You are on page 1of 7

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO ______ JUIZADO ESPECIAL CVEL DA COMARCA DE ARACAJU/SE

RAFIK HOBLOS, brasileiro, convivente, comerciante, portador do RG n 5.095.261, CPF n 048.073.479-85, residente na rua Prof. Maria Pureza de Jesus, n 300, apto 202, bairro Coroa do Meio, CEP 49000-000, Aracaju/SE, por seu advogado que esta subscreve (instrumento de mandato em anexo), com endereo na rua Homero de Oliveira, n 325, bairro 13 de Julho, Cond. Riviera, Edifcio Porto Fino, apto 1201, nesta cidade, local onde recebe intimaes, vem presena de Vossa Excelncia ajuizar a presente AO DE REPARAO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS em face de BANCO BRADESCO S.A. pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n 60.746.948.0001-12, com sede na Travessa Jos de Faro, n 69, Bairro Centro, CEP 49010-120, Aracaju/SE pelos fundamentos fticos e jurdicos que seguem

DOS FATOS

Rafik Hoblos, ora requerente, no dia 15/09/2011, dirigiu-se agncia bancria do Banco Bradesco localizada na Avenida Francisco Porto, n 408, bairro 13 de Julho para efetuar 2 (dois) depsitos. Quando no interior da agncia bancria, na rea dos terminais de auto atendimento, ele preenchia um envelope enquanto o outro permanecia ao seu lado contendo a quantia de R$ 1.000,00 (hum mil reais). Ocorre que ao terminar de preencher o primeiro envelope o Requerente percebeu que o segundo havia sumido e logo em seguida entrou em contato com a gerncia para solicitar que lhe fossem exibidas as imagens geradas pelas cmeras de

segurana. O gerente respondeu que as imagens lhe seriam entregues no dia posterior, portanto 16/09/2011. Entretanto a promessa no foi cumprida e a gerncia comunicou o Requerente que nada lhe seria entregue e que s mediante solicitao de autoridade policial poderia exibir as imagens geradas palas cmeras de segurana, numa conduta de flagrante abuso contra o consumidor e sua hipossuficincia. Em decorrncia da negativa o Requerente procurou a 2 Delegacia Metropolitanta de Polcia para noticiar o ocorrido e pedir as providncias necessrias, gerando o Boletim de Ocorrncia de n 2011/06502.0-005528 que segue em anexo.

DO DIREITO

Diante dos fatos anteriormente narrados percebe-se de maneira cristalina que dever da instituio bancria ora Requerida, reparar os danos causados ao Requerente uma vez que houve defeito relativo prestao do servio, sendo, portanto, responsvel civilmente por tal reparao. Trata-se de caso de responsabilidade objetiva nos termos do artigo 14 do Cdigo de Defesa do Consumidor :

Art. 14. O fornecedor de servios responde, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao dos servios, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua fruio e riscos.

Como se pde constatar, notria a responsabilidade objetiva da Requerida, uma vez que ocorreu uma falha substancial na prestao do servio bancrio, e, por tratar-se de uma relao consumerista, a ser regida, portanto, pelas normas do Cdigo de Defesa do Consumidor, cabe imputar s instituies bancrias tal tipo de responsabilizao. Dessa forma, fica evidente o dever de indenizar da Requerida, pois de acordo com o exposto anteriormente, restou comprovada a existncia do ato ilcito, e seguindo os ditames do artigo 927 do Cdigo Civil de 2002, temos que:
Art. 927 Aquele que, por ato ilcito, causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo.

Nessa direo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, no sentido da responsabilidade do banco por roubo ocorrido no interior de agncia bancria, por ser instituio financeira obrigada por lei a tomar todas as cautelas necessrias para a segurana dos cidados, no podendo alegar fora maior, por ser o roubo fato previsvel na atividade bancria. Ao analisar a responsabilidade pelo roubo de um capacete num caso concreto concluiu: "Portanto, comprovado o furto do capacete, inegvel a responsabilidade do banco ru", decidiu o juiz em 31 de janeiro deste ano, nos autos de n. 000693-77.2011.8.22.0006. Pela responsabilidade objetiva da instituio bancria, gerando a obrigao da mesma reparao pelos danos materiais, bem como pelos danos morais temos ainda a jurisprudncia do Egrgio Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul fruto do julgamento da apelao n 70046685426:

APELAO CVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL. ASSALTO NO INTERIOR DE AGNCIA BANCRIA. DEVER DE PROTEO. FALHA NA PRESTAO DO SERVIO. DEVER DE SEGURANA QUE O CONSUMIDOR LEGITIMAMENTE ESPERA. INDENIZAO. DANO MORAL. VALOR DA INDENIZAO FIXADO COM PONDERAO. O assalto cliente no interior de agncia bancria acarreta ao banco o dever de indenizar os prejuzos sofridos pelo consumidor, eis que se tratando de relao de consumo, a responsabilidade objetiva nos termos do art. 14 do CDC, cabendo ao lesado apenas a prova do fato, do prejuzo e do nexo causal. Na espcie, restou incontroversa a ocorrncia do assalto mo armada ocorrido na agncia bancria. Verifica-se, na espcie, falha na segurana do estabelecimento bancrio, medida em que a instituio financeira no se desincumbiu do nus de comprovar que dispunha de sistema de segurana da porta do estabelecimento hbeis a evitar a entrada de delinquentes armados. Valor da indenizao por danos morais estabelecidos conforme as peculiaridades do caso concreto (R$ 10.000,00), bem como observados os princpios da proporcionalidade e razoabilidade, alm da natureza jurdica da indenizao e os parmetros adotados pela jurisprudncia para o julgamento de casos anlogos (Agravo de Instrumento n 1.119.948 SP, STJ). APELAO DESPROVIDA.

DANOS MORAIS

Segundo a doutrina, o dano moral configura-se quando ocorre leso um bem que esteja na esfera extrapatrimonial de um indivduo, e a reparao do mesmo tem

o objetivo de possibilitar ao lesado uma satisfao compensatria pelo dano sofrido, atenuando, em parte, as conseqncias da leso. Tem-se que, diante das circunstncias evidenciadas anteriormente, irrefragvel que o Requerente sofreu um dano moral, pois se sentiu constrangido quando tentou efetuar o depsito e no encontrou mais o seu dinheiro, e mais constrangido ainda quando teve negada a sua solicitao de acesso s imagens da cmera de segurana. Em relao ao dano efetivamente causado, podemos recorrer legislao ptria a fim de embasarmos a causa de pedir em relao ao dano moral, na presente ao, tendo em vista o rol meramente exemplificativo artigo 5, inciso X, da Constituio Federal, que dispe:

Art.5Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (...) X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao;

Vale ressaltar que rol do supracitado dispositivo legal exemplificativo e alm dele o Cdigo de Defesa do Consumidor tambm ampara o consumidor que se viu lesionado por um fornecedor de servios, com a justa reparao dos danos morais e patrimoniais causados por falha no vnculo de prestao de servio, como se pode constatar em seu artigo 6, que no inciso VI explicita tal proteo:
Art. 6. So direitos bsicos do consumidor:

VI a efetiva preveno e reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos.

Com relao ao dano moral, ficou igualmente provado que a Requerida com sua conduta extremamente abusiva violou diretamente direito sagrado do Requerente, o de ter sua paz interior e exterior inabalada por situaes com as quais no concorreu. A Requerida buscou dificultar ao mximo a apurao dos fatos, impedindo o direito de reparao pelos danos sofridos.

Vale destacar que o Tribunal Regional Federal da 2 Regio j decidiu pelo cabimento dos danos morais em casos muito parecidos, como se observa na ementa ora transcrita:

RESPONSABILIDADE CIVIL -ATIVIDADE BANCRIA -APLICAO DO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR -RESPONSABILIDADE OBJETIVA -FURTO NO INTERIOR DE AGNCIA BANCRIA -DEVER DE VIGILNCIA E SEGURANA DA INSTITUIO FINANCEIRA -INDENIZAO POR DANOS MATERIAL E MORAL -CABIMENTO. (AC 388163 RJ 2004.50.01.005968-5 Rel. Desembargador Federal SERGIO SCHWAITZER, DJU - Data::30/03/2009 - Pgina::118)

DA INVERSO DO NUS DA PROVA

Como dispe o artigo 6, inc. VIII do CDC, direito bsico do consumidor:

a facilitao da defesa de seus direitos, inclusive com a inverso do nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critrio do juiz, for verossmil a alegao ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinrias de experincias.

Faz-se pertinente, transcrever o seguinte Enunciado das Turmas Recursais dos Juizados Especiais, no que diz respeito inverso do nus da prova:

Enunciado 17: " cabvel a inverso do nus da prova, com base no princpio da equidade e nas regras de experincia comum, a critrio do Magistrado, convencido este a respeito da verossimilhana da alegao ou dificuldade da produo da prova pelo reclamante".

Por oportuno, trazemos baila o ensinamento de Plnio Lacerda Martins, in Anotaes ao Cdigo de Defesa do Consumidor. Conceito e noes bsicas. DP & A Editora. RJ. 2001, p.27:

Tendo em vista que o CDC, no artigo 6,VIII, prev como direito bsico do consumidor o direito inverso do nus da prova no processo quando a alegao for verossmil, facilitando assim a defesa dos direitos dos consumidores, e que esta inverso ao nosso juzo ope judicis, no se justifica ento a no-inverso do nus da prova quando comprovada a verossimilhana ou mesmo a hipossufincia.

Saliente-se que no caso em foco, o requerente, sendo consumidor, verificando-se a veracidade das alegaes e principalmente a hipossuficincia para produo das provas necessrias, uma vez que as imagens das cmeras de segurana encontram-se em poder da Requerida, detm ento os requisitos para que o douto Magistrado se digne conceder a Inverso do nus da prova em favor do ora requerente.

DOS PEDIDOS

Diante de todo o exposto, REQUER:

I. Quando do despacho da inicial, seja determinada a inverso do nus da prova em favor do REQUERENTE, consoante disposio do art. 6, inc. VIII, do Cdigo de Defesa do Consumidor, devendo constar tal deciso no mandado de citao; II. Seja determinada a apresentao das imagens geradas pelas cmeras de segurana que filmam a rea dos terminais de auto atendimento referentes data de 15/09/2011, uma vez que encontram-se em poder da Requerida e a mesma negou-se a ced-las; III. A citao da REQUERIDA para, querendo, apresentar defesa, sob pena de serem reputados como verdadeiros os fatos ora alegados, nos termos do art. 285 e 319 do Cdigo de Processo Civil; IV. representante legal; O depoimento pessoal da REQUERIDA, atravs de seu

V. Seja julgada procedente a presente ao, condenando-se a REQUERIDA a indenizar o REQUERENTE pelos danos materiais causados, no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais). VI. A condenao da REQUERIDA a indenizar o REQUERENTE pelos danos morais experimentados em decorrncia da supresso do envelope contendo

a quantia acima mencionada, bem como em decorrencia da abusiva conduta de negar o acesso as imagens geradas pelas cmeras de segurana; Pretende provar o alegado mediante prova documental, testemunhal, e demais meios de prova em Direito admitidos, nos termos do art. 332 do Cdigo de Processo Civil. Isso posto d-se causa o valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais).

Termos em que Pede e espera deferimento

Aracaju/SE, 28 de Agosto de 2012

Igor Frederico Fontes deLima OAB/SE 6402

You might also like