You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

CAMPUS DE GUARATINGUET DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

PROPRIEDADES MECNICAS DOS MATERIAIS ENSAIO DE FLEXO E CISALHAMENTO


Alexandro Tikkanen 100555 Marcus Fellipe F.P. de Queiroz- 090205 Curso: Engenharia Mecnica - Turma: 421 e 422

Resumo: Ensaios de flexo e cisalhamento so utilizados na indstria para a obteno de dados de deformao sujeito deflexo e resistncia devido tenso submetida paralelamente a sua transversal. Visamos encontrar o mdulo de elasticidade do alumnio e do ao SAE1020 assim como seus mdulos de cisalhamento. Os resultados obtidos refletem a realidade expressa na literatura sendo os valores obtidos para o mdulo de elasticidade e cisalhamento do ao, superiores ao do alumnio. Palavras-chave: Ensaio flexo, Ensaio cisalhamento, Mdulo elasticidade, Mdulo de tenso de cisalhamento.

1.

INTRODUO

1.1 Ensaio de flexo O ensaio de flexo um ensaio destrutivo que consiste na aplicao de uma carga crescente em um ponto determinado de uma barra de geometria padronizada. Mede-se, o valor da carga versus a deformao mxima. Existem dois tipos de ensaio principais: o ensaio de flexo em trs pontos e o ensaio de flexo em quatro pontos. Os principais resultados so: modulo de ruptura na flexo, modulo de elasticidade, modulo de resilincia e modulo de tenacidade. um ensaio bastante empregado para o controle das especificaes mecnicas de componentes. Os resultados fornecidos podem variar com a temperatura, a velocidade da aplicao da carga, os defeitos superficiais, as caractersticas microscpicas e, principalmente, com a geometria da seo transversal da amostra.

Figura 1 - Componentes da mquina utilizada no ensaio de flexo.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


CAMPUS DE GUARATINGUET DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

Figura 2 - Ensaio de flexo.

O ensaio de flexo consiste na aplicao de uma carga P no centro de um corpo de prova (cdp) especfico, apoiado em dois pontos como expresso na Figura 2. A carga aplicada parte de um valor inicial igual a zero e aumenta lentamente at a ruptura do corpo-de-prova. O valor da carga aplicada versus o deslocamento do ponto central a resposta do ensaio. Se no ensaio for utilizada uma barra biapoiada com aplicao de carga no centro da distncia entre os apoios, ou seja, se existirem trs pontos de carga, o ensaio chamado de ensaio de flexo em trs pontos. No entanto, se o ensaio consistir em uma barra biapoiada com aplicao de carga em dois pontos eqidistantes dos apoios, ou seja, se existirem quatro pontos de carga, o ensaio ser chamado de ensaio de flexo em quatro pontos. Trata-se de um ensaio bastante aplicado em materiais frgeis ou de elevada dureza, como no caso de ferro fundido, ao ferramenta, ao rpido e de cermicas estruturais, pois esses materiais, devido baixa ductilidade, no permitem ou dificultam a utilizao de outros tipos de ensaios mecnicos, como, por exemplo, a trao. Para materiais dcteis, em geral no se utiliza o ensaio de flexo, mas existe uma variante desse tipo de ensaio, ou melhor, um complemento do mesmo que o ensaio de dobramento. Durante o ensaio ocorrem esforos normais e tangenciais na seo transversal do corpo, gerando um complicado estado de tenses em seu interior. Entretanto, possvel admitir algumas hipteses que simplificam o problema, quais sejam: Corpo-de-prova inicialmente retilneo; Material homogneo e isotrpico; Validade da lei de Hooke - material elstico; Considerao de Bemoulli - as sees planas permanecem planas; Existncia de uma linha neutra no interior do corpo-de-prova, que no sofre tenso normal ( = 0); esta linha encontra-se no centro de gravidade da seo transversal do corpo-de-prova, e no se desloca durante a flexo Figura 3; Distribuio linear da tenso normal na seo transversal, com a mxima compresso na superfcie interna do corpo-de-prova e a mxima trao na superfcie externa.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


CAMPUS DE GUARATINGUET DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

Figura 3 - Linha Neutra.

Vale tambm ressaltar o tratamento diferenciado que deve ser dispensado aplicao do ensaio de dobramento em materiais frgeis, como o ferro fundido cinzento, aos-ferramenta ou carbonetos sinterizados, os quais so freqentemente submetidos a um tipo de ensaio de dobramento, denominado dobramento transversal, que mede sua resistncia e ductilidade (junto da possibilidade de se avaliar tambm a tenacidade e resilincia desses materiais). Porm, sempre que possvel, o ensaio de trao tambm deve ser realizado, ficando o dobramento transversal como uma espcie de ensaio substituto.

Figura 4 - Posio de flexo mxima ou Flexa.

Quanto mais duro for o material, maior aplicao ter esse ensaio, porque a facilidade de execuo torna-o mais rpido que a usinagem de um corpo de prova para ensaio de trao. No entanto, para materiais muito frgeis, os resultados obtidos so muito divergentes, variando at 25 %, de modo que para esses casos, deve-se fazer sempre vrios ensaios para se estabelecer um valor mdio.

1.2 Ensaio de cisalhamento Bem como no ensaio de flexo, o ensaio de cisalhamento constitui-se em um dispositivo extremamente eficaz na averiguao de vrias propriedades mecnicas pertinentes aos materiais, sobretudo dos relacionados aos setores industriais de produo, tanto de materiais (base) como de beneficiamento, portanto trata-se de um ensaio relativamente simples e de grande utilidade.

Figura 5 - Foras aplicadas nos ensaios de trao, compresso e cisalhamento.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


CAMPUS DE GUARATINGUET DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

O ensaio de cisalhamento envolve esforos cisalhantes, enquanto que os esforos de trao e de compresso atuam na direo do eixo longitudinal da viga, as foras de cisalhamento esto direcionadas no sentido transversal ao eixo longitudinal da viga, como visto na Figura 5. Uma fora de cisalhamento Q produz uma tenso de cisalhamento na seo da viga, essa atua lateralmente, ou paralelamente seo, enquanto que as foras de trao ou de compresso, que produzem tenses de trao ou tenses de compresso , na seo da viga, respectivamente, atuam na direo longitudinal ou perpendicularmente seo. Se uma viga for cortada transversalmente em seo, pode-se concluir que as partes da direita ou da esquerda esto em equilbrio, ento a fora de cisalhamento Q igual fora resultante F, em mdulo, mas de sentidos opostos. A fora de cisalhamento distribui-se uniformemente atravs da seo transversal da viga de rea S, produzindo a tenso de cisalhamento no plano da seo.

Figura 6 - Ensaio de Cisalhamento.

Figura 7 - Ensaio de cisalhamento de chapas.

Assim como as foras de trao ou de compresso produzem deformaes, as foras de cisalhamento tambm produzem deformaes. Visto o conceito de esforo cisalhante vale agora uma descrio do mtodo de ensaio de cisalhamento para criar uma conexo entre o acima descrito e o realizado em laboratrio. Ento dessa forma o ensaio de cisalhamento tem um princpio simples onde o corpo de prova, em posio horizontal, Figura 3, submetido a esforos cisalhantes, proporcionado pela mquina de ensaios, at o seu rompimento. Faz-se a leitura da tenso de ruptura para anlise posterior.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


CAMPUS DE GUARATINGUET DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

2.

OBJETIVOS

Os ensaios tm como objetivos principais determinar o mdulo de elasticidade para o ao SAE 1020 e alumnio comercial conforme fornecidos, atravs do ensaio de flexo. Determinar o mdulo de cisalhamento para o ao SAE 1020 e alumnio comercial conforme fornecidos, atravs do ensaio de cisalhamento.

3.

MATERIAIS E MTODOS

3.1 Descrio dos metais ensaiados Ao 1020 um ao altamente tenaz, particularmente indicado para fabricao de peas que devam receber tratamento superficial para aumento de dureza, principalmente cementao. Utilizado ainda para eixos em geral, forjados. Indicado para parafusos, trefilados duros, longarinas, chassis, discos de roda, peas em geral para mquinas e veculos submetidos a esforos pequenos e mdios. Possui a composio qumica dada pela Tabela 1. C% 0,18 a 0,23 Alumnio Elemento metlico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade eltrica, resistncia corroso e baixo ponto de fuso lhe conferem uma multiplicidade de aplicaes, especialmente nas solues de engenharia aeronutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida til e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessria para a sua obteno reduzem sobremaneira o seu campo de aplicao, alm das implicaes ecolgicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produo do alumnio primrio. um metal leve, macio, resistente e com densidade aproximadamente de um tero do ao ou cobre. muito malevel, muito dctil, apto para a mecanizao e fundio, alm de ter uma excelente resistncia corroso e durabilidade devido camada protetora de xido. o segundo metal mais malevel, sendo o primeiro o ouro, e o sexto mais dctil. Por ser um bom condutor de calor, muito utilizado em panelas de cozinha. 3.2 Procedimento experimental para o ensaio de flexo Para o ensaio de flexo foi atribudo um fundo de escala de 20.000 kgf e aplicada uma pr-carga de 400 kgf trs vezes, alternando aplicao e retirada da carga nas trs vezes. A carga foi aplicada a uma taxa de 1 kgf/mm por segundo. Colocado o corpo-de-prova na mquina universal, e zeramos o relgio comparador logo aps o posicionamento do cutelo. O relgio comparador ser o instrumento de medio da deflexo da barra, e o cutelo ser o responsvel pela aplicao da carga. As cargas utilizadas foram gradualmente aplicadas de 50 em 50 kgf at que se alcance a carga mxima de 400kgf. As medidas de deflexo foram obtidas instantaneamente para cada carga duas vezes, e aps as medidas foi obtida a deflexo mdia do ensaio. Aps a realizao do ensaio, atravs da mdia e das cargas aplicadas foi possvel plotar um grfico de carga x deflexo, pois com a obteno da inclinao do grfico foi possvel o clculo do mdulo de elasticidade de ambos os corpos-de-prova (alumnio e ao SAE 1020). Mn % 0,30/0,60 P% 0,040 S% 0,050

Tabela 1 - Composio qumica do ao 1020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


CAMPUS DE GUARATINGUET DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

3.3 Procedimento experimental para o ensaio de cisalhamento Para o ensaio de cisalhamento foram feitas as trs medies iniciais dos corpos-de-prova como no ensaio de flexo. Foi utilizado um fundo de escala de 8000 kgf e uma taxa de aplicao da carga de 1,4 kgf/mm por segundo. Aps a tomada de medidas, o corpo-de-prova foi ajustado no dispositivo, como um rebite, e atravs da aplicao da carga rompeu-se gerando duas reas de cisalhamento. Para o Al comercial foi utilizado 1660 kgf e para o ao ABNT 1020 fornecido foi de 2420kgf. Com as cargas obtidas no experimento foi possvel a realizao dos clculos do mdulo de cisalhamento dos materiais utilizados no ensaio.

4.

RESULTADOS E DISCUSSO

4.1 Ensaio de Flexo

Figura 8 - Dimenses do corpo de prova

Aps as medidas das dimenses dos corpos-de-prova, conforme Figura 8, Tabela 2 e Tabela 3 foi realizado o ensaio de flexo, anotando-se os valores das deflexes (y) de cada material com suas respectivas cargas. As medidas das deflexes mdias para cada material podem ser vistas na Tabela 4, abaixo.

n baseb(mm) alturah(mm) comprimentoL(mm) 1 50,48 50,47 900,00 2 50,51 50,52 3 50,51 50,51 mdia 50,50 50,50 900,00
Tabela 2 - Dimenses do CDP - Alumnio.

n baseb(mm) alturah(mm) comprimentoL(mm) 1 50,72 50,65 902,00 2 50,66 50,64 3 50,82 50,65 mdia 50,73 50,65 902,00
Tabela 3 - Dimenses do CDP - Ao SAE 1020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


CAMPUS DE GUARATINGUET DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

F(kgf) 50,0 100,0 150,0 200,0 250,0 300,0 350,0 400,0

F(N) 490,5 981,0 1471,5 1962,0 2452,5 2943,0 3433,5 3924,0

DeflexomdiaydoAl[mm] DeflexomdiaydoAo[mm] f1 f2 fmd f1 f2 fmd 0,010 0,020 0,015 0,050 0,060 0,055 0,170 0,150 0,160 0,110 0,110 0,110 0,340 0,320 0,330 0,180 0,130 0,155 0,480 0,480 0,480 0,240 0,250 0,245 0,670 0,680 0,675 0,300 0,320 0,310 0,840 0,840 0,840 0,370 0,380 0,375 1,030 1,020 1,025 0,440 0,450 0,445 1,240 1,230 1,235 0,500 0,510 0,505

Tabela 4 - Dimenses da deflexo mdia para o Alumnio e Ao SAE 1020.

Com os valores das deflexes e das cargas para cada material, foi plotado o grfico P x y para cada material, sendo o Grfico 1 referente ao Alumnio e o Grfico 2 referente ao Ao SAE 1020.

Alumnio
4000 3000 P[N] 2000 1000 0 0,000

y=2817,5x+40,35

0,200

0,400

0,600 y[mm]

0,800

1,000

1,200

1,400

Grfico 1 - Presso x Deflexo - Alumnio.

AoSAE1020
y=7399,5x+172,39 4500,0 4000,0 3500,0 3000,0 2500,0 2000,0 1500,0 1000,0 500,0 0,0 0,000

P[N]

0,100

0,200

0,300 y[mm]

0,400

0,500

0,600

Grfico 2 - Presso x Deflexo - Ao SAE 1020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


CAMPUS DE GUARATINGUET DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

Analisando os grficos da carga versus deflexo do alumnio e do ao SAE 1020, pode-se obter a inclinao de cada grfico atravs da equao (1) para que se possa efetuar o clculo do mdulo de elasticidade de ambos onde = Inclinao do grfico, P = Carga e y = deflexo. Os valores da inclinao esto expressos na Tabela 5.

=P/y
Material Alumnio Ao SAE 1020

(1) 2817,5 7399,5

Tabela 5 - Valores de inclinao das curvas para o Alumnio e Ao SAE 1020.

Aps o clculo da inclinao dos grficos, pode-se efetuar o clculo do mdulo de elasticidade de cada material ensaiado utilizando a equao (2) ou a equao (3) onde: E = mdulo de elasticidade; P = carga; y = deflexo; = inclinao do grfico (Presso x Deflexo); b = base do corpo-de-prova; h = altura do corpo-de-prova e L = comprimento do corpo-de-prova. E = (P x L3 ) / (4 x y x b x h3 ) E = ( x L3 ) / (4 x b x h3 ) (2) (3)

Os mdulos de elasticidade do alumnio e do ao SAE 1020 so expressos na Tabela 6. Material Alumnio Ao SAE 1020 E [MPa] 78,95 205948,57

Tabela 6 - Mdulo de elasticidade do Alumnio e Ao SAE 1020.

4.2 Ensaio de Cisalhamento

Figura 9 - Obteno das Dimenses dos CDPs.

Para o ensaio de cisalhamento foram obtidas as dimenses dos corpos-de-prova, conforme a Figura 9, e a carga de cisalhamento de ambos os materiais conforme a Tabela 7.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


CAMPUS DE GUARATINGUET DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

n dAl(mm) dAo(mm) 1 6,33 6,31 2 6,34 6,32 3 6,34 6,33 mdia 6,34 6,32
Tabela 7 - Dimenses dos CDPs.

Aps as medidas das dimenses foram feitos os clculos da rea para cada corpo-de-prova em cada material atravs da equao (4), onde A = rea e d = dimetro mdio. A = d / 4 (4)

E ento calculado o mdulo de cisalhamento Tabela 8 de cada material atravs da equao (5) onde c = mdulo de cisalhamento, P = carga e A = rea cisalhada. c = P / 2A (5)

Ao F(kgf) 2460 F(N) 24108 A(m) 31,35 c[Pa] 384,44 F(kgf) 1460

Alumnio F(N) A(m) 14308 31,52

c[Pa] 226,96

Tabela 8 - Valores calculados para os CDPs.

5.

CONCLUSES

Para o ensaio de flexo, analisando os resultados obtidos nas tabelas e nos grficos, observamos que o valor da tangente da curva () para o Ao 1020 muito maior do que para o Alumnio. Isso quer dizer que a carga aplicada para Ao deve ser maior que para o Alumnio para provocar um mesmo valor da flexa. Os valores das dimenses (b, h e L) podem ser considerados semelhantes para o Ao SAE 1020 e para Alumnio. O valor do mdulo de elasticidade (E) bem maior para o Ao SAE 1020 do que para Alumnio. O mdulo de elasticidade depende da tangente da curva () nos grficos e das dimenses do corpo-de-prova, como a tangente de do ao SAE 1020 maior, o mdulo de elasticidade tambm maior para o ao SAE 1020. Comparando os valores obtidos com os valores tericos, o valor do mdulo de elasticidade obtido para o Ao SAE 1020 apresenta um valor que corresponde teoria. Para os Aos, a literatura apresenta o valor do mdulo de elasticidade como sendo de 190 GPa a 210 GPa o valor obtido neste ensaio para o ao SAE 1020 foi de 205 GPa, um valor muito bom para aplicao prtica. Para as ligas de Alumnio, os valores tericos so por volta de 70 MPa. O valor obtido neste ensaio foi de 78 MPa, valor um pouco acima do estipulado terico possivelmente devido a fato das incertezas de leituras feitas para os valores das deflexes. Para o ensaio de cisalhamento, notamos que a tenso de cisalhamento para ao SAE 1020 maior que a do alumnio, isso quer dizer que, o ao SAE 1020 um material mais resistente ruptura e apresenta coeficiente de elongao maior sendo, portanto, o alumnio um material mais frgil que o ao SAE 1020 dctil. Devemos levar em considerao tambm, o dimetro inicial, mas como os dimetros so semelhantes, podemos fazer a comparao anterior para a tenso de cisalhamento.

6.

BIBLIOGRAFIA

CALLISTER, W. D. JR. Cincia de Engenharia de Materiais. Rio de Janeiro: LTC, 2008 DIETER, G. E., Metalurgia Mecnica, 2 edio, Rio de Janeiro, Ed. Guanabara,1981.

You might also like