You are on page 1of 8

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAZO ESCOLA E.B.

2,3 DE FRAZO CINCIAS FSICO-QUMICAS 9 ANO DE ESCOLARIDADE ANO LETIVO 2011/2012


Ficha Informativa n. 2 Sistema Solar Nome: ____________________________________________________ Data: ___/___ /2012

INTRODUO TERICA

Sistema Solar

O Sistema Solar um sistema planetrio constitudo pelo Sol, Planetas e seus Satlites Naturais (Luas), numerosos Meteoroides, Cometas, Asteroides e o Espao Interplanetrio.

O SOL
uma estrela tal como muitas outras estrelas que contemplamos no cu noturno. uma massa enorme de gs que se encontra a elevadssima temperatura cerca de 20 milhes de graus Celsius. A esta temperatura ocorrem violentas reaes, atravs das quais se liberta grande quantidade de energia, a qual se propaga sob a forma de luz e calor. O dimetro do Sol , aproximadamente, 100 mil vezes maior do que o dimetro da Terra. O Sol uma estrela de idade mdia, mas no a maior estrela que vemos a brilhar no cu. Tem, aproximadamente, cinco mil milhes de anos. Parece-nos a maior das estrelas porque se encontra muito perto de ns. No Sol h a considerar: Ventos Solar so partculas com carga eltrica que se libertam, a enorme velocidade, para todas as direes do Espao; Fotosfera a superfcie visvel do Sol; Protuberncias Solares so labaredas de gases incandescentes que saem da cromosfera; Manchas Solares so pequenas manchas escuras que encontram superfcie do Sol. Correspondem a zonas ligeiramente menos quentes; Cromosfera a atmosfera solar. Consiste numa fina camada de gases, com cerca 200km a 3000km de espessura.

OS PLANETAS
volta do Sol movem-se, no mesmo sentido, os planetas Mercrio, Vnus, Terra, Marte, Jpiter, Saturno, rano e Neptuno, a distncias sucessivamente maiores. Os planetas descrevem rbitas elpticas. Os quatro planetas que se encontram mais prximos do Sol - Mercrio, Vnus, Terra e Marte so pequenos e rochosos, pelo que se chamam planetas rochosos, terrestres ou telricos. Jpiter, Saturno, rano e Neptuno so os gigantes gasosos planetas com grandes dimenses, constitudos por gases, e que se encontram mais afastados do Sol.

1 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

Os satlites naturais, planetas secundrios ou luas, so planetas que giram volta de outros planetas. As luas so companheiras dos planetas principais no seu movimento em torno do Sol. Alguns planetas principais, como o caso de Mercrio e Vnus, no tm luas. Todos os planetas do Sistema Solar tm dois tipos de movimentos: Movimento de translao movimento que o planeta executa em torno do Sol. descrito como uma linha imaginria com forma elptica denominada de rbita. Este movimento realiza-se no sentido direto sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio. O tempo que um planeta demora a descrever uma volta completa em torno do Sol, designa-se de perodo de translao e corresponde durao de um ano nesse planeta. Movimento de rotao movimento que o planeta executa em torno de um eixo imaginrio, que passa pelo centro do planeta este movimento decorre, em geral, no sentido direto. Ao tempo que o planeta demora a executar uma volta sobre si prprio denomina-se perodo de rotao e corresponde durao de um dia.

OS ASTEROIDES
Entre os planetas Marte e Jpiter, orbitam, tambm em torno do Sol, corpos de natureza rochosa ou metlica, de forma irregular e de dimenses menores que a dos planetas. Os maiores no chegam a ter 1000km de dimetro. Na maioria, os asteroides situam-se na Cintura de Asteroides, situada entre Marte e Jpiter.

OS COMETAS
Os cometas so astros naturais. So constitudos por gelo, poeiras e gases que, tal como os planetas se movem em torno do Sol. Os cometas no passam de bolas sujas de gelo e poeiras, mas quando se aproximem do Sol transformamse em espetculos impressionantes. medida que se aproximam do Sol torna-se mais brilhante; parte do seu gelo sublima, transformando-se em gs devido ao calor do Sol. O gs e as poeiras expandem-se formando em torno do ncleo uma nuvem denominada cabeleira. Por ao do vento solar, os gases e partculas de p so empurradas para trs no ncleo originando duas caudas: uma cauda fina e retilnea de gs e uma cauda curva e larga de poeiras. Por aproximao ao Sol estas caudas aumentam de tamanho, sempre no sentido contrrio ao do Sol, fazendo com que seja possvel ver o cometa. Os astrnomos acreditam que o Universo se tenha formado cerca de 15 mil milhes de anos, atravs de uma gigantesca exploso o Big Bang. Aps esta exploso. Deu-se incio formao de matria, com libertao de grandes quantidades de energia. A partir das gigantescas nuvens de hidrognio nebulosas difusas - nasceram as estrelas. Estas agruparam-se originando as galxias.

METEOROIDES, METEOROS E METEORITOS


Os cometas, por exemplo, na sua rbita libertam fragmentos que ficam a orbitar no espao. H tambm pedaos de matria provenientes da Cintura de Asteroides. Os asteroides podem colidir mutuamente e saltar da sua rbita a esses fragmentos chamamos de meteoroides.

2 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

Quando estes se aproximam da Terra podem ser capturados ( por ao da fora gravtica). Os mais pequenos inflamam-se completamente ao atravessar a atmosfera terrestre e denominam-se de METEOROS - originando as estrelas cadentes. Os fragmentos de maiores dimenses, no se desintegram completamente ao atravessar a atmosfera terrestre, podendo colidir com a superfcie da Terra METEORITOS.

INTRODUO TERICA

Terra e o Sistema Solar

Desde a antiguidade que os povos observam o movimento do Sol durante o dia e o movimento das estrelas durante a noite. Parece que o Sol descreve um arco no cu, movendo-se de Este para Oeste. Ao longo do ano parece que as vrias constelaes rodam 360 em torno da Estrela Polar no sentido de Este para Oeste. Atualmente sabemos que a Terra tem um movimento em torno do seu eixo imaginrio, no sentido direto, de Oeste para Este parece assim que o Sol e a Estrelas se deslocam em sentido contrrio. O Sol nasce no ponto cardeal Este e pe-se no ponto cardeal Oeste. Quando o Sol atinge o ponto mais alto atingiu-se o Meio-Dia Solar. Nesse momento, se estivermos virados para o Sol: frente o ponto cardeal Sul; Atrs o ponto cardeal Norte; direita o ponto cardeal Oeste; esquerda o ponto cardeal Este; A altura atingida pelo Sol ao longo do ano no sempre a mesma (bem como o nascer e o pr do Sol no ocorrem sempre no mesmo ponto na linha do horizonte).

A SUCESSO DOS DIAS E DAS NOITES


A sucesso dos dias e das noites uma consequncia do movimento de rotao da Terra. A superfcie da Terra que est voltada para o Sol encontra-se iluminada dia. Na outra metade, no exposta noite. Apesar do perodo de rotao da Terra ser de aproximadamente 24 horas, devido inclinao do seu eixo, os dias e as noites no tm durao igual entre si, nem durante todo o ano. A durao dos dias e das noites depende da estao do ano em que nos encontramos bem como da latitude em que estamos (apenas no equador que os dias e as noites tm, constantemente, uma durao de aproximadamente 12h). No Hemisfrio Norte: De maro a setembro, os dias apresentam uma durao superior durao das noites, uma vez que existe maior incidncia de raios solares; De setembro a maro, os dias apresentam uma durao mais reduzida.

AS ESTAES DO ANO
A Terra, para alm do seu movimento de rotao, apresenta movimento de translao no sentido direto. O eixo de rotao da Terra encontra-se inclinado (cerca de 23,5), por isso os dias e as noites no tm a mesma durao nos dois hemisfrios; as estaes doa no tambm dependem da posio em que a Terra se encontra durante a sua rbita em torno do Sol. 3 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

A existncia de estaes do ao devem-se: Movimento de translao da Terra; Inclinao do eixo de rotao da Terra. Como o eixo de rotao da Terra no perpendicular ao plano da rbita terrestre, os raios solares, ao longo do ano, vo incidir, no mesmo lugar da Terra, com inclinaes diferentes. No inverno, como os raios solares esto mais inclinados, atingem uma superfcie da Terra maior, aquecendoa menos. Ao contrrio, no vero, os raios solares incidentes tm uma menor inclinao, atingindo uma menor rea da superfcie da Terra que sofre uma maior variao de temperatura. No hemisfrio norte: A primavera inicia-se com o equincio de Marco, no dia 21 de maro. Neste dia, o dia e a noite tm a mesma durao. A partir desta data, at 21 de junho, os das vo sendo sucessivamente maiores do que as noites. Na primavera, os raios solares tornam-se, de dia para dia, menos inclinados, aquecendo mais a superfcie da Terra. O vero inicia-se no solstcio de vero, dia 21 de junho. Este o maior dia do ano. A partir desta data, at 23 de setembro, os dias vo sendo cada vez menores, mas maiores do que as noites. No vero, a inclinao dos raios solares pequena (praticamente vertical) sendo, por isso, a superfcie da Terra mais aquecida. O outono inicia-se no equincio de setembro, no dia 23 de setembro. Neste dia, o dia e a noite tm a mesma durao -12 horas. A partir desta data, at 22 de dezembro, os dias vo sendo cada vez mais pequenos do que as noites. No outono, os raios solares tornam-se, de dia para dia, mais inclinados, aquecendo menos a superfcie da Terra. O inverno inicia-se no solstcio de dezembro, a 22 de dezembro. Este o dia menor do ano. A partir desta data, at 21 de maro, os dias vo sendo cada vez maiores, mas menores do que as noites. No inverno, os raios solares so muito inclinados aquecendo pouco a superfcie da Terra.

AS FASES DA LUA
A Lua o satlite natural da Terra, o seu brilho no cu noturno deve-se sua capacidade de refletir a luz solar. Ao observamos a lua so visveis reas negras que resultam de lava solidificada, proveniente de montanhas de origem vulcnica. A superfcie lunar encontra-se revestida por um p mito fino resultante do choque de meteoritos com a sua superfcie. A Lua no possui atmosfera e consequentemente no existe qualquer fenmeno atmosfrico associado. A Lua move-se em torno da Terra no sentido direto (de Oeste para Este). Isto , tem movimento de translao. Tambm gira em torno do seu eixo imaginrio tem movimento de rotao no sentido direto. O perodo de translao da lua igual ao seu perodo de rotao (27 dias e 8horas). Este facto permite explicar porque que a Lua apresenta sempre a mesma face voltada para a Terra, apenas os astronautas e satlites conseguem visualizar a face oculta da Terra. As formas da Lua observadas da Terra chamam-se fases da Lua. So devidas ao movimento de translao da Lua em torno da Terra. A Lua encontra-se em fase de Lua Nova, quando se encontra colocada entre o Sol e a Terra (a face da lua iluminada no vista a partir da Terra. Passa assim para uma fase de crescente e quando est sobre a Terra est em quarto crescente. Passa para a fase de quase cheia, e quando se encontra na face oposta ao do Sol est em Lua Cheia. A seguir em quase minguante, e quando se encontra sob a Terra em Quarto Minguante.

4 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

OS ECLIPSES
Os eclipses so acontecimento fascinantes que ocorrem devido ao alinhamento perfeito da Terra, Sol e Lua. Eclipse do Sol Os eclipses do Sol, so possveis de ocorrer apenas em fase de Lua Nova, ou seja quando a Lua se encontra entre o Sol e a Terra a Lua projeta a sua sombra na Terra. Na zona em que a Lua projeta a sua sombra ocorre o denominado Eclipse do Sol, mas existe uma zona de penumbra Eclipse parcial do Sol. Eclipse da Lua Os eclipses da Lua, so possveis de ocorrer apenas em fase de Lua Cheia, ou seja quando a Terra se encontra entre o Sol e a Lua a Terra iluminada pelo Sol a sua sombra na Lua.

EXERCCIOS
1. A figura 1 representa um esquema da constituio do Sol. 1.1. Faz a legenda da figura 1. ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________

1.2. Efetua as associaes correctas entre as colunas I e II, por meio de setas. Coluna I Manchas Solares Zona onde ocorrem as reaes nucleares Zona mais exterior da atmosfera solar Coluna II Ncleo Fotosfera Cromosfera Coroa solar

2. Classifica cada uma das frases seguintes como verdadeira (V) ou falsa (F). (A) _____ O Sol uma estrela. (B) _____ O Sol um astro que no tem movimento. (C) _____ O Sol roda em torno de si mesmo. (D) _____ O Sol emitir luz eternamente. (E) _____ A massa do Sol menor do que a de todos os planetas juntos. 3. Seleciona, entre as designaes seguintes, as que correspondem constituio do Sistema Solar. Buracos Negros Cometas Estrela Polar Asteroides Luas Estrela Prxima de Centauro Planetas Constelaes 5 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012 Sol Via Lctea Ursa Menor

4. A figura 2 representa alguns astros do Sistema Solar. 4.1. Indica os nomes dos planetas por ordem crescente da sua distncia ao Sol. ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ 4.2. Diz o que representam as linhas brancas desenhadas na figura. _____________________________________ _______________________________________________________________________________________________ 4.3. Indica o nome dos planetas entre os quais se situa a cintura de asteroides. ____________________________ 4.4. Escreve o nome do satlite natural indicado na figura. ____________________________________________ 4.5. Diz por palavras tuas em que consiste: 4.5.1. o movimento de rotao de um planeta; _________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ 4.5.2. o seu movimento de translao. _______________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ 4.6. Completa corretamente as frases A e B que se seguem, preenchendo os espaos. (A) O tempo que um planeta demora a dar uma volta completa ao _________________________ de ________________________ e corresponde planeta. (B) O tempo que um planeta demora a dar uma volta completa sobre _________________________ de ________________________ e corresponde planeta.

________ chama-se a um ________ nesse si mesmo chama-se a um ________ nesse

5. A figura representa a Terra face ao Sol e quatro locais diferentes identificados pelas letras T, U, V e O. Indica pela respetiva letra um local: 5.1. no hemisfrio Sul; ______________________________ 5.2. onde dia; ___________________________________ 5.3. onde noite; _________________________________ 5.4. onde meio-dia; ______________________________ 5.5. onde est a anoitecer; __________________________ 5.6. onde o dia maior do que a noite; ________________ 5.7. onde o dia e a noite tm a mesma durao. ____________________________________________________

6 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

6. Seleciona, com um crculo, entre as afirmaes seguintes a nica verdadeira. (A) Quando vero no hemisfrio Norte, a Terra est mais prxima do Sol. (B) Quando vero no hemisfrio Norte, os raios solares que incidem nesse hemisfrio so mais inclinados. (C) As estaes do ano resultam do facto de a Terra realizar o movimento de translao com o seu eixo inclinado. (D) As estaes do ano resultam do facto de a rbita de translao da Terra ser elptica.

7. A figura representa a Terra em quatro posies diferentes durante o seu movimento de translao. 7.1. Indica: 7.1.1. quantos meses demora a Terra para passar da posio A para a posio B; _______________________________________________ 7.1.2. em que posio se pode encontrar a Terra quando se inicia o inverno no hemisfrio Norte; ________________________________________________ 7.1.3. qual a estao do ano no hemisfrio Norte, enquanto a Terra passa de A para B; ____________________________ 7.1.4. qual a posio correspondente ao equincio de setembro._________________________________ 7.2. Seleciona, com um crculo, entre as frases seguintes a verdadeira para o eixo de rotao da Terra. (A) perpendicular ao plano da rbita terrestre. (B) Est no plano da rbita terrestre. (C) A sua inclinao vai variando medida que a Terra descreve a sua rbita. (D) Mantm-se sempre paralelo enquanto a Terra descreve a sua rbita.
TEMA A TERRA NO ESPAO

8. Observa a figura que representa o Sol, a Terra e a Lua no seu movimento em volta do nosso planeta. Completa corretamente as frases que se seguem.

(A) O movimento da Lua em volta da Terra chama-se movimento de _________ da Lua. (B) O movimento referido realiza-se no sentido __________. (C) A Lua demora aproximadamente __________ para efetuar uma volta completa. (D) Na posio __________, a Lua tem virada para a Terra toda a face iluminada. (E) Nas posies __________ e __________, a Lua tem virada para a Terra apenas metade da sua face iluminada.

7 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

9. Observa atentamente as figuras 4 e 5. 9.1. Indica de que lado, direito ou esquerdo, desenharias o Sol em cada imagem da figura 4. Justifica. ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________

9.2. Escreve os nomes das fases correspondentes s letras A, B, C e D da figura 5. _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ 9.3. Associa corretamente as letras correspondentes s imagens das duas figuras. _______________________________________________________________________________________________ 10. Considera a figura 6.

10.1. Transcreve o desenho para o teu papel e representa: o cone de sombra da Terra; a Lua numa posio que corresponda ao seu eclipse total. 10.2. Indica a fase em que se encontra a Lua na posio que desenhaste. _______________________________________________________________________________________________ 10.3. Transcreve de novo o desenho e representa: a Lua numa posio que origina o eclipse do Sol;

o cone de sombra da Lua.

10.4. Indica a fase em que se encontra agora a Lua. _______________________________________________________________________________________________ 11. Considera as seguintes sequncias.

11.1. Indica qual destas sequncias: a) impossvel; _______________________________________________________________________ b) pode corresponder a um eclipse da Lua; _________________________________________________ c) pode corresponder a um eclipse do Sol; _________________________________________________ d) corresponde lua nova. ______________________________________________________________ 11.2. Explica por que motivo no acontece um eclipse do Sol e um eclipse da Lua todos os meses. 8 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

You might also like