletivo e, portanto pertencer a todos. A no adaptao social traz grande sofrimento ao indivduo, o que podemos perceber no filme na primeira vivncia de crise de Mulan quando volta da casamenteira. Porm, a vivncia da crise e do fracasso que abrem na sua personalidade, um espao para o contato consigo mesma, com sua verdadeira essncia. No mesmo dia ocorre o anncio da guerra que, simbolicamente, significa o combate entre polaridades, entre o bem e o mal, a luz e as trevas, o inconsciente e o consciente. A guerra, simbolicamente, pode ser entendida como um conflito entre polaridades que pode se apresentar tanto no nvel individual, quanto no nvel coletivo, cultural. No filme podemos perceber que esse conflito se d tanto no pas com a exploso da guerra quanto em Mulan, atravs de seus questionamentos e dificuldades. uma luta consigo mesma para um maior conhecimento de si que vem em conformidade com o questionamento de Mulan. Assim, podemos pensar que alm de substituir seu pai indo para a guerra em seu lugar, houve, tambm, um

65

chamado interno, individual, no intuito de responder a sua prpria busca, dar vazo sua crise existencial, como tambm representa uma necessidade social, comum a toda aquela comunidade. Como toda herona, Mulan traz o novo, ameaa o status quo. Como vimos no captulo II, 2.5, o legado do heri trazer transformao e ampliao da conscincia para uma renovao social e cultural o que consegue por possuir um modelo de ego, um ego com propsito, conectado com sua essncia, o Self. Mulan um smbolo que mostra aspectos novos do feminino que ainda no foram incorporados, mas que so necessrios na sociedade. O elemento novo no aceito por trazer a mudana do status quo, mas que, se for incorporado, trar ampliao da conscincia. A sociedade patriarcal valoriza o homem e aspectos do masculino como a ordem, a disciplina, a razo, a hierarquia e desvaloriza o feminino. Quanto mais reprimido o feminino mais rgida a forma de se relacionar das pessoas e maior a agressividade que no aceita naturalmente. Isso fica claro no filme pelo perfil dos inimigos de Mulan, os Hunos. Segundo o site Wikipedia, os Hunos eram um dos povos mais violentos e vidos por guerras. Eram nmades e adeptos de combates a cavalo. Devido a sua proeza militar e disciplina, mostravam-se imbatveis, tirando todos do seu caminho. Eles espalhavam terror nos inimigos devido a velocidade em que eles podiam se movimentar, trocando de montaria vrias vezes ao dia para manter a vantagem. A principal fonte de renda dos hunos era a prtica do saque aos povos dominados. Quando chegavam numa regio, espalhavam o medo, pois eram extremamente violentos e cruis com os inimigos. Sua ttica essencial era fazer ataques-surpresa relmpago e garantir o terror. A invaso da China por esse povo brbaro, destrutivo, agressivo e primitivo, pode ser associada acentuao desses contedos na conscincia coletiva, a uma unilateralizao da psique coletiva em relao aos aspectos patriarcais em detrimento de aspectos femininos. Os Hunos representam, como povo, aspectos mais primitivos, mais selvagens do ser humano, como uma acentuao de aspectos negativos do patriarcado que mostra o quanto o feminino banido da conscincia

66

pode trazer exploso da agressividade. So aspectos que esto acentuados na conscincia patriarcal, de agressividade desmedida e irracional. Em um nvel individual quando uma pessoa est muito distanciada de algo importante psiquicamente, estando muito inconsciente disso, a psique busca, de forma autnoma o equilbrio para garantir a sua sade, trazendo o plo negado mais prximo da conscincia, como pudemos ver no captulo II 2.9. O mesmo ocorre em um nvel cultural quando um plo est muito distante da conscincia coletiva. Podemos associar Mulan, a sua emergncia na guerra, como uma representao simblica do fator compensatrio da psique para restaurar o equilbrio. No filme com a guerra, representando a exacerbao das caractersticas masculinas, traz conscincia o plo negado, o feminino, buscando a integrao dos opostos, o feminino e o masculino. esse encontro entre o que consciente e o que inconsciente, o revelado e o oculto, que vem ampliar a conscincia cultural. O fato de os aspectos femininos, como os sentimentos serem to relegados da conscincia e da vida social, faz com que tenham que se impor para serem vistos e possivelmente, incorporados na vida consciente. Esse processo anlogo ao processo de ser tomado por um complexo, no caso da sociedade patriarcal, ser tomado por aspectos que se relacionam com o feminino banido da conscincia social. No filme, o fato da guerra j estar acontecendo, mas ainda no ser percebida por todos pode mostrar que esse conflito ainda inconsciente. A tenso psquica interna entre as polaridades no faz parte da conscincia coletiva. papel do heri, no caso da herona, trazer para a conscincia o aspecto. Mulan denuncia, personifica esse conflito. A fora egica de Mulan se exprime em coragem, criatividade e objetivo de vida, que so aspectos do masculino, tambm importantes para o ego feminino. Mulan uma legtima participante do patriarcado, est identificada com os valores desse dinamismo e, portanto, podemos perceber que Mulan resolve, ento, vestir-se como um soldado e ir guerra no lugar de seu pai. Mulan decide, ento, seguir seu impulso, algo que vem de dentro dela em ir de encontro guerra, ao conflito, dando importncia ao seu chamado interno em busca de descobrir que realmente. Ela percebe que no ser aceita como mulher e decide vestir-se como soldado.

67

Como em qualquer mudana, primeiro ocorre uma identificao com o opositor, o lado oposto. Vemos que, assim como as mulheres da dcada de 60, Mulan tambm tenta se inserir e ser aceita atravs da identificao com o padro masculino valorizado e consciente. Podemos relacionar sua atitude atitude feminista de queima de soutiens em praa pblica, como vimos no captulo I, onde as mulheres tentavam provar sua igualdade com os homens e conquistar seu lugar: j que como mulher no tinham vez, ento tentavam mostrar que poderiam ter espao; tentavam mostrar sua fora sendo como os homens. atravs do processo de identificao com o oposto que as mulheres, e no caso Mulan, comeam seu processo de busca de identidade, processo que vemos acontecer no decorrer do filme.

4.3. 2. fase Jornada de Mulan


Mulan inicia sua jornada e sai da casa de seus pais como Ping at o acampamento de guerra. No plano individual, podemos associar esse momento com o perodo da adolescncia onde a menina precisa sair do universo dos pais e conquistar maior autonomia. Esse processo se caracteriza por uma busca de ampliao de conscincia, autoconfiana, enfim, de grandes conquistas pessoais. Porm, Mulan, como uma herona, no sai simplesmente para casar ou estudar e sim, para guerrear como um homem no lugar de seu pai. Ela, como herona, representa, no plano pessoal, uma busca pessoal de crescimento e conquista para a prpria vida, alm de uma conquista maior, para a sociedade em que vive: um espao para a conquista do feminino em um mundo essencialmente masculino. O heri ou herona, conforme visto no captulo II- 2.5, um arqutipo e, como todo arqutipo representa um componente da camada da psique comum a todos chamada inconsciente coletivo. a idia de arqutipo que permite-nos perceber que estamos ligados inseparavelmente continuidade dos assuntos eternos da humanidade. O arqutipo a frma de onde saem as mesmas idias comuns a toda humanidade. Ele , em si, incognoscvel e se apresenta ao indivduo atravs de uma

68

forma de expresso simblica, ou seja, de uma imagem que se mostra conscincia como a melhor forma de expressar o desconhecido naquele momento. O arqutipo do heri uma dessas manifestaes. Ele representa a fora interna que todos possumos como potencial a ser descoberto e utilizado quando necessrio. Durante sua jornada, o heri, precisa se deparar e lutar com aspectos desconhecidos de si mesmo, com os quais ele precisa entrar em contato para deles retirar a fora que necessita incorporar ao seu ego, ampliando sua conscincia. Sendo um heri, um modelo de ego, ele aquele que possui a funo de contribuir no s para uma ampliao na conscincia individual, mas tambm coletiva, trazendo sociedade as mudanas necessrias, uma renovao social e cultural. O heri, ou a herona, como no caso de Mulan, consegue realizar seu intento atravs de sua jornada que se caracteriza por sair de uma situao conhecida, vencer os obstculos em busca de sua verdadeira essncia, de sua individualidade o que possibilita a ampliao de conscincia de si e na mesma medida permite que a conscincia coletiva de seu povo se amplie. Mulan, a herona do filme, pode ser entendida sob dois aspectos, conforme explicitado acima, no plano individual e coletivo. Individualmente, podemos perceber que Mulan vai em sua jornada em busca da ampliao da conscincia pessoal, fato demonstrado por suas inquiries a respeito de quem realmente, qual sua verdadeira essncia. Ela se questiona nos dois momentos de crise no filme quando no aceita pela casamenteira e quando expulsa do exrcito sobre quem e o fato que a levou guerra, concluindo que est relacionado com uma busca interna, profunda, de quem ela . Alm disso, no plano coletivo, Mulan tem um objetivo maior, a ampliao da conscincia coletiva. Quando ela expulsa do exrcito por descobrirem que mulher, ela pensa em desistir, porm quando percebe que seu propsito ainda no se extinguiu, que seu povo ainda precisa dela, decide, sem mostrar nenhuma dvida, continuar sua jornada e salvar seu povo. Em se tratando de uma herona, as conquistas de Mulan se referem ao resgate do feminino que foi reprimido na sociedade patriarcal. Como vimos no captulo II 2.4, isso se relaciona sabedoria, habilidade, criatividade para lidar com as situaes, aspectos essencialmente relacionados ao feminino, entre outros como a

69

sensibilidade, a agressividade, a emoo, a intuio, o acolhimento, a gestao, a fertilidade, o cuidado, a transformao, a inconscincia. O feminino, portanto, acessa um lado da personalidade relacionado ao sentimento, a intuio; a sabedoria que se origina no aquela conhecida na sociedade patriarcal: lgica, determinada, objetiva e, sim, uma sabedoria mais intuitiva, ligada ao aspecto emocional, ilgico, inconsciente. E esse aspecto que Mulan acessa para agir, sua habilidade e criatividade se originam desse aspecto, to diferente de todos os outros personagens masculinos do filme. Podemos perceber que Mulan no enfrenta com fora bruta, sabe esperar a hora certa de agir e age independente dos outros concordarem ou entenderem suas decises. Mulan acredita em sua capacidade, em sua percepo, no se deixa vencer pelos obstculos. Ainda por ser uma herona, Mulan possui um contato profundo e contnuo com Mushu, o enviado do Self para auxiliar o ego da herona em sua jornada at que este adquira fora suficiente para caminhar sozinho. Assim, ela no inicia sua caminhada sozinha, no caminho conhece seu guardio divino, enviado pelos seus ancestrais, Mushu e seu ajudante, Gri Li, o grilo da sorte. Podemos associar esse contato e essa caminhada com o processo de desenvolvimento egico: Mulan, como herona, como vimos no captulo II -2.5, representa um modelo de ego, um ego com objetivos claros e pelos quais luta ao mesmo tempo em que se mantm conectado com o Self. Em funo dessa conexo, Mulan mantm um contato vivo com o inconsciente, com o novo, sem se desadaptar vida externa, constituindo um dilogo entre consciente e inconsciente. A presena de Mushu, o cavalo e o grilo mostram que o heri- ego na sua jornada de transformaes conta com o auxlio do Self que proporciona recursos que o ajudam nessa empreitada. O dilogo entre Ego-Self garante um sentimento de totalidade, de pertencimento a algo maior e de nunca estar sozinho, conforme foi visto no captulo II 2.8. A conexo Ego-Self garante estrutura, segurana egica, energia e propsito de vida, exatamente a busca de Mulan nesse momento e algo que conquista no decorrer de sua jornada. Os guardies de Mulan representam a ligao entre o ego da personagem e o Self, eles so os smbolos que fazem essa conexo.

70

atravs do smbolo que o inconsciente se atualiza na conscincia trazendo o enriquecimento psquico necessrio vida do indivduo. Essa interelao entre consciente e inconsciente possibilita uma nova viso da vida que abarca os opostos como uma nica realidade. Mushu um drago que simboliza os opostos, aqutico e terrestre, yang e yin, as duas faces, o que ele proclama no discutido, a personificao divina e obscura ao mesmo tempo. Na China, segundo Chevalier e Gheerbrant (2005), o drago o smbolo do imperador que garante o ritmo da vida, da ordem e da prosperidade. o smbolo da onipotncia chinesa. Alm de Mushu, Mulan tambm tem consigo seu cavalo, smbolo do inconsciente e do instinto, um animal associado passagem, da vida para a morte, do dia para a noite, do consciente para o inconsciente e o grilo da sorte que, segundo Chevalier e Gheerbrant (2005), simboliza o triplo: a vida, a morte e a ressurreio. Podemos associar essa imagem ao necessrio processo de confrontao de opostos e posterior elaborao simblica que Mulan precisar empreender durante toda sua jornada, sendo que seus trs companheiros a acompanham desde seu incio at o retorno ao lar, onde, aps empreender sua jornada, poder retornar ao seu lar mais unificada. Esses smbolos representam o contato de Mulan com sua totalidade e, atravs de suas conquistas, de seus atos durante sua jornada, a herona busca integrao de aspectos ainda inconscientes em si mesma e isso, a longo prazo, tambm repercute em uma transformao social, na vida de sua comunidade. Mulan como herona necessria no sentido de ampliar a conscincia social e promover, assim, a individuao do Self cultural. Essa ampliao da conscincia cultural se d no sentido da incorporao do feminino. Mulan busca conquistar seu lugar na sociedade como homem, j que as mulheres no tinham nenhum poder ou possibilidade de se firmar socialmente. Quando chega ao acampamento tenta se portar como homem o que podemos associar a uma tentativa de insero, dentro do possvel, no mundo patriarcal, e, tambm, como uma identificao da mulher com os valores do masculino, que, conforme o que foi explicado no incio do captulo, mostra ter sido essa a forma que

71

Mulan conseguiu encontrar para se inserir em um mundo onde a mulher e o feminino no tm espao. Como vimos no captulo I, na sociedade, de modo geral, no incio dos tempos, a mulher e o feminino j tiveram grande destaque e prestgio na sociedade. Haviam cultos Grande Deusa e a mulher era o centro das sociedades. Com o passar dos tempos e a chegada da Idade Mdia com a necessidade de conquistas territoriais e guerras, o homem passa a conquistar cada vez mais prestgio e ocupa, ento, o centro da sociedade. A mulher se resume a ser me, submissa e cuidadora, valorizada exclusivamente por sua necessidade na manuteno da espcie, por sua capacidade reprodutiva. Somente por volta da poca em que ocorre a 2 Guerra Mundial que as mulheres passam a reivindicar seus direitos. Na dcada de 60, no sculo XX, surge o movimento feminista que foi muito importante para diversas conquistas das mulheres, apesar de que, nesse movimento a busca se dava no sentido de igualdade dos sexos sem o respeito necessrio pelo feminino. importante destacar que a valorizao do masculino em detrimento do feminino foi um processo necessrio para as conquistas da humanidade, j que possibilitou um maior controle da natureza e tantas conquistas cientficas. J mais para o final do sculo XX, h um movimento da mulher na tentativa de realizao de suas reais potencialidades e necessidades inaugurando algo que se assemelha a uma nova era. H uma busca pelo autoconhecimento, reflexo, uma nova identidade que abarque seus potenciais, at ento, adormecidos. Assim, hoje, podemos perceber que estamos em uma readaptao psquica que se reflete no comportamento das pessoas. As mulheres esto buscando uma nova forma de sentirem-se inteiras, completas. Assim, Mulan inicia sua jornada, como as mulheres fizeram nos anos 60 do sculo XX, procurando se portar como um homem, j que, como foi dito acima, essa era a nica forma que enxergava ser possvel e tambm porque tinha uma grande identificao com o masculino, como o centro do poder. Podemos pensar o aparecimento da questo de identificao da mulher com o masculino na tentativa de se inserir socialmente como algo comum a todas as culturas; como uma questo arquetpica, ou seja, uma questo que se reflete em todos independente do lugar,

72

poca ou cultura. Isso aparece no conto de Mulan, um conto que se baseia em uma poesia chinesa do sculo V, o que mostra que algo comum a humanidade ocidental e oriental, que aparece na vida cotidiana, nos filmes e nos contos. Portanto, como uma questo arquetpica, Mulan, uma mulher que busca seu lugar na sociedade patriarcal, se veste de soldado e tenta se comportar como um homem, mas desde o incio fica claro a diferena entre ela e os outros soldados em relao a comportamento e fora fsica. Mulan ora age agressivamente, ora se esquiva e vai ficando claro, durante seu tempo junto aos soldados que apesar de diferente, ela consegue realizar as atividades, que tambm hbil e criativa. Podemos pensar que a maneira de Mulan se comportar difere dos homens no sentido em que eles tentam atingir seus objetivos atravs da fora fsica, j que, na sociedade patriarcal, os homens so fortes e agressivos e utilizam essas caractersticas para conseguir o que querem. Mulan, por sua vez, busca a melhor maneira de realizar seus objetivos, usando a intuio e a criatividade, trazendo uma nova forma de ser e se comportar para aquela comunidade essencialmente masculina. Podemos perceber essa transformao operando em Mulan se compararmos a forma como chega ao acampamento com a forma como se comporta aps um tempo com os soldados. Mulan tenta, no incio, ser como um homem, andar como um deles, falar como eles. Com o tempo, passa a se comportar de forma mais natural, feminina. Como mulher, Mulan participa das brincadeiras dos soldados, mas quando se refere s mulheres, o faz de forma mais cuidadosa, respeitosa. Tambm mais reativa aos sentimentos que assomam a todos e demonstra mais facilmente o que sente. No momento em que chegam a aldeia em que Shang percebe que seu pai foi morto, ela a nica que consegue expressar seu sentimento a ele, se aproximando e dizendo o que sente, alm de mostrar muita tristeza por perceber que na aldeia haviam crianas e possivelmente, mulheres, j que encontra uma boneca no cho. Aos poucos ela consegue incutir novos valores nas pessoas com quem convive, transformar a maneira de ser dos soldados. As figuras masculinas que aparecem no filme so a expresso da persona masculina excessivamente rgida,

73

unilateralmente patriarcal: fortes, guerreiros, agressivos, autoritrios onde no cabe a expresso dos sentimentos (tipicamente feminino), mostrando o quanto esse aspecto (anima) reprimido nos homens do filme. A anima, conforme vimos no captulo II 2.6, o potencial arquetpico que permite estabelecer uma relao entre a conscincia e o inconsciente para que o ego entre em contato com contedos profundos da psique, seu mundo interno, arquetpico, afim de caminhar em seu processo de individuao abarcando as potencialidades em sua conscincia. O arqutipo da anima representa os instintos, a terra, a emotividade, a conexo profunda com as pessoas. O desenvolvimento da anima influi na maneira do homem se relacionar consigo mesmo e com os outros, em especial, com as mulheres. Quando pouco integrado conscincia esse arqutipo gera estados alterados de humor no homem, enxurradas de afetos indiscriminados. Este homem tem variadas alteraes de humor, melanclico, inseguro e retrado e apresenta dificuldades em seus relacionamentos. A anima no aceita se faz presente de forma destrutiva. Quando a anima integrada conscincia ela se torna um potencial criativo acarretando uma ampliao da personalidade e da conscincia gerando um relacionamento melhor com as pessoas, assim como consigo mesmo. Podemos perceber o pouco contato com a anima nos soldados e a projeo disso nas mulheres no incio do filme quando eles se referem s mulheres concretas como seres inferiores eles, que esto esperando para servi-los quando voltarem para casa, aps a guerra, o que mostra que a represso do feminino ocorre tanto em relao anima quanto mulher em si. Shang tambm passa por uma transformao no filme da mesma maneira que os outros soldados, e no momento em que deveria matar Mulan ao descobrir que uma mulher vestida de homem, ele decide poupar sua vida como forma de agradecimento por ela o ter salvado antes. Os soldados vo embora tristes por deixar Mulan e demonstram isso. Todas essas atitudes mostram um maior contato com os sentimentos e a expresso destes. Conforme o tempo vai passando e o contato com Mulan se tornando mais presente para os soldados, vai acontecendo uma transformao nos homens do filme. Eles, ao entrarem em contato com Mulan, entram em contato com uma nova

74

possibilidade de ser, com o seu aspecto feminino, sua anima e perdem o medo. Eles passam a ser menos brutos, at mais sensveis, passando a confiar mais em Mulan. Essa mudana pode ser relacionada com as transformaes que um homem passa durante sua vida atravs do contato com as mulheres, j que atravs desse contato, que se inicia com a me e se estende a todas as mulheres importantes na vida de um homem, que a anima constelada, modificada, passa a ser mais incorporada trazendo uma ampliao de conscincia para os homens do filme que simbolizam o masculino rgido. O momento do filme em que podemos perceber claramente a atuao modificada da anima nos soldados e em Shang quando Mulan, na ltima batalha, percebe que a fora fsica no suficiente para vencer, ou seja, falta o aspecto feminino para que possam vencer o inimigo. Mulan vem trazer aspectos relacionados ao feminino, a inteligncia mais emocional, intuitiva, menos racional que percebe faltar na batalha quando v os soldados tentando avanar somente com a fora bruta e no conseguindo progredir. Ela, ento, chama seus companheiros soldados que a seguem com total confiana, mostrando o quanto a relao com Mulan est estabelecida e a partir disso conseguem acessar melhor seus aspectos femininos internos. Assim, eles conseguem salvar o imperador. Tanto para a mulher quanto para o homem, em seu desenvolvimento, h a necessidade de integrar contedos do animus e da anima atualizando disposies masculinas inconscientes na mulher e femininas inconscientes no homem. No homem o desenvolvimento da anima influi na maneira dele se relacionar com os outros, conforme vimos anteriormente. O mesmo ocorre com as mulheres em relao ao seu potencial masculino. O animus representa a racionalidade, a capacidade de julgar, a objetividade, a justia, a organizao, a moral. Ele impulsiona a mulher para agir, fornecendo energia e poder de deciso. E exatamente isso que ocorre com os soldados e tambm com Mulan. Mulan uma herona e, como herona, promove mudanas no s em si mesma, mas tambm na conscincia coletiva ampliando os papis antes cristalizados de homem e mulher e, psiquicamente, da anima e do animus. Ela traz

75

uma nova imagem de mulher e atravs dessa imagem que vai ocorrer a transformao tanto no homem quanto na mulher. Assim, Mulan tambm se transforma: inicia sua jornada muito perdida, sem saber quem realmente , o que quer para sua vida, e se encontra nas relaes que se estabelece, vai se tornando mais confiante, uma caracterstica que j possua anteriormente, mas que se torna mais presente durante sua jornada. Podemos perceber isso comparando a maneira como Mulan se comporta no incio do filme quando Shang ordena que realizem algumas atividades de treinamento e com o decorrer da sua caminhada quando passa a agir por conta prpria, inclusive desobedecendo ordens superiores, o que mostra o desenvolvimento de seu poder de deciso e objetividade. Mulan comea, ento, a deixar de se identificar e valorizar o modo de agir masculino e comea a expressar o feminino, valorizando suas qualidades. Quando a mulher consegue discriminar o animus como potencialidade masculina, da imagem paterna que o ncleo do complexo paterno, ela passa a usufruir das qualidades masculinas positivas, sem precisar se portar como um homem. Podemos perceber essa atitude em Mulan no momento em que tem que decidir como enfrentar e vencer os Hunos, decide fazer o oposto do que seu lder ordenou, seguindo sua intuio. Ela percebe que o melhor atirar na montanha para provocar uma avalanche e, assim, conseguir destruir todo o exrcito que muito maior que o seu. Assim o faz e consegue seu intento. Podemos pensar que a neve est associada a gua congelada. gua smbolo de vida, ela pode tanto dar quanto tirar a vida, referente ao Yin, ou seja, ao feminino e com a gua congelada, a neve, que Mulan derrota o exrcito inimigo, com seu poder feminino. o feminino que consegue combater o grande exrcito dos Hunos que representa aspectos mais primitivos, mais selvagens, uma acentuao de aspectos negativos do patriarcado. Podemos pensar que, nesse momento de sua jornada, Mulan constela muitos aspectos da deusa Atena em sua personalidade. Essa deusa, como vimos no captulo II -2.4, apresenta caractersticas como razo bem desenvolvida, lgica e a

76

busca da verdade e da justia. guerreira, argumentadora e lder nata. Competitiva no mundo tipicamente masculino, nunca se intimida e assume responsabilidades e empreendimentos com segurana e confiana, porm tem pouca relao com a feminilidade em todos seus aspectos. Essas caractersticas, assim, favorecem um melhor relacionamento entre ela e seus companheiros soldados. Atravs de sua jornada, em seu processo de individuao, onde novos aspectos, antes desconhecidos de sua personalidade so incorporados conscincia, Mulan constela aspectos de Afrodite. Isso ocorre possivelmente por ela se apaixonar por Shang, e aflorar em sua conscincia aspectos da deusa do amor e da afetividade, que consegue lidar com sua feminilidade de forma tranqila, permitindo o envolvimento entre as pessoas e o impulso mudana. Para atingir seus objetivos pode se utilizar de seu poder de seduo, j que sua relao com a feminilidade natural. Com o tempo, Mulan torna-se mais integrada, mais madura e o que muito importante tanto para a sua prpria individuao quanto para sua comunidade, j que no final de sua jornada a seduo, to relegada na sociedade patriarcal como algo a ser subjugado, visto como uma arma da mulher contra o homem pode, ento, ser reincorporado como algo natural do ser humano. Segundo o dicionrio Melhoramentos (1997), seduo significa encanto, atrao, fascnio e seduzir desonrar, levar a rebelio, subornar, atrair, cativar, fascinar. Conjuga-se com conduzir que significa guiar, dirigir, dar rumo, direcionar, levar, transportar. Podemos perceber o quanto a seduo amedrontadora para a sociedade patriarcal que tenta subjugar as mulheres, j que um potencial do feminino capaz de levar a algo, conduzir por encanto e fascnio a algum lugar ou alguma coisa. Podemos perceber que um potencial muito importante, j que garante fora, poder de persuaso que tanto os homens quanto as mulheres necessitam, mas que pelo pouco contato estabelecido com o feminino, gera medo. Podemos perceber que ocorre essa reintegrao do feminino quando Mulan convence os soldados e junto com eles seduzem o exrcito inimigo ganhando a batalha. Quanto mais distante da conscincia est um aspecto, mais fora ele tem para invadi-la independente da vontade do ego. Os Hunos, um povo to distante do

77

aspecto feminino, facilmente subjugado pela seduo que, por ser um aspecto to distante de suas conscincias capaz de tom-la em momentos e situaes inapropriadas como podemos ver no filme, levando-os a perder a batalha. Os soldados, smbolos da persona masculina unilateral, tambm aceitam vestirem-se como mulheres para enfrentar o inimigo, mostrando uma maior mobilidade em sua persona e uma incorporao de valores femininos no ego com conseqente ampliao de conscincia. Aspectos do feminino que antes estavam na sombra agora so incorporados na conscincia coletiva. A persona torna-se menos rgida, pois ao integrar aspectos da sombra, antes projetados na mulher que, por isso, era excluda socialmente, a sociedade torna-se mais completa, verdadeira. Os aspectos femininos projetados na mulher por serem incompatveis com a personalidade social puderam atravs da relao com o outro serem novamente incorporados e reintegrados conscincia. Quando trazidos conscincia, conforme vimos no captulo II -2.7, o material da sombra perde muito da sua natureza negativa, deixa de provocar medo, j que no mais desconhecido, abrindo a porta para o auto-conhecimento e nos apontando nossa verdadeira essncia, alm de permitir, ento, um relacionamento de alteridade com o aspecto antes negado, j que o outro agora visto de forma ntegra, com defeitos e qualidades e no mais carrega a sombra coletiva. O feminino to pouco incorporado sociedade patriarcal, to relegado sombra passa a ser reincorporado, passa a fazer parte da conscincia coletiva trazendo ampliao dessa conscincia. No filme podemos perceber essa aceitao e reincorporao do feminino por toda a comunidade quando Mulan reverenciada por todos. a redeno do feminino na conscincia coletiva necessrio para a individuao do Self coletivo. Podemos pensar que o feminino passa a ser aceito nessa cultura, integrado, passa a ter um lugar o que leva a relaes de alteridade. Um feminino rechaado, colocado na sombra da sociedade patriarcal que integrado permite a todos da cultura uma ampliao de conscincia e maior energia e autonomia perante os

78

desafios da vida. Mulan reverenciada como a herona de toda uma cultura. a herona do feminino.

4.4. 3. fase Retorno de Mulan a sua Casa


Terminada sua jornada Mulan volta para casa com os smbolos de sua vitria. Ela leva consigo o selo imperial que o Imperador lhe concede para que mostre a sua famlia que a honra de seu nome est garantida e a espada de Shan Yu, o comandante do exrcito inimigo, para que o mundo saiba o que fez. Ao chegar em casa entrega os smbolos de sua vitria ao seu pai. Selo, segundo Gheerbrant e Chevalier (2005), simboliza poder e autoridade o que reafirmado quando o imperador e todos se curvam diante de Mulan. Podemos pensar que a sociedade chinesa, nesse momento, se curva ao feminino, j que foi uma mulher, smbolo desse aspecto no filme, que venceu a guerra se utilizando de capacidades e caractersticas tpicas do feminino. Mulan tambm leva para casa a espada do comandante inimigo. Espada smbolo do masculino por seu poder de discriminar, separar. Assim, podemos pensar que Mulan, em seu processo de individuao, volta para casa com aspectos do masculino incorporados sua conscincia, ela incorpora ao ego capacidades do masculino com as quais, antes, se identificava, mas no fazia parte de si. Espada tambm simboliza a justia e o combate pela conquista do conhecimento e destruio da ignorncia, alm de ser um smbolo do poder imperial. Assim, podemos associar a conquista do objetivo da jornada de Mulan: trazer sua sociedade ampliao da conscincia ao incorporar o aspecto feminino em uma sociedade absolutamente patriarcal. Podemos pensar que o Imperador concede Mulan o poder da redeno do feminino em sua sociedade. No aspecto individual, Mulan cumpre sua tarefa e volta para casa transformada, mais madura, ao integrar aspectos femininos antes reprimidos pela cultura aos aspectos masculinos de sua prpria personalidade. Enfrenta seus obstculos e se torna mais ntegra, como uma herona um smbolo de transformao que propicia uma ampliao de conscincia cultural, como vimos no

79

captulo II 2.5. Nesse momento ela est pronta para seguir sua vida, sente que est no caminho certo, o que fez parte de seu processo de individuao: sente-se bem em retornar para casa, sabe que ali seu lugar. Ela despede-se de Mushu, pois no momento em que termina sua jornada, j est mais ntegra, mais madura e tendo estabelecido um bom dilogo Ego-Self no carece mais de reforo Slfico, ou seja, de um guardio que a conecte ao Self. Ela pode seguir sua vida de forma mais ntegra, mantendo um dilogo Ego-Self que conquistou em sua jornada. Como vimos no captulo II 2.10, o Self conecta a pessoa consigo mesma, na busca de sua verdadeira individualidade ao mesmo tempo em que mantm a pessoa ligada a um centro transcendente, que vai alm do indivduo e abarca a totalidade. Ele garante o sentimento de totalidade que a sensao de ter alguma meta na vida. Para que o Self possa se atualizar na vida do indivduo e garantir a sade psquica necessria, o ego precisa estar forte o suficiente para que consiga ao mesmo tempo trazer conscincia aspectos do inconsciente, ampliando a vida psquica, e se manter adaptado ao mundo externo. Essa conexo Ego-Self, que Mulan conquista ao fortalecer seu ego, transmite estrutura, segurana egica, energia e propsito de vida. Pudemos perceber que Mulan, como todo heri, est sempre em conexo com o Self, sendo um modelo de ego. Ela passa por duas grandes crises de identidade onde o sofrimento inevitvel. Surge o vazio, o desespero, a falta de sentido na vida. Ela sente-se perdida no mundo, no percebe sua real essncia, seu destino, no se conhece profunda e realmente. Durante o filme podemos perceber esse questionamento a respeito de quem se realmente vindo de Mulan, o que mostra um conflito interno, uma tenso interna que propicia um caminho de transformao de identidade; quando o novo incorporado conscincia, Mulan torna-se mais ntegra, madura e, como uma herona, permite transformao social, com ampliao de conscincia cultural. Porm, Mulan s consegue fazer o que faz, cumprir sua jornada pela conexo que todo heri possui consigo mesmo, com seu centro Slfico. Conforme visto no

80

captulo II, 2.10, o contato com o Self permite psique integrar as suas vrias partes, permite o desenvolvimento de uma atitude que interelacione a realidade visvel e a invisvel que traga o sentimento pleno de ser no mundo. Essa interelao ocorre constantemente com o objetivo de integrar novos contedos vistos como opostos na psique, possibilitando uma nova viso da vida que no mais exclua os opostos e sim que abarque o que era antes considerado divergente como uma nica realidade, como uma totalidade. Dessa forma, podemos perceber que Mulan realizou seu objetivo: entrar em contato com sua verdade mais profunda caminhando em seu processo de individuao. No final de todos os contos de fadas, o heri se une a sua princesa e isso no poderia ser diferente com Mulan: ela termina seu retorno com o reencontro com Shang, por quem se apaixonou enquanto lutava na guerra. O casamento reflete o final da jornada do heri, pois simboliza a unio do Logos com o Eros, da razo com a emoo, a descoberta e o contato com o outro lado da personalidade, seja o feminino no homem ou o masculino na psique da mulher. o smbolo do contato com sua verdade mais profunda, da integrao de aspectos antes desconhecidos psique consciente que ocorre tanto no desenvolvimento do homem quanto da mulher. No incio do filme, Mulan vai casamenteira, mas, naquele momento o casamento somente uma exigncia social, visto como algo externo, que serve para trazer honra famlia, no enxergado como uma escolha de parceiro, de vida, como parece acontecer no final do filme. A proposta de casamento do incio do filme ocorre sem nenhuma preocupao sobre quem o outro com quem vai se casar. Podemos associar esse fato a uma relao pouco estabelecida entre Mulan, nessa fase, e seu animus. Como podemos ver no captulo II 2.6, o animus representa a racionalidade, a capacidade de julgar, a objetividade, a justia, a organizao, a moral. Ele impulsiona a mulher para agir, fornecendo energia e poder de deciso. O animus pouco integrado conscincia toma a mulher, da mesma forma que a anima toma o homem, e a torna preconceituosa, agressiva, repressora, dogmtica, argumentadora

81

e generalizadora buscando sempre ter a ltima palavra. Podemos perceber que Mulan, nesse momento, est dominada por um animus pouco integrado de forma que guiada em sua vida pelas regras sociais internalizadas. Ela se identifica com a sociedade patriarcal, com o masculino sem um verdadeiro contato com o masculino dentro de si, com seu animus. Durante sua jornada, Mulan se relaciona com outros homens, se identifica com o masculino ao vestir-se como um e consegue incorporar aspectos do masculino em sua personalidade, tornando-se mais ntegra e podendo, dessa forma, estabelecer um verdadeiro contato com o outro. Ela se apropria de sua vida, de suas decises, de seus julgamentos. Ela escolhe, avalia a partir de seu ego, toma sua vida em suas mos. O mesmo acontece com Shang que a partir de sua relao com Mulan, estabelece um maior dilogo com sua anima e torna-se mais ntegro, mais completo. Agora Mulan e Shang, mais conscientes de seus aspectos masculinos e femininos, em melhor contato com o animus e a anima, podem se relacionar de forma ntegra, verdadeira com o outro como ele de verdade, estabelecendo uma relao de alteridade, onde duas pessoas completas se relacionam. O fato de estabelecer uma melhor relao com o feminino e o masculino interno, os aspectos do oposto que todos temos dentro de ns, permite Mulan e ao Shang que possam estabelecer uma relao mais verdadeira entre eles. Culturalmente, Mulan, uma herona, possibilita sociedade, sendo um

modelo de ego, uma nova maneira de ser e se relacionar, permite a integrao de aspectos femininos na sociedade que permite a todos uma melhor relao consigo e com os outros.

82

CONSIDERAES FINAIS

O objetivo dessa pesquisa foi entender o processo de transformao da conscincia coletiva no sentido de um movimento de mudana para a incorporao do feminino em nossa sociedade e de novos potenciais na identidade da mulher. Os mitos e os contos de fadas tem sido desde sempre os veculos que expressam os smbolos do inconsciente coletivo. Entendemos que o cinema , na poca atual, um veculo que atinge grande nmero de pessoas, podendo ser compreendido como a forma moderna de expresso dos temas humanos bsicos. Atualmente as histrias narradas em filmes, desenhos, literatura so veculos atravs dos quais esses smbolos atingem a conscincia sendo percebidos e integrados na conscincia coletiva. Antigamente os contos de fadas eram passados de gerao em gerao atravs dos contadores de histrias que reuniam pessoas a sua volta para ouvirem suas narraes. Hoje, com o advento da tecnologia e da vida moderna, a televiso e o cinema vieram ocupar o lugar dos contadores de antigamente e os contos so passados atravs de filmes e desenhos animados. Os contos de fadas, os mitos e, atualmente, os filmes, de acordo com Jung, podem refletir, psicologicamente, as questes do ser, do existir humano em toda sua magnitude: a vida e a morte, o envelhecer, os medos, as conquistas, as derrotas e as vitrias oferecendo solues e desfechos possveis para esses assuntos vistos como simblicos por trazerem um tema atemporal, arquetpico, configurado por uma roupagem da poca em que se manifestam. Sempre de forma atemporal, podem se referir a qualquer lugar, poca ou cultura. como se eles falassem a cada um e, ao mesmo tempo a todo mundo, sem perder a capacidade de acolher a necessidade de cada pessoa e abarcando toda uma humanidade. A inteno da pesquisa foi contribuir com um maior conhecimento do estudo simblico dos contos, na atualidade expressos via cinematogrfica, em sua relao

83

com o feminino na atualidade, com base na teoria de Jung, j que o retorno do feminino conscincia coletiva um tema to relevante na nossa cultura, trazendo assim, no s enriquecimento cientfico, mas tambm til a toda sociedade, em especial, s mulheres. Para a realizao dessa pesquisa foi utilizada a abordagem simblica baseada na teoria junguiana. A leitura simblica pode ser feita a partir de qualquer expresso artstica como pinturas, filmes, contos de fadas que se utilizam das imagens do inconsciente coletivo e, por isso, nos falam de algo que comum a todos e atemporal. Foi escolhido para essa pesquisa o filme Mulan produzido pela Disney em 1998. A escolha se deu por ser um filme da poca moderna, atual, que teve boa repercusso na mdia. Inicialmente soube-se que foi um filme visto por muitas pessoas at os dias de hoje, porm conforme foi sendo pesquisado sobre o filme, descobriu-se que um filme que mobiliza, ainda hoje, muitas pessoas, ele possui blogs na internet, pginas dedicadas a ele e considerado um clssico. Foi descoberto tambm, que esse filme foi embasado em um poema chins muito antigo, datado do sculo V. um filme que relata a busca da mulher por um espao na sociedade patriarcal, um filme embasado em um poema to antigo, o que mostra o quanto este um tema atual e, ao mesmo tempo, muito antigo. Alm disso, um filme baseado em um conto chins, mas que reflete a realildade ocidental muito profundamente. Assim, podemos supor que tem como base um correspondente arquetpico, ou

seja, temas presentes na psique humana em qualquer poca, cultura ou lugar.


Assim, pudemos perceber que independente da poca, cultura ou lugar a questo do feminino e da mulher na sociedade se faz presente em todas as pessoas, a busca por um espao do feminino na psique e da mulher na sociedade. O feminino que, desde o advento do patriarcado, foi relegado ao inconsciente de cada um e de toda a humanidade. Um potencial essencial a todos que se no aceito atua e invade nossas vidas conscientes ameaando nossa existncia e que se for aceito pode trazer grande enriquecimento s nossas vidas por nos permitir

84

uma ampliao da conscincia abarcando uma parte de nossa personalidade antes inconsciente. Assim, o reprimido, por ser necessrio totalidade da psique, sempre reaparece. Mulan retratou, em seu filme, essa ampliao da conscincia cultural no sentido de reincorporar o feminino. Ela buscou conquistar seu lugar na sociedade como homem, j que as mulheres no tinham nenhum poder ou possibilidade de se firmar socialmente. Foi a uma tentativa de insero, dentro do possvel, no mundo patriarcal, e, tambm, uma identificao da mulher com os valores do masculino. Pudemos, assim, associar esse processo retratado no filme com o movimento feminista, na dcada de 60, que foi muito importante para diversas conquistas da mulher, mas que ainda buscava seu espao na sociedade atravs da igualdade, a partir da identificao com o masculino. Movimento, porm, muito importante, pois a partir de ento, ocorreram movimentos na tentativa de realizao de suas reais potencialidades e necessidades inaugurando algo que se assemelha a uma nova era. H uma busca pelo autoconhecimento, reflexo, a busca por uma nova identidade que abarque seus potenciais, at ento, adormecidos. A mulher passa a procurar sua fala prpria para incorporar ao territrio essencialmente masculino, da razo e da linguagem, a emoo e o desejo. Mulan retrata a necessidade de reincorporao do feminino no s pelas mulheres, mas por toda a sociedade. Como uma herona ela foi um exemplo de ego para toda sua comunidade, homens e mulheres, que puderam se relacionar e respeitar uma mulher por sua real capacidade e sabedoria, como um aspecto da prpria personalidade relacionado ao sentimento, a intuio, ao inconsciente que, a partir da relao estabelecida com a herona, puderam ter uma melhor relao, com menos medo do desconhecido, tanto com a mulher concreta quanto com o aspecto feminino interno, sua anima. Essas questes so todas abarcadas no conto de Mulan. Fica claro que a sociedade patriarcal no mais consegue dar conta das exigncias da atualidade sem a incorporao de valores femininos. No filme alguns smbolos mostram essa questo: a fragilidade do pai que est ferido na perna e o fato dos soldados no

85

conseguirem vencer a batalha sem o auxlio de Mulan e suas idias simbolizam a necessidade de mudana no sentido de que a expresso do masculino tradicional j no mais suficiente. H uma necessidade de mudana da dinmica patriarcal para a dinmica da alteridade onde o oposto deve ser integrado. O filme retrata a busca da herona em restituir um lugar para o feminino na sociedade patriarcal. O caminho da herona, sua jornada, no fcil, tem muitos obstculos, mas necessrio a todas as pessoas que buscam maior integridade na sua personalidade, reincorporando aspectos do feminino nos homens e do masculino nas mulheres. Alm disso, Mulan, como herona, traz a toda a sua comunidade, essencialmente patriarcal, o aspecto feminino, to relegado da conscincia cultural, promovendo a ampliao da conscincia coletiva. Percebemos essa transio e reincorporao de aspectos opostos durante o filme. Por exemplo: no incio do filme os soldados eram truculentos, agressivos e no decorrer do filme passaram a expressar sentimentos, tornando-se menos agressivos e mais ntegros, com uma persona mais flexvel. Tambm a incorporao do feminino pde ser vista em Shang que passa a acatar as decises de Mulan e, no final do filme, divide a responsabilidade pela vitria com ela. No final do filme, toda a sociedade se curva diante de Mulan, que representa o feminino. Essa uma jornada que se refere a toda a sociedade essencialmente patriarcal e, portanto, que tem seus aspectos femininos relegados ao inconsciente. Uma jornada necessria a todos, homens e mulheres, em busca de uma personalidade mais ntegra, mais verdadeira com a integrao de aspectos masculinos e femininos em todas as pessoas, proporcionando relaes mais verdadeiras entre as pessoas. Atravs da conquista da ampliao da conscincia coletiva as relaes se transformam, se tornam mais verdadeiras e completas entre homens e mulheres inteiros em todos os sentidos, com respeito e acalanto s diferenas, podendo estabelecer relaes de alteridade entre elas.

86

Assim, podemos perceber que os contos trazem questes da atualidade e que cada vez mais se torna imperativo lidar com o feminino, com seus aspectos, ampliando a conscincia coletiva. Outras pesquisas podem ser feitas buscando compreender se a questo abordada do feminino se apresenta em outras obras artsticas atuais como pinturas, outros filmes, artesanato. Tambm pode ser realizada uma pesquisa comparativa entre um conto anterior e um atual no sentido de perceber se h diferenas significativas na maneira de se lidar e abordar o feminino em contos antigos e atuais. Trabalharmos com material simblico permite ampliao da conscincia em busca da totalidade.

87

BIBLIOGRAFIA

BADINTER, Elisabeth. Um o outro. 4. Edio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. BARBOZA, Andra. Contos de fadas: re-significando a vida e ultrapassando etapas . Monografia. So Paulo: PUC-SP, 2002. BARROS, Carmelita Barbosa. A importncia dos contos de fadas no ensino fundamental. Monografia. So Paulo: PUC-SP, 2004. BETTELHEIM, Bruno. A psicanlise dos contos de fadas . 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. BONAVENTURE, Jette. O que conta o conto? So Paulo: Paulus, 1992. BOLEN, Jean Shinoda. As deusas e a mulher. So Paulo: Paulus, 1990. BRANDO, Junito de Souza. Mitologia Grega. Vol. I, II e III. Petrpolis: Vozes, 2005. BYINGTON, Carlos. Adolescncia e interao do self individual, familiar, cultural e csmico. Introduo psicologia simblica da dinmica familiar . Revista da sociedade brasileira de psicologia analtica. Rio de janeiro,1988. CEMBRONE, Cacilda Pellici. Os contos de fadas e a psicopedagogia : um caminho para aprendizagem significativa. Monografia. So Paulo: PUC-SP, 2003. CHEVALIER, J. e GHEERBRANT, A. Dicionrio de smbolos. 19. Ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2005. COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas. So Paulo: tica, 1987.

88

DESTRO, Fabiana Cruz. Espelho, espelho meu: o feminino no conto Branca de Neve. TCC. So Paulo: PUC-SP, 1997. EDINGER, E. Ego e Arqutipo. So Paulo: Cultrix, 1995. FAMLIA BRASILEIRA. Revista da folha. So Paulo: Folha de So Paulo, 2007. FARIAS, Beatriz Helena Cerqueira de. Jovens mulheres re-significando o feminino . So Paulo: PUC-SP, 2003. GALAN, Helosa Dias da Silva. Um estudo psicolgico sobre o infarto do miocrdio em mulheres. Mestrado. So Paulo: PUC-SP, 2002. GENERALI, Janana Rosa. Contos de fadas: uma possibilidade de instrumentos psicopedaggicos para alfabetizao. TCC. So Paulo: PUC-SP, 2006. GRIMM, Irmos. Contos de fadas. So Paulo: Iluminuras, 2000. HALL, James A. Jung e a interpretao dos sonhos. So Paulo: Cultrix, 1983. JAFF, A. O mito do significado. So Paulo: Cultrix, 1983. JOHNSON, Robert A. Feminilidade perdida e reconquistada . So Paulo: Mercuryo, 1991. JACOBI, J. Complexo, arqutipo e smbolo. So Paulo: Cultrix, 1990. JACOBY, M. O encontro analtico. So Paulo: Cultrix, 1984. JUNG, Carl Gustav. Fundamentos da psicologia analtica . 3. Ed. Petrpolis: Vozes, [1935] (1991). ________________. Tipos psicolgicos. 4. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara, [1921] (1991).

89

________________. Os arqutipos e o inconsciente coletivo. 5. Ed. Petrpolis: Vozes, [1933/1955] (2002). ________________. O homem e seus smbolos. 22. Impresso. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1992. ________________. Memrias, sonhos e reflexes. 24. Impresso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. KAUFMAN, Thatiane Simonelli. Jogue-me suas tranas: a criana diante do conto Rapunzel. TCC. So Paulo: PUC-SP, 2005. KLUGER, G. de R. Schrf. O significado arquetpico de Gilgamesh . So Paulo: Paulus, 1999. MACHADO, Uir. Entrevista com Camille Paglia. Caderno Mundo folha A 26. So Paulo: Folha de So Paulo, 2007. MELHORAMENTOS. Minidicionrio da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Melhoramentos, 1997. NASCIMENTO, Maria Ftima Ponte. Chihiro: uma jornada arquetpica . Monografia. So Paulo: PUC-SP, 2005. NEUMANN, E. O medo do feminino. So Paulo: Paulus, 2000. PEREIRA, Maria Ruth Gonalves. Apostila do curso de especializao na abordagem junguiana: leitura da realidade e metodologia de trabalho . Mdulo III. So Paulo: Cogeae PUC-SP, 1999. ___________________________. Mdulo I. So Paulo: Cogeae PUC-SP, 1998. PERERA, Sylvia Brinton. Caminhos para a iniciao feminina . 3. Edio. So Paulo: Paulus, 1998.

90

RIBEIRO, Fernanda da Silva. O aspecto simblico do tecer: uma analogia entre o tecer e o processo de individuao a partir do conto A moa tecel . Monografia. So Paulo: PUC-SP, 2007. SEABRA, Zelita e MUSZKAT, Malvina. Identidade feminina. 3. Ed. Petrpolis: Vozes, 1987. SILVEIRA, Nise da. Jung: vida e obra. 18. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. STEIN, Murray. Jung O mapa da alma. So Paulo: Cultrix, 2005. VON FRANZ, Marie-Louise. O feminino nos contos de fadas . Petrpolis: Vozes, 1995. WHITMONT, Edward C. Retorno da deusa. So Paulo: Summus, 1991. ___________________. A busca do smbolo. So Paulo: Cultrix, 2006. WOOGLER, Jennifer Barker e WOOGLER, Roger J. A deusa interior. So Paulo: Cultrix, 1989. ZANZINI, Monica de C. F. Era uma vez um conto... : sobre os contos de fadas e o inconsciente coletivo. TCC. So Paulo: PUC SP, 2001. SITE
www.wikipedia.org/wiki/mulan. Acesso em: 20 de abril de 2008.

www.wikipedia.org/wiki/Hunos. Acesso em 14 de maio de 2008. www.lendo.org/a-balada-de-mulan. Acesso em 10 de junho de 2008. FILME Mulan. Edio especial. Clssicos Walt Disney. 1998.

You might also like