You are on page 1of 4

3 AULA: Principais Teorias no Sculo XX As 03 mais importantes tendncias tericas da Psicologia neste sculo so: 1.

Behaviorismo ou Teoria do Estmulo e Resposta (S-R), Teoria Comportamental: O termo Behaviorismo foi usado em 1913 pelo americano John B. Watson. A palavra inglesa behavior quer dizer comportamento, conduta. De acordo com essa teoria psicolgica, os comportamentos dos indivduos devem ser observados e medidos, da mesma maneira como fazem outras cincias. Watson tambm defendia que o comportamento deveria ser estudado como funo de certas variveis do meio. Hoje, no se entende comportamento como uma ao isolada de um sujeito, mas, sim, como uma interao entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer acontece. O mais importante dos behavioristas que sucedem Watson B. F. Skinner (1904-1990). O behaviorismo de Skinner tem influenciado muitos psiclogos americanos e de vrios pases onde a Psicologia americana tem grande penetrao, como o Brasil. S-R O estmulo reforador chamado de reforo. O reforo pode ser positivo ou negativo. O reforo positivo todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Oferece alguma coisa ao organismo. O reforo negativo todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua. Permite a retirada de algo indesejvel. No reforamento negativo, 02 processos importantes merecem destaque: esquiva e fuga. Esquiva: ao ouvirmos o som do motorzinho usado pelo dentista, antecipamos a dor. Desviar o rosto esquivar-se dela. Fuga: o comportamento reforado aquele que termina com um estmulo aversivo j em andamento. A diferena sutil.

Outros processos tambm foram formulados pela Anlise Experimental do Comportamento: Extino: um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforada. Como conseqncia, a resposta diminuir de freqncia e at mesmo poder deixar de ser emitida. O tempo necessrio para que a resposta deixe de ser emitida depender da histria e do valor do reforo envolvido. Punio: envolve a conseqncia de uma resposta quando h apresentao de um estmulo aversivo ou remoo de um reforador positivo presente. Punir aes leva supresso temporria da resposta sem, contudo, alterar a motivao. Ex: trnsito, multas. Em vez de adotarem novos comportamentos, tornaram-se especialistas na esquiva e fuga. CONTROLE DE ESTMULOS Discriminao: quando uma resposta se mantm na presena de um estmulo, mas sofre certo grau de extino na presena de outro. Ex: semforo, verde e vermelho. Generalizao: respondemos de forma semelhante a um conjunto de estmulos percebidos como semelhantes. Ex: se o semforo fosse vermelho e rosa, correramos o risco de trocar. Mas na aprendizagem escolar fundamental. Fazer contas pode ser empregado em vrios momentos, ou conceitos de fsica ...

2. Gestalt ou Psicologia da Forma Gestalt um termo alemo de difcil traduo. O termo mais prximo em portugus seria forma ou configurao, que no utilizado, por no corresponder exatamente ao seu real significado em Psicologia. A Gestalt estudou a organizao do processo mental. A figura ambgua no oferece uma clara distino figura-fundo. Depende da percepo de quem os olha. Assim acontece com os nossos comportamentos. No instante em voc est assistindo uma aula, o que o professor est falando pode ser figura ou fundo do seu processo de pensamento. A totalidade do que a gente percebe de um fato, de um evento, de uma paisagem diferente da soma das partes. O todo consiste nas partes relacionadas entre si. Assim, para aprender um assunto, voc deve, em 1 lugar, ter uma viso de conjunto do texto, do fato, do livro e depois estudar as partes. Voc poder analisar o comportamento de um indivduo em funo do campo psicolgico onde ele est atuando em determinado momento e em funo das relaes com o meio e outras pessoas. Acontece, s vezes, de estarmos olhando para uma figura que no tem sentido para ns e , de repente, sem que tenhamos feito nenhum esforo especial para isso, a relao figura-fundo elucida-se. A esse fenmeno a Gestalt d o nome de insight. O termo designa uma compreenso imediata, enquanto uma espcie de entendimento interno. Ex: criana que ainda no sabe ler e j identifica o logo da coca-cola.

3. Psicanlise A Escola Psicanaltica foi iniciada por Freud em 1895, em Viena ustria. FREUD Sigmund Freud (1856-1939) formou-se em medicina na Universidade de Viena, em 1881, e especializou-se em Psiquiatria. Trabalhou algum tempo em um laboratrio de Fisiologia e deu aulas de Neuropatologia no instituto onde trabalhava. Por dificuldades financeiras, no pode dedicar-se integralmente vida acadmica e de pesquisador. Comeou, ento, a clinicar, atendendo pessoas acometidas de problemas nervosos. Obteve, ao final da residncia mdica, uma bolsa de estudo para Paris, onde trabalhou com Jean Charcot, psiquiatra francs que tratava as histerias com hipnose. Em 1886, retornou a Viena e voltou a clinicar. Freud casou e teve 06 filhos. Em 1938 os nazistas invadem a ustria e revistam a casa de Freud. Ele foge para a Inglaterra, juntamente com sua esposa e sua filha Ana. Morreu em 23 de setembro de 1939. Breuer denominou mtodo catrtico o tratamento que possibilita a liberao de afetos e emoes ligadas a acontecimentos traumticos que no puderam ser expressos na ocasio da vivncia desagradvel ou dolorosa. Esta liberao de afetos leva eliminao dos sintomas. Freud desde o incio usa a hipnose, posteriormente, passou a utilizar o mtodo catrtico e aos poucos foi modificando a tcnica de Breuer: abandonou a hipnose, desenvolveu a tcnica de concentrao , na qual a rememorao sistemtica era feita por meio da conversao normal; e por fim, acatando a sugesto de uma jovem annima, abandonou as perguntas e com elas a direo da sesso para se confiar por completo fala desordenada do paciente.

You might also like