You are on page 1of 19

FORMAO PEDAGGIOCA INICIAL DE FORMADORES

Trabalhar em segurana com mquinas de carpintaria

Projecto de Interveno Pedaggica Martin Rodrigues Viegas 30 De Novembro 2009

Formao Pedaggica Inicial de Formadores

NDICE NDICE ----------------------------------------------------------------------------------- 2 INTRODUO -------------------------------------------------------------------------- 3 ENQUADRAMENTO TERICO DO TEMA ---------------------------------------- 4 ACO DE FORMAO -------------------------------------------------------------- 4 ENTIDADE PROMOTORA ------------------------------------------------------------ 4 PUBLICO ALVO E PR-REQUISITOS ----------------------------------------------- 4 LOCAL DA FORMAO -------------------------------------------------------------- 4 HORRIO DA FORMAO ---------------------------------------------------------- 4 INCIO E TERMINO DA FORMAO ---------------------------------------------- 4 PARTICIPANTES POR ACO ------------------------------------------------------- 4 PERFIL DO FORMANDO PERFIL DE ENTRADO DOS FORMANDOS ---------------------------------------- 5 PERFIL DE SADA DOS FORMANDOS --------------------------------------------- 5 PERFIL DO FORMADOR -------------------------------------------------------------- 5 OBJECTIVOS GERAIS E ESPECIFICOS ---------------------------------------------- 5 OBJECTIVOS GERAIS DA FORMAO -------------------------------------------- 5 OBJECTIVOS ESPICIFICOS DA FORMAO -------------------------------------- 5 CONTEUDOS PROGRAMATICOS--------------------------------------------------- 6 MTODOS, TECNICAS E RECURSOS PEDAGGICOS -------------------------- 7 AVALIAO E DA FORMAO ----------------------------------------------------- 10 10.1 AVALIAO DOS FORMANDOS-------------------------------------------- 10 10.2 AVALIAO DOS FORMADORES ------------------------------------------ 10 CERTIFICAO ------------------------------------------------------------------------- 10 11.1 CERTIFICAO DOS FORMANDO ----------------------------------------- 10 11.2 CERTIFICAO DOS FORMADORES -------------------------------------- 10 CONCLUSO --------------------------------------------------------------------------- 10 ANEXOS --------------------------------------------------------------------------------- 11 13.1 Plano de Sesso ---------------------------------------------------------------- 12 13.2 Lista de Material --------------------------------------------------------------- 13 13.3 Oramento----------------------------------------------------------------------- 14 13.4 Desenho e Planta da pea a elaborar ------------------------------------- 15 13.5 Ficha de avaliao teste final parte terica------------------------------ 17-19

Martin Rodrigues Viegas |

Projecto de Interveno Pedaggica

Formao Pedaggica Inicial de Formadores

2. Introduo Hoje em dia a velocidade de produo e prazos na construo civil ganham cada vez mais peso. De facto, enquanto estamos trabalhar mais depressa, a negligncia ganha prioridade. Na oficina de carpintaria os sinistros aumentam cada vez mais, mesmo perante mquinas equipadas com os mais modernos sistemas de proteco. Mas para que serve a melhor proteco, se no a utilizarmos! Muitas vezes as proteces instaladas nas mquinas so removidas, como forma de se trabalhar mais rapidamente e aumentar em muito a produo. Este facto, aliado ao excesso de confiana, ganho atravs da experincia de se trabalhar j algum tempo nesta rea, acaba por criar uma prtica e competncia ilusria, assente na negligncia e no provisional. O excesso de confiana, a prtica e competncia ilusria, criada por parte dos carpinteiros/operrios, acabam por lhes prestarem indicadores errticos de conhecimento e sabedoria, levando-os a acreditar de que no existe mais nada para aprenderem, neste sentido, uma vez que para eles a prtica tudo! Neste sentido e de acordo com o referido anteriormente, posso relatar a minha experincia de quando fui pela primeira vez a uma carpintaria, aqui em Portugal, aquando ainda no tinha minha oficina. Esta no era mais do que comrcio de madeira, equipada com as respectivas mquinas necessrias, na qual comprei madeira macia e umas pranchas, que l aplanei directamente, tal como eu havia aprendido na Alemanha, no meu curso de carpintaria e de acordo com todas regras de segurana que me haviam sido transmitidas e instrudas. O primeiro comentrio dos trabalhadores, neste sentido, foi logo: Ahh! Tens medo da mquina? Parece que ests a fazer isto pela primeira vez! Desta forma e de acordo com o anteriormente referido, posso evidenciar que mais vale prevenir, do que remediar, para evitarmos determinados dissabores que ainda hoje em dia acabam por suceder, devido negligncia e precariedade laboral e forma como se encaram as coisas neste sentido. Esta forma e mentalidade despreocupada e negligente de encarar os riscos laborais e a prpria vida, pe em jogo a prpria integridade fsica individual ou colectiva, de um grupo de trabalho. Tudo isto, depende de uma questo de Mentalidade e da forma como se defronta a prpria vida. De acordo com isto, esta formao tem como objectivo primrio dar a conhecer as regras de segurana e aplic-las no trabalho. A mesma, serve tambm para reciclar conhecimentos e/ou aprender novas tcnicas, que os formandos (que no so carpinteiros profissionais) podero aplicar nos seus pequenos projectos, enquanto pessoas que gostam de bricolage e que tm e querem adquirir uma certa experincia nesta rea.

Martin Rodrigues Viegas |

Projecto de Interveno Pedaggica

Formao Pedaggica Inicial de Formadores

3. Enquadramento terico do tema A necessidade de consciencializao, de todos os trabalhadores, para a importncia da Segurana, encaminhando-os para a reduo dos riscos profissionais/laborais, tendo por finalidade a diminuio dos acidentes de trabalho associados carpintaria. Todos estes aspectos fundamentam a necessidade da realizao desta aco de formao, caminhando-se num sentido mais prtico destas formaes.

4. Aco de formao Trabalhar em segurana com mquinas de carpintaria 4.1 Entidade promotora A entidade promotora desta aco de formao a Empresa MRV-Carpintaria, em conjunto com a TAIPA e o IEFP. Alm destas duas entidades, a Junta de Freguesia de Sabia, tambm ela tem um papel preponderante no desenvolvimento deste projecto, atravs do aluguer e disponibilizao do seu pavilho. Este projecto co-financiado com fundos da Unio Europeia. 4.2 Pblico-alvo e pr-requisitos O pblico-alvo desta formao so as pessoas que trabalham em oficinas de carpintaria e transformao de madeiras ou que pratiquem bricolage e possuam uma experincia avanada, independente das suas habilitaes. 4.3 Local da formao A formao decorre em dois lugares. A primeira parte terica vai ser executada na casa do povo da autarquia em Sabia. A segunda parte decorre nas instalaes da oficina MRV-Carpintaria. 4.4 Horrio da formao A durao completa da formao de 36 horas. O Horrio definido como ps-laboral, das 19:00 s 22:00. Os dias da semana vo ser definidos pelas necessidades e possibilidades dos formandos. A carga horria ser distribuda da seguinte forma: - 6 Horas tericas na casa do Povo; - 30 Horas prticas na oficina MRV-Carpintaria. 4.5 Incio e trmino da formao A formao ter o seu incio no dia 11 de Janeiro e o deu trmino no dia 29 de Janeiro. 4.6 Participantes da formao
Martin Rodrigues Viegas | Projecto de Interveno Pedaggica 4

Formao Pedaggica Inicial de Formadores

No mximo 12 formandos por cada grupo. Se existirem mais formandos inscritos que as vagas ser aplicado o processo de seleco por habilitao. 5. Perfil dos formados 5.1 Perfil de entrada dos formandos Os formandos devem ter um conhecimento bsico do manuseamento de mquinas mveis utilizadas para tratar madeira. Ter a prtica de cortar, furar, aplainar e fresar. 5.2 Perfil de sada dos formandos Os formandos devero sair com um melhor conhecimento das mquinas e da sua utilizao adequada. Devero ter, tambm, um conhecimento elevado dos aspectos de segurana para o manuseamento, utilizao e trabalho com mquinas elctricas.

6.0 Perfil do Formador O formador deve estar habilitado para prestar esta formao, atravs de um curso completo de carpinteiro e ter experincia prtica de vrios anos, no mbito da actividade de carpintaria. Deve estar actualizado dos conceitos de segurana dea carpintaria, a nvel europeu e conhecer as normas europeias de segurana.

7. Objectivos gerais e especficos 7.1Objectivos gerais da formao Os formandos devem ser capazes de fazer peas de madeira de acordo com o planificado em projecto. Conhecer formas de transformao de matrias-primas em materiais. Considerar, na sua utilizao, o custo dos materiais. Considerar as caractersticas e propriedades dos materiais para o seu armazenamento.

7.2Objectivos especficos da formao Os formandos devem saber adequar as ferramentas as utilizar de acordo com os materiais e tcnicas a aplicar. Os formandos devem ser capaz diagnosticar um problema elctrico duma mquina e resolver o mesmo, conforme as regras de segurana. Os formandos devem ser capaz de relacionar as propriedades dos materiais com as suas utilizaes. Os formandos devem conhecer as formas de manuseamento de diversos equipamentos/mquinas e ferramentas de carpintaria. Os formandos devem conhecer as regras de segurana a aplicar na utilizao de determinados equipamentos/mquinas e ferramentas de carpintaria.

Martin Rodrigues Viegas |

Projecto de Interveno Pedaggica

Formao Pedaggica Inicial de Formadores

Os formandos devem saber adoptar uma postura segura perante o trabalho a executar.

8. Contedos programticos - Matria-prima - Material - Material - Equipamentos/ferramentas - Manuseamento/utilizao - Regras de segurana

9. Mtodos, tcnicas e recursos pedaggicos A Formao dividida em 2 partes. Na primeira parte ter incio atravs da recepo dos formandos na Casa do Povo, para se efectuar um diagnstico dos pr-requisitos destes. Em seguida e atravs do mtodo expositivo, passa-se a transmitir algumas noes bsicas sobre o possveis materiais a utilizar e a seleccionar, bem como, de adequao dos equipamentos e ferramentas a estes e s tcnicas a aplicar. Neste sentido, sero tambm transmitidas as normas de segurana e utilizao dos equipamentos/mquinas/ferramentas usados na oficina. No fim da formao terica ser efectuado um teste de avaliao de acordo com o exposto nestas sesses tericas. A segunda parte da formao decorre na MRV-Carpintaria. Atravs do mtodo demonstrativo dado um exerccio que serve para praticar todos mtodos e tcnicas, que passam pela escolha da madeira, cortar, serrar, aplainar, furar e fresar a madeira. Esta demonstrao e trabalho prtico sero desenvolvidos ao longo desta fase da formao e at ao final da mesma. No fim da formao prtica efectuar-se- um teste final prtico, que consiste na realizao de uma pea, a partir de um projecto, que o prprio formando poder escolher dentro de um leque de propostas. Esta pea tem de ser elaborada num prazo de 3 horas.

Distribuio das Horas Designao ------------------------------------------------------------------ Hora I. Recepo/Apresentao dos objectivos e Avaliao dos formandos ----------------------------------------------- 3 Serra Circular, Tupia, Serra de recorte, Serra combinada, Furador de coluna, desengrossadeira Regras de Segurana bsicas das mquinas ----------------------- 3 Teste escrito ---------------------------------------------------------------- 1,5
Martin Rodrigues Viegas | Projecto de Interveno Pedaggica 6

II.

III.

Formao Pedaggica Inicial de Formadores

IV. V.

Correco do teste e esclarecimento das dvidas ------------------ 1,5 Recepo na Oficina com demonstrao das mquinas e instalaes. Escolha da madeira para os grupos --------------- 1,5 Preparao das pranchas de pinho para corte Considerar a relao entre as caractersticas dos materiais e as tcnicas para sua transformao. ----------------- 1,5 Entrega das tarefas e do projecto do pequeno mvel ------------- 1,5 Demonstrar corte das pranchas com serra circular Corte das pranchas por parte dos formandos ----------------------- 1,5 Aplainar a madeira no Garlopa e desengrossadeira ---------------- 1,5 Cortar a madeira na serra de mesa para tbuas -------------------- 1,5 Corte medida dada das tbuas na serra de mesa ------------------ 3 Designar as peas por ordem e marcao para os furos ---------- 1,5 Efectuar os furos para as buchas---------------------------------------- 1,5 Bolear os cantos com a Tupia -------------------------------------------- 1,5 Juntar as peas com Buchas e cola para tbuas utilizao de grampos ------------------------------------------------------ 3 Efectuar o furo nas tbuas laterais do objecto ---------------------- 1,5 Preparar as tbuas para juntar (lixar e bolear os cantos) --------- 1,5 Colar a pea e controle final da obra----------------------------------- 1,5 Avaliao final produo dum pequeno mvel com material disponibilizado por a carpintaria ----------------------------- 3

VI.

VII. VIII.

IX. X. XI. XII. XIII. XIV. XV.

XVI. XVII. XVIII. XIX.

Martin Rodrigues Viegas |

Projecto de Interveno Pedaggica

Formao Pedaggica Inicial de Formadores

Recursos didcticos e materiais

Na sala do Casa do Povo Sabia 1 Quadro branco 1 Esponja 1 Videoprojector 1 Porttil 1 Tela 4 Marcadores feltro 1Serra circular 1 Serra de recortes 1 Tupia com fresas 1 Lixadeira de banda 1 Berbequim de coluna 4 Extenses elctricas Lpis, borrachas e canetas Blocos de papel Folhas de teste 8 Mesas rectangulares 1mesa quadrada para formador 1 Bancada carpinteiro

Martin Rodrigues Viegas |

Projecto de Interveno Pedaggica

Formao Pedaggica Inicial de Formadores

Na oficina 2 Serras Circulares 1 Serra de esquadria Combinada 1 Serra de mesa combinado com berbequim 1 Garlopa 2 Tupias com cabea de fresar Berbequim de Coluna 6 Pranchas de pinho 4,5m x 0.5m x 0,03m Grampos em vrias medidas 14 Proteco de ouvidos 14 culos de proteco 14 Pares de Luvas cabedal 14 Fitas mtricas 4 Extintores 4 Vassouras 4 Ps de lixo 20 Lpis carpinteira Buchas Madeira 6x40 Cola Branca B3 4 Bancadas de carpinteiro

IMPORTANTE: Os Formandos devem trazer calado de proteco prpria na parte prtica

Martin Rodrigues Viegas |

Projecto de Interveno Pedaggica

Formao Pedaggica Inicial de Formadores

10.Avaliao da formao 10.1 Avaliao dos formandos Na aco terica feita uma avaliao diagnstica inicial. A seguir recorrer-se- a avaliao formativa continua atravs observao (ficha de observao) e ser realizado um teste final, para testar os conhecimentos, para finalizar a parte terica. Durante as sesses prticas, recorrer-se- avaliao formativa continua, sustentada nos exerccios prticos realizados e na observao directa sistemtica do desenvolvimento dos mesmos. Para finalizar a formao feito um teste prtico, em que o formando tem de fazer uma pea sua escolha, com a madeira pr-cortada, num prazo delimitado de 3 horas, com a aplicao de todas tcnicas e regras de segurana transmitidas durante a formao. 10.2 Avaliao do/s formadores A avaliao do/s formador(es) feita por ficha de avaliao que ser entregue no incio, no decorrer e no final da formao.

11. Certificao 11.1Certificao dos formandos Os formandos recebem no fim da formao um certificado de participao na Aco de Formao, aprovado por o IEFP, que declara que o formando est informado sobre as tcnicas e regras de segurana para trabalhar com mquinas da carpintaria.

11.2 Certificao dos formadores Os formadores recebem um certificado do IEFP sobre a aco de formao dada.

12. Concluso Em geral trata-se duma formao prtica, onde o formando informado e instrudo sobre as regras de segurana para trabalhar com mquinas de carpintaria na parte inicial da formao (parte terica) e na parte prtica pode realizar e aplicar as tcnicas e regras adquiridas na primeira parte desta mesma formao.

Martin Rodrigues Viegas |

Projecto de Interveno Pedaggica

10

Formao Pedaggica Inicial de Formadores

13. Anexos

I. Plano da sesso II. Lista de materiais III. Oramento IV. Ficha de trabalho com o projecto e respectivas cotagens da pea a realizar V. Teste de avaliao final (parte terica)

Martin Rodrigues Viegas |

Projecto de Interveno Pedaggica

11

Formao Pedaggica Inicial de Formadores ANEXO I

Plano de Sesso

TEMA: Trabalhar em segurana com mquinas de carpintaria DURAO: 3 Horas OBJECTIVO GERAL: Aplicar regras de segurana no trabalho com mquinas de tratamento e transformao de madeira FORMADOR/A: Martin Rodrigues Viegas
Tem po Contedos programticos Objectivos especficos Tem po Mtodos /Tcnicos

Actividades

Materiais

Equipamentos

Avaliao

60 min.

Recepo Formandos

Conhecer finalidade da formao

Jogo Pedaggico para conhecimento dos formandos Teste Oral para efectuar um diagnstico dos conhecimentos iniciais

60 min

Met. Expositivo

PPS

PC , Data show Tela

30 min

Teste diagnstico

Avaliar os conhecimentos iniciais

30 min

Met. Interrogativo

Avaliao Inicial

90 min

Regras seguranas bsicas

Conhecer as regras de segurana na carpintaria

Demonstrao Mquinas

120 min

Met. Expositivo

PPS

PC, Data show, Tela Mquinas de carpintaria

Sumativa

Martin Rodrigues Viegas |

Projecto de Interveno Pedaggica

12

Formao Pedaggica Inicial de Formadores

ANEXO II Lista de material

1 Quadro branco 1 Esponja 1 Videoprojector 1 Porttil 1 Tela 4 Marcadores feltro 4 Extenses elctricas Lpis, borrachas e canetas Blocos de papel Folhas de teste 2 Serras Circulares 1 Serra de esquadria Combinada 1 Serra de mesa combinado com berbequim 1 Garlopa 2 Tupias com cabea de fresar Berbequim de Coluna 6 Pranchas de pinho 4,5m x 0.5m x 0,03m Grampos em vrias medidas 14 Proteco de ouvidos 14 culos de proteco 14 Pares de Luvas cabedal 14 Fitas mtricas 4 Extintores 4 Vassouras 4 Ps de lixo 20 Lpis carpinteira Buchas Madeira 6x40 12 Kg. Cola Branca B3 4 Banco de carpinteiro

Martin Rodrigues Viegas |

Projecto de Interveno Pedaggica

13

Formao Pedaggica Inicial de Formadores ANEXO III

Oramento
a) Custos do material Pos Designao 1 Resma Papel A4 2 Lpis, Canetas, Borracha 3 Aluguer Casa de Povo 4 Balde Cola Branca B3 12Kg 5 Custos de electricidade Preo un 6,90 12 260 56,98 70,00 Quant. 2 1 1 1 1 a)= Preo Total 13,80 12,00 260,00 56.98 70,00 509,80

b) Custos Recursos Humanos Pos Designao 1 Formador 2 Subsidio Alimentar formandos

Unidades 36 12

Valor 18,00 53,51 B=

Total 648,00 642,19 1290,19

c) Subsdios e outras entradas Pos Designao 1 Subsdio IEFP

Tipo Unicamente

Valor 1800

Total 1800,00

A + B C =+/-0

Martin Rodrigues Viegas |

Projecto de Interveno Pedaggica

14

Formao Pedaggica Inicial de Formadores ANEXO IV Recipiente Em Madeira Para Sombrinhas, Cesto de Papel Tarefa: Plano de Recipiente em madeira que vai ser construdo ao longo da formao prtica. Tem a vista geral, as medidas tiradas da segunda pgina com os cortes. A lista das medidas limpas dada, acrescentando-se nas colunas do lado direita as medidas brutas. Durante a formao so explicados o manejamento e as regras de seguranas passo a passo, a aplicar na sua concretizao.

Vista geral

Martin Rodrigues Viegas |

Projecto de Interveno Pedaggica

15

Formao Pedaggica Inicial de Formadores

Lfd. Nr.

Designao

Medida Limpo
Comprime nto mm

Medida Bruto
Espes sura

Madeira

Largura
mm

Qua nt.

Espesura Comp rimen largura mm to

Quant.

mm

m2

1 2 3 4 5

Parte Lateral (pega) Ps. 1 u. 2 Fundos Pos. 3 Frente e trs boleado Ps. 4 u. 5 Bucha de madeira,

PI

2 1

450 260 425

220 220 125


10x40

mm 20
20 20

PI

PI BU

4 24

Caixa de encastrar plstica (PVC-Duro) (PVC-duro) ANEXO V Martin Rodrigues Viegas | Projecto de Interveno Pedaggica 16

Formao Pedaggica Inicial de Formadores

FICHA DE AVALIAO
FORMAO: Trabalhar em segurana com mquinas de carpintaria Nome: Data:

I.

Designar as partes da proteco pessoal, quando se trabalha com uma Serra Circular. a) b) c) d)

II.

Explicar, por palavras suas, a mquina da imagem, a sua forma de utilizao e as suas regras de segurana.

Reposta: _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

Martin Rodrigues Viegas |

Projecto de Interveno Pedaggica

17

Formao Pedaggica Inicial de Formadores III. Quero cortar uma placa de aglomerado, espessura 16mm, folhada de carvalho, para fazer uma porta de armrio. Tenho trs discos. Qual o disco que tenho que utilizar? a) Um disco diam. 160 com 52 dentes b) Um disco diam. 170 com 16 dentes c) Um disco diam.170 com 30 dentes

IV.

Justifique a colagem das peas, tendo em conta as regras de colagem de madeira macia.

Resposta:_______________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

Martin Rodrigues Viegas |

Projecto de Interveno Pedaggica

18

Formao Pedaggica Inicial de Formadores

V.

Durante um corte numa prancha de madeira a serra comea deitar fumo. Qual a causa desse fumo? a) O motor da serra queimou-se b) A madeira est muito hmida e torta c) A mquina tem falta de lubrificao

VI.

O que fao se o caso anterior acontecer? a) Chamar os bombeiros b)Parar a mquina, introduzir um formo no corte e contnuo c)Ignora o fumo, e continuo a cortar mais devagar.

VI.

Durante o decorrer de um trabalho com a Tupia a mquina para de repente. O que devo fazer? Descreva em poucas palavras os passos de controle e eventuais medidas de segurana a tomar. Justifique a resposta. _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

Tempo de realizao: 90 min

Boa Sorte O Formador: Martin R. Viegas

Martin Rodrigues Viegas |

Projecto de Interveno Pedaggica

19

You might also like