You are on page 1of 4

1

MTODO DO CASO NO ESTUDO DA ADMINISTRAO Antonio Cesar Amaru Maximiano Professor Associado do Departamento de Administrao da FEA-USP em So Paulo. Bacharel, Mestre e Doutor em Administrao pela USP. Supervisor de Projetos da Fundao Instituto de Administrao. Coordenador do MBA em Administrao de Projetos da FIA-USP. Autor de Introduo Administrao, 5 edio (Editora Atlas, 2000), Teoria Geral da Administrao, 2 edio (Editora Atlas, 2000) e Administrao de Projetos (Editora Atlas, 1997). Roberto Sbragia Professor Titular do Departamento de Administrao da FEA-USP, em So Paulo. Bacharel, Mestre e Doutor em Administrao pela USP. Ps-Doutorado em R&D Management pela Northwestern University/EUA. Coordenador Cientfico PGT/USPNcleo de Poltica e Gesto Tecnolgica da Universidade de So Paulo. Supervisor de Projetos da Fundao Instituto de Administrao. Coordenador do MBA em Administrao de Projetos da FIA/USP. Assessor Tcnico da ANPEI- Associao Nacional de P,D&E das Empresas Inovadoras. RESUMO O mtodo do caso uma forma de colocar o estudante ou treinando em contato com situaes prticas, que ilustram conceitos e tcnicas. Um caso uma descrio de uma situao ou problema administrativo, que exige anlise ou deciso. O caso focaliza uma situao empresa, evento, pessoa, deciso que representa uma oportunidade de aprendizagem. A situao apresentada na forma de um relato. O relato , idealmente, acompanhado por notas de ensino, que so usadas pelo instrutor como guia de aplicao. O mtodo do caso consiste na utilizao de casos como recursos educacionais. Seu objetivo o desenvolvimento de habilidades, em ambiente participativo de ensino. O mtodo compreende todos os procedimentos associados aplicao do caso, bem como a prpria filosofia da utilizao de casos, como alternativa de outras estratgias educacionais. A principal tcnica para a compreenso e elaborao de casos o Cubo de Dificuldade do Caso. Neste texto, o leitor encontrar uma viso panormica da tcnica da preparao e utilizao de casos para o ensino da administrao. 1. OBJETIVOS H um contraste muito comum que se aplica atividade educacional. o contraste entre teoria e prtica. Teoria significa o tratamento conceitual de um assunto, em geral por meio da apresentao de seus princpios e tcnicas. Prtica significa o tratamento emprico ou pragmtico de um assunto, em geral por meio de exemplos ou da aplicao dos princpios e tcnicas soluo de problemas. No estudo da administrao, assim como nas atividades de treinamento empresarial, o mtodo do caso uma forma de colocar o estudante ou treinando em contato com situaes prticas, que ilustram conceitos e tcnicas. Se o assunto estratgia empresarial, por que no estudar a histria da diversificao da Nike, de calados esportivos para material esportivo? Se o assunto processo decisrio, que tal a histria de como a Xerox perdeu as interfaces grficas para a Apple e esta as perdeu para a Microsoft? Em seguida, podem ser estudados conceitos que explicam no apenas esses dois casos, mas inmeros outros semelhantes.

Esses exemplos ilustram o mtodo do caso como estratgia para conciliar teoria e prtica. Sua grande popularidade, que vem desde os anos 50, s tem crescido desde ento. Praticamente todos os livros de administrao, assim como os currculos de muitas universidades, incorporam regularmente o mtodo do caso. Os casos oferecem uma alternativa atraente para o ensino professoral. Neste trabalho, uma verso renovada do que foi publicado no Manual de T&D de 1980, os objetivos principais so descrever o mtodo do caso e apresentar as diretrizes para a elaborao e utilizao de casos. 2. O QUE UM CASO? Um caso uma descrio de uma situao ou problema administrativo, que exige anlise ou deciso. O caso ideal apresenta as seguintes caractersticas: Descreve uma situao real enfrentada por uma empresa ou executivo. A situao descrita do ponto de vista da pessoa que deve tomar ou tomou a deciso. O caso baseia-se em depoimentos dessa pessoa ou de outras, envolvidas na situao. O caso pode basear-se em outras fontes, como documentos e publicaes na grande imprensa. Eventualmente, o caso pode basear-se exclusivamente em publicaes na imprensa, desde que todas as fontes sejam citadas.

O caso, em essncia, focaliza uma situao empresa, evento, pessoa, deciso que representa uma oportunidade de aprendizagem. A situao apresentada na forma de um relato. A extenso do relato depende da complexidade da situao, dos objetivos do autor, de seu estilo e outros fatores. O relato tanto pode caber em uma pgina quanto exigir um livro com centenas de pginas e horas de leitura. Em geral, o estudante ou treinando s toma contato com o relato da situao. No entanto, o relato , idealmente, acompanhado por notas de ensino, que so usadas pelo instrutor como guia de aplicao. 3. O MTODO DO CASO O que o mtodo do caso? O mtodo do caso consiste na utilizao de casos como recursos educacionais. Seu objetivo especfico o desenvolvimento de habilidades, em ambiente de laboratrio. O mtodo compreende todos os procedimentos associados aplicao do caso, bem como a prpria filosofia da utilizao de casos, como alternativa de outras estratgias educacionais. Como qualquer outra estratgia, o mtodo do caso tem suas vantagens e desvantagens. 3.1.Vantagens do mtodo do caso Mostra a aplicao prtica de conceitos e tcnicas, estabelecendo vnculos entre o ambiente de ensino e o mundo real das organizaes e empresas. Permite a utilizao, indefinidamente, de situaes clssicas. Cria situaes dinmicas no ambiente de ensino, nas escolas e empresas, mantendo o estudante envolvido na soluo de problemas empresariais prticos. Permite desenvolver habilidades analticas e decisrias.

Permite desenvolver habilidades interpessoais, uma vez que normalmente os casos so estudados em pequenos grupos, nos quais os integrantes precisam comunicarse e tentar influenciar as decises de seus colegas. Presta-se tanto ao ensino presencial quanto ao ensino distncia, uma vez que podem ser estudados e debatidos independentemente da presena fsica dos estudantes. Muitos casos tm vida til curta, acelerada por retratarem problemas datados, como inflao ou o movimento sindical durante a ditadura militar, ou porque o autor usa termos como hoje ou atualmente. No possvel criar teorias ou explicaes abrangentes com base em casos isolados, apenas hipteses. Pouca ou nenhuma inferncia pode ser feita para outras situaes e contextos.

3.2.Desvantagens e limitaes do mtodo do caso

Uma situao com interesse educacional relatada de maneira to original que se pode transcrev-la e transform-la em um caso praticamente sem modificaes. Um exemplo o caso A Escola de Administrao dos Marines , adaptado de uma matria da revista Inc. Veja uma passagem desse caso, usado em treinamentos de liderana: A primeira experincia de um candidato a oficial dos marines a Escola de Candidatos a Oficial (OCS, Officer Candidate School) . Escola eufemismo, j que a OCS no ensina nada a suas vtimas. Seu papel fazer passar pela peneira aqueles que no tm o estofo certo. Basicamente, a escola consiste de uma entrevista de emprego. A entrevista dura 10 semanas de 7 dias de 24 horas. O comandante da escola acha ridculo gastar esse tempo para avaliar um gerente em potencial. insuficiente, disse ele em tom de brincadeira. Os candidatos passam por muitos desafios fsicos e acadmicos na OCS. A qualidade mais observada, no entanto, aquilo a que os marines chamam constante e, quase casualmente, de liderana. No tem definio, diz o comandante da escola. Nosso trabalho reconhec-la. Seja qual for o significado, a OCS coloca a liderana em evidncia, submetendo os candidatos a uma srie de problemas prticos. Um dos exerccios consiste em levar um camarada ferido, atravessando um campo minado, com o uso de cordas e tbuas. Em outro exerccio, tm que escalar uma parede aparentemente insupervel. Enquanto os candidatos se esfolam, os instrutores observam, sem nenhum sinal de emoo. A soluo do problema em si no conta muito. O comandante da escola pergunta, para exemplificar as habilidades realmente procuradas: Quem assume o comando? Quem pede sugestes aos outros? Quem reconhece que um plano falhou e recomea tudo? 1

3.3.Dimenso analtica 1. Veja o problema que a organizao enfrentou e o modo como ela o resolveu. O que voc pensa disso? 2. Eis um problema, que a organizao est enfrentando agora. Que deciso voc acha deve ser tomada?

Baseado em Corps Values, matria de David H. Freedman. Inc., April 1998, p. 54-66. Consulte tambm www.inc.com/incmagazine/archives/04980541.html

3. Veja uma situao. H algum problema em perspectiva? Se for o caso, que decises devem ser tomadas? A dimenso analtica depende do momento em que o redator corta o relato, para encerr-lo. Um caso que conta a situao completa, com um problema j resolvido, fica no ponto 1 da dimenso analtica. Um caso interrompido no momento em que ocorre um problema fica no ponto 2. Um caso interrompido antes de ocorrer qualquer problema fica no ponto 3. Desse modo, a dimenso analtica tambm a mais importante do caso, j que se relaciona com o tipo de objetivo que o autor ou instrutor deseja alcanar. No ponto 1, o objetivo desenvolver habilidades analticas. Uma deciso j foi tomada e deve ser analisada pelos estudantes, que devem colocar-se como analistas crticos, para julgar o acerto da deciso e, eventualmente, propor alternativas. No ponto 2, o objetivo desenvolver habilidades de julgamento e escolha. H um problema, que exige deciso ou soluo. O estudante deve colocar-se na posio de tomador de decises, que procura resolver o problema. No ponto 3, o objetivo desenvolver habilidades prospectivas, de elaborao de cenrios e projees. No h problema, apenas uma descrio de fatos que podem, eventualmente, evoluir e apresentar ameaas ou oportunidades. O estudante coloca-se na posio de especialista em planejamento, que faz projees para estudar o futuro.

Um caso pode ter mais de um objetivo e diferentes situaes dentro de uma mesma narrativa, com objetivos distintos. Dimenso conceitual A dimenso conceitual define os conceitos que podem ser abordados ou ilustrados com o caso. A dimenso conceitual tambm tem trs pontos: 1. Um nico conceito, claro e simples, como estratgia empresarial ou estrutura organizacional ou liderana. 2. Combinaes simples de conceitos, como estrutura organizacional e estratgia, ou liderana e modelo de gesto, ou gerncia de suprimentos e estrutura organizacional. 3. Combinaes complexas de conceitos, como planejamento empresarial envolvendo operaes, marketing, finanas e recursos humanos. 3.4.Dimenso de apresentao A dimenso de apresentao define a maneira como o autor dispe as informaes para o usurio. Os trs pontos desta dimenso so os seguintes: 1. Pequena quantidade de informaes, claramente apresentadas, em geral na forma de um texto curto com uma ilustrao. 2. Maior quantidade de informaes, ainda apresentadas de forma clara e direta. 3. Grande quantidade de informaes, apresentadas de forma a dificultar a compreenso, com dados cruciais faltando.

You might also like