You are on page 1of 9

Instalaes Eltricas Definies, conceitos e arranjos fsicos Chavesseccionadoras

Andr e Adriana Ferreira 22

As chaves seccionadoras permitem realizar o comando manual de circuitos ou conjunto de circuitos, para fins de manuteno, verificao, localizao de defeitos e reparos. Os dispositivos de seccionamento para manuteno mecnica devem preferencialmente estar localizados no circuito principal de alimentao. Existem trs tipos de seccionadoras, mostradas na Figura 9, usadas em instalaes prediais, que so chaves de faca, chaves seccionadoras de fusveis e chaves interruptoras.

Figura 9: Chaves seccionadoras: (a) faca-fusvel, (b) de fusveis, (c) interruptora. As chaves de faca so constitudas por lminas de cobre articuladas, montadas sobre uma base de ardsia, mrmore ou loua, que podem dispor (para fins de proteo) ou no de fusveis, tipicamente do tipo cartucho. Elas devem sempre ser instaladas em locais protegidos por portas, para evitar o contato acidental em suas partes vivas. Cuidado com a posio ao instalar para que o peso das lminas no tenda a fechar o circuito e para que os fusveis fiquem sempre ao lado da carga. As chaves seccionadoras de fusveis so caixas moldadas em plsticos rgidos, com uma tampa mvel que possibilita a substituio dos fusveis. Possuem cmaras de extino de arco, que garantem a manobra segura sob arco voltaico. E ainda, as partes vivas esto fora do alcance do operador, o que evita contatos acidentais durante a manobra do seccionador-fusvel. As chaves interruptoras apresentam maior velocidade de abertura dos contatos, uma vez que operam sob a ao de molas que dificultam a formao e a permanncia de arcos voltaicos. Disjuntortermomagntico O disjuntor definido pela NBR 5361 (Disjuntores de Baixa Tenso) como um dispositivo de manobra mecnico e de proteo, capaz de estabelecer, conduzir e interromper corrente em condies normais do circuito, assim como estabelecer, conduzir por tempo especificado e interromper correntes em condies anormais especificadas do circuito, tais como de curto-circuito. Adriana Scheffer Quintela Ferreira e Andr Augusto Ferreira

Instalaes Eltricas Definies, conceitos e arranjos fsicos

Andr e Adriana Ferreira 23

Os disjuntores termomagnticos so capazes de desligar o circuito automaticamente quando detectam sobrecorrente provocada por um curto circuito ou sobrecarga ou desligar o circuito por manobra manual, a partir de um interruptor que secciona somente o circuito desejado. Deste modo, os disjuntores termomagnticos possuem basicamente a mesma funo que as chaves facas-fusveis. Entretanto, na ocorrncia de uma sobrecorrente, o fusvel queima e precisa ser substitudo, enquanto que o disjuntor desarma e precisa apenas ser religado. Um disjuntor termomagntico combina a ao magntica, que protege o sistema contra curtoscircuitos, com a ao trmica, que protege o sistema contra sobrecargas. A sensibilidade trmica do disjuntor deve-se a presena de uma lmina bimetlica (cada lmina com diferente grau de deformao) que se curva devido ao calor produzido pela corrente. Notar que quanto maior for a (sobre)corrente, mais rpido ele atua, o que caracteriza a atuao a tempo inverso. A sensibilidade magntica do disjuntor deve-se a presena de um eletrom que atrai uma lmina articulada (armadura) quando um determinado valor limiar de corrente alcanado. Os tipos de disjuntores termomagnticos, mostrados na Figura 10, so monopolares, bipolares e tripolares, uma vez que so ligados exclusivamente aos condutores de fase dos circuitos.

Figura 10: Esboo esquemtico dos tipos de disjuntores termomagnticos. Dispositivosdeproteoacorrentediferencialresidual Os dispositivos a corrente diferencial-residual podem ser do tipo interruptor, ou podem possuir proteo contra sobrecorrentes incorporada, do tipo designado, na prtica, por disjuntor DR. Desde dezembro de 1997 obrigatrio no Brasil o uso do dispositivo DR nos circuitos eltricos que atendem aos seguintes locais (individualmente ou em grupo): banheiros, cozinhas, copas-cozinha, lavanderias, reas de servio e reas externas.

Adriana Scheffer Quintela Ferreira e Andr Augusto Ferreira

Instalaes Eltricas Definies, conceitos e arranjos fsicos

Andr e Adriana Ferreira 24

O dispositivo DR um interruptor automtico que desliga correntes eltricas de fuga de pequena intensidade (da ordem de centsimos de ampre), que um disjuntor comum no consegue detectar, mas que podem ser fatais s pessoas ou aos animais. Um completo e eficaz sistema de proteo deve conter o aterramento das massas associados aos dispositivos de proteo adequados. Os dispositivos DR detectam a fuga de corrente a partir da soma fasorial das correntes que percorrem os condutores de um determinado ponto do circuito. O mdulo dessa soma fasorial denominado Corrente Diferencial Residual e, se diferente de zero, h corrente de fuga no circuito. O circuito esquemtico da estrutura interna de um dispositivo diferencial residual mostrado na parte (a) da Figura 11. Quando o fluxo resultante no interior do ncleo transformador for diferente de zero, ou seja, quando a soma fasorial das corrente no for nula, haver a energizao da bobina de entrada do rel que abrir as chaves contatoras do dispositivo quando for alcanado um valor limiar ajustado. Uma chave externa possibilita desarmar manualmente o disjuntor que, quando acionada, resulta em um desequilbrio de corrente que causar a abertura do circuito.

(a)

(b)

(c)

Figura 11: Esboo esquemtico: (a) estrutura interna do dispositivo diferencial residual, (b) interruptor DR e (c) disjuntor DR. Os dispositivos DR podem ser de dois tipos, a saber: de alta sensibilidade (para correntes iguais ou inferiores a 30 mA) e de baixa sensibilidade (para correntes superiores a 30 mA). Os casos em que o emprego do dispositivo diferencial-residual de alta sensibilidade obrigatrio como proteo adicional, previsto pela NBR 5410, so: Circuitos que sirvam a pontos de utilizao situados em locais com banheira ou chuveiro; Circuitos que alimentem tomadas de corrente situadas em reas externas edificao; Circuitos de tomadas de corrente situadas em reas internas que possam vir a alimentar equipamentos no exterior;

Adriana Scheffer Quintela Ferreira e Andr Augusto Ferreira

Instalaes Eltricas Definies, conceitos e arranjos fsicos

Andr e Adriana Ferreira 25

Circuitos que, em locais de habitao, sirvam a pontos de utilizao situados em cozinhas, copascozinhas, lavanderias, reas de servio, garagens e demais dependncias internas molhadas em uso normal ou sujeitas a lavagens; Circuitos que, em edificaes no-residenciais, sirvam a pontos de tomada situados em cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, reas de servio, garagens e, no geral, em reas internas molhadas em uso normal ou sujeitas a lavagens. Cabe destacar que a proteo dos circuitos pode ser realizada individualmente, por ponto de utilizao ou por circuito ou por grupo de circuitos. E ainda, embora no requerido pela norma, recomendvel e mais seguro realizar a proteo de todos os circuitos atravs de emprego de dispositivos DR. A funo principal dos dispositivos DR a proteo humana contra choques eltricos provocados por contato direto e indireto. O contato direto decorre do contato acidental, seja por falha acidental, por ruptura ou remoo indevida de partes isolantes, em que por atitude imprudente a pessoa toca uma parte eltrica normalmente energizada (parte viva). O contato indireto decorre do contato entre uma pessoa e uma parte metlica de uma instalao ou componente normalmente sem tenso, mas que pode ficar energizada por falha de isolamento ou por uma falha interna. O interruptor diferencial residual, mostrado na parte (b) da Figura 11, um dispositivo composto por um interruptor acoplado a um dispositivo diferencial residual, ou seja, permite o comando manual do circuito e a proteo contra choques eltricos provocados por contato direto ou indireto. O interruptor diferencial residual tipicamente disponvel no mercado como tetrapolar, mas tambm pode ser encontrado o bipolar. Os interruptores DR devem sempre ser precedidos por dispositivos de proteo contra sobrecorrente como, por exemplo, disjuntores termomagnticos ou fusveis. O disjuntor diferencial residual, mostrado na parte (c) da Figura 11, um dispositivo que combina o disjuntor termomagntico com o interruptor diferencial residual. Com efeito, ele protege os circuitos contra sobrecarga e curto-circuito e protege as pessoas contra choques eltricos provocados por contatos diretos ou indiretos. Os tipos de disjuntores DR de alta sensibilidade disponveis no mercado so: bipolar e tetrapolar. Os disjuntores DR sempre devem ser ligados aos condutores fase e neutro, em que o condutor neutro nunca pode ser aterrado aps o dispositivo DR.

Adriana Scheffer Quintela Ferreira e Andr Augusto Ferreira

Instalaes Eltricas Definies, conceitos e arranjos fsicos Exemplosdousodedispositivosdeproteo

Andr e Adriana Ferreira 26

A proteo geral dos circuitos, dentro do quadro de distribuio, por disjuntor DR foi mostrada na Figura 8. Observar que cada circuito protegido adicionalmente por um disjuntor termomagntico (DTM). Como alternativa, pode-se instalar um interruptor DR (IDR) na proteo geral, que deve ser precedida de proteo geral contra sobrecorrente e curto-circuito, como ilustrado na parte (a) da Figura 12. Um possvel inconveniente do emprego tanto do interruptor, quanto do disjuntor, na proteo geral a intrnseca dificuldade em localizar o circuito que provoca a atuao da proteo. Com efeito, outra possvel alternativa associar um interruptor DR a cada circuito, como mostrado na parte (b) da Figura 12. Observar que o interruptor DR precedido pelo disjuntor termomagntico. Embora a norma no proba o uso de chave faca-fusvel na proteo geral, seu uso desaconselhvel a despeito de um provvel ganho econmico.

(a)

(b)

Figura 12: Estrutura interna do quadro de distribuio protegido por interruptor DR: (a) proteo geral e (b) proteo por circuito. Os circuitos de iluminao que servem ao interior do local de habitao podem ser protegidos apenas por disjuntores termomagnticos como, por exemplo, ilustrado na Figura 13 (a), enquanto que os circuitos de iluminao que servem a parte externa do local de habitao e em todos locais internos sujeito a ficar molhado (cozinhas, reas de servio, garagens e outros), por exigncia da norma, devem usar um dispositivo de proteo DR como, por exemplo, ilustrado na Figura 13 (b). Adriana Scheffer Quintela Ferreira e Andr Augusto Ferreira

Instalaes Eltricas Definies, conceitos e arranjos fsicos

Andr e Adriana Ferreira 27

(a)

(b)

Figura 13: Circuito de iluminao monofsico: (a) interno e protegido por disjuntor termomagntico monopolar e (b) externo e protegido por disjuntor DR bipolar. Nos circuitos de tomadas de corrente de uso geral sempre adequado usar uma proteo diferencial residual, mesmo em locais secos, em virtude de uma possvel falha de isolao em aparelhos de utilizao ou da atitude impudente de crianas em introduzir materiais (condutores) nos orifcios das tomadas. Uma das possibilidades de proteo dos circuitos de tomadas o uso do disjuntor diferencial residual bipolar como mostrado na Figura 14.

Figura 14: Circuito de tomada de uso geral monofsico protegido por disjunto DR bipolar. Algumas possibilidades de instalao de dispositivos de proteo diferencial residual em tomadas de uso especfico so mostradas na Figura 15 e na Figura 16. Lembrar que em pontos de tomadas de banheiros, reas de servio e cozinha obrigatrio o uso de dispositivo diferencial residual.

(a)

(b)

Figura 15: Circuito de ponto de tomada de uso especfico protegido por disjuntor diferencial residual: (a) monofsico e (b) bifsico.

Adriana Scheffer Quintela Ferreira e Andr Augusto Ferreira

Instalaes Eltricas Definies, conceitos e arranjos fsicos

Andr e Adriana Ferreira 28

(a)

(b)

Figura 16: Circuito de ponto de tomada de uso especfico protegido por interruptor diferencial residual: (a) monofsico e (b) bifsico. Divisodainstalaoemcircuitos Conforme descrito previamente, os circuitos terminais em uma instalao residencial partem do quadro de distribuio os fios condutores de fase (F), neutro (N) e proteo que iro alimentar diretamente as lmpadas e os pontos de tomada de uso geral e de uso especfico, como mostrado no esboo esquemtico da Figura 17. Observar que no quadro de distribuio esto localizados os dispositivos de proteo.

Figura 17: Esboo esquemtico dos circuitos terminais de um quadro de distribuio. Segundo a NBR 5410, a instalao deve ser dividida em tantos circuitos quantos necessrios, devendo cada circuito ser concebido de forma a poder ser seccionado sem risco de realimentao inadvertida atravs de outro circuito. A diviso da instalao deve atender a alguns critrios estabelecidos por norma, a saber:

Adriana Scheffer Quintela Ferreira e Andr Augusto Ferreira

Instalaes Eltricas Definies, conceitos e arranjos fsicos

Andr e Adriana Ferreira 29

Segurana: evitar que a falha em um circuito prive de alimentao toda uma rea; Conservao de energia: possibilitar que cargas de iluminao e/ou de climatizao sejam acionadas na justa medida das necessidades; Funcionalidade: viabilizar a criao de diferentes ambientes, como os necessrios em auditrios, salas de reunies, espaos de demonstrao, recintos de lazer e outros; Produtividade: minimizar as paralisaes resultantes de uma ocorrncia; Manuteno: facilitar ou possibilitar aes de inspeo e de reparo. Devem ser previstos circuitos distintos para partes da instalao que requeiram controle especfico, de tal forma que estes circuitos no sejam afetados pelas falhas de outros (por exemplo, circuitos de superviso predial). Quando a instalao comportar mais de uma alimentao (rede pblica e gerao local, por exemplo), a distribuio associada especificamente a cada uma delas deve ser disposta separadamente e de forma claramente diferenciada das demais. Em particular, no se admite que componentes vinculados especificamente a uma determinada alimentao compartilhem, com elementos de outra alimentao, quadros de distribuio e linhas, incluindo as caixas dessas linhas, salvo as seguintes excees: Circuitos de sinalizao e comando, no interior de quadros; Conjuntos de manobra especialmente projetados para efetuar o intercmbio das fontes de alimentao; Linhas abertas e nas quais os condutores de uma e de outra alimentao sejam adequadamente identificados. Na diviso da instalao devem ser consideradas tambm as necessidades futuras ampliaes, em termos da potncia de alimentao, do dimensionamento e ocupao dos condutos. Os circuitos terminais devem ser individualizados pela funo dos equipamentos de utilizao que alimentam. Em particular, devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminao e para pontos de tomada. As cargas devem ser distribudas entre as fases, de modo a obter-se o maior equilbrio possvel. Especificamente, em locais de habitao, deve ser seguido o roteiro:

Adriana Scheffer Quintela Ferreira e Andr Augusto Ferreira

Instalaes Eltricas Definies, conceitos e arranjos fsicos

Andr e Adriana Ferreira 30

Prever circuitos independentes, de modo exclusivo ou virtualmente dedicado, para alimentar equipamento com corrente nominal superior a 10 A. Por exemplo, equipamentos de 127 V com potncia aparente superior a 1270 VA devem ter circuito dedicado para sua alimentao; Os pontos de tomada de cozinhas, copas, copas-cozinhas, reas de servio, lavanderias e locais anlogos devem ser atendidos por circuitos exclusivamente destinados alimentao de tomadas desses locais; Alm dos critrios j descritos, necessrio considerar as dificuldades referentes a execuo da instalao eltrica. Caso os circuitos fiquem muito carregados, sero necessrios condutores com bitolas muito grandes que dificultaro a passagem dos condutores nos eletrodutos e as ligaes terminais de interruptores e tomadas. Deste modo, uma boa recomendao , nos circuitos de iluminao e pontos de tomadas de uso geral, limitar a corrente a 10 A, ou seja, 1270 VA em 127 V ou 2200 VA em 220 V.
Exerccio05

Elaborar a diviso dos circuitos da instalao residencial (iluminao social, iluminao de servio, PTUG, PTUE) descrita nos exerccios de 1 a 4, com suas respectivas cargas. Circuito N Tipo Tenso (V) Local Sala Dormitrio 1 . . . Potncia Quantidade x potncia (VA) 1x100 1x160 . . . Total (VA)

Iluminao Social

127

... 2

Adriana Scheffer Quintela Ferreira e Andr Augusto Ferreira

You might also like