You are on page 1of 5

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Centro de Tecnologia e Geocincias - CTG Departamento de Engenharia Civil

PESQUISA CICLOVIAS NA CIDADE DO RECIFE

Disciplina: Engenharia de Trfego Professor: Oswaldo Lima Neto Aluna: Ana Nery de Macedo Cadete

Recife, Maro de 2013.

Dentre as vrias alternativas normalmente sugeridas para minimizar os problemas do trnsito catico que se instalou nos grandes centros urbanos, est o incentivo ao uso da bicicleta, mas para que os ciclistas se sintam seguros necessrio prover locais apropriados para essa circulao. Como primeiro ponto, o que so ciclovias e ciclofaixas? A primeira discursa sobre um espao segregado para fluxo de bicicletas. Isso significa que h uma separao fsica isolando os ciclistas dos demais veculos. J a segunda quando h apenas uma faixa pintada no cho, sem separao fsica de qualquer tipo, isso inclui a ausncia de cones ou cavaletes.
Com o trnsito congestionado, as bicicletas ganham cada vez mais seguidores no Grande Recife.

Trs obras de ciclovias do governo j esto sendo elaboradas: Corredor Norte-Sul (que liga Igarassu ao Centro do Recife); Corredor Leste-Oeste (do Derby a Camaragibe) e o Ramal de acesso Cidade da Copa (Camaragibe, Vrzea e So Loureno da Mata).

Os ciclistas que pedalam na BR-101, no trecho entre Paulista, Recife e Jaboato dos Guararapes, e na 2 Perimetral de Olinda, que vai da Presidente Kennedy at Casa Caiada, tambm sero beneficiados com a rea de segurana. Alm das ciclovias, o projeto prope a incluso de bicicletrios nas sete estaes de embarque e desembarque do Corredor de Transporte Fluvial e nos terminais de integrao. Sero implantados 37 novos quilmetros de ciclovias e outros 11 j existentes no trajeto sero revitalizados. A princpio, as ciclovias no tero ligao entre si. Haver 6,3 km de faixa exclusiva para bicicletas ao longo de todo o Ramal Cidade da Copa, que tem incio no Terminal de Integrao de Camaragibe e segue pela BR-408 at a arena em So Loureno da Mata, Regio Metropolitana. Por enquanto, o trecho entre a integrao de Camaragibe e o centro do Recife (Corredor Leste-Oeste) no prev ciclovia. De acordo com a Secretaria das Cidades, uma etapa que poder ser acrescida no futuro. A BR 101 tambm ter 30,7 km de ciclovia e a j existente no corredor NorteSul (compreendido entre o Terminal Integrado de Igarassu at o Recife, seguindo at o Tacaruna, com bifurcao para Joana Bezerra, via Agamenon Magalhes e para o Centro do Recife, via Cruz Cabug) ter seus 11 km revitalizados. Alm das ciclovias, os novos Terminais Integrados de Passageiros cujas obras j esto em andamento (ao todo 10, alm dos TIs do Barro e da Joana Bezerra, que sero reformado) tambm contaro com bicicletrios.

De acordo com o secretrio executivo de Mobilidade Urbana da Secretaria das Cidades, Flvio Figuerdo, j existem projetos e discusses entre o rgo e o Instituto Pelpidas Silveira - rgo da Prefeitura do Recife - para a conexo entre essas ciclovias. O prazo para que elas sejam executadas, porm, no est definido. "Isto j est sendo pensado. Ns temos uma gerncia de ciclovias dentro da Secretaria das Cidades e ela responsvel justamente pelo estudo dessa questo e articulaes com as prefeituras e outros rgos no sentido de estimular e favorecer a mobilidade por bicicletas dentro das cidades. Temos projetos de incentivo aos bicicletrios nas escolas e em terminais integrados, entre outros. Estamos caminhando", afirmou. Segundo dados do Plano Diretor de Circulao da Cidade do Recife (2000), 21% dos deslocamentos urbanos so realizados por bicicletas. Atualmente, a capital conta com 20 km de malha cicloviria construda. De acordo com o arquiteto e coordenador de Mobilidade do Instituto Pelpidas Silveira, Antnio Machado, um dos objetivos do municpio chegar aos 390 km de ciclovias em um prazo de vinte anos. "Esta j uma questo pensada por ns dentro do Plano de Mobilidade para o Recife, que j est na Cmara", explicou. Ainda este ms, Recife contar com ciclofaixas mveis, que funcionaro nos domingos e feriados, visando oferecer uma rota de livre acesso para quem gosta de pedalar, alm de ser um atrativo para o turismo local. As ciclofaixas se encontraro no Marco Zero, oferecendo um percurso de 22km, saindo do Parque Dona Lindu (limite com Jaboato dos Guararapes) at chegar ao Parque da Jaqueira, na Zona Norte. As ciclofaixas tero 2,5 metros de largura, sero bidirecionais e asseguradas por cones de segurana por toda sua extenso. Alm disto, o projeto prope que haja estruturas fixas para oferecer aos ciclistas servios de sade e de suporte mecnico.

Opinio

Acredito que o sistema de transporte de uma regio deve ser o mais variado para atender populao, com seus distintos gostos. D vrias opes de locomoo para as pessoas fazerem suas escolhas e com isso aumentar o bem-estar da sociedade. Com relao ao sistema ciclovirio, muito importante pelo seu baixo custo de implantao e manuteno, mas acredito que, aliado sua implantao de forma correta e voltado com a preocupao da segurana do usurio, s empresas teriam que se adequar ao sistema de transporte do seu funcionrio, ou seja, local adequado para guardar, bem como disponibilizar banheiros para que as pessoas possam tomar banho e assim comear o dia de trabalho mais dispostas.

You might also like