You are on page 1of 2

O que Estadstica? A palavra estatstica pode ter pelo menos trs interpretaes: Um censo ou sondagem, um estudo y uma cincia.

. Estas trs palavras no so independentes umas das outras e esto ligados entre si com a evoluo histrica da estatstica. A estatstica a cincia que consiste na recolha, manipulao e classificao de dados tendo em vista o conhecimento de determinado fenmeno e a possibilidade de, a partir desse conhecimento, inferir possveis novos resultados. O objetivo da Estatstica extrair informao dos dados para obter uma melhor compreenso das situaes que representam. Qual a importncia de um estudo estatstico? Permite conhecer antecipadamente um determinado resultado de uma situao ou fato. Quais os passos a tomar num estudo estatstico? Definio do problema, planificao do processo de resoluo, recolha de dados, organizao dos dados, apresentao dos dados, anlise e interpretao dos dados. Importante: Quando nos referimos estatstica como sendo uma poderosa ferramenta cientfica, pretendemos significar que no se trata de um conjunto de conhecimentos e tcnicas, mas apenas um conjunto de mtodos para a aquisio de conhecimentos ao progresso da investigao cientfica. Num determinado estudo estatstico deve ser concebido antes da coleta da amostra. Aps da recolha dos dados deve-se construir um banco de dados, faz-se a reduo e representao desses dados, atravs de tabelas e de diferentes tipos de grficos. Seguidamente o objetivo do estudo pode ser o de estimar uma quantidade ou de testar uma hiptese, utilizando tcnicas estatsticas convenientes e baseando-se na amostra de forma a dar-nos uma medida de erro possvel da investigao cientfica.

Populao ou Universo Conjunto de indivduos ou objetos que apresentam uma ou mais caractersticas em comum, podendo ser finita ou infinita, dependendo do nmero de elementos que a compem. Amostra Subconjunto de uma populao da qual so estudadas as caractersticas; deve assegurar representatividade relativamente populao de onde foi retirada. Objetivos de recolha de uma amostra Estimar caractersticas desconhecidas de uma populao y testar hipteses ou afirmaes consideradas corretas sobre parmetros de uma populao. Recenseamento e Sondagem Em ambos os casos necessrio definir previamente e com rigor, a populao que se pretende estudar (em estatstica aplica-se o termo populao a qualquer conjunto de elementos com pelo menos uma caracterstica comum). Recenseamento o estudo cientfico de um universo de pessoas, instituies ou objetos fsicos com o propsito de adquirir conhecimentos, observando todos seus elementos, a fazer juzos quantitativos acerca de caractersticas importantes desse universo. Sondagem o estudo de uma parte de uma populao com o objetivo de estudar atitudes, hbitos e preferncias da populao relativamente a acontecimentos, circunstncias e assuntos de interesse comum. Vantagens das sondagens comparativamente com os censos: A economia de meios e custos, a comodidade, a rapidez, o pequeno nmero de elementos que pode ser necessrio destrurem.

You might also like