You are on page 1of 13

RECICLAGEM

EDILAMAR DOS SANTOS LIMA Professor-Tutor Externo Maria Solange Santana Centro Universitrio Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Curso Gesto Ambiental (PED 0419) Prtica do Mdulo III 20/10/2012

RESUMO Junto ao desenvolvimento social e o crescimento populacional, veio o problema dos detritos, oriundos do consumo de produtos e alimentos elaborados por matria-prima de papel, de metais, de plsticos e outros, causando acmulo de lixo e, consequentemente, danos ao meio ambiente. A forma que a sociedade achou de minimizar tal mal foi a reciclagem. Desta forma, o aproveitamento e tratamento do lixo, desde as residncias at as usinas de reciclagem, so uma forma de suavizar o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente. A reciclagem tem impacto social, econmico e ambiental, uma vez que contribui nos trs mbitos, diminuindo os materiais descartados, gerando renda e ainda melhora a qualidade de vida da populao. Palavras-chave: Reciclagem. Coleta seletiva. Meio ambiente

1 INTRODUO

J no fim do sculo passado, o conceito de preservao do meio ambiente movimenta a sociedade civil. No Brasil o problema de gerao de lixo nas grandes cidades vem apontando um crescimento e, de acordo com o IBGE (2011), o pais produz, em mdia, 90 milhes de toneladas de lixo por ano e cada brasileiro gera em mdia cerca de 190 kg, dependendo da cidade em que habita e da classe social. Algumas cidades brasileiras tm a coleta de lixo organizada. Mas, na maioria delas, o lixo jogado nas ruas, rios, lagos, lagoas e no mar.

A reciclagem forma elemento importante de reduo aos problemas de economia de recursos naturais, reduo de poluio das guas, menor consumo de energia e contribui na gerao de empregos e de renda. Segundo Jacobi (2006, p. 9) o avano tecnolgico acelerou a introduo de novos produtos no mercado, levando a maiores condies de consumo e ao crescimento do descarte de produtos usados aumentando o lixo urbano, principalmente em pases com menor desenvolvimento econmico e social.

Quanto a Ribeiro (2009), a coleta seletiva fundamental para a reduo dos impactos que os resduos slidos causam ao meio ambiente, seus principais benefcios esto associados reduo do lixo na fonte geradora, ao reaproveitamento e a reciclagem de matrias-primas, a gerao de renda com incluso social, a minimizao do impacto ambiental causado pelo aterramento dos resduos no solo e da poluio das guas e do ar e o aumento da vida til dos aterros sanitrios.

A crescente preocupao com a questo ambiental e o desenvolvimento sustentvel mostra a importncia da coleta seletiva e da reciclagem dos resduos slidos que contribuem com a reduo da quantidade de lixo nos lixes e ainda do consumo dos recursos naturais.

A Lei n 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos-PNRS (BRASIL, 2010), tem como um de seus princpios, art. 6, inciso VIII, o reconhecimento do resduo slido reutilizvel e reciclvel como um bem econmico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania.

Ainda segundo a mesma Lei, em seu artigo 8, tem como um dos instrumentos da PNRS, em seu inciso IV, o incentivo criao e ao desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associao de catadores de materiais reutilizveis e reciclveis.

2. A RECICLAGEM

O regresso da matria-prima ao ciclo de produo chamado reciclagem. A expresso surgiu na dcada de 1970, porque as questes ambientais passaram a ser discutidas com maior rigor, especialmente aps o primeiro choque do petrleo, quando reciclar ganhou conotao estratgica. As indstrias recicladoras so tambm chamadas secundrias, por processarem matria-prima de recuperao. Na maior parte dos processos, o produto reciclado completamente diferente do produto inicial.

Ebert (2010) destaca que a palavra reciclagem ganhou destaque a partir do final da dcada de 1980, quando foi constatado que as fontes de petrleo e de outras matrias-primas no renovveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espao para a disposio de resduos e de outros dejetos na natureza. A expresso vem do ingls recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).

Ribeiro (2009) conceitua reciclagem como:


Reciclagem um conjunto de tcnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produo de que saram. E o resultado de uma srie de atividades, pela quais materiais que se tornariam lixam, ou esto no lixo, so desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matriaprima na manufatura de novos produtos.

2.1 RECICLAR

Se houver a contribuio do consumidor, podemos facilitar ainda mais o mtodo de reciclagem. A reciclagem do material muito importante, no apenas para diminuir o acmulo de detritos, como tambm para poupar a natureza da extrao inesgotvel de recursos.

Os objetos reciclados no sero transformados nos mesmos produtos. Por exemplo, garrafas reciclveis no sero transformadas em outras garrafas, mas em outros materiais, como solados de calado.

Uma garrafa plstica ou vidro pode levar 1 milho de anos para decompor-se. Uma lata de alumnio, de 80 a 100 anos. Porm todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matria prima, sem perder as propriedades.

Ao separar todo o lixo produzido em residncias, estamos evitando a poluio e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, promovendo ento o seu reaproveitamento pelas indstrias. Alm disso, estaremos poupando a meio ambiente e colaborando para o nosso bem estar no futuro.

2.3. POLTICA DOS 3 RS

A poltica dos 3 R'S consiste num conjunto de medidas de ao adoptadas em 1992, por ocasio de Conferncia da Terra realizada no Rio de Janeiro assim como no 5 Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento de 1993. Esta poltica vlidos para todo o tipo de resduoefluentes slidos, lquidos e gasosos.

Por anos o homem, inconsequentemente, poluiu sem ponderar o quanto danificava a natureza e a si prprio. Como forma de evitar maiores danos, surgiu a politica dos 3 R`s, reduzir, reutilizar e reciclar, que nada mais que o nome dado reciclagem to conhecida nos nossos lares. A adoo dos 3 Rs em nosso dia-a-dia uma das formas mais simples de ajudarmos na conservao do meio ambiente.

2.3.1 Reduzir

A utilizao de produtos de forma diferente, prolongando o seu tempo de durao, evitando a formao de novos resduos. admissvel reduzir evitando consumos suprfluos, usando produtos em embalagens familiares, recorrendo a novos materiais, designs inovadores e tecnologias com maior respeito pelo ambiente. Reduzir a melhor forma de evitarmos danos ambientais. Ao diminuir o consumo estaremos consumindo menos gua, energia e matria-prima e diminuiremos a produo de lixo.

2.3.2 Reutilizar

Reutilizar utilizar um produto por mais de uma vez para o seu fim, para o qual foi produzido ou para outro fim. Ao preferir por embalagens com recarga, usar o verso das folhas para rascunho, preferir pilhas recarregveis, atualizar os processos produtivos e adoptando tecnologias mais limpas, estamos reutilizando. Caixas de papelo, embalagens vazias podem ter inmeras outras serventias, antes de envi-las para a reciclagem ou para o lixo.

2.3.3 Reciclar

A reciclagem o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns so o papel, o vidro, o metal e o plstico. Os maiores benefcios da reciclagem so a diminuio do uso de fontes naturais, muitas vezes no renovveis; e a minimizao da quantidade de resduos que carece de tratamento final, como aterramento, ou incinerao e outros.

O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas caractersticas.

Completando os 3 Rs, ainda temos a Reeducao e o Replanejar, onde Reeducar manterse informado sobre as questes ambientais. A ignorncia ambiental a maior ameaa sustentabilidade do ser humano na Terra. Isto significa consumir menos produtos, dando preferncia aos que tenham maior durabilidade e, portanto, ofeream menor potencial de gerao de resduos e de desperdcio de gua, energia e recursos naturais. J o Replanejar repensar os nossos gastos e hbitos, o nosso estilo de vida e o nosso consumismo.

2.4. MATERIAIS RECICLVEIS E NO RECICLAVEIS

A reciclagem tem papel de extrema importncia na atualidade. Alm de auxiliar na preservao do meio ambiente, gera renda para milhares de pessoas. Porm, por questes tcnicas, nem todos os materiais rejeitados por pessoas ou indstrias podem passar pelo processo de reciclagem. Estes, aps passarem por processos industriais, no podem ser reutilizados. Grande parte destes materiais no reciclveis tem como destino o lixo comum.

2.4.1 MATERIAIS RECICLVEIS

Podemos reciclar quase todo o tipo de produtos. Cada item reciclado significa menos consumo de gua, energia eltrica e matria-prima, e desflorestamentos de uma forma geral. O processo de reciclagem diminui a presso sobre os recursos naturais, economiza gua, energia, gera trabalho e renda para milhares de pessoas.

Papel e papelo Garrafas PET Vrios tipos de metais: cobre, ao, chumbo, lato, zinco, entre outros. Pneus Restos da construo civil leo

gua proveniente de processos industriais Latas de alumnio Plsticos: PEAD (Polietileno de alta densidade), PEBD (polietileno de baixa densidade), PVC (policloreto de Vinilo), PP, PS. Tinta Restos de alimentos e partes dos mesmos que no foram aproveitadas Garrafas de vidro (cervejas, refrigerantes, etc.).

O papel tido como reciclado no nada parecido com aquele que foi industrializado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente e textura diferente. Isto porque no possvel retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transform-lo em uma massa que ao final do processo deriva em um novo material de caractersticas diferentes.

O vidro tambm tem a mesma caraterstica. Mesmo que seja "derretido", nunca ir ser feito outro com as mesmas caractersticas tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia. J as latas de alumnio, por exemplo, podem ser derretidas de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, voltando a ser lata com as mesmas caractersticas.

Entretanto em alguns casos, felizmente, isso no acontece. A reciclagem do alumnio, por exemplo, no ocasiona em nenhuma perda de suas caractersticas fsicas, e esse pode, assim, ser reciclado sucessivamente.

2.4.2 MATERIAIS NO RECICLVEIS

Nem sempre os resduos podem ser reciclados. Isto porque nem todos os materiais podem ser reciclados, entretanto podem ser reutilizados por algumas empresas ou isolados em aterros industriais. As vezes, no possvel reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades fsicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitvel encurtamento das fibras de celulose.

Alguns materiais no reciclveis: Vidros: vidro de automveis; vidro de janela; espelhos; cristais; lmpadas (de todos os tipos); vidro de boxe de banheiro; vidro temperado; ampolas de remdios; Papis: papel celofane; papel carbono; papel higinico; guardanapos e papel toalha com restos de alimentos; papel laminado; papel plastificado; fraldas descartveis; espuma; etiquetas e adesivos; fotografias; fita crepe; Metais: latas enferrujadas; clipes e grampos; esponjas de ao; pilhas; latas de tinta, verniz, inseticida e solvente; aerossis. O isopor (espcie de plstico) pode ser reciclado. Porm, muitas empresas que trabalham com reciclagem rejeitam o isopor em funo do baixo retorno financeiro que representa.

As Pilhas, lmpadas fluorescentes e baterias, embora no reciclveis, devem ser coletadas separadamente e no descartados com o lixo comum, pois em contato com o meio ambiente podem gerar contaminao do solo e gua.

2.5. IMPORTNCIA E VANTAGENS DA RECICLAGEM

Reciclar significa modificar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi observada pelas pessoas, no momento em que se notaram os benefcios que este mtodo trs para o planeta Terra.

A reciclagem, alm de conservar o meio ambiente gera tambm riquezas. Os materiais mais reciclados so o vidro, o alumnio, o papel e o plstico. Este processo colabora para a diminuio expressiva da poluio do solo, da gua e do ar. Muitas indstrias esto reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produo.

Outro benefcio da reciclagem a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados esto buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famlias. Cooperativas de catadores de papel e alumnio j so uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

Vantagens de Reciclar

Muitas das vantagens da reciclagem so bastante evidentes. Quanto mais se utilizar materiais reciclados, menos ser preciso usar materiais virgens. Como o lixo j foi tratado, comumente se gasta menos energia para criar produtos reciclados do que para se produzir os mesmos produtos a partir de materiais novos. A reciclagem cria mais postos de trabalho do que a recolha e amontoamento do lixo e, ao mesmo tempo, reduz os prejuzos causados ao ambiente por um acumular indiscriminado desse mesmo lixo.

Desvantagens de Reciclar

As desvantagens da reciclagem so os problemas na coleta e destino dos materiais separados e o de garantir o abastecimento contnuo de matria-prima de boa qualidade aos compradores. Alm disto, reciclar cerca de 15 vezes mais caro do que jogar o lixo em aterros. Assim, muitas vezes os valores na reciclagem no so convidativos. preciso conscincia ambiental para fazer disto uma questo social e no somente econmica.

2.6. COLETA SELETIVA

A Coleta Seletiva consiste no recolhimento de materiais reciclveis, tais como papis, plsticos, vidros, metais e orgnicos, previamente separados na fonte geradora. Estes materiais so vendidos s indstrias recicladoras ou aos sucateiros.

As quatro principais modalidades de coleta seletiva so: domiciliar, em postos de entrega voluntria, em postos de troca e por catadores.

A coleta seletiva domiciliar assemelha-se ao procedimento clssico de coleta normal de lixo. Porm, os veculos coletores percorrem as residncias em dias e horrios especficos que no coincidam com a coleta normal.

A coleta em PEV - Postos de Entrega Voluntria ou em LEV - Locais de Entrega Voluntria utiliza normalmente contineres ou pequenos depsitos, colocados em pontos fixos, onde o cidado, espontaneamente, deposita os reciclveis.

A modalidade de coleta seletiva em postos de troca se baseia na troca do material entregue por algum bem ou benefcio.

O sucesso da coleta seletiva est diretamente associado aos investimentos feitos para sensibilizao e conscientizao da populao. Normalmente, quanto maior a participao voluntria em programas de coleta seletiva, menor seu custo de administrao.

Cores na reciclagem

At hoje, no se sabe onde e com que critrio foi criado o padro de cores dos containers utilizados para a coleta seletiva voluntria em todo o mundo. No entanto, alguns pases j reconhecem esse padro como um parmetro oficial a ser seguido por qualquer modelo de gesto de programas de coleta seletiva (ERBERT, 2010, p. 40).

No Brasil existe uma norma (NBR 13230) da ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas, que padroniza os smbolos que identificam os diversos tipos de resinas (plsticos) virgens. O objetivo facilitar a etapa de triagem dos resduos plsticos que sero encaminhados reciclagem.

As cores caractersticas dos containers apropriados para a coleta seletiva de lixo: Papel/Papelo Plsticos Metais Vidros

Ecoponto azul - colocar apenas: caixas de carto, papel de escrita, papel de impresso. No colocar: papel sujo ou autocolantes papis vegetais, de alumnio, encerados.

Ecoponto vermelho colocar apenas: garrafas de plstico, sacos de supermercado, latas de bebida e conserva pacotes de bebida.

Ecoponto amarelo colocar apenas: metal que depois de escolhido ir dar lugar a novas garrafas, caixas, canetas, etc.

Ecoponto verde colocar apenas: garrafas de vidro e no colocar cermicas, lmpadas, cristais, louas, espelhos. Esta matria escolhida e colocada em fornos que atingem temperaturas altssimas que depois so moldados para novas garrafas, copos e outros objetos de vidro.

No Brasil os recipientes para receber materiais reciclveis seguem o seguinte padro de cores dos cestos de separao:

Azul: papel/papelo Verde: vidro

Laranja: resduos perigosos Marrom: resduos orgnicos

10

Preto: madeira Vermelho: plstico Amarelo: metal

Branco: resduos ambulatoriais e de servios de sade Roxo: resduos radioativos Cinza: resduo geralmente no reciclvel, misturado ou contaminado, no sendo possvel de separao.

2.7. UMA QUESTAO SOCIAL, ECONOMICA E AMBIENTAL.

Os benefcios da reciclagem determinam resultados expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econmico e social.

2.7.1 Benefcios sociais da reciclagem.

No campo social, a reciclagem no s oportuniza melhor qualidade de vida para as pessoas, atravs das melhorias ambientais, como tambm gera postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.

Contribui para a reduo do volume de lixo que pode contaminar o solo, a gua e o ar; Melhora a limpeza da cidade, pois o morador adquire o hbito no jogar o lixo nas vias pblicas; Origina empregos para os usurios dos programas sociais e de sade da Prefeitura e d chance aos cidados de preservarem a natureza, tendo responsabilidade com o lixo que geram.

2.7.2 Benefcios ambientais da reciclagem.

Para o meio-ambiente a reciclagem diminui o acmulo progressivo de resduos e ainda reduo na produo de novos materiais, como por exemplo, o papel, que exigiria o corte de mais rvores; as emisses de gases como metano e gs carbnico; as agresses ao solo, ar e gua; entre tantos outros fatores negativos.

Em seu artigo Laura (Veja, 2012) expe alguns dados de benefcios, como exemplo:
[...] 50Kg de papel reciclado evitam o corte de uma rvore de 7 anos; Uma tonelada de papel reciclado economiza 20 mil litros de agua e 1.200 litros de leo combustvel; A reciclagem de vidro diminui a emisso de gases poluidores pelas fbricas; A reciclagem do plstico impede um enorme prejuzo ao meio ambiente, pois o material muito resistente a radiaes, calor, ar e gua; A cada quilo de alumnio reciclado, 5Kg (minrio com que se produz o alumnio) so poupados e A reciclagem de vidro aumenta

11 a vida til dos aterros sanitrios e poupa a extrao de minrios como areia, barrilha, calcrio, etc. [...].

2.7.3 Benefcios econmicos da reciclagem.

Quanto ao aspecto econmico a reciclagem colabora para o uso mais consciente dos recursos naturais e a reposio daqueles recursos que so passveis de reaproveitamento. Dados das indstrias afirmam, por exemplo, a reciclagem de 1 kg de vidro quebrado (cacos) gera 1 kg de vidro novo. A cada 10% de utilizao de cacos, h uma economia de 2,9% de energia; A reciclagem de alumnio economiza 95% da energia que seria usada para produzir alumnio primrio. Gera renda pela comercializao dos reciclveis.

2.8. RECICLAGEM NO BRASIL

A reciclagem importante, nos dias de hoje, porque transforma aquilo que iria ou j se est no lixo em novos produtos, diminuindo resduos que seriam jogados na natureza, ao mesmo tempo em que preserva matrias-primas, muitas vezes originrias de recursos no renovveis.

No Brasil, quase todo o total de latinhas descartveis e garrafas PET so recicladas. Todavia, plsticos, latas de ao, vidro, dentre outros matrias, so pouco considerados neste processo, reforando as estatsticas que apontam que somente 11% de tudo o que se joga na lata de lixo, em nosso pas , de fato, reciclado.

No Brasil, Curitiba (PR), Itabira (MG), Santo Andr (SP) e Santos (SP) so as cidades que mais reciclam seus materiais.

As estatsticas apontam que, no Brasil, so produzidos 240 mil toneladas de lixo urbano por dia. Pequena parte reciclada e a maior parte (fora aqueles que so jogados diretamente no mato, rios e oceanos) vai para aterros sanitrios ou lixes. So mais de 200 mil toneladas de lixo e resduos que ocupam espao, degradam o ambiente, geram doenas.

Pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA, 2010) expe que se a sociedade brasileira reciclasse todos os resduos urbanos que so encaminhados aos lixes e aterros,

12

poderamos economizar cerca de R$ 8 bilhes ao ano. Hoje, a economia gerada com a atividade de reciclagem varia de R$ 1,3 a 3 bilhes anualmente. Apenas 14% da populao brasileira contam com o servio de coleta seletiva, e somente 3% dos resduos slidos urbanos gerados nas cidades so coletados nos municpios.

3. CONSIDERAES FINAIS

sabido que, no futuro, haver mais habitantes na Terra; provavelmente, as pessoas vivero mais, consumiro mais e moraro em grandes cidades afastadas do campo e da produo de alimentos. Isto sugere que a embalagem ter uma participao cada vez maior na sociedade do sculo XXI e sua reciclagem ser a soluo para no s reduzir seu impacto ambiental, mas tambm para gerar empregos.

Ultimamente, os seres humanos tem percebido o resultado de suas aes em relao ao planeta, entre elas o acmulo de lixo. A despreocupao com o meio ambiente chegou ao limite. Lixes so constitudos cada vez mais, rios, ruas e reas de mata poludas, assim, ao ver os resultados de atos impensados dos homens, foi preciso adotar medidas para tentar reverter essa situao.

A reciclagem veio como uma dessas medidas. Este processo tem o papel de transformar materiais usados, que no precisamos mais, em produtos novos para o consumo. A ao de reciclar tem sido abraada desde a dcada de 1980, quando a fabricao de embalagens e produtos descartveis cresceu muito, crescendo consequentemente a produo de lixo.

Pelo meio da reciclagem possvel no s poupar o meio ambiente, suavizando a poluio do solo, da gua e do ar, como tambm ganhar com este processo, uma vez que as empresas que reciclam tem como retorno a reduo dos custos de produo, isto porque o processo de transformao de muitos materiais sai bem mais barato que sua industrializao.

Alm disso, a reciclagem possibilita gerar empregos nas grandes cidades, j que muitos desempregados conseguem renda a partir deste trabalho, ingressando nas cooperativas de catadores de papel e alumnio, fazendo isto uma ajuda para manter suas famlias.

13

chagada a hora de ns conscientizarmos e reciclarmos o que produzimos, afinal, a natureza esta sendo explorada e pouco conservada. Se cada um fizer a sua parte conseguiremos resguardar o meio ambiente e viver de maneira sustentvel.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICA EBERT, LUIS AUGUSTO. Gesto Ambiental / Centro Universitrio Leonardo Da Vinci. Indaial, Uniasselvi, 2010. JACOBI, PEDRO ROBERTO (org.). Gesto compartilhada dos resduos slidos do Brasil: inovao com incluso / Pedro Jacobi (org.). So Paulo, Annablume, 2006. LEI N 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e d outras providncias. Disponvel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em 22 de outubro de 2012. LOPES, LAURA. O Caminho Do Lixo. Revista poca, So Paulo, jan. 2012. Disponvel em: http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/o-caminho-do-lixo/noticia/2012/01/os-numeros-dareciclagem-no-brasil.html. Acesso em: 30 de out. 2012. RIBEIRO, DANIEL VRAS; Morelli, Mrcio Raymundo. Resduos slidos: problema ou oportunidade?. So Paulo, Intercincia, 2009. VEJA: Revista semanal. Sustentabilidade. So Paulo: Ed. Especial, n. 44, dez. 2011. VILHENA, ANDR. Lixo Municipal: manual de gerenciamento integrado / coordenado por: Andr Vilhena. 3. ed. So Paulo, CEMPRE, 2010.

You might also like