You are on page 1of 2

CALCULO RENAL.

Sinnimos: Pedra no rim, litase, nefrolitase O clculo renal uma massa slida formada por pequenos cristais. Um ou mais clculos podem ser encontrados nos rins ou ureteres ao mesmo tempo. CAUSAS: As pedras no rim podem se formar quando a urina contm certas substncias em excesso. Essas substncias podem criar pequenos cristais que se transformam em pedras.

O maior fator de risco para clculos renais a desidratao. Os clculos renais podem no manifestar sintomas at que comecem a se mover pelos ureteres, tubos pelos quais a urina levada at a bexiga. Quando isso acontece, os clculos podem bloquear o fluxo de urina ao sair dos rins. Isso causa inchao do rim ou dos rins, provocando dor. A dor normalmente grave. Os clculos renais so comuns. Uma pessoa que j teve clculos renais frequentemente volta a t-los no futuro. comum os clculos renais aparecem em bebs prematuros. Alguns tipos de clculos tendem a ser hereditrios. Alguns tipos de clculos podem ocorrer com doenas intestinais, bypass intestinal para obesidade ou defeitos no tbulo renal. SINTOMAS: O principal sintoma dor grave que comea subitamente e pode desaparecer de repente: >A dor pode ser sentida na barriga ou na lateral das costas >A dor pode migrar at a virilha ou at os testculos Outros sintomas podem incluir: >Urina de cor anormal >Sangue na urina >Calafrios >Febre >Nuseas >Vmitos TRATAMENTO: O objetivo do tratamento aliviar os sintomas e evitar o aparecimento de novos. (Em geral, os clculos renais que so pequenos o suficiente saem sozinhos.) O tratamento varia de acordo com o tipo de clculo e a gravidade dos sintomas. As pessoas com sintomas graves talvez precisem ser hospitalizadas. Quando o clculo expelido, a urina deve ser filtrada e a pedra deve ser guardada e examinada para determinar o tipo de clculo. Beba pelo menos de 6 a 8 copos de gua por dia para produzir uma grande quantidade de urina. Algumas pessoas podem precisar de hidratao intravenosa. Os analgsicos podem ajudar a aliviar a dor de expelir os clculos (clica renal). Para dores

graves, pode ser necessrio tomar analgsicos ou anti-inflamatrios no esteroides (AINEs) como o ibuprofeno. Dependendo do tipo de clculo, seu mdico pode prescrever um medicamento para diminuir a formao de clculos ou ajudar a romp-los e remover o material que est provocando clculos. Os medicamentos incluem: Alopurinol (para pedras de cido rico) Antibiticos (para clculos de estruvita) Diurticos Solues fosfatadas Bicarbonato de sdio ou citrato de sdio (que tornam a urina mais alcalina)

Remdio caseiro soro do leite quando faz o queijo com limo . J fizeram e foi muito bom .

You might also like