You are on page 1of 2

REVISO DE CONTEDOS: 1. O que criatividade?

? A criatividade a ferramenta mais adequada para encontrarmos maneiras de fazer mais com menos, de reduzir custos, de simplificar processos e sistemas, de aumentar lucratividade, de encontrar novos usos para produtos, de encontrar novos segmentos de mercado, de diferenciar o seu currculo, de desenvolver novos produtos e muito mais. 2. O que vantagem competitiva? o que diferencia uma empresa de outras, em um mesmo segmento de mercado. 3. O processo criativo envolve 5 etapas. Quais so essas etapas? Percepo; Preparao; Incubao; verificao e Iluminao. 4. O indivduo criativo deve possuir 5 habilidades. Quais so essas habilidades? Fluncia, Flexibilidade, Originalidade, Elaborao, Sensibilidade para problemas. Quais so os atributos da personalidade criativa? Iniciativa e envolvimento na atividade realizada; Abertura novas experincias e ambigidade; Otimismo x coragem para enfrentar os riscos; Persistncia e capacidade de resistir s frustraes O que um indivduo intraempreendedor? o indivduo que ao invs de tomar a iniciativa de abrir seu prprio negcio, toma a iniciativa de inovar e buscar novas oportunidades e negcios na prpria organizao onde trabalha. Qual a importncia da criatividade para o indivduo intraempreendedor? A criatividade importante para o intraempreendedor, pois o combustvel necessrio para a inovao que far com que este profissional encontre novas e criativas solues para o mais variado nmero de problemas. Como podemos estimular a criatividade nas empresas? A criatividade pode ser estimulada por meio de algumas aes, como por exemplo: Autonomia e liberdade para inovar Premiao x desempenho Abertura e apoio para novas idias Equipes multidisciplinares Envolvimento pessoal Quais so as barreiras que podem dificultar o processo criativo nas empresas? Centralizao de decises; Muitas regras e formalismos; Resistncia a mudanas; Falta de recursos: humanos, financeiros, informaes, tempo; Barreiras individuais: medo de correr riscos, insegurana, resistncia ambiguidade, inflexibilidade.

5.

6.

7.

8.

9.

10. Quais so as bases para a identificao de oportunidades de negcios? As bases so a criatividade, a observao e a curiosidade. 11. O que um Plano de Negcios? O plano de negcios um mtodo de planejamento que tem por objetivo avaliar as vantagens e restries de um empreendimento idealizado a partir da viso de uma oportunidade de negcio 12. Apesar de no ser garantia de sucesso na abertura de um novo empreendimento, qual deve ser o principal objetivo do plano de negcios? Apesar de no ser garantia de sucesso, o plano de negcios indispensvel para uma tomada de deciso racional, pois permite o melhor arranjo dos fatores envolvidos e reduz os riscos inerentes ao empreendimento. 13. Um plano de Negcios deve ser elaborado tomando-se como base trs grupos de atividades. Quais so esses grupos? Definies bsicas; Plano de Marketing e Plano econmico-financeiro.

14. Um plano de negcios deve ter por finalidade auxiliar o Empreendedor na definio do novo empreendimento. Quais so os principais pontos que devem ser definidos? O conceito de Negcio; As caractersticas do negcio e do setor; A originalidade do empreendimento; As necessidades financeiras; A credibilidade e a qualidade da equipe de colaboradores 15. Cite trs exemplos de atividades que devem estar inseridas nas definies bsicas. Objetivo ou ramo de atividade; Produto ou conjunto de produtos; Tipo de servio Local de funcionamento (sede); Incio das atividades; Legalizao da Empresa; Forma de financiamento Cite trs exemplos de atividades que devem estar inseridas no plano de Marketing. Mercado Consumidor; Identificao do pblico alvo; Perfil do consumidor; Anlise competitiva; Fornecedores; Concorrncia; Acesso ao pblico (mdia); Espao/abrangncia do mercado consumidor

16.

17. Cite trs exemplos de atividades que devem estar inseridas no planejamento Econmico e Financeiro. Investimento fixo; Mo-de-obra; Capital de giro; Metas de produo/vendas; Custos de produo; Rentabilidade; Encargos e tributos. 18. Qual a origem do processo de identificao de uma oportunidade de negcio? A origem do processo de identificao de uma oportunidade de negcio a CRIATIVIDADE. 19. Explique de que forma podemos identificar oportunidades de negcio. O empreendedor de sucesso aquele que no se cansa de observar negcios, na constante procura por novas oportunidades, seja no caminho de casa, do trabalho, nas compras, nas frias, lendo revistas, jornais, assistindo TV ou navegando na Internet. Ele curioso e est sempre atento a qualquer oportunidade de conhecer melhor um empreendimento 20. Quais so as bases para a identificao de oportunidades de negcios? Identificar necessidades; observar deficincias; observar as tendncias; derivar para algo similar ocupao atual; procurar outras aplicaes de um mesmo conceito; Benchmarking; novos conhecimentos e transformaes tecnolgicas; mudanas na regulamentao; distrbios sociais e carncia de servios pblicos; transformao nos gostos da populao; servios para o aumento de convenincias e ainda brechas deixadas por grandes empresas.

21. Aps identificar uma oportunidade de negcio qual deve ser a primeira ao a ser realizada com o objetivo de transformar o sonho em realidade? O novo empreendedor deve fazer uma boa pesquisa de mercado com o objetivo de coletar a maior quantidade possvel de informaes sobre o produto ou o servio ao qual deseja inovar 22. Qual a principal caracterstica que proporciona ao empreendedor a capacidade de identificar oportunidades de negcio? A curiosidade do empreendedor faz com que o mesmo esteja constantemen te preocupado com o novo, com o surpreendente com algo que de fato seja ou venha a ser uma necessidade no consumidor.

You might also like